Sunteți pe pagina 1din 3

A Publicidade antes e depois da internet :

O que mudou na publicidade desde que a internet se tornou o grande meio de comunicao? - A publicidade no mudou e sim o consumidor. - A internet forou as marcas a colocarem o consumidor no centro de suas estratgias. - As empresas fazem marketing para si mesmas, devem desapegar disso. PRESTAO DE SERVIOS DA AGNCIA: ANTES: As agncias eram especialistas em propaganda ou marketing direto. DEPOIS: As agncias tornaram-se 360: propaganda, marketing direto e on-line em um nico lugar. REA DE ATENDIMENTO: ANTES: A rea de atendimento contratava 5 pessoas para atender a uma conta grande. DEPOIS: As estruturas ficaram mais enxutas, hoje so 3 pessoas atendendo 20 contas. DINMICA DO ATENDIMENTO: ANTES: - O profissional de atendimento praticava relaes interpessoais, era tudo olho no olho, cara a cara. DEPOIS: - Tudo por e-mail, telefone, tablet. Comunicao rdua, sujeita a ms interpretaes, tudo tem que ser rpido, imediato. Pra qu? COMUNICAO: ANTES: Os departamentos ficavam separados por baias e salas. DEPOIS: Quedas dos muros e abertura das salas. A comunicao ficou mais democratizada. Resumindo: O que se ganhou: praticidade, agilidade, tempo. O que se perdeu: relacionamentos interpessoais, profundidade, informao.

Publicidade virtual avana no mundo real


Aos poucos, a internet reconquista espao no plano de mdia das agncias. No incio dos anos 2000, a bolha da internet estourou, esvaziando os investimentos nessa mdia. Cinco anos depois, a histria muda de figura. No Brasil, segundo a AMI (Associao de Mdia Interativa), a publicidade virtual j atrai 3% do bolo publicitrio total no Pas. A tendncia de crescimento dos anncios na web mundial, e as agncias de propaganda esto se adequando para essa nova realidade. Se os nmeros no Brasil ainda esto muito abaixo do que ocorre nos Estados Unidos (veja box na pgina 22), uma prova de que o Pas est em p de igualdade em termos de criatividade e utilizao de ferramentas para publicidade on-line foi a recente premiao na categoria Cyber (internet), quando as agncias brasileiras levaram 22 prmios, mais o Grand Prix e Agncia do Ano (DM9DDB). O momento, segundo os publicitrios, o melhor possvel. Quem ainda no entrou na publicidade virtual est atrasado, sentencia Alon Sochaczewski, diretor de Criao da Euro RSCG 4D. Os anunciantes, antes receosos, aos poucos comeam a enxergar a rede mundial de computadores com bons olhos. A internet, comparada com outras mdias, como televiso e revistas, bem mais barata, afirma Marco Antnio de Almeida, diretor de Criao da OgilvyInteractive. Existem modelos de propaganda virtual que trazem excelente retorno com um custo menor que de campanhas tradicionais, completa Alon Sochaczewski. A publicidade na web extrapola o conceito de 30 segundos da televiso, pois o internauta pode ficar conectado horas a fio, conclui.

Oportunidades reais
Para responder a essa crescente demanda, a publicidade virtual se reinventa periodicamente. A atual sensao so os chamados links patrocinados. Presente nos mecanismos de buscas (como o Google), em alguns servios de webmail e em algumas pginas de contedo editorial, essa modalidade de anncio ganha adeptos por conta da srie de vantagens que oferece: tem uma segmentao precisa, j que s apresentada quando o internauta busca algum termo que tenha relao com o produto ou servio oferecido (no webmail, aparece quando o termo em questo citado nas mensagens; o mesmo ocorre na rea editorial: o anncio surge quando h relao com a notcia). o modelo mais justo, pois voc s paga quando clica no link, informa Alon Sochaczewski. A campanha nesse modelo simples, pois apenas uma frase e o link so mostrados, e a exibio da pea gratuita, j que o anunciante s paga alguns centavos quando o internauta clica no anncio. Tantas vantagens tornaram os links patrocinados os principais captadores de recursos da internet. Cerca de 40% dos anncios so publicados nesse modelo nos Estados Unidos. O Google, que s vende publicidade nesse formato, obteve no ano passado um faturamento total de US$ 3,2 bilhes. No Brasil, por enquanto, apenas 15% do faturamento com publicidade dos portais decorre dos links patrocinados. Uma situao que dever se alterar rapidamente, pois os dois principais players desse mercado - a Overture, que pertence ao Yahoo!, e a AdWords, do Google - j esto instaladas no Pas. A Overture foi a primeira a chegar, no ano passado, e j trabalha para cerca de 60 portais - entre eles a verso brasileira do Yahoo!, Cad, Altavista, Globo.com, iBest, UOL, Terra, MSN, iG e BOL. O escritrio do Google est em processo de estruturao. A operao no Brasil muito nova, mas j surpreende pela receptividade, diz o diretor de marketing da Overture, Agenor de Castro. O link patrocinado veio suprir uma necessidade dos pequenos anunciantes de ter uma publicidade acessvel, de fcil insero e cobrada por desempenho, avalia. A operao , de fato, bastante simplificada. Num mesmo dia, o interessado em anunciar seu negcio faz o cadastro e j passa a veicular seus anncios. A resposta, segundo Castro, acima da mdia de outros tipos de publicidade virtual: a cada 100 exibies, entre 6 ou 7 cliques so realizados. O preo por clique varia de acordo com o interesse da palavra ou das palavras s quais o anunciante pretende atrelar seu anncio. Para aparecer em primeiro lugar na lista de patrocinadores, preciso vencer um leilo. Quem paga mais aparece na frente. Mesmo assim, o clique dificilmente custa mais do que alguns centavos. A nica ressalva que se faz aos links patrocinados o grau de confiabilidade que eles provocam nos consumidores - uma pesquisa da Penn State School of Information Sciences and Technology, dos Estados Unidos, publicada no incio de junho, detectou que os internautas vem os resultados indicados por questes comerciais com uma certa desconfiana.

Internet complementar
Nenhum publicitrio indica apenas a internet como estratgia de comunicao. Apesar dela ser barata, no deve ser vista como nica opo, diz Miguel Genovese, redator da OgilvyInteractive. Por isso, o mais comum que os grandes anunciantes utilizem a rede como forma de complementar a campanha. Para uma determinada parcela da populao - justamente a mais abastada, que possui computador e banda larga disposio em casa e no trabalho -, a internet virou um veculo no apenas que possibilita o comrcio, mas que serve de ponto de partida para a pesquisa de compra. Cada negcio realizado on-line acompanhado de outros quatro que comearam na rede, mas que so fechados no comrcio tradicional, diz o diretor-executivo da Cmara Brasileira de Comrcio Eletrnico (Cmara E-Net), Cid Torquato. O mercado publicitrio tem que perceber que o consumidor de grande poder aquisitivo no prescinde da internet para nada. Ela um veculo fundamental no processo de compra desse indivduo. Mesmo que ele compre fora da rede, ele far a pesquisa on-line, afirma o executivo. No Brasil, ao contrrio dos pases desenvolvidos, a internet restrita elite. Nada menos que 85% dos usurios no pas pertencem s classes A e B, o que mostra a dimenso do potencial comercial da rede. Em abril desse ano, esse universo era composto por 11,4 milhes de usurios ativos, segundo o Ibope NetRatings. No Brasil temos mais gente conectada nos computadores do que assistindo TV a cabo, declara Fernanda Romano, diretora de Outras Mdias e Novos Projetos da DM9DDB.

Romanos usavam redes sociais h dois mil anos, diz livro

Marco Tlio Ccero, filsofo e poltico romano, teria sido precursor do uso de redes sociais na Roma Antiga, por volta do ano 51 a.C Ao tuitar ou comentar embaixo do post de um de seus vrios amigos no Facebook, voc provavelmente se sente privilegiado por viver em um tempo na Histria em que possvel alcanar de forma imediata uma vasta rede de contatos por meio de um simples clique no boto enviar. Voc talvez tambm reflita sobre como as geraes passadas puderam viver sem mdias sociais, desprovidas da capacidade de verem e serem vistas, de receber, gerar e interagir com uma imensa carga de informaes. Mas o que voc talvez no sabia, que os seres humanos usam ferramentas de interao social h mais de dois mil anos. o que afirma Tom Standage, autor do livro Writing on the Wall - Social Media, The first 2.000 Years (Escrevendo no Mural - Mdias Sociais, Os primeiros 2 mil anos, em traduo livre). Na obra, Standage, que editor de contedo do site da revista britnica The Economist, afirma que redes sociais como o Facebook, Twitter e Tumblr podem ser as ltimas encarnaes de uma prtica que comeou por volta do ano 51 a.C, na Roma Antiga. Segundo Standage, Marco Tlio Ccero, filsofo e poltico romano, teria sido, junto com outros membros da elite romana, precursor do uso de redes sociais. O autor relata como Ccero usava um escravo, que posteriormente tornou-se seu escriba, para redigir mensagens em rolos de papiro que eram enviados a uma espcie de rede de contatos. Estas pessoas, por sua vez, copiavam seu texto, acrescentavam seus prprios comentrios e repassavam adiante. Hoje temos computadores e banda larga, mas os romanos tinham escravos e escribas que transmitiam suas mensagens, disse Standage BBC Brasil. Membros da elite romana escreviam entre si constantemente, comentando sobre as ltimas movimentaes polticas e expressando opinies. iPad romano Alm do papiro, outra plataforma comumente utilizada pelos romanos era uma tbua de cera do tamanho e forma de um tablet moderno, em que escreviam recados, perguntas ou transmitiam os principais pontos da acta diurna, um jornal exposto diariamente no Frum de Roma contendo um resumo de debates polticos, anncios de feriados, de nascimentos e de bitos, e outras informaes oficiais. Essa tbua, o iPad da Roma Antiga, era levado por um mensageiro at o destinatrio, que respondia embaixo da mensagem. Esse sistema provavelmente o antepassado mais antigo do torpedo de celular, compara o autor. Outra curiosidade relatada no livro que o hbito de abreviar palavras e expresses, amplamente usado nos dias de hoje, tambm era comum entre os romanos. Entre as expresses mais correntes estavam SPD, que significa Envia muitos cumprimentos e S.V.B.E.E.V: Se voc est bem, que bom. Eu estou bem. Escrevendo no Mural descreve a evoluo das mdias sociais ao longo da Histria e mostra o grande impacto da criao do papel e da inveno do processo de impresso sobre a comunicao social. Na corte de Ana Bolena (uma das mulheres do rei da Inglaterra Henrique 8), o manuscrito de Devonshire era um Facebook do sculo 16, permitindo aos cortesos se comunicarem por meio de poesias e fofocas nas pginas que circulavam pelos corredores do palcio, diz o autor. Standage conta como os panfletos do telogo alemo Martinho Lutero, que desencadearam a Reforma Protestante no sculo 16, foram disseminados rapidamente pela Europa depois que as pessoas comearam a replic-los e, depois, imprimi-los. Ele no esperava que isso fosse acontecer, que as pessoas fossem disseminar sua mensagem de que a Igreja precisava ser reformada. Foi uma disseminao social e viral, diz o autor. Anomalia histrica Para Standage, o advento e a popularizao da comunicao de massa no sculo 19 - com jornais e livros - e no sculo 20 - cinema, rdio e TV - ofuscaram os modelos sociais de distribuio de informao que haviam prevalecido durante sculos. As pessoas passaram a obter informaes das mdias de massa e no mais de seus amigos, em um processo de mo nica, sem interao, diz o autor. Na ltima dcada, a internet abriu caminho para o renascimento das plataformas sociais de comunicao que, para o autor, se tornaram to eficientes que passaram a competir com as mdias de massa. Agora o grande desafio das grandes organizaes de mdia gerar contedo de mo dupla, porque j sabem que o de mo nica foi uma anomalia histrica que no funciona mais. Para Standage, sua obra reflete que o ser humano, independentemente da poca em que vive, nutre o desejo profundo de se conectar e compartilhar ideias e impresses com outras pessoas. Este desejo construdo nos nossos crebros. A tecnologia vai e vem, mas a natureza humana continua a mesma.

S-ar putea să vă placă și