Sunteți pe pagina 1din 6

Raio atmico Energia de Ionizao Afinida Eletronegatividade Eletropositividade Potencial de Ionizao

Eletrnica

As propriedades peridicas so tendncias ou caractersticas que alguns elementos qumicos seguem e que marca sua localizao na tabela peridica. Os elementos qumicos so organizados de acordo com suas propriedades peridicas e tais propriedades so alteradas de acordo com o nmero atmico. As principais propriedades peridicas so: Raio atmico, Energia de Ionizao, Afinidade eletrnica, Eletronegatividade, Eletropositividade e Potencial de Ionizao.

Rai o at mi co

O raio atmico se refere ao tamanho do tomo. Quanto maior o nmero de nveis, maior ser o tamanho do tomo. O tomo que possui o maior nmero de prtons exerce maior atrao sobre seus eltrons. Em outras palavras, raio atmico a distncia do ncleo de um tomo sua eletrosfera na camada mais externa. Porm, como o tomo no rgido, calcula-se o raio atmico mdio pela metade da distncia entre os centros dos ncleos de dois tomos de mesmo elemento numa ligao qumica em estado slido.

O raio atmico cresce de cima para baixo na famlia da tabela peridica, acompanhando o nmero de camadas dos tomos de cada elemento e da direita para a esquerda nos perodos da tabela peridica.

Quanto maior o nmero atmico de um elemento no perodo, maiores so as foras exercidas entre o ncleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atmico. O elemento de maior raio atmico o Csio.

E n ergi a d e Ion i zao Energia de Ionizao a energia necessria para remover um ou mais eltrons de um tomo isolado no estado gasoso. O tamanho do tomo interfere na sua energia de ionizao. Se o tomo for grande, sua energia de ionizao ser menor.

- Em uma mesma famlia a energia aumenta de baixo para cima; - Em um mesmo perodo a Energia de Ionizao aumenta da esquerda para a direita.

Af i n id ad e el etrn i ca Afinidade eletrnica a energia liberada quando um tomo no estado gasoso (isolado) captura um eltron. Quanto menor o raio, maior a sua afinidade eletrnica, em uma famlia ou perodo.

A afinidade eletrnica mede a energia liberada por um tomo em estado fundamental e no estado gasoso ao receber um eltron. Trata-se da energia mnima necessria para a retirada de um eltron de um nion de um determinado elemento. Nos gases nobres a afinidade eletrnica no significativa, porm como a adio de um eltron em qualquer elemento causa liberao de energia, ento a afinidade eletrnica dos gases nobres no igual a zero.

A afinidade eletrnica tem comportamento parecido com o da eletronegatividade, j que no tem uma forma muito definida no seu crescimento na tabela peridica: cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita. O elemento qumico que possui a maior afinidade eletrnica o Cloro.

E l etron egati vi d ad e

A Eletronegatividade a fora de atrao exercida sobre os eltrons de uma ligao. Na tabela peridica a eletronegatividade aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita. Essa propriedade tem relao com o raio atmico: quanto menor o tamanho de um tomo, maior a fora de atrao sobre os eltrons.

No possvel calcular a eletronegatividade de um nico tomo (isolado), pois a eletronegatividade a tendncia que um tomo tem em receber eltrons em uma ligao covalente. Portanto, preciso das ligaes qumicas para medir essa propriedade. Segundo a escala de Pauling*, a eletronegatividade cresce na famlia de baixo para cima, junto com diminuio do raio atmico e do aumento das interaes do ncleo com a eletrosfera e no perodo da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do nmero atmico. O elemento mais eletronegativo da tabela peridica o flor. *A escala de Pauling uma escala construda empiricamente e muito utilizada na Qumica. Ela mede a atrao que o tomo exerce sobre eltrons externos em ligaes covalentes, ou seja, sua eletronegatividade.

E l etrop osi ti vi d ad e

Eletropositividade a tendncia de perder eltrons, apresentada por um tomo. Quanto maior for seuvalor, maior ser o carter metlico. Os tomos com menos de quatro eltrons de valncia, metais em geral, possuem maior tendncia em perder eltrons, por isso, possuem maior eletropositivade. Um aumento no nmero de camadas diminui a fora de atrao do ncleo sobre os eltrons perifricos, facilitando a perda de eltrons pelo tomo e, consequentemente, aumentando a sua eletropositividade. A eletropositividade cresce da direita para a esquerda nos perodos e de cima para baixo nas famlias. A forma da medir a eletropositividade de um elemento a mesma da eletronegatividade: atravs das ligao qumica. Entretanto, o sentido o contrrio, pois mede a tendncia de um tomo em perder eltrons. Os metais so os mais eletropositivos e os gases nobres so excludos, pois no tm tendncia em perder eltrons. O elemento qumico mais eletropositivo o frncio. Ele tem tendncia mxima oxidao. Como os gases nobres so muito inertes, os valores de eletronegatividade e eletropositividade no so objetos de estudo pela dificuldade da obteno desses dados.

Pot en ci al d e Ion i zao

a energia necessria para remover um eltron de um tomo isolado no estado gasoso. medida que aumenta o tamanho do tomo, aumenta a facilidade para a remoo de um eltron da camada de valncia. Portanto, quanto maior o tamanho do tomo, menor o potencial de ionizao. O Potencial de Ionizao mede o contrrio da afinidade eletrnica: a energia necessria para retirar um eltron de um tomo neutro, em estado fundamental e no estado gasoso. A retirada de eltron na primeira vez utilizar uma quantidade de energia maior que na segunda retirada e assim sucessivamente. Possui comportamento igual ao da afinidade eletrnica e da eletronegatividade, portanto, o Flor e o Cloro so os elementos que possuem os maiores potenciais de ionizao da tabela peridica.

FIDAL [ CONDE ]

S-ar putea să vă placă și