Sunteți pe pagina 1din 3

PODER JUDICIRIO DA UNIO JUSTIA DO TRABALHO DA 4 REGIO

ACRDO 51954.001/99-1 AP

Fl.1

EMENTA: AGRAVO DE PETIO. DA COISA JU GADA. Descabe rediscusso de matria apreciada e decidida em agravo de petio interposto pelo esplio do executado, mxime quando no h argumento novo ou prova da propriedade do imvel, sequer havendo notcia da soluo do inventrio. Tratando se da mesma matria apreciada e decidida em segundo grau, dela no cabe mais recurso, operando se a coisa !ulgada. "gravo no provido. DA ASSIST!NCIA JUDICI"RIA GRATUITA. Trata se de pedido do bene#cio da !ustia gratuita que se acolhe #ace ao valor percebido a ttulo de penso de vi$va, e diante da declarao de miserabilidade .

VISTOS e relatados estes autos de AGRAVO DE PETIO, interposto de deciso do %xmo. &ui' da () *ara do Trabalho de +orto "legre, sendo agravante T#NIA $CIA SPER% DE O IVEIRA FAGUNDES E OUTROS e agravado UI& OSVA DO 'U &ER. ,ncon#ormados com a deciso de #ls. -./-0, que !ulgou procedente em parte os embargos de terceiro, agravam de petio os embargantes, 1s #ls. (22/(2.. +retendem a re#orma do !ulgado no que pertine 1 impenhorabilidade da casa na qual residem. ,nsurgem se, ainda, contra a no concesso da gratuidade da &ustia. 3ontraminuta 1s #ls. (24/((2. +or #ora da %menda 3onstitucional n5 67, de 24/(6/44, v8m os autos conclusos a esta 9elatora. : o relatrio que ora se adota.

ISTO POSTO:

PODER JUDICIRIO DA UNIO JUSTIA DO TRABALHO DA 4 REGIO

ACRDO 51954.001/99-1 AP

Fl.(

DA COISA JU GADA. ;o se con#ormam os agravantes com a deciso de embargos de terceiro que, sob o argumento da coisa !ulgada, no acolheu a pretenso de liberao do bem penhorado. <em ra'o. ;enhum reparo merece a deciso que !ulgou improcedentes os embargos de terceiro opostos pelos ora agravantes, uma ve' que estes limitam se, como observado pelo ==. &u'o a quo, a pretender rediscutir matria ! decidida quando do !ulgamento do agravo de petio interposto pelo esplio do executado. "ssim, tendo sido a mesma matria apreciada e decidida em segundo grau, dela no cabe mais recurso, operando se a coisa !ulgada. " re#erida deciso entendeu, quanto 1 alegao de impenhorabilidade por se tratar de bem de #amlia, que no houve qualquer prova a respeito, no estando con#igurada a regra excepcional insculpida na >ei n5 -.224/42. "demais, re#ere a deciso que, 1 poca, os autos noticiavam que os direitos relativos 1 propriedade da parte ideal penhorada pertenciam ao esplio, porquanto, ainda, no solucionado o inventrio !unto ao !u'o competente, no havendo que #alar em propriedade do imvel por parte dos embargantes. "lm disso, no tra'ido pelos agravantes qualquer argumento novo ou prova da propriedade do imvel cu!a a penhorabilidade querem a#astar, e tampouco noticiam a soluo do inventrio. +or outro lado, mesmo que assim no #osse, estabelece o art. (.04. do 33?, que a herana responde pelas dvidas do #alecido, sendo que, #eita a partilha, respondem os herdeiros, cada qual em proporo 1 parte que na herana lhe coube. "ssim, o imvel, ob!eto dos embargos de terceiro, responde pelas dvidas da sucesso, na medida em que o mesmo era parte integrante do patrim@nio do empregador, que garantia o correto pagamento das parcelas de nature'a alimentar devidas ao reclamante da ao principal. Desse modo, #rente a #ragilidade da prova apresentada, no h como re#ormar a deciso atacada. DA ASSIST!NCIA JUDICI"RIA GRATUITA. As agravantes pretendem a re#orma do !ulgado que lhes inde#eriu pedido de concesso da gratuidade da &ustia. 3om ra'o.

PODER JUDICIRIO DA UNIO JUSTIA DO TRABALHO DA 4 REGIO

ACRDO 51954.001/99-1 AP

Fl.)

Trata se de pedido do bene#cio da !ustia gratuita que se acolhe #ace ao valor percebido a ttulo de penso de vi$va, con#orme documento da #l. B2 e diante da declarao de miserabilidade da #l. (- Citem 7B da petio de embargos de terceiroD. Dessa #orma, concede se aos agravantes o bene#cio da assist8ncia !udiciria gratuita. "nte o exposto, ACORDAM os &u'es da () Turma do Tribunal 9egional do Trabalho da 7) 9egioE * UNANIMIDADE DE VOTOS+ DAR PROVIMENTO PARCIA AO AGRAVO DE PETIO ,-.- /01/232. 0 421256/70 3- 89:;7<- =.-;97;-0: -=.->-1;2:. ,ntimem se. +orto "legre, quarta #eira, 2( de agosto de 622(.

MAGDA %ARROS %IAVASC?I EAERC@CIO DA PRESID!NCIA

JU@&A

NO

CARMEN GON&A E& B JU@&A RE ATORA

S-ar putea să vă placă și