Sunteți pe pagina 1din 53

1

REUNIO MEDINICA
um colaborador

Homenagem: Este livro dedicado aos mdiuns que cumprem seu mandato com idealismo caritativo, mas, sobretudo, ao Esprito Yvonne do Amaral Pereira, que, durante muitos anos, enquanto encarnada, dirigiu reunies medinicas, tornando-se modelo para todos aqueles que exercem a mediunidade com Jesus

Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu Nome Eu a estarei. (Jesus Cristo) Fora da Caridade no h salvao. (Allan Kardec) Obrigada, meu Deus, pela beno da mediunidade que me concedeste como ensejo para a reabilitao do meu Esprito culpado. A chama imaculada que do Alto me mandaste. Com a revelao dos pontos da tua Doutrina, a mim confiados para desenvolver e aplicar, eu te devolvo, no fim da tarefa cumprida, pura e imaculada conforme a recebi:amei-a e respeitei-a sempre,no a adulterei com idias pessoais porque me renovei com ela a fim de servi-la; no a conspurquei, dela me servindo para incentivo s prprias paixes, nem negligenciei no seu cultivo para benefcio do prximo, porque todos os meus recursos pessoais utilizei na sua aplicao. Perdoa, no entanto, Senhor, se melhor no pude cumprir o dever sagrado de servi-la, transmitindo aos homens e aos espritos menos esclarecidos do que eu o bem que ela prpria me concedeu. (Yvonne do Amaral Pereira) Mdiuns, espelhem-se na exemplificao de Yvonne Pereira. (um colaborador)

INTRODUO No necessrio estarmos a citar fatos relatados pelos Espritos ou pelos escritores espritas encarnados para demonstrar a realidade da comunicao entre os habitantes das duas esferas, pois mais do que sabido que a barreira da matria no impede o contato entre os seres humanos, cuja potncia maior reside no pensamento. O Espiritismo no inventou as reunies medinicas, mas apenas reeditou o que j se praticava, por exemplo, nos tempos apostlicos do Cristianismo, sendo alguns fatos relatados por Paulo em suas Epstolas. Todavia, com a Codificao Kardequiana, a mediunidade passou a ser conhecida com maior profundidade e ao alcance de todos, deixando de ser assunto restrito a uns poucos iniciados na Cincia Espiritual, complementadas as informaes da Codificao, sobretudo, pelas revelaes de Andr Luiz, atravs da mediunidade missionria de Francisco Cndido Xavier. O presente estudo no pretende ser um tratado sobre mediunidade nem sobre como se devem realizar as reunies medinicas, pois importantes autores j trataram do tema, todavia nunca demais repetir aquilo que nem sempre praticado com a devida qualidade, ocasionando dificuldades sobretudo para os Dirigentes Espirituais, que acabam tendo de improvisar solues para os problemas criados pelos encarnados, por causa da sua preparao nem sempre suficiente para atuarem nessas oportunidades, apesar de normalmente bem intencionados. As reunies medinicas devem atender ao que Jesus recomendou: que se processem em Nome dEle, ou seja, com as finalidades de auto crescimento dos participantes e auxlio aos necessitados dos dois planos. Sem inteno de repreender ningum, mas apenas mostrar a conduta ideal nas reunies medinicas que nos abalanamos a grafar este breve estudo.

Pedindo as bnos de Deus, nosso Pai, e de Jesus, nosso Mestre de Amor e Sabedoria, entregamos aos interessados o presente estudo, pedindo igualmente bnos em favor dos mdiuns e oficiantes das sesses medinicas.

1 COMPONENTES DAS REUNIES Apesar de Allan Kardec ter afirmado que todo ser humano mdium em maior ou menor grau, h aqueles que encarnaram com tarefas especficas na mediunidade: esses que devem participar das reunies medinicas, pois se programaram no mundo espiritual para esse tipo de atividade. Assim, a presena de pessoas que no sejam mdiuns nessas condies, normalmente, alm de em nada ou pouco ajudar, costuma atrapalhar as atividades a serem desenvolvidas. Os Dirigentes Espirituais do grupo medinico que detm reais condies para selecionar os candidatos, sendo a melhor forma a prpria revelao do mundo espiritual a respeito: assim, costuma acontecer de inturem o prprio mdium candidato ou o dirigente do grupo. Todavia, nunca deve haver escolha dos encarnados com base em favoritismo ou recusa escudada em antipatia pessoal, pois o que importa que o grupo seja formado pela escolha feita pelos Dirigentes Espirituais. Para um grupo medinico prosperar necessrio que cada um dos membros se atenha sua especialidade medinica, desempenhando sua tarefa sem querer interferir na atuao alheia: o importante cada trabalhador da Vinha do Senhor cumprir seus deveres no trato do terreno que lhe foi destinado e apenas isso, pois cada um responder por si. A parbola dos trabalhadores da ltima hora serve bem para esta nota, pois sua melhor interpretao inclui a noo de que cada um responder pelo que fizer ou deixar de fazer. Cada um foi contratado separadamente e receber seu salrio individualmente, no sendo ningum legitimado para interferir no trabalho alheio. Todavia, quando ocorrem desvios graves, cabe a quem seja responsvel pelo grupo pedir a inspirao dos Dirigentes Espirituais para encontrar a soluo do problema e, nessas oportunidades, nada melhor do que orar pedindo auxlio e abrir, ao aparente acaso, uma pgina do Evangelho Segundo

o Espiritismo. A resposta nunca falta quando o corao est repleto de boas intenes e de caridade. Uma observao que vale a pena inserir nesta parte do nosso estudo a de que Jesus permitiu a presena de Judas Iscariote at o final, pois via nele um Esprito necessitado daquela convivncia, para tornar-se um futuro apstolo, apesar de ainda imaturo naquela poca da convivncia pessoal com o Pastor das almas terrestres. Atitudes radicais contra irmos e opinies pessoais no trazem bons resultados, pois somente os Dirigentes Espirituais tm as melhores solues, uma vez que conhecem o pronturio espiritual de cada mdium.

1.1 MDIUNS PSICOFNICOS A manifestao de Espritos Orientadores e de Espritos em estado de desalinho interior usual nas reunies medinicas comuns, sendo umas e outras teis, cada uma dentro das suas peculiaridades. importante que os mdiuns dessa especialidade estejam sempre imbudos de mentalidade caritativa, a fim de serem instrumentos teis para os necessitados e os Orientadores. Quanto se aprende nessas manifestaes! Casos verdicos se patenteiam, inclusive com a finalidade de mostrar aos encarnados a transitoriedade das encarnaes e a necessidade de se aperfeioarem moralmente, a fim de entrarem no mundo espiritual, pela desencarnao, menos sujeitos aos descompassos entre o ideal tico e a realidade que viveram quando encarnados. Pretender desencarnar sem transtornos querer demais, pois somos seres humanos e a evoluo se processa gradativamente, subindo a escada do aperfeioamento degrau a degrau. Ningum deve pretender chegar ao mundo espiritual para descansar, mas sim para continuar servindo no Bem, no importando se estar em esferas de grande sofrimento ou em outro ponto geogrfico qualquer. Os mdiuns psicofnicos prestam um grande servio ao darem passagem aos Espritos sofredores. Chico Xavier, por exemplo, no incorporava apenas Espritos luminosos, mas tambm irmos desencarnados em estado agudo de sofrimento espiritual. A mentalidade caritativa o principal requisito dessa modalidade de mediunidade, bem como das demais.

1.2 MDIUNS PSICGRAFOS Nem todo mdium psicgrafo realiza sua tarefa nas reunies medinicas, uma vez que ali se costuma usar o lpis ou a caneta, sendo que atualmente muitos psicografam em computador, o que facilita muito o ditado. Afirma-se que Divaldo Pereira Franco ainda psicografa manualmente, porque Joanna de ngelis no versada em Informtica!... Uma observao importante que nem todo Esprito manifestante indica ao mdium seu nome, sendo comum preferirem o anonimato. Temos para ns que os espritas franceses tm razo ao no divulgarem, regra geral, os nomes dos mdiuns, o que os ajuda a superarem a tendncia natural para a vaidade, pois o que importa no so os nomes, mas o contedo das mensagens: se for coerente com Jesus e Kardec o fato de no haver identificao do autor e do mdium pouca diferena faz. Alis, conveniente mesmo que nenhum mdium ganhe projeo, a no ser os missionrios, como Chico e Divaldo, enquanto que a imensa maioria deveria ficar no anonimato. As boas mensagens, de preferncia, devem ser enfeixadas em livros e divulgadas pela Internet e outros meios de difuso, porque muitos podem se beneficiar do seu contedo, com a observao acima feita, de que no devem se transformar em pedestal para a vaidade de ningum, inclusive do grupo medinico em que foram recebidas.

10

1.3 MDIUNS DE APOIO Espritos que so grandes mestres do Mentalismo costumam dirigir as reunies medinicas, da sendo importante o treinamento dos mdiuns de apoio na sintonizao com os referidos Dirigentes Espirituais. Essa sintonia se d pelo estilo de vida dos referidos mdiuns, que devem adquirir as virtudes da humildade, desapego e simplicidade, uma vez que aqueles Espritos so dotados delas em grau elevado e somente h sincronicidade vibratria entre seres assemelhados pela frequncia mental. No adianta algum viver orgulhosamente ou cheio de egosmo e vaidade e tentar sintonizar com os Guias Espirituais na hora das reunies, pois essa sintonia existe ou no como irradiao constante do dia a dia da vida de cada um. A reforma moral imprescindvel para algum colaborar nessas reunies, pois toda a colaborao puramente mental, no havendo lugar para outra forma de manifestao das capacidades humanas. A irradiao de cada um permanente e contribui ou prejudica o bom andamento dos trabalhos medinicos. Os desencarnados so influenciados beneficamente por aqueles que irradiam Amor verdadeiro em face deles e no pelas palavras que os componentes da reunio lhes venham a dirigir. A contribuio de mdiuns de apoio realmente engajados no Bem importante, devendo procurar mentalizar a pacificao interior dos desencarnados em estado de sofrimento.

11

1.4 DOUTRINADORES Algum pode questionar a expresso doutrinador, mas iremos empreg-la por ser de fcil compreenso: so aqueles participantes encarregados de dialogar com os Espritos manifestantes sofredores. Sua contribuio muito importante, devendo-se desenvolver na cincia do dilogo fraterno, cujo principal requisito o sentimento da verdadeira Caridade. No necessrio que tenham avultada cultura terrena nem que sejam hbeis na arte de convencer: o importante que suas palavras sejam de verdadeira Caridade, vivenciada no dia a dia. Todavia, alguns detalhes so importantes para que desempenhem ainda melhor sua tarefa: devem deixar o manifestante vontade para expor seus sentimentos e indagaes e, somente depois, lev-lo a refletir sobre a convenincia de iniciar vida nova, com propsitos saudveis de evoluo espiritual. Nunca se deve discutir com os manifestantes, mesmo os mais renitentes ou agressivos, mas sim trat-los como verdadeiros filhos de Deus, que, mesmo quando desviados do Bem, representam manifestaes individualizadas do Pai Celestial. Todo Esprito, quando encarnado, recebeu algum gesto de Amor de algum, mas, quando nada disso lhe tenha ocorrido, h sempre o recurso lembrana da filiao divina, figura gloriosa de Jesus e ao colo acolhedor da Me de Jesus e Me Simblica da humanidade da Terra. O convencimento dos Espritos sofredores no se d geralmente pela razo, mas sim pela Caridade que se lhes enderea, suavizando suas agruras espirituais. No ser argumentando de forma erudita ou severa que se conquistar a confiana de algum que sofre. Por isso o doutrinador deve ser algum que muito Ama mais do que muito sabe.

12

2 SEQUNCIA NAS REUNIES No resta dvida de que no h uma sequncia obrigatria, que todos devam seguir. Todavia, no h como realizar-se uma reunio medinica de boa qualidade sem uma prece inicial, pois ela representa o primeiro contato mental com a Espiritualidade Superior. J tivemos oportunidade de presenciar reunio medinica em que no se fez a prece inicial, pois o dirigente terreno a entendia desnecessria... No mnimo essa atitude equivocada representa falta de humildade em relao a Deus, a Jesus e aos Dirigentes Espirituais.

13

2.1 PRIMEIRA PARTE: PRECE DE ABERTURA A prece de abertura no deve ser longa e, de preferncia, o dirigente terreno deve solicitar que seja feita por um dos componentes do grupo, sem preferncia de carter pessoal, dando oportunidade a todos, sem distino. No importa a beleza das palavras, mas a sinceridade de que venham revestidas, pois o que conta a carga espiritual de que se faam acompanhar, principalmente em favor dos Espritos sofredores presentes, que recebero os eflvios benficos. Muitos mdiuns no so dotados de cultura acadmica na atual encarnao, devido ao planejamento feito pelos seus Guias, antes do mergulho na carne, mas isso no deve ser levado em conta em desfavor deles, pretendendo-se considerlos incapazes de orar em pblico. H quem ore e facilite a ambincia espiritualizante, mesmo cometendo erros gramaticais, enquanto que outros, proferindo uma perorao erudita, muitas vezes, at dificultam a boa sintonia espiritual.

14

2.2 SEGUNDA PARTE: LEITURA DE UMA PGINA EVANGLICA Reunio medinica no oportunidade para estudos tericos sobre mediunidade. Por isso, recomenda-se que tal estudo se faa em reunies prprias. A leitura de um texto evangelizante faz com que a ambincia espiritualizante se aprofunde, em continuidade prece inicial. Os principais personagens dessas reunies so os Espritos sofredores, que, ao embalo de textos evangelizadores, se deixam tocar na sua sensibilidade, induzidos sutilmente pela mente poderosa dos Espritos Superiores. Leituras inadequadas, ou sejam, diferentes dessas, no beneficiam os Espritos sofredores, que ficam prejudicados na sua doutrinao. H obras recomendveis para essas ocasies, sendo algumas delas as de Emmanuel, psicografadas por Francisco Cndido Xavier, constantes de reflexes curtas sobre passagens de Paulo de Tarso e os evangelistas. A leitura deve ser feita em cada reunio por um dos participantes, a fim de que todos possam ter a oportunidade de colaborar e se aperfeioar, mesmo quando no se trate de pessoa com muita facilidade para a leitura. Como sempre afirmamos, no se trata de palco de erudio, mas sim de oportunidade de auxlio a desencarnados em estado de sofrimento e, tambm, se necessrio, recebimento de esclarecimentos dos Dirigentes Espirituais.

15

2.3 TERCEIRA PARTE: COMENTRIOS DOS PARTICIPANTES A vaidade se manifesta, por exemplo, quando fazemos comentrios desnecessrios, visando o destaque pessoal. Tambm preciso cada um analisar se seus comentrios tm pertinncia com o assunto e se sero teis para a espiritualizao do ambiente psquico. Infelizmente h quem no consegue conter o desejo de evidncia ou sua simpatia por assuntos negativos: esses prejudicam a psicosfera, que os Dirigentes Espirituais prepararam muito antes do incio de cada reunio. A autocensura necessria, sem significar impossibilidade de falar, mas apenas avaliar-se se estaro ou no auxiliando os ouvintes. O tempo dos comentrios deve ser delimitado, todavia, sem os extremos da impossibilidade de se estenderem um pouco mais quando seja de real proveito espiritual.

16

3 QUARTA PARTE: CONTATO COM OS DESENCARNADOS A primeira noo que se deve ter em conta que somos Espritos criados para a evoluo pela eternidade afora pelo Pai Celestial, que Ama infinitamente todas as Suas criaturas, as quais representam mentalizaes do Seu Infinito Poder. Se Ele parar de pensar em uma de Suas criaturas ela desaparecer, deixar de existir, instantaneamente. Partindo dessa certeza, vejamos que todos somos igualmente Amados por Ele, que no confere mais Amor a uns em detrimento dos outros, independente de grau evolutivo de cada um: um Pai Perfeito em todos os sentidos. Alguns o tratam como Me, o que tambm uma verdade. Estando encarnados ou desencarnados cada criatura sempre ela prpria, com toda sua bagagem evolutiva, representada por mais de um bilho e meio de anos quanto s criaturas humanas ligadas ao nosso planeta. Quem mdium j nasce dotado do sexto sentido mais aguado que as demais pessoas, sendo, portanto, suscetvel inclusive de entrar em contato explcito com os habitantes do mundo espiritual. Esse contato natural e nada tem de miraculoso. Por isso, os Espritos manifestantes devem ser tratados com naturalidade e no como se fossem seres diferentes dos encarnados. Encarnando, o Esprito tem reduzida em grande parte sua lucidez, normalmente ficando abafada sua potncia mental, regulada para cada criatura de forma diferente, conforme a tarefa que ir desempenhar na encarnao. Nas reunies medinicas os mdiuns entram em contato com Espritos que o orientam e/ou com os necessitados de ajuda para se equilibrarem na realidade espiritual. Todavia, sempre os mdiuns devem proceder com mentalidade caritativa, conforme preconizava Jesus, a fim de bem cumprir suas atribuies.

17

3.1 MANIFESTAES DE ESPRITOS SOFREDORES A maioria dos Espritos ligados ao nosso planeta estagia ainda na faixa do predomnio dos defeitos morais, tanto que Andr Luiz afirma que a maioria vai habitar o umbral quando desencarna. Tambm podemos compreender essa realidade quando Chico Xavier, certa feita, disse, sem nenhuma inteno de diminuir ningum, que a diferena de idade espiritual entre seu grupo e a maioria da humanidade de mais ou menos dez mil anos. Quase todos os desencarnantes terrenos passam por uma fase de perturbao mais ou menos longa, conforme seu grau evolutivo, resultado de sua realidade interior. No h como ser diferente, pois o objetivo maior que Deus traa para cada criatura a felicidade, a qual brilha no corao daqueles que a fazem por merecer. De nada adianta levar um Esprito para uma regio iluminada do mundo espiritual se sua sintonia espiritual no condiz com a da maioria dos habitantes daquela regio. Assim, cada um colhe aquilo que plantou e a evoluo gradativa. O fato de algum ser classificado como Esprito sofredor significa apenas que est estagiando em uma faixa pouco evoluda da sua trajetria, que se transformar um verdadeira luz gradativamente, medida que passar a investir no cumprimento da regra mxima que vigora no Universo de Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo. Quando os mdiuns acolhem os Espritos sofredores com Amor estaro plantando boas sementes para o futuro, pois poder acontecer de, quando desencarnarem, terem de estender a mo caridade alheia tanto quanto aqueles que acolheram quando encarnados, pois ningum sabe exatamente como ser sua passagem para o mundo espiritual e o quanto merece em termos espirituais, a no ser os Espritos Superiores. Recomenda-se que a parte prtica seja realizada com pouca luminosidade, a fim de facilitar a concentrao mental

18

dos mdiuns. Todavia, na verdade, tudo depende da capacidade individual de sintonizar com os Espritos Orientadores.

19

3.1.1 DOUTRINAO DE ESPRITOS SOFREDORES No fcil despertar para um estilo de vida mais espiritualizado um desencarnado que viveu no mundo terreno em funo da materialidade. Sua conscientizao gradativa, pois a Natureza no d saltos. A primeira coisa a se fazer tentar faz-lo sintonizar com os bons Espritos, elevando seu padro vibratrio para que se desvincule dos sofrimentos que estiver experimentando na situao de desencarnado. Muitos chegam aos grupos medinicos afirmando estar sentindo dores fsicas e estar confusos, quando no estejam declaradamente exercitando a maldade. Doutrin-los significa lev-los superao inicial dessa situao de desacerto espiritual. Posteriormente, orientados por Espritos especialistas do mundo espiritual, iro ser encaminhados para hospitais, escolas ou outras instituies que trabalham pela evoluo da humanidade, at que, mais cedo ou mais tarde, voltem a reencarnar, como, alis, acontece com todos os seres menos evoludos do nosso planeta.

20

3.2 MANIFESTAES DE ESPRITOS ORIENTADORES Os Espritos Orientadores do grupo medinico podem manifestar-se pessoalmente, mas, normalmente, encarregam dessa tarefa seus assessores, repassando informaes importantes para o encaminhamento dos trabalhos. Todavia, pacientes como so, muitas vezes, deixam os encarnados seguirem suas prprias inclinaes, somente interferindo quando ocorrem situaes de maior gravidade. Este texto, por exemplo, representa um esclarecimento a vrios grupos que esto equivocados sobre alguns tpicos que abordamos: trata-se de uma forma de auxiliarmos na melhoria da qualidade sem melindrar aqueles que laboram em erros mais ou menos prejudiciais, os quais sempre sobrecarregam os Orientadores Espirituais, responsveis pelo sucesso dos trabalhos. Os encarnados devem ter a humildade suficiente de reconhecer seus erros, como ns reconhecemos os nossos e procuramos aprender para melhor servir.

21

3.2.1 PERGUNTAS AOS ESPRITOS ORIENTADORES Em uma ou outra ocasio os Espritos Orientadores respondem a indagaes dos mdiuns, nas reunies, contanto que sejam pertinentes e sero teis. No esto disposio da curiosidade de quem quer que seja, principalmente quando tal curiosidade represente alguma coisa de negatividade ou inutilidade. Eles costumam fazer afirmaes que parecem vagas aos encarnados, mas tal acontece porque no querem se prestar ao papel de pajens dos seus pupilos, que devem cumprir seus deveres e sabem quais so esses deveres.

22

3.3 COMENTRIOS DOS PARTICIPANTES ENCARNADOS Ao final de cada reunio, seus participantes encarnados devem informar sobre o que aprenderam com tudo que aconteceu, numa permuta de ideia muito salutar e construtiva. o instante da descontrao, todavia sempre se lembrando de que esses comentrios devem ser instrutivos para os ouvintes desencarnados, que ali se encontram em aprendizado. Ningum deve transformar essa oportunidade em palco para a prpria vaidade, nem em oportunidade de desprestigiar quem quer que seja, pois, ali tambm deve vigorar o referencial da Caridade.

23

4 DURAO DAS REUNIES O fato de terem se encerrado as manifestaes espirituais no significa que a reunio deva ter seu final antecipado, pois a Espiritualidade ali continuar presente, at o final do prazo previsto. As iniciativa equivocadas dos encarnados podem dificultar o trabalho dos Espritos Orientadores, sobrecarregando-os, os quais passam a ter de contornar os empecilhos emergentes. Assim, quanto mais os encarnados forem adequados, menos sacrificam seus Orientadores Espirituais. Pode-se dizer, a respeito: S de no atrapalharem j estaro ajudando. Manoel Philomeno de Miranda costuma dizer que a Espiritualidade no necessita dos mdiuns para encaminhar os desencarnados em desalinho espiritual, mas concede essas oportunidades aos mdiuns como uma forma de crescimento intelecto-moral para esses ltimos. Assim compreendendo, todos ganham com as reunies, ajudando e sendo ajudados.

24

5 ENCERRAMENTO O encerramento, tanto quanto a abertura, deve-se fazer com uma prece, proferida por um dos membros da equipe, sendo conveniente o rodzio, a fim de que todos se desenvolvam. O dirigente deve ser o mais democrtico, tal como Jesus, que exemplificando a valorizao de todos Seus irmos em humanidade, lavou os ps dos apstolos na ltima reunio que teve com eles quando encarnado. A prece deve ser, de preferncia, espontnea, sem a preocupao de tornar pea lustrosa de Oratria, mas sair do fundo do corao, a fim de beneficiar os encarnados e os desencarnados presentes. No importam os eventuais equvocos gramaticais, mas a sinceridade da expresso de Amor a Deus, a Jesus e aos Orientadores Espirituais, alm de todos os que forem lembrados direta ou indiretamente.

25

6 - ALGUNS FATOS REAIS OCORRIDOS EM REUNIES 1) H quem por ainda estar imaturo para tomar conhecimento de fatos ocorridos em outras encarnaes ou nos perodos intermedirios entre uma encarnao e outra vive procura de glrias pretritas, que nunca existiram, ou, se existiram, no representam glrias definitivas, mas apenas a vivncia de mais uma dentre tantas etapas evolutivas. Dessa maneira, muitos pretendem ter vivido na nobreza, sido intelectuais ou alguma personalidade que a Histria registrou, sem saberem que os Registros do mundo espiritual classificam como heris aqueles que bem cumpriram suas tarefas, a maioria de forma annima e cujo nome desconhecido dos Anais terrenos. H quem se orgulhe de pensar que foi algum facnora ou depravado, contanto que famoso. Feita esta introduo, passemos a narrar um fato medinico, ocorrido em uma reunio, quando um dos mdiuns viu, pela tela da vidncia induzida, um homem caminhando por uma das inmeras vielas de Jerusalm da poca de Jesus. Esse homem estava irradiando felicidade, porque tinha tido a oportunidade de ver o Divino Mestre e tomado conhecimento de Sua Doutrina de Amor. Quem ele no importa, porque nomes cada um j teve inmeros, mas o que os Espritos Orientadores quiseram fixar na mente do mdium a ideia de que muitos daqueles que conheceram Jesus passaram a viver como em um constante xtase, ficando marcados para sempre. 2) Determinados fatos medinicos costumam ser confirmatrios, a fim de evitarem-se dvidas. Um caso deste tipo aconteceu com outro mdium. Estando em casa, orando, ouviu claramente, pela acstica espiritual, um dos Espritos Orientadores de determinado grupo medinico dizer-lhe: Chegou a hora de voc voltar para o U. A. Mas para fazer ali o qu?, indagou mentalmente o mdium. Para participar das reunies medinicas, redarguiu o Esprito.

26

Indo primeira reunio medinica daquele grupo, informou a todos do ocorrido e foi admitido a participar, mas fora da corrente medinica, por medida de cautela do dirigente. Todavia, quando um dos Orientadores Espirituais se manifestou pelas cordas vocais do mdium psicofnico, foi aquele convidado induzido a indagar do Esprito: - Voc o irmo A., no que este respondeu: - Sou eu mesmo. Assim, confirmou-se que o convidado realmente deveria ser admitido a integrar o grupo. Confirmaes semelhantes visam mostrar aos encarnados que a escolha de determinados mdiuns deve partir dos Orientadores Espirituais e no dos encarnados. Outro fato assemelhado a esse ocorreu quando uma mdium, tendo sido admitida a participar, mas fora da corrente, foi convidada por um dos Orientadores pela boca do mdium psicofnico a psicografar. Sendo-lhe oferecido papel e lpis, grafou uma mensagem assinada por um dos Dirigentes Espirituais. 3) Um mdium psicgrafo, certa feita, indagou de um dos Orientadores incorporado no mdium psicofnico exatamente com estas palavras vagas: - Quem escreve os livros. A resposta foi a seguinte: - So muitos dos que aqui esto. Formamos uma equipe, vocs desse lado e ns do lado de c. Quando precisarem de ajuda s nos chamarem, que estaremos presentes. 4) Em determinada oportunidade, um dos mdiuns de apoio se sentiu transfortado a uma situao que lhe pareceu comparvel ao ingresso em outra dimenso e, nesse estado, ouviu a Dirigente Espiritual do grupo dizer: - Curvem-se diante do Poder de Deus. Essa frase de uma profundidade tal que daria ensejo a um tratado digno da pena de um Emmanuel, Lon Denis e outros grandes filsofos espritas.

27

5) Uma mdium vidente, integrante daquele grupo, costuma relatar o que ocorre na esfera extracorprea, o que, infelizmente, no passvel de retratar a todos atravs da pobreza das palavras. Ela sempre diz: - Se todo mundo tivesse pelo menos cinco minutos de vidncia, adquiriria outra compreenso da Vida.

28

7) UM TEXTO PSICOGRFICO Infelizmente, muitos mdiuns procuram ganhar destaque custa do servio medinico. Principalmente os psicgrafos concordam em adicionar seu nome nas obras que pertencem aos Espritos, o que inadequado, para no dizer inconveniente, a no ser em casos como os de Chico Xavier, Divaldo Franco e alguns outros missionrios. Segue abaixo uma das poucas produes, recebidas por determinado mdium daquele grupo, assinadas por um Esprito conhecido dos estudiosos da Filosofia, todavia, no se mencionando o nome do mdium, pela razo acima exposta. A BIOGRAFIA E OS ENSINAMENTOS DE JESUS Montaigne Quando encarnado na Terra, sempre me interessou conhecer a vida e as ideias desse Homem que dividiu a Histria em antes e depois dEle. Nenhum conhecimento me parecia ser to importante quanto esse, nico definitivo para proporcionar a felicidade humana. Todas as Cincias e a Filosofia, que tanto prezei, nunca tiveram o dom de transformar meros seres humanos falveis e sofredores em gigantes da Paz e do Progresso quanto a cincia dAquela vida exemplar e dAquelas Lies de Amor. Agora, nos tempos que correm, quando a humanidade evoluiu, mas ainda se encontra presa das dvidas que a atormentam e das deficincias ticas, somente o conhecimento da vida e das ideias de Jesus podem tir-la desse lamaal de incertezas e da falta de direo no viver. Muitas verses se apresentam sobre uma e outras, estudiosos e aventureiros as declaram ao pblico, mas a Doutrina Esprita veio clarear os horizontes humanos

29

da Terra, mostrando a Verdade face a face, sem simbolismos ou meias-palavras. O caminhar dessa fantstica Doutrina depende da moralizao e da espiritualizao de cada um de seus membros e no da propaganda que se venha a fazer por outra forma. Os novos discpulos do Mestre Divino tm de ser diferentes daqueles que mercadejam com as coisas santas. Devem ser sinceros cultores da Verdade, sem meios termos nem desejo de ganhar evidncia. Sua exemplificao a do dia-a-dia, da hora-ahora, em todos os ambientes. Sinto-me feliz por estar compondo o quadro dos colaboradores do Divino Mestre e trazendo minha contribuio para a inaugurao dos Novos Tempos. Jesus seja louvado pelo Amor que dedica a todos ns, grandes e pequenos.

30

8) OUTRO TEXTO PSICOGRFICO PALAVRAS AOS TRABALHADORES DA LTIMA HORA Que a bno de Deus recaia sobre ns hoje e sempre e que Jesus nos d a compreenso para a evoluo das nossas almas! Queridos irmos em humanidade, quando Scrates afirmava que o Esprito encarnado tem sua capacidade de discernimento imensamente reduzida no estava usando mera figura de Retrica, mas dizia exatamente a verdade. Encarnando-se, o crebro humano limita a viso do passado e circunscreve o campo de captao do Esprito aos pobres cinco sentidos, levemente melhorados pela captao mental, que expande essa percepo um pouco mais alm, principalmente nos mdiuns, que sentem a realidade espiritual, conforme seu nvel de sensibilidade, sempre dependente do nvel tico-moral alcanado. Viver na Terra uma necessidade para a evoluo do Esprito, que precisa demonstrar o quanto consolidou das lies que ouviu dos seus Maiores no mundo espiritual antes da encarnao. como se fossem provas que iro avaliar o grau que cada um conquistou. As limitaes impostas pela carcaa fsica so importantes para o progresso do Esprito. Infelizmente, porm, o grau de desenvolvimento de grande parte da humanidade ainda insuficiente para, encarnados, reconhecerem que so Espritos e no corpos. Essa dificuldade de compreenso faz com que vivam em funo das necessidades puramente materiais, ou sejam, a luta pelo po de cada dia, a

31

procriao, a sustentao da famlia e outras vivncias horizontais, que pouco lhes ensinam quanto ao Caminho que leva a Deus. Cada pessoa encarnada que j adquiriu a noo segura e induvidosa de que realmente Esprito e no corpo, deve transmitir, de alguma forma, essa informao aos seus semelhantes, ao maior nmero possvel deles, com isso tentando melhorar a viso desses cegos que tm os olhos materiais abertos mas a retina espiritual toldada pela catarata da ignorncia. No h como algum chegar aos nveis mais elevados da espiritualizao sem passar de ano nessa matria escolar do primeiro ano da alfabetizao do Esprito. Pode parecer que se trata de um conhecimento evidente, banal e que seja facilmente aceito por todos, mas, no fundo de muitas almas encarnadas, existe a dvida, a insegurana quanto a esse ponto bsico. Como convencer essas almas? Somente atravs da F, que se adquire pelo esforo individual, pela procura persistente pela Graa Divina. H Espritos extremamente intelectualizados que ainda no alcanaram a F e se julgam meros corpos putrescveis, vivendo em desespero surdo, com medo da morte, a qual os apavora, mesmo quando estampam sorrisos de desdm pelas Coisas Divinas. A orao intercessria uma ferramenta em favor desses descrentes infelizes, mas tem de ser a orao ungida do verdadeiro Amor, rogando a Deus que d a esses filhos orgulhosos a bno da humildade, que os far reconhecer a Paternidade Divina e as consequncias que da advm. Aqueles que se julgam meros seres corpreos so talvez nossos irmos mais necessitados, porque lhes falta tudo o mais, que lhes proporcionaria a Felicidade verdadeira, a qual apenas espiritual.

32

Reconhecendo que somos Espritos imortais, a vida material perde muito do seu significado imediatista em termos de egosmo, orgulho e vaidade, passando a ser uma procura pelo aperfeioamento do intelecto e da moralidade. No falamos no intelecto sem Deus, que faz os seres humanos se escravizarem a um crculo vicioso, onde nunca se alcana as grandes verdades, mas apenas se formulam teorias e sistemas, que caem no vazio. No falamos na moralidade que muitas vezes representa mero orgulho e desprezo pelas pessoas que tiveram a infelicidade de desviar-se das regras da tica. Sem a compreenso das Leis Divinas sintetizadas nos mandamentos de Amor a Deus e s criaturas como a ns mesmos nenhum horizonte infinito se desenha frente da humanidade. Trabalhar pela divulgao dessas verdades o trabalho que compete a todos ns, que j despertamos para a Compreenso. Buda despertou, ou seja, acordou para a Compreenso das Leis Divinas. Ns, atravs das lies e, sobretudo, dos exemplos de Jesus, despertamos para o Amor Universal. A vida dos encarnados valiosa, a oportunidade inestimvel, o tempo urge, a hora das realizaes agora, o minuto que passa aquele da continuidade do trabalho e o repouso o instante da reflexo da mente enquanto o corpo se refaz. Jesus no se sente diminudo ao contar com o apoio e o trabalho dos menores de cada um dos Seus seguidores: somos todos trabalhadores valiosos nessa empreitada, que dignifica o mais insignificante de ns. Os chamados santos se ombreiam conosco e convivem mentalmente com nossa incipincia de novatos, desempenhando funes elevadas de

33

planejamento e comando ou realizando os trabalhos braais ao lado dos mais humildes servidores. Trabalhemos e agradeamos a Deus a oportunidade de servir nessa Causa, que a de abrir os olhos dos cegos da alma e retirar as traves dos ouvidos dos surdos do esprito. No sejamos discursadores arrogantes nem palavrosos nem insistentes na doutrinao que esconde a vaidade sob o manto da humildade: falemos apenas o necessrio e exemplifiquemos muito para convencer. Que Jesus nos ilumine nesse Trabalho, que pertence a Ele e a Deus, e do qual somos pequeninos, mas felizes colaboradores.

34

NOTAS [1] (extrada de O Livro dos Mdiuns, de Allan Kardec, traduzido por Jos Herculano Pires) REUNIES EM GERAL 324. As reunies espritas podem oferecer grandes vantagens, pois permitem o esclarecimento pela permuta de pensamentos, pelas perguntas e observaes feitas por qualquer um, de que todos podem aproveitar-se. Mas para se obterem resultados desejveis, requerem condies especiais que vamos examinar, porque seria errneo trat-las como as das sociedades comuns. Alis, constituindo-se as reunies em verdadeiros todos coletivos o que a elas concerne uma consequncia natural das instrues individuais dadas anteriormente. Devem elas tomar as mesmas precaues e preservar-se das mesmas dificuldades referentes aos indivduos. Foi por isso que deixamos este captulo por ltimo. As reunies espritas diferem muito quanto s suas caractersticas, segundo os seus propsitos. E por isso mesmo a sua constituio deve tambm diferir. Segundo sua natureza elas podem ser frvolas, experimentais ou instrutivas. 325. As reunies frvolas constituem-se de pessoas que s se interessam pelo aspecto de passatempo que elas podem oferecer atravs das manifestaes de Espritos levianos, que gostam de se divertir nessas espcies de reunio, pois nelas gozam de inteira liberdade. nessas reunies que se costumam pedir as coisas mais banais, que se pedem aos Espritos a predio do futuro, que se experimentam a sua perspiccia para adivinhar a idade das pessoas, o que elas trazem nos bolsos, revelar pequenos segredos e mil outras coisas dessa importncia.

35

Essas reunies so inconsequentes, mas como os Espritos levianos so s vezes bastante inteligentes, e em geral bem humorados e joviais, acontecem frequentemente coisas bastante curiosas, de que o observador pode tirar proveito. Aquele que s tivesse presenciado essas sesses e julgasse o mundo dos Espritos segundo essa amostra, teria dele uma ideia muito falsa, como a de algum que julgasse toda a populao de uma grande cidade pela de alguns dos seus bairros. O simples bom senso nos diz que os Espritos elevados no podem comparecer a reunies dessa espcie, e que as pessoas presentes so to inconsequentes como as entidades manifestantes. Quem quiser se ocupar de coisas fteis deve naturalmente evocar Espritos levianos, como numa reunio social chamariam comediantes para se divertirem. Mas haveria profanao em convidar pessoas de nomes venerveis, misturando assim o sagrado com o profano. 326. As reunies experimentais tm mais particularmente por finalidade a produo de manifestaes fsicas. Para muitas pessoas representam um espetculo mais curioso do que instrutivo. Os incrdulos saem delas mais espantados do que convencidos, quando no tenham visto outra coisa, e se voltam inteiramente para a procura de possveis artifcios, nada entendendo do que viram supem naturalmente a existncia de truques. Acontece inteiramente o contrrio com os que estudaram o assunto. Estes compreendem de antemo a possibilidade das ocorrncias e os fatos positivos determinam assim a consolidao de suas convices. Por outro lado, se houvessem truques, eles estariam em condies de descobri-los. Apesar disso, essas espcies de experimentao tm uma utilidade que ningum poderia negar, pois foram elas que levaram a descoberta das leis que regem o mundo

36

invisvel, e para muitas pessoas so ainda uns poderosos motivos de convico. Mas sustentamos que elas no so suficientes para iniciar algum na Cincia esprita, pois o simples fato de ver um mecanismo engenhoso no pode dar o conhecimento da mecnica para quem no esteja informado das suas leis. Contudo, se essas experincias fossem dirigidas com mtodo e prudncia poderia obter-se resultados bem melhores. Voltaremos logo a tratar deste assunto. 327. As reunies instrutivas tm caractersticas inteiramente diversas, e como nelas que podemos obter o verdadeiro ensinamento, insistiremos particularmente nas condies em que devem realizar-se. A primeira de todas a de manterem a seriedade em toda a acepo do termo. necessrio que todos estejam convencidos de que os Espritos a que desejam dirigir-se pertencem a uma natureza especial, que o sublime no podendo se misturar ao banal, nem o bem com o mal, se desejam obter bons resultados necessrio nos dirigirmos aos Espritos bons. Devemos, como condio expressa, estar em situao favorvel para que eles queiram atender-nos. Ora, os Espritos superiores no comparecem s reunies de homens levianos e superficiais, como no compareceriam quando estavam encarnados. Uma sociedade no verdadeiramente sria se no se ocupar de assuntos teis, com excluso de todos os outros. Se ela deseja obter fenmenos extraordinrios por curiosidade ou passatempo, os Espritos que os produzem podero comparecer, mas os outros se afastaro. Numa palavra, conforme o carter da reunio ela sempre encontrar Espritos dispostos a atender s suas tendncias. Uma reunio sria afasta-se da sua finalidade se troca o ensinamento pelo divertimento. As

37

manifestaes fsicas tm a sua utilidade, como j dissemos. Aqueles que desejam ver devem participar de reunies experimentais, e os que desejam compreender devem dirigir-se a reunies de estudos. assim que uns e outros podero completar a sua instruo esprita, como no estudo da medicina uns vo aos cursos e outros clnica. 328. A instruo esprita no compreende somente o ensino moral dado pelos Espritos, mas tambm o estudo dos fatos. Abrange a teoria dos fenmenos, a pesquisa das causas, e como consequncia a constatao do que possvel e do que no , ou seja: a observao de tudo quanto possa fazer que a cincia se desenvolva. Seria errneo acreditar que os fatos estejam limitados aos fenmenos extraordinrios, que os que tocam principalmente os sentidos sejam os nicos dignos de ateno. Encontram-se a cada passo fatos importantes nas comunicaes inteligentes, que as pessoas reunidas, para o estudo no poderiam negligenciar. Esses fatos, que seria impossvel enumerar surgem de numerosas circunstncias fortuitas. Embora menos gritantes, no so de menor interesse para o observador que neles encontra a confirmao de um princpio conhecido ou a revelao de um novo princpio, que o leva a penetrar mais fundo nos mistrios do mundo invisvel. Nisso h tambm filosofia. 329. As reunies de estudo so ainda de grande utilidade para os mdiuns de manifestaes inteligentes, sobretudo para os que desejam seriamente aperfeioar-se e por isso mesmo no comparecem a elas com a tola presuno da infalibilidade. Uma das grandes dificuldades da prtica medinica, como j dissemos, encontra-se na obsesso e na fascinao. Eles poderiam, pois, iludir-se de muito boa f quanto ao mrito das comunicaes obtidas. Compreende-se que os Espritos enganadores encontram

38

caminho aberto quando lidam com a pessoa ignorante do assunto. por isso que procuram afastar o mdium de todo o controle, chegando mesmo, quando necessrio, a faz-lo tomar averso a quem quer que possa esclareclo. Graas ao isolamento e fascinao, podem facilmente lev-lo a aceitar tudo o que quiserem. Nunca repetiramos demasiado: a est no somente uma dificuldade, mas um perigo. Sim, podemos diz-lo um verdadeiro perigo. O nico meio de escapar a ele submeter-se o mdium ao controle de pessoas desinteressadas e bondosas, que, julgando as comunicaes com frieza e imparcialidade, possam abrirlhe os olhos elev-los a perceber o que no pode ver por si mesmo. Ora, todo mdium que teme esse julgamento j se encontra no caminho da obsesso. Aquele que pensa que a luz s foi feita para ele j est completamente subjugado. Leva-se a mal as observaes e as repele, irritando-se com elas, no h dvida quanto natureza m do Esprito que o assiste. J dissemos que um mdium pode carecer dos conhecimentos necessrios para compreender os erros, que pode se deixar enganar pelas palavras bonitas e pela linguagem pretensiosa, deixando-se seduzir pelos sofismas, tudo isso na maior boa f. Eis porque, na falta de suas prprias luzes, deve modestamente recorrer s luzes dos outros, segundo os ditados populares de que quatro olhos veem melhor do que dois e de que ningum um bom juiz em causa prpria. desse ponto de vista que as reunies so de grande utilidade para o mdium, se ele for bastante sensato para ouvir os conselhos, porque nelas se encontram pessoas mais esclarecidas do que ele, capaz de perceber os matizes frequentemente muito delicados, pelos quais o Esprito revela a sua inferioridade.

39

Todo mdium que sinceramente no queira se transformar em instrumento da mentira deve procurar produzir nas reunies srias, levando para elas o que tiver obtido em particular. Deve aceitar com reconhecimento, e at mesmo solicitar o exame crtico das comunicaes. Se estiver assediado por Espritos enganadores ser esse o meio mais seguro de se livrar deles, provando-lhes que no o podem enganar. Alis, o mdium que se irrita com a crtica, tanto menos razo tem para isso quanto o seu amor prprio no est envolvido no assunto, pois se o que escreve no dele, ao ler a m comunicao a sua responsabilidade semelhante de quem lesse os versos de um mau poeta. Insistimos nesse ponto porque se ele um tropeo para os mdiuns, tambm o para as reunies que no devem confiar levianamente em todos os intrpretes dos Espritos. O concurso de qualquer mdium obsedado ou fascinado lhes seria mais prejudicial do que til. Elas no devem aceit-lo. Julgamos j haver desenvolvido o suficiente para mostrar-lhes que no podem enganar-se quanto s caractersticas da obsesso, se o mdium no for capaz de reconhec-la por si mesmo. Uma das mais evidentes sem dvida a pretenso de estar sozinho com a razo, contra todos os demais. Os mdiuns obsedados que no querem reconhecer a sua situao assemelhamse a esses doentes que se iludem quanto sade, perdendo-se por no se submeterem ao regime necessrio. 330. O que uma reunio sria deve se propor como objetivo livrar-se dos Espritos mentirosos. Ela estaria em erro ao considerar-se livre deles to somente pela sua finalidade e pela qualidade dos seus mdiuns. S o conseguir quando houver criado para si mesma as condies favorveis.

40

Para bem compreender o que se passa nestas circunstncias remetermos o leitor ao que dissemos atrs, no n 231, sobre a influncia do meio. necessrio representar cada indivduo como cercado por um certo nmero de companheiros invisveis que se identificam com o seu carter, os seus gostos e as suas tendncias. Assim, toda pessoa que entre numa reunio leva consigo os Espritos que lhes so simpticos. Segundo o seu nmero e a sua natureza, esses companheiros podem exercer sobre a reunio e sobre as comunicaes uma influncia boa ou m. Uma reunio perfeita seria aquela em que todos os membros, animados do mesmo amor pelo bem, s levassem consigo Espritos bons. Na falta da perfeio, a melhor reunio ser aquela em que o bem supere o mal. Tudo isso muito lgico para que seja necessrio insistir. 331. Uma reunio um ser coletivo cujas qualidades e propriedades so as dos seus membros, formando uma espcie de feixe. Ora, esse feixe ser tanto mais forte quanto mais homogneo. Se ficar bem compreendido o que foi dito no n 282, pergunta 5, sobre a maneira porque os Espritos so avisados quando os chamamos, ser fcil entender o poder de associao de pensamento dos assistentes. Se o Esprito for de qualquer maneira atingido pelo pensamento, como ns somos pela voz, vinte pessoas unidas numa mesma inteno tero necessariamente mais fora que uma s. Mas para que todos os pensamentos concorram para o mesmo fim necessrio que vibrem em unssono, que se confundam por assim dizer em um s, o que no pode se dar sem concentrao. Por outro lado, o Esprito, chegando a um meio que lhe inteiramente simptico, sente-se mais vontade. S encontrando amigos, comparece de boa vontade e mais disposto a responder. Quem quer que tenha seguido com

41

alguma ateno as manifestaes espritas inteligentes pode certamente se convencer desta verdade. Se os pensamentos forem divergentes, provocam um entrechoque de ideias desagradveis para o Esprito e portanto prejudicial manifestao. Acontece o mesmo com um homem que deve falar numa reunio. Se sentir que todo os pensamentos lhe so simpticos e favorveis, a impresso que recebe age sobre as suas ideias e lhe d maior vivacidade. A unanimidade dessa influncia exerce sobre ele uma espcie de ao magntica que decuplica os recursos, enquanto a indiferena ou a hostilidade o perturba e paralisa. assim que os atores sentem-se eletrizados pelos aplausos. Ora, sendo os Espritos bem mais impressionveis que os homens, devem sofrer muito mais a influncia do meio. Toda reunio esprita deve pois procurar a maior homogeneidade possvel. Falamos, bem entendido, das que desejam chegar a resultados srios e verdadeiramente teis. Se simplesmente se querem obter quaisquer comunicaes, no se importando com a qualidade, evidente que todas essas precaues no so necessrias. Mas ento no se deve lamentar a qualidade do produto. 332. A concentrao e a comunho de pensamentos sendo as condies necessrias de toda reunio sria, compreende-se que o grande nmero de assistentes uma das causas mais contrrias homogeneidade. No h, certo, nenhum limite absoluto para esse nmero. Compreende-se que cem pessoas, suficientemente concentradas a atentas, estaro em melhores condies do que dez pessoas distradas e barulhentas. Mas tambm evidente que quanto maior o nmero, mais dificilmente se preenchem essas condies. alis um fato provado pela experincia que os pequenos crculos ntimos so sempre mais favorveis s boas comunicaes, e isso pelos motivos que expusemos.

42

333. Outra exigncia no menos necessria a da regularidade das sesses. Em todas sempre encontramos Espritos que poderamos chamar de frequentadores habituais, mas no nos referimos a esses Espritos que esto por toda parte e em tudo se intrometem. Falamos dos Espritos protetores ou dos que so mais frequentemente evocados. No se pense que esses Espritos nada mais tenham a fazer do que nos dar ateno. Eles tm as suas ocupaes e podem s vezes encontrar-se em condies desfavorveis evocao. Quando as reunies se realizam em dias e horas fixos, eles se colocam disposio nesses momentos e raramente faltam. H mesmo os que levam a pontualidade ao excesso. Ofendem-se com o atraso de um quarto de hora, e se foram eles que marcaram uma reunio ser intil inici-la alguns minutos antes. Mas acentuemos que embora os Espritos prefiram a regularidade os verdadeiramente superiores no so to meticulosos. A exigncia de rigorosa pontualidade sinal de inferioridade, como tudo o que pueril. Mesmo fora das horas marcadas eles podem comparecer, e na verdade comparecem espontaneamente quando a finalidade til. Nada, entretanto, mais prejudicial recepo de boas comunicaes do que evoc-los a torto e a direito, por simples capricho ou sem um motivo srio. Como no esto sujeitos aos nossos caprichos, poderiam no nos atender. E sobretudo nessas ocasies que outros podem tomar-lhes o lugar e o nome. [2] http://www.damasceno.info/damasceno/MeuSite/Espiritual/Re Med2.pdf Reunio Medinica II

43

Textos retirados de: O Dirigente de Reunies Medinicas - DEPARTAMENTO DE ORIENTAO MEDINICA UNIO ESPRITA MINEIRA Tipos de reunies medinicas De acordo com a apostila Mediunidade n 6 da Srie Evangelho e Espiritismo, da Unio Esprita Mineira temos, basicamente, seis tipos de reunies medinicas. So elas: 1) Reunio de Experimentao de Sensibilidade: destinase especificamente queles que, julgando-se portadores de sensibilidade medinica, procuram na Doutrina Esprita uma soluo crist para as dificuldades com as quais se deparam; 2) Reunio de Educao Medinica: objetiva preparar e educar os mdiuns para o exerccio equilibrado de suas faculdades medianmicas, embasando tal exerccio no direcionamento evanglico e com a segurana que a Doutrina Esprita proporciona; 3) Reunio Mista de Estudo e Prtica Medinica: conhecida como reunio prtica, visando aos estudos evanglico-doutrinrios e prtica medinica; 4) Reunio de Desobsesso: visa a assistir os encarnados e desencarnados atravs do auxlio evanglico s entidades vinculadas a processos obsessivos individuais ou coletivos; 5) Reunio de Tratamento: tem por finalidade cooperar com os irmos enfermos, atravs de tratamento espiritual que ser dispensado pela prpria espiritualidade. Mesmo apresentando carter privativo, pode contar com a presena daqueles irmos a serem assistidos, desde que o local oferea acomodaes adequadas. necessrio ressaltar que nessas reunies no devem ser tratados os casos de obsesso. 6) Reunio de Orientao: objetiva orientar as criaturas a respeito de problemas cuja complexidade ultrapasse o campo de interveno do integrante do Grupo. O

44

integrante recorrer, assim, a uma orientao espiritual em favor da pessoa carente. Preparao para o trabalho As assembleias eram dominadas por ascendentes profundos de amor espiritual. A solidariedade estabelecera-se com fundamentos divinos. (...) A unio de pensamentos em torno de um s objetivo dava ensejo a formosas manifestaes de espiritualidade. Em noites determinadas havia fenmenos de vozes diretas. A instituio de Antioquia foi um dos raros centros apostlicos onde semelhantes manifestaes chegaram a atingir culminncia indefinvel. A fraternidade reinante justificava essa concesso do cu. Analisando a anotao de Emmanuel ao se referir Igreja de Antioquia, fundada nos tempos apostlicos, podemos depreender que todo trabalho do bem recebe o incentivo dos Espritos Superiores, desde que as mnimas condies se estabeleam. As manifestaes chegaram a atingir a culminncia indefinvel, em virtude da fraternidade reinante e do estabelecimento da solidariedade com fundamentos divinos, a justificarem a concesso do cu, ensejando formosas manifestaes de espiritualidade. Para que ocorra a adeso dos benfeitores espirituais no desempenho das tarefas medinicas, necessrio se faz que busquemos um ambiente harmonioso sustentado pela prece, a fim de possibilitar um clima propcio, que justifique a concesso do cu. Nesse sentido, destacamos do livro Desobsesso e da apostila Mediunidade, publicada pela Unio Esprita Mineira, as seguintes recomendaes com relao ao preparo para a reunio, tendo em vista a perspectiva fsica, espiritual e pessoal. Sob o ponto de vista fsico, relevante destacar os seguintes aspectos: local adequado e reservado;

45

sala despida de quaisquer ornamentos e objetos estranhos reunio; obras da Codificao e subsidirias de carter evanglico-doutrinrio; limpeza e simplicidade; mesa, cadeiras ou bancos para acomodao; evitar o recinto s escuras. abolir o uso de velas, defumadores, vestimentas especiais ou quaisquer objetos e apetrechos que recordem rituais e amuletos, smbolos e dolos de qualquer espcie. Sob o ponto de vista espiritual, requerem-se os seguintes procedimentos: silncio (nada de vozerio, tumulto, gritos, gargalhadas tanto ao chegar ao recinto, quanto ao terminar o trabalho); dirigente prtico instrudo doutrinariamente; pontualidade na abertura e fechamento dos trabalhos; assiduidade; preces curtas; leituras preparatrias; mdiuns educados; conversao edificante no ambiente para os que chegarem mais cedo e ao trmino da reunio; ao se dirigir casa esprita para a reunio, evitar a disperso de foras em visitas, mesmo rpidas, mas imprprias, a locais vizinhos, sejam casas particulares ou restaurantes pblicos; manter discrio, evitando-se o comentrio acerca dos acontecimentos verificados durante a reunio, em respeito s entidades atendidas. No desenrolar de uma reunio medinica, aconselhvel que nos mantenhamos com propsitos dignos e cristos. Nesse sentido, o livro Memrias de um Suicida assinala que dever do cristo honesto e srio, calar paixes e desejos impuros. Quando estiver no local de trabalho onde se consagrar o sublime mistrio da

46

confraternizao entre mortos e vivos, deve o cristo escudar-se na boa-vontade para dominar tais paixes e desejos reeducando-se diariamente. Como sabemos, toda plantao requer uma colheita. Para tanto, recomenda-nos Yvonne Pereira, que necessrio no s termos precaues com as mais dignas atitudes, chamando os pensamentos mais sadios, como tambm esquecermos mgoas, preocupaes subalternas elevando bem alto o padro dos sentimentos caridosos no intento de beneficiao ao prximo. Caso nos esqueamos desse procedimento, nossas aes sero vazias, levianas, no se inserindo nos padres cristos. Assim, cumularemos, de acordo com Yvonne Pereira, responsabilidades gravssimas, as quais pesaro amargamente na conscincia, em dias futuros. Sob o ponto de vista pessoal, necessrio ressaltar o servio de harmonizao preparatria, segundo a orientao de Andr Luiz. O autor espiritual recomenda quinze minutos de prece, quando no sejam de palestra ou leitura com elevadas bases morais. Tal prtica justificada, pois os participantes do grupo medinico no devem abordar o mundo espiritual sem a atitude nobre e digna que lhes outorgar a possibilidade de atrair companhias edificantes. Por esse motivo, eles no devem comparecer sem trazer ao campo que lhes invisvel as sementes do melhor que possuem. Em se tratando das sementes do melhor que possumos, so apresentadas quais sejam: moralidade; estudo e trabalho; dedicao ao bem; vigilncia quanto s companhias; conversaes edificantes; orao e vigilncia; evitar rusgas e discusses; alimentao leve e moderada;

47

abster-se do uso de lcool, fumo, carne, caf, condimentos; meditao; superao de impedimentos; disposio fsica e mental. Gostaramos de enfatizar tambm a importncia do estudo, da meditao e do preparo do ambiente para o desenvolvimento de uma reunio medinica. Yvonne Pereira exemplifica tal importncia, ao examinar a condio de um varo idoso, absorvido na leitura de um manual de filosofia transcendental, o que o empolgava, pois, de fato, estava concentrado nos pensamentos que ia captando das pginas sbias. Essa concentrao possibilitava a irradiao de sua fronte de fagulhas luminosas que muito o recomendavam no conceito do Invisvel. Tudo indicava compreender ele a responsabilidade dos trabalhos daquela noite, que sobre seus ombros tambm pesavam, e, por isso, preparava-se a tempo, estabelecendo correntes harmoniosas entre si prprio e seus diletos amigos espirituais. Era o diretor terreno da casa. As qualidades apresentadas at o momento, necessrias ao tarefeiro da mediunidade, representam a meta que dever ser alcanada por todos ns. Entretanto, sabemos que so muitas as dificuldades morais que nos envolvem, dificultando, ainda, uma caminhada sem tropeos e quedas. Sendo assim, necessrio recordar a orientao evanglica para no desistirmos de trabalhar pela nossa melhoria espiritual, pois reconhece-se o verdadeiro esprita pela sua transformao moral e pelos esforos que emprega para domar suas inclinaes ms. O apstolo Paulo, no versculo 9 do captulo 6 de sua epstola aos Glatas - j apontava a atitude de no desanimarmos de fazer o bem, porque, a seu tempo ceifaremos, se no houvermos desfalecido.

48

Ao interpretar essa passagem, Emmanuel esclarece que: A perseverana a base da vitria. No olvides que ceifars, mais tarde, em tua lavoura de amor e luz, mas s alcanars a divina colheita se caminhares para diante, entre o suor e a confiana, sem nunca desfaleceres. [3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Yvonne_do_Amaral_Pereira Yvonne do Amaral Pereira (Valena, 24 de dezembro de 1900 Rio de Janeiro, 9 de maro de 1984) foi uma costureira e mdium brasileira, autora de diversos livros psicografados. Biografia Yvone Pereira foi uma das mais respeitadas mdiuns brasileiras, autora de romances psicografados bastante conhecidos entre os espritas. Dedicou-se por muitos anos desobsesso e ao receiturio medinico homeoptico. Filha de Manuel Jos Pereira Filho, um pequeno comerciante, e de Elizabeth do Amaral, foi a primeira de seis filhos do casal. A me j havia tido um filho de seu primeiro casamento. Recm-nascida, com apenas 29 dias, teve um acesso de tosse que a sufocou, deixando-a em estado de catalepsia, em que se manteve por seis horas. O mdico e o farmacutico da localidade chegaram a atestar o bito por sufocao. A famlia preparou o corpo da beb para o velrio, colocando-lhe um vestido branco e azul, adornando-a com uma grinalda, enquanto aguardava o pequeno caixo branco da praxe. Nesse momento, sua me retirou-se para o interior da residncia da famlia para orar. Momentos depois, a beb acordou, chorando. Yvonne cresceu numa famlia esprita. O pai enfrentou a falncia comercial por trs vezes. Posteriormente viria a

49

tornar-se funcionrio pblico, cargo que ocupou at o fim da vida, em 1935. Era comum a famlia abrigar pessoas necessitadas, vivncias que, segundo Yvonne, marcariam sua vida para sempre. Com quatro anos de idade, a menina j dizia ver e ouvir espritos, os quais, segundo ela, considerava como pessoas normais. Dois dos amigos invisveis apareciam com mais freqncia:

Charles, a quem ela considerava seu verdadeiro pai, devido a lembranas que teria de uma encarnao anterior, em que a "entidade" teria sido seu pai. Roberto de Canalejas, que teria sido um mdico espanhol de meados do sculo XIX. As vises lhe perturbavam, e vinham junto com uma imensa saudade do que seria uma encarnao anterior, na Espanha, que, dizia, recordava com clareza. Considerava seus atuais familiares, principalmente o pai e os irmos, como pessoas estranhas, assim como estranhava a casa e a cidade onde morava. Em razo desses conflitos, at os dez anos de idade passou a maior parte do tempo na casa da av paterna. Aos oito anos de idade, a menina viveu novo episdio de catalepsia. Certa noite, durante o sono, percebeu-se diante de uma imagem do Senhor dos Passos pedindo socorro, pois sofria muito. A imagem, ento, animandose, dirigiu-lhe as palavras: Vem comigo minha filha: ser o nico recurso que ters para suportar os sofrimentos que te esperam. A menina, aceitando a mo que lhe era estendida pela imagem, subiu os degraus do altar e no se lembrou de mais nada. Nessa idade teve o primeiro contato com um livro esprita. Posteriormente, aos doze anos, ganhou de presente do pai O Evangelho segundo o Espiritismo e o Livro dos

50

Espritos. Aos treze anos de idade comeou a freqentar sesses prticas de Espiritismo. Yvonne teve como estudos apenas o antigo curso primrio (atual primeiro segmento do ensino fundamental). Devido s dificuldades financeiras da famlia no conseguiu prosseguir nos estudos. Para auxiliar a famlia, e o prprio sustento, dedicou-se costura e ao bordado, e ao artesanato de rendas e flores. Tendo cultivado desde a infncia o estudo e a leitura, completou a sua formao como autodidata, pela leitura de livros e peridicos. Aos dezesseis anos j tinha lido obras clssicas de Goethe, Bernardo Guimares, Jos de Alencar, Alexandre Herculano, Arthur Conan Doyle e outros. A partir dessa idade, fase da adolescncia, a mediunidade tornou-se um fenmeno comum para Yvonne, que dizia receber a maior parte dos informes de alm-tmulo, crnicas e contos em desdobramento, no momento do sono. A sua faculdade apresentava-se diversificada, tendo se dedicado psicografia e ao receiturio homeoptico, incorporao, psicofonia e ao passe, e at mesmo, em algumas ocasies, aos chamados efeitos fsicos de materializao. Dedicou-se atividade de desobsesso. Atuou em casas espritas nas cidades de Lavras (MG), Barra do Pira (RJ), Juiz de Fora (MG), Pedro Leopoldo (MG) e Rio de Janeiro (RJ), onde residiu sucessivamente. Um dos aspectos mais marcantes de sua atuao medinica foi a sua independncia, que questionava com fundamento os entraves burocrticos que algumas casas espritas impem aos seus trabalhadores. Esperantista atuante, trabalhou na sua propaganda e difuso, atravs de correspondncia que mantinha com outros esperantistas, tanto no Brasil, quanto no exterior. Homenagem

51

Quando dos dez anos de sua morte, a revista Reformador (maro, 1994) publicou extensa matria em memria da mdium, de autoria de Augusto Marques de Freitas. Ali, o articulista resumiu o sentimento que os espritas dedicam-lhe: "A vida e a obra de Yvonne do Amaral Pereira ficaro gravadas para sempre no corao de todos ns e na Histria do Espiritismo." Obra A obra medinica de Yvonne Pereira monta a uma vintena de livros. Embora desde 1926 tenha escrito numerosas obras psicografadas, somente decidiu publiclas na dcada de 1950, segundo ela mesma, aps muita insistncia dos "mentores espirituais". Dentre as mais conhecidas destacam-se:

Memrias de um Suicida (Rio de Janeiro: FEB, 1955. 568p.) atribuda aos esprito de Camilo Castelo Branco e de Lon Denis. Constitui-se num libelo contra o suicdio, descrevendo em sua primeira parte, os sofrimentos experimentados pelos que atentaram contra a prpria vida. Na segunda e na terceira partes focaliza os trabalhos de assistncia e de preparao para uma nova encarnao. Esta obra considerada um marco na bibliografia medinica brasileira e o melhor exame sobre o suicdio sob o ponto de vista doutrinrio esprita. Nas Telas do Infinito apresenta duas novelas: uma atribuda ao esprito Bezerra de Menezes e outra a Camilo Castelo Branco. Amor e dio (Rio de Janeiro: FEB, 1956. 553p.) atribuda ao esprito Charles, enfoca o drama de um exaluno francs do Prof. Rivail (Allan Kardec), o artista Gaston de Saint-Pierre, acusado de um crime que no cometera. Aps grandes padecimentos, recebe os esclarecimentos elucidativos por meio de um exemplar de

52

O Livro dos Espritos, poca em que este foi lanado pelo codificador.

A Tragdia de Santa Maria (Rio de Janeiro: FEB, 1957. 267p.) atribudo ao esprito Bezerra de Menezes, ambientado em uma fazenda de caf em Vassouras (RJ). Ressurreio e Vida (Rio de Janeiro: FEB, 1963. 314p.) atribudo ao esprito Leon Tolstoi, compreende seis contos e dois mini-romances ambientados na Rssia dos czares. Nas Voragens do Pecado (Rio de Janeiro: FEB, 1960. 317p.) - primeiro volume de uma trilogia atribudo ao esprito Charles, relata a trgica histria do massacre dos huguenotes na Noite de So Bartolomeu (23 de Agosto de 1572), durante o que seria uma encarnao anterior da mdium, na personalidade de Ruth-Carolina de la Chapelle. O Cavaleiro de Numiers (Rio de Janeiro: FEB, 1976. 216p.) - segundo volume da trilogia, mostra outra suposta encarnao da mdium, ainda na Frana, na personalidade de Berth de Sourmeville. O Drama da Bretanha (Rio de Janeiro: FEB, 1974. 206p.) terceiro e ltimo volume da trilogia, ilustra como a mdium, agora na personalidade Andrea de Guzman, no consegue suportar os embates de sua expiao e se suicida por afogamento. Dramas da Obsesso (Rio de Janeiro: FEB, 1964. 209p.) atribudo ao esprito Bezerra de Menezes, compreende duas novelas abordando o tema obsesso. Sublimao (Rio de Janeiro: FEB, 1974. 221p.) apresenta dois contos atribudos ao esprito Charles (um ambientado na Prsia e outro na Espanha) e trs contos

53

atribudos ao esprito Leon Tolstoi (ambientados na Rssia). Como escritora, publicou muitos artigos em jornais populares, produo atualmente desconhecida, que carece de um trabalho amplo de recuperao. So ainda da autora:

A Famlia Esprita Luz do Consolador (Rio de Janeiro: FEB, 1997. ) coletnea de artigos da mdium na revista Reformador, originalmente entre a dcada de 1960 e a de 1980. Cnticos do Corao (Rio de Janeiro: Ed. CELD. 1994. 2 v. 246 p.) - coletnea de artigos publicados no jornal Obreiros do Bem. Contos Amigos Devassando o Invisvel (Rio de Janeiro: FEB, 1963. 232p.) a autora desenvolve uma dezena de estudos sobre temas doutrinrios, com base em suas experincias medinicas. Evangelho aos Simples O Livro de Eneida Pontos Doutrinrios rene crnicas publicadas na revista Reformador. Recordaes da Mediunidade (Rio de Janeiro: FEB, 1968. 212p.) a autora discorre sobre reminiscncias de vidas passadas, arquivos da alma, materializaes, premonio e obsesso. A Lei de Deus

S-ar putea să vă placă și