Sunteți pe pagina 1din 12

Elementos introdutrios para uma reflexo sobre a ateno nas prticas psicolgicas clnicas a partir de uma atitude fenomenolgica

Roberto Novaes de S Programa de Ps-Graduao em Psicologia - UFF

Introduo A fenomenologia de Husserl (1986) retoma, na poca moderna, um antigo termo grego, usado principalmente pelos cticos, a epoch, que significa a suspenso do juzo, para caracterizar a atitude propriamente fenomenolgica. Que este deslocamento da compreenso no se reduz a um mero movimento do intelecto, fica mais claro no vocabulrio fenomenolgico de Ser e Tempo. Heidegger designa como afinao (Stimmung), ou disposio (Befindlichkeit), o modo como o homem, enquanto abertura de sentido, sintoniza os entes que lhe vm ao encontro no mundo. Para ele, a disposio privilegiada, a partir da qual o homem pode apreender seu modo de ser prprio enquanto existncia, a angstia. Quando habitada sem os subterfgios da impessoalidade mediana, a angstia ... desempenha um papel similar Epoche de Husserl, despindo as coisas de sua significao habitual. (Inwood, M. 2002, p. 95). Anos aps Ser e Tempo, em um dilogo escrito na dcada de 40, Heidegger (2000) discute um outro modo de abertura s coisas, que considera essencial no contexto contemporneo dominado pela tcnica; evoca da tradio mstica medieval a palavra alem Gelassenheit, utilizada por Mestre Eckhart, com o sentido de impassividade, desapego, serenidade. Para Heidegger, a serenidade a disposio prpria ao pensamento meditativo, ou pensamento do sentido, que o filsofo diferencia do modo de pensar calculante, tpico da cincia moderna. Tomando como fio condutor a noo de atitude fenomenolgica, em um sentido ampliado pelas inflexes heideggerianas da fenomenologia, propomos uma aproximao entre a atitude psicoterpica, entendida como exerccio de consentimento, suspenso, e desconstruo das identificaes restritivas da existncia humana, e aquela atitude fenomenolgica de recuo perante as objetivaes do mundo e de si mesmo, para uma recuperao do mundo enquanto abertura de possibilidades de sentido.

Procederemos, aps uma apresentao introdutria dos traos principais da fenomenologia e de suas relaes com a psicologia, a uma anlise da atitude fenomenolgica, tal como proposta por Husserl, elucidando seus aspectos essenciais, suas modulaes de grau e algumas dificuldades tericas e prticas que ela suscita. Veremos, a seguir, como a atitude fenomenolgica aparece no pensamento de Heidegger e os desdobramentos que ela adquire, mesmo quando o filsofo deixa de utilizar o termo fenomenologia em sua obra. Em um terceiro momento, procuraremos mostrar como, na maioria das diferentes prticas psicoterpicas, a superao da atitude natural ingnua em direo a uma atitude crtica, em que o sujeito apreende seu papel constitutivo na produo de sentido do mundo, tem sempre algum lugar, seja este mais ou menos explicitado ou enfatizado. Por fim, propomos que a atitude fenomenolgica pode servir de guia para a elaborao temtica da prtica clnica com explicitao da experincia vivida, visando o favorecimento da ateno, do cuidado, da conscincia de si e da desconstruo de identificaes rgidas e restritivas do poder-ser humano. Tal compreenso pode se dar tanto nos contextos psicoterpicos propriamente ditos, quanto naqueles das supervises clnicas e outras situaes que envolvem a formao de profissionais e agentes comunitrios nos diversos mbitos acadmicos e institucionais. As relaes entre a Fenomenologia e a Psicologia so complexas e podemos encontrar j na obra de Husserl diferentes perspectivas para a discusso do tema, desde suas crticas ao psicologismo nas Investigaes Lgicas de 1900, at sua proposio de uma psicologia fenomenolgica (Husserl, 2001), qual dedica um curso no semestre de vero de 1925, em Freiburg, e que foi discutida em vrias de suas obras. Propomos uma retomada dessa discusso, especificamente voltada para as contribuies que a atitude fenomenolgica pode trazer para o exerccio das prticas psicolgicas clnicas. Para este fim, pensamos ser vlida uma distino relativa entre a fenomenologia enquanto atitude possvel e o resultado de sua aplicao por parte de Husserl, isto , a fenomenologia enquanto idealismo transcendental. Como argumento a favor da legitimidade desta distino, lembramos que uma vertente importante da fenomenologia, iniciada a partir de Heidegger, no chega, atravs do exerccio da atitude fenomenolgica, experincia de si como eu transcendental, mas sim como existncia, ser-no-mundo.

A Atitude Fenomenolgica em Husserl Vejamos, ento, como encaminhar inicialmente a discusso sobre a atitude fenomenolgica de suspenso (epoch), em seus diferentes nveis de realizao, e as correlativas redues do objeto e do sujeito a que ela conduz. Segundo Husserl (1992, pp. 17-24), a suspenso implica um retorno da ateno do sujeito sobre si mesmo e uma conseqente reduo do eu natural, ou seja, uma espcie de ciso e deslocamento do sujeito.

Enquanto homem radicado na atitude natural, como eu era antes da epoch, vivia ingenuamente no interior do mundo; em plena experincia, vigorava para mim, sem mais, o experimentado e, nessa base, eu levava a cabo as minhas outras tomadas de posio. Mas tudo isso ocorria em mim sem que eu para a virasse a minha ateno; o que por mim era experimentado, as coisas, os valores, os fins, constitua o meu interesse, mas no a minha vida experiencial, o meu serinteressado, o meu tomar-posio, o meu subjetivo. (Husserl, 1992, p. 23)

Este retorno da ateno para a esfera da experincia, com a concomitante suspenso do mundo subsistente em-si que a transcende, realiza-se num primeiro momento como reduo psicolgica, como um deslocamento da ateno para o contedo psquico imanente vivncia do eu emprico. Para Husserl, este primeiro nvel de reduo da experincia leva-nos apenas ao mbito de uma psicologia fenomenolgica, mas no ainda quele da fenomenologia pura propriamente dita. O eu emprico, ou psicolgico, que desse modo se atinge, no satisfaz s pretenses husserlianas de fundamentao absoluta do conhecimento. Este eu emprico considerado ainda um ente que existe no interior do mundo, ou seja, sua existncia transcendente experincia da conscincia no foi suspensa. Permanecemos, portanto, presos atitude natural. A imanncia da experincia psquica ainda transcendente com relao imanncia da conscincia pura. A existncia do eu emprico, com seus contedos psquicos, deve tambm ser posta em suspenso. Assim como o mundo, toda a esfera psquica deve ser tomada apenas como fenmeno, deve ser reduzida ao mbito de contedo experiencial imanente conscincia pura. Deste modo, superamos realmente a atitude natural e nos colocamos na atitude propriamente fenomenolgica. Essa conscincia pura, transcendental com relao imanncia meramente psicolgica, no pode ser pensada como uma coisa dentro do mundo, tal como o sujeito emprico, pois ela a

prpria abertura originria de sentido, a condio ontolgica de possibilidade, para que qualquer coisa se d como objeto dentro do mundo. Apesar de atingirmos a uma situao limite para a linguagem conceitual, Husserl denomina esta dimenso de puro sentido de conscincia transcendental e a atribui a um sujeito transcendental.

Por conseguinte, a atitude fenomenolgica com a sua epoch consiste em eu obter o derradeiro ponto pensvel da experincia e do conhecimento, no qual me torno espectador imparcial do meu eu mundano-natural e da vida do eu, a qual constitui a apenas um pedao particular ou um estrato especfico da minha vida transcendental desvelada. (ibid., p. 23-4)

Neste ponto, um importante ramo da fenomenologia, influenciado principalmente pelas interpretaes de Heidegger, afasta-se do idealismo transcendental de Husserl, substituindo a compreenso daquela abertura originria de sentido, a que a reduo nos conduz, enquanto um sujeito transcendental, por aquela de ser-no-mundo, ser-a (Dasein) ou existncia.

A Fenomenologia Hermenutica de Heidegger Para Heidegger (1989, p. 57), a fenomenologia, herdada de seu mestre Husserl, visa dirigir-se s coisas elas mesmas _ por oposio s construes soltas no ar.... Porm, diferentemente de Husserl, a fenomenologia de Heidegger no se reduz apenas descrio das estruturas do ser-homem, ela elabora de forma radical este ser-homem como ser-nomundo, abandonando qualquer determinao do homem como sujeito psicolgico ou transcendental (id., 2001, p. 146). Para ele, o trao essencial da fenomenologia, voltar-se para as coisas mesmas, a recuperao da atitude bsica dos pensadores gregos: abrir-se para a experincia do ser dos entes em seu desvelamento e ocultao (id., 1979, p. 300). Alm disso, o filsofo deixa claro que embora a expresso fenomenologia refira-se a um conceito de mtodo, no se trata da noo corrente de mtodo usualmente empregada nas cincias, aquela de um artifcio tcnico usado como meio para um fim (id., 1989, p. 57). Em Heidegger, poderamos dizer que a suspenso da atitude natural, a epoch, atinge um grau de radicalismo ainda maior do que na fenomenologia husserliana. A prpria conscincia do sujeito, suposta transcendental por Husserl, suspensa, bem como a objetividade do objeto. A relao sujeito-objeto considerada a mais geral pela tradio,

considerada por Heidegger como uma das possibilidades histricas de sentido da relao do homem com a coisa. O ser do homem pura abertura de sentido, Dasein (ser-a), existncia, ser-no-mundo. A intencionalidade, enquanto a propriedade fundamental da conscincia de estar sempre dirigida para um objeto, entendida como cuidado (Sorge), isto , o Dasein abertura atravs da qual se desvela o sentido dos entes que lhe vm ao encontro no mundo. Deslocamo-nos, assim, da imanncia da conscincia para o aberto da ec-sistncia (Heidegger, 1976a, p. 322). A fenomenologia de Heidegger no , portanto, transcendental no sentido de Husserl, mas sim hermenutica. O sentido que se desvela atravs do homem, nunca se d a partir de algum a priori transcendental, ele s na medida em que se desvela historicamente. Como compreender ento a atitude fenomenolgica, tal como sugerida por Heidegger, para pensar a partir da seu exerccio clnico? Em um de seus seminrios de Zollikon, ele afirma que a fenomenologia lida com algo que anterior a toda representao conceitual ou vivncia emocional (id., 2001, p. 158) e, em outro seminrio, refere-se ainda a este mtodo como um envolver-se de modo especial na relao com o aquilo que nos vem ao encontro, pois faz parte da fenomenologia o ato de vontade de no se fechar contra este envolver-se (ibid., p. 136-7). Propomos, ento, uma aproximao da atitude fenomenolgica em Heidegger, utilizando uma conferncia do filsofo de 1955, Serenidade (Gelassenheit), e um texto de 1945 que ele sugere como discusso da conferncia, Dilogo num caminho do campo. Ambos os textos so indicados por Heidegger, numa carta a Boss de 1971, como leitura para os psiquiatras participantes dos seminrios de Zollikon e membros da, ento, recm fundada Associao Sua de Daseinsanalyse (ibid., p. 301-2).

A Atitude ou Disposio de Serenidade Na poca moderna o problema do conhecimento passou a se apresentar como uma questo de mtodo. Assim, para conhecer necessrio formar representaes adequadas, claras e distintas, e operar com essas representaes, estabelecendo funes relacionais segundo critrios lgicos. Em suma o conhecimento verdadeiro restringe-se, sob esta perspectiva, ao tipo de pensamento que Heidegger denominou como calculante. O mtodo o caminho, enquanto conjunto de procedimentos racionais e/ou empricos

predeterminados, que garante: se partirmos do mesmo ponto e seguirmos estritamente a mesma trajetria, chegaremos obrigatoriamente ao mesmo lugar, assegurando, assim, a universalidade do conhecimento verdadeiro. Heidegger (2000) prope, em relao tcnica, um outro modo de abertura que ele denomina Gelassenheit e que os franceses traduzem por "srnit". A palavra Gelassenheit remonta s origens do pensamento alemo. Mestre Eckhart a utilizou, no incio do sc. XIV, para evocar a postura de suspender toda operao subjetiva, toda representao e vontade, permitindo uma aproximao com Deus. Gelassenheit deriva do verbo lassen, deixar, e Heidegger a explicita como uma postura em que a alma se coloca igualmente aberta e desapegada em presena de todas as coisas. Para ele, atravs desta disposio de serenidade torna-se possvel dizer sim e no, simultaneamente, tcnica moderna. Dizer sim presena e ao emprego circunstancialmente inevitvel da tcnica em nosso mundo cotidiano, ao mesmo tempo, dizendo no poderosa mitificao histrica que impe a tcnica como um modo superior, mais verdadeiro e naturalmente necessrio de conhecimento. A "serenidade" (Gelassenheit) solidria do pensamento compreendido por Heidegger como uma via de meditao. Ao contrrio do pensamento calculante, que tudo reduz dimenso de objeto de representao, o pensamento meditante nos solicita a uma ateno livre de qualquer violncia subjetiva, de qualquer identificao a um aspecto exclusivo das coisas. Esse exerccio de "ateno paciente", denominado por Heidegger como "pensar" no sentido mais prprio, busca preservar em sua abertura compreensiva a diferena irredutvel entre "as coisas que so" e "a dinmica de realizao de tudo o que ". Num texto intitulado Dilogo num caminho do campo, escrito em 1944/45, e proposto por Heidegger (ibid., p., 31-69) como discusso complementar Serenidade, ele desenvolve de forma mais elaborada o sentido em que emprega o termo. O dilogo parte de um questionamento sobre a essncia do homem e, logo de incio, imprime sobre a questo uma reviravolta (Kehre), propondo desviar o olhar da direo em que essa essncia tradicionalmente tomada como o pensamento enquanto representao e vontade. Se o pensamento o elemento fundamental da essncia do homem, refletir sobre essa essncia, numa direo distinta da tradio, implica numa meditao sobre o pensamento enquanto algo diferente da vontade. O pensar procurado aqui no , portanto, um querer. O modo de

disposio atravs do qual somos colocados diante das coisas sem a interveno do querer a serenidade. Mas, no se trata de alguma forma de passividade, pois, se a serenidade est fora do mbito da vontade, no diz respeito tambm distino entre atividade e passividade. Para uma aproximao essncia do pensamento, Heidegger sugere que, ao invs de qualquer tentativa de objetivao, aguardemos (wartem) pela sua essncia. Este aguardar, no entanto, no se pode confundir com ter expectativas (erwarten), pois a expectativa j tem a priori um objeto pelo qual espera. O aguardar, tal como proposto, no tem qualquer objeto, simplesmente aventura-se no prprio aberto... (ibid., p.43). O aguardar sem nada representar conduz prpria abertura de sentido do ser. A serenidade vem da prpria abertura, consiste no aguardar sereno atravs do qual experienciamos o pertencimento de nossa essncia abertura. Nesse mesmo texto, Heidegger (ibid., p.58) diz ser este o sentido do termo deciso (Entschlossenheit), empregado em Ser e Tempo, o corresponder num modo prprio do Dasein abertura de sentido do ser, nada tendo a ver, portanto, com alguma espcie de voluntarismo subjetivista. Esta rpida passagem por alguns textos de Heidegger pretende apenas reafirmar aquilo que o prprio pensador j disse (id., 1976b, p. 184): se por fenomenologia entendermos no uma corrente filosfica especfica (aquela de Husserl), mas a prpria disposio essencial do pensamento de corresponder s coisas mesmas (Zur Sache selbst), ento o termo fenomenologia pode ser considerado uma designao apropriada para o caminho de pensamento de Heidegger, mesmo quando ele deixa de mencion-lo de forma explcita.

Atitude Fenomenolgica e Ateno Psicoterpica Se pensarmos a ateno psicoterpica como compreenso da existncia humana a partir do mbito de suas relaes de sentido, o recurso atitude fenomenolgica fornece uma base de referncia extraordinariamente frtil, tanto para uma melhor elaborao do horizonte comum dessa atividade to diversificada, quanto para a investigao e a proposio de atitudes ou modos de disposio propcios ao seu exerccio. ( cf. Depraz, N. et al., 2003, cap. 5) As prticas psicolgicas clnicas diferenciam-se da mera transmisso de informaes conceituais por envolver sempre uma certa mudana de atitude na relao de

sentido consigo mesmo e com o mundo, tanto da parte dos terapeutas quanto dos clientes. Seja nas prticas de inspirao cognitivo-comportamentais, psicanalticas ou naquelas derivadas das influncias existencialistas, est sempre em jogo algum nvel de apropriao, por parte dos sujeitos envolvidos, do seu papel na constituio de sentido daquilo que era apreendido, numa atitude ingnua, como lhes sendo simplesmente dado. Este deslocamento de si nunca se reduz simples mudana de ponto de vista terico, trata-se de uma verdadeira transformao existencial, pois implica uma desestabilizao e desidentificao dos nossos modos cotidianos de ser. Numa linguagem fenomenolgica, diramos que se trata de suspender os preconceitos intelectuais e afetivos da atitude cotidiana de ocupao utilitria de si e do mundo, para deixar vir ao encontro aquilo que se mostra, tal como se mostra a partir de si, em suas mltiplas possibilidades de sentido. A dificuldade de tal disposio compreensiva reside no fato de que esse deixar o ente ser assim como se mostra s possvel quando o prprio terapeuta realiza aquele deslocamento de si, experienciando a si mesmo como abertura de sentido, como existente (Dasein), e, a partir da, ilumina toda a realidade humana, no se identificando com nenhuma objetivao inadequada sobre o modo de ser do homem (Heidegger, 2001, p. 236). O quanto isto se constitui como uma dificuldade, j foi mostrado na analtica da cotidianidade mediana do Dasein, feita em Ser e Tempo. O Dasein tende, de incio e na maior parte das vezes, a ser absorvido por seu mundo, tomando a si mesmo por aquilo que ele no , um ente cujo modo de ser fosse simplesmente-dado. Se a atitude fenomenolgica intuitiva, no sentido de se ater ao imediato dar-se das coisas a partir de si mesmas, tal possibilidade sempre mediada por um esforo paciente e um treinamento persistente na experincia da serenidade, do aguardar na abertura ao sentido, do pensamento meditativo; que dizem o mesmo que a realizao das possibilidades de ser em um modo prprio e pessoal do Dasein. Por outro lado, devemos sublinhar as seguintes palavras de Heidegger (2000, p. 14):

[...] qualquer pessoa pode seguir os caminhos da reflexo sua maneira e dentro dos seus limites. Porqu? Porque o homem o ser (Wesen) que pensa, ou seja, que medita (sinnende). No precisamos, portanto, de modo algum, de nos elevarmos s regies superiores quando refletimos. Basta demorarmo-nos (verweilen) junto do que est perto e meditarmos sobre o que est mais prximo: aquilo que diz respeito a cada um de ns, aqui e agora [...].

A relao da fenomenologia hermenutica com a clnica no pode ser aquela de um novo mtodo que venha substituir os antigos. O deixar-ser fenomenolgico deriva do trao mais essencial da existncia humana, ontolgico, no diz respeito aos aspectos nticos deste ente, que perfazem o mbito das cincias e das metodologias da pesquisa cientfica. Por outro lado, cada fenmeno que vem luz no dilogo clnico deve ser discutido a partir do contexto concreto no qual surge e nunca reduzido, genericamente, a uma estrutura existencial. O exerccio clnico da atitude fenomenolgica no se caracteriza, portanto, pelo mtodo ou pela tcnica empregada, mas pelo fato de que seja qual for a tcnica utilizada, caso alguma o seja, ela deve estar sempre subordinado a uma compreenso fenomenolgica hermenutica da existncia. No se deve pensar este tipo de caminho como um mtodo ou tcnica no sentido usual, antes como uma postura de desapego para a qual nada se encontra a priori supervalorizado nem excludo a partir de uma postulao terica de fundamentos, a ateno serena seria uma disposio de abertura que no exclui por princpio possibilidade alguma, nem mesmo aquela da interveno tcnico-cientfica, embora aqui j descaracterizada em sua pretenso de hegemonia e superioridade.

Prticas de Ateno e Cuidado: estranhamento e consentimento na experincia clnica Um elemento central na grande maioria das modalidades de prticas clnicas psicoterpicas a explicitao verbal de idias e sentimentos. Entendemos que, para alm de uma funo meramente catrtica, o sentido teraputico fundamental da explicitao implica sempre algum grau de apropriao temtica do contedo explicitado por parte de quem a realiza. O falar de si, embora possa ser na maior parte das vezes apenas um falatrio impessoal (Heidegger, 1989, 35) sobre como achamos que se deve ser, pensar e sentir, pode tambm, em certas circunstncias, convocar a uma atitude de suspenso (epoch), ou seja, a uma diferenciao entre as coisas e fatos da experincia e a experincia mesma que temos deles. Quando volto a ateno para a prpria experincia, me incluo no campo de ateno da conscincia, fazendo assim um deslocamento de minha posio subjetiva. O discurso de explicitao de idias e sentimentos, feito neste modo de ateno, aproxima-se, mesmo sem

preocupaes metodolgicas de rigor, de uma descrio fenomenolgica dos contedos imanentes da conscincia, numa dimenso psicolgica. Ao suspender deste modo os objetos transcendentes da experincia, concedo-lhes simultaneamente uma alteridade prpria e reconheo algum nvel de participao pessoal na constituio de seus significados. Ao contrrio do que poderia pensar uma crtica apressada, essa atitude de suspenso no resulta em um culto intimista da subjetividade, promove, antes, um resgate mais atento da polissemia do mundo. A conseqncia desses movimentos experienciais uma flexibilizao das significaes enrijecidas, antes tomadas como naturais e simplesmente dadas, promovendo uma ampliao no horizonte de possibilidades de sentido do que nos vem ao encontro no mundo, um aumento da liberdade de correspondncia vida. Evidentemente, no estamos propondo uma simples aplicao da atitude fenomenolgica stricto sensu, em sua formulao filosfica rigorosa, situao clnica. Trata-se de perceber que a atitude clnica tem por fundamento a mesma possibilidade humana pr-filosfica que a fenomenologia desenvolveu de forma sistemtica enquanto metodologia de investigao da experincia. Segundo Gerd Bornheim (1973, p.89), a atitude filosfica encontra seu fundamento originrio na admirao ingnua, mas desdobra-se atravs de um momento crtico de estranhamento, dvida ou negao, para realizar-se num retorno admirao, despida da ingenuidade inicial. Se a epoch husserliana representa o momento crtico do estranhamento em sua forma talvez mais radical, pode preparar seus seguidores para o resgate da admirao, agora consentida, que pensamos ver realizada na disposio da serenidade proposta por Heidegger. Na verdade, estranhamento e consentimento podem ser compreendidos como momentos estruturais na unidade dinmica da atitude fenomenolgica. Essa dinmica de des-dobramento do ser, inerente existncia, pode realizar-se numa infinidade de modos e graus de intensidade, ou apropriao, na prtica clnica. A referncia atitude fenomenolgica, em seus diferentes nveis, tanto pode servir para um desprendimento com relao a uma identidade clnica meramente tcnica, a partir da compreenso daquela dinmica pr-filosfica que a possibilita, quanto para permitir uma certa sistematizao da experincia clnica, quando esta for a demanda do seu exerccio.

A partir da diferenciao entre atitude natural e atitude fenomenolgica e da discriminao dos momentos constitutivos desta, possvel explicitar e elaborar tematicamente a experincia clnica enquanto tal. Se a sesso clnica, nas suas mais diversas modalidades grupais e institucionais, se caracteriza como espao de explicitao da experincia existencial, a sesso de superviso pode ser caracterizada como espao de explicitao da prpria experincia de escuta e/ou interveno clnicas.

Referncias Bibliogrficas

BORNHEIM, G. A. (1973) Introduo ao Filosofar: o Pensamento Filosfico em Bases Existenciais. Porto Alegre: Editora Globo, 1973. DEPRAZ, N. et al. (2003) On Becoming Aware: a pragmatics of experiencing. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2003. HEIDEGGER, M. (1976a) "Les sminaires de Zhringen". In: Questions IV. Paris: Gallimard, p. 307-339. _______________. (1976b) "Le tournant". In: Questions IV. Paris: Gallimard, p. 140-157. _______________. (1979) Meu Caminho para a Fenomenologia. In: Os Pensadores / Martin Heidegger. So Paulo: Abril Cultural, 1979. _______________. (2001) Seminrios de Zollikon. Petrpolis, RJ: Vozes. _______________. (1989) Ser e Tempo. Parte I. Petrpolis, RJ: Vozes, 1989. _______________. (1990) Ser e Tempo. Parte II. Petrpolis, RJ: Vozes, 1990. _______________. (2000) Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. HUSSERL, E. (1986) A Idia da Fenomenologia. Lisboa: Edies 70, 1986. ___________. (1992) Conferncias de Paris. Lisboa: Edies 70, 1992. ___________. (1985) Investigaciones Lgicas. Vols. I e II. Madrid: Alianza Universidad, 1985. ___________. (2001) Psychologie Phnomnologique. Paris: J. Vrin, 2001. INWOOD, M. Dicionrio Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

S-ar putea să vă placă și