Sunteți pe pagina 1din 3

Custo de oportunidade

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Este artigo ou se(c)o cita uma ou mais fontes fiveis e independentes, mas ela(s) no cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fi veis e independentes e inserindo!as em notas de rodap ou no corpo do te"to, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: #oogle $ not%cias, livros, acad&mico $ 'cirus $ (ing. )e*a como referenciar e citar as fontes.

O custo de oportunidade um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou se*a, o custo, at mesmo social, causado pela ren+ncia do ente econ,mico, -em como os -enef%cios que poderiam ser o-tidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicao alternativa. O custo de oportunidade foi definido como uma e"presso .da relao - sica entre escasse/ e escolha..0 'o custos impl%citos, relativos aos insumos que pertencem 1 empresa e que no envolvem desem-olso monet rio. 2sses custos so estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo 3por isso so tam-m chamados custos alternativo ou custos impl%citos4. Os custos econ5micos incluem, para alm do custo monet rio e"plicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas. 2m outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa no escolhida. 6o se tomar determinada escolha, dei"a!se de lado as demais possi-ilidades, pois so e"cludentes, 3escolher uma recusar outras4. 7 alternativa escolhida, associa!se como .custo de oportunidade. o maior -enef%cio 89O o-tido das possi-ilidades 89O escolhidas, isto , .a escolha de determinada opo impede o usufruto dos -enef%cios que as outras op:es poderiam proporcionar.. O mais alto valor associado aos -enef%cios no escolhidos, pode ser entendido como um custo da opo escolhida, custo chamado .de oportunidade..

ndice

0 2"emplo ; 2m relao a termos no!monet rios < =iferenas entre custo econ,mico e custo cont -il > 6lguns tipos de custo de oportunidade ? @efer&ncias o ?.0 (i-liogr ficas

Exemplo
Am e"emplo cl ssico da literatura econ5mica: imagine uma f -rica de cadeiras que produ/ia 0B cadeiras por m&s num mercado que a-sorvia totalmente esta produo. =iante de uma oportunidade de neg5cios, esta f -rica resolveu iniciar uma produo de um novo produto: mesas. Porm, ao alocar recursos para tal, desco-riu que ter de dei"ar de produ/ir ; cadeiras

para alimentar a demanda de ; mesas. O custo de oportunidade est no valor perdido da venda das ; cadeiras que dei"aram de ser fa-ricadas. 'e uma cidade decide construir um hospital num terreno va/io de propriedade estatal ou p+-lica, o custo de oportunidade representado pela ren+ncia a erguer outras constru:es naquele terreno e com o capital investido. @e*eita!se por e"emplo a possi-ilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amorti/ar parte das d%vidas da cidade, e assim por diante. 6s puni:es previstas para as autoridades que desrespeitem a Cei autori/ativa, no que se refere a aplica-ilidade do custo de oportunidade, varia de pa%s para pa%s.

Em relao a termos no-monetrios


O custo de oportunidade no definido s5 em termos monet rios, mas, ao invs, pode ser definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorada pela pessoa ou ente envolvido. 8o se pode medir o valor da construo de uma estrada ou de um parque, um hospital ou uma esquadra de pol%cia. Ou at mesmo o custo de oportunidade de estar neste momento a escrever esta interveno, ele ser to elevado quanto a importDncia da actividade alternativa. 2sse custo varia entre diferentes pessoas e momentos, ou se*a, o custo de algo equivalente ao custo do que se renuncia para o-t&!lo,assim definimos o Eusto de Oportunidade como .o preo da renuncia de um -em de modo a se o-ter outro -em..

iferenas entre custo econ!mico e custo contbil


O custo econ,mico corresponde ao custo cont -il ou conta-il%stico acrescido do custo de oportunidade. 6valiar o custo de oportunidade fundamental em qualquer operao econ,mica, ainda mais quando no esto e"pl%citos valores financeiros 3como os preos4, o que pode levar a uma iluso de que se o-tiveram -enef%cios sem qualquer custo.

"lguns tipos de custo de oportunidade

Eusto de oportunidade escondido o verdadeiro e camuflado custo da operao. 6 consci&ncia do conceito de custo de oportunidade leva 1 percepo do custo camuflado em cada deciso econ,mica.

=evido a esse facto, ho*e em dia, as grandes o-ras p+-licas * t&m em-utido esse tipo de custo, pois, caso contr rio, haveria a-ertura de -recha para incluir outros -enef%cios inerentes 1 o-ra.

Eusto de oportunidade a-erto, tal como o escondido, no leva em considerao o conceito de camuflagem ou o em-utimento de custos so- as diversas m scaras cont -eis.

Eusto de oportunidade cont -il o planeamento do custo a-erto ou camuflado na forma cont -il 3Dm-ito da Eonta-ilidade #erencial, segmento da Eonta-ilidade de Eustos4. Eusto de oportunidade am-iental, o m "imo valor que poderia ter sido o-tido pelo usufruto de um recurso natural. Eomo por e"emplo, o custo de oportunidade de no desmatar uma reserva de preservao am-iental para a agricultura seria o que se dei"a de ganhar com a actividade renunciada.

#efer$ncias
0. Ir para cima F Games H. (uchanan 30IJK4. .opportunitL cost,. O Novo Palgrave: Um Dicionrio de Economia, v. <, p. K0J.

%ibliogrficas
'6HA2C'O8 Paul 6., 8O@=M6A' William =., 2conomia, 0JN 2dio, Hc#raO!Mill, Hadrid, ;BB?

S-ar putea să vă placă și