Sunteți pe pagina 1din 14

Tela Leo

Nascida em Manaus, Amazonas, Brasil- cidad portuguesa por naturalizao.

Terminou o ensino secundrio em Durham, Connecticut, EUA como bolsista do AFS. Ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo em 1971, tendo frequentado o curso at 1974. Tem o Certificate of Proficiency in English pela Michigan University, curso de traduo literria pela Alumni Association So Paulo, curso de msica, piano, pelo conservatrio Instituto Musical de So Paulo, curso de composio musical com o maestro Hans-Joachim Koellreutter na Pr Arte de So Paulo, fluente em ingls falado e escrito.

Foi actriz profissional em So Paulo Brasil durante meia dcada onde trabalhou com Antunes Filho no Teatro Maria Della Costa, Celso Nunes e Silnei Siqueira no Teatro Ruth Escobar, tendo participado do Festival Internacional de Nancy - Frana em 1971 na pea O Evangelho Segundo Zebedeu, de Csar Vieira e actuado na pea Cemitrio de Automveis de Fernando Arrabal, dirigida por Vitor Garcia, em Cascais, Portugal.

Durante mais de vinte anos foi produtora de rdio e televiso em agncias e assistente de direco cinematogrfica, tendo trabalhado em vrias empresas de produo da rea da publicidade em So Paulo, Brasil, e em Lisboa, Portugal.

Vive em Portugal desde 1991 onde voltou a dedicar-se rea de espectculos e eventos culturais. Foi Directora Adjunta de Programao no Departamento de Animao da Expo98 Lisboa, sendo responsvel pela coordenao da programao cultural de todos pases participantes que no de lngua portuguesa.

Vem trabalhando como consultora de artes do espectculo para festivais como o segundo "Muscat Festival" em Om, para o "Rituais", cerimnias de abertura da Expo2000 em Hanver, para o qual organizou a participao de duas companhias brasileiras, FrevoTropiclia e Maracatu Estrela Brilhante.

Depois disso e ate 2006, prestou servios ao sector cultural atravs de sua prpria empresa, a Contexto Intercultural Lda., fundada em 1999, e dedicada a programao, promoo e apresentao de eventos culturais tradicionais e contemporneos, que combinam ou confrontam diversas disciplinas e origens.

Como directora artstica e gestora da programao cultural para o Pavilho de Portugal na Expo2000 Hanver, foi responsvel pela definio da linha programtica, pesquisa, programao , coordenao logstica e controlo oramental.

2013

Tela Leo
Com a Contexto Intercultural coordenou a programao do Festival dos Oceanos em Lisboa em 2001, e das duas primeiras edies do R!R Festival de Humor de Lisboa.

Participou na criao do site On the Move para o IETM Informal European Theatre Meeting, construindo em colaborao com Ruud Engelander o prottipo do site, do qual foi gestora at Dezembro de 2003.

Coordenou a programao do festival de vero "Lisboa em Festa" edio de 2004 e 2005, e trabalhou como pesquisadora em 2006 pela "egeac empresa municipal responsvel pela programao de vrios espaos culturais da cidade de Lisboa.

Foi consultora e assistente do primeiro comissrorio do evento Faro 2005 Capital Nacional da Cultura.

Deu aulas de produo e gesto das artes do espetculo na ETIC, Escola Tcnica de Artes e Comunicao, em Lisboa.

Diretora Artstica e Gestora da Programao Cultural da participao portuguesa na exposio internacional Expo Zaragoza 2008, foi responsvel pelo desenho temtico e pela gesto da programao..

Participou da equipa de programadores da CNCCR Comisso Nacional para as Comemoraes do Centenrio da Repblica, e criou o programa Unssono Virtual do Hino Nacional pelas Bandas Filarmnicas que integrou as comemoraes oficiais de 5 de Outubro de 2010.

Prestou servios para a Cmaras Municipal de Tavira, levantando o histrico e situao atual do Cineteatro Antnio Pinheiro, desenvolvendo sugestes para um programa de requalificao para o espao.

Como voluntria coordena para a Casa das Artes de Tavira o programa do movimento cvico Tavira Ilimitada contra o racismo e a xenofobia

Autora da ideia e do roteiro original e co-encenadora do espetculo pluridisciplinar Conta-me Outros Fados, produzido pelo Al-Masrah Teatro e Artistas Associados no ano de 2012.

Autora do roteiro e encenadora do espetculo Villa Lobos em Movimento: um recital, produo da Ritmos Alternados, em colaborao com a Academia de Msica de Tavira, com apoio da Direo Regional de Cultura do Algarve

2013

Tela Leo

ARTIGOS PUBLICADOS
revista Atlantis da TAP Brasil Especial - Brasil, Carnaval, Carnavais Amesterdo Destino com Cultura Fortaleza Cidade Luz Conversa com Rui Horta Conversa com os Toc Rufar Conversa com Maria Joo e Mrio Laginha Conversa com Dulce Pontes Conversa com Lus Tinoco Conversa com Pedro Carneiro Conversa com Sandro Aguilar Conversa com Joana Carneiro Conversa com Joo Garcia Miguel

Teve o seu Estudo Comparado sobre Espaos Culturais em Cidades Europeias , publicado no site do primeiro Frum Cultural Europeu, organizado pela presidncia portuguesa do conselho da Unio Europeia em 2007.

autora do estudo Sugestes para a Requalificao do Cine Teatro Antnio Pinheiro em Tavira.

Autora do projeto Unssono Virtual do Hino Nacional Portugus, intitulado Desde quando verde combina com vermelho? realizado na cerimnia oficial do Centenrio da Repblica dia 5 de Outubro de 2010. Teve seu Estudo Comparado sobre Espaos Culturais em Cidades Europeias publicado no site do primeiro Forum Cultural Europeu, organizado pela presidncia portuguesa do conselho da Unio Europeia em 2007.

Tem seus artigos intitulados O que isso de Turismo Cultural. sobre Indstrias Culturais e Criativas publicados no Caderno S do Postal do Algarve e no site da AGECAL.

Publica no Postal do Algarve o artigo O que isso de Turismo Cultural.

O artigo Matemtica Perversa - sobre Indstrias Culturais e Criativas foi publicado no Caderno S do Postal do Algarve, no site da AGECAL e na Revista Autor:

2013

Tela Leo
O artigo sequencial: O que fazer com essa Matemtica Perversa foi publicado no blog da Red(e) Latino Americana Territrio e Economia Cultural & Criativa,

E traduzido para espanhol e publicado no Foro Abierto Feria de Huesca 2011 com o ttulo: Propuesta Creacin de un Fondo para las Artes a partir de las Industrias de la Cultura y el Entretenimiento

PARTICIPAO EM REDES PROFISSIONAIS


2001 a 2005 Membro associado do IETM, Informal European Theatre Meeting, e conferencista nas reunies de Galway, Nov 2001, em Trieste, Itlia, Abr 2002. e em Aahrus, Dinamarca, Out 2002.

2008 a 2011 Membro da AGECAL, Associao dos Gestores Culturais do Algarve.

2011 Membro da Red(e) Ibero-americana Territrio & Economia Cultural e Criativa Territorio & Economa Cultural y Creativa. Membro da Membro da APGC | Associao Portuguesa de Gesto Cultural

OUTRAS COMPETNCIAS E ATIVIDADES


A partir de 12 de Outubro de 2011 passa a integrar a lista de peritos da Agncia de Execuo de Educao, Audiovisual e Cultura da Comisso Europeia, para gesto dos programas comunitrios no domnio da cultura. Em carter voluntrio, tem trabalhado desde 2011 como chefe de projeto e coordenadora do programa cultural que resultou das adeses de artistas profissionais e amadores e associaes de apoio social ao movimento cvico Tavira Ilimitada contra o racismo e a xenofobia, lanado pela Casa das Artes de Tavira.

2013

Tela Leo

CURRICULUM VITAE - TELA LEO


Auristela Maria Lopes de Miranda Leo
Nacionalidade: Data de nascimento: Carto de Cidado. NIF: Telefone / Fax: Telemvel: E-mail: Endereo: Brasileira e Portuguesa 3 de Agosto, 1951 (Manaus, Amazonas) 14693055 210961180 +351 281 961 423 +351 912 201 345 telaleao@gmail.com Casal de So Joo 8800 Luz de Tavira

FORMAO
1970/75 1969/70 1960/69 1972 1978 1987 1987

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo Concluso do curso secundrio na Durham High School, Conn., USA Curso de piano no conservatrio Instituto Musical de So Paulo Curso de Composio na Pr Arte, SP, com Hans-Joachim Koellreutter Certificado de Proficiency in English, Universidade de Michigan Curso de Traduo Literria, Alumni Association, So Paulo Curso Teaching English as a Foreign Language, Alumni Association, So Paulo.

REGISTO COMO ATRIZ sob n 06049, s fls 49 do livro 09, conforme processo D.R.T. n 24440/0695/84 em 24 de Fevereiro de 1984 REGISTO COMO ASSISTENTE DIRECTORA DE PRODUO E ASSISTENTE DE DIRECO CINEMATOGRFICA son o n 01063, s fls 63 do livro 02, conforme processo D.R.T. n 24440/0695/84 em 24 de Fevereiro de 1984

EXPERINCIA PROFISSIONAL - PORTUGAL


2013 Autora do roteiro e encenadora do espetculo Villa Lobos em Movimento: um recital, produo da Ritmos Alternados, em colaborao com a Academia de Msica de Tavira, com apoio da Direo Regional de Cultura do Algarve

2012 Autora da ideia e do roteiro original e co-encenadora do espetculo pluridisciplinar Conta-me Outros Fados, produzido pelo Al-Masrah Teatro e Artistas Associados no ano de 2012.

2013

Tela Leo
Dezembro a Maro de 2012 Consultora para a questes de gesto cultural e curadoria de projetos para a Quinta da Arte parque de instalaes, esculturas e residncia artstica dedicados arte contempornea e projetos multiculturais, no Algarve.

Outubro de 2011 A partir de 12 de Outubro de 2011 passa a integrar a lista de peritos que prestaro assistncia Agncia de Execuo de Educao, Audiovisual e Cultura da Comisso Europeia, no mbito da gesto dos programas comunitrios nos domnios da educao, do audiovisual, da cultura, da juventude e da cidadania.

Desde Julho de 2011 Integra a Red(e) Latino Americana Territrio & Economia Cultural e Criativa, colaborando activamente em carter voluntrio, com o grupo fundador e dinamizador dessaa organizao informal.

Setembro de 2010 a Setembro 2011 Prestou servios de consultoria Cmara Municipal de Tavira realizando um levantamento pormenorizado sobre a situao do degradado Cine Teatro Antnio Pinheiro, e propondo solues para a requalificao do edifcio e sua operacionalizao e programao. O relatrio entregue vereao da cultura de Tavira serviu de programa-base para o desenvolvimento do projecto de arquitectura para recuperao e reestruturao do edifcio, em realizao pela prpria cmara.

De Setembro de 2009 e at Junho de 2010 : Integrou entre Setembro de 2009 e at Junho de 2010 a equipa de programao de Arte e Espectculos da Comisso Nacional para a Comemorao do Centenrio da Repblica, onde prope a criao de um programa de Apoio Institucional que torna a programao do Centenrio da Repblica acessvel participao de todos os profissionais, amadores e estudantes que utilizam as disciplinas das Artes Performativas para celebrar a Repblica.

Criou tambm para a CNCCR um programa para comemorao dos 100 anos da Repblica Portuguesa, onde se relatam os acontecimentos ao longo dos dias e noites da revoluo que ocorreu em Lisboa, como se em tempo real se tratasse, e culminando com a proclamao da repblica e a execuo em Unssono Virtual do Hino Nacional Portugus por todas as Bandas das Instituies acompanhadas por Bandas Filarmnicas de todo o pas ou residentes no exterior, que aderiram ao evento.

2013

Tela Leo
2009 Colaborou com produtores culturais da cidade de Tavira, promovendo encontros com o objectivo de desenvolvimento de projectos em comum entre os artistas e gestores culturais de diferentes disciplinas baseados naquela cidade.

2007 - 2008 Como Directora Artstica e Programadora Cultural elaborou desde o estabelecimento do enquadramento temtico, a programao cultural da participao portuguesa na Expo Zaragoza 2008, dirigindo uma equipa de consultores de diferentes reas artstica. Prestou servios como directora na implementao e execuo do programa entre Junho e Setembro de 2008 em Saragoa.

2007 Prestou servios para o Instituto Cames na recolha e organizao de dados para a edio de uma Agenda Cultural para a Presidncia Portuguesa do Conselho da Unio Europeia a acontecer no segundo semestre de 2007.

2006 Presta servios como consultora para a EGEAC Empresa de Gesto de Equipamentos e Animao Cultural, e.m. desenvolvendo pesquisa e a realizao de um Estudo comparado de espaos culturais em cidades europeias, a partir apenas de dados disponibilizados atravs da Internet. Formadora em Gesto e Projecto do Curso Gesto das Artes Produo de Espectculos, Programao no curso Gesto e Produo das Artes e Eventos e Produo no curso Produo das Artes e Eventos na ETIC Escola Tcnica de Imagem e Comunicao.

2005 Presta servios como consultora para programao e contedos para a EGEAC Empresa de Gesto de Equipamentos e Animao Cultural, e.m.

2004 Coordena as actividades de animao cultural promovidas pela EGEAC por ocasio do Euro 2004, em conjunto com o festival de vero Lisboa em Festa daquele ano. Realiza pesquisa sobre os equipamentos culturais do Algarve para o primeiro comissariado de Faro 2005 Capital Nacional da Cultura.

2002 / 2003

2013

Tela Leo
Colabora com o IETM (Informal European Theatre Meeting) na criao e gesto do site www.on-themove.org, dedicado a informaes sobre actividades e possibilidades de financiamento de projectos internacionais para profissionais das artes do espectculo. Programa e organiza os espectculos de palco e animao de rua para as duas edies do R!R Festival Internacional de Humor de Lisboa.

2001 Colabora como consultora de programao e produtora com a Ofcios Necessrios na realizao do 3 Festival dos Oceanos, para a realizao da festa de comemorao do centenrio do carro elctrico, promovida pela Carris e realizao da semana de Cinema a Cu Aberto no Parque das Naes. Consultora para o Centro de Artes e Ideias Sonoras na elaborao de propostas para o programa Difuso das Artes do Espectculo do IPAE.

1999- 2001 Directora Artstica e Programadora dos Eventos Culturais para o Pavilho de Portugal na Expo2000 Hannover. Responsvel pela programao: pesquisa e desenho dos contedos programticos, planeamento da realizao e coordenao logstica e controlo oramental da representao cultural portuguesa.

1999-2000 Responsvel pela organizao dos grupos brasileiros Tropiclia, e Maracatu Estrela Brilhante, para o programa Rituais, apresentado durante as cerimnias de abertura da Expo2000 Hannover. Autora do roteiro Educao Parental, documentrio sobre o programa desenvolvido pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada ISPA em Outurela-Portela no mbito do Projecto URBAN da Cmara Municipal de Oeiras. Tradutora dos projectos ISPA para apresentao a fundos europeus. Funda a Contexto Intercultural, empresa vocacionada para a programao, promoo e apresentao de eventos culturais de natureza contempornea e tradicional na rea das artes do espectculo, pesquisando propostas que coloquem em confronto ou combinem diferentes disciplinas e origens culturais. A partir de ento passa a prestar servios sempre atravs da Contexto Intercultural, Organizao de Eventos Culturais, Unipessoal Lda.

1998 Consultoria artstica para o Second Muscat Festival, em Oman, levando ao conhecimento da equipa organizadora, da Cmara Municipal de Muscat, pesquisa sobre artes de rua Europeia.

2013

Tela Leo
1996-1998 Directora Adjunta de Programao, EXPO98 Lisboa. Responsvel pela elaborao das linhas artsticas e das normas de participao e coordenadora da programao cultural dos Pases Participantes.

1996 Colabora na Produo da pea Perdidos em Yonkers, de Neil Simon, apresentada no CCB em Lisboa e integrada no Projecto Intercidades.

1994 Responsvel pelo acolhimento das companhias participantes no FIT 94, Festival Internacional de Teatro de Lisboa.

1992/93 Produtora Executiva na Noar Filmes (publicidade e propaganda), Lisboa.

1983/84 Coordenadora de Produo na Publifilmes, em Lisboa.

EXPERINCIA PROFISSIONAL - BRASIL


1994/95 Produtora Executiva adjunta na Movi&Art Produes Cinematogrficas em So Paulo. Responsvel por contactos e negociaes com co-produtores internacionais.

1990/91 Assistente do Produtor Executivo da Movi&Art Produes Cinematogrficas em So Paulo. Responsvel por oramentos e coordenao de ps produo. Traduz para a editora Estao Liberdade a obra de Robert Edward Conrad Os Filhos do Fogo de Deus.

1989/90 Coordenadora de Produo, Companhia Produtora de Imagens Frame, So Paulo.

1987/89 Assessora da Direco do Departamento de Paisagismo da Secretaria de Estado para o Meio Ambiente, So Paulo, Brasil

2013

Tela Leo

1988 Autora do roteiro Parque Chico Mendes, um documentrio de educao ambiental do Parque Natural Chico Mendes em So Bernardo do Campo, so Paulo , Brasil, produzido pela TVC Televiso e Cinema.

1987 Co-fundadora e scia da Cena Master, Marketing de Arte Ltda., desenvolvendo projectos culturais para patrocinadores privados.

1986 Pesquisadora e assistente de direco em Serra do Mar, um documentrio sobre problemas ambientais.

1985 Directora de Produo Free-lance em vrias produtoras de cinema em So Paulo.

1983 Pesquisadora e co-roteirista do documentrio Natureza Mortasobre a Cubato, SP

1981/83 Coordenadora de produo na empresa produtora de filmes Publicitrios TVC Televiso e Cinema Ltda. em So Paulo desde sua fundao.

1980/81 Assistente de Direco e produtora na Standard Ogilvy & Mather Publicidade em So Paulo. 1976/80 Assistente de Direco e Produtora de RTV na ALMAP Comunicaes em So Paulo.

1971/74 Revisora da traduo do maestro Paulo Herculano da obra de Arnold Schnberg: Funes Estruturais da Harmonia

1971/75 Estgios em arquitectura: Transplan planeamento de transportes;

2013

10

Tela Leo
SESC Departamento de Comunicaes Visuais; Folha de So Paulo - Departamento de Comunicaes Visuais; Procap Projetos de Casas Populares Diadema So Paulo; CPR - Consultoria e Projetos Departamento de Paisagismo

EXPERINCIA PROFISSIONAL - Como actriz


1971/75 O Evangelho Segundo Zebedeu de Csar Vieira dirigida por Silney Siqueira para o Teatro do Onze, que participa do Festival de Nancy em 1971 Fernando Pessoa adaptao de colectivo de autores, dirigida por Silney Siqueira em So Paulo Brasil A Viagem baseada em Os Lusadas de Lus de Cames adaptao de Carlos Queiroz Telles dirigida por Celso Nunes, So Paulo Brasil O Cemitrio de Automveis de Fernando Arrabal dirigida por Victor Garcia Cascais Portugal Bodas de Sangue de Garcia Lorca dirigida por Antunes Filho So Paulo Brasil

ARTIGOS PUBLICADOS
revista Atlantis da TAP Brasil Especial - Brasil, Carnaval, Carnavais Amesterdo Destino com Cultura Fortaleza Cidade Luz Conversa com Rui Horta Conversa com os Toc Rufar Conversa com Maria Joo e Mrio Laginha Conversa com Dulce Pontes Conversa com Lus Tinoco Conversa com Pedro Carneiro Conversa com Sandro Aguilar Conversa com Joana Carneiro Conversa com Joo Garcia Miguel

Teve o seu Estudo Comparado sobre Espaos Culturais em Cidades Europeias , publicado no site do primeiro Frum Cultural Europeu, organizado pela presidncia portuguesa do conselho da Unio Europeia em 2007.

2013

11

Tela Leo
autora do estudo Sugestes para a Requalificao do Cine Teatro Antnio Pinheiro em Tavira.

Autora do projeto Unssono Virtual do Hino Nacional Portugus, intitulado Desde quando verde combina com vermelho? realizado na cerimnia oficial do Centenrio da Repblica dia 5 de Outubro de 2010. Teve seu Estudo Comparado sobre Espaos Culturais em Cidades Europeias publicado no site do primeiro Forum Cultural Europeu, organizado pela presidncia portuguesa do conselho da Unio Europeia em 2007.

Tem seus artigos intitulados O que isso de Turismo Cultural. sobre Indstrias Culturais e Criativas publicados no Caderno S do Postal do Algarve e no site da AGECAL.

Publica no Postal do Algarve o artigo O que isso de Turismo Cultural.

O artigo Matemtica Perversa - sobre Indstrias Culturais e Criativas foi publicado no Caderno S do Postal do Algarve, no site da AGECAL e na Revista Autor:

O artigo sequencial: O que fazer com essa Matemtica Perversa foi publicado no blog da Red(e) Latino Americana Territrio e Economia Cultural & Criativa,

E traduzido para espanhol e publicado no Foro Abierto Feria de Huesca 2011 com o ttulo: Propuesta Creacin de un Fondo para las Artes a partir de las Industrias de la Cultura y el Entretenimiento

PARTICIPAO EM REDES PROFISSIONAIS


2001 a 2005 Membro associado do IETM, Informal European Theatre Meeting, e conferencista nas reunies de Galway, Nov 2001, em Trieste, Itlia, Abr 2002. e em Aahrus, Dinamarca, Out 2002.

2008 a 2011 Membro da AGECAL, Associao dos Gestores Culturais do Algarve.

2011 Membro da Red(e) Ibero-americana Territrio & Economia Cultural e Criativa Territorio & Economa Cultural y Creativa. Membro da Membro da APGC | Associao Portuguesa de Gesto Cultural

2013

12

Tela Leo

OUTRAS COMPETNCIAS E ATIVIDADES


A partir de 12 de Outubro de 2011 passa a integrar a lista de peritos da Agncia de Execuo de Educao, Audiovisual e Cultura da Comisso Europeia, para gesto dos programas comunitrios no domnio da cultura. Em carter voluntrio, tem trabalhado desde 2011 como chefe de projeto e coordenadora do programa cultural que resultou das adeses de artistas profissionais e amadores e associaes de apoio social ao movimento cvico Tavira Ilimitada contra o racismo e a xenofobia, lanado pela Casa das Artes de Tavira.

2013

13

Tela Leo

2013

14

S-ar putea să vă placă și