Sunteți pe pagina 1din 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

3 Srie Produo Grfica

CST Produo Multimdia

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Ana Tereza Candeloro


Faculdade Anhanguera de Jundia

CST Produo Multimdia - 3 Srie - Produo Grfica

Pg. 2 de 5

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Utilizar diferentes tipos de ferramentas digitais de mdia na comunicao, cria, implanta e gerencia recursos de texto, imagem, som e animao nos meios de comunicao eletrnicos, desenvolvendo ambientes de hipermdia interativa. Atividades de criao, desenvolvimento, produo, edio, difuso, conservao e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em multimeios, objetos artsticos, rdio, televiso, cinema, teatro, atelis, editoras, vdeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais.

Produo Acadmica

Relatrio parcial, com os resultados das pesquisas realizadas na Etapa 1. Layout do projeto na Etapa 2. Oramento do projeto na Etapa 3. Embalagem na Etapa 4. Relatrio final na Etapa 5.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 03 a 07 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Anhanguera. Disponvel em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Ana Tereza Candeloro

CST Produo Multimdia - 3 Srie - Produo Grfica

Pg. 3 de 5

DESAFIO
Os alunos devero se reunir em grupos, para desenvolver o projeto grfico de uma embalagem de produto sazonal (ex.: panetone, ovo de Pscoa, etc.), bem como realizar o levantamento dos custos envolvidos na produo da mesma, levando-se em conta as quantidades de 10 mil, 50 mil e 100 mil unidades. Para ser considerado vlido, o projeto dever conter a apresentao de um relatrio descrevendo todas as etapas do mesmo, desde a pesquisa at a confeco do mock-up e dever ser entregue ao professor(a) da disciplina em data a ser marcada posteriormente.

Objetivo do desafio
Desenvolver o projeto grfico de uma embalagem de produto sazonal.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: O processo de obteno de um material impresso. Definio das caractersticas tcnicas do projeto grfico. Esta atividade importante para que voc compreenda o conceito e a prtica da produo de uma pea grfica, em que teremos como resultado final uma embalagem. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Entregar ao professor(a) os nomes, RAs e e-mails dos alunos que executar o desafio. Todo material a ser entregue deve seguir um padro de identidade visual, portanto criar um nome e logotipo para o grupo. Passo 2 (Equipe) Escolher um produto sazonal para desenvolver um layout de embalagem. Passo 3 (Equipe) Levantar informaes sobre o pblico-alvo. Passo 4 (Equipe) Descrever detalhadamente o produto escolhido: nome; logotipo; poca do ano que consumido; tamanho ou volume; incluir todas as informaes necessrias para a produo real da embalagem. Entregar um relatrio, seguindo o item Padronizao, com essas informaes ao professor da disciplina.

Ana Tereza Candeloro

CST Produo Multimdia - 3 Srie - Produo Grfica

Pg. 4 de 5

ETAPA 2 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: O processo de obteno de um material impresso. Definio das caractersticas tcnicas do projeto grfico. Editorao Eletrnica. Principais aspectos tcnicos. Esta atividade importante para que voc aprenda que o layout parte importante do desenvolvimento de um material grfico, pois ele mostra a ideia do servio antes de ser produzida. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Desenvolver a identidade visual da embalagem, de acordo com os conceitos aprendidos em classe. Passo 2 (Equipe) Discutir em grupo e rascunhar a ideia. Passo 3 (Equipe) Apresentar o layout do projeto ao professor(a).

ETAPA 3 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Pedido de oramento de embalagem e ordem de servio. Esta atividade importante para que voc aprenda o processo de obteno de um material impresso e o aproveitamento de verba destinada ao projeto. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer um oramento da embalagem, especificando: nome e descrio do trabalho, quantidade, dimenses finais do material aberto, nmero de cores, tipo de processo de impresso, tipo de papel, acabamento, tipo de prova, requisitos especiais, cronograma, entrega, valor e contato da grfica (nome da grfica, vendedor, telefone, e-mail). Para auxlio, neste passo, utilizar artigos como referncia terica. Passo 2 (Equipe) Entregar ao professor(a) uma cpia do oramento da grfica (original) e o oramento formalizado no papel timbrado do grupo.

Ana Tereza Candeloro

CST Produo Multimdia - 3 Srie - Produo Grfica

Pg. 5 de 5

Bibliografia complementar

BARBOSA, Conceio. Manual Prtico de Produo Grfica. 1 ed. S. Joo do Estoril Portugal: Principia, 2005, cap. 7.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: O aproveitamento de papel e o custo final do material impresso. Principais formatos de papel utilizados. Esta atividade importante para que voc aprenda a definir as caractersticas tcnicas do projeto grfico, colocando em prtica o que aprendeu com a editorao eletrnica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Montar a embalagem no tamanho real (mock-up). Passo 2 (Equipe) Montar uma apresentao, com todo o contedo do projeto, para exposio aos colegas e professor(a). Passo 3 (Equipe) Redigir o trabalho com todo o contedo, conforme normas ABNT, com a estrutura abaixo: Apresentao Introduo Captulo I (Etapa 1) Captulo II (Etapa 2) Captulo III (Etapa 3) Consideraes Finais Bibliografia Passo 4 (Equipe) 1 2 Entregar ao professor(a) o trabalho encadernado contendo a embalagem no tamanho real e um CD com a apresentao. Apresentar o projeto em sala de aula, conforme orientaes do professor.

Livro Texto da disciplina:


AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Impresso e acabamento. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Ana Tereza Candeloro

S-ar putea să vă placă și