Sunteți pe pagina 1din 12

CENTRAL DE ALARME MONITORVEL

MANUAL RESUMIDO
Acesse o manual completo em www.jfl.com.br

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
4 ZONAS DUPLAS PROGRAMVEIS MAIS UMA ZONA POR TECLADO. 2 PARTIES REAIS. 4 TECLADOS COM PROGRAMAES INDEPENDENTES. 48 USURIOS, MAIS O USURIO MESTRE E O INSTALADOR. 2 VIAS DE COMUNICAO: LINHA TELEFNICA E GPRS*. PROGRAMAO VIA CABO PROGRAMADOR** JFL OU REMOTA VIA MODEM E GPRS*. PERMITE ARME E DESARME POR SMS* E TELEFONE. ARME E DESARME POR CONTROLE REMOTO COM IDENTIFICAO DE USURIO***. FUNO DE DISCADORA E ENVIO DE SMS*. MONITORAMENTO DA SADA AUXILIAR, SIRENE, BATERIA E LINHA TELEFNICA. FUNO RONDA.
(*) Necessrio mdulo GPRS MGP-03 no incluso (**) Cabo Programador no incluso (***) Necessrio TEC-100R no incluso.

Parabns, voc acaba de adquirir uma central de alarme modelo ACTIVE-8 ULTRA produzida no Brasil com a mais alta tecnologia de fabricao. Este manual resumo faz parte do guia de instalao das Centrais ACTIVE. Para obter o guia completo acesse o site www.jfl.com.br. 1. TECLADO DO ALARME Led ARMADO A indica partio A armada. Led STAY A indica partio A armada STAY. Led PRONTO A indica partio A pronta para ser armada. Led PRONTO A PISCANDO indica zona disparada na partio A. Os Leds ARMADO B, STAY B e PRONTO B indicam as funes da partio B. Se o painel no estiver particionado eles acendem junto com os Leds da partio A. Led PROBLEMA indica problemas no sistema. Leds Z1 a Z10 indicam se as zonas de 1 a 10 esto abertas. Leds das teclas (0 a 9) indicam se as zonas de 11 a 20 esto abertas. A tecla ESC cancela a funo que est sendo executada. 1.1 TECLADO DE LCD Com este teclado em repouso, so exibidas as telas com data e hora, a indicao se o alarme est armado ou desarmado e o estado das zonas.
[P] Este indicador mostra que h problemas no sistema. [M] Este indicador mostra que houve disparo no ltimo arme. [R] Este indicador mostra que o alarme est em modo de ronda.
A ARMADO STAY PRONTO PROBLEMA B

ARME A

1 4 7

2 5 8 0
ENTER

3 6 9 #

ARME B

PROB

MEM

*
ESC

BYP

12:04 01/01 JFL ALARMES


1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1
TEC200

2 3

4 5 6

ARM A ARM B

1 4 7
STAY

2 5 8 0

3 6 9
AWAY

PROB

MEM BYP

ESC

ENTER

09:00[P][M]18/06 PART A: DESARM.

09:00[P][M]18/06 PART B: ARMADA

ZONAS ABERTAS: 01-ZONA -01

ZONAS ABERTAS: 02-ZONA -02

Com o sistema armado no sero exibidos os indicadores [P] e [M].

09:00 18/06 SISTEMA ARMADO Com o sistema desarmado e aps 30 segundos sem pressionar qualquer tecla, o sistema exibe duas mensagens JFL ALARMES e ACTIVE-8 ULTRA podem ser editadas (End. 831 e 832) e a indicao das zonas abertas. Para desligar a iluminao de fundo do teclado de LCD para que no aparea estas mensagens, segurar a tecla 9 por 3 segundos. 09:00[P][M]18/06 JFL ALARMES 09:00[P][M]18/06 ACTIVE-8 ULTRA ZONAS ABERTAS: 01-ZONA -01 ZONAS ABERTAS: 02-ZONA -02

Para visualizar todas as zonas abertas ao mesmo tempo, pressionar e segurar a tecla AWAY por 3 segundos. Ento pressione as teclas ARM A e ARM B para alternar para a visualizao para zonas de 1 a 10 ou zonas 11 e 12. ZONAS ABERTAS: ZONAS ABERTAS: PAG.A PAG.B 2. FUNES BSICAS ARMAR: Digitar a SENHA. A senha mestre de fbrica 1234. Quando o sistema no estiver pronto, aparecer o indicador X depois da mensagem de sistema desarmado. No possvel armar normal com o sistema no pronto. Para armar com o sistema no pronto, usar o arme forado.

SENHA: ***_ SIST DESARMADO

09:00 18/06 SISTEMA ARMADO

OU

SENHA: ***_ SIST DESARM.

SENHA ERRADA OU SIST NAO PRONTO

ARMAR PELO CONTROLE REMOTO: Pressionar e soltar uma tecla aprendida do controle remoto. ARMAR EM MODO STAY: Pressionar a tecla STAY e digitar a SENHA. As zonas definidas com o atributo STAY sero inibidas durante este arme.

ARME STAY:***_ SIST DESARMADO

09:00 18/06 SISTEMA ARMADO

ARMAR EM MODO AWAY (ARME FORADO): Pressionar a tecla AWAY e digitar a SENHA. Usado para armar quando o sistema no estiver PRONTO. As zonas abertas sero inibidas e voltaro ao normal assim que elas forem fechadas.

SENHA: ***_ SIST DESARMADO

PART A:DESARM PART B:DESARM X

PART A:ARMADA PART B:DESARM

PART A:ARMADA PART B:ARMADA

ARMAR SEM SENHA (ARME RPIDO): Tecla ARM A para armar a partio A ou tecla ARM B para armar partio B. A funo arme rpido deve estar habilitada (end 811 a 814), e sistema deve estar pronto. ADIAR O ARME AUTOMTICO POR 1 HORA: Pressionar a tecla BYP e digitar a SENHA quando o teclado estiver emitindo os bips que antecedem o arme automtico. DESARMAR: Digitar a SENHA.

SENHA:***_ SISTEMA ARMADO

09:00 18/06 SIST. DESARMADO

DESARMAR PELO CONTROLE REMOTO: Pressionar e soltar uma tecla aprendida do controle remoto. DESARMAR SOB COAO: Pressionar o dgito de coao programado e digitar a SENHA. Deve programar um dgito de coao (End. 800). PNICO: Pressionar no teclado as teclas 1 e 3 simultaneamente ou pressionar por 3 segundos a tecla 3 ou 4 do controle remoto. O pnico gerado pela tecla 4 do controle remoto sempre silencioso. Esta funo deve estar habilitada (end 805). EMERGNCIA MDICA: Pressionar no teclado as teclas 4 e 6 simultaneamente. Esta funo deve estar habilitada (end 805). INCNDIO: Pressionar no teclado as teclas 7 e 9 simultaneamente. Esta funo deve estar habilitada (end 805). ARMAR E DESARMAR QUANDO O USURIO TIVER PERMISSO NAS DUAS PARTIES: TECLADO DE LED: Digitar a SENHA. As teclas ARM A e ARM B piscam. Pressione ARM A para armar/desarmar a partio A ou ARM B para armar e desarmar a partio B ou ESC para sair. Quando o sistema estiver pronto, acender o led PRONTO no teclado. No possvel armar normal com o sistema no pronto. Para armar com o sistema no pronto, usar o arme forado. TECLADO DE LCD: Digitar a SENHA. Ser exibida a tela de informao das parties: Pressione ARM A para armar/desarmar a partio A ou ARM B para armar e desarmar a partio B ou ESC para sair. Quando o sistema no estiver pronto, aparecer o indicador X depois da mensagem de sistema desarmado. No possvel armar normal com o sistema no pronto. Para armar com o sistema no pronto, usar o arme forado.

INIBIR ZONAS: SENHA: ***_

INIBE ZONA [01] -ZONA -01

INIBE ZONA [02] -ZONA -02

INIBE ZONA [02] -ZONA -02

PELO CONTROLE REMOTO: Pressionar e soltar a tecla 1 do controle remoto para armar/desarmar a partio A. Pressionar e soltar a tecla 2 do controle remoto para armar/desarmar a partio B. Pressionar e soltar a tecla 3 ou 4 do controle remoto para armar/desarmar as duas parties. O arme pela tecla 4 no emite bip de arme e desarme na sirene. INIBIR ZONAS: TECLADO DE LED: Pressionar a tecla BYP e digitar a SENHA. A tecla BYP ir piscar e a tecla ARM A acender. Pressionar as teclas de 1 a 0 para inibir as zonas de 1 a 10 (Pgina A). Led aceso indica zona inibida. Pressionar a tecla ARM B para alternar para a pgina B de zonas (11 a 12) e usar as teclas de 1 a 0 para inibi-las. Pressionar ENTER para confirmar. As zonas sero inibidas quando o alarme for armado.

TECLADO DE LCD: Pressionar a tecla BYP e digitar a SENHA. Ser exibida a tela de informao das zonas: Pressione as teclas de navegao PROB e MEM para navegar at a zona que deseja inibir. Pressione a tecla BYP para marcar ou desmarcar a zona. Pressione a tecla ENTER para confirmar.

PROBLEMA [1] FALTA DE AC

PROBLEMA [2] DE BATERIA

PROBLEMA [7] DE REDE GPRS

PROBLEMA [9] ENVIO DE SMS

VISUALIZAR AS ZONAS DISPARADAS: TECLADO DE LED: Pressionar a tecla MEM. A tecla MEM ir piscar e a tecla ARM A ir acender. Os leds das teclas de 1 a 0 acendem indicando que as respectivas zonas foram disparadas. Para alternar a visualizao para as zonas de 11 a 12 pressione a tecla ARM B. TECLADO DE LCD: Pressionar a tecla MEM. Ser exibida a tela de informao das zonas que foram disparadas.

ZON. DISPARADAS 01-ZONA -01

ZON. DISPARADAS 02-COZINHA

ZON. DISPARADAS 03-SALA

ZON. DISPARADAS 04-CERCA EL.

VISUALIZAR OS PROBLEMAS: TECLADO DE LED: Pressionar a tecla PROB para visualizar os problemas. Os leds das teclas acendem conforme a tabela abaixo:
LED PROBLEMA AC 1 Bateria 2 3 Sirene Teclado 4 5 Sensores 6 Linha Telefnica 7 8 9 Rede GPRS Enviar SMS Mdulo de celular Possvel causa No tem energia eltrica ou o fusvel de proteo est queimado. Bateria desconectada ou bateria com carga baixa. Sirene desconectada. Um ou mais teclados foram retirados Sensores em curto, sem o resistor de fim de linha ou teclado com uma zona programada desconectado Linha telefnica desconectada do alarme. SIM CARD sem crditos ou com limite de dados excedido, cliente bloqueado, programao de destino errada ou problema na estao monitoramento. SIM CARD sem crditos ou com limite de dados excedido, telefone de destino programado errado ou sem o cdigo DDD Mdulo de celular com defeito, sem SIM CARD, PIN errado se o SIM CARD solicitar o cdigo PIN, sem nvel de sinal de celular ou operadora no encontrada.

TECLADO DE LCD: Pressionar a tecla PROB. Ser exibida a tela de informao dos problemas do sistema. DESATIVAR A FUNO CHIME: Pressionar por 3 segundos a tecla 0(zero) do teclado. O teclado emite 2 bips. Para habilitar o chime novamente, pressionar a tecla 0 por 3 segundos. O teclado emite 1 bip longo. O chime funciona apenas com o alarme desarmado. Ao armar e desarmar o alarme a funo chime volta habilitada. 3. ARMAR E DESARMAR O ALARME VIA TELEFONE Com a senha do usurio permitido armar/desarmar a central pelo telefone. Para que isso acontea faa as seguintes programaes: - Habilitar o acesso via telefone (end. 801 TECLA 8). - Programar o atributo de arme/desarme via SMS/telefone ao usurio (end. 301 a 315 TECLA 7). Este menu pode ser acessado quando a central discar aps um disparo ou pnico ou voc pode discar para a central de alarme para acess-lo. Aps discar para a central ou estar recebendo uma ligao siga os passos abaixo: 1 - Caso esteja recebendo uma ligao, pressione * para parar os bips. 2 - Digite a senha de usurio mais #. A central emite 2 bips. 3 - Pressione *+1 para verificar o estado da partio A ou do sistema caso no esteja particionado. O alarme emite 2 bips se armado ou 1 bip se desarmado. 4 - Pressione *+2 para verificar o estado da partio B. O alarme emite 2 bips se armado ou 1 bip se desarmado. 5 - Pressione 1 para armar/desarmar a partio A (o sistema caso no esteja particionado). Emite 1 bip se desarmou, 2 bips se armou ou 1 bip longo para erro. 6 - Pressione 2 para armar/desarmar a partio B. Emite 1 bip se desarmou, 2 bips se armou ou 1 bip longo para erro. 7 - Pressione 0 para encerrar a ligao.

4. FUNO DE ENVIO DE MENSAGENS DE CELULAR (SMS) O alarme pode enviar para at 4 telefones celulares mensagens SMS para informar arme, desarme, disparo, e pnico (necessrio MGP-03). Voc ir receber uma mensagem no formato a seguir:
ACTIVE 8 JFL: Armado pelo usurio 42 (07/03 19:25) ACTIVE 8 JFL: Part B armada pelo usurio 0 (07/03 19:25)

ACTIVE 8 JFL: Part A Desrmada pelo usurio 79 (07/03 19:25)

ACTIVE 8 JFL:

Disparo da zona 7 2 Sem AC, prob BAT 3 PART A DESARMADA 4 PART B ARMADA ZONAS DISPARADAS: 5 5 ,6,7. MONITORAMENTO: OK 6 (07/03 19:26) 7

ACTIVE 8 JFL: Panico (07/03 19:25)

ACTIVE 8 JFL: Emergncia mdica (07/03 19:25)

ACTIVE 8 JFL: Incendio (07/03 19:25)

1-) Cabealho da mensagem de SMS. Pode ser alterado pelo software programador. 2-) Evento que gerou a mensagem. 3-) Informao da alimentao do alarme (Bateria e AC) 4-) Informao de quais parties esto armadas 5-) Informao de quais zonas esto disparadas 6-) Informao da comunicao com a estao de monitoramento: OK se conectado por GPRS, LT se o reporte estiver por linha telefnica ou PROB para problema. 7-) Data e hora que o alarme enviou a mensagem. A mensagem pode atrasar devido ao trfego da operadora

Para as mensagens de disparo, voc receber alm do evento as informaes do estado do alarme (item de 3 a 6). Para habilitar o envio de mensagens de SMS, faa as seguintes programaes: - Para o alarme enviar mensagens ao armar e desarmar, habilitar a funo envio de SMS no arme/desarme (end. 700 TECLA 6). - Para o alarme enviar mensagens de disparo e de pnico, habilitar a funo envio de SMS no disparo (end 700 TECLA 5). - Programar os telefones celulares que recebero as mensagens com o cdigo DDD (end 755 a 758). Exemplos: 03588881234, 01199995684. Quando o sistema estiver particionado, os 2 primeiros nmeros de telefones informam eventos da partio A e os dois ltimos da partio B. No use mensagens sms como nica forma de monitoramento. Estas mensagens esto sujeitas ao atraso devido ao trfego da operadora de telefonia. 5. ACESSAR O ALARME POR SMS Alm de ser informado por mensagens de SMS, voc pode enviar mensagens para o alarme com o pedido para armar, desarmar, pedir informaes do status do alarme e desligar a sirene caso ela esteja tocando. Para que isso acontea faa as seguintes programaes: - Habilitar o acesso via SMS (end. 801 TECLA 7). - Acertar a data e hora do alarme (end. 501 e 502). - Programar o atributo de arme/desarme via SMS ao usurio (end. 301 a 315 TECLA 7). Aps fazer essas programaes, enviar uma mensagem com a senha seguida de 1 ou 2 letras conforme descrito abaixo: Caso o usurio tenha permisso somente em uma partio ou se o sistema no estiver particionado: - Enviar a senha seguida da letra A para armar a central correspondente ou a letra D para desarm-la. Caso o usurio tenha permisso para operar as duas parties: - Enviar a senha seguida das letras AA para armar a partio A ou as letras DA para desarm-la. - Enviar a senha seguida das letras AB para armar a partio B ou as letras DB para desarm-la. - Enviar a senha seguida das letras AT para armar as duas parties ou as letras DT para desarm-las. Obs.: - Se a partio estiver com alguma zona aberta, ela ser armada forada. - Ao enviar uma mensagem de arme ou desarme, voc receber uma mensagem com as informaes do alarme (no mesmo formato da mensagem de disparo). - Enviar mensagem com a senha seguida da letra I(i) para pedir informao do status do alarme. Voc receber uma mensagem com as informaes do alarme (no mesmo formato da mensagem de disparo). - Enviar mensagem com a senha seguida da letra S para interromper a sirene, caso ela esteja tocando. Voc receber uma mensagem com o evento desligou sirene e as informaes do alarme. 6. PROGRAMAO DA FUNO DE DISCADORA a funo que o painel de alarme disca para um usurio para informar a ocorrncia de um disparo. Caso a funo de enviar SMS no disparo (end. 700 TECLA 5) estiver habilitada, esta funo servir como backup e discar apenas se houver algum problema ao enviar SMS. A funo discadora utiliza a linha telefnica fixa para fazer a discagem. Para Habilitar a funo de discadora, fazer as seguintes programaes: - Habilitar a funo discadora (end. 700 TECLA 4) - Programar os telefones que sero discados na funo discadora (end. 751 a 754). Se o sistema estiver particionado, os 2 primeiros nmeros de telefones so da partio A e os dois ltimos so da partio B.

7. PROGRAMAO DAS ZONAS Nas zonas deve ser programado o tipo da zona e os atributos que ela possui. As zonas de 1 a 4 saem habilitadas e imediatas de fbrica. As zonas de 5 a 8 so ligadas no mesmo borne das zonas de 1 a 4 e ficam disponveis quando habilita a zona dupla (End. 804 TECLA 3). A zona 9 a zona do teclado 1, a zona 10 a do teclado 2, a zona 11 a do teclado 3 e a zona 12 a do teclado 4. Para usar zonas de teclado, deve enderear os teclados (end. 810) e habilitar as zonas (end. 009, 010, 011 e 012).
ZONA SEM RESISTOR DE FIM DE LINHA ZONA COM RESISTOR DE FIM DE LINHA ZONA DUPLA EM PARALELO ZONA COM RECONHECIMENTO DE TAMPER E RESISTOR DE FIM DE LINHA ACTIVE
Z1

ZONA DUPLA COM RECONHECIMENTO DE TAMPER E RESISTOR DE FIM DE LINHA ACTIVE

ACTIVE
- AUX +

ACTIVE
Z1

ACTIVE
Z1

Z2

- AUX +

Z2

- AUX +

Z2

- AUX +

Z1

Z2

- AUX +

Z1

Z2

2K2

3K3

2K2

- +

ALARM

- +

ALARM

SENSOR ZONA 1

SENSOR ZONA 1

- +

2K2

3K3

2K2

3K3

ALARM

- +

ALARM

SENSOR ZONA 1

SENSOR ZONA 5

- +

ALARM

TAMPER

- +

ALARM

TAMPER

- +

ALARM

TAMPER

END 804: LED 1 e LED 3 apagado.

END 804: LED 1 aceso e LED 3 apagado. (Padro)

END 804: LED 1 e LED 3 acesos.

SENSOR ZONA 1
END 804: LED 1 e LED9 acesos.

SENSOR ZONA 1

SENSOR ZONA 5

END 804: LED 1, LED 3 e LED9 acesos.

7.1. FUNO DE TESTE DE ZONAS uma funo que permite testar se os sensores esto funcionando corretamente. Quando ela estiver ativada, cada vez que passar em frente a algum sensor o teclado emite 3 bips longos e se estiver no modo audvel a sirene tambm emite um bip para indicar que o sensor est ligado corretamente. Para habilitar essa funo: - Aps estar em modo de programao, pressione a tecla ARM A para modo de testes de sensores audvel ou a tecla ARM B para modo de teste de sensores silencioso. - O sistema sai do modo de programao e entra no modo de teste de sensores. - Para sair deste modo pressione a tecla ESC. 8. ENDEREAMENTO DOS TECLADOS No necessrio enderear os teclados. Se o fizer haver algumas vantagens: uso da zona do teclado, programaes independentes para cada teclado, permite a superviso do teclado (End. 801 LED 4) e caso for retirado o painel acusa problema. O teclado TEC-100R deve ser endereado. Para programar o endereamento: 1 - Aps estar no modo de programao entrar no endereo 810. Todos os teclados destravam e voltam a operar. 2 - Em cada teclado digitar o seu endereo. Os nmeros 1, 2, 3 e 4 indicam o endereo de cada teclado. No possvel programar endereos repetidos nos teclados. Para apagar os endereos e comear novamente pressione BYP. 3 - pressione ENTER para confirmar aps enderear todos os teclados. 9. PROGRAMAO DOS USURIOS Para os usurios, deve ser programado a senha e os atributos que ele ter permisso. -O usurio 00 o Mestre e tem todos os atributos sempre habilitados. - Os usurios de 01 a 47 so usurios comuns e devem ser programados seus atributos. Sai de fbrica com os atributos de ARMAR e DESARMAR habilitados. -O usurio 99 o Instalador. Ele pode somente programar o alarme, no pode armar/desarmar. 10. CONTROLES REMOTOS Utilizando o teclado de LCD com receptor TEC100-R, a central de alarme pode ser armada/desarmada atravs de controle remoto na Frequncia 433,92MHz com tecnologia Hopping Code ou Rolling Code. 10.1. APRENDER CONTROLE REMOTO Para aprender um controle remoto, acesse o endereo de atributo do usurio para o qual deseja cadastrar (Ex: End. 301 para usurio 01). No endereo de atributo do usurio, o smbolo da antena piscando indica que este usurio no tem controle associado. Se o smbolo permanecer fixo no display, indica que j tem controle remoto associado a este usurio. Ao entrar no endereo do usurio que deseja aprender o controle remoto, pressione a tecla ARM A e em seguida a tecla do controle remoto que deseja aprender. Cada tecla do controle remoto deve ser aprendida. Ao concluir pressione ENTER. Obs.: - O teclado precisa estar endereado para que os controles remotos funcionem. - possvel aprender apenas um controle por usurio. - Quando utilizar mais de um TEC100-R na mesma central, no cadastre o mesmo controle remoto em

1K

dois receptores diferentes. 10.2. EXCLUIR CONTROLE REMOTO Esta operao realizada no endereo 300. Neste endereo a opo 1 permite apagar controles individualmente e a opo 2 permite apagar todos os controles remotos de uma vez. Na opo individual, basta digitar o nmero do usurio cujo controle remoto deseja apagar ou ento utilizar a funo auto excluir (AUTO EXC). Esta funo ao receber o sinal do controle remoto preenche automaticamente o campo usurio da tela ao lado. Para isso, pressione a tecla ARM A e em seguida qualquer boto do controle remoto. Para confirmar a excluso, pressione ENTER. 11. SENSORES SEM FIO O TEC100-R aceita sensores sem fio Hopping Code (JFL Alarmes) na freqncia 433.92MHz. 11.1. APRENDER SENSORES SEM FIO Para utilizar sensores sem fio (no mximo 16 por zona de teclado) o teclado obrigatoriamente precisa estar endereado (End. 810) e a respectiva zona habilitada (end. 009, 010, 011 e 012). O cadastrado dos sensores sem fio feito no endereo de atributo de zona do teclado, ou seja, teclado 1 atravs do endereo 109, teclado 2 no endereo 110, teclado 3 no endereo 111 e teclado 4 no endereo 112. Ao acessar o respectivo endereo de atributo de zona, o smbolo da antena piscando indica que no h nenhum sensor sem fio cadastrado. Se o smbolo permanecer fixo no display significa que j existem sensores cadastrados nesta zona. Ao cadastrar um sensor com a memria do receptor j cheia, a primeira posio ser sobrescrita. Ao entrar no endereo de atributo da zona do teclado, pressione a tecla ARM A e em seguida dispare o sensor sem fio. Ao receber o sinal do sensor o teclado emite dois bips confirmando que o sensor foi aprendido. O TEC100-R identifica automaticamente o modo abertura e fechamento dos sensores SL210 a partir da verso 1.3 do sensor. Este receptor tambm identifica bateria baixa dos sensores sem fio. Obs.: - Ao utilizar sensores sem fio, no configurar a zona como inteligente. - Quando forem utilizados somente sensores sem fio na zona do teclado, feche o jumper ZTEC do teclado. 11.2. EXCLUIR SENSORES SEM FIO Esta operao realizada no endereo 100. Neste endereo a opo 1 permite apagar sensores sem fio individualmente e a opo 2 permite apagar todos os sensores sem fio. Para apagar um nico sensor sem fio pressione a tecla 1 para selecionar a primeira opo e em seguida dispare o sensor. Ao receber o sinal do sensor sem fio, ele ser excludo da memria. 12.PROGRAMAO DA FUNO RONDA Este modelo de alarme possui a funo de monitoramento de ronda de vigilantes. Como funciona a ronda: 1- O vigilante deve iniciar a ronda atravs do teclado (ver item 12.2). 2- O vigilante deve passar por todas as zonas que esto programadas como ronda antes de terminar o tempo de durao de ronda (End. 433). 3- Ao final o vigilante deve terminar a ronda atravs do teclado (ver item 12.2). Para que a ronda funcione, deve ser programado o tempo de durao de ronda (End. 433), o atributo de ronda para o usurio que vai iniciar e terminar a ronda e as zonas de ronda. - Ao iniciar e terminar a ronda ser enviado os eventos de inicio e fim de ronda para a estao de monitoramento. - Para cada zona de ronda que o vigilante passar, ser enviado o evento de ronda OK daquela zona para a estao de monitoramento. - Caso o tempo de durao de ronda acabe sem que o vigilante encerre a ronda, ser enviado o evento de falha de ronda nas zonas que ainda no foram visitadas. 12.1. AVISO AUTOMTICO DE RONDA NO TECLADO Quando a ronda estiver programada, pode adicionar o recurso para que o teclado avise ao vigilante que ele deve iniciar a ronda. Toda vez que esse recurso estiver programado, o teclado emite bip durante os 5 minutos que antecedem a ronda. Para que o aviso automtico de ronda funcione, deve ser programada hora de incio e fim do perodo de ronda (End 506 e 507) e o intervalo entre rondas (End 432). 12.2. INICIAR E TERMINAR A RONDA ATRAVS DO TECLADO Para iniciar a ronda, segurar a tecla ENTER por 3 segundos e digitar a SENHA. Para o teclado de LCD ser mostrado o indicador [R]. Para encerrar a ronda, segurar a tecla ENTER por 3 segundos e digitar a SENHA. 13. PROGRAMAO DA COMUNICAO DO ALARME COM A ESTAO DE MONITORAMENTO Este painel possui a funo de enviar todos os eventos ocorridos para a estao de monitoramento. O protocolo padro para envio desses eventos o CONTACT ID. Para maiores informaes consulte o guia completo deste produto. Este alarme pode comunicar com a estao de monitoramento por trs maneiras diferentes:

13.1. VIA LINHA TELEFNICA Meio menos prioritrio, usado apenas se o GPRS falhar ou se ele no for programado. Para o alarme comunicar por linha telefnica deve programar: - O telefone de monitoramento (end. 711). - Habilitar o reporte por linha telefnica (end. 700 tecla 1). - Ainda pode ainda configurar as opes de discagem (end. 802). Toda vez que o alarme estiver discando, o led DISC na placa principal acende. 13.2. VIA GPRS PELO MDULO DE CELULAR Meio de prioridade maior do reporte. Para comunicar por esse meio, deve possuir o software ACTIVE NET (verso 2.0 ou superior) instalado no computador. Alm disso, deve possuir um IP fixo ou um servio de DDNS (IP dinmico) e uma porta liberada para o ACTIVE NET. Para o Painel de alarme comunicar por esse meio, deve ser feita as seguintes programaes: - Habilitar o reporte por GPRS (end. 700 tecla 2). No necessrio programar o APN, login e senha da operadora se for usar as configuraes padres das operadoras (Claro, Oi, Tim e Vivo). O alarme detecta o chip e faz as programaes automaticamente. - Programar o endereo IP de destino (end 702) e a porta de destino (end 706). Estes valores so o endereo IP e porta programada no computador em que o software Active NET est instalado. O led GPRS da placa do painel mostra o andamento da conexo com GPRS: LED apagado, GPRS desabilitado. LED piscando devagar, GPRS procurando sinal e operadora. LED piscando rpido, GPRS tentando conectar. LED piscando muito rpido, GPRS em modo de espera para receber e enviar SMS. LED aceso indica que o painel est conectado por GPRS. Para verificar o nvel de sinal do mdulo de celular: entrar no modo de programao, e pressionar a tecla *. Obs.: - NUNCA RETIRAR O SIM CARD COM O APARELHO LIGADO. 14. ESQUEMA DE LIGAO DE TECLADOS e SIRENE NO PAINEL DE ALARME
ESQUEMA DE LIGAO DOS TECLADOS ACTIVE 8
- AUX + A B

ESQUEMA DE LIGAO DA SIRENE ACTIVE 8


SIR - AUX +

O ET PR LHO E M VER L AZU CO BRAN

sensor

2K2

VERDE

+
12:04 01/01 JFL ALARMES
1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1
TEC200

ZONA 9 LIGADA AO TECLADO 1

12:04 01/01 JFL ALARMES


1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1
TEC200

2 3

4 5 6

2 3

4 5 6

2K

ARM A ARM B

1 4 7
STAY

2 5 8 0

3 6 9
AWA Y

ARM A ARM B

1 4 7
STAY

2 5 8 0

3 6 9
AWA Y

PROB

PROB

MEM BYP

MEM BYP

ESC

ENTER

ESC

ENTER

TECLADO 1

TECLADO 2

15.SOBRE O SOFTWARE ACTIVE NET 2.0 ou SUPERIOR, USADO EM CONJUNTO COM ESTE PAINEL um software que pode ser usado para receber os eventos da Active 8 ultra. Este software pode encaminhar os eventos recebidos para outro software de monitoramento qualquer. Ele pode tambm programar todas as funes do alarme com cabo programador JFL, linha telefnica ou por GPRS aps o alarme estar online. No caso da linha telefnica necessrio programar o cdigo do painel e PC (end. 763 e 764) e discar do software para o painel atravs de um modem US Robotics ou com tecnologia compatvel (Protocolo BELL 103). 16.MODO DE PROGRAMAO DO PAINEL DE ALARME TECLADO DE LED: Para entrar no modo de programao: Segurar a tecla ESC por 3 segundos e digitar a SENHA DO INSTALADOR. Se programada para 4 dgitos o valor de fbrica 5678 ou se programada para 6 dgitos 567890. Os leds ARMADO, STAY e PRONTO piscam para indicar que est no modo de programao. Para sair do modo de programao: Pressionar a tecla ENTER ou a tecla ESC. Para entrar em um endereo no modo de programao: Digitar o endereo com 3 dgitos. A tecla ESC acende. A tabela de endereos com suas respectivas funes sero descritas nas pginas a seguir. Para sair do endereo sem alterar o valor programado: Pressionar a tecla ESC.

Para visualizar o valor programado: Aps estar dentro do endereo, pressionar a tecla MEM. Os leds das teclas acendem em seqncia indicando os dados programados. Para programar os endereos: - Para os endereos de senhas, tipo de zonas, tempos, horrios e outros que possuem nmero fixo de dados, digitar valor a ser programado. - Nos endereos programados por leds, acender o led referente a funo que deseja habilitar e pressionar ENTER para confirmar. O teclado de LED no permite a programao dos endereos com letras como nome de zonas, APN, Login e senha etc. TECLADO DE LCD: O modo de programao permite que seja alterado qualquer parmetro de programao do alarme. O teclado de LCD possui um sistema de programao com navegao inteligente, que dispensa o uso de tabela de programao. Para entrar no modo de programao: Segurar a tecla ESC por 3 segundos e digitar a SENHA DO INSTALADOR. Se programada para 4 dgitos o valor de fbrica 5678 ou se programada para 6 dgitos 567890. Para sair do modo de programao: Pressionar a tecla ESC. Para entrar em um endereo no modo de programao: Digitar o endereo com 3 dgitos ou usar as teclas de navegao PROB e MEM para navegar at o endereo que deseja programar e pressionar ENTER para confirmar. Para sair do endereo sem alterar o valor programado: Pressionar a tecla ESC. Para alterar o valor de um endereo: Ao entrar em algum endereo, o teclado exibe o valor j programado. - Para os endereos de senhas, tipo de zonas, tempos, horrios e outros que possuem nmero fixo de dados, digitar diretamente o novo valor. - No caso de tipos de zonas podem ser usadas as teclas de navegao PROB, MEM para ir at o valor desejado e use a tecla BYP para marcar esse valor. Neste caso usar a tecla ENTER para confirmar. - Para os endereos de opes e atributos, ao entrar em algum endereo, o teclado exibe vrios quadrados referentes s opes que pode ser habilitadas. Pressione a tecla referente ao quadrado de opes que deseja habilitar ou use as teclas de navegao PROB, MEM para ir at o recurso desejado e use a tecla BYP para marcar esse parmetro. Use a tecla ENTER para confirmar. - Para os nmeros de telefones e endereos IP, digitar o valor e usar a tecla ENTER para confirmar. Para inserir uma pausa entre os dgitos do telefone usar a tecla ARM A. Para inserir o ponto entre os endereos IP usar a tecla *. Exemplos: Programar o numero do telefone da JFL. 34733550, digitar 3,4,7,3,3,5,5,0,ENTER . Programar o endereo IP 192.168.0.59, digitar 1,9,2,*,1,6,8,*,0,*,5,9,ENTER. - Ao entrar em algum endereo que permite escrever nmeros e letras (endereo IP de destino, nome de zonas e mensagens) inserir o texto de maneira semelhante ao aparelho de celular. Por exemplo: para inserir o nome da zona SALA, pressionar a tecla 7 quatro vezes, a tecla 2, a tecla 5 trs vezes e a tecla 2, ento pressione ENTER para confirmar. Para alternar as letras para maisculas, minsculas e modo numrico, pressione a tecla #. - Endereos de tempo que possui duas unidades, valores programados de 001 a 200 usa VALOR em horas e para valores de 201 a 255, usa (VALOR menos 200) em minutos. Exemplos: Endereo 427 com o valor 024 indica tempo de intervalo de autoteste em 24 horas. Endereo 427 com o valor 225 indica tempo de intervalo de autoteste em 25 minutos. 17.RESET DO PAINEL DE ALARME Desligar o alarme da rede e da bateria. Colocar o jumper RESET. Ligar o alarme na alimentao. O led DISC fica piscando, se o jumper for retirado antes do led parar de piscar, o reset parcial (reseta somente a senha mestre e a de instalador) e se o jumper for retirado aps o led parar de piscar (aproximadamente 10 segundos) o reset total (restaura todas as programaes de fbrica).

18.TABELA DE PROGRAMAO
ENDEREO DESCRIO DO ENDEREO VALOR DESCRIO PADRO

PROGRAMAO DAS ZONAS


00 10 11 12 13 14 15 16 TECLA1 TECLA2 TECLA3 TECLA4 TECLA5 TECLA6 TECLA7 TECLA8 TECLA9 Desabilitada Imediata Temporizada 1 Temporizada 2 Seguidora 24 Horas Ronda 24H pnico Partio A Partio B Stay Inteligente Silenciosa Auto-anulvel Sirene intermitente Chime Permite inibir Mtodo de entrada de texto do LCD

001 a 012

Tipo da zona

1 a 4: 10 5 a 12: 00

101 a 112

Atributos de zonas

1, 2 e 5

601 a 612

Nome das zonas

----

PROGRAMAO DOS USURIOS


200
Senha do usurio mestre

Senha com 4 ou 6 dgitos

1234

200 a 247

Senha dos usurios

Senha com 4 ou 6 dgitos

----

299

Senha do instalador

301 a 315

Atributos dos usurios

TECLA1 TECLA2 TECLA3 TECLA4 TECLA5 TECLA6 TECLA7 TECLA9

Senha com 4 ou 6 dgitos partio A partio B Stay Away Desarmar Inibir zonas Acesso via telefone e SMS Ronda

5678

1, 2 e 5

PROGRAMAO DOS TEMPOS


400 401 e 411 402 e 412 403 e 413 404 e 414 425 426 427 428 432 433
Trava de reset e de programao pelo cabo JFL Tempo de entrada 1 e 2 Tempo de sada 1 e 2 Tempo de disparo 1 e 2 Tempo de arme por no movimento da partio A e B Tempo de zona inteligente Tempo de falta de AC Intervalo de autoteste Tempo de falta de linha telefnica Intervalo de ronda Tempo de durao da ronda

Valor com 3 dgitos. 159 trava, outro valor no trava Valor com 3 dgitos em segundos Valor com 3 dgitos em segundos Valor 3 dgitos em minutos Valor com 3 dgitos em minutos. 000 desabilita Valor com 3 dgitos em segundos Valor com 3 dgitos em minutos Valor com 3 dgitos em minutos. 000 desabilita Valor com 3 dgitos em minutos Valor com 3 dgitos em minutos. 000 desabilita Valor com 3 dgitos em minutos

000 060 060 005 000 060 001 000 005 000 000

PROGRAMAO DOS HORRIOS


501 502 503 504 e 505 506 e 507 508 e 509
Hora do alarme Data do alarme Hora do primeiro autoteste Hora do autoarme da partio A e B Hora do incio e trmino de ronda
Horrio do incio e trmino do arme por no movimento

Valor com 6 dgitos em formato 24H (HH:MM:SS) Valor com 6 dgitos (DD/MM/AA)
Valor com 4 dgitos no formato 24H (HH:MM). 00:00 desabilita Valor com 4 dgitos no formato 24H (HH:MM). 00:00 desabilita

Valor com 4 dgitos no formato 24H (HH:MM) Valor com 4 dgitos no formato 24H (HH:MM)

00:00:00 01/01/00 00:00 00:00 00:00 00:00

PROGRAMAO DA COMUNICAO
TECLA1 TECLA2 TECLA4 TECLA5 TECLA6 TECLA8 Habilita reporte via linha telefnica Habilita reporte via GPRS Habilita funo discadora no disparo Habilita envio de SMS no disparo Habilita envio de SMS no arme/desarme Habilita modo duplo de reporte

700

HABILITAO DO REPORTE

----

702 e 703

Endereo IP de destino 1 e 2

Digitar o IP usando * como ponto ou ver mtodo de entrada de texto no LCD

----

10

ENDEREO

DESCRIO DO ENDEREO

VALOR

DESCRIO

PADRO

PROGRAMAO DA COMUNICAO (continuao)


704 e 705 706 e 707 711 e 712 721 e 731 722 a 724 732 a 734 751 a 754 755 a 758 761 762 763 e 764
Conta da partio A e B Porta do IP 1 e 2 Telefone da estao de monitoramento 1 e 2 Cdigo PIN do sim card 1 e 2 APN, login e senha do sim card 1 APN, login e senha do sim card 2 Telefones para a funo discadora Telefones para envio de SMS Nmero de rings para atender chamada Telefone para call back Cdigo do painel e cdigo do PC

Valor com 4 dgitos Valor com 4 dgitos Digitar o nmero de telefone e pressionar ENTER Valor com 4 dgitos Mtodo de entrada de texto do LCD Mtodo de entrada de texto do LCD Digitar o nmero de telefone e pressionar ENTER Digitar o nmero de telefone e pressionar ENTER Valor com 3 dgitos de 000 a 015. 000 desabilita Digitar o nmero de telefone e pressionar ENTER Valor com 4 dgitos

0001 e 0002

---------------------008 -------

PROGRAMAES VARIADAS
800
Dgito de coao

801

Opes gerais

802

Opes de linha telefnica

Pressionar o dgito escolhido. BYP desabilita. TECLA1 Senhas de 6 dgitos TECLA2 Habilita partio TECLA4 Habilita superviso do teclado TECLA5 Trava teclado se errar senha 5 vezes TECLA6 Bip no teclado na confirmao de eventos TECLA7 Habilita arme/desarme por SMS TECLA8 Habilita arme/desarme por telefone Habilita responder status por SMS ao TECLA0 receber uma chamada de um celular cadastrado (status por chamada) TECLA1 Habilita discagem por pulso TECLA2 Habilita aguardar tom de linha antes de discar TECLA3 Habilita engana secretria eletrnica TECLA4 Habilita monitoramento de linha telefnica TECLA5 Comunica com PC apenas por call back TECLA1 No reporta arme e reporta desarme somente se houver disparo

----

----

----

803

Opes de gerar eventos de reporte

804

Opes de zonas

805

Opes de pnico

810

Endereamento dos teclados

811 A 814

Opes de teclado

830 831 e 832 890 892 893

Cabealho do SMS Mensagem 1 e 2 do LCD Visualizar IMEI Visualizar verso do teclado Visualizar verso da central

TECLA3 Restaura zonas aps sirene TECLA4 Autoteste somente com o alarme armado TECLA5 Reporta entrar, sair e alterar programao TECLA6 Reporta iniciar, terminar e ronda OK TECLA7 Dispara a sirene na falha de comunicao com o alarme armado TECLA8 Reporta problema de GPRS TECLA1 Zonas com resistor de fim de linha TECLA2 Dispara a sirene com curto de zona e alarme armado TECLA3 Habilita zonas duplas TECLA4 Arme rpido do tipo STAY TECLA5 Bip na sirene ao armar pelo teclado TECLA6 Bip na sirene ao armar por controle remoto TECLA7 Inibe operao na partio A TECLA8 Inibe operao na partio B TECLA9 Reconhecimento de tamper de zona TECLA1 Habilita pnico (1+3) TECLA2 Habilita emergncia mdica (4+6) TECLA3 Habilita incndio (7+9) TECLA4 Pnico dispara a sirene TECLA5 Emergncia mdica dispara a sirene TECLA6 Incndio dispara a sirene Digitar valores de 1 a 4 para escolher o endereo TECLA1 Opera partico A TECLA2 Opera partico B TECLA3 Habilita arme rpido TECLA4 Bip durante o tempo de entrada e sada TECLA5 Bip de problema Mtodo de entrada de texto do LCD Mtodo de entrada de texto do LCD Exibe o IMEI do mdulo de celular Exibe a verso atual do teclado Exibe a verso atual da central

----

----

----

00

1e2

----------------

11

19. ESPECIFICAES TCNICAS - Tenso de alimentao: 127/220V 60Hz. - Tenso do carregador de bateria: 14V. - Bateria recomendada: 12V-7A.h. - Consumo mdio de cada teclado: 65mA. - Capacidade de carga na sada AUX: Carga mxima 450mA. Essa sada desarma automaticamente em 550mA. - Capacidade de carga na sada SIR: Carga mxima 1,5A. Essa sada desarma automaticamente em 1,6A. - Capacidade de controles remotos: 1 controle para cada usurio (se usar TEC100-R). - Capacidade de sensores sem fio: 16 sensores sem fio em cada zona (se usar TEC100-R). 20. PRECAUES - No tente ajustar ou modificar o aparelho. - A manuteno s poder ser feita por pessoas indicadas pela JFL. POR SE TRATAR DE EQUIPAMENTO DE SEGURANA E DE AJUSTES SENSVEIS, DEVE SER INSTALADO POR PESSOAS TCNICAS ESPECIALIZADAS E EXPERIENTES.

GARANTIA A JFL Equipamentos Eletrnicos Indstria e Comrcio Ltda garante este aparelho por um perodo de 1 (um) ano a partir da data de aquisio, contra defeitos de fabricao que impeam o funcionamento dentro das caractersticas tcnicas especificadas do produto. Durante o perodo de vigncia da garantia, a JFL ir reparar (ou trocar, a critrio prprio), qualquer componente que apresente defeito. Excetuam-se da garantia os defeitos ocorridos por: - Instalao fora do padro tcnico especificado neste manual; - Uso inadequado; - Violao do equipamento; - Fenmenos atmosfricos e acidentais. A visita de pessoa tcnica a local diverso depender de autorizao expressa do cliente, que arcar com as despesas decorrentes da viagem, ou o aparelho dever ser devolvido a empresa vendedora para que seja reparado.

ACTIVE 8 rev. 01 24/01/13

JFL - EQUIPAMENTOS ELETRNICOS IND. COM. LTDA Rua Joo Mota, 471 - Jardim das Palmeiras Santa Rita do Sapuca - MG CEP: 37540-000 Fone: (35) 3473-3550 Fax: (35)3473-3571 http:// www.jfl.com.br

S-ar putea să vă placă și