Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO NCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E ESTUDO EM EDUCAO AMBIENTAL NIPEEA PROCESSO FORMADOR EM EDUCAO AMBIENTAL

L SECADI

ELLEN MARA MARTINEZ DIAS GREICE WENCELEWSKI POSSENTI AZEREDO

POTENCIALIZAO DE PRTICAS SUSTENTVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR

VITRIA 2 !"

SUMRIO

!# APRESENTAO 2# %USTIFICATIVA "# DIAGNSTICO &# OB%ETIVO GERAL '# OB%ETIVOS ESPECFICOS (# METODOLOGIA )# CRONOGRAMA *# RECURSOS +# AVALIAO ! BIBLIOGRAFIA

$############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################ $############################################################################

" " & ' ' ' ) ) ) )

ELLEN MARA MARTINEZ DIAS GREICE WENCELEWSKI POSSENTI AZEREDO

POTENCIALIZAO DE PRTICAS SUSTENTVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho

apresentado em

ao

curso

de

aperfeioamento concluso do curso.

Educao

Ambiental como requisito parcial para

VITRIA 2 !"

" !# APRESENTAO A escola, atravs dos educadores, desempenha um papel fundamental na garantia de um futuro sustentvel para todos, pois tem a funo de transmitir conhecimento e formar cidados. Este projeto visa reforar as capacidades e criar oportunidades de definio, elaborao e desenvolvimento de atividades educacionais em nossa escola, com o intuito de ampliar o conhecimento da realidade tendo o compromisso de intervir a partir de uma perspectiva sustentvel. 2# %USTIFICATIVA meio ambiente indispensvel ! manuteno de todas as formas de vida. bactrias, proto"orios ou algas tambm fa"em parte dele. A formao do homem em ambientes diferenciados, o leva a tomar atitudes favorveis ou desfavorveis sobre o meio em que vive e sua postura sobre os bens naturais. #ercebe$se que a busca por facilidades, levaram o homem a colocar$se ! parte do meio em que vive, ao invs de perceber$se inserido nele. Esse fato bem percept%vel na escola, no decorrer das atividades dentro e fora do prdio escolar, pela postura dos alunos nos relacionamentos entre eles e entre eles e o ambiente. &o raro pode$se perceber que, embora as li'eiras estejam distribu%das pela escola, parte do li'o produ"ido pelos alunos e at mesmo pelos funcionrios, pode ser encontrada, nas salas de aula e nos ptios. (uito dinheiro gasto pela direo escolar no contrato de empresas desentupidoras, que so acionadas pelo simples fato de papeis e absorventes serem jogados nos vasos sanitrios. varrido, mas comumente lavado com mangueiras. )aramente os alunos desligam as lu"es e os ventiladores das salas ap*s as aulas e naquelas que t+m ar condicionado, quase sempre as portas encontram$se abertas em paralelo ao funcionamento dos aparelhos. , costume perceber que as torneiras e esguichos de pias e bebedouros desperdiam muita gua por mau uso dos alunos e funcionrios. utro fato bem relevante o uso de materiais no biodegradveis, como isopor, nos trabalhos escolares, que posteriormente so jogados fora, sem serem ao menos reaproveitados. #ercebe$se que as mesmas atitudes adotadas pelos alunos e funcionrios do espao escolar so tambm adotadas nas ruas no regresso !s resid+ncias e nelas mesmas. piso da escola normalmente no ser humano, assim como todos os outros seres vivos, sejam animais, plantas, fungos,

& , com esse intuito que este projeto vem colaborar com o despertar dos alunos da EEE( -.rm (aria /orta0 para as quest1es do ambiente em que vivem. Estas envolvem no somente a fauna e flora e a manuteno das depend+ncias do prdio escolar, mas tambm quest1es de relacionamento humano nas depend+ncias do prdio escolar e no entorno da escola.

"# DIAGNSTICO p2blico alvo desse projeto so alunos do ensino mdio da Escola Estadual de Ensino (dio .rm (aria /orta, com idades entre 34 e 53 anos, cursistas dos turnos matutino e vespertino, de classe mdia e bai'a. &a sua maioria so pardos, seguidos de negros e brancos. Em geral residem em munic%pios da 6rande 7it*ria 87it*ria, 7ila 7elha, 9erra, :ariacica e ainda Aracru", 7iana, 6uarapari e ;undo<. (uitos optaram por essa escola pela pro'imidade do trabalho ou estgio, ou ainda pela acessibilidade a cursos tcnicos e preparat*rios para o vestibular. ;oi feita uma entrevista com os alunos a fim de ser traado um diagn*stico a cerca da percepo deles sobre o meio ambiente. Embora fosse esperado que os alunos se sentissem inseridos no ambiente, essas e'pectativas foram =derrubadas por terra=. #ercebeu$se que os alunos entrevistados no t+m a percepo de que so parte do meio ambiente, mas todos concordaram com a necessidade de sua manuteno, preservao e restaurao. &enhum deles se inseriu neste conte'to. Eles consideram meio ambiente ! parte do ser humano> consideram meio ambiente apenas a fauna, a flora e recursos naturais como gua, ar e solo. &em mesmo bactrias, algas e fungos foram considerados no conte'to. ?esconsideraram ainda que as rela1es fa"em parte do conte'to ambiental. As palavras mais citadas na entrevista foram =animal=, seguido de =planta=. &enhum aluno incluiu a si ou ao ser humano nas respostas. @uanto !s e'press1es, as que surgiram na grande maioria das respostas foram as palavrasA sustentabilidade, seguida de conscienti"ao e biodiversidade, embora muitos dos que responderam assim no soubessem o significado dessas palavras. A palavra mais curiosa foiA -cuidado0. &ingum havia despertado para a necessidade do =cuidar=, no s* de si, mas do meio que o cerca.

' , certo que a compreenso do ambiente vem de nossas atitudes e do local em que vivemos, pois os e'emplos e a1es durante a nossa formao se arraigaro por toda a nossa vida. &o que esse fator seja esttico, mas se as mudanas de atitudes inapropriadas no forem despertadas, as mesmas sero levadas a outras gera1es. .nfeli"mente no h uma compreenso pol%tica em relao ! dimenso ambiental. Beis e resolu1es so criadas e instauradas, mas no efetivadas na prtica pela falta de informao e boa vontade.

& OB%ETIVO GERAL #otenciali"ar a produo de sentidos sobre o que uma escola sustentvel a fim de se obter uma mudana de postura diante de quest1es como rela1es interpessoais, li'o e desperd%cio de gua, energia e alimentos.

' OB%ETIVOS ESPECFICOS .ntegrar ao curr%culo escolar quest1es pertinentes ! degradao e conservao do meio ambiente e ainda as diversas culturas, etnias e rela1es> #otenciali"ar atitudes sustentveis no coletivo> ?espertar nos alunos atitudes de respeito e manuteno ao ambiente e ! sustentabilidade, baseados nos conte2dos trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas. Apresentar ! comunidade do entorno os projetos escolares, sugerindo sua participao> .dentificar os recursos naturais utili"ados na escola 8gua, energia, materiais e alimentos< e dos res%duos gerados 8li'o e desperd%cio<> 9ensibili"ar 8ao< para a mudana de atitudes sobre o desperd%cio de materiais, bens naturais, alimentos e a destinao adequada do li'o gerado.

(# METODOLOGIA .nicialmente o projeto ser apresentado ao corpo escolar, a fim de serem firmadas parcerias. &um segundo momento, ap*s o retorno das aulas, ser a ve" dos alunos.

projeto contar com aulas direcionadas, baseadas em assuntos inseridos no curr%culo ( bsico, comoA A importCncia da gua para a vida na Terra> desenvolvimento dos vegetais>

A dinCmica da atmosfera terrestre> As transforma1es qu%micas> s tipos de poluio e suas consequ+ncias> s combust%veis renovveis e no renovveis>

As cadeias alimentares> s ciclos do carbono e do nitrog+nio>

A importCncia dos aqu%feros> estudo das popula1es, entre outros>

;ormas de energia> Atitudes sustentveis, entre outros... D esto programadas cinco visitas monitoradas para o ano de 5E3F, por sugesto dos pr*prios alunos no momento de sociali"ao da implantao desse projeto. Todas as viagens sero arcadas pelos estudantes. 9o as visitas pretendidasA 7isitao ao mangue"al de 7it*ria, saindo do #%er de .emanj na praia de :amburi, com destino ao mangue"al da G;E9> 7isitao ao (osteiro Hen Iudista> 7isitao ao munic%pio de #edra A"ul> 7isitao ao HooparJ da (ontanha> 7isitao !s -Tr+s 9antas0 $ 9anta Tere"a, 9anta Beopoldina e 9anta (aria de Detib. Alm das visitas monitoradas, esto previstas duas sess1es de cinema, com filmes escolhidos pelo corpo docente integrado ao projeto e uma mostra cultural. 9ero desenvolvidas atividades em sala de aula para fins de e'posio ! comunidade escolar, como painis e maquetes, com a proposta de construo coletiva de um modelo 8maquete< de ambiente escolar sustentvel e ideal. #ara tal, materiais escolares j utili"ados em outros trabalhos sero reutili"ados, j com o intuito de se conscienti"ar para o desperd%cio e reutili"ao.

) )# CRONOGRAMA projeto ser apresentado ao corpo escolar no D## K Dornada #ol%tico #edag*gica da escola, em fevereiro de 5E3F e desenvolvido no decorrer desse mesmo ano.

*# RECURSOS Dornais> )evistas #apel (ach+ :ola> Tesoura> :anetinha hidrocor> Tinta> T&T> E7A> #apelo> #apel sulfite> (?;.

+ AVALIAO Anlise da postura dos alunos no in%cio do ano, antes da iniciao do projeto, durante a e'ecuo do mesmo e no final do ano. Alm disso, sero inseridas notas de avaliao nos tr+s trimestresA de estudos dirigidos e apresenta1es de trabalhos referentes !s aulas de campo e ainda de (ostra :ultural, onde os trabalhos desenvolvidos em sala de aula sero apresentados.

! # BIBLIOGRAFIA

#rocesso formador em educao ambiental ! distCnciaA m*dulo LA mudanas ambientais globais. $ Iras%liaA (inistrio da Educao, 9ecretaria da Educao, 9ecretaria de Educao :ontinuada, Alfabeti"ao e ?iversidade, 5E3L.

S-ar putea să vă placă și