Sunteți pe pagina 1din 2

Efeito da estreptozotocina sobre os perfis glicmico e lipdico e o estresse oxidativo em hamsters

Masa Silva, Wanderson Geraldo de Lima, Marcelo Eustquio Silva, Maria Lucia Pedrosa. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, 2011.

Variveis Perfil glicmico, lipdico e status oxidativo em hamsters no diabticos e diabticos. Anlise estatstica Os dados foram analisados pelo teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov e foram analisados pelo teste t de Student. Os dados foram expressos em mdia desvio padro. Em relao s fotomicrografias histolgicas do pncreas no foram feitas corretamente, pois no h barra indicando a escala da imagem. No meu ponto de vista, esta anlise est incorreta, visto que a autora do artigo poderia ter avaliado a normalidade por Lilliefors. O fato dos dados serem expressos em mdia desvio padro no indica que est representando a realidade dos grupos avaliados (controle e diabtico), logo eu indicaria mediana desvio padro. As tabelas apresentadas apresenta o valor de p . Eu sinceramente considero desnecessrio esse tipo de dado no artigo, porque na anlise estatstica a autora descreveu que consideraria p<0,05, logo no precisaria apresentar o valor de p item por item. O grfico apresentado apresenta o erro padro, isso o torna correto. Outro fato relevante, que a autora no colocou qual software ela utilizou para a realizao das estatsticas. Concluso Se eu fosse a orientadora da autora do artigo pediria para ela refazer a anlise estatstica e que colocasse a barra nas fotomicrografias.

Decrease in mitochondrial oxidative protein damage parameters in the streptozotocin-diabetic rat


Refik Kayali, Ufuk akatay, Aysegl Telci, Tlay Akay, Ahmet Sivas, Tuncay Altug Diabetes/Metabolism research and reviews,2004 Variveis Glicose sangunea, hemoglobina glicada, determinao dos nveis de succinato dehidrogenase, protena carbonilada, tiois totais, nitrotirosina, de produtos da oxidao avanada da protena e da hidroperoxidao lipdica de ratos controle e diabticos. Anlise estatstica O programa estatstico utilizado foi o Instat. Os dados obtidos apresentaram distribuio no normal e eles foram expressos em mdia erro padro da mdia. O tipo de teste utilizado foi o Mann-Whitney, pois no estudo comparou-se dois grupos, controle e diabtico. A correlao entre os diversos parmetros bioqumicos foi realizada por meio do mtodo de Spearman, teste no paramtrico que correlaciona duas variveis. Alm disso, neste estudo foi relatado que quando o valor de p no especificado, considera-se p<0,05. Em relao aos grficos apresentados no artigo, considero-os incompletos, j que no apresentam o erro padro da mdia em barras. Ao longo da apresentao dos dados o autor se preocupou com a apresentao do valor de p e de r (coeficiente de correlao simples). Concluso Neste artigo pude observar a aplicabilidade do teste de correlao para analisar as diversas variveis analisadas neste artigo. Enfim, a nica observao que fao que o autor poderia colocar o erro padro da mdia na forma de barra nos grficos.

S-ar putea să vă placă și