Sunteți pe pagina 1din 13

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

LNGUA PORTUGUESA

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase

PROF. JOO BOLOGNESI

FEVEREIRO / 2013
1

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Paralelismo, omisso do artigo e crase


Prof. Joo Bolognesi

Prezado aluno, h algumas pouqussimas questes de crase que geram um desequilbrio para aqueles que entenderam o funcionamento ordinrio da crase para um concurso pblico. O concursando quer estabilidade, e certas questes nos conduzem a caminho contrrio. Agora, muito importante ter em mente que, nos casos a seguir, no estamos em uma situao de normalidade, estamos, sim, em um uso especialssimo, extraordinrio. Para esse tipo de situao temos 100 por 1, ou seja, a cada 100 questes cai uma dessas. E tenha f de que na prova que voc prestar no esteja no 1. Vamos estudar isso de forma fracionada. Voc tem noo do que seja paralelismo? Quando se coordenam os termos, deve-se privilegiar certa simetria que permita ao leitor identificar os vnculos. Conclui-se que na igualdade de valores e de funes se recomenda o uso de formas gramaticais idnticas. Trata-se do paralelismo sinttico, organizao que gera uma leitura com mais fluidez devido s marcaes e evidncias deixadas na progresso. um recurso que busca, pela repetio de determinada estrutura, dar exatido na forma de progredir e relacionar, principalmente nas coordenaes, correlaes e enumeraes. Exemplos:

1) Sua idia foi aceita no s pelos partidrios, mas tambm pelos colegas de outros partidos, que votaram favoravelmente. (Note como ficaria confuso sem o paralelismo: Sua idia foi aceita no s pelos partidrios, mas tambm os colegas de outros partidos, que votaram favoravelmente.)

2) Pela propaganda, imagina-se no s que tudo foi produto exclusivo da gesto petista, mas tambm que as unidades esto trabalhando com capacidade plena.

3) Meu encontro com o autor no se deve a um acaso de percurso, nem a uma dispersa curiosidade.

4) Os ministros negam estar o governo atacando a Assemblia e ter ele feito tudo para prolongar a votao do projeto.

5) Aos poucos ele foi tomando conscincia de que nem tudo dependia de sua presena e que uma forte articulao agia por trs dos ltimos acontecimentos.

6) Se ele agir com conscincia e tal ao obtiver xito, ficaremos felizes.

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Conclua que o famoso paralelismo no faz parte das regras da gramtica, mas sim dos estudos redacionais. uma matria relacionada construo do texto, portanto aos aspectos coesivos. No algo burocrtico e metdico, mas sim algo que usado de acordo com a necessidade, relevncia, pertinncia...usa-se na quantidade certa com o objetivo de oferecer qualidade ao leitor. Assim, h momentos em que o paralelismo pode ser dispensado, ou seja, o segundo trecho em paralelo pode trabalhar a omisso, desde que isso no afete a compreenso. Observe: correto com a repetio: Gosto de doce e de salgado. correto com a omisso: Gosto de doce e salgado.

correto com a repetio: Concordo com os homens e com as mulheres. correto com a omisso: Concordo com os homens e as mulheres.

Observe uma questo que toca no assunto da omisso da segunda preposio em trecho com paralelismo. Essas guas so utilizadas para gerar energia eltrica e para abastecer a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro
(ESAF)

A eliminao de para antes de abastecer prejudica a correo gramatical do perodo.

O gabarito d essa alternativa como errada, pois no h nenhum prejuzo, no h ambiguidade, no se perde o fluxo do raciocnio, o sentido est garantido.

O prximo passo entender que entre os termos em paralelo deve haver certa harmonizao. Por exemplo, se eles tm a mesma estrutura, interessante que a omisso do artigo em um esteja garantida no outro tambm. claro que o uso ou a omisso dos artigos antes dos substantivos comuns altera o sentido das construes, mas, por ora, deve-se observar a simetria da construo: com artigo: Gosto do doce e do salgado. sem artigo: Gosto de doce e de salgado.

com artigo: Concordo com os homens e com as mulheres. sem artigo: Concordo com homens e com mulheres.

com artigo: Ele referiu-se ao menino e ao homem. sem artigo: Ele referiu-se a menino e a homem.

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi com artigo: Prefiro o doce ao salgado. sem artigo: Prefiro doce a salgado. Lngua Portuguesa

com artigo: Do livro ao jornal, lemos tudo. sem artigo: De livro a jornal, lemos tudo.

Agora o jogo vai comear. Em todos os exemplos acima, no fiz nenhuma construo em que houve crase. Vamos, ento, unificar foras poderosas: PARALELISMO e CRASE! com artigo: Ele referiu-se ao homem e mulher. sem artigo: Ele referiu-se a homem e a mulher.

com artigo: Prefiro o livro apostila. sem artigo: Prefiro livro a apostila.

com artigo: Do livro revista, lemos tudo. sem artigo: De livro a revista, lemos tudo.

Neste exato momento voc chegou fronteira entre a teoria e a prtica. Vamos s questes de prova que tratam do assunto.

1. (ESAF) Aponte a opo que completa com correo gramatical o espao em branco. Para que a cesso de quotas nas sociedades limitadas possa gerar efeitos, inclusive de responsabilidade, necessria sua averbao no contrato social da sociedade, bem como seu registro na Junta Comercial, pelos scios ou por quem de direito. Caso contrrio, a medida no ter eficcia _____________________ a) perante os scios e sociedade. b) face os scios e a sociedade. c) ante esses e aos terceiros. d) quanto a esses e sociedade. e) frente aos terceiros e frente a sociedade.

2. (ESAF) Santo Agostinho (354-430), um dos grandes formuladores do catolicismo, uniu a teologia filosofia. Em virtude do paralelismo sinttico, o acento grave, em filosofia, poderia ser eliminado.

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

3. (ESAF) Os resultados das cpulas mundiais alimentaram esperanas que novos tempos trariam novas perspectivas referentes a qualidade de vida e relacionamento humano em todos os nveis. (Roseli
Fischmann, Correio Braziliense. 26/08/2002, com adaptaes)

Para que o texto fique gramaticalmente correto, obrigatria a insero do sinal indicativo de crase em a qualidade.

4. (CESPE) O mais recente xito de Lula na ordem internacional foi o discurso proferido na Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), em Nova Iorque, quando props a criao de um comit de chefes de Estado para dinamizar as aes de combate fome e misria em todo o mundo. Os sinais indicativos de crase em combate fome e misria podem ser eliminados sem prejuzo para a correo do perodo.

5.

(ESAF)

Verifique se ambos os trechos apresentam correo.

a) Temiam os pases em desenvolvimento que a conferncia proposta se transformasse num foro de repreenso no sentido Norte-Sul, em que os pases ricos viessem a tentar impor novos tipos de condicionalidades a assistncia e cooperao internacionais. Temiam os pases em desenvolvimento que a conferncia proposta se transformasse num foro de repreenso no sentido Norte-Sul, em que os pases ricos viessem a tentar impor novos tipos de condicionalidades assistncia e cooperao internacionais.

6. (ESAF) Avalie se a construo destacada est correta (foram feitas adaptaes). a) ...questes cada vez mais complexas relativas propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. b) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. c) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. d) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, aos direitos autorais, s patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos,

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. e) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. (Adaptado de
Gilson Schwartz, As profisses do futuro, So Paulo, Publifolha, 2000, p.36.)

7. (CESPE) H ainda duas maneiras de se tornar prncipe, que no podem ser atribudas exclusivamente sorte ou ao merecimento, que no devem ser silenciadas, embora uma delas pudesse ser examinada mais amplamente se estivssemos estudando as repblicas. Consistem em tornar-se soberano por algum meio vil, ou criminoso, ou pelo favor dos concidados. Na linha 2, a retirada do acento grave de sorte e a substituio de ao por a preservariam a correo e o sentido do perodo.

8. (CESPE) Hoje possvel encontrar (quase) tudo na grande rede. Ao conectar-se, o internauta passa a ter acesso a informaes diversas, relacionadas a cultura, turismo, educao, lazer, viagem, televiso, cinema, arte, informtica, poltica, religio, enfim, um mundo paralelo ao nosso, onde a informao compartilhada de diferentes maneiras. No foi empregado o acento grave em relacionadas a cultura porque o termo cultura est empregado em sentido geral, sem anteposio de artigo definido, tal como as demais palavras da enumerao turismo, educao, lazer, viagem, televiso, cinema, arte, informtica

9. (ESAF) A civilizao industrial leva concentrao de poder e ao declnio da liberdade individual. No trecho concentrao de poder e ao declnio da liberdade individual, substituir por a e suprimir ao.

10.

(CESPE)

Uma palavra estrangeira em uma placa ou em uma propaganda pode indicar desejo de

ver-se associado a outra cultura e a outro pas, por seu prestgio. Pelo fato de associado exigir que seu complemento seja regido pela preposio a, pode ser empregado o sinal indicativo de crase em a outra cultura.

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

QUESTES COMENTADAS
1. (ESAF) Aponte a opo que completa com correo gramatical o espao em branco. Para que a cesso de quotas nas sociedades limitadas possa gerar efeitos, inclusive de responsabilidade, necessria sua averbao no contrato social da sociedade, bem como seu registro na Junta Comercial, pelos scios ou por quem de direito. Caso contrrio, a medida no ter eficcia _____________________ a) perante os scios e sociedade. b) face os scios e a sociedade. c) ante esses e aos terceiros. d) quanto a esses e sociedade. e) frente aos terceiros e frente a sociedade.

Comentrio a) a preposio perante no pode ser usada com a preposio a, portanto ali s temos artigos; o correto perante os scios e a sociedade. b) apesar de haver gramticos que condenem o uso da expresso face a (falam que imitao do francs), a expresso exige a preposio a: face aos scios e sociedade. c) a preposio ante no pode ser usada com a preposio a, portanto ali s temos artigos; o correto ante esses e os terceiros. d) alternativa correta; a expresso quanto a traz preposio a, mas temos dois termos emparelhados de natureza bem distinta, pois esses repele artigo sempre e o substantivo feminino sociedade pode receber artigo. A impresso que h de desarmonia (o 1 sem artigo e o 2 com artigo), mas que nesse caso os elementos em paralelo trazem exigncias distintas, possuem necessidades diferentes. e) apesar de haver gramticos que condenem o uso da expresso frente a (tambm falam que imitao do francs), a expresso exige a preposio a: frente aos terceiros e frente sociedade.

2. (ESAF) Santo Agostinho (354-430), um dos grandes formuladores do catolicismo, uniu a teologia filosofia. Em virtude do paralelismo sinttico, o acento grave, em filosofia, poderia ser eliminado.

Comentrio errado. S estaria correto se houvesse paralelismo. Veja as possibilidades corretas de construo: - com artigo no primeiro e no segundo: Santo Agostinho uniu a teologia filosofia - sem artigo no primeiro e no segundo: Santo Agostinho uniu teologia a filosofia

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

3. (ESAF) Os resultados das cpulas mundiais alimentaram esperanas que novos tempos trariam novas perspectivas referentes a qualidade de vida e relacionamento humano em todos os nveis. (Roseli
Fischmann, Correio Braziliense. 26/08/2002, com adaptaes)

Para que o texto fique gramaticalmente correto, obrigatria a insero do sinal indicativo de crase em a qualidade.

Comentrio No, no obrigatrio. No trecho "referentes a qualidade de vida e relacionamento humano", temos: - "referente" exige a preposio "a" (e no se discute mais isso); - "qualidade" de vida uma palavra feminina; - "relacionamento" humano uma palavra masculina. O autor da prova valeu-se do paralelismo. Por causa da ausncia do artigo no segundo elemento ("relacionamento humano"), omitiu-se tambm no primeiro ("qualidade de vida"). Temos ento somente a preposio, e o artigo no foi usado, o que generaliza o sentido: referente a uma qualidade qualquer de vida e relacionamento humano qualquer. A manha da questo est em enxergar a harmonia entre os termos correlacionados ("qualidade" e "relacionamento"), sendo que, por haver ausncia de artigo no segundo, pode-se projetar (entre outras construes possveis) ausncia de artigo tambm no segundo. A insero do acento tambm deixaria o trecho correto e seria o aguardado pelo tipo de questo; sem acento, porm, no est errado, uma vez que o termo seguinte, relacionamento humano, no traz marcas externas, ou seja, por causa da omisso (muito correta) no se revela como ficou o uso do artigo. Como no seguinte elemento houve omisso (e humano. Diante disso, teramos duas hipteses de paralelismo: - sem artigo: referentes a qualidade de vida e a relacionamento humano - com artigo: referentes qualidade de vida e ao relacionamento humano A pergunta da prova : Para que o texto fique gramaticalmente correto, obrigatria a insero do sinal indicativo de crase em a qualidade. Resposta: no obrigatrio. relacionamento humano), podemos pressupor

duas formas corretas: referentes... a relacionamento humano ou referentes... ao relacionamento

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

4. (CESPE) O mais recente xito de Lula na ordem internacional foi o discurso proferido na Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), em Nova Iorque, quando props a criao de um comit de chefes de Estado para dinamizar as aes de combate fome e misria em todo o mundo. Os sinais indicativos de crase em combate fome e misria podem ser eliminados sem prejuzo para a correo do perodo.

Comentrio Sim, pois haveria a aplicao do paralelismo. Os termos fome e misria complementam o substantivo combate. So termos coordenados e tm uma natureza comum (substantivo comum feminino singular) e com isso nasce a possibilidade de construir de duas formas: - com artigo no primeiro e no segundo: combate fome e misria - sem artigo no primeiro e no segundo: combate a fome e a misria (s restando a preposio que combate exige)

Caso se queira, ainda se poderia fazer uma omisso no segundo termo: - com artigo no primeiro e omisso completa no segundo combate fome e misria

- sem artigo no primeiro (s restando a preposio que combate exige) e omisso completa no segundo combate a fome e misria

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi 5. (ESAF) Verifique se ambos os trechos apresentam correo. a) Temiam os pases em desenvolvimento que a conferncia proposta se transformasse num foro de repreenso no sentido Norte-Sul, em que os pases ricos viessem a tentar impor novos tipos de condicionalidades a assistncia e cooperao internacionais. Temiam os pases em desenvolvimento que a conferncia proposta se transformasse num foro de repreenso no sentido Norte-Sul, em que os pases ricos viessem a tentar impor novos tipos de condicionalidades assistncia e cooperao internacionais. Lngua Portuguesa

Comentrio Questo 100% correta. Seguindo o raciocnio das questes anteriores, a resoluo comea a se tornar previsvel. Aplicando-se o paralelismo, os termos assistncia e cooperao complementam o verbo impor. So termos coordenados e tm uma natureza comum (substantivo comum feminino singular) e com isso nasce a possibilidade de construir de duas formas:

- com artigo no primeiro e no segundo impor novos tipos de condicionalidades assistncia e cooperao internacionais

- sem artigo no primeiro e no segundo (s restando a preposio que combate exige) impor novos tipos de condicionalidades a assistncia e a cooperao internacionais

Ainda vale a pena lembrar que, caso se queira, seria possvel fazer uma omisso no segundo termo: - com artigo no primeiro e omisso completa no segundo impor novos tipos de condicionalidades assistncia e cooperao internacionais

- sem artigo no primeiro (s restando a preposio que combate exige) e omisso completa no segundo impor novos tipos de condicionalidades a assistncia e cooperao internacionais

10

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

6. (ESAF) Avalie se a construo destacada est correta (foram feitas adaptaes).

a) ...questes cada vez mais complexas relativas propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira.

b) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira.

c) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira.

d) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, aos direitos autorais, s patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira.

e) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agncias de regulao de padres tecnolgicos, regulamentao de setores privatizados e uma tendncia de crescente democratizao da sociedade brasileira. (Adaptado de
Gilson Schwartz, As profisses do futuro, So Paulo, Publifolha, 2000, p.36.)

Comentrio O nico trecho errado est na opo d. O restante traz correo e coerncia. Para entender isso, necessita-se atentar-se a trs noes simultneas: crase, paralelismo e omisso. Samos de um ponto comum: relativas exige preposio a e propriedade um substantivo feminino. Faamos agora as projees:

Alternativa a) ...questes cada vez mais complexas relativas propriedade intelectual, direitos autorais... com artigo no primeiro e omisso completa no segundo

11

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Alternativa b) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais... sem artigo no primeiro (s restando a preposio que relativa exige) e omisso completa no segundo

Alternativa c) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais... Idntica alternativa a.

Alternativa d) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, aos direitos autorais... Com falha, pois no segundo termo vemos a presena do artigo (aos direitos autorais), o que pressupe agora uma projeo em que o primeiro deve ter tambm artigo. O correto (por causa da presena do artigo no segundo termo) seria: ...questes cada vez mais complexas relativas propriedade intelectual, aos direitos autorais...

Alternativa e) ...questes cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais... Idntica alternativa a.

7. (CESPE) H ainda duas maneiras de se tornar prncipe, que no podem ser atribudas exclusivamente sorte ou ao merecimento, que no devem ser silenciadas, embora uma delas pudesse ser examinada mais amplamente se estivssemos estudando as repblicas. Consistem em tornar-se soberano por algum meio vil, ou criminoso, ou pelo favor dos concidados. Na linha 2, a retirada do acento grave de sorte e a substituio de ao por a preservariam a correo e o sentido do perodo.

Comentrio Questo correta, pois, devido ao paralelismo entre os termos, retira-se o artigo em ambos, o que gera a seguinte construo: no podem ser atribudas exclusivamente a sorte ou a merecimento.

12

Paralelismo, Omisso do Artigo e Crase Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

8. (CESPE) Hoje possvel encontrar (quase) tudo na grande rede. Ao conectar-se, o internauta passa a ter acesso a informaes diversas, relacionadas a cultura, turismo, educao, lazer, viagem, televiso, cinema, arte, informtica, poltica, religio, enfim, um mundo paralelo ao nosso, onde a informao compartilhada de diferentes maneiras. No foi empregado o acento grave em relacionadas a cultura porque o termo cultura est empregado em sentido geral, sem anteposio de artigo definido, tal como as demais palavras da enumerao turismo, educao, lazer, viagem, televiso, cinema, arte, informtica

Comentrio Questo corretssima e autoexplicativa.

9. (ESAF) A civilizao industrial leva concentrao de poder e ao declnio da liberdade individual. No trecho concentrao de poder e ao declnio da liberdade individual, substituir por a e suprimir ao.

Comentrio Questo correta, pois suprimiu-se o artigo da primeira construo, restando apenas a preposio a, e, na segunda, havia a possibilidade de usar ou omitir a preposio a, optando-se na questo pela omisso. Seriam formas corretas de construo: - s com preposio A: A civilizao industrial leva a concentrao de poder e a declnio da liberdade individual ou - s com preposio A e omisso da preposio A no segundo termo da coordenao: A civilizao industrial leva a concentrao de poder e declnio da liberdade individual

10. (CESPE) Uma palavra estrangeira em uma placa ou em uma propaganda pode indicar desejo de ver-se associado a outra cultura e a outro pas, por seu prestgio. Pelo fato de associado exigir que seu complemento seja regido pela preposio a, pode ser empregado o sinal indicativo de crase em a outra cultura.

Comentrio Questo errada, pois o segundo termo veio s com preposio a (a outro pas) e, em nome do paralelismo, o primeiro termo vai conservar a sua formao inicial, para que haja harmonia entre os termos correlacionados. A questo erra ao nada propor ao segundo elemento do paralelismo.

13

S-ar putea să vă placă și