Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI CAMPUS ALTO DO PARAOPEBA CURSO: ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS 1 PERODO

RELATRIO DE PRTICA EM LABORATRIO: Preparo de Solues.

Ludmila Nascimento(124200031) Stephanie Patricia De Almeida(124200042) Jenyfer Emanuelle Figueiredo (124 200040) Matheus Saulo.

OURO BRANCO

2010

1. Introduo,
Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias, em que uma o solvente, o meio em que uma das substncias, o soluto, est dissolvida. A relao entre as quantidades de soluto e solvente ou soluo so expressas por sua concentrao, que pode sert em porcentagem em massa, molaridade, molalidade, frao molar, etc. Qualitativamente, a concentrao de uma soluo pode ser expressa usando os termos, diluda e concentrada. O processo chamado diluio o preparo de uma soluo de determinada concentrao a partir de uma soluo concentrada, atravs da adio solvente, at atingir a concentrao mais baixa desejada. Este processo amplamente utilizado em laboratrio para o preparo das mais diversas solues, sempre que necessrio um controle preciso sobre as quantidades das substncias que esto sendo manuseadas.

2. Objetivo
Prepara algumas solues a partir de reagentes slidos, lquidos e a partir de outra soluo (diluio). 2.2.1 Preparo de uma soluo a partir de um soluto slido:

3.1- Materiais: - Equipamentos e vidrarias: Espatula; Balana digital; Basto de vidro; Bquer de 50 ml; Funil; Pisseta; Papel absorvente; Frascos para estocagem de reagentes; Etiquetas; Balo volumtrico de 100ml;

- Substncias: gua destilada; Cloreto de sdio; Sacarose;

3. Parte Experimental:
3.2- Mtodos:

Preparo de uma soluo de NaCl; Foi calculado a massa de NaCl necessria para o preparo de 0,15 mol L-1. Pesouse a massa calculada anteriormente em uma balana analtica, com o uso de um bquer de 50 ml. Dissolveu-se o slido com um pouco de gua destilada at dissolver totalmente. Foi transferido para um balo volumtrico de 100 ml com o auxlio de um basto de vidro. Lavou-se trs vezes a parede interna do bquer transferindo a gua de lavagem para o balo e completou-se o volume do balo com gua at a marca de aferio. Homogeneizou-se a soluo e transferiu-se para um frasco devidamente etiquetado. Preparo de uma soluo de sacarose;

Foi calculada a massa de sacarose necessria para o preparo de uma soluo 0,3% m/v.pesou-se a massa calculada anteriormente em uma balana analtica,com o uso de um bquer de 100ml.dissolveu-se o solido em um pouco de gua destilada ate dissolver totalmente.foi trenferido para um balo volumtrico de 100ml com o auxilio de um basto de vidro.Lavou-se trs vezes a parede interna do bquer transferindo a gua de lavagem para o balo e completou-se o volume do balo cm gua at a marca de aferio.Homogeinizou-se a soluo e transferiu-se para um frasco devidamente etiquetado. 3.2.2- Preparo de uma soluo a partir de um soluto lquido:

3.1- Materiais: - Equipamentos e vidrarias: Basto de vidro; Bquer de 50 ml; Funil; Pisseta; Papel absorvente; Frascos para estocagem de reagentes; Etiquetas;

- Substncias

Balo volumtrico de 50ml;

cido clordrico; cido actico; gua destilada;

4. Parte Experimental:
3.2- Mtodos Preparo de uma soluo de HCl;

Observou-se o rtulo do reagente, o grau de pureza e a sua densidade. Calculou-se o volume de cido clordrico necessrio para preparar 50 ml de soluo de 0,3 mol L1 desse cido. Colocou-se gua destilada em um balo volumtrico de 50 ml at cerca de 40% de sua capacidade. Foi pipetado o volume de cido necessrio e adicionado lentamente ao balo gua destilada, tendo o cuidado de usar pipeta com pra e encostar a pipeta na parede interna do balo no momento do escoamento. O volume do balo foi completado at prximo a marca de aferio, homogeineizou-se, completou-se at a marca e aferiu-se. Foi homogeneizada novamente a soluo. Transferiu-se para um frasco adequado e etiquetado. Preparo de uma soluo de cido actico;

Observou-se o rtulo do reagente, o grau de pureza e a sua densidade. Calculou-se o volume de cido actico necessrio para preparar 50 ml de soluo de 0,5%v/v desse cido. Colocou-se gua destilada em um balo volumtrico de 50 ml at cerca de 40% de sua capacidade. Foi pipetado o volume de cido necessrio e adicionado lentamente ao balo gua destilada, tendo o cuidado de usar pipeta com pra e encostar a pipeta na parede interna do balo no momento do escoamento. O volume do balo foi completado at prximo a marca de aferio, homogeineizou-se, completou-se at a marca e aferiu-se. Foi homogeneizada novamente a soluo. Transferiu-se para um frasco adequado e etiquetado.

3.2.3- Preparo de uma soluo a partir de outra soluo (diluio): 3.1- Materiais: - Equipamentos e vidrarias: Espatula; Balana digital;

Basto de vidro; Bquer de 100ml; Balo volumtrico de 1L; Balo volumtrico de 50 ml; Pipetas volumtricas 1,2 e 5ml;

- Substncias: gua destilada; Permanganato de potssio;

5. Parte Experimental:
3.2- Mtodos Preparo da amostra: 1)p

6. Resultados e discusses:
Experimento 1: Clculo da massa de NaCl:

SOLUTO Estado fsico: Slido

SOLVENTE Lquido

SOLUO Lquida

Aps ter sido adicionado a massa de NaCl calculada, 0,878 g, gua destilada. A soluo foi transferida para o balo volumtrico de 100 ml e o bquer que a continha foi lavado trs vezes e a gua de lavagem foi depositada no balo com auxlio de um funil de vidro. O volume do balo foi completado com gua destilada at a marca de aferio. A soluo foi homogeneizada . A soluo de NaCl pode ser classificada, como uma soluo inica/eletroltica, caracterstica de conduzir corrente eltrica que se deve a hidrlise do NaCl gerando ction Na + e nion Cl- causado pela gua destilada. Calculo da masssa de sacarose: Aps ter sido adicionado a massa de sacarose calculada, 0,3 g, gua destilada. A soluo foi transferida para o balo volumtrico de 100 ml e o bquer que a continha foi lavado trs vezes e a gua de lavagem foi depositada no balo com auxlio de um funil de vidro. O volume do balo foi completado com gua destilada at a marca de aferio. A soluo foi homogeneizada.A soluo de sacarose pode ser classificada como uma soluo molecular/no eletroltica formada por ligaes covalentes intramoleculates,portanto ela no conduz corrente eltrica pois no possue ons livres na soluo.

Experimento 2: Clculo do volume de HCl: Massa = 36,5g x 0,3 mol L1 x 0,050 L = 0,5475 g. Densidade = 0,3881 g/ml. Concentrao : 0,3 mol L1 -------- 1000 ml X mol L1 --------- 50 ml X= 0,015 mol Volume: d = m V V = 0,5475 = 1,4107 ml. 0,3881

SOLUTO Estado fsico: Lquido

SOLVENTE Lquido

SOLUO Lquida

Aps o clculo do volume de cido necessrio para preparar a soluo, foi colocado em um balo volumtrico de 50 ml, cerca de 20 ml de gua destilada, o que corresponde a 40% do volume do balo, em seguida foi adicionado o HCl, 1,4107 ml. Ao balo foi adicionado gua at a marca de aferio. A soluo foi homogeneizada e o

frasco etiquetado. O HCl um cido altamente corrosivo e se dissocia na gua, o que indica que possui dissociao cida. (Ka). HCl + H20 H30 + + Cl -.

Clculo do volume de cido actico: equao :

Aps o clculo do volume de cido actico necessrio para preparar a soluo, foi colocado em um balo volumtrico de 50 ml, cerca de 20 ml de gua destilada, o que corresponde a 40% do volume do balo, em seguida foi adicionado o acido actico, 0,25 ml. Ao balo foi adicionado gua at a marca de aferio. A soluo foi homogeneizada e o frasco etiquetado. O cido actico um cido fraco e no se apresenta muito ionozado .

Experimento 3: Concentrao molar: [NaCl]=n/v (=) 0,10=n/0,250 (=) 0,10*0,100=n (=) n=0,10mol

M(NaCl)=Ar(Na)+Ar(Cl) = 22,09+35,45 = 57,54 Quantidade de Cloreto de Sdio: n=m/M (=) 0,10=m/57,54 (=) 0,10*57,54=m (=) m=0,6g Trata-se de um soluo homognea, devido a no se conseguir distinguir os seus componentes. O Cloreto de Sdio dissolve-se com grande facilidade em um pequena quantidade de gua destilada.

7. Concluso:
As solues so misturas homogneas onde o componente que aparece em menor quantidade denominado soluto e o componente que aparece em maior quantidade denominado solvente. Diferenciam-se inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregao e condutibilidade eltrica. Elas tambm podem ser classificadas segundo a relao existente entre a quantidade de solvente, quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda comum, classificar as solues em diludas ou concentradas, considerando a proporo entre soluto e solvente.

8. Referncias Bibliogrficas:
- KOTZ, J.C.; TREICHEL Jr., P. Qumica e reaes qumicas. Vol. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

TRABALHOS DE FSICO-QUMICA. . Disponvel em <http://www.notapositiva.com/trab_estudantes>. Acesso em: 15 de outubro de 2010.

9. Concluso:
Dependendo da quantidade de soluto que uma soluo contm, podemos classificar as solues. Tenha novamente em mente que existe um limite para a quantidade de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente e que chamamos isso de coeficiente de solubilidade. Quando uma soluo contm soluto abaixo do coeficiente de solubilidade, dizemos que essa soluo insaturada. Quando a quantidade de soluto igual ao coeficiente de solubilidade, ou seja, est no limite, dizemos que ela saturada. Finalmente, quando a quantidade de soluto supera o limite, dizemos que ela super-saturada.

S-ar putea să vă placă și