Sunteți pe pagina 1din 2

Mestrado Integrado em Arquitectura 5 Ano 2013 /2014

1. AVALIAO DE CONHECIMENTOS
A avaliao de conhecimentos prevista para a Disciplina de Eficincia Energtica e Ambiente visa, essencialmente. aferir da capacidade dos Discentes sobre a apreenso e correcta utilizao dos Conceitos e Competncias apresentados e desenvolvidos ao longo das sesses Tericas e Prticas.

Nesse contexto a Avaliao de Conhecimentos ter como base: . Prova escrita, e; . Desenvolvimento e apresentao de Trabalho Prtico. 1.1. TRABALHO PRTICO Simulao e otimizao de edifcio com o Software ECOTECT

Objectivos: 1. Capacitar o aluno para a utilizao e avaliao de estratgias formais e construtivas, no processo de projecto, conducentes equilibrada obteno de nveis de Eficincia Energtica. 2. Dotar o aluno do conhecimento de ferramenta computacional que permite simular a geometria solar, simular os nveis de insolao, calcular as necessidades energticas para aquecimento e arrefecimento e anlises de custo energticos. 3. Saber tirar partido do processo dirio e sazonal de aquecimento e arrefecimento, aproveitando o potencial climtico local, assim como a correcta seleco e composio de materiais, para diminuir as dependncias energticas exgenas e impactes ambientais negativos. Para atingir o objetivo os alunos iro trabalhar com o software Ecotec, o qual permite modelar um edifcio e simular o seu comportamento energtico.

Dados: Os alunos devem organizar-se em grupos de 3 a 4 alunos e escolher um projeto que tenha sido elaborado durante o 4 ano, o qual ser submetido aprovao do docente.

Formato e entrega: Relatrio em Formato A4 ( entrega em formato PDF e formato fisco ) que evidencie as estratgias de optimizao e de Eficincia Energtica do projecto seleccionado.
Unidade Curricular Eficincia Energtica e Ambiente Pgina 1 de 2

Mestrado Integrado em Arquitectura 5 Ano 2013 /2014

O Exerccio escrito (trabalho prtico) dever ser desenvolvido considerando os aspectos dispostos da seguinte forma: Apresentao sintetizada das condies do projecto ( localizao, clima, edifcio ) ; Descrio das condies energticas no edifcio, englobando o projecto modelado em Ecotect e destacando a simulao e anlise dos parmetros mais relevantes para a caracterizao energtica. Descrio das estratgias de implementao de medidas correctivas ao projecto ( formais, materiais, etc). Devem ser descritas as medidas e apresentado o custo energtico e financeiro em que as mesmas se traduzem. A apresentao oral do Exerccio Escrito livre ( Powerpoint ou similar ). O tempo disponvel para a apresentao oral do Exerccio Escrito de 10 ( dez ) minutos, destacando as concluses mais relevantes do trabalho.

Unidade Curricular Eficincia Energtica e Ambiente

Pgina 2 de 2

S-ar putea să vă placă și