Sunteți pe pagina 1din 4

HISTRIA

SEGUNDA ETAPA - 1997


QUESTO 01 1 - IDENTIFIQUE as atividades produtivas e as relaes de trabalho predominantes em cada uma das seguintes regies, nos sculos XVI e XVII. A) Nordeste brasileiro: B) Antilhas: C) Mxico e Peru: D) Regio Platina: E) Colnias Inglesas do Norte: F) Colnias Inglesas do Sul:

QUESTO 02 Leia o texto. "O interesse dos mercadores dos Pases-Baixos pelo Brasil foi um fato que antecedeu de muito os ataques empreendidos pela Companhia das ndias Ocidentais, em 1624 contra a Bahia e, em 1630, contra Pernambuco. Estes ataques explicam-se por aquele interesse (...). Faz-se, pois, necessrio recuar um pouco no tempo, para uma perspectiva melhor dos acontecimentos que na segunda e terceira dcadas de 1600 se desenrolam em nosso pas."
(MELLO, J. A. Gonsalves de. O domnio holands na Bahia e no Nordeste. In. HOLANDA, S. B. de (dir.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. So Paulo: Difel,1981. t. I, v.1, p. 235.)

1 - CITE a forma de participao dos mercadores dos Pases-Baixos no comrcio do acar anterior ao domnio holands no nordeste aucareiro. 2 - RELACIONE os acontecimentos polticos da histria europia com a conquista do nordeste aucareiro pelos holandeses. 3 - CITE as medidas adotadas pelos holandeses que Ihes permitiram contar com o apoio da populao local. 4 - INDIQUE os motivos que geraram o descontentamento da populao local e que culminaram na expulso dos holandeses.

QUESTO 03 Leia o texto. "Creio que nos ltimos anos foi cercado mais da quarta parte de todo o condado de Derby... As vantagens que emanam dos cercamentos so muito grandes, o gado progride porque cada proprietrio, emancipado dos costumes do lugar, desfruta de liberdade para melhorar o rebanho de acordo com seu prprio

critrio e a experincia demonstra que os animais de todos os cercados so, em geral, superiores aos dos campos comuns"
(BROWN, Thomas. Viso geral da AgricuJtura no Condado de Derby.1794.)

1- CITE os dois tipos de propriedade aos quais o texto se refere:


2 - IDENTIFIQUE o processo scio-econmico, alm dos cercamentos, vivido pela Inglaterra no Sculo XVIII. 3 - CITE as duas classes sociais que se consolidaram nesse processo e ANALISE o impacto social dessas mudanas para cada uma delas.

QUESTO 04 Leia o texto. "A forma peculiar como se processou a independncia da Amrica portuguesa teve conseqncias fundamentais no seu subsequiente desenvolvimento." Com base na citao acima,
(FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Cia. Ed. Nacional,1971. p.35.)

1 - EXPLIQUE as razes por que o processo de independncia da Amrica portuguesa considerado peculiar. 2 - CITE duas insurreies ocorridas no Nordeste brasileiro durante o processo de independncia: 3 - A Inglaterra foi um dos pases mais beneficiados com a emancipao poltica da Amrica portuguesa. JUSTIFIQUE essa afirmativa: 4 - A peculiaridade do processo de independncia do Brasil imprimiu ao processo sciopoltico da jovem nao, ao longo do sculo XIX, caractersticas distintas da maioria das naes latino-americanas. CITE duas dessas caractersticas.

QUESTO 05 Leia os textos. "Exigimos para o povo alemo a igualdade de direitos para com as outras naes, a ab-rogao dos Tratados de Versalhes e de Saint Germain."
(Programa do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes,1920.)

"Ns romperemos o 'tratado de paz' de bandidagem que nos foi imposto em Versalhes, assim como o Plano Young que submeteu a Alemanha (...)."
(Programa do Partido Comunista Alemo,1930.)

"Na sua precipitao em suster a clera dos alemes como uma cauo da vitria, os aliados [em 1919] no se apercebiam de que perdiam a paz no preciso momento em que ganhavam a guerra."
(FERRO, Marc. Histria da Primeira Guerra Mundial. Lisboa: Edies 70,1992. p. 319.)

Sobre o Tratado de Versalhes, assinado entre os aliados e a Alemanha, aps o trmino da Primeira Guerra Mundial, 1- CITE duas disposies desse Tratado que explicam o descontentamento dos alemes. 2 - RELACIONE o disposto no Tratado de Versalhes com a conjuntura alem nos anos 1920. 3 - EXPLIQUE em que medida, ao trmino da Primeira Guerra Mundial, os aliados "perdiam a paz no preciso momento em que ganhavam a guerra."

QUESTO 06 Leia o telegrama. "Dada precipitao acontecimentos fundamos Ao Integralista Brasileira. Assemblia criao movimento formada estudantes, operrios, elementos classe mdia. Tudo dentro princpios j acertados nossa correspondncia anterior: sindicalizao, representao exclusivamente profissional. Base Estado na famlia, municpio, sindicato. Avise nossos amigos Bahia e Belo Horizonte restabelecer articulao, fomentar propaganda. Espero sua vinda aqui urgente. Viva Brasil dirigido mocidade."
(Telegrama Plnio Salgado para Olbiano de Melo. Apud. TRINDADE, H. Integralismo: a Ascenso das Idias autoritrias no Brasil. Histria do Sculo XX. So Paulo: Abril Cultural,1968.)

1- CARACTERIZE a Ao Integralista Brasileira. 2 - RELACIONE o surgimento dessa organizao com o contexto poltico internacional. 3 - CITE 3 outros pases onde ocorreram movimentos com as mesmas caractersticas e DENOMINE-OS. 4 - CITE duas caractersticas comuns a estes movimentos.

QUESTO 07 No decorrer do ltimo ano, os "sem terra" ocuparam por diversas vezes as pginas da grande imprensa no Brasil. 1- CITE a principal reivindicao dos movimentos dos "sem terra".

2- DESCREVA a situao da propriedade fundiria no Brasil atual. 3- RELACIONE essa situao com as condies histricas da ocupao do territrio brasileiro A) no perodo colonial: B) no sculo XIX: 4- CITE dois movimentos sociais no perodo republicano, que tiveram como bandeira a distribuio da terra no Brasil.

S-ar putea să vă placă și