Sunteți pe pagina 1din 1

Estequiometria

A estequiometria baseia-se nas leis ponderais, isto , a lei da conservao das massas e na lei das propores definidas. Em geral, as reaes qumicas combinam propores definidas de compostos qumicos. J que a matria no pode ser criada ou destruda, a quantia de cada elemento deve ser a mesma em antes, durante e aps a reao. Para resoluo dos clculos estequiomtricos vamos usar o mtodo das trs linhas: 1 Passo: Anotar o que o exerccio est pedindo e quais os dados que ele forneceu (DADO e PEDE-SE). 2 Passo: Balancear a equao, para que as propores dos compostos na reao estejam corretas. 3 Passo: Na primeira linha (LINHA DA EQUAO) do mtodo colocam-se as quantidades em mols dos compostos, nas propores estequiomtricas, na qual foram mencionados na questo (DADO e PEDE-SE). 4 Passo: Em seguida, na segunda linha (LINHA DA CONVERSO) converte-se a proporo em mols s unidades usadas no enunciado do exerccio (massa, volume nas CNTP, n de molculas). 5 Passo: Por ltimo, na terceira linha (LINHA DO PROBLEMA) deve-se efetuar a regra de trs com os dados do exerccio.

a) Escreva a equao balanceada da reao de combusto completa do iso-octano, usando frmulas moleculares. b) Calcule o volume de ar, nas "condies-ambiente", necessrio para a combusto completa de 228g de isooctano.

4- (UNESP) Os hidretos de metais alcalinos-terrosos reagem com gua para produzir hidrognio gasoso, alm do hidrxido correspondente. Por isso, tais hidretos podem ser utilizados para inflar salva-vidas ou bales. Escreva a equao qumica balanceada e calcule o volume de hidrognio produzido a 27C e 1,00 atmosfera, produzido pela reao de 84,0 g de hidreto de clcio, CaH2 com gua. Massas atmicas: Ca = 40; H = 1; O = 16. Constante Universal dos gases: 0,0821 L.atm/mol.K

5- (CESGRANRIO) Tem-se 200 litros de um gs natural composto por 95% de Metano e 5% de Etano. Considerando o teor de Oxignio no ar igual a 20%, determine o volume de ar necessrio para queimar completamente a mistura gasosa:

Exerccios
1- (Unicamp) Uma amostra gasosa de H2S e CS2, a 120C, reagiu com excesso de O2 formando uma mistura gasosa contendo 2,16g de gua, 9,24g de dixido de carbono e certa quantidade de dixido de enxofre. Dados: Massas molares H2O = 18,0 g.mol ; SO2 = 64,1 -1 -1 g.mol ; CO2 = 44 g.mol a) Escreva a equao qumica que representa a reao de dissulfeto de carbono com oxignio. b) Calcule a massa de dixido de enxofre formada na reao da amostra gasosa com oxignio. 2- (Unitau) Tratando-se a quente o H2SO4 pelo NaC, obtm-se um outro cido que, atuando sobre soluo de K2CO3, produz um volume gasoso que, borbulhando em gua de cal(soluo diluda de Ca(OH) 2), produz um precipitado que, depois de lavado, seco e pesado, acusou 2,5g. Qual a massa de H2SO4 que reagiu?
-1

6- (UERJ) A plvora consiste em uma mistura de substncias que, em condies adequadas, reagem, com rendimento de 100 %, segundo a equao qumica a seguir:

Sob condies normais de temperatura e presso, e admitindo comportamento ideal para todos os gases, considere a reao de uma amostra de plvora contendo 1515 g de KNO3 com 80 % de pureza. Calcule o volume total de gases produzidos na reao. Em seguida, nomeie os sais formados.

7- (UFF) Em certo processo de produo do cido actico, o oxignio borbulhado numa soluo de acetaldedo, sob determinada presso, a 60C, na presena de acetato de magnsio como catalisador. Considere uma experincia em que 20,0 g de acetaldedo e 10,0 g de oxignio foram colocados num recipiente, onde ocorreu a reao descrita acima, e determine a massa, em gramas: a) de cido actico produzido, rendimento da reao foi de 75%; b) do reagente, em excesso. supondo que o

3- (FUVEST) O iso-octano um combustvel automotivo. A combusto desse material ocorre na fase gasosa. Dados a massa molar do iso-octano igual a 114g/mol, o volume molar de gs nas "condies-ambiente" igual a 25L/mol e a composio do ar (em volume): O 2 = 20% e N2 = 80%.

S-ar putea să vă placă și