Sunteți pe pagina 1din 18

ADMINISTRAO FINANCEIRA 1.

(TRE/AM) A anlise econmica e nanceira tem o objetivo de fornecer uma avaliao do desempenho das tendncias estatsticas de uma entidade por meio da utilizao de mtodos prprios de demonstraes nanceiras. Entre os vrios aspectos examinados nessa anlise, est a denio de um ndice que mede a capacidade que a entidade tem de honrar, em condies regulares, seus compromissos com terceiros. Trata-se do ndice denominado: a. rentabilidade. b. solvncia. c. liquidez. d. produtividade. e. rotatividade. ADMINISTRAODE RECURSOS HUMANOS 2. (TRE/BAHIA) A rotatividade de Pessoal e o absentesmo dizem respeito, respectivamente, a empregados: a. que esto em contnuo treinamento e em constantes mudanas. b. descompromissados e omissos. c. desmotivados e ausentes no trabalho. d. promovidos com frequncia e preocupados com a frequncia ao servio. e. que sempre mudam de emprego e que faltam ao servio. (ARQUIVO NACIONAL) Suponha que os integrantes de uma organizao atingiram o estgio de plena satisfao de suas necessidades relacionadas amizade, inter-relacionamento humano e interao na famlia organizacional. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o prximo estgio que os motivar refere-se s necessidades: a. bsicas. b. de realizao. c. de segurana. d. de participao. e. de estima e ego. ADMINISTRAO DE MATERIAL 4. (TRENSURB/RS) O _________________ procura manter uma quantidade mnima de materiais nos estoques da empresa para evitar desabastecer a produo e a venda de produtos acabados. a. estoque de segurana. b. capital de giro. c. ativo. d. processo especulativo. e. consumo mdio mensal. (TRENSURB/RS) A ferramenta utilizada pela administrao de estoques para a denio de poltica de vendas, o estabelecimento de prioridades para a programao da produo e uma srie de outros problemas usuais na empresa, denomina-se:

a. b. c. d. e.

diagrama de kogomorov. matriz cannica. curva ABC. curva sente de serra. de controle.
G1 SIMULADO

LEI COMPLEMENTAR N. 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6. (MJ FUNRIO) Para os ns do disposto na Constituio, a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, no poder exceder os percentuais da receita corrente lquida, a seguir discriminados: a. Distrito Federal: 55% (cinquenta e cinco por cento). b. Municpios: 50% (cinquenta por cento). c. Unio Federal: 70% (setenta por cento). d. Estados: 60% (sessenta por cento). e. Regies administrativas: 60% (sessenta por cento). (MJ FUNRIO) De acordo com a LRF, constitui requisito essencial de responsabilidade na gesto scal: a. A concesso ou ampliao do benefcio de natureza tributria que implique renncia de receita. b. As receitas de operaes de crdito previstas na lei oramentria serem superiores s despesas de capital. c. A efetiva arrecadao de todos os tributos de competncia constitucional do ente da Federao. d. A despesa com pessoal ser aumentada nos ltimos 180 dias anteriores ao nal do mandato do Prefeito. e. A assuno de obrigaes que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. (AUDITOR/SUFRAMA FUNRIO) De acordo com a Lei de Responsabilidade scal, na vericao do atendimento ao limite da despesa total com pessoal, NO ser computada a despesa: a. Com inativos e pensionistas. b. Relativa a mandato eletivo. c. Com graticaes especiais. d. Relativas a incentivo demisso voluntria. e. Com encargos sociais recolhidos previdncia. DIREITO CONSTITUCIONAL 9. (CNJ/Tcnico Judicirio/2013) Considere que determinada associao seja r em ao judicial que pleiteie a suspenso de suas atividades. Nessa situao hipottica, caso o juiz competente julgue procedente o pleito, ser necessrio aguardar o trnsito em julgado da deciso judicial para que a referida associao tenha suas atividades suspensas. (Cmara do Deputados/Tcnico e Analista Legislativo/2012) O servidor pblico que for condenado por improbidade administrativa ter os seus direitos polticos suspensos.

7.

3.

8.

5.

10.

11.

(Cmara do Deputados/Tcnico e Analista Legislativo/2012) O alistamento eleitoral e o voto so facultativos para os analfabetos e obrigatrios para os no analfabetos com mais de dezoito e menos de oitenta anos de idade. (Cmara do Deputados/Tcnico e Analista Legislativo/2012) Como expresso maior da liberdade de crena e culto, a CF determina a impossibilidade de o cidado ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico losca ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, xada em lei. (Cmara do Deputados/Tcnico Legislativo/Agente de Serv. Legislativo/2012) Todos podem reunir-se pacicamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, mediante autorizao prvia da autoridade competente. (Cmara do Deputados/Tcnico e Analista Legislativo/2012) A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. (Cmara do Deputados/Tcnico e Analista Legislativo/2012) O Presidente da Repblica s pode ser processado, pela prtica de infraes penais comuns ou crimes de responsabilidade, aps juzo de admissibilidade por dois teros dos membros da Cmara dos Deputados. (CNJ/Analista Judicirio/2012) A funo tpica do Poder Judicirio a jurisdicional, sendo-lhe vedada a prtica das funes administrativa e legislativa, que so reservadas, por fora do princpio da separao dos poderes, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo. (AUDITOR/TCU) Um projeto de lei aprovado e remetido ao Presidente da Repblica pode ser vetado no prazo fatal de quinze dias teis; o veto, por sua vez, ser apreciado em sesso conjunta e pode ser rejeitado, caso em que o prprio Congresso Nacional promulga a lei. DIREITO ADMINISTRATIVO

12.

13.

b. o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel duas vezes, por igual perodo. c. as funes de conana, que alternativamente, a critrio da administrao, sero exercidas por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos d. previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chea e assessoramento. e. os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Judicirio. f. permitida a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. 19. (FUNRIO/Min. Da Justia/Administrao/2008) Considerando-se as normas estabelecidas na Lei Federal n. 8.666, de 21 de junho de 1993 e respectivas alteraes, para o caso de contratao de prossional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica, correto armar que: a. a concorrncia ser adotada como modalidade de licitao. b. ser inexigvel a licitao em razo de inviabilidade de competio. c. ser utilizado o concurso para a seleo da melhor proposta. d. somente a tomada de preos ser capaz de indicar a proposta mais econmica. e. dispensvel a licitao. (FUNRIO/Min. Da Justia/Administrao/2008) Dentre as modalidades de licitao, aquela utilizada para escolha de trabalho tcnico, cientco ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores e aquela utilizada para venda de bens mveis inservveis ou de produtos legalmente apreendidos, so, respectivamente, denidas como: a. Prego e Leilo. b. Concurso e Leilo. c. Concorrncia e Prego. d. Concorrncia e Leilo. e. Convite e Leilo. (FUNRIO/Agente Penitencirio Federal/2009) Com relao ao provimento de cargo pblico correto armar: a. A ascenso de nvel mdio para superior dar-se- preferencialmente por processo seletivo interno. b. A investidura em cargo pblico depender de prvia aprovao em concurso pblico de prova ou ttulos. c. O concurso pblico, para investidura em cargo pblico, ter validade de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. d. A posse para os cargos de livre nomeao e exonerao depender de aprovao em procedimento simplicado pblico. e. A investidura de servidores pblicos autrquicos no se sujeita a aprovao por concurso pblico.

SIMULADO G1

14.

15.

16.

20.

17.

18.

(FUNRIO/Agente Penitencirio Federal/2009) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ecincia e, tambm, ao que segue: a. a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao.

21.

22.

(FUNRIO/Min. Da Justia/Administrao/2008) No tocante a acumulao de cargos remunerados na Administrao Pblica, correto armar que: a. a regra de acumulao de cargos no se estende s sociedades de economia mista e suas subsidirias. b. possvel a acumulao de um cargo de professor e de outro tcnico, desde que haja compatibilidade de horrios. c. possvel qualquer acumulao de cargos, em nome da livre iniciativa estabelecida pela Constituio Federal. d. vedada a acumulao de cargos, apesar da compatibilidade de horrios, de dois cargos de professor. e. vedada a acumulao de dois cargos ou empregos privativos de prossionais de sade. (FUNRIO/Sufrarma/Administrador/2008) A investidura em cargo pblico ocorre com a a. aprovao em concurso pblico. b. declarao da vacncia do cargo. c. posse. d. nomeao. e. aprovao no estgio probatrio. (FUNRIO/ Sufrarma/ Administrador/ 2008) A Administrao Pblica tem a prerrogativa unilateral de modicar contratos com as justicativas conferidas pelo regime jurdico institudo pela Lei 8.666/1993 quando: a. for conveniente a substituio da garantia de execuo. b. houver modicao do projeto ou das especicaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos, respeitados os direitos do contratado. c. for necessria a modicao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de vericao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios. d. for necessria a modicao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado. e. houver necessidade de alterar as sanes motivadas pela inexecuo parcial do ajuste. NOES DE ADMINISTRAO

27.

(Cespe/ Telebrs/ Especialista em Gesto de Telecomunicaes/ 2013) Com relao gesto de pessoas, julgue o item subsequente. ( ) A ocorrncia do denominado princpio da incompetncia progressiva d-se em virtude da aplicao constante do recrutamento externo. (Cespe/ Tce/ Es/ Auditor de Controle Externo/ Auditoria Governamental/ 2012) ( ) A Lei de Responsabilidade Fiscal prev que a Lei de Diretrizes Oramentrias disponha sobre alteraes na legislao tributria. (Cespe/ Tcu/ Tcnico de Controle Externo/ 2012) Acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item a seguir. ( ) A transparncia, um dos postulados da LRF, assegura o acesso s informaes acerca da execuo oramentria e nanceira da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. (Cespe/ Tj/ RO/ Analista Judicirio/ Administrao/ 2012) No mbito federal, o prazo de envio para apreciao dos projetos de lei oramentria anual (PLOA); de diretrizes oramentrias (PLDO) e do plano plurianual (PPA) no exerccio nanceiro ser at: a. 31 de dezembro, pelo Poder Executivo, do projeto da LOA. b. 22 de dezembro, pelo Poder Executivo, do projeto da LDO c. 15 de abril, pelo Poder Legislativo, do projeto do PPA, no primeiro ano do mandato presidencial. d. 22 de julho, pelo Poder Legislativo, do projeto da LDO. e. 31 de agosto, pelo Poder Executivo, do projeto da LOA. (Cespe/ Ancine/ Analista Administrativo/ 2006) ( ) Reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo s ser admitida se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. (Cespe/ Ancine/ Analista Administrativo/ 2006) ( ) A despesa total com pessoal ser apurada somando-se a realizada no ms em referncia com a dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de caixa. LEGISLAO PREVIDENCIRIA INSS
G1 SIMULADO

28.

29.

23.

30.

24.

31.

32.

25.

(CESPE/ MPU/ TCNICO ADMINISTRATIVO/ 2013) Julgue o item subsequente, relativo administrao de materiais. ( ) O arranjo fsico ou leiaute refere-se melhor disposio de equipamentos, pessoas e materiais para o processo produtivo. (Cespe / Assistente de Saneamento/ Tcnico Contbil/ Embasa/ 2009) ( ) Se o passivo e o patrimnio lquido de uma empresa totalizarem R$ 40.000,00 e R$ 50.000,00, respectivamente, o valor total do ativo ser de R$ 90.000,00.

33.

26.

Segundo a Lei n. 8.213/1991, a Previdncia Social rege-se pelo seguinte princpio e objetivo: a. individualizao da participao nos planos previdencirios. b. uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes carentes. c. seletividade e distributividade no clculo dos benefcios. d. irredutibilidade do valor dos benefcios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo. e. previdncia complementar obrigatria.

34.

Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: a. sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio. b. at 6 (seis) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao. c. at 24 (vinte e quatro) meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria. d. at 6 (seis) meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar. e. at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. So benecirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado: a. o cnjuge, a companheira, o companheiro e o lho no emancipado, de qualquer condio, menor de 18 (dezoito) anos ou invlido ou que tenha decincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente. b. os pais. c. o irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 18 (dezoito) anos ou invlido ou que tenha decincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente. d. o enteado e o menor tutelado no se equiparam a lho. e. a dependncia econmica dos dependentes presumida. O Regime Geral de Previdncia Social compreende as seguintes prestaes, devidas inclusive em razo de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefcios e servios: a. quanto ao segurado: aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuio, aposentadoria especial, auxlio-doena, salrio-famlia, salrio-maternidade, auxlio-acidente, servio social e reabilitao processual. b. quanto ao segurado: aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuio, aposentadoria especial, auxlio-doena, salrio-famlia, salrio-maternidade, auxlio-acidente, auxlio-recluso, servio social e reabilitao processual. c. quanto ao dependente: penso por morte, auxlio-recluso, servio social e reabilitao prossional. d. quanto ao dependente: penso por morte, salrio-famlia, auxlio-recluso, servio social e reabilitao prossional. e. quanto ao segurado e dependente: peclio, servio social e reabilitao prossional. Em regra, a concesso das prestaes pecunirias do Regime Geral de Previdncia Social depende dos seguintes perodos de carncia:

a. auxlio-doena: 12 (doze) contribuies mensais. b. aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de servio e aposentadoria especial e aposentadoria por invalidez: 180 contribuies mensais. c. salrio-maternidade para as seguradas: dez contribuies mensais. d. penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente: 12 contribuies. e. servio social e reabilitao prossional: 12 contribuies. 38. Acerca da aposentadoria por invalidez, marque a alternativa correta: a. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena, for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nesta condio. b. A concesso de aposentadoria por invalidez depender da vericao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial por mdico, podendo o segurado, s suas expensas, fazer-se acompanhar de mdico de sua conana. c. A doena ou leso de que o segurado j era portador ao liar-se ao Regime Geral de Previdncia Social no lhe conferir direito aposentadoria por invalidez em nenhuma hiptese. d. A aposentadoria por invalidez ser sempre devida a partir do dia imediato ao da cessao do auxlio-doena. e. A aposentadoria por invalidez, inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistir numa renda mensal correspondente a 100% (cem por cento) do salrio-de-benefcio, multiplicado pelo fator previdencirio. Sobre o auxlio-doena, marque a alternativa correta: a. o auxlio-doena ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido nesta Lei, car incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. b. ser devido auxlio-doena ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social j portador da doena ou da leso invocada como causa para o benefcio. c. o auxlio-doena ser devido ao segurado empregado a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do incio da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. d. quando requerido por segurado afastado da atividade por mais de 15 (quinze) dias, o auxlio-doena ser devido a contar da data da entrada do requerimento. e. durante os primeiros trinta dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doena, incumbir empresa pagar ao segurado empregado o seu salrio integral.

SIMULADO G1

35.

36.

39.

37.

DIREITO ADMINISTRATIVO 40. As entidades integrantes da Administrao Pblica a. sujeitam-se ao regime jurdico de direito pblico, independentemente de integrarem a Administrao direta ou indireta. b. sujeitam-se, todas, aos princpios xados na Constituio Federal, porm apenas os entes polticos so constitudos sob a forma de pessoas jurdicas de direito pblico. c. sujeitam-se ao regime jurdico publicstico, exceto as empresas estatais, que so regidas, exclusivamente, pelo direito privado. d. possuem, todas, as mesmas prerrogativas da Fazenda Pblica, especialmente no que diz respeito imunidade tributria e impenhorabilidade de seus bens. e. sujeitam-se, quando empresas estatais, ao regime jurdico de direito privado, no obstante seus bens, se afetados a servio pblico, possam estar protegidos pelo regime jurdico de direito pblico. Administrao Pblica em seu sentido subjetivo compreende a. o conjunto de agentes, rgos e entidades designados para executar atividades administrativas. b. a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob-regime jurdico de direito pblico, para a consecuo dos interesses privados. c. aquelas atividades exercidas pelo conjunto dos rgos que possuem personalidade jurdica prpria e autonomia administrativa relativa. d. as entidades com personalidade jurdica prpria, que foram criadas para realizar atividades descentralizadas. e. as atividades exclusivamente executadas pelo Estado, por seus rgos e agentes, com base em sua funo administrativa. Acerca dos atributos dos atos administrativos, analise as seguintes assertivas. I A imperatividade um atributo que no existe em todos os atos administrativos. II A autoexecutoriedade consiste em atributo existente em todos os atos administrativos. III O atributo da tipicidade existe tanto em relao aos atos administrativos unilaterais, quanto em relao aos contratos. IV Os atos administrativos, qualquer que seja sua categoria ou espcie, nascem com presuno de legitimidade. Est correto o que se arma APENAS em a. I e II. b. I, III e IV. c. I e IV. d. II e III. e. III e IV.

43.

Dentre as alternativas apresentadas, assinale a que corretamente aborda dois requisitos dos atos administrativos, que so sempre vinculados: a. forma e objeto. b. competncia e nalidade. c. motivo e forma. d. objeto e competncia. e. motivo e nalidade. O servio pblico no passvel de interrupo ou suspenso afetando o direito de seus usurios, pela prpria importncia que ele se apresenta, devendo ser colocado disposio do usurio com qualidade e regularidade, assim como com ecincia e oportunidade. Trata-se do princpio fundamental dos servios pblicos denominado a. impessoalidade. b. mutabilidade. c. continuidade. d. igualdade. e. universalidade. Em contratos administrativos regidos pela Lei n. 8.666/1993, a. a alterao qualitativa ou quantitativa do seu objeto, no admitida em face do princpio da vinculao ao instrumento convocatrio. b. admitem-se acrscimos quantitativos, no limite de 25% do valor inicial atualizado do contrato, podendo chegar a 50% no caso de reforma de edifcio ou equipamento. c. a supresso de obras, servios ou compras contratados, no admitida exceto com a expressa concordncia do contratado. d. a alterao qualitativa, no admitida mas apenas a quantitativa, para acrscimos ou supresses do objeto contratado, at o limite de 50% do valor inicial atualizado do contrato. e. a alterao qualitativa admitida, quando houver modicao do projeto ou das especicaes, vedadas alteraes quantitativas. Dentre as formas de provimento derivado de cargos pblicos, tradicionalmente praticadas na Administrao brasileira, NO foi recepcionada pela Constituio Brasileira de 1988 a a. ascenso. b. promoo. c. readaptao. d. reconduo. e. reintegrao. Quanto aos deveres do administrado perante a Administrao no mbito da Lei 9.784/1999, INCORRETO armar que o administrado deve a. expor os fatos conforme a verdade. b. proceder com urbanidade. c. prestar as informaes que lhe forem solicitadas. d. colaborar para o esclarecimento dos fatos. e. agir de modo temerrio.

44.

41.

45.

42.

46.

47.

SIMULADO

G1

48.

O revestimento exterior do ato administrativo, necessrio sua perfeio, requisito conhecido como a. objeto. b. forma. c. nalidade. d. motivo. e. mrito. Considere: I Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualicao exigidos no edital para execuo de seu objeto. II Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualicao. As modalidades de licitaes indicadas nos itens acima so, respectivamente, a. concorrncia e tomada de preo. b. concorrncia e convite. c. tomada de preo e concorrncia. d. convite e tomada de preo. e. concurso e concorrncia. INFORMTICA

51.

49.

A central de Segurana do Windows XP tem como objetivo: a. Monitorar o status do Firewall e das protees contra vrus, apenas. b. Ativar o Firewall, caso ele seja desativado indevidamente. c. Manter ativo o Firewall, atualizar a proteo contra vrus e instalar automaticamente as atualizaes automticas. d. Apenas monitorar o status do Firewall, das protees contra vrus e as atualizaes automticas. e. Mandar um e-mail para o usurio caso o computador seja invadido. Escolha a opo que completa corretamente as lacunas. 1. IPV6 ( ) Google Docs 2. Phishing ( ) Dropbox 3. Vrus ( ) Precisa ser executado 4. Worm ( ) Usa sistema Hexadecimal 5. Cloud Computing ( ) Engenharia social 6. Cloud Storage ( ) Explora vulnerabilidades a. b. c. d. e. 2, 3, 4, 1, 5, 6. 2, 1, 2, 1, 4, 6. 5, 6, 4, 2, 1, 3. 6, 5, 4, 1, 2, 3. 5, 6, 3, 1, 2, 4.

SIMULADO G1

52.

53.

Em relao ao Internet Explorer 10, verso portugus, julgue os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa. ( ) CTRL+K duplica a guia ativa. ( ) F11 maximiza a janela para tela inteira. ( ) ALT+HOME abre uma nova guia. ( ) CTRL+W fecha a guia atual, se houver apenas uma guia aberta, fecha o navegador. Assinale a opo com a sequncia CORRETA a. V, F, V, F. b. F, V, F, V. c. V, V, F, V. d. F, V, V, F.

50.

Com base na planilha do Excel 2010 acima, julgue os itens abaixo e assinale a opo correta. I Se for inserida na clula E7 a funo =SE(E6>3;MED(E1:E6);E1+E3), ao pressionar Enter o resultado ser 3. II Se for inserida na clula E7 a funo =CONT. NM(E1:E6;4;6), ao pressionar Enter o resultado ser 16. III Considere os seguintes valores para as clulas F2= PM e F3=DF. Se na clula F4 for digitado =F2&F3 ao pressionar Enter o resultado ser PMDF Esto incorretos o(s) item(ns): a. I, II e III. b. I e II. c. I e III. d. II. e. III.

54.

Analise as seguintes armativas sobre os cones do Painel de Controle do Microsoft Windows XP, verso portugus. Personaliza a exibio de arquivos e pastas. I Mostra impressoras e aparelhos de fax instaII lados. Permite alterar as conguraes de contas de III usurios e senhas. Assinale a alternativa CORRETA: a. a armativa III est errada e as armativas I e II esto corretas. b. a armativa II est errada e as armativas I e III esto corretas. c. a armativa I est errada e as armativas II e III esto corretas. d. as armativas I, II e III esto corretas.

55.

Est(ao) CORRETA(S) a(s) armativa(s): a. I apenas. b. I e III, apenas. c. II e III, apenas. d. Todas esto corretas. e. Nenhuma est correta. 56. No programa Brofce Writer, existem vrias formas de selecionar diferentes trechos em um documento. Qual o procedimento correto para selecionar uma frase? a. Manter a tecla CTRL pressionada e clicar em qualquer palavra da frase desejada. b. Aplicar um clique duplo na primeira palavra da frase desejada. c. Aplicar um clique triplo em qualquer palavra da frase desejada. d. Clicar na primeira palavra da frase desejada com a tecla ALT pressionada. e. Manter a tecla SHIFT pressionada e aplicar um clique duplo no meio da frase desejada. No que se refere ao sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a. No Linux, KDE um gerenciador de e-mails, semelhante ao Outlook. b. possvel instalar o Linux e o Windows em uma mesma mquina. c. O Linux tem cdigo fonte regido pela licena Copyright. d. O LILO um gerenciador de janelas para uso no Linux. e. O Linux tem como principal decincia a ausncia de interfaces grcas, s podendo ser utilizado via Kernel. No Linux ao digitar o comando CHMOD 657 informtica.txt, quais sero as permisses do usurio, grupo e dos outros respectivamente: a. rw-r--rwx b. --x-wxrwx c. -w-r--rwd. rwxrwxrwe. rw-r-xrwx Microsoft Word 2010 instalao padro em portugus a combinao de teclas correta utilizada para copiar a formatao de uma palavra selecionada: a. CTRL+C b. CTRL+SHIFT+C c. CTRL+SHIFT+V d. CTRL+ALT+V e. CTRL+SHIFT+X

61.

uma rede privada, de acesso exclusivo para usurios de uma instituio especca. Caracteriza-se por ser corporativa e segura. Seu acesso local, porm permite ser acessada remotamente por meio de outros recursos. Utiliza os mesmo protocolos da Internet. A denio acima trata de um(a): a. Intranet. b. Backbone. c. Rede Social. d. Switch. e. Rub. Assinale a alternativa em que constam apenas os princpios bsicos de segurana da informao: a. Conabilidade, integridade, disponibilidade. b. Condencialidade, integridade, disponibilidade. c. Condencialidade, integralidade, conabilidade. d. Sigilo, certicado digital, assinatura digital. e. Criptograa, certicado digital, assinatura digital. O Windows oferece uma ferramenta de backup que permite realizar 4 tipos de backups. Assinale a alternativa que NO apresenta um dos tipos de backup do Windows: a. Normal/global. b. Incremental. c. Diferencial. d. Dirio. e. Redundante. As extenses de arquivo denem o tipo de arquivo e fazem parte do nome do arquivo (por exemplo, contas. docx). Assinale a alternativa que apresenta uma extenso de arquivos de imagem que podem ser abertos e editados pelo aplicativo Paint do Windows: a. .pdf b. .png c. .wmv d. .docx e. .bmq Assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta do Windows que um antispyware gratuito, desenvolvido pela prpria Microsoft, que procura e remove ameaas do tipo spyware, tais como keylogger e screenlogger: a. Windows Mail. b. Windows Update. c. Windows Defender. d. Firewall do Windows. e. Central de Segurana do Windows.

62.

57.

63.

64.

58.

65.

59.

SIMULADO

Analise as seguintes armaes acerca de ataques a um sistema de computao: I Um vrus um programa capaz de se reproduzir anexando seu cdigo a outro programa. II Um ataque do tipo Cavalo de Tria acontece quando um programa aparentemente inocente executa um cdigo que realiza uma funo indesejvel, como enviar informaes do usurio para terceiros. III Um worm um programa com capacidade de autorreplicao que no necessita de arquivo hospedeiro e explora vulnerabilidades.

SIMULADO INSS INFORMTICA 60. Dentre os equipamentos abaixo, apenas um responsvel por impedir acessos externos a uma rede conectada Internet e evitar ataques de negao de servio por ameaas do tipo malware, como worms e bots, assinale-o: a. Modem. b. Antivrus. c. Antispyware. d. Firewall. e. Plugin.

G1

66.

Ferramenta presente no MS Ofce e no BrOfce, responsvel por copiar e aplicar a formatao de um texto, imagem, tabela ou forma. Trata-se de: a. Pincel de estilo. b. Colar Especial. c. Realce. d. Versalete. e. SmartArt. Assinale a combinao de teclas do teclado que tem por efeito bloquear a sesso atual do Windows: a. CTRL+L b. ALT+TAB c. WIN+D d. SHIFT+HOME e. WIN+L Sejam as clulas A1=10, A2=11, A3=12, A4=11. O resultado que aparecer na clula A5 aps ser digitada a frmula =SE(MDIA(A1;A3)<>A2;SOMA(A1:A4); MDIA(A1:A4)) : a. 11. b. 22. c. 33. d. 44. e. 55. O comando responsvel por alterar as permisses de usurio para acessar, executar ou modicar arquivos no sistema operacional LINUX : a. cd b. mv c. chmod d. passwd e. kill TICA NO SERVIO PBLICO

71.

67.

68.

69.

De acordo com o Cdigo de tica Prossional do Servidor Publico Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta no tocante s Comisses de tica. a. Cada Comisso de tica deve ser integrada por 3 (trs) servidores pblicos e respectivos suplentes, e poder instaurar, mediante requisio, processo para apurao de falta tica. b. Devero ser criadas Comisses de tica em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta, autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo Poder Pblico. c. A Comisso de tica pode fornecer, a qualquer rgo da Administrao, os registros sobre a conduta tica dos servidores, inclusive encaminhando para as demais comisses dos rgos do poder executivo federal a informao das censuras aplicadas. d. Os procedimentos a serem adotados pela Comisso de tica para a apurao de fato ou ato que, se apresente contrrio tica, tero o rito sumrio, ouvidos apenas o queixoso e o servidor, ou apenas este, se a apurao decorrer de conhecimento de ofcio, cabendo sempre recurso Comisso de tica do rgo hierarquicamente superior. e. As penas aplicveis ao servidor pblico pela Comisso de tica so as de censura, suspenso e afastamento, e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por pelo menos trs dos seus integrantes, com cincia do faltoso. O Decreto n. 1.171/1994, que cria o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, prev a constituio de uma Comisso de tica em todos os rgos do poder executivo federal, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica prossional do servidor no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. Acerca dessa comisso, assinale a alternativa correta. a. A comisso formada apenas por servidores pblicos. b. A comisso formada por servidores de carreira. c. A comisso formada por trs servidores ou empregados titulares de cargo efetivo. d. A comisso e formada por trs empregados com mais de cinco anos no cargo. e. A comisso formada por trs servidores com mais de cinco anos no cargo.

SIMULADO G1

72.

SIMULADO PARA O INSS 70. De acordo com o Decreto 1171/1994, marque a alternativa correta quanto aos deveres do servidor pblico. a. Procrastinar atividades que no estejam planejadas, uma vez que essa atitude reduz o uxo de usurios e traz vantagens no atendimento. b. Abster-se de exercer sua funo, poder ou autoridade com nalidades estranhas ao interesse pblico. c. Alterar o teor de documentos que estejam dicultando o entendimento e o acesso informao por parte dos usurios. d. Retirar da repartio, sem autorizao, qualquer livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico, quando em situaes de risco ou prejuzos dos mesmos. e. Utilizar os avanos tecnolgicos somente quando lhe for solicitado para evitar quaisquer problemas advindos da m utilizao destes.

73.

Acerca das condutas ticas previstas no Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil, assinale a alternativa que est em desacordo com o cdigo de tica. a. O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. b. O equilbrio entre a legalidade e a nalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

74.

O Decreto 1.171/1994 apresenta uma lista de vedaes, entre as quais no se inclui: a. participar de movimentos grevistas, principalmente se os mesmos forem de sua categoria. b. pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda nanceira, graticao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para inuenciar outro servidor para o mesmo m. c. retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico. d. dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. e. ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao ao Cdigo de tica. De acordo com o Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, no est entre os principais deveres do servidor pblico: a. desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular. b. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o seu prprio bem. c. exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo m ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de las ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o m de evitar dano moral ao usurio. d. jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo. e. tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. Conforme o Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa que no est de acordo com as suas regras deontolgicas.

77.

75.

Elma, servidora do INSS, aps a comprovao mediante processo que apurou e constatou a gravidade de falta tica por ela cometida na Administrao pblica e que est em desacordo com o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, passvel de ser apenada com: a. advertncia. b. exonerao do cargo ou funo. c. censura. d. suspenso por at dez dias. e. demisso.

LNGUA PORTUGUESA
1

10

76.

15

A soberania popular pode ser exercida, juridicamente, por meio de trs modelos: democracia participativa ou direta, democracia representativa ou indireta e democracia semidireta. Na democracia direta, o povo participa diretamente da vida poltica do Estado, exercendo os poderes governamentais, fazendo leis, administrando e julgando. , pois, aquela em que o povo exerce de modo imediato as funes pblicas. Na democracia indireta ou representativa, o povo no exerce seu poder de modo imediato, mas por meio de seus representantes, eleitos periodicamente, a quem so delegadas as funes de governo. A democracia representativa pressupe um conjunto de instituies que disciplinam a participao popular no processo poltico, que formam os direitos polticos que qualicam a cidadania, como, por exemplo, as eleies, o

SIMULADO

c. A publicidade de todo ato administrativo constitui requisito indispensvel sua eccia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. d. A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal ao administrado pode causar-lhe dano moral. e. A eccia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico no exerccio do cargo ou funo.

a. O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter de decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. b. A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e, por isso, exige-se, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua nalidade, erigindo-se, como consequncia, em fator de legalidade. c. Toda ausncia injusticada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. d. A funo pblica deve ser tida como exerccio prossional e, portanto, a vida particular de cada servidor pblico nela no interfere. Ou seja, os fatos e atos vericados na conduta do dia a dia em sua vida privada no podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. e. Facilitar a scalizao de todos atos ou servios por quem de direito;

G1

sistema eleitoral, os partidos polticos; enm, mecanismos disciplinadores para a escolha dos representantes do povo. Na democracia semidireta, so asse20

15

gurados instrumentos de participao direta do povo nas funes de governo. Esses instrumentos de participao do ao povo, conservadas, embora em parte, as formas representativas, a palavra nal relativa a todo o ato governativo. Como exemplo desses instrumentos, podem ser citados o referendo e o plebiscito.
Internet: <www.planalto.gov.br> (com adaptaes).

20

25

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem. 78. No texto, a palavra, soberania (.1) poderia, sem prejuzo para o sentido original do perodo, ser substituda por autoridade ou superioridade. O sujeito da orao cujo ncleo do predicado a forma verbal formam (.15) o pronome que imediatamente antecedente. O trecho A democracia representativa pressupe (.12-13) poderia, sem prejuzo para os sentidos do texto ou para sua correo gramatical, ser substitudo por: Na democracia participativa, pressupe-se. Na linha 11, a expresso a quem exerce a funo de complemento indireto da locuo verbal so delegadas e o trecho as funes de governo (.12), a funo de complemento direto dessa locuo. A substituio de so assegurados (.19-20) por assegura-se preservaria a correo gramatical do perodo. No trecho a palavra nal relativa a todo o ato (.2324), a partcula a pertence mesma classe gramatical em ambas as ocorrncias. A conjuno pois (.7) exerce, na orao em que se insere, funo explicativa. Diversas so as naturezas dos instrumentos de que dispe o povo para participar efetivamente da sociedade em que vive. Polticos, sociais ou jurisdicionais, todos eles destinam-se mesma nalidade: submeter o administrador ao controle e aprovao do administrado. O sufrgio universal, por exemplo, um mecanismo de controle de ndole eminentemente poltica no Brasil, est previsto no art. 14 da Constituio Federal de 1988, que assegura ainda o voto direto e secreto e de igual valor para todos , que garante o direito do cidado de escolher seus representantes e de ser escolhido pelos seus pares.

25

Costuma-se dizer que a forma de sufrgio denuncia, em princpio, o regime poltico de uma sociedade. Assim, quanto mais democrtica a sociedade, maior a amplitude do sufrgio. Essa no , entretanto, uma verdade absoluta. Um sistema eleitoral pode prever condies legtimas a serem preenchidas pelo cidado para se tornar eleitor, desde que no sejam discriminatrias ou levem em considerao valores pessoais. Segundo Jos Afonso da Silva, considera-se, pois, universal o sufrgio quando se outorga o direito de votar a todos os nacionais de um pas, sem restries derivadas de condies de nascimento, de fortuna ou de capacidade especial. No Brasil, s considerado eleitor quem preencher os requisitos da nacionalidade, idade e capacidade, alm do requisito formal do alistamento eleitoral. Todos requisitos legtimos e que no tornam inapropriado o uso do adjetivo universal.
Internet: <http://jus.com.br> (com adaptaes).

SIMULADO G1

79.

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem. 85. A correo gramatical do texto seria mantida, apesar de haver alterao de seu sentido, caso o trecho do alistamento eleitoral (.27-28) fosse substitudo por para o alistamento eleitoral. A expresso desde que (.19) poderia ser corretamente substituda por com a condio de que. De acordo com o texto, apenas aps o alistamento eleitoral, o brasileiro est apto a votar. O texto , essencialmente, dissertativo-argumentativo. O texto discute o signicado da universalidade atribuda ao mecanismo democrtico do sufrgio.

80.

86.

81.

87.

88. 82. 89.

83.

Acerca da redao de correspondncias ociais, julgue os itens abaixo. 90. O expediente adequado para que um ministro de Estado submeta um projeto de ato normativo considerao da presidenta da Repblica a exposio de motivos. Em documentos endereados a um ministro de Estado, deve-se empregar o vocativo Excelentssimo Senhor Ministro. O telegrama a forma de comunicao mais utilizada em situaes de emergncia, dados seu baixo custo e a celeridade por ele proporcionada. A mensagem de correio eletrnico no tem valor documental, uma vez que no h forma de conrmar a autenticidade da assinatura do seu remetente.

84.

91.

92.

10

93.

10

94.

O documento adequado para a comunicao entre setores da mesma instituio o memorando. Nos documentos do padro ofcio, o signatrio deve ser identicado pelo nome, seguido do nome da instituio. Os ofcios e memorandos no podem ser impressos em frente e verso, uma vez que utilizado o papel timbrado. Apesar de menos usuais, ilustrssimo e dignssimo so pronomes de tratamento aceitos em comunicaes ociais.

95.

96.

97.

pessoa procurar reconhecimento pessoal e status se suas necessidades bsicas estiverem insatisfeitas. A sequncia da escalada : Necessidades siolgicas: alimentao, sono e repouso, abrigo, desejo sexual;Necessidades de segurana: proteo, ordem, fuga dos perigos e riscos, senso de responsabilidade; Necessidades sociais: relacionamento, aceitao, afeio, amizade, compreenso, considerao; Necessidades de estima: orgulho, auto-respeito, progresso, ambio, status, treinamento e desenvolvimento; Necessidades de autorrealizao: sucesso pessoal, autonomia, aceitao de desaos, autossatisfao. ADMINISTRAO DE MATERIAL 4. a Estoque de segurana, tambm conhecido como estoque mnimo ou estoque de reserva, uma quantidade mnima de peas que tem que existir no estoque como funo de cobrir as possveis variaes do sistema, a saber: atrasos de fornecedores, rejeio dos produtos ou aumento no consumo. Suas funes primordiais so no acarretar transtornos aos clientes, bem como no atrapalhar o processo produtivo. Sob esse conjuntura, muito difcil estabelecer um estoque de segurana zero, porm no impossvel. 5. c A curva ABC tem sido bastante utilizada para a administrao de estoques, denio de polticas de vendas, planejamento da distribuio, programao da produo e uma srie de problemas usuais de empresas, quer sejam estas de caractersticas industriais, comerciais ou de prestao de servios. Trata-se de uma ferramenta gerencial que permite identicar quais itens justicam ateno e tratamento adequados quanto sua importncia relativa. LEI COMPLEMENTAR N. 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 6. d De acordo com a LRF, entende-se como despesas de pessoal: somatrio dos gastos do ente da Federao com os ativos; Despesas com inativos e pensionistas; Mandatos eletivos, cargos, funes ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espcies remuneratrias; entre outros. A Lei determina dois limites distintos para os gastos com pessoal no setor pblico: 50% da RCL para a Unio; e 60% da RCL para Estados e Municpios. 7. c Segundo o art. 11 da LRF, Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto scal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao.

GABARITO
ADMINISTRAO FINANCEIRA 1. c O ndice de liquidez se congura como a capacidade da empresa de saldar suas dvidas. A anlise de liquidez ou da capacidade de solvncia de uma empresa realizada atravs do clculo e interpretao dos ndices de liquidez. ADMINISTRAODE RECURSOS HUMANOS 2. e Absentesmo denido como ausncias no programadas ao trabalho e rotatividade de pessoal como os desligamentos ocorridos. Altos ndices de absentesmo e rotatividade de pessoal podem indicar problemas nas relaes, nos salrios, nos benefcios, no desenvolvimento ou nas condies de trabalho que, por sua vez, podem ser fatores geradores de acidentes no trabalho, doenas ocupacionais, reclamaes trabalhistas, greves, perda de talentos, perda de clientes, perda de mercado. Schermerhorn Jr., Hunt e Osborn (1999, p.93) destacam que a satisfao no trabalho est associada ao absentesmo, de modo que os trabalhadores mais satisfeitos com seus empregos, tendem a ter melhor registro de presena e esto menos propensos a faltar por motivos no explicados do que os insatisfeitos. Esses autores tambm associam a satisfao no trabalho com a rotatividade, pois consideram que os trabalhadores insatisfeitos tm mais probabilidade de se demitir do que os satisfeitos. 3. e A teoria de Maslow conhecida como uma das mais importantes teorias de motivao. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto signica que no momento em que o indivduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfaz-la. Poucas ou nenhuma

11

SIMULADO

G1

8. d O art. 19, pargrafo primeiro, reza que na vericao do atendimento dos limites denidos na lei, no sero computadas as despesas: I de indenizao por demisso de servidores ou empregados; II relativas a incentivos demisso voluntria; III derivadas da aplicao do disposto no inciso II do 6 do art. 57 da Constituio; IV decorrentes de deciso judicial e da competncia de perodo anterior ao da apurao a que se refere o 2 do art. 18; V com pessoal, do Distrito Federal e dos Estados do Amap e Roraima, custeadas com recursos transferidos pela Unio na forma dos incisos XIII e XIV do art. 21 da Constituio e do art. 31 da Emenda Constitucional n. 19; VI com inativos, ainda que por intermdio de fundo especco, custeadas por recursos provenientes: a) da arrecadao de contribuies dos segurados; b) da compensao nanceira de que trata o 9 do art. 201 da Constituio; c) das demais receitas diretamente arrecadadas por fundo vinculado a tal nalidade, inclusive o produto da alienao de bens, direitos e ativos, bem como seu supervit nanceiro. DIREITO CONSTITUCIONAL 9. Falsa. Segundo a CF, em seu art. 5, XIX, a exigncia do referido trnsito em julgado s existe para dissoluo compulsria e no para suspenso das atividades. Em resumo, temos o seguinte:
Dissoluo compulsria de associao Suspenso compulsria de associao Sentena judicial transitada em julgado Sentena judicial, mas sem se exigir o trnsito em julgado SIMULADO G1

12. Verdadeira. o que dispe o art. 5, VIII, da CF/1988. 13. Falsa. Conforme assevera o art. 5, XVI, da CF/1988, o direito de reunio no depende de autorizao e sim de um prvio aviso autoridade competente. 14. Verdadeira. o teor do art. 57, 2, da CF/1988. A ttulo de lembrana, eis as regras constitucionais a respeito da sesso legislativa ordinria:
SESSO LEGISLATIVA ORDINRIA 2 Perodo Legislativo 1 Perodo Legislativo 2 fevereiro 17 de julho No ser interrompido sem que haja aprovao da lei de diretrizes oramentrias. 1 de agosto 22 de dezembro

15. Verdadeira. o que dispe a CF/88, em seu art. 86, caput. Seja nos crimes comuns, seja nos crimes de responsabilidade, o Presidente da Repblica s poder ser processado aps autorizao da Cmara por 2/3 de seus membros. a chamada imunidade quanto ao processo do Presidente da Repblica. 16. Falsa. Segundo a teoria moderna do constitucionalismo, cada Poder (Executivo, Legislativo e Judicirio) possui uma funo tpica (predominante), mas, de modo atpico, exerce as funes dos demais. Por exemplo, quando um Tribunal de Justia elabora o seu regimento interno, ele est legislando e quando realiza concurso pblico para provimento de vagas da magistratura, ele est administrando. 17. Falsa. A questo s cou errada pelo fato de armar que o prprio Congresso Nacional promulgar a referida lei. Em verdade, a promulgao caber ao Presidente da Repblica, nos termos do art. 66, 5. DIREITO ADMINISTRATIVO 18. A alternativa a representa cpia da redao do art. 37, II, CF/88, por essa razo a alternativa correta. 19. Consta no art. 25, III, da Lei n. 8.666/93 que inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial: III - para contratao de prossional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Assim, a alternativa b a correta. 20. A modalidade utilizada para escolha de trabalho tcnico, cientco ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores o concurso (art. 22, 4, da Lei n. 8.666/1993) e aquela uti-

10. Verdadeira. Consoante o que ensina a CF, em seu art. 37, 4, a improbidade administrativa gera a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos. 11. Falsa. Conforme o art. 14, 1, da CF/1988, o alistamento eleitoral e o voto so: Obrigatrios: Para maiores de 18 anos. Facultativos: Para os maiores de 16 e menores de 18 anos; para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.

12

lizada para venda de bens mveis inservveis ou de produtos legalmente apreendidos o convite (art. 22, 5, da Lei n. 8.666/1993). Alternativa b. 21. Consta no art. 37, III, da CF 88, que o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 22. Consta no art. 37, XVI, b, da CF que, havendo compatibilidade de horrios, lcita a acumulao de um cargo de professor com outro tcnico ou cientco. 23. A investidura ocorre com a posse. Alternativa c. 24. Consta no art. 58, da Lei n. 8.666/1993 que o regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: I modic-los, unilateralmente, para melhor adequao s nalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. Assim, lcito a Administrao alterar o objeto do contrato at os limites autorizados em lei (art. 65, 1). Assim, a alternativa correta a letra b. NOES DE ADMINISTRAO 25. Correto. O leiaute e o arranjo fsico representam variveis importantes para otimizar o uso do espao fsico de um almoxarifado. 26. Correto. Ativo = Passivo + Patrimnio Lquido 27. Errado. Incompetncia progressiva, tambm denominada efeito peter, uma das desvantagens possveis do recrutamento interno. 28. Errado. Isto est previsto na CF/88 e no na LRF. 29. Correto. Esta lei tambm denominada lei da transparncia. 30. Letra e. Conforme consta no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT). 31. Correto. Conforme texto da LRF. 32. Errado. Para despesa pblica, adota-se o regime de competncia. LEGISLAO PREVIDENCIRIA INSS 33. e Art. 2. A Previdncia Social rege-se pelos seguintes princpios e objetivos: I universalidade de participao nos planos previdencirios; II uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III seletividade e distributividade na prestao dos benefcios;

IV clculo dos benefcios considerando-se os salrios-de-contribuio corrigidos monetariamente; V irredutibilidade do valor dos benefcios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo; VI valor da renda mensal dos benefcios substitutos do salrio-de-contribuio ou do rendimento do trabalho do segurado no inferior ao do salrio mnimo; VII previdncia complementar facultativa, custeada por contribuio adicional; VIII carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao do governo e da comunidade, em especial de trabalhadores em atividade, empregadores e aposentados. 34. a Art. 15. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies: I sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio; II at 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; III at 12 (doze) meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; IV at 12 (doze) meses aps o livramento, o segurado retido ou recluso; V at 3 (trs) meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; VI at 6 (seis) meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. 35. b Art. 16. So benecirios do Regime Geral de Previdncia Social, na condio de dependentes do segurado: I o cnjuge, a companheira, o companheiro e o lho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha decincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; (Redao dada pela Lei n. 12.470, de 2011) II os pais; III o irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha decincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; (Redao dada pela Lei n. 12.470, de 2011) 1 A existncia de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direito s prestaes os das classes seguintes. 2 O enteado e o menor tutelado equiparam-se a lho mediante declarao do segurado e desde que comprovada a dependncia econmica na forma estabelecida no Regulamento. (Redao dada pela Lei n. 9.528, de 1997)

13

SIMULADO

G1

3 Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantm unio estvel com o segurado ou com a segurada, de acordo com o 3 do art. 226 da Constituio Federal. 4 A dependncia econmica das pessoas indicadas no inciso I presumida e a das demais deve ser comprovada. 36. a Art. 18. O Regime Geral de Previdncia Social compreende as seguintes prestaes, devidas inclusive em razo de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefcios e servios: I quanto ao segurado: a) aposentadoria por invalidez; b) aposentadoria por idade; c) aposentadoria por tempo de contribuio; (Redao dada pela Lei Complementar n. 123, de 2006) d) aposentadoria especial; e) auxlio-doena; f) salrio-famlia; g) salrio-maternidade; h) auxlio-acidente; i) (Revogada pela Lei n. 8.870, de 1994) II quanto ao dependente: a) penso por morte; b) auxlio-recluso; III quanto ao segurado e dependente: a) Peclios (Revogada pela Lei n. 9.032, de 1995) b) servio social; c) reabilitao prossional. 37. a Art. 24. Perodo de carncia o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o benecirio faa jus ao benefcio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias. Pargrafo nico. Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuies anteriores a essa data s sero computadas para efeito de carncia depois que o segurado contar, a partir da nova liao Previdncia Social, com, no mnimo, 1/3 (um tero) do nmero de contribuies exigidas para o cumprimento da carncia denida para o benefcio a ser requerido. (Vide Medida Provisria n. 242, de 2005) Art. 25. A concesso das prestaes pecunirias do Regime Geral de Previdncia Social depende dos seguintes perodos de carncia, ressalvado o disposto no art. 26: I auxlio-doena e aposentadoria por invalidez: 12 (doze) contribuies mensais; II aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de servio e aposentadoria especial: 180 contribuies mensais. (Redao dada pela Lei n. 8.870, de 1994) III salrio-maternidade para as seguradas de que tratam os incisos V e VII do art. 11 e o art. 13: dez contribuies mensais, respeitado o disposto no pargrafo

nico do art. 39 desta Lei. (Includo pela Lei n. 9.876, de 26.11.99) Pargrafo nico. Em caso de parto antecipado, o perodo de carncia a que se refere o inciso III ser reduzido em nmero de contribuies equivalente ao nmero de meses em que o parto foi antecipado. (Includo pela Lei n. 9.876, de 26.11.99) Art. 26. Independe de carncia a concesso das seguintes prestaes: I penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente; (Redao dada pela Lei n. 9.876, de 26.11.99) II auxlio-doena e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doena prossional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, aps liar-se ao Regime Geral de Previdncia Social, for acometido de alguma das doenas e afeces especicadas em lista elaborada pelos Ministrios da Sade e do Trabalho e da Previdncia Social a cada trs anos, de acordo com os critrios de estigma, deformao, mutilao, decincia, ou outro fator que lhe conra especicidade e gravidade que meream tratamento particularizado; III os benefcios concedidos na forma do inciso I do art. 39, aos segurados especiais referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei; IV servio social; V reabilitao prossional. VI salrio-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada domstica. (Includo pela Lei n. 9.876, de 26.11.99) Art. 27. Para cmputo do perodo de carncia, sero consideradas as contribuies: I referentes ao perodo a partir da data da liao ao Regime Geral de Previdncia Social, no caso dos segurados empregados e trabalhadores avulsos referidos nos incisos I e VI do art. 11; II realizadas a contar da data do efetivo pagamento da primeira contribuio sem atraso, no sendo consideradas para este m as contribuies recolhidas com atraso referentes a competncias anteriores, no caso dos segurados empregado domstico, contribuinte individual, especial e facultativo, referidos, respectivamente, nos incisos II, V e VII do art. 11 e no art. 13. (Redao dada pela Lei n. 9.876, de 26.11.1999)

SIMULADO G1

38. a 39. c Art. 59. O auxlio-doena ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido nesta Lei, car incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. DIREITO ADMINISTRATIVO 40. e As empresas estatais (empresas pblicas e sociedades de economia mista) possuem personalidade jurdica de direito privado e, por isso, so regidas predo-

14

minantemente pelo direito privado (regime celetista, ausncia de imunidades e privilgios, etc). Entretanto, por pertencerem ao Estado, tambm esto sujeitas a certas normas de direito pblico, como por exemplo, a exigncia de concurso, licitao, etc. No caso especco do patrimnio, seus bens so privados e, por isso, podem ser penhorados; contudo, no caso das empresas estatais prestadoras de servios pblicos, os bens afetados diretamente prestao do servio no podem ser penhorados, em face do princpio da continuidade na prestao dos servios pblicos. Sendo assim, tais bens esto protegidos pelas regras do regime jurdico de direito pblico. 41. a Segundo a doutrina dominante, a Administrao Pblica est dividida em dois sentidos: a. Subjetivo, Formal ou Orgnico: leva em considerao os sujeitos que realizam as atividades administrativas, como por exemplo, os agentes, rgos e entidades. b. Objetivo, Material ou Funcional: leva em considerao a prpria atividade exercida pelos agentes pblicos. Tais atividades compreendem: fomento, servios pblicos, polcia administrativa e interveno administrativa. 42. c So atributos dos atos administrativos: Presuno de legitimidade: o atributo presente em todos os atos administrativos, segundo o qual o ato, desde seu nascimento, presume-se vlido, at que se prove o contrrio. Autoexecutoriedade: o atributo que permite a Administrao editar e executar seus atos, independente de prvia autorizao de outro Poder. No est presente em todos os atos, como por exemplo, na execuo de multas. Imperatividade: o atributo que expressa o denominado poder extroverso do Estado, permitindo a imposio unilateral de obrigaes, independente da anuncia do administrado. Somente est presente nos atos que implicam alguma obrigao ao particular. Tipicidade: signica que o ato administrativo deve corresponder ao tipo previamente denido pela lei como apto a produzir resultados. 43. b Segundo a maioria da doutrina, os requisitos competncia, nalidade e forma so sempre vinculados, ou seja, neles no haver liberdade de atuao. J os requisitos motivo e o objeto podero ser discricionrios (quando presentes em um ato que h liberdade de atuao) ou vinculados (quando presentes em um ato que no h liberdade de atuao).

45. b De acordo com a Lei n. 8.666/1993, nos contratos administrativos, o contratado ca obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se zerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acrscimos. 46. a Segundo deciso do Supremo Tribunal Federal as formas de provimento denominadas ascenso e transferncia no foram recepcionadas pela Constituio Federal de 1988, em face da exigncia de concurso pblico. 47. e Segundo o art. 4 da Lei n. 9.784/1999 so deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: expor os fatos conforme a verdade; proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; no agir de modo temerrio; prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. 48. b Os atos administrativos possuem cinco requisitos/ elementos: competncia, nalidade, forma, motivo e objeto. A forma a exteriorizao do ato administrativo. Em regra, os atos administrativos so formais, ou seja, dependem de uma forma pr-determinada em lei. Entretanto, a Lei n. 9.784/1999 dispe que os atos do processo administrativo federal no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. Ressalte-se, por m, que o vcio de forma pode ser sanado, desde que no seja essencial a validade do ato. IMPORTANTE Segundo a maioria da doutrina, a motivao (declarao expressa dos pressupostos de fato e de direito) integra a forma do ato administrativo. Nesse sentido, a ausncia de motivao, quando exigida, acarreta vcio de forma. 49. a Nos termos da Lei n. 8.666/1993, so modalidades de licitao:

15

SIMULADO

44. c Servio pblico adequado aquele prestado de acordo com os seguintes requisitos/princpios: regularidade, continuidade, ecincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na prestao e modicidade das tarifas. Pelo princpio da continuidade, os servios pblicos no podem ser interrompidos, salvo no caso de emergncia, falta de pagamento ou para manuteno da rede.

G1

SIMULADO

Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualicao exigidos no edital para execuo de seu objeto. Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualicao. Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual axar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientco ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa ocial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19 da Lei n. 8.666/1993, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. INFORMTICA

56. 57. 58. 59.

c b e b SIMULADO INSS

60. d o Firewall ltra acessos indevidos a uma rede de computadores conectada Internet que podem causar a negao de servio, ou seja, tirar servios de funcionamento. um equipamento que ltra as portas de acesso aos servios da rede e bloqueia os acessos no autorizados. Worms e Bots so malwares que visam negao de servio. 61. a a Intranet uma rede privada, segura, corporativa, que utiliza os mesmos protocolos da Internet, cujo acesso local, mas tambm pode ser acessada remotamente por meio de Extranet ou VPN. 62. b os princpios bsicos de segurana da informao so: condencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. 63. e os backups que o Windows oferece, na verso XP, so: Normal/Global, Backup de Cpia, Incremental, Diferencial e Dirio. 64. b as principais extenses de imagem so: .png, .bmp, .jpg, .jpeg, .gif, .tif. 65. c o Windows Defender um antispyware gratuito do Windows, que tem por funo remover spywares. 66. a o Pincel de Estilo copia e aplica a formatao de um texto selecionado, tabela, imagem ou forma. 67. e as teclas de atalho para bloquear a sesso atual do Windows WIN+L. 68. a a condio MDIA(A1;A3)<>A2 falsa, pois MDIA(A1;A3) igual a A2=11 (conra: (A1+A3)/2 = (10+12)/2 = 11. Portanto, ser calculado o resultado MDIA(A1:A4), o qual igual a 11. 69. c o comando chmod permite alterar as permisses de usurios para acessar, executar ou modicar arquivos no LINUX. J o comando passwd altera a senha do usurio.

G1

50. c I

II

A funo SE analisa se o teste lgico (E6>3, ou seja, 3>3) verdadeiro ou falso, como ele falso, a condio falsa (E1+E3, ou seja, 10+3) A funo CONT.SE, conta a quantidade de clulas que contm nmeros, no intervalo a apresentado (E1:E6) temos 6 nmeros, mas dentro da funo temos (;4;6), ou seja, e 4 e 6, totalizando 8 nmeros.

51. d 52. e 53. c Alt+home o atalho para abrir a pgina inicial, para abrir uma nova guia CTRL+T. 54. c O cone no Windows. 55. d permite congurar as fontes utilizadas

16

TICA NO SERVIO PBLICO 70. 71. 72. 73. 74. 75. 76. 77. b b c c a b e c LNGUA PORTUGUESA 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. E C C E E E E C C C C C C E E E C E E E

PROFESSORES/ORGANIZADORES: Paulo Lacerda Paulo Machado Ana Maria Rodrigo Cardoso Wesley Rocha Carlos M. Ivan Lucas Maurcio Franceschini Jeferson Bogo Gilber Botelho

17

SIMULADO

G1

S-ar putea să vă placă și