Sunteți pe pagina 1din 9

01

AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.

01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTES, com o enunciado das 30 (trinta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: Questes 1a5 6 a 10 LNGUA PORTUGUESA I Pontuao Questes 1,5 cada 11 a 15 2,5 cada 16 a 20 Pontuao 3,5 cada 4,5 cada MATEMTICA I Questes Pontuao 21 a 25 3,5 cada 26 a 30 4,5 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

EDITAL No 1 LIQUIGS /PSP 01/2011

LNGUA PORTUGUESA I
Texto I A menina dos fsforos Isto foi num desses pases onde a neve cai durante o inverno e fazia um horrvel frio naquela noite. Dentro da noite, a menina seguia, de ps descalos, pois, ao atravessar a rua, perdera as chinelas. Quando voltou para procur-las, viu que um moleque havia apanhado um p, saindo a correr com ele na mo. Vou fazer um bero desta chinela!, dizia ele. Por isso l ia a menina de ps nus. Era uma vendedeira de fsforos, do tempo em que os fsforos se vendiam soltos e no em caixa. Em certo ponto, a menina sentou-se rente a uma parede. Como no tivesse vendido nenhum fsforo, no se animava a voltar para casa. Seu pai com certeza a surraria. Teve uma ideia: acender um fsforo para aquecer os dedos entanguidos. Riscou um fsforo na parede chit! Que luz bonita e que agradvel quentura! A menina riscou outro, e, luz dele, a parede da casa a que estava encostada tornou-se transparente, deixando ver o que se passava l dentro. Estava uma grande mesa, com prataria de porcelana; no centro, um ganso recheado de mas e ameixas. De repente o ganso ergueu-se e, ainda com a faca e o garfo espetados no papo, veio na direo dela. Nisto o fsforo apagou-se e tudo desapareceu. Algum est morrendo, pensou a menina com a ideia em sua av. A menina acendeu outro fsforo e desta vez apareceu sua prpria vov, brilhante como um esprito e com o olhar meigo. Vov! Leve-me consigo! Eu sei que a senhora vai sumir quando este fsforo chegar ao fim, como aconteceu com o ganso. 2

10

E para que isso no acontecesse, a menina tratou de acender um atrs do outro, sem esperar que a chama morresse. 45 E os fsforos foram ardendo com luz brilhante, e sua vov nunca lhe apareceu to bela. Tomou a netinha nos braos e com ela voou, radiante, para o cu. No outro dia encontraram o corpo da 50 menina entanguido na calada, com as faces roxas e um sorriso nos lbios. Havia morrido de fome e frio na ltima noite de dezembro. O sol do novo ano veio brincar sobre o pequenino cadver. Os passantes olhavam 55 e diziam: A coitada procurou aquecer-se com os fsforos, mas ningum suspeitou as lindas coisas que ela viu, nem o deslumbramento com que comeou o ano novo em companhia de sua av.
LOBATO, Monteiro. Novos contos de Andersen. Traduo e adaptao de Monteiro Lobato. 6. ed. So Paulo: Brasiliense, 1968. p. 16-21. Adaptado.

15

1
Ao final do Texto I, observamos que sua mensagem (A) negativa, pois o pai da menina a surrou, j que no vendeu os fsforos e ficou na rua. (B) negativa, pois a menina viu coisas lindas e morreu com a proteo da av. (C) negativa, pois mostrou que nem mesmo o sonho capaz de aliviar o sofrimento. (D) positiva, pois a menina usou os fsforos para se aquecer, mas morreu de fome e de frio. (E) positiva, pois, embora a menina tivesse morrido, viu coisas lindas e ficou ao lado da av.

20

25

30

2
A que se refere o pronome isto na frase Isto foi num desses pases onde a neve cai durante o inverno ( . 1-2), do Texto I? (A) (B) (C) (D) (E) falta de dinheiro da menina neve que cai em alguns pases perda das chinelas pela menina histria da menina dos fsforos surra que a menina levaria do pai

35

40

AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

3
Nas frases Teve uma ideia: acender um fsforo para aquecer os dedos entanguidos. ( . 19-20) e No outro dia encontraram o corpo da menina entanguido na calada, ( . 49-50), um possvel sentido para a palavra entanguido : (A) (B) (C) (D) (E) esquecido contrado quente espancado queimado

6
No incio da narrativa do Texto I, leem-se palavras como neve, frio, horrvel. O emprego dessas palavras ajuda a caracterizar um espao (A) (B) (C) (D) de prazer, que faz bem menina. de sonho, que livra a menina de sofrer. agradvel, que leva a menina a ser explorada. ruim, que contribui para o sofrimento da menina. (E) confortvel, que conduz a menina morte.

7 4
Alm de aquecer, os fsforos desempenham na histria a funo de (A) fazer a menina ser vista pelas pessoas da casa. (B) aquecer a comida que a famlia serviu menina. (C) proteger a menina do ganso espetado com garfo e faca. (D) chamar a ateno das pessoas para que os comprassem. (E) tornar reais, na imaginao da menina, os desejos que ela sentia. Nos trechos Vou fazer um bero dessa chinela! ( . 8-9) e A coitada procurou aquecer-se com os fsforos ( . 55-56), para que se utilizaram as aspas? (A) (B) (C) (D) Para mostrar o duplo sentido das frases. Para marcar a citao de uma fala. Para citar parte de uma outra histria. Para expressar incerteza quanto autoria da fala. (E) Para intensificar a fala do narrador.

8
Na frase Riscou um fsforo na parede chit ! ( . 20-21), a palavra em destaque representa o som (A) do fsforo se tornando um toquinho carbonizado. (B) do fsforo queimando a mo da menina. (C) do fsforo sendo riscado na parede. (D) da voz da menina ao acender o fsforo. (E) das coisas que a menina passou a ver.

5
Por meio do trecho Havia morrido de fome e frio na ltima noite de dezembro. O sol do novo ano veio brincar sobre o pequenino cadver. ( . 51-54), compreende-se que o(a) (A) sofrimento da menina no terminou, pois o sol brincou sobre o cadver. (B) sofrimento da menina teve fim e a morte significou um recomeo. (C) novo ano no teria vida, tal como o cadver da menina. (D) fim do ano foi o responsvel pela morte da menina. (E) ltima noite do ano significou o fim da vida feliz da menina. 3

9
Considerando o contexto, qual seria o sentido da palavra mas no trecho Os passantes olhavam e diziam: A coitada procurou aquecer-se com os fsforos, mas ningum suspeitou as lindas coisas que ela viu, ( . 54-57)? (A) (B) (C) (D) (E) Causa Concluso Condio Explicao Oposio
AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

Texto II Meninos carvoeiros Os meninos carvoeiros Passam a caminho da cidade. Eh, carvoero! E vo tocando os animais com um relho enorme.
5

Os burros so magrinhos e velhos. Cada um leva seis sacos de carvo de lenha. A aniagem toda remendada. Os carves caem. (Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.)

Eh, carvoero! S mesmo estas crianas raquticas Vo bem com estes burrinhos descadeirados. A madrugada ingnua parece feita para eles... Pequenina, ingnua misria! 15 Adorveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincsseis!
10

Eh, carvoero! Quando voltam, vm mordendo num po encarvoado, Encarapitados nas alimrias, Apostando corrida, 20 Danando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados.
BANDEIRA, Manuel. Antologia potica: Manuel Bandeira. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1961. p. 56-57.

VOCABULRIO: Alimria: Aniagem: Cangalhas: Relho: animal irracional; bruto. tecido grosseiro. pea de madeira forrada de couro em cujas hastes se dependuram sacos. chicote de cabo de madeira.

Encarapitado: posto no alto, em cima; empoleirado.

10
Existe um ponto comum entre A menina dos fsforos (Texto I) e Meninos carvoeiros (Texto II). Qual? (A) (B) (C) (D) (E) Trabalho infantil Alegria dos adultos Investimento em educao Descrena no sonho Prataria de porcelana 4

AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

11
No Texto II, expressa-se, pelo trabalho dos meninos carvoeiros, um sentimento de (A) (B) (C) (D) (E) cime raiva indiferena impacincia tristeza

15
No verso (Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.) ( . 9), optou-se pelo uso dos parnteses para (A) adicionar um fato. (B) indicar uma pausa. (C) enfatizar um desejo. (D) criar uma expectativa. (E) defender um ponto de vista.

12
De acordo com o poema, os meninos carvoeiros (A) mostram alegria e ingenuidade. (B) demonstram revolta e desprezo. (C) explicitam melancolia e desespero. (D) apresentam desnimo e tristeza. (E) expressam infelicidade e aflio.

16
Nos versos Apostando corrida,/ Danando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados. ( . 19-20), o uso dos verbos apostar, danar e bambolear na forma em que se apresentam indica qual sentido em relao s aes dos meninos? (A) (B) (C) (D) (E) Contradio Distanciamento Paralisia Movimento Desencontro

13
Considerando o contexto, ao caracterizar os burrinhos por meio dos adjetivos magrinhos, velhos ( . 5) e descadeirados ( . 12), caracterizam-se, tambm, os meninos, pois o(a) (A) relho usado pelos meninos machuca os burrinhos. (B) peso dos meninos torna os burrinhos magrinhos e velhos. (C) corpo dos burrinhos velho como o dos meninos carvoeiros. (D) fsico dos burrinhos s suporta a fragilidade dos meninos carvoeiros. (E) idade dos burrinhos avanada para suportar os meninos carvoeiros.

17
No verso Quando voltam, vm mordendo num po encarvoado, ( . 17), o uso do acento circunflexo no verbo se justifica porque (A) (B) (C) (D) (E) burrinhos ( . 12) est no plural. madrugada ( . 13) est no singular. misria ( . 14) est no singular. carvoeirinhos ( . 15) est no plural. cangalhas ( . 20) est no plural.

14
Quando se narra uma histria, geralmente se usam verbos no tempo passado. Em Meninos carvoeiros, porm, os verbos encontram-se, em sua maioria, no tempo presente. O uso desse tempo verbal acarreta no Texto II um(a) (A) sentimento de pena do narrador em relao aos meninos carvoeiros. (B) distanciamento entre as aes das personagens e quem narra a histria. (C) falta de compaixo por parte do narrador. (D) crtica do narrador em relao ao trabalho dos meninos. (E) maior aproximao entre o narrador e as aes das personagens. 5

18
Entre o ttulo Meninos carvoeiros e o verso Eh, carvoero!, verifica-se uma diferena que constitui um erro de grafia. Esse erro ocorre porque o autor (A) se enganou na grafia. (B) quis mostrar que essa palavra tem duas grafias corretas. (C) pretendeu representar a fala dos meninos. (D) desejou respeitar a linguagem padro. (E) procurou demonstrar formalidade.
AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

19
Em qual das frases abaixo o elemento -inho(s) tem a mesma ideia contida no verso Adorveis carvoeirinhos que trabalhais (...) ( . 15)? (A) (B) (C) (D) (E) Meu filho um amorzinho. Esse jornalzinho no presta. Ele um cantorzinho metido. Tenho uma coleo de vinhos. Esse motorista grosso um docinho.

MATEMTICA I
21
Sebastio pagou uma despesa de R$ 13,75 com duas notas de 10 reais. Quantos reais Sebastio recebeu de troco? (A) (B) (C) (D) (E) 3,75 4,25 6,25 7,25 7,75

20
No trecho (...) trabalhais como se brincsseis! ( . 15), os verbos referem-se 2a pessoa do plural vs. Se eles se referissem a vocs, como ficaria a frase? (A) (B) (C) (D) (E) Trabalham como se brincassem. Trabalho como se brincassem. Trabalhas como se brincas. Trabalho como se brincas. Trabalham como se brincas.

22
Observe, abaixo, a planta de algumas ruas de um bairro.

A figura geomtrica formada pelas ruas Santa Lcia, Nova, Aparecida e pela Avenida Bela Vista um

(A) (B) (C) (D) (E)

crculo hexgono pentgono quadriltero tringulo

23
Um reservatrio, que pode conter at 570 kg de gros, est cheio at a metade de sua capacidade. Quantos quilogramas de gros h nesse reservatrio? (A) (B) (C) (D) (E) 6 235 240 285 290 355

AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

Utilize as informaes abaixo para responder s questes de nos 24 e 25. A LIQUIGS oferece aos consumidores sete modelos de botijo. A tabela abaixo apresenta as caractersticas de quatro desses modelos.

Disponvel em: <hhtp://www.liquigas.com.br/wps/portal>. Adaptado Acesso em: 28 abr. 2011

24
correto afirmar que o(a) (A) (B) (C) (D) (E) botijo mais alto o P-2. botijo P-8 tem 30 centmetros de altura. botijo P-5 tem altura inferior a 30 centmetros. botijo P-13 60 milmetros mais alto do que o botijo P-8. altura do botijo P-8 mais de 20 centmetros maior do que a altura de P-2.

25
A diferena, em milmetros, entre os dimetros dos botijes P-8 e P-2, (A) 88 (B) 92 (C) 98 (D) 108 (E) 112

26
Jos nasceu em 1973, Antnio nasceu em 1978 e Carlos nasceu em 1975. correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) Antnio o mais velho dos trs. Antnio 3 anos mais novo que Carlos. Carlos o mais novo dos trs. Carlos 3 anos mais novo que Jos. Jos 5 anos mais velho que Carlos.

AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

27
Um caminho de distribuio de botijes de GLP estava carregado com 287 botijes quando nele foram postos mais 136 botijes. Ao todo, esse caminho ficou carregado com quantos botijes de GLP? (A) (B) (C) (D) (E) 323 423 451 484 501

28
Sandra pegou uma jarra que continha um litro e meio de suco e encheu dois copos de 300 mL cada. Quantos mililitros de suco sobraram dentro da jarra? (A) 150 (B) 600 (C) 800 (D) 900 (E) 1200

Maria est lendo um livro de 200 pginas. No primeiro dia, ela leu at a pgina 14. No segundo dia, ela leu as 17 pginas seguintes. Quantas pginas ainda faltam para que Maria termine de ler esse livro? (A) (B) (C) (D) (E) 169 171 179 183 189

30
Geraldo comprou um fogo por R$ 264,00 e uma geladeira por R$ 648,00. A loja parcelou o total da compra em 12 vezes iguais, sem acrscimo. Qual ser, em reais, o valor de cada parcela que Geraldo vai pagar? (A) 91,00 (B) 88,00 (C) 84,00 (D) 78,00 (E) 76,00
AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

www.pciconcursos.com.br

29

R A
9
AJUDANTE DE CARGA / DESCARGA DE PRODUO

S
www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și