Sunteți pe pagina 1din 5

Tutorial Controle de Horas Extras

A pedido o josA, este tutorial foi desenvolvido para auxiliar os usurios que no tiverem um conhecimento da rea de RH e nem como funciona o esquema de controle de Horas Extras e Banco de Horas. Horas Extras, como todos sabem, so horas trabalhadas alm da carga horria combinada em carteira no ato da contratao e que sero convertidas em pagamento financeiro. A expresso Banco de Horas um saldo de horas (positiva ou negativa) que pode ser negociada e alinhada por um funcionrio com o RH para que, o valor financeiro pago por estas, possa ser substitudo por uma programao de folga. Na realidade, o intuito do desenvolvimento desta planilha foi gerar um controle das horas extras do pessoal do departamento em que trabalho, conforme perodo. Agora, vamos ao que interessa. Como o funcionamento desta planilha?

Acima temos a tela principal da planilha, local onde o relatrio ser gerado. Bem, a ideia aqui mostrar como ser feito o procedimento de cadastro dos Perodos, Funcionrios e os Registros de Horas Geradas.

Nesta opo teremos acesso a incluso ou alterao de um novo perodo de avaliao das horas. Na empresa em que trabalho, o incio do perodo no igual s demais localidades, no possui um dia certo para inicio e fim dos perodos.

Como podemos verificar na tela acima, o perodo registrado Maio/2011, tendo como data de pagamento o dia 31/05/2011, mas a apurao das horas trabalhadas que foram pagas ou descontadas neste perodo foi de 04/04/2011 at 01/05/2011. Na realidade, todas as horas trabalhadas neste intervalo de inicio/fim do perodo foram vinculadas com o mesmo.

Neste campo vamos realizar o registro de um funcionrio. Neste exemplo, se o boto de Funcionrios for selecionado com o campo de Registro da planilha em branco ou com qualquer outra informao, o boto ficar Inabilitado. Apenas os registros 3290 e 2282 (registros do meu supervisor e meu) que tem permisso de acessar este cadastro.

Como pode ser observado, um cadastro bem simples. O nmero do registro do usurio, nome, departamento, setor de atuao e centro de custo (controle existente em todas as empresas). No existe muito segredo para este cadastro. Estes dois primeiros cadastros so os principais para o funcionamento da planilha. Agora, vamos carregar os dados dos funcionrios na planilha.

Como mostrado na caixa de comentrios acima, informe o registro do funcionrio que deseja gerar um registro/relatrio e pressione o boto lateral. Teremos o resultado abaixo.

A mesma ideia pode ser aplicada para o perodo.

Agora podemos gerar um registro ou um relatrio. Vamos primeiramente verificar o registro.

Agora j estamos partindo para o cadastro das situaes em que a entrada/sada gera horas extras ou banco de horas (positivo ou negativo).

O cadastro de Horas Extras preenchido conforme tela acima, sendo que o registro do funcionrio e o perodo j so migrados para o formulrio automaticamente, tendo o funcionrio apenas informar a data, horas e as justificativas deste horrio.

Esta ltima opo nada mais que as informaes do registro e perodo sero analisadas e, todos os registros existentes no banco de dados do MS Access, sero exibidos no formulrio da planilha.

A prpria rotina que gera o relatrio j analisa as datas, o dia da semana e qual a situao que o saldo de horas do funcionrio se encontra, sendo necessrio informar no campo Saldo BH se o mesmo possuir horas positivas ou negativas de perodos anteriores. Caso esteja gerado, ele ir calcular normalmente.

S-ar putea să vă placă și