Sunteți pe pagina 1din 67

1

Entender
para Participar
Documento/guia para participao na Conferncia da Cidade

FUNEDI/UEMG PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DO CAJURU 2009

2
Delegados e Delegadas
com muita alegria e satisfao que apresentamos este documento base para a elaborao do Anteprojeto de Lei do Plano Diretor de Participativo, resultado de um processo que privilegiou a participao dos moradores e moradoras de Carmo do Cajuru. Conforme determina o Estatuto da Cidade, vivenciamos durante um ano e um ms novas regras de planejamento, de forma a definir a funo social da cidade e da propriedade, a partir de uma organizao espacial que distribua infraestrutura, moradia, transporte, cultura, lazer, educao, sade, condies ambientais e econmicas a todas as regies. Este documento um guia de orientao para participar na etapa final do processo e compreende duas partes. Na primeira parte, vocs vo entender para participar. Para tanto, so apresentados alguns conceitos e instrumentos previstos pelo Plano Diretor, alm do passo a passo da Conferncia da Cidade. Na segunda parte, vocs vo entender para propor, e para isso vo conhecer a proposta construda para o municpio e que ser votada na Conferncia. Todo este trabalho envolveu, sob coordenao do Prefeito Municipal, muitas pessoas: os vereadores, os professores, os agentes de sade, os servidores pblicos, os secretrios municipais, os representantes do poder judicirio, lideranas comunitrias, os empresrios, os profissionais da FUNEDI e, sobretudo, os moradores e moradoras desta cidade. Assim, delegados e delegadas, contamos com sua participao neste importante momento histrico de Carmo do Cajuru, na Conferncia da Cidade. Equipe do Plano Diretor FUNEDI

3
A realidade do municpio
O municpio de Carmo do Cajuru iniciou a elaborao do seu Plano Diretor em 19 de junho de 2008, em solenidade na Cmara Municipal. Desde ento, vm sendo realizadas na cidade aes de mobilizao e conhecimento da realidade local. Foram realizadas vrias reunies e capacitaes com participao de segmentos sociais diversos professores, agentes de sade, vereadores, associaes comunitrias e fruns locais. Estes eventos buscaram tornar o processo democrtico e transparente, privilegiando a participao direta dos cidados e cidads na elaborao do Plano Diretor. No processo de elaborao do Plano Diretor, uma etapa importante para o planejamento o conhecimento da realidade do municpio e seus problemas, sob duas perspectivas que so complementares entre si: a viso dos tcnicos e a viso dos moradores. Vrios levantamentos tcnicos foram realizados pela equipe do Plano Diretor para conhecer a infraestrutura, o acesso aos servios pblicos, uso e ocupao do solo, a legislao municipal, patrimnio histrico e ambiental e aspectos socioeconmicos do municpio. A viso dos moradores sobre a cidade foi conhecida nos Encontros Preparatrios, que contaram com a participao de 208 pessoas das seis regies definidas para o trabalho, nos quais os moradores refletiram sobre A cidade que temos e A cidade que queremos. Na etapa seguinte, foram realizadas Audincias Pblicas Regionais que permitiram esclarecimentos e manifestaes sobre o Plano Diretor. Participaram 254 moradores que priorizaram os problemas a serem resolvidos no municpio. Alm disso, foram eleitos 89 delegados para a Conferncia da Cidade, na qual sero definidas as diretrizes e aes prioritrias, e votada a proposta, base para a elaborao do Anteprojeto de Lei do Plano Diretor1, que ser encaminhado Cmara Municipal para aprovao.

A Elaborao Participativa do Plano Diretor em Carmo do Cajuru


PARTICIPAO E CIDADANIA
Cidadania deriva da palavra do latim civitas que quer dizer cidade. Significa, portanto, a participao dos moradores nos assuntos da cidade, participao na vida pblica, isto , da coletividade. Mas tambm pode ser definida como a qualidade ou estado de cidado. E o que ser cidado? ter direitos civis ( vida, liberdade, igualdade), polticos (votar, ser votado, participar) e sociais (educao, sade, trabalho). Alm disso, a cidadania no implica apenas em direitos, mas tambm em deveres, inclusive o de participar das decises que afetam a todos.

uma proposta de lei. Quando aprovada pela Cmara Municipal e assinada pelo Prefeito, torna-se lei.

4
Etapas do Plano Diretor em Carmo do Cajuru
APRESENTAO DO ANTEPROJETO DE LEI PLANO DIRETOR PREFEITURA MUNICIPAL

Programao Conferncia da Cidade


Outubro/ 2009 Horrio / Atividades

CONFERNCIA DA CIDADE 8/10/2009

18h30 - Credenciamento 19h - Abertura da Conferncia da Cidade e leitura e aprovao do Regimento Interno 19h30 - Plenria - Votao por blocos temticos 20h45 - Caf 21h - Priorizao 21h30 - Eleio da Comisso de Acompanhamento da Elaborao do Anteprojeto de Lei do Plano Diretor de Carmo do Cajuru 22h - Encerramento

AUDINCIAS Regio 1 Regio 2 Regio 3 Regio 4 Regio 5 Regio 6 ENCONTROS Regio Regio Regio Regio Regio Regio PREPARATRIOS 1 - 06/03/09 2 - 04/03/09 3 - 05/03/09 4 - 04/03/09 5 - 05/03/09 6 - 06/03/09

PBLICAS 02/06/09 03/06/09 04/06/09 05/06/09 08/06/09 09/06/09

LANAMENTO PBLICO 19/06/2008

5
Conferncia
O que ? um processo no qual as pessoas se renem, discutem as propostas expondo diversos pontos de vista e decidem coletivamente a partir dos debates locais. Para qu? A comunidade discute e elege com apoio da equipe tcnica quais so as estratgias e os instrumentos mais adequados, conforme a realidade do municpio, para solucionar os problemas encontrados e planejar o crescimento futuro. Estas deliberaes constituiro a proposta, que ser a base para elaborao do Anteprojeto de Lei do Plano Diretor de Carmo do Cajuru. Quem participa? Delegados2, ouvintes e convidados. Como ela ir acontecer? A Conferncia da Cidade tem carter deliberativo, ou seja, decide a partir da discusso e do debate. Ser constituda pelos participantes delegados eleitos nas Audincias Pblicas Regionais, convidados e observadores3 credenciados, tendo como atribuio discutir, aprovar, complementar ou rejeitar, em parte ou totalmente, as concluses e propostas consolidadas nos Encontros e Audincias Pblicas, assim como aprovar ou rejeitar eventuais moes.4 A plenria da Conferncia da Cidade aprovar o documento final, em regime de votao, mediante o voto da maioria dos delegados.5 O Regimento que contm as regras de funcionamento da Conferncia ser aprovado por todos na abertura dos trabalhos.

Passo a passo para a Conferncia da Cidade


Estamos no momento decisivo de elaborao do Plano Diretor. Voc um representante de sua cidade na Conferncia. Mas afinal o que uma Conferncia? Qual o seu objetivo? Para voc recorrer aos instrumentos mais adequados para a melhoria da qualidade de vida em Carmo do Cajuru, apresentamos informaes que podem ajud-lo.

Cidados e cidads escolhidos e aprovados pela comunidade como seus representantes para participao na Conferncia da Cidade. Eles devero conhecer, refletir, debater e votar as propostas para o Anteprojeto de Lei do Plano Diretor. Quanto mais os delegados buscarem se informar e envolver no processo, mais realizaro suas escolhas com conscincia. 3 Todos podem participar das discusses, mas apenas os delegados tm direito a voto. 4 Propostas , em uma assemblia, sobre uma questo que gerou debate. 5 A lista dos delegados est na pgina 9.

6
Consultas Pblicas Sempre que a Prefeitura e a Cmara Municipal tiverem que decidir sobre uma questo polmica e que ter influncia direta na vida da comunidade, a populao deve ser consultada sobre qual deciso tomar. Essa consulta pode ser feita de duas maneiras: I - Referendo: o resultado da votao ir apenas orientar os governantes sobre qual deciso tomar; II - Plebiscito: o resultado da votao a deciso final. Conferncias So grandes encontros, com ampla divulgao e participao popular. Nelasos cidados e cidads, eleitos como delegados, tm a oportunidade de debater e votar as propostas para o ante-projeto de lei do Plano Diretor. Estudo de Impacto de Vizinhana Sempre que uma grande obra vai ser feita em uma cidade ou regio, a Prefeitura e a comunidade podem solicitar um estudo para saber quais as vantagens e desvantagens desse novo empreendimento. De acordo com o resultado a obra pode ser proibida, ou o empreendedor pode ser obrigado a fazer modificaes para que suas atividades no ofeream riscos qualidade de vida da populao, economia local e aos ambientes naturais. Conselho de Poltica Urbana Aps a votao do Plano Diretor e sua transformao em lei, ele dever ser implantado pela gesto municipal. O Conselho de Poltica Urbana, formado por representantes da populao e do poder pblico, que acompanha esse processo e fiscaliza se as medidas do Plano Diretor esto sendo cumpridas ou no.
6

Os Instrumentos
Agora hora de pensar sobre os instrumentos necessrios para que os objetivos propostos do Plano Diretor sejam cumpridos. preciso conhecer os instrumentos previstos pelo Estatuto da Cidade, como e quando sero utilizados (ver Quadro de Propostas de Instrumentos), para auxili-lo na sua escolha. Para tanto, voc deve consultar a cartilha Vamos mudar nossas cidades e o Estatuto da Cidade - o jogo tem novas regras . Alm disso, Outros Instrumentos que sero aplicados em Carmo do Cajuru apresentados a seguir. O objetivo que voc tenha condies de participar ativamente da definio das diretrizes 6 e posteriormente da implementao das propostas no municpio.

Gesto Democrtica
Audincias Pblicas Trata-se de uma forma de participao que permite ao cidado a obteno de informaes e conhecimentos das aes da administrao pblica. uma atividade aberta populao, para que possa ser consultada sobre assunto de seu interesse. So momentos em que Prefeitura rene a populao quando alguma deciso vai ser tomada e algum assunto precisa ser debatido. O assunto a ser tratado deve ser apresentado, explicado e discutido entre todos.

Diretrizes so orientaes gerais, caminhos sugeridos para a soluo dos diversos problemas das cidades.

Outros instrumentos
Regies de Planejamento Diviso em setores, que se prope para a cidade, com o objetivo de facilitar a ao da Prefeitura na soluo dos problemas verificados. Todos os rgos municipais adotam esta mesma diviso, o que favorece a integrao das medidas adotadas pelo Governo Municipal. Cadastro de Imveis Listagem com informaes gerais sobre todos os imveis do Municpio, lotes vagos e construes. Nesta lista devem constar dados como: rea do lote, rea da construo, endereo, proprietrio, padro da construo, benfeitorias existentes na rua (gua, esgoto, rede eltrica etc.). O cadastro serve de base para cobrana do IPTU e para orientar o planejamento da cidade. Zoneamento Diviso da cidade em setores, de acordo com as caractersticas de cada bairro ou regio. O zoneamento determina qual tipo de atividade (residencial, comercial, industrial etc.) deve predominar em cada rea ou rua da cidade. Esta diviso procura evitar que uma atividade possa criar conflitos com outra: indstria x residncia, comrcio x escolas etc. Permetro Urbano Limite definido em Lei Municipal que separa a rea urbana (onde podem ser implantados novos bairros) da zona rural (onde predominam as atividades agropecurias e afins e que no pode ser loteada). Plano Diretor de Saneamento Projeto tcnico que analisa todos os problemas relacionados com o esgoto sanitrio (produzido nas residncias), o industrial (resultante das atividades de produo) e o pluvial (derivado das guas das chuvas) e determina solues para sua coleta, tratamento (quando for o caso) e destino final. Eventualmente, os problemas do lixo e do abastecimento de gua podem tambm ser tratados neste Plano Diretor. Sistema de Poltica Urbana Conjunto de leis, medidas e recomendaes que tratam do controle e organizao das atividades das cidades: uso do solo, habitao, transporte, trnsito, saneamento etc. Lei de Uso e Ocupao do Solo Lei Municipal que determina alguns critrios para a ocupao dos terrenos (afastamentos das divisas, total de rea que pode ser construda, nmero de pavimentos permitido, etc.) e para o tipo de atividade que pode ser instalada em cada regio da cidade (comrcio, indstria, residncia etc.). O Zoneamento o principal instrumento da Lei de Uso e Ocupao do Solo. Legislao Ambiental Conjunto de leis que tratam de problemas relacionados com o meio ambiente. Geralmente estas leis definem os vrios tipos de poluio (sonora, do ar, das guas, do solo etc.), o grau tolervel de cada uma delas e as punies para o desrespeito s normas estabelecidas.

8
Conceitos
Equipamentos Pblicos Toda construo ou espao pblico destinado a atender s necessidades principais da cidade: escolas, postos de sade, praas, sales comunitrios, praas de esporte etc. Estes equipamentos podem ser implantados e mantidos pelo Municpio, Estado ou Governo Federal. Drenagem Pluvial Processo atravs do qual as guas das chuvas percorrem os terrenos at chegar ao seu destino final, geralmente rios ou crregos. Esta drenagem pode ser natural, em terrenos ainda no loteados, ou feita atravs de recursos artificiais como sarjetas, bocas de lobo, bueiros, tubulaes etc. Aterro Sanitrio Local onde depositado todo o lixo recolhido na cidade, sob condies tcnicas adequadas. Os resduos so recobertos, diariamente, com terra e toda a poluio gerada por este lixo recolhida, sem contaminao do meio ambiente. O projeto de um Aterro Sanitrio segue normas tcnicas definidas pelos rgos competentes.

Infraestrutura Conjunto de benfeitorias e servios voltados para as necessidades bsicas da populao: rede de esgotos, iluminao pblica, coleta de lixo, abastecimento de gua etc. No seu sentido original, a infraestrutura tudo que est enterrado (rede de gua, esgotos e outras). Com o passar do tempo, contudo, o termo assumiu um sentido mais amplo. Coeficiente de Aproveitamento Parmetro que define o montante total de rea construda permitido para um determinado terreno. Este montante obtido atravs da multiplicao do Coeficiente pela rea total do lote. Taxa de Ocupao Percentual que determina a projeo mxima de uma edificao sobre o terreno ocupado. Taxa de Permeabilidade a relao percentual entre a parte permevel, que permita infiltrao de gua no solo, livre de qualquer edificao, e a rea do lote.

9
Delegados e delegadas
Conferncia da Cidade de Carmo do Cajuru

REGIO 1 Alcione Alves Santos Danton Celso Rabelo Elisa de Sousa Nogueira Gleison Gonalves de Sousa Jorge Lus Vasconcelos Rabelo Jos Heleno Nogueira da Silva Maria da F Oliveira Van Arem Nayara Epifnio de Toledo Vanilda Vasconcelos Souza

REGIO 3 Alonso Nunes de Sousa Claudio Borges Silvestre Jos Vicente Leonardo Luiz Rocha Batista Maria Jos Rodrigues Moacir Gomes Ribeiro Orlando Tadeu da Cunha Terezinha Nogueira Gomes Valria Lcia Ferreira de Sousa

REGIO 2 Adriana Regina Cardoso Claudio de Oliveira da Veiga Fbio Dias Pereira Gensio Gonalves Ferreira Geraldo Magela dos Santos Jos Claret Pimenta Jos Eustquio Nogueira Leda da Silva Pinto Teixeira Marcelo Ferreira da Silva Maria da Conceio Pimenta Fonseca Patrcio de Oliveira Romano Csar Milagre Nogueira Srgio Alves Quirino Valdemar Ferreira Nunes

Figura da Regionalizao de Carmo do Cajuru

10
Delegados e delegadas
Conferncia da Cidade de Carmo do Cajuru

REGIO 4 Angela Lenir Faria Souza Dulce Maria Quadros Elizabeth Pereira Gomes Silva Elda Alice Batista Mendes Fbio Marcelino Jnior Joo Lopes de Arajos Joo Mendes Carvalho Jos Eustquio de Souza Jos Quadros Jos Tain Quadros Leonardo Silva Gomes Maria Aparecida de Jesus Maria Aparecida Nunes Maria Silvania Lopes Rezende Marley Lopes de Faria Menaide Honrio Dias Olivan de Andrade Campos Paulo Roberto Gonalves Querino Jos Gomes Neto Tainara Andrade Quadros Tatiane da Silva Quadros Valria Anacleto dos SantosPedro Wendel Aparecido da Silva

REGIO 5 Alvimar Honrio da Cunha Antnio Geraldo da Silva Antnio Rabelo da Silva Antnio Nunes Nogueira Aparecida Queirs Cornlio da Costa Geralda Ferreira Camargo Jair Rodrigues Gonalves Josias Moreira Nunes Leiliene Isidria Leal Marli Pereira Reinaldo Pereira de Oliveira Robson Aparecido de Lima Rosngela Gonalves da Silva Sandra Leandro da Silva Srgio Jos Rabelo Silvano da Silva Ferreira Snia Maria de Lima Tarcsio Aparecido de Oliveira

REGIO 6 Aparecida Custdia Menezes Etelvina Custdia Menezes Silva Geraldo Magela da Silva Rabelo Geraldo Rabelo Campos Gilson Moreira Rabelo Hlcio Dlvio de Oliveira Ismael Vargas Nazareth Jos das Graas Peixoto Maria Marlene Vilela de Oliveira Odete Peixoto da Cunha Reltiner Vilela da Fonseca Roberto Carlos Rodrigues Valdileno Vilela Menezes Waldemar Vilela Menezes Walter Alves Menezes

10

Figura da Regionalizao de Carmo do Cajuru

CARMO DO CAJURU
Tema: Base Territorial de Planejamento
Problemas
- Deficincia na base cartogrfica e cadastral

11

Objetivos
- Dotar a Administrao Pblica de ferramentas adequadas de planejamento e gesto, incrementando a capacidade de arrecadao tributria prpria - Adequar a legislao bsica relativa aprovao de projetos de edificaes

Instrumentos
- Contratao de servios tcnicos com o objetivo de elaborar planta cadastral atualizada do Municpio, que contenha, no mnimo, os seguintes elementos: rea Urbana: - Arruamentos - Ocupaes e permetro das edificaes - Arborizao - Hidrografia - Topografia - Equipamentos pblicos - Redes pblicas de infraestrutura rea Rural: - Estradas rurais - Ocupao das comunidades rurais - Culturas predominantes - Hidrografia - Topografia - Equipamentos pblicos - Contratao e implantao de sistema de geoprocessamento com base na cartografia produzida

11

- Inadequao do suporte legal utilizado na aprovao e licenciamento de edificaes

- Deficincia do quadro de pessoal encarregado da fiscalizao

- Fortalecer as aes de fiscalizao, relacionadas com a aprovao de edificaes - Estabelecer regionalizao de planejamento unificada, a ser observada em todas as aes pblicas, de qualquer nvel administrativo

CARMO DO CAJURU
Tema: Base Territorial de Planejamento
Problemas Objetivos Instrumentos

12
Continuao

- Reformulao da legislao de obras de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor - Adequao da estrutura administrativa responsvel pela aprovao, cadastramento e fiscalizao de obras, em especial com a contratao de um quadro de fiscais devidamente capacitados Ausncia de base comum para o trabalho dos vrios agentes que atuam no planejamento da cidade - Definio de regionalizao de planejamento do municpio, atravs de instrumento especfico deste Plano Diretor, a ser obrigatoriamente adotado por todos os rgos e agentes que atuam no Municpio de qualquer esfera de poder, conforme descrito a seguir: Zona Urbana Unidade de Planejamento I - Central : Centro, Bairros Adelino Mano, Sport, Tupi Unidade de Planejamento II Oeste: bairros So Luis e Jardim Alvorada Unidade de Planejamento III - Sudeste: bairros Vitria, Nossa Senhora do Carmo, Cidade Nova e Cidade Jardim

12

CARMO DO CAJURU
Tema: Base Territorial de Planejamento
Problemas Objetivos Instrumentos

13
Continuao

13
Unidade de Planejamento IV Norte: bairros Bonfim e distritos industriais I e II Unidade de Planejamento V Norte distante: So Jos dos Salgados Unidade de Planejamento VI Nordeste: Bom Jesus de Angicos e Marimbondos Unidade de Planejamento VII Sudeste distante: Santo Antnio da Serra Unidade de Planejamento VIII Sudoeste parcelamentos da Barragem do Cajuru, Ribeiros e Estivas Zona Rural Unidade de Planejamento IX rea rural

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana
Problemas
- Inadequao das atuais leis de permetro urbano da sede do Municpio e do distrito de So Jos dos Salgados, com relao ao estgio de urbanizao verificado

14

Objetivos
- Adequar o permetro urbano de acordo com as reais necessidades de crescimento do Municpio - Regularizar legalmente as situaes dos assentamentos j consolidados

Instrumentos
- Reviso geral da legislao de permetro urbano da sede do Municpio e do distrito de So Jos dos Salgados, incluindo as seguintes recomendaes: 1. Unificao dos permetros urbanos da sede do municpio e do distrito de So Jos dos Salgados, atravs de faixa de terreno com largura de 250 m para cada lado da AMG 330, contemplando as seguintes diretrizes: a) reserva de faixa de domnio non aedificandi ao longo da via de ligao e previso para implantao de vias marginais de acesso aos usos instalados b) limitao da ocupao dessa faixa a usos no residenciais, com exceo de parcelamentos na forma de condomnios fechados c) controle da instalao de usos com potencial de impacto nas proximidades do distrito de So Jos dos Salgados 2. Adequao da atual lei do permetro urbano da sede municipal contemplando, no mnimo, os seguintes requisitos: a) consolidao das leis anteriores e incluso dos parcelamentos j aprovados b) ampliao do permetro na regio do Distrito Industrial II, permitindo a incluso de um es-

14

- Adequar as diretrizes de expanso urbana aos critrios gerais da legislao vigente

- Alterar o regime tributrio das comunidades rurais mais expressivas

- Inexistncia de definio de permetro urbano para os distritos de Bom Jesus de Angicos e Santo Antnio da Serra

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana
Problemas Objetivos Instrumentos

15
Continuao

- Necessidade de adequao dos distritos de Bom Jesus de Angicos e Santo Antnio da Serra aos requisitos da legislao estadual pertinente

- Existncia de parcelamentos com ocupao de reas de preservao permanente s margens da Barragem de Cajuru - Existncia de parcelamentos aprovados do solo, localizados fora do permetro urbano da sede urbana e do distrito de So Jos dos Salgados, denominados Condomnio do Calhau, Condomnio Solar do Trevo, Condomnio do Karro e Condomnio Bela Vista (do Gafanhoto)

toque de reas suficiente para expanso industrial em um horizonte mnimo de 10 anos c) ampliao do permetro na regio dos bairros Cidade Nova e Vitria d) ampliao do permetro at o limite da estrada vicinal que interliga o bairro Jardim Alvorada e o Distrito Industrial II, eixo do futuro contorno rodovirio do Municpio, conforme disposto do tema mobilidade 3. Ampliao do permetro do distrito de So Jos dos Salgados, contemplando no mnimo a seguinte configurao: a) incorporao dos parcelamentos denominados Bela Vista (Gafanhoto), Solar do Trevo e Karro b) criao de faixa de permetro urbano, com largura total de 500 m, tendo como eixo a MG050, no trecho compreendido entre o atual Distrito e os parcelamentos mencionados. Nessa faixa somente sero admitidos usos no residenciais, com exceo de condomnios residenciais fechados, na forma da Lei c) criao de vias marginais rodovia para acesso a todos os usos instalados nesta faixa A configurao espacial das propostas 1, 2 e 3

15

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana
Problemas Objetivos Instrumentos

16
Continuao

- Existncia de parcelamento aprovado parcialmente envolvido pelo permetro urbano sem instalao de infraestrutura - reas no parceladas, ociosas, servidas de infraestrutura e comprometendo a articulao da malha urbana

- Adequao da atual lei do permetro urbano da sede municipal contemplando, no mnimo, os seguintes requisitos: a) consolidao das leis anteriores e incluiso dos parcelamentos j aprovados b) ampliao do permetro na regio do Distrito Industrial II, permitindo a incluso de um estoque de reas suficiente para expanso industrial em um horizonte mnimo de 10 anos - Criao de programa especfico de regularizao ambiental dos parcelamentos aprovados na Barragem do Cajuru, com participao da Prefeitura Municipal, Ministrio Pblico e rgos de fiscalizao ambiental - Vinculao formal da aprovao de qualquer novo parcelamento na rea de expanso urbana localizada na sub-bacia de contribuio direta ao rio Par a uma diretriz efetiva de saneamento, que contemple uma das duas seguintes alternativas: a) construo de estao elevatria de esgoto e redimensionamento adequado dos interceptores da sub-bacia do Crrego da Barraginha b) construo de emissrio at o ponto previsto para implantao da Estao de Tratamento de Esgoto - ETE da sub-bacia do Em-

16

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana
Problemas Objetivos Instrumentos

17
Continuao

panturrado, conforme definido c) construo de sistema de tratamento de esgoto prprio, atendendo as tcnicas cabveis - Reformulao da Lei Municipal Complementar n. 22/2009 contemplando em especial os seguintes aspectos: a) compatibilizao dos distritos de Bom Jesus de Angicos e Santo Antnio da Serra aos parmetros e procedimentos cabveis da legislao estadual pertinente b) definio do limite dos permetros urbanos destes distritos - Criao de programa especial de regularizao ambiental, com aplicao integral da legislao cabvel aos parcelamentos localizados s margens da Barragem de Cajuru - Adoo de procedimento especfico de regularizao do parcelamento denominado bairro Vitria, contemplando, no mnimo, os seguintes aspectos: a) aplicao integral dos dispositivos da Lei 1.085/78, em especial o inciso 2 do pargrafo 1 do artigo 22 b) aplicao do instrumento denominado

17

- Existncia de comunidades fora do permetro urbano com caractersticas semi-urbanas e sujeitas a regime de parcelamento rural (Comunidades de Ribeiros, Estiva e Marimbondos)

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana
Problemas Objetivos Instrumentos

18
Continuao

Consrcio Imobilirio, como forma de financiar a complementao da infraestrutura no instalada pelo loteador c) ligao viria com o bairro Nossa Senhora do Carmo atravs da continuidade da Rua Custdio Nogueira - Criao de reserva institucional em rea contgua ao bairro Nossa Senhora do Carmo com prolongamento da Rua Custdio Nogueira, articulando o bairro Vitria ao restante da malha urbana - Criao do regime urbanstico denominado Ncleo Urbano, subordinado aos seguintes parmetros: a) densidade igual ou superior a 30 habitantes por hectare b) disponibilidade de pelo menos trs das seguintes infraestruturas: arruamento, iluminao pblica, pavimentao, abastecimento de gua, rede de esgoto e coleta de lixo As comunidades rurais de Ribeiros, Estivas e Marimbondos devero ser consideradas Ncleos Urbanos e sua delimitao dever ser regulamentada no prazo mximo de 90 dias - Ampliao dos limites do Ncleo Urbano definido atravs da Lei Municipal, com incluso dos parcelamentos ainda no regularizados

18

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana Sub-tema: Macrozoneamento
Problemas
- Inexistncia de distribuio funcional das atividades no interior da rea urbana (zoneamento de uso e ocupao do solo) - Inexistncia de legislao que discipline a instalao de atividades de impacto no Municpio

19

Objetivos
- Dotar o Municpio de diretrizes objetivas para o uso e ocupao do solo, a ser regulamentadas por Lei especfica

Instrumentos
- Adoo da seguinte estrutura de macrozoneamento: ZUM Zona de Uso Mltiplo: Estoque de reas reservadas para usos no residenciais com exceo de parcelamentos na forma de condomnios fechados, que sero admitidos nessa zona. Ser definida ao longo de uma faixa com largura total de 500m tendo como eixo a rodovia AMG 330, de ligao entre a sede urbana do Municpio e o Distrito de So Jos dos Salgado. Os trechos da Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, do bairro Bonfim at o Distrito Industrial e o trecho da rua Loureno Dias entre a Ponte sobre o Rio Par e a rua 15 de Novembro tambm sero classificados como ZUM. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 3,0 ZCC Zona Comercial Central: reas onde se localizam as atividades principais de comrcio e servios da cidade, com maior diversificao e maior potencial construtivo dos terrenos. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 5,0 ZCM Zona Comercial Mista: parcela da rea central onde a presena comercial menos

19

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana Sub-tema: Macrozoneamento
Problemas Objetivos Instrumentos

Continuao

20

frequente e convive com uso residencial unifamiliar. Ser adotado coeficiente de aproveitamento 3,0 ZCL Zona Comercial Local: compreende os trechos ou corredores situados nas reas mais perifricas, que concentram atividade comercial de pequeno porte e raio de atendimento limitado. Sero classificados com este zoneamento as reas que j apresentam usos comerciais instalados ou potencial para tanto. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 3,5 ZRP Zona Residencial Predominante: rea onde o uso residencial familiar predomina, sendo admitida a presena e outros usos de pequeno porte compatveis com a presena habitacional. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 2,0 ZIU Zona Industrial Urbana: reas onde a presena industrial supera o uso residencial, que passa a ser vedado nestes espaos. Essa classificao ser atribuda s indstrias instaladas no bairro Bonfim. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 1,0

20

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana Sub-tema: Macrozoneamento
Problemas Objetivos Instrumentos

Continuao

21

ZI Zona Industrial: compreende as reas do Distrito Industrial II, com localizao prxima sada de acesso ao Distrito de So Jos dos Salgados. Nesta zona sero instalados estabelecimentos industriais de maior impacto ambiental, mediante licenciamento ambiental. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 1,0 AIR rea Industrial Rural: esta classificao abrange as unidades industriais instaladas no territrio do Municpio e se restringir aos limites de cada indstria, observando os seguintes critrios: a) proibio da instalao de novos parcelamentos ou de usos no compatveis com a atividade industrial b) criao do cinturo verde com objetivo de minimizar os impactos ambientais. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 1,0 ZEP Zona Especial de Preservao: incorpora todas as reas definidas como de preservao permanente, de acordo com os critrios da legislao federal. Inclui as margens dos cursos dgua, entorno de nascentes, reas com altas declividades ou sujeitas a eroso e

21

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana Sub-tema: Macrozoneamento
Problemas Objetivos Instrumentos

Continuao

22

outras, de acordo com as especificidades do Municpio ZEIS Zona Especial de Interesse Social: compreende reas ocupadas por populao de baixa renda onde se verifique pelo menos uma das seguintes situaes: a) carncia de investimentos em infraestrutura b) precariedade da titulao das propriedades Essa classificao ser aplicada, inicialmente, prximo ao bairro Jardim Alvorada, de acordo com parmetros definidos no item Ocupao e Expanso Urbana ZRI Zona de Reserva Institucional: abrange terrenos que sero reservados para a instalao de equipamentos pblicos e de reas verdes, em especial a rea localizada junto ao bairro Nossa Senhora do Carmo ZEI Zona Especial Institucional compreende equipamentos pblicos e comunitrios tais como: praas, escolas, unidade de sade e outros ZROR Zona Residencial de Ocupao Restrita corresponde aos trechos dos parcelamentos j implantados na sub-bacia de con-

22

CARMO DO CAJURU
Tema: Ocupao e Expanso Urbana Sub-tema: Macrozoneamento
Problemas Objetivos Instrumentos

Continuao

23

tribuio do Rio Par, desprovidos de infraestrutura instalada. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 0,5 ZRH Zona Residencial Homognea compreende as reas residenciais mais homogneas, onde se pretende restringir, com mais rigor, a implantao de usos no residenciais. Essa classificao ser atribuda, inicialmente, ao Bairro Adelino Mano e aos parcelamentos em forma de condomnios fechados, assim definidos em lei. Ser adotado o coeficiente de aproveitamento mximo igual a 1,5 ZEUV Zona de Expanso Urbana Vinculada corresponde s glebas no urbanizadas localizadas na microbacia direcionada diretamente ao Rio Par. Esse zoneamento observa as diretrizes expostas no tema Ocupao e Expanso Urbana ZPU Zona Preferencial de Urbanizao: so as glebas no urbanizadas, contguas malha urbana, onde ser aplicado o instrumento parcelamento e ocupao compulsrios

23

CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas
- Necessidade de reviso e/ou elaborao de legislao urbanstica adequada s diretrizes do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor a ser elaborado

24

Objetivos
- Dotar o Municpio de um conjunto de leis urbansticas capazes de atender as suas demandas de crescimento, com equilbrio e sustentabilidade, bem como corrigir distores existentes - Oferecer diretrizes e subsdios para a reviso da legislao urbanstica existente, bem como para a elaborao de novas leis municipais

Instrumentos
- Reviso do Cdigo Tributrio do Municpio, visando dentre outros instrumentos: a) estabelecimento de taxas e impostos diferenciados e outros incentivos fiscais para os empreendimentos de interesse social, de proteo ambiental e de proteo do patrimnio cultural b) alterao nas alquotas de IPTU, estabelecendo sua progressividade, segundo critrios do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor a ser elaborado, e criando melhores condies distributivas e de planejamento urbano e regularizao fundiria c) modernizao do sistema de arrecadao e fiscalizao de receitas objetivando a eficincia do sistema - Reviso do Cdigo de Obras do Municpio, visando dentre outros instrumentos, a definio de procedimentos e rotinas bsicos para a tramitao e aprovao de projetos de edificaes, e assegurando aplicao integral da legislao vigente e prazos adequados para concluso dos processos; a incorporao de parmetros mnimos, j normatizados, relacionados salubridade e habitabilidade dos espaos construdos; e a adoo dos dispositi-

24

CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas Objetivos Instrumentos

25
Continuao

vos da NBR 9050, que define parmetros de acessibilidade para pessoas com deficincia nas edificaes - Reviso do Cdigo de Posturas do Municpio, retirando do mesmo as normas pertinentes legislao sanitria que dever constituir-se de legislao prpria. O novo Cdigo de Posturas dever conter, dentre outros instrumentos, a adoo de referncias e parmetros j normatizados, sempre que possvel com respeito aos critrios vlidos para a convivncia urbana; incorporao plena do disposto na NBR 9050, que trata da acessibilidade para pessoas com deficincia em espaos e vias pblicas; adoo de normas rigorosas com relao utilizao do espao pblico por particulares seja para publicidade, comrcio ambulante, eventos ou outras atividades; adoo plena de normas e parmetros de segurana j vigentes para os rgos competentes, como Corpo de Bombeiros e outros, especialmente no que se refere a eventos pblicos de grande lotao; estabelecimento de parmetros rigorosos com relao aos impactos provocados pela poluio visual na rea urbana, especialmente na regio central da cidade; definio de parmetros fsicos mnimos

25

CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas Objetivos Instrumentos

26
Continuao

para as estradas rurais, incorporando critrios de drenagem pluvial - Reviso da Lei do Parcelamento Urbano, visando, dentre outros instrumentos: a) a incorporao dos dispositivos da Lei Federal de Parcelamento e suas alteraes, adequando-os s particularidades do Municpio b) definio da obrigatoriedade de instalao de infraestrutura nos novos parcelamentos, como responsabilidade do empreendedor c) adoo, para aprovao de novos parcelamentos, da destinao de 35% (trinta e cinco por cento) do total da gleba para reas pblicas, sendo 10% (dez por cento) para reas verdes e de uso pblico; exigncia de apresentao de todos os projetos complementares do parcelamento, dentro das normas e padres tcnicos vigentes d) observncia rigorosa da legislao ambiental vigente na definio dos requisitos para novos loteamentos, sendo obrigatrio o licenciamento, com aprovao no rgo competente do Municpio e) definio do conceito de parcelamento de interesse social, a ser aplicado atravs de decretos especficos para cada novo

26

CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas Objetivos Instrumentos

27
Continuao

parcelamento assim caracterizado, com possibilidade de flexibilizao de alguns itens de infraestrutura, sem prejuzo das condies mnimas de habitabilidade, objetivando maior viabilidade financeira para essa natureza de empreendimento f) instituio de procedimentos e rotinas sistematizados, definindo todo o processo de tramitao dos projetos de parcelamento, da emisso de diretrizes at a aprovao e o licenciamento do empreendimento - Emisso de diretrizes at a aprovao e o licenciamento do empreendimento - Reformulao da Lei Municipal 2.230/2008, contemplando, em especial os seguintes aspectos: a) excluso de referncias inadequadas a instituies ou parmetros estranhos a realidade do Municpio (artigo 3; inciso I pargrafo 1. Artigo 9) b) definio de rea institucional a ser doada ao Poder Pblico, equivalente a 15% da rea total do empreendimento e localizada fora dos limites do condomnio c) reviso dos parmetros definidos na carac-

27

CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas Objetivos Instrumentos

28
Continuao

terizao do sistema virio (artigo 5, pargrafo nico) d) estabelecimento de mecanismos que assegurem o funcionamento adequado do sistema virio no entorno do condomnio, podendo ser rejeitados os projetos que implicarem em obstrues deste sistema - Elaborao da Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano, visando, dentre outros instrumentos, a adoo do Macrozoneamento a ser estabelecido no Plano Diretor como referncia bsica para o zoneamento de uso e ocupao do solo, consideradas as particularidades de cada poro do territrio urbano - Elaborao da legislao ambiental, visando, dentre outros instrumentos, a definio de referncias tcnicas relativas aos nveis aceitveis de poluio, em todas as suas formas; definio de espcies arbreas nativas da regio que devem ser declaradas imunes de corte; estabelecimento de procedimentos de autuao e sanes, com valores adequados e capazes de inibir, efetivamente, as irregularidades ambientais praticadas no Municpio; definio detalhada de listagem de atividades

28

CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas Objetivos Instrumentos

29
Continuao

com impacto ambiental, devidamente classificadas, em funo de seu porte e potencial de incmodo - Elaborao da legislao sanitria, de forma separada do Cdigo de Posturas, visando, dentre outros instrumentos, incorporao de normas e parmetros sanitrios, j vigentes na legislao estadual e federal, ou j normatizados, como referncia para a legislao municipal; reorganizao da vigilncia sanitria e epidemiolgica, dentro dos padres da ANVISA - Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, com capacidade para monitorar, atualizar, sempre que necessrio, e fiscalizar os dispositivos da lei aprovada - Reviso da legislao referente ao patrimnio cultural, visando, dentre outros instrumentos, a preservao do patrimnio cultural, promovendo usos compatveis, incentivando e orientando a recuperao dos imveis de interesse de preservao, e o fomento educao patrimonial, reforando seus lugares e suas referncias; e a definio de mecanismos de incentivo fiscal para os proprietrios de imveis

29

30
CARMO DO CAJURU
Tema: Legislao Urbanstica
Problemas Objetivos Instrumentos
tombados. Em especial devero ser revistos os seguintes aspectos: a) incluso de critrios para tombamento de bens imateriais b) supresso da prerrogativa do cancelamento do tombamento de bens pelo Conselho Municipal do Patrimnio Cultural d) correo do texto do artigo 4, que se refere a alteraes de bens tombados e) edio de decreto de regulamentao e detalhamento das definies da lei Continuao

30

CARMO DO CAJURU
Tema: Infraestrutura Urbana e Rural
Problemas
- Ausncia de pavimentao nos bairros Vitria, Cidade Nova, Cidade Jardim, Alvorada, Distrito Industrial II e segmentos de vias distribudas nos bairros Adelino Mano, So Luiz e Sport - Ausncia de via marginal pavimentada da Avenida Progresso ao longo do Distrito Industrial II - Necessidade de complementao da pavimentao nos distritos de So Jos dos Salgados, Santo Antnio da Serra e Bom Jesus dos Angicos - Dificuldade na distribuio de correspondncias nas comunidades rurais e nos distritos de Bom Jesus de Angicos e Santo Antnio da Serra - Falta de iluminao pblica em alguns trechos da sede municipal e distritos - Inadequao da iluminao pblica de praas - Nmero insuficiente de orelhes, bem como de manuteno destes equipamentos nas comunidades rurais e sede municipal

31

Objetivos
- Garantir o funcionamento do sistema de microdrenagem e possibilitar a infiltrao de guas pluviais - Melhorar as condies de mobilidade urbana - Minimizar os impactos decorrentes do carreamento do solo - Conservar a infraestrutura de pavimentao - Garantir o fluxo dos produtos gerados na zona rural - Garantir a mobilidade da comunidade rural - Conservar a qualidade do solo e das guas superficiais

Instrumentos
- Complementao da pavimentao dos bairros Vitria, Cidade Nova, Cidade Jardim, Alvorada, Distrito Industrial II e segmentos de vias distribudas nos bairros Adelino Mano, So Luiz e Sport - Criao de via marginal pavimentada da Avenida Progresso ao longo do Distrito Industrial II, de modo a facilitar a entrada e acesso de veculos s instalaes Industriais - Complementao do pavimento nos Distritos de So Jos do Salgado, Jacuba e Bom Jesus dos Angicos - Requerimento Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos para instalao de postos de distribuio e coleta de correspondncias nas comunidades rurais e no distrito de Bom Jesus de Angicos - Utilizao de pavimentao alternativa (polidrica) em vias de pequeno fluxo - Regulamentao do trnsito de veculos com carga pesada nas estradas municipais - Recuperao e adoo de rotinas sistemticas de manuteno de estradas vicinais dan-

31

CARMO DO CAJURU
Tema: Infraestrutura Urbana e Rural
Problemas Objetivos Instrumentos

32
Continuao

do prioridade s vias destinadas circulao dos veculos do transporte escolar e transporte intermunicipal - Estabelecimento das rotinas de manuteno das estradas rurais de acordo com as normas tcnicas de engenharia - Manuteno de pontes e mata-burros localizados nas estradas vicinais municipais - Fiscalizao, por parte de responsvel tcnico qualificado, dos servios de recuperao de estradas, pontes e mata-burros - Levantamento e cadastro das localidades ainda no servidas por rede de energia eltrica - Reviso do sistema de iluminao pblica das praas de modo a possibilitar a compatibilizao do sistema com a arborizao pblica - Levantamento tcnico, para constatar e documentar a necessidade de reviso do Sistema de Telefonia de carter coletivo na sede municipal e nas comunidades rurais, atendendo s especificaes mnimas da Anatel

32

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas
Sistema de Abastecimento de gua - rea Urbana: - Ausncia de cadastramento das redes de aduo e distribuio de gua potvel, bem como das informaes das unidades de tratamento, reservao e funcionamento do sistema de abastecimento coletivo de gua potvel da sede municipal - Falta de hidrometrao da gua consumida em boa parte das residncias da sede municipal - Falta de instalao de redes nos bairros Vitria, Cidade Jardim e poro do bairro Nossa Senhora do Carmo - Presena de redes em ferro fundido no Centro e trechos dos bairros Bonfim e Nossa Senhora do Carmo - Descentralizao do sistema de aduo, tratamento, reservao e distribuio em duas unidades distintas

33

Objetivos
- Garantir a manuteno e/ou melhoria da sade coletiva e a conservao e/ou a preservao do meio ambiente

Instrumentos
- Mapeamento e cadastramento das redes de aduo e distribuio de gua potvel, bem como das informaes das unidades de tratamento e reservao do sistema de abastecimento pblico da sede municipal, distritos e comunidades rurais - Elaborao de Plano Diretor de gua com previso de unificao do sistema de abastecimento central de gua potvel da sede urbana contemplando: a) construo de linhas de aduo de gua tratada, sob orientao tcnica sistematizada em projeto, para interligar a ETA (Estao de Tratamento de gua) aos reservatrios espalhados pela cidade b) construo de linhas alternativas de distribuio de gua tratada, sob orientao tcnica sistematizada em projeto, principalmente nos bairros Jardim Alvorada e Nossa Senhora do Carmo c) instalao de redes com dimenses adequadas nos bairros Vitria, Cidade Jardim e poro do Bairro Nossa Senhora do Carmo

33

- Garantir as condies de sade previstas na Lei Federal de Saneamento Ambiental

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas Objetivos Instrumentos

34
Continuao

d) substituio das redes e conexes em ferro fundido localizadas na regio Central e trechos dos bairros do Bonfim e Nossa Senhora do Carmo e) implantao de hidrmetros e tarifao da gua potvel na sede municipal, distritos e comunidades rurais que na qual ainda no apresentam o equipamento implantado - rea Rural: - Ausncia de cadastramento das redes de aduo e distribuio de gua potvel, bem como das informaes das unidades de tratamento, reservao e funcionamento do sistema de abastecimento coletivo de gua potvel dos distritos de So Jos dos Salgados, Bom Jesus dos Angicos e Santo Antnio da Serra, bem como dos Ribeiros e Marimbondos - Falta de Hidrometrao da gua consumida em poro do distrito de So Jos dos Salgados, Santo Antnio da Serra, Ribeiros - Manancial de abastecimento do Distrito de So Jos do Salgado com vazo incompatvel ao volume consumido - Mapeamento e cadastramento das redes de aduo e distribuio de gua potvel, bem como das informaes das unidades de tratamento e reservao do sistema de abastecimento pblico dos distritos e comunidades rurais

34

- Implantao de hidrmetros da gua consumida em poro do distrito de So Jos dos Salgados, Santo Antnio da Serra, Ribeiros - Modificao do sistema de abastecimento de gua potvel do Distrito de So Jos dos Salgados contemplando:

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas Objetivos Instrumentos

35
Continuao

35
- Falta de isolamento adequado do manancial de abastecimento do Distrito de So Jos dos Salgados - ETA localizada no Distrito de So Jos dos Salgados com sistema ultrapassado no que diz respeito eficincia no tratamento - Ausncia de desinfeco das guas para o consumo humano, na comunidade de Marimbondos - Falta de aduo de flor na gua nos sistemas de abastecimento coletivo presentes nos distritos e comunidades rurais, com exceo do Distrito de So Jos dos Salgados a) cercamento imediado do local de aduo de gua bruta no manancial de abastecimento do Distrito de So Jos dos Salgados b) elaborao de projeto de revitalizao da mata ciliar junto micro-bacia do manancial de abastecimento c) atualizao do sistema adotado no tratamento de gua no Distrito de So Jos dos Salgados - Estudo de viabilidade tcnica e financeira para verificar a possibilidade de substituio da aduo de gua bruta que ocorre atualmente em curso de gua para poos artesianos ou Rio Par - Criao de normas e procedimentos para a desinfeco e monitoramento da gua potvel consumida nas comunidades abastecidas por sistemas de carter coletivo, de acordo com o que preconizam os Ministrios da Sade e do Meio Ambiente

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas
Sistema de Esgotamento Sanitrio - rea Urbana: - Falta do cadastramento das redes de coleta, contemplando informaes como sentido de fluxo, dimetro, profundidade de rede, poos de visitas, estaes elevatrias e os pontos de lanamento - Ausncia de implantao de redes de coleta em pontos localizados nos bairros Vitria, Sport, Cidade Jardim, Adelino Mano, So Luiz e Alvorada - Ausncia de interceptores e unidades de tratamento de esgoto - Ausncia de estudo tcnico de reas preferenciais para a instalao das unidades de tratamento de esgoto - Lanamento de esgotos in natura nos cursos de gua definidos pelo Ribeiro do Empanturrado e Rio Par - rea Rural: - Ausncia de sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitrio nos distritos de Santo Antnio da Serra, Bom Jesus de Angicos e

36
Continuao

Objetivos

Instrumentos
- Elaborao de Plano Diretor de Esgotos contemplando: a) mapeamento e cadastramento das redes de coleta, contemplando informaes como sentido de fluxo, dimetro, profundidade de rede, poos de visitas, estaes elevatrias e os pontos de lanamento b) eliminao dos pontos de redes presentes em terrenos particulares c) implementao de medidas de fiscalizao para garantia do sistema separador absoluto d) complementao das redes de coleta de esgoto nos bairros Vitria, Sport, Cidade Jardim Adelino Mano, So Luiz e Alvorada e localidades do Distrito de So Jos dos Salgados

36

- Estudos para a elaborao de projetos para a implantao de coletores, interceptores e tratamento nos distritos de Santo Antnio da Serra e Bom Jesus dos Angicos

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas
nas comunidades rurais de Marimbondos, Estivas e Ribeiros - Lanamento de esgoto in natura em curso de gua no Distrito de So Jos dos Salgados

37
Continuao

Objetivos

Instrumentos

37
- Implantao dos interceptores junto aos cursos dgua com lanamento de esgoto in natura (Empanturrado, Rio Par e Crrego So Jos dos Salgados) - Definio e implantao do sistema de tratamento de esgoto a ser implantado na sede municipal, distritos e comunidades rurais

- Falta de orientao tcnica nas comunidades rurais quanto ao local mais aconselhado para aberturas das fossas, bem como das alternativas tcnicas disponveis ao controle dos resduos gerados desta natureza

- Incentivo utilizao de sistemas de fossas spticas e sumidouros em locais com lanamento de esgoto de forma individualizada

Sistema de Resduos Slidos - rea Urbana: - Ausncia de reas licenciadas destinadas disposio de entulhos e material arbreo derivado de podas de rvores e jardins - A rea destinada disposio de resduos slidos apresenta os seguintes condicionantes: - Designao de rea anexa ao local destinado disposio de resduos slidos de modo a possibilitar a ampliao da vida til deste equipamento - Complementao da barreira verde no entorno da rea destinada disposio final de resduos slidos

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas
- Ausncia de licenciamento ambiental da rea de emprstimo de terra - Ausncia de barreira verde em determinados pontos - Isolamento inadequado da rea, permitindo a entrada sem controle de animais e pessoas

38
Continuao

Objetivos

Instrumentos
- Elaborao de propostas e implementao de programas ambientais que levem a populao a repensar e reduzir a gerao de lixo na fonte - Elaborao de projeto de coleta, que contemple anlise sobre o volume e freqncia, de forma a minimizar o descarte em locais inadequados - Estabelecimento da proibio da disposio dos resduos da construo civil em voorocas, nascentes e cursos de gua - Designao de rea licenciada destinada a botas-fora - Elaborao de estudos tcnicos como base para a fundamentao de consrcio intermunicipal para disposio de resduos slidos

38

- Nas comunidades rurais e distrito de Santo Antnio da Serra e Bom Jesus de Angicos priorizao e criao de pontos fixos destinados disposio de resduos slidos (caambas)

CARMO DO CAJURU
Tema: Saneamento Ambiental
Problemas
Sistema de Drenagem - Macrodrenagem: - Inexistncia de APPs em praticamente todos os cursos de gua - Microdrenagem - Inexistncia de manuteno do sistema - Equvocos na execuo de sarjetas, bocas-de-lobo - Falta de equipamentos no sistema de drenagem destinado a evitar eroses - Controle de Vetores - No h estrutura de controle de vetores Lotes urbanos sujos

39
Continuao

Objetivos

Instrumentos
- Implementao de servio de manuteno e limpeza de crregos, canais e galerias pluviais - Delimitao e implementao das reas de preservao permanente ao longo dos cursos de gua urbanos e rurais, com faixas de 30 metros de cada margem - Elaborao de estudos para a implantao de parques lineares ao longo das APPs

39

- Implementao de servios de zoonoses e vigilncia sanitria - Estruturao do servio de epidemiologia - Implementao de rotina de notificao e servio de fiscalizao para obrigar os proprietrios a manterem os lotes vagos limpos - Estabelecimento de mecanismos que possibilitem a aplicao de multas aos proprietrios de lotes baldios sujos

CARMO DO CAJURU
Tema: Equipamentos Pblicos
Problemas
- Capacidade do cemitrio comprometida em perodo inferior a 10 anos - Ausncia de velrio municipal - Ausncia de terminal rodovirio - Possibilitar a limpeza das vias pblicas - Concentrao de praas na rea central da cidade - Carncia de equipamentos nos bairros, principalmente Nossa Senhora do Carmo e So Luiz - Carncia de reas verdes e institucionais nos bairros Nossa Senhora do Carmo, Cidade Jardim e Cidade Nova - Uso pouco expressivo da Reserva Floresta Municipal na lagoa da Barraginha e do Complexo da Praia no bairro So Luiz - Necessidade de adequao das instalaes fsicas escolares principalmente quanto - Garantir o atendimento da legislao federal e NBR-9050 - Possibilitar o acesso da populao residente nas comunidades rurais ao lazer, cultura, esporte e convivncia comunitria

40

Objetivos
- Proporcionar a disposio final dos cadveres - Minimizar os impactos gerados pelo necrochorume

Instrumentos
- Concluso do velrio e incorporao da rea de expanso do cemitrio e velrio municipal - Priorizao de estudos locacionais e de impacto de trnsito e vizinhana para implantao de terminal rodovirio - Controle rigoroso na porcentagem de reas destinada a praas e reas verdes nos novos loteamentos a serem aprovados - Aquisio da rea junto ao Bairro Nossa Senhora do Carmo, para criao de uma rea verde para esta regio - Revitalizao do Complexo da Praia localizado na proximidade do Bairro So Luiz, dotandoo de infraestrutura adequada - Criao de um Parque Linear ao longo do crrego da Gameleira (Barraginha), que vai da Lagoa na proximidade do bairro Vitria at o encontro com o Ribeiro do Empanturrado na regio central - Utilizao da reserva florestal ambiental localizada junto ao bairro Vitria/ Cidade Jardim em prticas ambientais

40

CARMO DO CAJURU
Tema: Equipamentos Pblicos
Problemas
questo da acessibilidade - Telhado em mau estado de conservao nas instalaes prediais da escola da Comunidade de Estivas

41
Continuao

Objetivos

Instrumentos

41

- Ausncia de lixeiras nas vias e/ou espaos pblicos, principalmente em praas e corredores comerciais - Falta de acessibilidade dos equipamentos pblicos - Falta de compatibilizao do sistema de iluminao publica com a arborizao dos espaos das praas

- Implantao de coletores de lixo em pontos estratgicos, mediante estudo prvio - Atendimento dos parmetros definidos pela NBR 9050, que dispe sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia no espao construdo - Adoo de rotinas de manuteno de equipamentos comunitrios existentes

CARMO DO CAJURU
Tema: Meio Ambiente
Problemas
- Ausncia de legislao ambiental municipal

42

Objetivos
- Possibilitar a conservao dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconmico e ambiental

Instrumentos
- Criao de legislao ambiental municipal, contemplando normas de controle da poluio visual, sonora, do ar, do solo e das guas, com estabelecimento de parmetros de ressarcimento de danos ambientais, dentre outros - Fiscalizao, em parceria com os rgos estaduais e federais, das instalaes avcolas e das indstrias moveleiras dispostas no Municpio - Criao de parcerias com rgos ambientais competentes, setor industrial e sociedade civil para disseminao de projeto de recomposio da mata ciliar em todos os corpos hdricos do municpio, incluindo as nascentes, delimitando as faixas non aedificandi - Controle sobre os movimentos de terra e botas-fora, a fim de evitar o assoreamento dos corpos hdricos e o desencadeamento de processos erosivos, bem como estimular a recomposio das reas comprometidas em virtude da supresso da cobertura vegetal - Elaborao e implantao de projeto de arborizao urbana

42

- Ausncia de polticas que promovam a educao ambiental e a sustentabilidade

- Ausncia da mata ciliar dos cursos dgua, na rea urbana e rural

- Possibilidade de contaminao dos recursos hdricos e do solo devida utilizao de fossas secas com veiculao hdrica - Retirada da vegetao para atividades agropastoris

- Falta de reas verdes nos bairros - Necessidade de um projeto de arborizao urbana pblica

CARMO DO CAJURU
Tema: Meio Ambiente
Problemas Objetivos Instrumentos

43
Continuao

- Adoo de programas de assistncia tcnica de modo a orientar a populao rural quanto implantao de fossas spticas e ao posicionamento das mesmas para evitar a contaminao dos recursos hdricos - Viabilizao, atravs de cooperao com outras instituies ou de forma direta pelo poder executivo municipal, do acesso do produtor rural s tcnicas de manejo ambientalmente sustentveis, minimizando os impactos ambientais das atividades agropastoris - Articulao, em nvel regional, de polticas comuns de sustentabilidade ambiental - Adoo do Estudo de Impacto de Vizinhana

43

CARMO DO CAJURU
Tema: Mobilidade
Problemas
- Ausncia de trevo de acesso adequado na entrada do Distrito de So Jos dos Salgados - Existncia de pista de caminhada e ciclovia desprovida de proteo lateral junto pista de rolamento da avenida asfaltada de acesso a sede municipal, localizada no trecho prximo ao Distrito de So Jos dos Salgados - Falta de pavimentao asfltica da via de acesso Barragem de Cajuru - Falta de hierarquizao de vias com dimenses de passeios e pista de rolamento compatvel ao fluxo na malha viria municipal - Super utilizao como corredores de acesso principal entre bairros das avenidas Jos Demtrio Coelho, Loureno Dias e Tiradentes - Estacionamento em ambos os lados das avenidas Jos Demtrio Coelho e Rua Tiradentes - Obstruo da Avenida Jos Demtrio Coelho pela presena de terreno particular junto ao

44

Objetivos
- Garantir o direito constitucional do cidado de ir e vir

Instrumentos
- Definio preliminar de traado para o futuro contorno rodovirio do Municpio, com aproveitamento de estrada vicinal j existente , que interliga o Bairro Jardim Alvorada ao Distrito Industrial II - Implantao de Trevo na entrada do Distrito de So Jos dos Salgados, junto MG 050 - Implantao de elementos fsicos na pista de caminhada e ciclovia localizada s margens da pista de rolamento da avenida asfaltada de acesso sede municipal, localizada no trecho prximo ao Distrito de So Jos dos Salgados, de modo a garantir a integridade fsica dos usurios - Estabelecimento de parcerias com o Governo do Estado de maneira a viabilizar a pavimentao da via de acesso Barragem do Cajuru - Adoo de caractersticas tcnicas distintas na abertura de novas vias a serem implantadas em novos loteamentos, respeitando a hierarquizao dos tipos de via e obrigando o empreendedor a implantar pelo menos uma via

44

- Propiciar o desenvolvimento de uma logstica capaz de fomentar a economia local

CARMO DO CAJURU
Tema: Mobilidade
Problemas
bairro So Luiz nas imediaes da ponte sobre o Ribeiro do Empanturrado - Falta de articulao viria alternativa junto ao Bairros Bonfim/Centro e Bairros Vitria e Nossa Senhora do Carmo - Ausncia de: - Terminal rodovirio - Sinalizao vertical e horizontal de trnsito das vias pblicas - Sinalizao de identificao das rotas de acesso principais s comunidades rurais e orla da Barragem do Cajuru - Instrumentos (sinalizao e espaos) para pessoas deficientes - Identificao dos nomes das vias pblicas - Cancelasnos pontos de transposio da linha frrea (passagens de nvel), principalmente os localizados no cruzamento da Avenida Tancredo de Almeida Neves e Rua Aquiles Guimares

45
Continuao

Objetivos

Instrumentos
arterial com articulao direta malha viria j existente - Elaborao de plano de trnsito com a finalidade de orientar a implantao de mo nica com restrio de estacionamento em vias estreitas e de grande fluxo de veculos - Regulamentao de horrios de carga e descarga de mercadorias e insumos nas regies comerciais e industriais centrais - Definio, mediante estudos de impactos de vizinhana e trnsito, de rea a ser destinada construo de um terminal rodovirio - Abertura da Rua Custdio Nogueira interligando-a via de acesso ao Bairro Vitria, permitindo assim uma melhor articulao viria entre a regio dos bairros Nossa Senhora do Carmo e Vitria - Criao de via alternativa, mediante estudo de viabilidade tcnica, junto ao Bairro Tupi na proximidade do Centro Esportivo Olmpico

45

CARMO DO CAJURU
Tema: Mobilidade
Problemas
(Centro) e nas entradas de acesso ao Bairro Alvorada - Numerao de residncias sem sequncia numrica e ordenamento par/mpar nos logradouros Jos Demtrio Coelho/Vicente Dias Barbosa e Firmino Lopes Cmara - Precariedade do transporte coletivo rural - Inexistncia de transporte coletivo

46
Continuao

Objetivos

Instrumentos
- Elaborao de projeto de engenharia de trfego para as vias urbanas, que contemple a sinalizao e a ordenao do fluxo virio urbano - Reviso da numerao dos imveis lindeiros s Avenidas Jos Demtrio Coelho/Vicente Dias Barbosa e Firmino Lopes Cmara de modo a adequ-los ao sistema padro adotado

46

- Instalao de placas de identificao das ruas da sede municipal e estradas vicinais de acesso aos distritos, comunidades rurais e Barragem - Exigncia de implantao, pela concessionria do transporte ferrovirio, de cancelas nas passagens de nvel localizados no cruzamento da Avenida Tancredo de Almeida Neves e Rua Aquiles Guimares (Centro) e nas entradas de acesso ao Bairro Alvorada - Estabelecimento de rotinas de manuteno das estradas rurais de acordo com as normas tcnicas de engenharia, para rodovias vicinais

CARMO DO CAJURU
Tema: Mobilidade
Problemas Objetivos Instrumentos

47
Continuao

- Manuteno de pontes e mata-burros localizados nas estradas vicinais municipais - Elaborao de estudos para a adequao do atendimento s demandas dos usurios do transporte coletivo rural (condies de veculos, horrios das viagens) - Elaborao de estudos de viabilidade financeira que visem implantao do servio de transporte coletivo na cidade de Carmo do Cajuru, por intermdio de concesso pblica

47

CARMO DO CAJURU
Tema: Educao
Problemas
- Conselho Municipal de Educao pouco atuante

48

Objetivos
- Fortalecer a gesto democrtica da educao - Acompanhar e participar das aes de promoo da melhoria da qualidade do ensino em todos os nveis e a reduo das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e permanncia, com sucesso, na educao pblica

Instrumentos
- Fortalecimento das instncias locais de controle pblico da rea educacional - Alterao da Lei n. 1.807/1997, prevendo a realizao peridica da Conferncia Municipal de Educao - Reviso do Plano Decenal de Educao, com o estabelecimento de instrumentos de monitoramento e avaliao de suas metas

48

- Necessidade de reviso da Lei n. 1.807/1997

- Necessidade de reviso do Plano Decenal de Educao - Estabelecer mecanismos de avaliao do planejamento da rea educacional - Necessidade de formao continuada para os profissionais da educao - Assegurar a formao integral do ser humano, a partir da valorizao da Educao Bsica e do estmulo formao e atualizao dos profissionais do ensino

- Fortalecimento do programa de formao continuada de professores da educao bsica, especialmente na educao inclusiva, que contempla a diversidade racial, cultural e de atendimento s pessoas com deficincias e altas habilidades - Formao continuada dos profissionais do servio e apoio escolar, considerando tambm as reas temticas como: educao ambiental, educao para os direitos humanos, educao integral e integrada - Implementao de Plano de Carreira para os profissionais de servio e apoio escolar, conforme estabelecido no mbito do Plano de

- No existe Plano de Carreira para a rea educacional

- Fortalecer a gesto educacional local

CARMO DO CAJURU
Tema: Educao
Problemas Objetivos Instrumentos
Aes Articuladas (PAR) - Instalaes das bibliotecas das escolas no so adequadas

49
Continuao

49

- Adequao ou construo das instalaes das bibliotecas, adotando os padres mnimos e a acessibilidade - Atendimento dos parmetros definidos pela NBR 9050, que dispe sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia no espao construdo - Garantir o atendimento da legislao federal e da NBR-9050 - Estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de atividades comunitrias e desportivas - Ampliao da oferta de educao infantil, especialmente para a faixa 0 a 3 anos, conforme metas estabelecidas no Plano Nacional de Educao - Ampliao da escola em tempo integral, associada qualificao da equipe da Secretaria Municipal de Educao, e ampliao das parcerias para realizao das atividades complementares, conforme previsto no Plano de Aes Articuladas (PAR)

- Falta de acessibilidade aos equipamentos pblicos.

- O espao escolar pouco utilizado pela comunidade;

- Necessidade de ampliao: - Do atendimento da educao infantil

- Atingir metas de atendimento da educao infantil, estabelecidas pelo Plano Nacional de Educao

- Do atendimento de jovens em situao de risco pessoal e social

- Desenvolver aes integradas entre a educao, a assistncia social, a sade, o esporte, o lazer e a cultura

CARMO DO CAJURU
Tema: Educao
Problemas
- Necessidade de ampliao: - Do atendimento do Ensino Mdio - Da educao no-formal - Falta de cursos profissionalizantes - Assegurar espaos para o oferecimento de educao no-formal, de formao para o trabalho e para a cidadania - Promover a erradicao do analfabetismo, a universalizao do ensino fundamental, bem como as modalidades de educao especial, educao infantil, de jovens e adultos e a profissional - Acompanhar e participar das aes de promoo da melhoria da qualidade do ensino em todos os nveis e a reduo das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e permanncia, com sucesso, na educao pblica - Desenvolver aes integradas entre a educao, a assistncia social, a sade, o esporte, o lazer e a cultura

50
Continuao

Objetivos

Instrumentos
- Expanso do ensino mdio como fator de formao para a cidadania e de qualificao profissional - Estmulo educao no-formal voltada para a formao tica e para o trabalho - Fortalecimento de parcerias com instituies de formao e de aperfeioamento profissional - Integrao dos programas de educao de jovens e adultos com a educao profissional

50

- Analfabetismo - Mdia de escolaridade baixa da populao adulta.

- Oferecimento de formao profissionalizante

CARMO DO CAJURU
Tema: Sade
Problemas
- Necessidade de melhorar o atendimento da sade no Municpio

51

Objetivos
- Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos sade relacionados aos seus determinantes e condicionantes modos de viver, condies de trabalho, habitao, ambiente, educao, lazer, cultura, acesso a bens e servios essenciais

Instrumentos
- Implantao do Fundo Municipal de Sade - Realizao do perfil epidemiolgico da sade do Municpio - Levantamento epidemiolgico da sade bucal dos moradores, a fim de subsidiar o planejamento e o trabalho de preveno de doenas bucais, baseado em dados atualizados - Integrao do atendimento odontolgico ESF para a ampliao e qualificao da ateno bsica, mantendo o acesso a todas as faixas etrias e a oferta de mais servios, nos nveis secundrio e tercirio de modo a buscar a integralidade da ateno, a equidade e a universalizao do acesso s aes e servios pblicos de sade bucal

51

- Levantamento epidemiolgico da sade bucal da populao desatualizado; - Necessidade de ampliao do atendimento odontolgico

- Mau atendimento dos funcionrios da sade

- Assegurar a humanizao do atendimento prestado nas unidades de sade, tendo-a como uma das estratgias para se alcanar a qualificao da ateno e da gesto em sade no SUS

- Fortalecimento de aes que promovam a humanizao do atendimento em sade, mantendo uma rotina de reflexo, discusso e mudana das prticas e condies na prestao dos servios

CARMO DO CAJURU
Tema: Sade
Problemas
- Falta de uma unidade de atendimento em sade no bairro So Luiz - Falta de aes em Sade do Trabalhador - Assegurar aes em Sade do Trabalhador visando a reduo dos acidentes e doenas relacionadas ao trabalho, mediante a execuo de aes de promoo, reabilitao e vigilncia na rea de sade - Conhecer a situao epidemiolgica da sade bucal dos moradores, a fim de subsidiar o planejamento e, especialmente, o trabalho de preveno de doenas bucais, conforme preconizam as diretrizes da Poltica Nacional de Sade Bucal para a organizao da ateno sade bucal no mbito do SUS - Ampliar o atendimento da sade bucal a todas as faixas etrias - Possibilidade de contaminao dos recursos hdricos e do solo devido utilizao de fossas secas com veiculao hdrica - Adotar programas de assistncia tcnica de modo a orientar a populao rural quanto implantao de fossas spticas e ao posicionamento das mesmas para evitar a contaminao dos recursos hdricos

52
Continuao

Objetivos
- Ampliao do atendimento da Estratgia de Sade da Famlia

Instrumentos
- Implantao de mais uma unidade de Estratgia de Sade da Famlia, preferencialmente no bairro So Luiz - Implantao da Vigilncia em Sade, que congrega a vigilncia epidemiolgica de doenas transmissveis e no-transmissveis, a vigilncia ambiental, a sade do trabalhador, a anlise da situao de sade da populao para a implementao da Poltica Nacional de Promoo da Sade - Implementao de aes em sade do trabalhador, especialmente voltadas para os trabalhadores rurais e do setor moveleiro

52

- Adoo de medidas de controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, incluindo fontes individuais, conforme padro de potabilidade estabelecido pela Fundao Nacional de Sade FUNASA

CARMO DO CAJURU
Tema: Cultura
Problemas
- Realizao de aes pontuais na rea da cultura

53

Objetivos
- Fortalecer o Sistema Municipal de Cultura - Assegurar a proteo e valorizao da memria cultural do Municpio; garantir o acesso da populao aos espaos e ao acervo cultural - Estabelecer normas de uso e ocupao do solo de forma a compatibilizar o regime urbanstico das reas de potencial cultural e de lazer e recreao com o das reas vizinhas

Instrumentos
- Estabelecimento de condies institucionais e instrumentais para a implantao do Sistema Municipal de Cultura, envolvendo: a) criao do Fundo de Apoio Municipal Cultura, que tem por objetivo dar apoio financeiro s aes e projetos que visem produo, preservao e divulgao de bens e manifestaes culturais no Municpio b) realizao, de forma regular, de Conferncias Municipais de Cultura, que tm o objetivo de levantar subsdios para a poltica cultural local - Desenvolvimento de atividades escolares voltadas para a valorizao da memria e da histria do Municpio - Articulao de parcerias com instituies de ensino e pesquisa para identificao, organizao e registro das diversas expresses e produes artsticas e culturais do Municpio - Proposio de tombamento da Estao Ferroviria ao Conselho Municipal do Patrimnio Histrico - Apoio e valorizao da cultura popular e da histria dos negros no Municpio e regio

53

- Necessidade de estimular a Educao Patrimonial nas escolas

- Incentivar a pesquisa, a realizao de inventrios e o cadastro dos bens e valores culturais - Propiciar a parceria entre a iniciativa privada e o Poder Pblico na proteo e aproveitamento dos recursos de valor cultural - Criar mecanismos compensatrios para os proprietrios de bens sob regime especial de proteo - Identificar e organizar documentos e objetos histricos do municpio, incluindo obras literrias antigas, fotografias, esculturas, documentos oficiais, entre outros

- O municpio no dispe de uma Agenda Cultural consolidada

CARMO DO CAJURU
Tema: Cultura
Problemas
- A antiga Estao Ferroviria subutilizada

54
Continuao

Objetivos
- Propiciar a fruio dos bens culturais, assegurando local de fcil acesso

Instrumentos
- Apoio e valorizao aos corais existentes no Municpio - Apoio aos grupos de teatro - Revitalizao da Estao Ferroviria, para utilizao do espao para exposies permanentes de artesanato e produtos regionais, manifestaes artsticas e culturais - Elaborao do Regimento Interno do Teatro Municipal, regulamentando a poltica de uso do espao

54

CARMO DO CAJURU
Tema: Esporte e Lazer
Problemas
- Falta de reas de lazer comunitrio para famlia, especialmente para as crianas, os jovens e os idosos

55

Objetivos
- Garantir o acesso da populao aos espaos de esportes e lazer - Estabelecer normas de uso e ocupao do solo de forma a compatibilizar o regime urbanstico das reas potenciais de esporte e lazer com o das reas vizinhas

Instrumentos
- Estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de atividades comunitrias e desportivas - Criao de um Centro de Convivncia para o idoso, pessoas com deficincia e jovens

55

- Necessidade de ampliar as atividades para os jovens em horrios em que no esto na escola - O espao escolar pouco utilizado pela comunidade - Falta manuteno dos campos de futebol das comunidades rurais

- Propiciar a parceria entre a iniciativa privada e o Poder Pblico na proteo e aproveitamento dos recursos de esporte, lazer e recreao - Estimular a utilizao da praa como espao de convivncia social e rea de lazer - Motivar a prtica esportiva e a recreao, especialmente na rea rural do Municpio

- Articulao de parcerias com o governo federal e com o governo estadual, para implantao de programas e projetos voltados para a rea desportiva e de lazer - Adoo de rotinas de manuteno dos equipamentos pblicos

CARMO DO CAJURU
Tema: Assistncia Social/Habitao
Problemas
- Funcionamento precrio do Centro de Referncia da Assistncia Social - CRAS

56

Objetivos
- Consolidar a Poltica Municipal de Assistncia Social como direito do cidado e dever do estado, em consonncia com a LOAS e com Poltica Nacional de Assistncia Social - Garantir a participao dos cidados na formulao das polticas, na distribuio de recursos e no controle da execuo das aes e dos servios, na elaborao e execuo do oramento municipal, por meio dos Conselhos Municipais ou outras organizaes representativas, legtimas e devidamente organizadas para o exerccio deste poder - Articular e integrar polticas, planos, programas e aes de diferentes nveis e esferas de governo - Implementar e manter rede de proteo social, congregando estabelecimentos, equipamentos, servios e aes, de forma a assegurar a universalidade do atendimento populao

Instrumentos
- Fortalecimento do Sistema Municipal de Assistncia Social, com previso de dotao oramentria para o Fundo Municipal de Assistncia Social, a ser criado, conforme previsto na Lei n. 1.695/1995 - Realizao de um diagnstico social do Municpio, que possa subsidiar as aes de proteo e defesa dos direitos socioassistenciais, envolvendo o conhecimento da realidade socioeconmica e cultural das famlias, sua estrutura, valores e demandas; a identificao das situaes de vulnerabilidade e risco social das famlias; os recursos comunitrios e a rede de servios socioassistenciais - Ampliao de programas, projetos e servios de proteo social bsica e especial, seguindo as diretrizes do SUAS e do diagnstico social, priorizando a implantao efetiva do CRAS - Articulao regional para a disponibilizao ao municpio de referncia em servios de ateno social especial, conforme orienta a Politica Nacional de Assistncia Social

56

- Necessidade de ampliar o atendimento de crianas e jovens em situao de risco pessoal e social - Falta de projetos sociais para a juventude (preveno), os idosos e os deficientes - Ausncia de uma rede de abrigamento de crianas e jovens em situao de risco pessoal e social

CARMO DO CAJURU
Continuao

57

Tema: Assistncia Social/Habitao


Problemas Objetivos Instrumentos
- Realizao, de forma regular, de Conferncias Municipais de Assistncia Social, que tem o objetivo de levantar subsdios para a Poltica de Assistncia Social local e promover a avaliao e reviso do Plano Plurianual de Assistncia Social - Regulamentao dos benefcios eventuais pelo Conselho Municipal da Assistncia Social, conforme previsto na Lei Orgnica de Assistncia Social LOAS e no Decreto n. 6.307/ 2007 - Reviso da Lei n. 1.690/1995, artigo 2, que trata das competncias do Conselho Municipal de Assistncia Social, visando a incluso da regulamentao dos benefcios eventuais - Reviso do Regimento Interno do Conselho Municipal da Assistncia Social, que trata da forma de participao do cidados cajuruenses nas reunies (art. 47) - Implementao de programa de capacitao continuada dos conselheiros - Criao de um Centro de Convivncia para

57

- Falta de regulamentao dos benefcios eventuais

- Regulamentar a concesso dos benefcios eventuais, baseado nos critrios e prazos definidos pelo Conselho Nacional de Assistncia Social. As caractersticas dos benefcios esto fixadas no Decreto n. 6.307/2007 - Garantir o acesso moradia de boa qualidade e custos compatveis com os nveis de renda da populao carente - Criar programas especiais para atendimento populao de extrema carncia; utilizar processos tecnolgicos que minimizem os custos dos programas habitacionais e que garantam a reduo do dficit habitacional - Garantir a participao da sociedade na elaborao e implantao de programas e projetos, e na gesto de recursos financeiros destinados a estes programas habitacionais - Investir anualmente parcela da receita efetiva na soluo de problemas habitacionais - Garantir pessoa idosa a proteo vida e sade, mediante efetivao de polticas sociais

- Limitao da participao dos cidados nas reunies do Conselho Municipal da Assistncia Social - Necessidade de capacitao continuada dos conselheiros

CARMO DO CAJURU
Continuao

58

Tema: Assistncia Social/Habitao


Problemas Objetivos
pblicas que permitam um envelhecimento saudvel e em condies de dignidade, conforme estabelece o Estatuto do Idoso - Falta de moradia popular - Falta de acessibilidade para as pessoas com deficincia

Instrumentos
o desenvolvimento de atividades de lazer voltadas para os idosos, pessoas com deficincia e jovens - Adeso ao Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social, atravs da criao do Fundo Municipal de Habitao e da elaborao do Plano Municipal de Habitao de Interesse Social - Atendimento dos parmetros definidos pela NBR 9050, que dispe sobre a acessibilidade das pessoas com deficincia no espao construdo - Implementao de Programa de Regularizao Fundiria Plena, utilizando como base o levantamento cadastral proposto neste Plano - Promoo de aes que visem articulao entre os diversos conselhos de controle pblico para atuao mais integrada nas questes sociais do municpio

58

CARMO DO CAJURU
Tema: Segurana Social
Problemas
- Falta de segurana - Violncia - Falta de policiamento e demora no atendimento - Consumo de drogas

59

Objetivos
- Garantir a proteo dos direitos individuais e assegurar o pleno exerccio da cidadania, no se limitando poltica do combate criminalidade e nem se restringindo atividade policial - Promover o entendimento da violncia urbana como um fenmeno complexo, relacionado a uma srie de fatores, que demanda enfrentamento multiprofissional e interinstitucional

Instrumentos
- Implementao de aes integradas entre os diversos atores e segmentos sociais para instituio de um sistema local de segurana publica - Articulao de esforos visando a destinao de equipes/unidades mveis de policiamento para atendimento das comunidades rurais do Municpio

59

CARMO DO CAJURU
Tema: Desenvolvimento Econmico
Problemas
- Falta explorar o potencial turstico. Prainha interditada - Falta de infraestrutura para explorao do turismo - Estrutura turstica precria das margens da Represa do Cajuru - Falta qualificao de mo-de-obra - Contribuir para a promoo da sustentabilidade ambiental - Conceber a educao como um dos direitos sociais, fator de elevao da produtividade e fator determinante para a gerao de trabalho e renda - Favorecer o acesso ao crdito rural

60

Objetivos
- Promover o desenvolvimento econmico local endgeno, articulado s dinmicas da regio - Incentivar a expanso e o fortalecimento das empresas de pequeno porte - Estimular o empreendedorismo e o associativismo, como alternativas de gerao de trabalho e renda na rea urbana e rural

Instrumentos
- Estabelecimento de convnios e parcerias para a disponibilizao ou gerao de informaes econmico-sociais capazes de orientar os investimentos, as aes de gerao de emprego e renda e de qualificao profissional - Articulao, em nvel regional, de polticas comuns para o desenvolvimento do turismo - Implementao de Plano de Desenvolvimento Turstico, conforme previsto na Lei Complementar n. 22/2009, envolvendo a sociedade civil e o setor privado, contemplando aspectos de infraestrutura turstica, promoo e comercializao de produtos tursticos, qualificao da mo-de-obra e servios tursticos, bem como a melhoria, recuperao da qualidade ambiental e gesto sustentvel dos atrativos naturais - Reativao da rea de lazer denominada Prainha, s margens do Rio Par, com instalao de infraestrutura e equipamentos de segurana e apoio permanentes para os usurios - Promoo de aes de mobilizao, educao e cultura continuada para o turismo junto

60

CARMO DO CAJURU
Tema: Desenvolvimento Econmico
Problemas Objetivos Instrumentos

61
Continuao

comunidade escolar e a sociedade em geral - Escolaridade baixa do trabalhador - Integrao dos programas de educao de jovens e adultos com a educao profissional - Fomento s formas de organizao associativas e cooperativas, que permitam o acesso facilitado aos insumos, a ampliao da escala econmica, a agregao de valor dos produtos, ao estabelecimento de canais de produo e ao crdito - Estmulo ao fortalecimento das cadeias produtivas do Municpio e da Regio, criando condies econmicas, polticas, sociais e culturais para a formao de arranjos produtivos locais, especialmente do setor moveleiro, da avicultura, dos laticnios e de hortifruticultura - Estabelecimento de convnios com rgos da administrao pblica voltados para a pesquisa agropecuria, produo e controle de doenas, melhorias de espcies e aprimoramento de tcnicas de manejo sustentveis - Fiscalizao, em parceria com os rgos estaduais e federais, das instalaes avcolas

61

CARMO DO CAJURU
Tema: Desenvolvimento Econmico
Problemas Objetivos Instrumentos

62
Continuao

e das indstrias moveleiras dispostas no Municpio - Estmulo agricultura familiar, fomentando tanto a produo para o autoconsumo como para o mercado e criando condies de comercializao direta entre os produtores e consumidores - Apoio s micro e pequenas empresas, especialmente no que se refere formao, ao crdito e financiamento, ao acesso a tecnologias e estmulo ao empreendedorismo e economia solidria - Expanso do ensino mdio como fator de formao para a cidadania e de qualificao profissional - Realizao de parcerias para oferecimento de cursos de qualificao profissional

62

CARMO DO CAJURU
Tema: Gesto Democrtica
Problemas
- Ausncia de mecanismos que regulamentem a gesto democrtica definida pelo Estatuto da Cidade - Pouca participao da populao para resolver os problemas da cidade - No tem Conselho de Poltica Urbana - A discusso do oramento no participativa - Estabelecer diretrizes e critrios para priorizao de linhas de ao, alocao de recursos e atendimento dos beneficirios dos programas habitacionais de interesse social - Acompanhar a implementao dos instrumentos de poltica urbana previstos nesta Lei

63

Objetivos
- Estabelecer um processo permanente de formulao, implementao, monitoramento e reviso das polticas, programas, projetos e aes concernentes ao planejamento e gesto urbana - Estabelecer a gesto democrtica da cidade

Instrumentos
- Criao do Sistema Municipal de Planejamento e Gesto, que ter as funes de normatizao, formulao, coordenao e superviso da poltica urbana, tendo como objetivo a implementao deste Plano Diretor e que dever atuar nos seguintes nveis: a) de informao e avaliao, pela sistematizao de dados e indicadores sociais, econmicos e financeiros, fsicoterritoriais sobre o processo de desenvolvimento do Municpio b) de gerenciamento da normatizao necessria ao planejamento urbano c) de articulao de programas intersetoriais com os demais rgos municipais d) de planejamento e ordenao do uso, ocupao de parcelamento do solo do Municpio - Criao de instncia na administrao municipal para exercer as atividades de planejamento no municpio, que coordenar o Sistema Municipal de Planejamento e Gesto Urbana - Criao do Conselho Municipal de Poltica Urbana (COMPUR), com representao do governo e da sociedade civil, com funes de carter consultivo, deliberativo e fiscalizador, tendo como objetivos:

63

CARMO DO CAJURU
Tema: Gesto Democrtica
Problemas Objetivos Instrumentos

64
Continuao

I - criar canais de participao da sociedade na gesto municipal; II - - zelar pela aplicao desta Lei; III - propor e opinar sobre a atualizao da legislao urbanstica e zelar pela sua aplicao; IV - promover, atravs de seus representantes, debates sobre os planos e projetos de interesse coletivo; V - propor, discutir e deliberar sobre os planos e projetos relativos implementao desta Lei; VI - receber e encaminhar para discusso matrias oriundas de setores da sociedade que sejam de interesse coletivo; VII - zelar pela integrao de polticas setoriais do Municpio; VIII - zelar pela aplicao da legislao municipal relativa ao EIV (Estudo de Impacto de Vizinhana) e EIA (Estudo de Impacto Ambiental); IX -coordenar o processo de elaborao do Oramento participativo X - manifestar-se sobre projetos de lei de interesse da poltica urbana, antes de seu encaminhamento Cmara Municipal; XI deliberar sobre diretrizes da poltica de habitao de interesse social; XII - acompanhar a implementao dos instrumentos de poltica urbana previstos nesta Lei - Implantao de Conferncias Municipais de

64

CARMO DO CAJURU
Tema: Gesto Democrtica
Problemas Objetivos Instrumentos

65
Continuao

Poltica Urbana com ampla participao popular, com o objetivo de definir as polticas urbanas - Estabelecimento de mecanismos mediante lei especfica para a realizao de audincias, consultas pblicas, referendos, plebiscitos e projetos de inciativa popular, pelo Centro de Atendimento ao Cidado - CAC - Estabelecimento de lei especfica para regulamentar a participao popular na formulao de projetos de lei - Implantao de gesto oramentria participativa, atravs do oramento participativo

65

66

Entender para Participar

EXPEDIENTE
Presidente da FUNEDI/UEMG Prefeito de Carmo do Cajuru

Gilson Soares

Geraldo Csar da Silva

Coordenao do Plano Diretor

Maria Antonieta Teixeira


Projeto grfico/layout Desenhos

Sandra Guimares

Arnaldo Pires Bessa

67

Realizao

Participao

Apoio

S-ar putea să vă placă și