Sunteți pe pagina 1din 2

ASSEMBLEIA DA REPBLICA

Expea - se REQUERIMENTO Nmero Nmero / ( .) Publique - se 2013-12-19


O Secretrio da Mesa

PERGUNTA

645 / XII (

3 .)

Pedro Alves (Assinatur a)

Digitally signed by Pedro Alves (Assinatura) Date: 2013.12.19 16:26:17 +00:00 Reason: Location:

Assunto: Descargas no Alviela

Destinatrio: Min. do Ambiente, Ordenamento do Territrio e Energia

Ex. ma Sr. Presidente da Assembleia da Repblica Nos ltimos dias foram noticiadas novas descargas poluentes no rio Alviela. Trata-se de uma situao recorrente com vrios anos e que infelizmente continua sem soluo definitiva para este rio que nasce na Serra dAire e Candeeiros (concelho de Porto de Ms) e atravessa os concelhos de Alcanena e Santarm at desaguar no rio Tejo. Sabendo que a Sade Pblica est em causa, no s pelas razes que so reconhecidamente constatveis e facilmente visveis, mas tambm ao nvel das contaminaes das guas subterrneas; Reconhecendo que a qualidade da gua do rio Alviela pode ser melhorada atravs de medidas concretas, que os equipamentos, objeto do investimento concretizado na dcada de 80, esto obsoletos e que a falta de concluso do sistema de tratamento de guas residuais de Alcanena, sem a necessria aposta numa modernizao em novas tecnologias, provocaram novos problemas ambientais e agravaram os j existentes; Atendendo ao facto de as solues entretanto alcanadas se encontrarem aqum de resolver o problema, mas tambm porque esto devidamente identificadas as suas principais causas que tardam em ser resolvidas; Conhecedores da necessidade do cumprimento, anteriormente por parte da EPAL, das descargas de gua que possibilitassem a manuteno do caudal ecolgico, bem como da necessidade da sua efetiva fiscalizao por parte do Ministrio do Ambiente; Salientando a disponibilidade j publicamente manifestada pelos empresrios e pelas diferentes autarquias locais, em considerarem essencial que sejam estimuladas parcerias e coordenao, dado que o rio Alviela envolve os municpios de Alcanena e de Santarm, que dependem de duas CCDR's distintas e das competncias da empresa gestora dos equipamentos de saneamento do concelho de Alcanena;

Assinatura

da

Mesa

Por ser do interesse pblico, e ao abrigo das disposies constitucionais e regimentais aplicveis, os Deputados do PSD abaixo assinados requerem, por intermdio de V. Ex., ao Senhor Ministro do Ambiente, que nos informe e responda s seguintes questes:

1. Foram j apuradas responsabilidades, danos e causas, sobre as mais recentes descargas poluentes no rio Alviela? 2. Qual o ponto de situao em que se encontra a interveno, prevista no protocolo assinado em 2009, que cabe Administrao Central? 3. No mbito do quadro comunitrio de financiamento 2014-2020, esto previstos novos investimentos? 4. Est o Governo em condies de se associar aos demais intervenientes nesta questo, com particular destaque para as autarquias e empresrios que publicamente j se disponibilizaram para encontrar uma soluo comum?

Palcio de So Bento, quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013 Deputado(a)s CARINA OLIVEIRA(PSD) VASCO CUNHA(PSD) ISILDA AGUINCHA(PSD) DUARTE MARQUES(PSD) NUNO SERRA(PSD)

____________________________________________________________________________________________________________________________ Nos termos do Despacho n 2/XII, de 1 de Julho de 2011, da Presidente da Assembleia da Repblica, publicado no DAR, II S-E, n 2, de 6 de Julho de 2011, a competncia para dar seguimento aos requerimentos e perguntas dos Deputados, ao abrigo do artigo 4. do RAR, est delegada nos Vice-Presidentes da Assembleia da Repblica.

S-ar putea să vă placă și