Sunteți pe pagina 1din 8

emporalidades

REVISTA DE HISTRIA

Quem somos ns e quem so eles? Os filhos da terra e suas relaes coloniais no sul de Moambique (1908-1925)
Fernanda do Nascimento Thomaz Doutoranda em Histria/UFF fefathomaz@yahoo.com.br
Resumo: Nas duas primeiras dcadas do sculo XX, a explorao colonial portuguesa no sul de Moambique comeava a consolidar-se a partir da criao de mecanismos de discriminao scio-racial. As polticas colonialistas passaram a criar condies para uma nova estrutura scio-jurdica e cultural. Todavia, essa nova configurao trazia a palco diferentes altercaes de um grupo de africanos urbanos - descendentes de europeus e africanos ou somente destes que reivindicava a cidadania portuguesa e, ao mesmo tempo, declarava-se como os principais representantes dos demais africanos. Auto-intitulados filhos da terra e afro-portugueses, esses indivduos, de certa forma, percebiam tanto sua origem local quanto sua erudio europia; o que gerava conflitos no somente com a estrutura colonial como tambm com os usos e costumes locais. a partir de tal relao conflituosa que neste artigo se pretende analisar a formao da identidade dos filhos da terra. Palavras-chave: Moambique, colonialismo e identidade. Abstract: In the twenty century two first decade, the southern Mozambique Portuguese colonial exploitation was beginning to consolidate through the creation of social and racial discrimination means. The colonial policies created conditions for a new social, legal and cultural structure. However, this new situation brought a lot of complaints of African urban group Europeans and Africans, or just Africans descendents who complained for Portuguese citizenship and, at same time, considered themselves the main representatives of all Africans. Call themselves filhos da terra [homeland sons] and afro-portugueses, these people, somewhat, understood both their local origin even as their European literacy; that which created conflicts against the colonial structure and local customs. It is through this conflict that the article intend to analyze the filhos da terra identity formation. Keywords: Mozambique, colonialism and identity.

Introduo1

uando pensamos no termo filhos da terra, o que nos vem em mente? Geralmente, imaginamos que seja qualquer pessoa nascida em uma determinada localidade. Embora nos parea uma constatao bvia, este termo possua um significado um pouco diferente no extremo sul de Moambique especificamente na capital Loureno Marques -,2 no princpio do sculo XX. O termo foi auto-atribudo, por um grupo social, aos indivduos africanos que compartilhavam as mesmas condies materiais e culturais, moldadas pela experincia do colonialismo portugus na regio. Esses filhos da terra eram um grupo de negros e mestios, descendentes de africanos cujos povos eram tsonga, bitonga, chopi e macuas bem como de europeus e asiticos. Incluam pessoas de diferentes filiaes: religiosas, comportando catlicos, presbiterianos, wesleyanos; lingstica, j que poderiam ser ronga, changana, portugus; profissionais, passando da ocupao de um cargo pblico, tipografia, empregos comerciais, entre outros.3 O termo terra, significando os nascidos localmente, no fornecia a excelncia do nome a todos os indivduos que ali nascessem. Na verdade, como se muitos estivessem rfos, apartados dessa

filiao. Os acolhidos eram indivduos de descendncia africana, mas que tambm dominavam os hbitos e costumes ocidentais. Fora dessa identificao estava a maioria dos africanos ligados s culturas locais estes possuam um estatuto scio-jurdico de indgenas. Alguns desses indivduos fundaram, em 1908, um ncleo recreativo, chamado de Grmio Africano de Loureno Marques. O objetivo inicial dessa agremiao era promover o desenvolvimento moral e cultural, defender os interesses do grupo atravs da imprensa, difundir a instruo, ajudar mutuamente seus associados, auxiliar e dar assistncia aos africanos. Como seu porta-voz e difusor de suas idias, a agremiao fundou os jornais O Africano e O Brado Africano.4 Para termos uma idia da proporo de pessoas que faziam parte dessa agremiao em relao cidade de Loureno Marques, no ano de 1921, o nmero de scios do Grmio Africano correspondia a cerca de 3% da populao instruda da cidade, incluindo tanto brancos, negros, pardos e amarelos quanto homens e mulheres. Se indagarmos sobre essa porcentagem somente em relao populao negra e mestia, que era de 1596 pessoas, esses dados, dos scios fundadores e ordinrios na agremiao, sobem para 10%, ressaltando que a maior parte dos negros no estava na cidade e nem mesmo era

Este artigo o resumo de um captulo da dissertao de mestrado defendida por mim. O ttulo da dissertao : Os filhos da terra: discurso e resistncia nas relaes coloniais no sul de Moambique (1890-1930). Departamento de Histria, PPGH, UFF RJ, 2008. Atual cidade de Maputo.

AHM Governo Geral, Cx. 103. Lista de scio do Grmio Africano de Loureno Marques enviada ao Chefe do gabinete do Alto Comissrio da Repblica na Provncia de Moambique, 17 de maio de 1921; ROCHA, Aurlio. Associatismo e nativismo em Moambique: Contribuio para o estudo das origens do nacionalismo moambicano. Maputo: Promedia, 2002, p. 182.

4 O Africano foi fundado no mesmo ano em que a agremiao foi criada, enquanto O Brado Africano foi fundado em 1918. ZAMPARONI, Valdemir; SOARES, Paulo. O Africano: Antologia de textos do jornal O Africano (19081919). Estudos Afro-Asiticos. n 22. Rio de Janeiro, 1992, p. 127.

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

80

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

instruda.5 Ainda que o termo filho da terra nos parea uma identificao especfica desse grupo social, no foi uma terminologia exclusiva do sul de Moambique no incio do sculo XX. Havia indivduos que se reconheciam e eram reconhecidos como tal em outras localidades e pocas. Para citarmos um exemplo, na Senegmbia, dos sculos XVI e XVII, os descendentes de portugueses com mulheres africanas eram tambm chamados de filhos da terra fidjus di tchon.6 Muitos deles procuravam o posicionamento intermedirio, aderindo s linhagens maternas e, ao mesmo tempo, prestando obedincia ao rei de Portugal, outros se consideravam portugueses e alguns privilegiavam as relaes africanas.7 Essa semelhana na identificao curiosa. Ser coincidncia ou esses laurentinos tiveram conhecimento de indivduos que eram chamados de filhos da terra?8 Muito provavelmente tiveram notcias de outros filhos da terra no continente e nas terras do imprio portugus. O que nos leva a realar a sua especfica formao de identidade, tentando perceber como esse grupo social se inseriu e se desenvolveu em um contexto de explorao colonial baseado na discriminao scio-racial. E esse percurso que interessa neste artigo, visto que a sua forma de compreenderem-se como filhos da terra permite entender que as identidades humanas so construdas e histricas, bem como suas histrias e afinidades culturais, inmeras vezes, so inventadas.9 Partindo dessa perspectiva, possvel lembrar Fredrik Barth, quando discute identidade atravs da politizao das relaes culturais e ressalta que a identidade ocorre nas fronteiras do prprio grupo, emergido num arcabouo de diversificao cultural, que, por sua vez, mantida e resgatada de acordo com os interesses dele.10 Ser aqui o ponto de partida.

Com essa crescente imigrao, Loureno Marques ganhava uma nova configurao. Os espaos dos brancos eram construdos juntamente com a modernizao da cidade: instalao de gua encanada; saneamento bsico; transportes pblicos; bancos; lojas; entre outros. Enquanto a maior parte dos africanos era afastada para a periferia, para as zonas distantes do centro urbano.12 Ainda que alguns portugueses em Loureno Marques fossem proprietrios e administradores coloniais, a maioria deles era trabalhador pblico ou privado com alguns pequenos comerciantes. Esses trabalhadores passavam, cada vez mais, a disputar as oportunidades de empregos com os filhos da terra.13 Nessa nova formatao social, os melhores empregos pblicos e privados eram destinados aos brancos que chegavam. A cor da pele passava a ser, paulatinamente, um carto de visita ao acesso de melhores oportunidades e benefcios nos aspectos social, cultural, poltico e, evidentemente, econmico.14 Nesse novo contexto em que a cor da pele passou a determinar os espaos dos indivduos, os filhos da terra reclamavam que:
(...) os portugueses doutrora esto reduzidos a p e os de hoje, apesar de descenderem desses grandes senhores ostentam mais a pamporria e ensoberbecem-se por serem brancos, quando nos tempos de Suas Magestades fidelssimas, os descendentes de Albuquerques, Sampaios, Gouveias, Gamas, etc. etc., nunca tinham dessas pamporrias e apertavam a mo ao negro civilisado, apesar de saberem que descendiam em linha recta de NumAlgaves ou Vasco da Gama, e que a sua arvore genealgica contava muitos sculos isto , to fidalgos como qualquer soberano da Europa!15

Anurio de Loureno Marques. Loureno Marques: Typographia, 1922. Em lngua crioula.

Durante esse perodo, a maioria dos portugueses que chegavam regio da Senegmbia tinha o objetivo de enriquecer ou de livrarem-se das perseguies em Portugal (como no caso dos cristos-novos), ou ainda foram enviados para cumprir alguma pena judicial. Ver: SILVA, Alberto da Costa e. A manilha e o libambo: a frica e a escravido de 1500 a 1700. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 2002, p. 256.
8

Laurentino uma referncia s pessoas de Loureno Marques. APPIAH, Kwame Antony. Na casa do meu pai: a frica na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997, p. 243.

Os portugueses: colonizadores ou compatriotas?


Por incentivo do governo colonial, intensificouse o nmero de imigrantes portugueses no incio do sculo XX no sul de Moambique. Muitos portugueses deixavam a metrpole em busca de novas oportunidades. A vida em Portugal no estava favorvel aos aspirantes a novos horizontes. Como isso, a alternativa de muitos portugueses era seguir para as terras africanas. Alm de homens, mulheres tambm chegavam colnia. Essa migrao em maior escala gerou mudanas sociais importantes, visto que os portugueses, que anteriormente permitiam se casar com as africanas da aristocracia, agora preferiam relacionar-se com as europias. Assim, as relaes inter-raciais eram evitadas, demarcando ainda mais as barreiras raciais.11

A freqente humilhao, segregao racial e descaso dos brancos em relao aos negros eram as maiores inquietaes dos filhos da terra. Ao serem renegados como indivduos de segunda categoria, esses indivduos tinham a plena compreenso de que sua situao era demarcada pela sua origem racial.16 Considerando-se cidados portugueses, esses africanos indignavam-se com o abandono e a exigidade de oportunidades proporcionadas pelo governo colonial portugus. Se o Estado no os protegia, os prprios portugueses brancos menos ainda. Reclamavam que, apesar de ter que amar a mesma ptria, adorar o mesmo Deus e guiarem-se pelas mesmas leis, os brancos os desprezavam e no os consideravam como concidados de outro hemisfrio. Alegavam que o Estado criava leis que os escorraavam e os metropolitanos os desconsideravam como conterrneos porque o portugus da colnia era de cr.17 importante ressaltar que essa forma de discriminao racial tinha dois procedimentos ideolgicos: tornar natu-

10 BARTH, Frederik. O Guru, o iniciador e outras variaes antropolgicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

11

PENVENNE, Jeanne. Trabalhadores de Loureno Marques 1870/1974. Maputo: Arquivo Histrico de Moambique, 1993, p. 132. ZAMPARONI, Valdemir. Entre narros e mulungos. (Tese de doutoramento). Departamento de Histria, FFLCH, USP-SP , 1998, p. 256.

12

13

PENVENNE, Jeanne. Trabalhadores de Loureno Marques 1870/1974, p. 132. PENVENNE, Jeanne. Trabalhadores de Loureno Marques 1870/1974, p. 85.

14

15 O Brado Africano, 17 de maio de 1924. Vale destacar que os peridicos, O Africano e O Brado Africano, foram consultados atravs da Coleo digitalizada pelo Centro de digitalizao do Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal da Bahia a partir de microfilmes cedidos por Valdemir Zamparoni e Jos Capela.

16

PENVENNE, Jeanne. Trabalhadores de Loureno Marques 1870/1974, p. 85. O Africano, 07 de abril de 1909.

17

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

81

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

ral as diferenas; e interpretar tais diferenas como desigualdades. Essa atitude cria uma caracterstica do racismo, que a naturalizao de supostas desigualdades raciais e culturais para justificar a discriminao e excluso.18 Portuguez da colnia, filhos da colnia, filhos de Loureno Marques e filhos da Provncia de Moambique eram formas de identificar o portugus africano ou de cor.19 Como no nasceram na Europa e no eram brancos, os filhos da terra percebiam o desprezo dos homens que se consideravam como portadores das luzes e da racionalidade. Estavam cientes da constante discriminao aos africanos, que tanto atingia aos chamados indgenas quanto a eles mesmos. Obviamente, o prejuzo maior recaa sobre os indgenas, uma vez que constituam em fonte de receita para a administrao colonial, atravs da imposio do trabalho e dos impostos.20 Essa constante indignao e insatisfao abriram um espao de conflito entre os filhos da terra e muitos portugueses metropolitanos. Esse conflito baseava-se na relao com o branco, que se tornava, cada vez mais, o outro, mesmo acreditando que fosse parte do ns. Isso era marcado pelo ressentimento de no ser aceito, respeitosamente, como cidado portugus. O que no indicava uma necessidade de distanciamento, pelo contrrio, a aproximao como pertencente mesma ptria e aos mesmos cdigos scio-jurdicos era a compreenso e o desejo dos filhos da terra, afinal, consideravam-se como portadores da civilidade europia. Desde finais do sculo XIX, as prticas e as polticas coloniais eram de diferenciao entre europeus e africanos. Ampliando ainda mais esse quadro quando a Repblica Portuguesa foi instituda, em 1910. Dessas polticas, a que mais incomodou os filhos da terra do Grmio Africano foi a promulgao da Portaria Provincial n. 317 de 1917, que definiu para os efeitos legais colocar o indgena fora do estatuto europeu, sem os direitos de cidado, considerando-os unicamente como sditos. Alm de criar trs categorias scio-jurdicas: assimilado, o africano que se assimilou ao europeu; indgena, o africano ligado s culturas locais; no indgena, o europeu. Logo em seguida, em 1919, surgia outra portaria provincial que determinava quais os indivduos da raa negra ou dela descendente que deveriam ser considerados indgenas ou assimilados aos europeus.21 Tais portarias, em funo das determinaes que continham, inauguraram uma fase de comprovao jurdica, por parte dos filhos da terra, para usufrurem dos direitos portugueses. Estes africanos passaram a ter que portar uma certido de assimilao, emitida pela Secretaria dos Negcios Indgenas em Loureno Marques ou pelos governadores dos distritos, para serem considerados

cidados portugueses;22 o que lhe permitia circular e ter acesso aos espaos sociais mais livremente. O documento era um certificado de que a pessoa havia abandonado os usos e costumes dos povos africanos, por saber falar, ler e escrever a lngua portuguesa. Alm disso, era necessrio adotar a monogamia, exercer determinadas profisses aceitas pelos europeus, bem como possuir um rendimento que garantisse a alimentao, habitao e vesturio de sua famlia.23 Apesar de discordar dessas disposies jurdicas, os filhos da terra entendiam que o comportamento exigido na referida portaria constitua-se em um modo de vida ideal.24 Sendo assim, porque tanta discordncia dessas polticas legislativas? Em primeiro lugar, esses indivduos tinham conhecimento no somente do perodo liberal portugus, iniciado em 1822, mas tambm do decreto de 1869, inserido no Cdigo Civil Portugus, que concedia os direitos e deveres metropolitanos aos africanos das reas coloniais portuguesa.25 Portanto, ainda que a grande maioria dos africanos ficasse fora da nova legislao portuguesa para a assimilao, os filhos da terra resistiam incluso de leis diferenciadas aos africanos e a utilizao de restries para alcanar o status de cidado portugus. Em segundo lugar, mesmo portando a certido de sua assimilao, eram vtimas de humilhaes e constrangimentos. Afinal, viviam em uma sociedade colonial em que a cor da pele definia sua posio scio-cultural, conseqentemente estes indivduos de cr eram obrigados, com freqncia, a apresentar sua certido.26 Alm do critrio da inaceitabilidade da raa como aspecto de distino entre cidados, alguns filhos da terra consideravam-se mais portugus do que os demais africanos.27 O racismo na sociedade laurentina permitia a incluso social de muitos brancos que ali estavam se estabelecendo, em contraposio excluso dos filhos da terra.28 Deste modo, o racismo tanto atendia a necessidade de existncia de uma lei exclusiva aos africanos quanto alimentava os preconceitos das relaes sociais na colnia. Isso demonstra que a raa uma conceituao social e no um fato biolgico, caracterizada por uma expresso ideolgica gerada mediante a luta de classe.29 Portanto, a experincia de explorao colonial e discriminao racial tornaram um espao propcio para a criao de um outro de oposio e de conflito. A relao entre os outros to significativa quanto a entre ns, visto que a forma como se percebe os primeiros est condicionada maneira como se compreendem os ltimos,30 que segundo Miguel Alberto Bartolom:
Una autoconceptualizacin positiva influir en la percepicin de los otros tanto como una negati-

18 STOLCKE, Verena. Sexo est para gnero assim como raa est para etnicidade? Estudos Afro-Asiticos, 20, jun. 1991, p. 112-113.

19 O Africano, 07 de abril de 1909 e 23 de setembro de 1911.

20 O Brado Africano, 16 de fevereiro de 1924.

21 Portaria Provincial n. 1041 de 18 de Janeiro de 1919.

22 A Secretaria de Negcios Indgenas foi criada para cuidar dos assuntos dos chamados indgenas.

23 Portaria Provincial n. 1041 de 18 de Janeiro de 1919.

24 O Africano, 24 e 27 de janeiro de 1917.

25

FELICIANO, Jos Fialho. Antropologia econmica dos Thonga do sul do Moambique. Maputo: Arquivo Histrico de Moambique, 1998, p. 96. O Africano, 21 de fevereiro de 1917.

26

27

PENVENNE, Jeanne. We are all Porutguese! Challenging the political Economy of Assimilation: Loureno Marques, 18970-1933. The Creation of Tribalism in Southern frica. Berkley: University of Califrnia Press, 1989, p. 256. O Africano, 21 de fevereiro de 1917.

28

STOLCKE, Verena. Sexo est para gnero assim como raa est para etnicidade? p.109.
30 BARTOLOM, Miguel Alberto. Bases culturales de la identidad tnica. Gente de Costumbre y Gente de razn. Ls identidades tnicas em Mxico. Instituto Nacional Indgena/Siglo Veintuino Editores, 1997, p.78

29

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

82

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

va; en ambos casos los distintos al nosotros social sern vistos como inferiores, iguales o superiores respectivamente. Es sta una relacin dialctica, ya que la autoimagem depender tambin de una especfica interacin.31

Africano sim, indgena no32


Nesse contexto, os filhos da terra no interagiam somente com o outro portugus, mas com inmeros outros. Curiosamente, tambm os chamados indgenas, atravs da experincia do sistema colonial, tornaram-se outro e, ao mesmo tempo, ns para os filhos da terra. Preto era o termo que aparecia com mais freqncia nos jornais, O Africano e O Brado Africano, para fazer referncia ao indgena. A designao indgena traduzia a construo de um outro inferiorizado pelo colonizador.33 Mas se o indgena era inferiorizado pela administrao colonial, como este era percebido pelos filhos da terra? Qual era a relao entre a idia de preto e de indgena? Ser que os filhos da terra identificavam-se como pretos? O trecho de O Africano faz a seguinte indicao: Ora ns queremos chamar o preto ao bom caminho; tiral-o da bebedeira; fazer-lhe compreender que nem s de zurrapa vive o homem.34 Preto, como sinnimo de indgena, era o indivduo ligado s culturas locais e no educado aos moldes ocidentais. Assim como os europeus, os filhos da terra acreditavam que estes estavam na barbrie, na imoralidade e longe do progresso. Dentro do prprio discurso patritico dos filhos da terra, todo portugus que amava a ptria portuguesa deveria preocupar-se com os indgenas, civilizando-os e nacionalizando-os, como aporte para o progresso nacional.35 O indgena era, portanto, considerado como algum que precisava ser ajudado pelos civilizados atravs da instruo. Acreditavam que o indgena era suscetvel transformao por meio da instruo e da educao prtica, o que os levariam a ter dignidade do trabalho. Assim, os tornariam teis sociedade portuguesa engrandecendo a Nao Portuguesa.36 Os filhos da terra ao defender sua posio de portugueses coloniais, portugueses filhos da colnias, identificavam-se como os responsveis pelos cuidados e ateno para com os indgenas, sempre partindo do argumento de que seu objetivo era tir-los da ignorncia primitiva.37 Sua postura era de autnticos representantes dos indgenas, em funo de sua origem local africana. Desta forma, os filhos da terra, como cidados portugueses, deveriam lutar para o desenvolvimento de todos que estivessem ligados ptria portuguesa. Com isso, alegavam que:

Ns no podemos crer que o patriotismo no vibre ainda no corao de alguns portugueses de destaque, a ponto de deixarem, por mero egosmo, de darem o necessrio impulso para as Colnias Afro-portuguesas, se nacionalisem por completo pela assimilao do nativo, civilizandoo e dando-lhes as regalias que a Constituio da Republica concede a todos os portugueses sem excepo de cores!38

Os indgenas eram considerados como pertencentes nao portuguesa, mas no como portugueses; de fato, juridicamente, no eram cidados. Nacionalizados seriam considerados civilizados, instrudos e educados. Mas, explicitar que a colnia afro-portuguesa reconhecer seu lugar enquanto africano? Quem seria africano para os filhos da terra, uma vez que se consideravam portugueses? Em seus discursos, a frica aparecia como a terra natal, como o lugar de origem de muitos homens, que alguns deles aproximaram-se das idias e dos costumes ocidentais, enquanto outros permaneceram intactos e primitivos. A frica era vista como um lugar que precisava ser civilizado pela iluminao e pela ao europia.39 Deste modo, identificavam-se como africanos, como filhos de frica, onde viveram seus ancestrais, mesmo os que eram descendentes de pai europeu. Assim como no deixavam escapar sua origem africana, no poderiam excluir os demais africanos dela. Portanto, a frica era me de todos os descendentes de seu ventre, seja indgena, seja filho da terra.40 Para este ltimo, ser africano, no era uma distino scio-cultural, era a incluso de todos em uma origem comum, independentemente se falavam uma lngua local ou europia, se cultuavam seus ancestrais mortos ou se adoravam apenas um nico Deus.41 Vale ressaltar que essa concepo de frica no foi uma criao dos africanos, mas sim uma construo ocidental. Antes da colonizao europia, os africanos no se percebiam como uma unidade continental, nem mesmo se identificavam com indivduos de outras regies.42 Fernando Rosa Ribeiro enfatiza que as categorias de africano e negro so construes do pensamento ocidental.43 dessa forma que os filhos da terra, instrudos pela viso de mundo europia, passaram a perceber a frica como uma unidade. Exemplo disso foram as relaes construdas entre os filhos da terra de Loureno Marques e os grupos associativos de vrios regies do continente. Assim como africano uma categoria construda pelos europeus, negro e nativo, tambm, os so. Os filhos da terra usavam ambos os termos de forma confusa, ora representavam todos os indivduos nascidos em frica, ora somente os indgenas.44 Em alguns momentos, esses termos indicavam uma diferena racial frente opresso colonialista, em outros, uma distino

31 BARTOLOM, Miguel Alberto. Bases culturales de la identidad tnica, p.78.

32 O termo indgena usado para fazer referncia aos africanos no ligados cultura ocidental. Ainda que o termo esteja mergulhado numa conotao scio-jurdico colonial, usado neste artigo devido dificuldade de encontrar uma auto-denominao dos prprios africanos.

33 CRUZ, Elizabeth Ceita Vera. Estatuto do Indigenato: a legalizao da discriminao na colonizao portuguesa. Luanda: Ch de Cazinde, 2005, p. 31.

34

O Africano, 25 de dezembro de 1908. O Africano, 9 de setembro de 1911.

35

O Africano, 2 de setembro de 1911. PENVENNE, Jeanne. We are all portugueses! Challenging the political Economy of Assimilation, p. 270.
37 O Africano, 07 de abril de 1909; O Brado Africano, 4 de abril de 1921, 7 de maio de 1921e 17 de maio de 1924.

36

38

O Brado Africano, 17 de maio de 1924. O Brado Africano, 12 de julho de 1919.

39

O Brado Africano, 16 de junho de 1921.


41

40

JUNOD, Henri A. Usos e Costumes dos bantu. Tomo I: Vida Social. 2 Edio. Loureno Marques: Imprensa Nacional de Moambique, 1974.

42 APPIAH, Kwame Antony. Na casa do meu pai: a frica na filosofia da cultura, p. 20; RIBEIRO, Fernando Rosa. O que ser negro ou africano, afinal de contas? Afro-Asitico. n 31. Rio de Janeiro, 1995. p. 27.

43 RIBEIRO, Fernando Rosa. O que ser negro ou africano, afinal de contas?, p. 27.

44 O Africano, 2 e 16 de setembro de 1911; O Brado Africano, 4 de abril de 1921 e 17 de maio de 1924.

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

83

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

de classe entre os prprios africanos. O que se pode perceber abaixo:


(...) visionarios de uma civilisao mais avanada, julgam os nossos governantes, ser um processo vivel , conservar o nativo na sua ignorncia promitiva, para que o negro s sirva para os trabalhos manuais, debaixo do jugo do branco, analfabeto que seja, para que este possa dar honradamente as suas vergastadas de cavalos marinho, se o preto no lhe tira o chapu quando ele passa ou no se levanta!!

Tudo isso seria tolervel se se tratasse unicamente de pretos boais, mas... Deus de misericrdia, isto est-se alastrando para as classes medias.45 Ao mesmo tempo em que se identificavam com os indgenas, como indivduos africanos, os percebiam como aquela populao ou pretos boais. Eram considerados como pessoas diferentes, distantes, embora dignos de defesa, em funo da origem comum africana. Muitas vezes, sua defesa aos indgenas estava na censura falta de investimento na educao, cobrana de impostos, ao trabalho forado, aos maus tratos e discriminao por parte dos colonizadores. Os filhos da terra faziam crticas veementes administrao colonial em relao explorao aos indgenas. Percebiam que, atravs do discurso civilizatrio, a administrao colonial portuguesa procurou utilizar a mo-de-obra local como forma de domnio e explorao das sociedades africanas. Vale ressaltar que, com dificuldade financeira de investir na colnia, Portugal procurou beneficiar-se ao extremo da fora de trabalho africana, obrigando-os a venderem sua mo-de-obra em pssimas condies. Diante disso, vale ressaltar que esse outro era apresentado sempre com o sentimento de superioridade scio-cultural, por parte dos filhos da terra. O indgena era o outro que deveria, por uma obrigao moral, ser defendido e no um outro a ser confrontado, mas sempre com um afastamento. Enquanto o portugus era o outro a ser confrontado e, ao mesmo tempo almejado, dada a proximidade com parte da experincia histrica, o indgena era distanciado, embora defendido em funo da origem comum.

defensores da idia de que a lngua escrita era fundamental para civilizao. Absorvendo as orientaes de sua educao ocidental, esses homens conclamavam a utilizao da escrita como necessria e a lngua lusitana como princpio de demonstrao de patriotismo. Com isso, nos faz questionar como surgiu, ento, o interesse pelo ronga? Enquanto as escolas das misses catlicas ensinavam em lngua portuguesa, com clrigos que muitas vezes no sabiam falar as lnguas locais, as escolas protestantes geralmente ensinavam em lngua local. Exemplo disso foi o missionrio suo, Henri Junod, que ao dirigir a escola da Igreja Presbiteriana48 no final do sculo XIX e ao se dedicar aos estudos dos hbitos e costumes dos tsonga, organizou a gramtica escrita do ronga a partir de sua experincia educativa e investigativa com as povoaes locais.49 Deste modo, Junod se debruou sobre o ensino da escrita em ronga aos indgenas, enfatizando que a gramtica ronga necessitava ser disseminada para colocar em prtica a idia de que a linguagem no era feita para a gramtica, mas que a gramtica era feita para a linguagem.50 Entretanto, esse tipo de postura era alvo de crtica no somente dos administradores coloniais como tambm chegou a ser de alguns filhos da terra, quando enfatizavam que:
Se ningum, absolutamente ningum quer ensinando o portuguez, ensinando esses povos a amarem a ptria portugueza nos seus homens, nos seus feitos, nas suas leis, e nas suas virtudes, tornar esta terra portugueza como tornar a esses povos incultos do interior dfrica, contas do seu desprezo pelo portuguez que, affinal, eles no conhecem?51

Esse projeto civilizador, principalmente do grupo de escritores catlicos de O Africano, trazia o modelo de educao, de hbitos e de costumes portugueses. Assim, o portugus tornou-se sinnimo de civilidade. Saber falar o portugus significava dominar os signos das luzes e da liberdade do homem. Falar o portugus era smbolo de racionalidade, caracterizando o homem moderno, urbano e civilizado.52 De qualquer forma, o portugus entre os africanos era uma lngua de bilnges, poucos tinham nascidos para falar o idioma. Alguns dos filhos da terra, descendentes de chefes locais bem como de comerciantes africanos com europeus e indianos, diferenciavam-se ao falar o portugus, j que existia um nmero exguo de pessoas que liam e escreviam nesta lngua europia. Em contrapartida, mesmo que falar o portugus proporcionasse um status social, a utilizao da lngua local era necessria para a vida cotidiana desses africanos. Os africanos que aprendiam o portugus no deixavam de falar a chamada lngua materna (local).

45

O Brado Africano, 17 de maio de 1925.

ROCHA, Ildio. A Imprensa de Moambique. Lisboa: Mundo Ibrico, 2000, p. 90-94. Havia tambm alguns artigos escritos em zulu e changana.
47 ROCHA, Ildio. A Imprensa de Moambique, p. 91; RIBEIRO, Ftima & SOPA, Antnio (Coord.). 140 anos de imprensa em Moambique: estudos e relatos. Maputo: Associao Moambicana de Lngua Portuguesa, 1996, p. 14.

46

Ronga e portugus: lnguas impressas


Considerado por Ildio Rocha como o marco do incio da imprensa para os africanos, O Africano foi o primeiro jornal de Moambique escrito em lngua local, o ronga.46 Publicava-se tanto em portugus quanto em ronga. Seu carter bilnge foi utilizado em toda sua existncia, deixando essa herana lingstica para O Brado Africano.47 Seus redatores e colaboradores, em sua maioria os filhos da terra, eram indivduos educados pelas misses religiosas e

48

Conhecida como Misso Sua.

HONWANA, Ral Bernardo. Memrias. Edies ASA, 1989, p. 4445.


50

49

JUNOD, Henri A. Usos e Costumes dos bantu, p. 147. O Africano, 07 de abril de 1909.

51

52

O Africano , 30 de dezembro de 1914.

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

84

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

O que torna importante perceber que a lngua, ainda que se constitusse como um aspecto cultural e psquico, no deixou de ser utilizada como um instrumento de luta, mediante ao crescente estado de humilhao e discriminao scioracial que os filhos da terra sofriam nas prticas colonialistas.53 Tudo isso impulsionava os redatores e colaboradores de ambos os jornais a utilizarem o portugus de forma bastante polida, com o intuito de mostrar que eram to civilizados quanto os portugueses. No primeiro editorial de O Africano afirmava-se que:
agora, aqui neste ponto que convidamos os civilizadores a reverem-se na sua obra... Os sbditos de S M. o Rei de Portugal no fallam o portuguez! E dura este dominio ha 400 annos!... Graas s muitas misses espalhadas por este territorio j muito preto sabe lr; mas sabe lr o que! Landim!!! Somos portanto, obrigados a escrever em landim para sermos comprehendidos. E aqui est o outro mal que pretendemos combater: Os dialectos cafres. Pode parecer uma parvoce e talvez seja mas comprhendemos muito bem que no landim que ns precisamos de saber queremos falar e escrever portuguez, o melhor que pode ser.54

chamada lngua nacional o portugus, mas mesmo repudiando a lngua local, ela ainda servia como mecanismo de comunicao. O ronga, alm de ser usado como um instrumento para criticar e denunciar as polticas coloniais da to afamada nao portuguesa, fazia parte do campo psquico e cultural dos filhos da terra. Ao mesmo tempo em que faziam elogios ao ensino do portugus, usavam o ronga para se aproximar dos demais africanos, com o intuito de serem compreendidos pelas pessoas que compartilhavam no somente a origem, mas tambm a lngua comum. Mesmo porque escrever em ronga era se avizinhar dos naturais e dos irmos distantes, frente s barreiras construdas pelas polticas coloniais. Esse universo simblico, segundo Albert Memmi, recaa no seguinte:
No conflito lingstico que habita o colonizado, sua lngua materna humilhada, esmagada. E esse desprezo, objetivamente fundado, acaba por impor-se ao colonizado (...) o bilingismo colonial no nem uma diglosia onde coexistem um idioma popular mesmo universo afetivo, nem uma simples riqueza poliglota, que se beneficia de um teclado suplementarporm relativamente neutro; um drama lingstico.56

Apesar da censura s lnguas locais, esse trecho apresenta uma crtica aos desinteresses da administrao colonial pelo ensino do portugus aos africanos. Sem contar que, a partir desse anncio e da freqente utilizao do ronga nos jornais, possvel perceber, tambm, que havia leitores na lngua local. Alguns indgenas que passaram pelo ensino das misses protestantes podiam ler e escrever minimamente em ronga. Ainda que no se comportassem de acordo com os modos europeus, esses africanos conseguiam compreender as mensagens pronunciadas em ambos os peridicos. Escrever em landim era a necessidade de ser compreendido. Compreendido por indivduos que compartilhavam uma origem comum, marcada pela relao com a terra africana. Era a nica forma de atingir alguns africanos instrudos pelas misses protestantes. Entretanto, falar em landim no era ser considerado civilizado, nem mesmo educado. Por esse motivo que alguns escritores acreditavam que os dialectos cafres (como chamavam as lnguas locais) deveriam ser combatidos lentamente. Essa opinio era defendida, principalmente, pelos escritores catlicos. Pode-se observar essa idia em outro artigo, que afirmava o seguinte: Para que lhes havemos de ensinar o landim se eles, aprendendo a ler e a escrever o portuguez, lero e escrevero o landim?55 O importante era os indgenas aprenderam a

Esse contexto nos induz a entender que a cultura no se perde, torna-se cultura de contraste. A lngua, apesar de ser um sistema simblico que organiza a concepo de mundo, um diferenciador por excelncia.57 Portanto, reivindicar a cidadania portuguesa e, ao mesmo tempo, esbarrar pela raiz tsonga, permitia a identificao com a terra sem abrir mo dos direitos lusitanos.
53

O Brado Africano, 17 de maio de 1924.

O fantasma mugodji
Por possuir poucos recursos financeiros, Portugal colonizou Moambique mediante a presena do capital ingls. Isso porque o processo de desenvolvimento do sul de Moambique teve por base o fornecimento da mo-de-obra africana de Loureno Marques e Inhambane para as minas de diamante do Transvaal (nordeste da atual frica do Sul).58 Sobre esse contexto, Lus Covane afirma que a interao da frica do Sul com o sul de Moambique, mediante a emigrao dos povos locais, facilitou a dependncia crescente da economia da regio moambicana face entrada de dinheiro trazido pelos trabalhadores das minas sulafricanas. Nesse negcio, o governo colonial beneficiou-se com ganhos financeiros diretos, atravs de acordos realizados entre a administrao colonial portuguesa e a britnica.59 O capital ingls entrava no s com o regresso dos trabalhadores, mas tambm com os diferentes investimentos financeiros. 60 Ao fazer fronteira com regies colonizadas pela Inglaterra,61 tornou possvel que a fora da econo-

O Africano, 25 de dezembro de 1908. Lngua landina era como os europeus chamavam a lngua local.
55

54

O Africano, 30 de dezembro de 1914.

MEMMI, Albert. Retrato do Colonizado precedido pelo Retrato do Colonizador. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 98.
57 CUNHA, Manuela Carneiro da. Etnicidade: da cultura residual mas irredutvel. Antropologia do Brasil: mito, histria, etnicidade. So Paulo: Brasiliense, 1986, p. 99-100.

56

58 Inhambane uma provncia de Moambique.

59 COVANE, Lus Antnio. Consideraes sobre o impacto da penetrao capitalista no sul de Moambique, 1850-1876. I Reunio Internacional de Histria de frica - Relao Europafrica no 3 quartel do sculo XIX . Instituto de Investigao Cientfica Tropical Centro de Estudos de Histria e Cartografia Antiga. Lisboa, 1989, p. 526.

60 NEWITT, Malyn. Histria de Moambique. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1997, p. 331.

61 Com exceo do extremo norte (na regio da atual Tanzania), que estava nas mos da Alemanha at o final da I Guerra Mundial e a partir de 1919 tornou-se colnia inglesa.

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

85

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

mia inglesa promovesse um significativo desenvolvimento urbano e tecnolgico em Moambique, alm das diversificadas trocas culturais, o que implicava, aos olhos dos laurentinos, diferentes opinies acerca dessa experincia. Para se ter uma idia, em Loureno Marques, no ano de 1912, havia cerca de 1407 indivduos considerados de nacionalidade inglesa, nmero expressivo se levar em considerao que a populao total da cidade, no perodo, era de 13.353 habitantes.62 Muitas pessoas que viviam em Loureno Marques acreditavam que os ingleses esbanjavam civilizao, bons costumes e educao.63 Se ser portugus gerava um status, ser ingls demonstrava estar no topo da civilizao. As virtudes dos ingleses eram apresentadas, no jornal O Africano, a partir de sua postura econmica frente ao mundo, de seu poder industrial, de sua habilidade comercial e de sua supremacia martima inquestionvel desde o sculo XVII. Alm disso, alguns escritores deste peridico acreditavam que os ingleses possuam um papel de defensores da humanidade, devido s polticas de liberdade e propriedade desde o final do sculo XVIII e de defesa pela abolio do trfico de escravos e da escravido (diretamente ligada ao objetivo de saciar suas produes com o aumento de um mercado consumidor).64 Afinal, que ingleses eram esses? Estes poderiam ser o ingls metropolitano ou o natural das regies de protetorado da Inglaterra, como os indivduos do Cabo, das Rodesias, das Ilhas Maurcias, entre outros. Eram considerados, pelos filhos da terra, os homens pertencentes s colnias inglesas, identificando seus vizinhos a partir da nacionalidade do colonizador - o que no era diferente de quando se auto-identificavam como portugueses.65 Mesmo com os elogios que eram feitos aos ingleses, os filhos da terra acreditavam que a moralidade estava com quem era nacionalista, com quem usufrua dos bons costumes e do respeito lngua portuguesa. Tal perspectiva explicita em um artigo publicado no jornal O Africano por um filho da terra que se envergonhava das freqentes e exacerbadas apropriaes da lngua e de alguns hbitos dos ingleses em Loureno Marques. Em um tom spero e irnico o autor afirma que:
Aqui, nesta terra de grotescos, veste se ingleza, joga-se o tennis, flirteia se com as misses; diz se com muita momice, muita asneira e olha se pros lados a ver a impresso que se faz fallar estrangeiro com aquella dama. E, enfim, para a harmonia ser completa, bebe-se, a ingleza, whisky & soda, bebida da moda! Como somos ignbeis! Se bem que primeira vista, a mania de que estamos possudos, aqui em frica, parea innofensiva de caricata e besta que , no fundo ella tem o seu qu de vexatrio que irrita os brios nacionaes de quem portuguez no acanalhado de senti-

mentos.66

No discurso dos filhos da terra, o desinteresse pela cultura nacional (no caso, a portuguesa) era a expresso da canalhice e da imoralidade. A virtude do indivduo estava na sua atitude patriota, uma vez que, agindo assim, criava possibilidades de desenvolver seu pas e seus habitantes.67 Desta forma, para alguns filhos da terra, comportar-se inglesa era ridculo e vergonhoso. Vergonhoso tambm perante os prprios ingleses, defensores de sua nao, que honravam sua bandeira nacional. Segundo eles, os ingleses deveriam ser vistos como apenas estrangeiros, com hbitos e costumes diferentes dos portugueses. Como, por exemplo, lamentava o autor do referido artigo, alegando que estava cansado de ver em Loureno Marques, nos escritrios e bancos ingleses, o portugus pobre no ser atendido por no falar o ingls. A indignao era de que o portugus no era to respeitado na frica do Sul como o ingls o era em Moambique.68 Vale ressaltar que, a crtica em relao s apropriaes do que era considerado como cultura inglesa no se baseava em uma postura de rivalidade de alguns filhos da terra de O Africano com os ingleses. De certa forma, a presena inglesa incomodava esse segmento dos filhos da terra, uma vez que estes ingleses estavam providos de capital e de especializao profissional, como era o caso dos veterinrios ingleses que chegaram a Loureno Marques. Ou seja, se a imigrao de metropolitanos portugueses tirava os privilgios dos filhos da terra, mesmo em se tratando de brancos analfabetos e sem especializao, o aumento de ingleses, ainda que africanos das colnias britnicas, intensificava a concorrncia em relao s oportunidades econmicas e sociais.69 Com isso, o receio de uma maior insero dos mugodji (como algumas vezes eram chamados os ingleses) em Moambique permitia exaltar, ainda mais, a identificao com os portugueses.

62 Anurio de Loureno Marques. Loureno Marques: Typographia, 1915, p. 53-54.

63

O Africano, 7 de abril de 1909.

O Africano, 7 de abril de 1909; TORRES, Adelino. O Imprio Portugus entre o real e o Imaginrio. Lisboa: Escher, 1991.
65 AHM Governo Geral Caixa 103. Lista de scios do Grmio Africano de Loureno Marques, 17 de Maio de 1912; O Africano, 7 de abril de 1909.

64

Os indianos em Loureno Marques


H tempos que os indianos negociavam com a frica Oriental, mas somente a partir do sculo XVII estabeleceram casas comerciais no ndico Ocidental como principal rea de investimento. As casas comerciais indianas vendiam marfim e outros artigos para exportao, agiam como banqueiros e possuam navios. No sculo seguinte, as atividades das casas comerciais comearam a se expandir para o interior, ganhando, no princpio do sculo XIX, preponderncia em feiras na rota que seguia a partir de Zanzibar.70 Atentos s melhores condies de negcio, logo aps o incio da ocupao colonial no sul de Moambique, em 1895, estabeleceram na regio do antigo reino de Gaza cerca de 900 comerciantes indianos, com perspectivas de lucros

66

O Africano, 7 de Abril de 1909.

A concepo de ptria para os filhos da terra relacionava-se com o significado de nao portuguesa, com leis, religio e lngua comum aos seus cidados. Os indivduos desse grupo se consideravam e se auto-denominavam cidados portugueses, no somente porque eram colonizados por Portugal, mas tambm porque se comportavam com base em alguns hbitos e costumes ocidentais. Em contrapartida, percebiam os indgenas como sditos da repblica portuguesa, mas no como literais cidados.
68

67

O Africano, 7 de Abril de 1909 O Africano, 7 de Abril de 1909. Histria de

69

NEWITT, Malyn. Moambique, p. 292.

70

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

86

emporalidades
REVISTA DE HISTRIA

dos africanos que retornavam do trabalho das minas de diamante do Transvaal os chamados magaas.71 Expandindo-se para o extremo sul de Moambique, os comerciantes indianos dinamizaram tanto o comrcio local e a navegao quanto compraram os excedentes da produo dos agricultores do interior. Alm disso, muitos no desejavam deixar o continente, alguns casavam-se com mulheres africanas, formando indianos e afroindianos como mo-de-obra-especializada, que atuavam como escriturrios, contabilistas e funcionrios administrativos alfabetizados.72 Ainda assim, os indianos no traziam mulheres e tinham perspectivas diferentes sobre isso: os monhs, que eram os islamizados, casavam com freqncia com as africanas; os baneanes, que eram os hindustas, preferiam voltar ndia ao encontro de suas mulheres; e os goeses, que eram os catlicos, foram o grupo que mais se miscigenou.73 Por controlar uma significativa parte do comrcio no sul de Moambique, os asiticos, principalmente os indianos, sofreram algumas restries pela administrao colonial, tal como em 1913 que foi publicado um regulamento para o controle e fiscalizao da entrada dessas pessoas no territrio.74 Depois de vrias discusses, esse regulamento acabou sendo suspenso, mas o descontentamento com a presena dos asiticos no deixou de existir. Os colonos consideravam os asiticos como uma raa inferior, o que justificava o receio dos brancos de perderem a hegemonia no comrcio.75 Vale ressaltar que muitos asiticos eram donos de cantinas que compravam produtos cultivados pelos indgenas no interior, vendendo-os na cidade e, em contrapartida, vendiam-nos tecidos e vinhos provenientes da cidade.76 Alm das autoridades coloniais e dos colonos em Moambique, os filhos da terra olhavam para os indianos com explcita ressalva. Receosos, percebiam os baneanes e os monhs como um peso a mais para os africanos. Nisso, indignavam-se com alguns privilgios fornecidos aos indianos. Entre outras reclamaes, um colaborador do jornal O Africano77 irritava-se com a no permisso aos indgenas de viajarem sentados nos bondes eltricos, tendo que ficar em p na parte traseira do transporte. O autor reclamava que aos baneanes era permitido viajar nos transportes sentados, e pagavam o mesmo valor que os indgenas. Revoltado, chamava os baneanes de imundos e repugnantes.78 Apesar desse tipo de indignao, cabe ressaltar no havia um conflito generalizado entre os filhos da terra e os indianos, visto que havia indivduos desse grupo social que eram descendentes desses asiticos. Vale notar que esses filhos da terra, mesmo sendo descendentes de asiticos, eram homens que no se somavam grande maioria dos

indianos, que lucravam com a venda de bebidas aos magaias. 79 Entretanto, uma das reivindicaes do presidente do Grmio Africano de Loureno Marques, Joo Albasini, era a construo de escolas e o ensino de ofcios aos indgenas, uma vez que, um de seus objetivos era acabar com a importao de mo-deobra asitica especializada os indianos trabalhavam como burocratas, pedreiros, alfaiates e cozinheiros.80 Especializando os africanos, passariam a utilizar a fora de trabalho local. A justificativa no demonstra uma averso aos asiticos, mas uma tentativa de valorizar os locais em detrimento deles. Alm disso, diminuir a imigrao desses homens especializados, que poderiam trabalhar como funcionrios do Estado ou privados, amenizaria a concorrncia s condies de trabalho e de vida com os prprios filhos da terra, cujo espao percebiam ser invadido tanto pelos colonos quanto pelos indianos. Vale ressaltar que as leis especficas aos africanos no incluam os asiticos. Mesmo as leis de restrio aos asiticos, institudas em 1913, no foram frente, nem a legislao que, crescentemente, diferenciava os africanos dos europeus os atingia. Assim, ainda que sofressem uma forte discriminao racial na sociedade laurentina, tinham melhores condies e aceitao social que os indgenas e tambm eram concorrentes dos filhos da terra.

Consideraes finais
Condicionados ao processo de expanso do sistema colonial em Moambique, os filhos da terra foram educados aos moldes ocidentais, aprenderam a valorizar a lngua e alguns hbitos, bem como a observar sociedade europia como ideal e necessrio para a humanidade. A formao profissional, o poder econmico e a concepo de mundo dos filhos da terra permitiram a esses indivduos serem considerados e, sobretudo, identificarem-se como um grupo diferenciado dos demais africanos. Concomitantemente, percebiam que sua posio social no era a mais favorvel na sociedade colonial. Ainda que constitussem uma pequena burguesia colonial, estavam na situao de colonizado. Consciente dessa posio social, os filhos da terra escreviam nos jornais, demonstrando sua erudio e sua apropriao da cultura ocidental, para reivindicar e fazer crticas s polticas coloniais. Ao fazer tais crticas, aproximavam-se e distanciavam-se de diferentes grupos sociais de acordo com seus desejos e anseios. A fim de salvaguardar a sua posio social, suas reivindicaes e conflitos moldavam suas identidades, delimitando a fronteira de quem somos ns e de quem so eles.

71 NEWITT, Malyn. Histria de Moambique, p. 294-295; FELICIANO, Jos Fialho. Antropologia econmica dos Thonga do sul do Moambique, p. 96.

72 NEWITT, Malyn. Moambique, p. 296.

Histria

de

73 O Africano, 23 de julho de 1913; ZAMPARONI, Valdemir. Entre Narros e Mulungo, p. 301-308.

74 Portaria Provincial, n. 1379, de 29 de Outubro de 1913. A concepo colonial passou a considerar como asiticos ou equiparados a todos os indivduos naturais da sia ou da frica ao norte de Cabo Delgado ou a leste da costa de Moambique qualquer que fosse a sua nacionalidade, e cujos usos e costumes divergissem dos do povo europeu. Ver: ZAMPARONI, Valdemir. Vozes asiticas e o racismo colonial em Moambique. (manuscrito do autor), p. 11.

75 ZAMPARONI, Valdemir. Vozes asiticas e o racismo colonial em Moambique, p. 18.

76

O Africano, 23 de setembro de 1911.

Esse escritor era portugus branco, lder ferrovirio e colaborava em O Africano, cujo nome era Nyeleti pseudnimo de Franco Martins.
78

77

O Africano, 30 de setembro de 1911.

AHM Governo Geral, Cx. 103. Lista de scios do Grmio Africano de Loureno Marques ao gabinete do governador geral Loureno Marques, 17 de Maio de 1921.
80 AHM Governo Geral, Cx. 108. Ofcio enviado da presidncia do Grmio Africano de Loureno Marques ao gabinete do governador geral Loureno Marques, 16 de Dezembro de 1921.

79

Temporalidades - Revista Discente do Programa de Ps-graduao em Histria da UFMG, vol. 2, n. 2, Agosto/Dezembro de 2010 - ISSN:1984-6150 - www.fafich.ufmg.br/temporalidades

87

S-ar putea să vă placă și