Sunteți pe pagina 1din 9

Petio Inicial o instrumento da demanda (exerccio da ao). Provocao ao judicirio pela demanda; E a demanda se documenta na petio inicial.

. Requisitos da petio inicial: 1. Forma escrita: Em regra, a demanda precisa ser formulada por escrito. Exceo: Justia do trabalho, ao de alimentos e violncia domstica. 2. Assinatura de quem tenha capacidade postulatria: deve ser assinada por advogados, defensores pblicos e membros do ministrio pblico. 3. Endereamento: a petio inicial tem de ser endereada ao juzo competente e respeitada a terminologia. Juiz federal = juiz federal seo judiciria. Juiz estadual = juiz de direito Comarca ou Distrito Judicirio. Egrgio tribunal ou Excelso STF. 4. Qualificao das partes: Nome completo, estado civil, endereo e profisso. Curiosidade: no exige nacionalidade, nem CPF, porm no processo eletrnico a parte dever indicar o CPF/CNPJ. O CNJ baixou uma resoluo em que preciso colocar o CPF/CNPJ em todas as peties iniciais. Se o ru incerto ou mora em algum lugar desconhecido, a citao ser por edital. Se o ru for uma multido, ser indicado apenas alguns nomes e ... contra todos os outros. 5. Causa de pedir: o fato; fundamento; motivo; a razo do pedido. 6. Pedido: o que se espera do judicirio. 7. Requerimento de citao: o autor deve requerer a citao do ru, escolhendo, por correio ou mandato. 8. Requerimento de produo de provas: o autor indica as provas, para que com elas, possa provar o que se alega. 9. Documentos indispensveis propositura da ao: algum documento que a lei exiga ou que o autor citou na petio, a ele ter que ser juntado na petio. 10. Valor da causa: preciso atribuir um valor certo. At em causas em que o pedido seja genrico. A fixao do valor da causa pode ser legal:
Art. 259. I - na ao de cobrana de dvida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos at a propositura da ao; II - havendo cumulao de pedidos, a quantia correspondente soma dos valores de todos eles; III - sendo alternativos os pedidos, o de maior valor; IV - se houver tambm pedido subsidirio, o valor do pedido principal; V - quando o litgio tiver por objeto a existncia, validade, cumprimento, modificao ou resciso de negcio jurdico, o valor do contrato; VI - na ao de alimentos, a soma de 12 (doze) prestaes mensais, pedidas pelo autor; VII - na ao de diviso, de demarcao e de reivindicao, a estimativa oficial para lanamento do imposto.

Art. 260. Quando se pedirem prestaes vencidas e vincendas, tomar-se- em considerao o valor de umas e outras. O valor das prestaes vincendas ser igual a uma prestao anual, se a obrigao for por tempo indeterminado, ou por tempo superior a 1 (um) ano; se, por tempo inferior, ser igual soma das prestaes.

A fixao do valor da causa pode ser voluntria: o valor deve guardar uma relao com a causa. Obs: o ru pode impugnar o valor da causa (formar novos autos e no suspender o processo) no prazo da resposta. 1 - Causa de pedir: Por que se pede? Motivo; Fundamento; A razo do pedido. A causa de pedir compreende a fundamentao de fato e de direito: Fundamentao de fato: a-) Fato constitutivo (causa ativa) do direito do autor: o direito (ex: casamento). b-) Fato violador (causa passiva) do direito do autor: o fato contrrio ao direito (ex: adutrio). Fundamentao de direito (fundamentao jurdica): repercuo jurdica dos fatos narrados. (ex: direito ao divrcio). Visa mostrar que diante dos fatos constitutivos e violadores surge o direito a alguma coisa. Obs: Nas aes declaratrias no ocorre fato violador (ex: ao de usucapio). Causa de pedir composta: Pluralidade de fatos, que somados do ensejo a um pedido. No integram a causa de pedir: a-) mera fundamentao legal: indicao do dispositivo legal aplicvel ao caso. Quem faz isso o juiz. Em se tratando de direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, o juiz pode exigir que a parte prove o teor e a vigncia da norma. b-) qualificao jurdica dada ao fato pelo autor: significa atribuir um nome jurdico a determinado fato. (ex: estrupo, despejo). Teorias relacionadas causa de pedir: 1. Teoria da individualizao: causa de pedir exige apenas a fundamentao de direito (fundamentao jurdica) ex. Direito ao divrcio. 2. Teoria da substanciao: causa de pedir exige a fundamentao de fato e a fundamentao de direito. O Brasil adotou essa teoria. Causa de pedir prxima e causa de pedir remota: A doutrina divide a causa de pedir em prxima e remota.

Causa de pedir remota: a fundamentao de fato. (constitutivo causa ativa e violador causa passiva) ex. Casamento e adultrio. Causa de pedir prxima: a fundamentao de direito (fundamentao jurdica) ex. Direito ao divrcio.

2 - Pedido: Fixa o mrito da causa (aquilo que o juiz vai decidir). O mrito pode ser chamado de lide ou objeto litigioso. - Princpio da Congruncia: deve haver uma relao entre o pedido do autor e o dispositivo da sentena. Quando a sentena no atende o princpo da congruncia ocorre a nulidade da sentena, podendo ser: Citra petita (deixa de apreciar parte do pedido). Ultra petita (ultrapassa o pedido de forma qualitativa ou quantitativa). Extra petita (julga matria estranha ao pedido).

O pedido pode ser dividido em: a-) Pedido imediato (objeto processual): o requerimento de uma tutela jurisdicional. Pedido para que o juiz decida. Ex. Declarao, condenao... b-) Pedido mediato (objeto material): o requerimento de um bem jurdico ou de um bem da vida. Resultado para que se espera alcanar com o processo.Ex. Dinheiro, divrcio... Requisitos do pedido: a-) CERTO: o pedido deve ser expresso, no pode ser implcito. Exceo: 1. Correo monetria e juros legais. 2. Prestaes vincendas, quando se tratar de prestaes peridicas. (ex: aluguel). 3. Condenao do vencido ao pagamento de honorrios. b-) DETERMINADO: especificar a qualidade e a quantidade do que se deseja. Exceo: pedido genrico (indeterminado, autorizado por lei): 3 hipteses: 1. Aes universais: versam sobre a universalidade de bens (ex: acervo de uma biblioteca). 2. Quanto todas as consequncias do ato ou do fato ilcito no puderem ser determinadas. 3. Quando o valor depende de um ato que deva se praticado pelo ru (ex: prestao de contas).

Os tribunais tambm admitem o pedido genrico nas condenaes por danos morais. O pedido tambm precisa ser claro e ser coerente com a causa de pedir. Cumulao de pedidos: Requisitos: 1. Os pedidos devem ser compatveis entre si. 2. Mesmo juzo competente. 3. Compatibilidade de ritos ou de procedimentos relativos a cada pedido. Se os ritos forem incompatveis, dever adotar o rito ordinrio (padro). Classificao: 1. Cumulao inicial e ulterior de pedidos: Cumulao inicial de pedidos: surge com o processo. O processo j nasce com vrios pedidos. Cumulao ulterior de pedidos: surge ao longo do processo. Ex: reconveno, ao declaratria incidental.

2. Cumulao homognea e heterogna de pedidos: Cumulao homognea de pedidos: os pedidos so formulados pelo mesmo autor. Cumulao heterognea de pedidos: os pedidos provm de sujeitos diversos. 3. Cumulao prpria e imprpria de pedidos: Cumulao prpria de pedidos: todos os pedidos podem ser acolhidos ao mesmo tempo. Se subdivide em: a-) Cumulao prpria simples: o acolhimento de um pedido no depende do acolhimento do outro; eles podem ser acolhidos ou rejeitados, independentemente um do outro. b-) Cumulao prria sucessiva: o acolhimento de um pedido depende do acolhimento do outro. (eu quero A e B, mas s terei B, se tiver A). Obs: litisconsrcio sucessivo: uma cumulao prpria sucessiva heretognea, vinda de pessoas diversas. O pedido de um litisconsorte s ser acolhido se o pedido do outro for acolhido. Cumulao imprpria de pedidos: vrios pedidos so formulados, mas s um pode ser acolhido. Se subdivide em:

a-) Cumulao imprpria alternativa: sem ordem de preferncia, tanto faz se A ou B. S o segundo pedido for acolhido, o autor no pode recorrer, porque pra ele tanto faz. Obs: litisconsrcio alternativo: formula-se dois pedidos; o juiz escolhe qual dos dois acolher. (A ou B, tanto faz). b-) Cumulao imprpria eventual ou subsidiria: formulam-se vrios pedidos para s um ser acolhido, estabelecendo uma ordem de preferncia, de prioridade. O juiz no pode partir para o segundo sem que tenha rejeitado o primeiro. Cabe recurso do autor, pois pra ele s vale B se no tiver jeito de ganhar A. Obs: litisconsrcio eventual: o autor formula dois pedidos, mas o segundo s ser examinado se o primeiro for rejeitado. (A e B, condene B s se no for possvel condenar A). Tipos de pedido: a-) Pedido alternativo: (o ru escolhe). Deve ser formulado quando o devedor puder cumprir a obrigao por mais de uma forma. No confundir: cumulao imprpria alternativa de pedidos (autor formula + de um pedido para que o juiz escolha qualquer um deles, sem ordem de preferncia). b-) Pedido sucessivo: a cumulao imprpria eventual ou subsidiria de pedidos autor formula + de um pedido estabelecendo uma ordem de preferncia. O segundo pedido subsidirio ao primeiro. (se no a, ento quero b). No confundir: cumulao prpria sucessiva de pedidos (um pedido depende do outro, eu quero A e B, mas s terei B se o juiz acolher A). c-) Pedido cominatrio: Requerimento para aplicao de multa coercitiva (astreintes multa diria) objetivando o cumprimento de uma obrigao de fazer ou no fazer ou de entrega de coisa. A multa pode ser aplicada de oficio (sem requerimento). A multa no pode ser aplicada para garantir o pagamento de quantia. A multa no pode ser aplicada para exibio de documentos. O juiz pode alterar o valor e a periodicidade da multa.

Emenda da petio inicial: 10 dias para correo. Se o autor no cumprir a diligncia, o juz indeferir a petio inicial. Alterao da petio inicial: Alterao do ru (elemento subjetivo): at a citao. Alterao da causa de pedir ou do pedido (elemento objetivo): Antes da citao: o autor pode alterar a petio inicial livremente.

Depois da citao: o autor pode alterar a petio inicial desde que o ru concorde. Obs: se o ru for revel, o autor poder alterar a causa de pedir e o pedido desde que promova nova citao. Aps o saneamento do juiz: o autor no pode alterar a petio inicial, salvo: Fato superveniente (ar.t 462 CPC): Se, depois da propositura da
ao, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento da lide, caber ao juiz tom-lo em considerao, de ofcio ou a requerimento da parte, no momento de proferir a sentena.

Reduo da petio inicial: diminuio, eliminar o pedido ou parcela dele. (desistncia parcial, renncia parcial, acordo parcial). Indeferimento da petio inicial: O juiz rejeita liminarmente, antes de ouvir o ru. 1. Indeferimento total da petio: O juiz extingue o processo cabe apelao do autor.

O juiz se retrata: ouve o ru.

O juiz no se retrata: apelao ir ao tribunal, que se der provimento, o ru ser ouvido.

2. Indeferimento parcial da petio: O juiz indefere apenas parte da petio. (o processo no se extingue). Cabe agravo de instrumento pelo autor. O indeferimento pode ocorrer sem exame de mrito (regra) ou com exame de mrito. Indeferimento da inicial com exame de mrito: Juiz indefere julgando improcedente o pedido. Em caso de indeferimento com exame de mrito so chamados de Improcedncia prima facie ou Julgamento liminar do mrito. 1 exemplo: prescrio e decadncia: O juiz, de oficio (ningum alegou), reconhece a prescrio e decadncia. Decadncia: somente a decadncia legal, se for convencional (prevista em contrato), o juiz no pode conhecer de oficio. Prescrio: O juiz pode conhecer de oficio qualquer prescrio. Obs: O juiz indefere por prescrio ou decadncia: o ru ganha no mrito, s que ele no sabe, ento o escrivo comunicar o ru sobre o resultado.

2 exemplo: o caso daquelas causas em que se discute uma mesma tese e o juiz j tem um entendimento sobre aquele assunto. Porm, somente para aquelas que dispensa a produo de provas. Da sentena de julgamento liminar de mrito cabivel o recurso de apelao. O juiz poder se retratar em 5 dias, e caso no se retrate ordenar a citao do ru para responder ao recurso. Indeferimento da inicial sem exame de mrito: a-) Inpcia: (relaciona-se ao pedido e causa de pedir). Falta pedido ou causa de pedir. Petio obscura: pedido no decorre da causa de pedir; pedido no consequncia da causa de pedir; causa de pedir leva outro resultado distinto daquele que foi pedido. Pedido for juridicamente impossvel Petio suicida: petio contm pedidos incompatveis entre si. (ex: anular e revisar).

b-) Carncia de ao: Parte for ilegtima ou autor no tem mais interesse de agir. c-) Erro na escolha do procedimento: Tipo de procedimento escolhido pelo autor no corresponde natureza da causa ou ao valor da ao, porm s haver indeferimento se o juiz no puder corrigir o procedimento, o que quase impossvel. d-) No emenda da petio inicial: Se no for emendada, no prazo de 10 dias, ela ser indeferida.

Respostas do ru 1. Contestao: toda a matria deve ser alegada, sob pena de precluso.

Defesa Processual/Preliminar

Defesa de mrito

Dilatria: Atrasar/retardar o exame ou o acolhimento do pedido do autor, sem extinguir o processo. (ex: incompetncia, conexo, direito de reteno).

Direta:(ru no trs fato novo ao processo) ru nega os fatos do autor ou ocorre a "confisso qualificada": reconhece os fatos do autor, mas nega as consequncias jurdicas que o autor pretende extrair do fato. O nus da prova do autor.

Peremptria: Aniquila imediatamente a possibilidade de exame ou de acolhimento do que o autor quer e o juiz estinguir o processo (ex: pagamento, decadncia, carncia de ao).

S-ar putea să vă placă și