Sunteți pe pagina 1din 6

Joo Ferreira de Almeida

Anlise

Social,

vol.xxviii(123-124), 1993 (4.-5.), 829-834

Integrao social e excluso social: algumas questes**

Num encontro recente de socilogos, que se realizou em Vila do Conde, discutia-se a certa altura o alcance e a utilidade da noo, cada vez mais utilizada, de qualidade de vida. E um especialista de outra rea de conhecimento argumentava no sentido de que a infinita variedade subjectiva das necessidades, dos desejos e das opes a respeito do modo como as pessoas vivem ou gostariam de viver torna inoperacional e, finalmente, inutilizvel essa noo. O que qualidade de vida para uns indesejvel para outros. Qualquer tentativa de a definir, quer no plano do conhecimento, quer no plano da interveno, estaria, assim, maculada por uma normatividade arbitrria. Talvez valha a pena discutir um pouco em torno desta perspectiva, que pe simultaneamente um problema de nvel de anlise e um problema de normatividade e interveno. Aquilo de que a sociologia se pode ocupar das condies sociais que permitem, em maior ou menor grau, isso a que se chama qualidade de vida. No escolhe, nem tem de escolher, entre a lagosta suada e o hamburger; essas so certamente, nos no muito frequentes casos em que podem s-lo, escolhas individuais dos cidados. A normatividade que sempre se introduz naquilo que as cincias sociais fazem exprimir-se- aqui em admitir que para um dado estado de coisas social importa maximizar a latitude de opes para o maior nmero possvel de indivduos. O objectivo de estudo ser ento a gama de oportunidades, os limiares ou patamares em que se podem manifestar e diferenciar as escolhas individuais, em conexo com as condies sociais que contribuem para definir esses patamares. O exemplo enunciado parece servir, a mais do que um ttulo, para enquadrar algumas questes globais referentes excluso social. Talvez convenha comear por perguntar o que a no excluso, o que a incluso, a integrao social.
* Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa (ISCTE). ** Uma primeira reflexo sobre o tema foi oralmente apresentada em Maio de 1983 no painel Portugal no final do sculo problemas da sociedade, problemas da sociologia, nas jornadas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sobre a economia e a sociedade na viragem do sculo.

829

Joo Ferreira de Almeida

Simplificando muito as coisas, pode afirmar-se que, do lugar dos integrados,


os excludos tendem, historicamente, a ser avaliados com medo, com pena, ou com uma combinao dos dois sentimentos. Mais raramente se poder falar de solidariedade. O medo das classes perigosas ter tido, uma ou outra vez, justificao nos acontecimentos reais, muito embora possa surpreender que a norma talvez seja a da resignao, da passividade, do sentimento de impotncia de muitos dos condenados da Terra. A piedade activa, por seu turno, certamente contribui para amenizar algumas situaes desesperadas, mas no ser difcil concordar-se em que no resolve, nem pode resolver, problemas globais de privao e de pobreza. Por ltimo, a solidariedade institucional e annima, teorizada modernamente desde a Revoluo Francesa, ganhou efectividade entre o segundo ps-guerra e o comeo dos anos 80, atravs dos diversos dispositivos do Estado-Providncia onde ele pde florescer. A situao actual , no entanto, de algum esgotamento e de bastantes perplexidades sobre o futuro. As cincias sociais nasceram a analisar a pobreza e a excluso. Mesmo s no campo sociolgico, basta lembrar Durkheim e o conceito de anomia, os trabalhos da escola de Chicago e a noo de desorganizao social, as tipologias propostas por Merton, ou as dimenses simblicas de estigmatizao enunciadas por Goffman, para se ver que a preocupao analtica com a desigualdade social, os seus mecanismos e os seus efeitos no s transversal s vrias correntes tericas, como nunca abandona o percurso da sociologia desde o sculo passado. A variedade de avaliaes e diagnsticos constitui, portanto, a regra, incluindo-se nessa variedade as perspectivas que o pensamento marxista sintetizou, propondo solues desigualdade enraizadas na iniciativa das classes e dos sectores dominados. Mas importa no esquecer que h tambm toda a tradio sociolgica que, a partir da noo de marginalidade social, condescendeu num conjunto de excessos normativos definidores da integrao. Assim se condenava s trevas exteriores um conjunto simultaneamente amplo e heterogneo de comportamentos, e portanto de pessoas, ditas desviantes. E estar aqui, provavelmente, a transcrio mais directa para o campo sociolgico do sentimento de ameaa e medo que muitos partilham em relao ao que exterior e ao que diferente. Importa salientar, em todo o caso, que nas nossas sociedades a integrao no pensvel como uma homogeneidade restritivamente decretada, como uma autodefinio grupai. Nem mesmo, j num sentido mais amplo, como o conjunto de representaes, valores e comportamentos que uma dada cultura avalia de forma positiva. A este nvel julgo que a integrao antes definvel como pluralidade vasta, aberta e mutvel de estilos de vida, todos partilhando a cidadania. Isto , todos eles conservando, aprofundando e exprimindo capacidades de escolha.

830

Integrao social e excluso social Trata-se no apenas da posse de competncias virtuais ligadas vida social, mas do efectivo uso delas. Nem todas as renncias prtica de certas competncias, a certas opes e comportamentos tidos por desejveis comprometem, porm, a cidadania e caracterizam a excluso. Um bom exemplo ilustrativo deste problema o da participao poltica e, mais restritamente, o da participao eleitoral. H quem se preocupe com a tendncia, aparente em Portugal, para o aumento progressivo do abstencionismo. H quem, pelo contrrio, considere esse aumento normal e at desejvel, sintoma quer da convergncia com outros pases democrticos, quer de uma delegao alargada e confortvel em governaes satisfatrias e num regime estabilizado. Mas a boa pergunta sociolgica dirige-se a tentar saber quem se abstm e porqu. Ora, em Portugal, como noutros pases europeus, a evidncia emprica parece ir no sentido de que a maioria dos que se abstm pertence, justamente, a categorias sociais com menor capital econmico, cultural e escolar, so os menos bem inseridos nas suas comunidades locais, esto, em suma, entre os que acumulam diversos tipos de desvantagens sociais. As eleies, as escolhas polticas, no so com eles, como no com eles nenhum protagonismo social significativo. A delegao em quem governa no corresponde a conformismo satisfeito, antes alheamento e impotncia, ou seja, sintoma de uma forma de excluso e auto-excluso. Qual ser ento o critrio que permite distinguir, a partir de certos comportamentos que no fazem uso de competncias socialmente desejveis, se se trata de excluso social? Do meu ponto de vista, o critrio essencial ser o da reversibilidade desses comportamentos, isto , o de saber se existe a capacidade de agir diferentemente no futuro, se se conserva capacidade real de opo. Por muito cuidado que se ponha na tentativa de distinguir quais so os excludos, por muito boas intenes que haja em apoi-los, no se pode esquecer que do outro lado est a definio, tantas vezes oculta e censurada, de quem so os includos, os integrados. Entre os problemas delicados que a excluso coloca est certamente a tentao tecnocrtica e homogeneizante da normalizao. Ningum ignora que a capacidade de impor classificaes, qualificaes, constitui, ela prpria, um poder muito desigualmente distribudo, ao mesmo tempo que dotado de grande relevncia social. E mais ainda quando se trata do lugar a partir do qual se escolhem os que podem ser subsidiados, ajudados, assistenciados. A temtica da excluso social voltou hoje ao primeiro plano das preocupaes explcitas e das agendas polticas. Ter contribudo para isso o fundado desencanto com diagnsticos e medidas que se julgou poderem diminuir o fosso entre pases ricos e pobres, mas contribuiu certamente ainda mais a crescente dificuldade que os pases desenvolvidos experimentam para enfrentarem os problemas dos respectivos terceiros mundos interiores. Se h noo que se tenha difundido e banalizado a respeito da excluso

a de que esta s pode ser analisada desdobrando perspectivas susceptveis de

831

Joo Ferreira de Almeida

captarem a multidimensionalidade do fenmeno. Na prtica, porm, surgem


anlises que insistem em apenas algumas das dimenses, privilegiando, do mesmo passo, o tipo de solues mais ligadas s nfases do diagnstico. Exemplo a focagem especfica em razes da ordem do simblico e do poltico como geradoras da excluso. Crise de valores e crise das instituies essenciais de enquadramentocomo a Igreja, a escola, os partidos somariam efeitos de fragmentao e pulverizao das nossas sociedades. Desarmadas dos seus antigos cimentos institucionais e morais, elas estariam impotentes para evitarem fracturas e excluses. As solues haveriam de ser procuradas na definio de novas polticas educativas, urbanas, do desporto, de modo a encontrar instrumentos de assimilao e integrao. Talvez se manifeste nesta perspectiva, sem prejuzo do bom fundamento de alguns dos seus diagnsticos, a maior dose de etnocentrismo, a maior incapacidade de ver a excluso de uma forma diferente da descontinuidade essencialista entre um dentro e um fora, entre um ns e um eles. Anlises em geral menos normativas so as que focam particularmente os contextos locais na sua especificidade e na sua diversidade. Neste caso, salientam-se sobretudo as questes ligadas reconstruo ou redinamizao de sociabilidades e de identidades locais. Desenvolvendo-se redes associativas, solidariedades, capacidades de iniciativa, estar-se-ia a contribuir para forjar instrumentos eficazes contra a excluso. Por relevantes que sejam, e de facto so, estes e outros aspectos da excluso social, tambm claro que a pobreza propriamente dita a escassez de recursos econmicos cuja acessibilidade corresponde ao padro normal numa sociedade dada constitui a dimenso mais importante, at pelos efeitos negativos de contgio que tende a produzir sobre todos os outros recursos. crise do emprego costuma atribuir-se o papel principal na gerao e na reproduo da pobreza. E pouco optimismo parece possvel a respeito dessa questo durante o resto da dcada, pelo que os variados remdios que se sugerem so mais para tentar debelar do que para curar a doena: redistribuio do trabalho, prolongamento da escolaridade, sistemas de pr-reforma, conteno da imigrao, complementos subvencionados aos salrios. Ningum julga, de qualquer modo, que possam ser encontradas solues puramente econmicas. Os j mencionados insucessos relativos, quer de diagnstico, quer de medidas correctivas, tm levado, desde os anos 80, a tentativas de reconstruo da economia do desenvolvimento. E parece cada vez mais indispensvel ponderar o ambiente, o envolvimento das variveis econmicas, em perspectivas pluridisciplinares. Isso passa pela anlise do papel das instituies das suas heranas, das suas lgicas, dos seus funcionamentos , pela anlise das relaes sociais e dos processos simblico-culturais, pela prospeco de protagonismos novos ou virtuais que se deixem entrever na sociedade. Em Portugal s ser possvel obter informao satisfatria sobre as formas de excluso por referncia s suas dimenses econmica, poltica, geogrfica,

832

Integrao social e excluso social afectiva, cultural, a benefcio de um longo e diversificado programa cumulativo de pesquisa. Com ambio muito mais modesta, e na sequncia de outros trabalhos j desenvolvidos no nosso pas, integrei uma equipa que procurou responder encomenda da Comisso das Comunidades Europeias no sentido de fornecer o mapeamento das questes da pobreza e da excluso l. Julgo haver trs aspectos desse trabalho que, sem, como bvio, constiturem agenda exclusiva para este tipo de estudo, merecem no futuro prolongamentos e aprofundamentos. Um deles diz respeito ao esforo de espacializar, de identificar indicadores de distribuio, no territrio, da vulnerabilidade pobreza. Vale a pena lembrar que a vulnerabilidade no s a probabilidade objectiva de percursos de empobrecimento. Ela tambm, com alguma frequncia, a aprendizagem da desqualificao social e, por vezes, a habituao inicial estigmatizao e inferiorizao, perda de dignidade e de estatuto. Isto quer dizer que, embora seja certo que a probreza objectiva e a subjectiva nem sempre se articulam, a mera situao de vulnerabilidade j tende a reagir sobre representaes e comportamentos e a ter, por vezes, efeitos de conformismo e confirmao. O esforo de espacializao que foi possvel fazer traduziu-se na construo de um ndice em que se tiveram em conta os pesos concelhios de algumas categorias populacionais globalmente vulnerveis, por referncia aos 305 concelhos do pas. So indicadores no exaustivos nem mutuamente exclusivos, os quais resultam num ndice de vulnerabilidade que, nem por ser relativamente grosseiro, deixa de se revelar consistente com outras informaes de desvitalizao de certas regies do pas. Trata-se de uma linha de pesquisa cujo aprofundamento e actualizao parecem ter clara utilidade. Um segundo aspecto teve a ver com a identificao das categorias sociais mais evidentemente atingidas ou ameaadas pela pobreza. Idosos pensionistas, agricultores de baixos rendimentos, assalariados com remunerao prxima do mnimo nacional, trabalhadores precrios e da economia informal, algumas minorias tnicas, desempregados, jovens de baixa qualificao procura do primeiro emprego, esto, sem dvida, entre tais categorias. Outras existem, naturalmente, embora com menor expresso numrica, como o caso de algumas famlias monoparentais, ou situaes cujo peso fortemente condicionado pelas conjunturas, como acontece com os trabalhadores tendo salrios em atraso. Este mero enunciado mostra j que a regra a da heterogeneidade das situaes de excluso, recuperveis umas, inelutveis no curto prazo outras, criadoras de rupturas de identidade por perda de laos e sociabilidades comunitrias algumas, deslizantes e conformadas outras ainda.
1 Apresentado primeiro como relatrio policopiado, Facteurs et types depauvret au Portugal (1989), o trabalho apareceu depois sob a forma de livro: Joo Ferreira de Almeida, Lus Capucha, Antnio Firmino da Costa, Fernando Lus Machado, Isabel Nicolau, Elisabeth Reis, Excluso Social Factores e Tipos de Pobreza em Portugal, Celta Editora, Oeiras, 1992.

833

Joo Ferreira de Almeida

Para essa heterogeneidade contribui ainda o carcter transversal da excluso.


Tudo se passa, na verdade, como se todas as classes sociais, mesmo aquelas que parecem estar razoavelmente defendidas, pudessem ser afectadas por alguma ou algumas dimenses de excluso. Lembre-se, a este propsito, a incidncia da chamada nova pobreza. Lembrem-se, igualmente, casos de mobilidade descendente de certa dimenso que atingem no apenas sectores das classes mdias, como mesmo sectores empresariais fragilizados, por exemplo, pela degradao sectorial ou regional dos respectivos ramos de actividade. Vale a pena salientar, de qualquer modo, que todos os casos mencionados se reportam a categorias sociais, no a grupos. que, independentemente da extenso e gravidade de cada uma das situaes mencionadas, no se verificam aqui, por regra, sentimentos de pertena, auto-reconhecimentos colectivos e identitrios que definem os grupos sociais e que lhes permitem a eventual concertao de estratgias. A conscincia da heterogeneidade, quer das formas e dimenses da excluso, quer da sua incidncia social, quer ainda dos seus efeitos, obriga a convocar um ltimo aspecto que constitui pr-condio da prpria eficincia das polticas de combate pobreza. Se cada situao em si mesma uma realidade multidimensional e especfica, parece ento justificar-se o esforo para encontrar padres, configuraes mais gerais, capazes de dar conta da diversidade. No trabalho anteriormente mencionado, o que se procurou fazer foi construir uma tipologia de modos de vida, tomando este conceito em sentido amplo, inclusivo de constrangimentos, de recursos, de representaes, de estratgias e de comportamentos estruturados. Alm das categorias sociais identificadas como vulnerveis, a tipologia reteve um conjunto de variveis: a localizao no espao dessas categorias, com referncia aos graus da sua visibilidade e da sua continuidade com o meio envolvente; os bens e os modos de consumo; certas representaes prevalecentes sobre a sociedade e as posies sociais; as relaes com a temporalidade, envolvendo trajectos pessoais e de grupo, bem como perspectivas sobre o futuro; as principais estratgias de vida. A tipologia acabou por reter sete categorias, que ficaram designadas por destituio, restrio, dupla referncia, poupana, convivialidade, investimento na mobilidade e transitoriedade. Trata-se aqui de um primeiro esforo para encontrar coerncias internas a cada espao de atributos, que no pode, obviamente, ter pretenses de exausti vidade ou de rigor. Mas a ambio que lhe falta como resultado existe, em contrapartida, como tentativa de enquadramento e guia para novas e indispensveis pesquisas.

834

S-ar putea să vă placă și