Sunteți pe pagina 1din 28

RESTAURAO: TEORIAS E PROJETO

Profa. Dra. Roso Fernndez Baca Salcedo

RESTAURAO: TEORIAS E PROJETO


CONCEITO RUSKIN VIOLLET-LE-DUC BOITO CARTA DE ATENAS BRANDI CARTA DE VENEZA CARTA DE RESTAURO GIOVANNONI CARTA DE CRACOVIA

RUSKIN
John Ruskin nasceu em Londres em 1819 Livros: As sete lmpadas da arquitetura, As pedras de Veneza. A arquitetura deveria ser sacramentada, a ttulo desta deveremos consagrar-lhe nossas maiores meditaes. A arquitetura possua alma. Alma que lhe era dada pelo seu construtor, criador.

RUSKIN
A restaurao no poderia jamais restituir a alma que lhe era dada pelo seu construtor, criador. A restaurao no poderia jamais restituir a alma que era nica. A restaurao era a destruio mais completa que poderia sofrer um edifcio. A maior gloria de um edifcio, no depende em efeito nem de sua pedra, nem de seu ouro, sua glria est em sua idade.

VIOLLET-LE-DUC
Arquiteto, restaurador (1814-1879). Restaurar um edifcio no conserva-lo, repar-lo ou refaz-lo restitui-lo a um estado de inteireza que pode jamais ter existido em um dado momento. Restaurar seu estilo, sua forma, sua estrutura segundo o estilo original do edifcio, dizer restabelecer a unidade do estilo.

CAMILO BOITO
Trs categorias do restauro: arqueolgico, pictrico e arquitetnico. Princpios da restaurao do edifcio: diferena do estilo entre o novo e o velho;
diferena de materiais de construo; supresso dos ornatos; permanncia dos elementos originais do monumento; colocao em alguma parte da data do restauro; descrio do monumento.

CARTA DE ATENAS DE 1931


O emprego adequado de todos os recursos da tcnica moderna e especialmente o cimento armado (IPHAN, 1995, p.16). Quando existem, os modelos originais e, na falta deles, a execuo de moldes. necessrio diferenciar do elemento original atravs de datas, cores, etc.

CARTA DE ATENAS DE 1931


Uma conservao escrupulosa se impe, com a recolocao em seus lugares dos elementos originais encontrados (anastilose) (IPHAN, p.17). As runas so objeto de conservao.

CARTA DE ATENAS DE 1931


Nos casos em que uma restaurao parea indispensvel devido a deteriorao ou destruio, a conferncia recomenda que se respeite a obra histrica e artstica do passado, sem prejudicar o estilo de nenhuma poca (IPHAN, 1995, p. 1516)

CARTA DE ATENAS DE 1933


Sero salvaguardados se constituem a expresso de uma cultura anterior e se correspondem a um interesse geral. A morte, que no poupa nenhum ser vivo, atinge tambm as obras dos homens. necessrio saber reconhecer e discriminar nos testemunhos do passado aquelas que ainda esto vivas. Nem tudo que passado tem, por definio direito perenidade; convm escolher com sabedoria o que deve ser respeitado (...) nos casos em que se esteja diante de construes repetidas em numerosos exemplares, algumas sero conservadas a ttulo de documentrio, as outras demolidas. (IPHAM, 1995, p. 59-61).

CESARE BRANDI
Axiomas para a restaurao:
1 Restaura-se s a matria da obra de arte. A matria se desdobra em estrutura e aspecto. O material do aspecto deve ser original, enquanto que o material da estrutura pode ser substitudo por um outro mais resistente. O aspecto o material visvel aos olhos. 2 A restaurao deve dirigir-se ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, sem cometer uma falsificao artstica ou histrica.

CESARE BRANDI
Trs princpios em relao ao restauro: 1 A reintegrao deve ser reconhecvel sempre e com facilidade sem que por isto tenha que romper a unidade que se pretende reconstruir. 2 A matria que compe a margem insubstituvel unicamente onde colabore diretamente a figurao da imagem, dizer o aspecto. 3 Qualquer interveno de restauro no far impossvel eventuais intervenes futuras, mas pelo contrrio as facilitar.

CESARE BRANDI
Duas instncias a ser consideradas no restauro: 1 HISTORICIDADE, os acrscimos sofridos por uma obra de arte no so mais que novas testemunhas da atividade humana, porm da histria. Tendo direito a sua conservao.

CESARE BRANDI
INSTNCIA ESTTICA, o anhadido ou acrscimo deve ser eliminado. Fotos: Quartel de Gois antes e aps a restaurao. QUAL DAS DUAS INSTNCIAS SE IMPE?. sempre um juzo de valor o que determina a escolha de uma ou outra instncia na conservao ou eliminao dos acrscimos nos edifcios a serem restaurados.

CESARE BRANDI
Runa ser, pois, tudo o que d testemunha da histria do homem, mas com um aspecto diferente e at irreconhecvel em relao ao seu aspecto primitivo. Runas do Abarebeb, capela construda pelos franciscanos, sec.XVII.

RESTAURAO
A restaurao uma operao que deve ter carter excepcional. Tem por objetivo conservar e revelar os valores estticos e histricos do monumento e fundamentase no respeito ao material original e aos documentos autnticos. (Carta de Veneza: Conselho Internacional de Monumentos e Stios citado pelo IPHAN, 1995, p. 110111).

CARTA DE VENEZA
A unidade do estilo no a finalidade a alcanar no curso de uma restaurao. Quando um edifcio comporta vrias etapas de construo superpostas, a exibio de uma etapa subjacente s se justifica em circunstncias excepcionais e quando o que se elimina de pouco interesse e o material que revelado, de grande valor histrico, arqueolgico ou esttico e seu estado de conservao considerado satisfatrio (IPHAN, 1995, p.111).

CARTA DE VENEZA
Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, distinguindo-se, todavia, das partes originais, a fim de que a restaurao no falsifique o documento de arte e de histria (IPHAN, 1995, p.111).

CARTA DO RESTAURO
Qualquer interveno deve ser previamente estudada e justificada por escrito e dever ser organizado um dirio de seu desenvolvimento, a que se anexar a documentao fotogrfica de antes e depois da interveno. Sero documentadas ainda, todas as eventuais investigaes e anlises realizadas com o auxlio da fsica, da qumica, da microbiologia e de outras cincias. (IPHAN, 1995, p.198)

CARTA DE RESTAURO
A realizao do projeto para a restaurao de uma obra arquitetnica dever ser precedida de um exaustivo estudo sobre o monumento, elaborado de diversos pontos de vista ( que estabelecem a anlise de sua posio no contexto territorial ou no tecido urbano, dos aspectos tipolgicos, das elevaes e qualidades formais, dos sistemas e caracteres construtivos, etc) relativos a obra original, assim como aos eventuais acrscimos ou modificaes (IPHAN, 1995, 204).

CARTA DE RESTAURO
Levantamento: pesquisa bibliogrficas, iconogrficas e arquivsticas, etc. O projeto se basear em uma completa observao grfica e fotogrfica, interpretada tambm sob o aspecto metrolgico. Principais tipos de interveno dos edifcios: A) Saneamento esttico e higinico: respeito s peculariadades tipolgicas, construtivas e funcionais do edifcio, evitando-se qualquer transformao que altere suas caractersticas.

CARTA DE RESTAURO

B) renovao funcional dos elementos internos, que se h de permitir somente nos casos em que resultar indispensvel para efeitos de manuteno em uso do edifcio. Nesse tipo de intervenes de fundamental importncia o respeito s peculariedades tipolgicas e construtivas dos edifcios, proibidas quaisquer intervenes que alterem suas caractersticas como o vazado da estrutura ou a introduo de funes que deformarem excessivamente o equilbrio tipolgicoestrutural do edifcio (IPHAN, 1995, p,215).

GIOVANNONI
Gustavo Giovannoni (1873-1947) Arquiteto, urbanista, engenheiro, restaurador e discpulo e continuador de Boito. Uma cidade histrica constitui em si um monumento, mas ao mesmo tempo um tecido vivo.(CHOAY, 2001, p.200) Funda uma doutrina de conservao e restaurao do patrimnio urbano.

GIOVANNONI
Todo fragmento urbano deve ser inserido num plano diretor local, regional e territorial, sendo seu valor de uso legitimado [...] pela manuteno do carter social da populao (CHOAY, 2001, p. 200) Monumento histrico no pode constar como um edifcio isolado, separado das construes no qual se insere[...] ambiente (CHOAY, 2001, p.200) Os conjuntos urbanos requerem procedimentos de preservao e restaurao anlogos aos que foram definidos por Boito para os monumentos ( CHOAY, 2000, p. 201)

PRINCPIOS

CARTA DE CRACOVIA
Publicado em carter regional para Europa Projeto de restaurao entendida como um processo continuo desde a identificao do objeto, passando por seus estudos prvios, diagnoses, restaurao, previso de futuros danos e manuteno. Conceito de identidade e autenticidade. (CARTA DE CRACOVIA, 2000 apud BLANCO, 2008, p. 186).

CARTA DE CRACOVIA
Soma de caractersticas subtanciais, historicamente determinadas: da origem AUTENTICIDADE at o estado atual, como resultado de varias transformaes que ocorreram ao longo do tempo. Referncia comum de valores presentes geradores na esfera da comunidade e os valores passados identificados na IDENTIDADE autenticidade do monumento. (CARTA DE CRACOVIA, 2000 apud BLANCO, 2008, p. 186).

CARTA DE CRACOVIA
A reconstruo de um edifcio na sua totalidade, destrudo por um conflito armado ou desastres naturais, somente aceitvel se existem motivos sociais ou culturais excepcionais que esto relacionados com a identidade da comunidade inteira. (CARTA DE CRACOVIA, 2000 apud BLANCO, 2008, p. 186).

BLANCO, Javier Rivera. De varia restauracione. Teoria e histria de la restauracin arquitectnica. Madri; Abada Editores, 2008. BOITO, Camilo. Os restauradores. Traduo: Pulo Mugayar Kulh; Beatriz Mugayar Kuhl. Cotia, SP: Ateli Editorial, 2003. BRANDI, C. Teoria da restaurao. Traduo de Beatriz Mugayar Kulh. Cotia: Ateli, 2004. CHOAY, Franoise. A alegoria do patrimnio. So Paulo: Estao Liberdade: Editora UNESP, 2001. CONFERNCIA INTERNACIONAL SOBRE CONSERVAO. Carta de Cracovia, 2000. In: Blanco, Javier Rivera. De varia restauratione. Madrid: Abada Editores, 2008. CONSELHO INTERNACIONAL DE MONUMENTOS E STIOS ICOMOS. Carta de Veneza, 1964. In: IPHAN: Cartas Patrimoniais. 3 Ed. Ver. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004, p. 91-95. GOVERNO DA ITLIA. Carta de Restauro, 1972. In: In: IPHAN: Cartas Patrimoniais. 3 Ed.Ver. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004, p. 91-95. In: IPHAN: Cartas Patrimoniais. 3 Ed. Ver. Rio de Janeiro: IPHAN, 2004, p. 147-169. KULH, B. M. Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviria em So Paulo : reflexes sobre a sua preservao. So Paulo: Ateli: Fapesp: Secretaria da Cultura, 1998. RUSKIN, J. Las siete lmparas de la arquitetura. Buenos Aires: El Ateneu, 1956. 285 p. SALCEDO, Roso F.B. A reabilitao das residncias nos Centros Histricos da Amrica Latina. Cusco (Peru) e Ouro Preto (Brasil). So Paulo: Editora UNESP, 2007. SALCEDO, Roso F.B. Histria e teoria da restaurao. In: Revista Multicincia, So Carlos, v. 4, p. 150-160, 2000.

S-ar putea să vă placă și