Sunteți pe pagina 1din 10

O CONCEITO DE SOCIABILIDADE EM GEORG SIMMEL

Jos Alcntara Jnior*

Resumo: O presente texto faz uma reflexo sobre o conceito de sociabilidade apresentado em 1910 por Georg Simmel (1858 1918). A partir de Simmel estabeleo ponderaes acerca da sociabilidade e procuro dar relevncia a esta questo terica. Palavras-chave: Georg Simmel, Sociabilidade. Abstract: A reflection on the concept of sociability presented in 1910 by Georg Simmel (1858 - 1918). From Simmel, considerations concerning sociability are established and relevance to this theoretical question is given. Keywords: Georg Simmel. Sociability.

* Socilogo, mestre em sociologia, doutor em cincias sociais e Professor da Universidade Federal do Maranho. E-mail: josealcantarajr@uol.com.br
Cincias Humanas em Revista - So Lus, V. 3, n.2, dezembro 2005

31

Neste artigo, apresentarei e refletirei algumas ponderaes que justificam a grande importncia da compreenso do conceito de sociabilidade, na medida em que destacaremos algumas referncias a ele relacionadas e, de grande importncia para a compreenso da formao da vida social: a reflexo conceitual sobre a sociabilidade. Assim, estarei contribuindo com essa discusso, a qual objetiva destacar a relevncia dessa questo para o entendimento do socialmente edificado. Neste caso, nossa discusso ir ser norteada pela conferncia de Simmel a respeito do tema, apresentada e tratada no I Congresso da Associao Alem de Sociologia, em 1910, ( FRISBY, 1993, P. 208) e, publicada, em 1917, na obra de sua autoria: Grundfragen der Soziologie: individum und Gesselschaft.

A sociao
Para o terico alemo, a questo da sociabilidade uma questo de suma importncia para o estudo da prpria estrutura da sociedade. Para Simmel, esse conceito permite a compreenso das formas sociais. Ele escarifica as entranhas dos princpios organizativos das estruturas da sociedade, bem como aqueles responsveis pela edificao do socialmente constitudo. O autor oferece pistas quando indica os elementos morfolgicos da estruturao imaterial do socialmente erguido e reconhecido como sociedade humana, ou seja, como se opera socialmente a passagem do individualmente edificado para o socialmente constitudo. Para incio de abordagem, destacarei as idias de Simmel expostas no seguinte trecho:
O motivo deriva de duas proposies: uma delas que em qualquer sociedade humana pode-se fazer uma distino entre seu contedo e sua forma. A outra proposio que a prpria sociedade em geral se refere interao entre indivduos. Essa interao sempre surge com base em certos impulsos ou em funo de certos propsitos. Os instintos erticos, os interesses objetivos, os impulsos religiosos e propsitos de defesa ou ataque, de ganho ou jogo, de auxlio ou instruo, e incontveis outros, fazem com que o homem viva com outros homens, aja por eles, com eles, contra eles, organizando desse modo, reciprocamente, as suas condies em resumo, para influenciar os outros e para ser influenciado por eles. A importncia dessas interaes est no fato de obrigar os indivduos, que possuem aqueles instintos, interesses, etc., a formarem uma unidade precisamente, uma sociedade. Tudo que est presente nos indivduos (que so os dados concretos e imediatos de qualquer realidade histrica) sob a forma de impulso, interesse, propsito, inclinao, estado psquico, movimento tudo que est presente nele de maneira a engendrar ou medir influncias sobre outros, ou que receba tais influncias, designo como contedo, como matria, por assim dizer, da sociao. ( SIMMEL, 1983, pgs. 165/166 grifos meus)

32

O conceito de sociabilidade em Georg Simmel

Simmel, ao imiscuir-se nas formas da estrutura social, disseca os caracteres dessa estrutura quando atribui importncia aos elementos constitutivos dos contedos das interaes sociais. Ao apresentar algumas das referncias impulsionadoras, Simmel estaria atribuindo e destacando essas dimenses detonadoras dos propsitos, dos interesses, dos impulsos e das inclinaes e, aqui, faria um adendo: dos desejos. A anlise simmelina descreve e indica os elementos que acionam e que impulsionam a materializao da prpria existncia do social. E, assim, estaria oferecendo e apresentando a metamorfose que recai sobre o processo, a operao existente entre a dimenso individual e a prpria formatao da sociedade. Qualquer que seja o motivo acionado pela interao, ela desencadeia redes de reciprocidades, expressas nas formas sociais, delas derivando ou criando, vamos dizer assim, as associaes, que se projetariam sobre o solo social. Portanto, os modos de vida so os veculos diretivos das interaes sociais. A sociabilidade resultante das condies inerentes e gestadas pelas mltiplas combinaes interacionais acionadas a partir dos indivduos, por grupos e por classes sociais, sintetizadas e cristalizadas na prpria sociedade. David Frisby constata e destaca a importncia do estudo das formas de sociabilidade realizadas por Simmel a partir da seguinte compreenso: Contra a recusa racionalista, a sociabilidade como uma frivolidade vzia. Simmel sustenta que a sociabilidade tambm a pura forma de socializao ( FRISBY, 1993, p. 208, traduo nossa). Nos microcosmos encontram-se os traos elementares do macrocosmo e, assim, esses seriam projees da prpria sociedade. Dessa forma, os contedos das interaes sociais determinaro e arremataro todas as relaes RE(A)LAO sociais e, desse modo, produzem as sociaes ou a sociedade em si mesma. A sociabilidade, dada pelos contedos dos arranjos sociais, se viabilizaria em razo da multiplicidade dos jogos sociais, aqui entendidos como os artifcios socialmente construdos por meio das interaes (inter <=> aes) sociais projetadas em indeterminadas formas de sociaes, e, produtoras do meio social e, pela estruturao de vital importncia para a formao da prpria sociedade, a qual se expressaria em infindveis quadros sociais, e por que no dizer, nas inumerveis formas da existncia social. Elas so fruto de uma coalescncia derivada das matrias do seu contedo, resultante das inumerveis formas sociais, cujos exemplos poderiam ser verificados, tanto nas artes e no direito como nos prprios jogos sociais. No caso do Brasil, isto demandaria uma gama de trabalhos etnogrficos, j que o jeitinho brasileiro se comporta a semelhana dos lances efetuados por um jogador em uma partida de futebol. So mltiplas e inumerveis as formas de se jogar. Para operacionalizar essa dimenso social, os indivduos adotam tecnologias sociais. O ato de sociao ou de associao requerer prticas, artifCincias Humanas em Revista - So Lus, V. 3, n.2, dezembro 2005

33

cios e procedimentos sociais, j socialmente referenciados. Desse modo, o indivduo que pretende efetivar-se como parte de uma sociedade vai adotar, infundir-se nos seus tatos sociais. Mas o que vem a ser tatos sociais? O tato social seria o conjunto de maneiras, atitudes e trejeitos socialmente sancionados, prestando-se efetivao das conexes das interaes e relaes sociais, o que permitir aglutinar os indivduos em torno de indeterminados interesses motivacionais. uma ao objetivando a prpria sociao. A partir da obra de Simmel temos a elaborao descritiva das formas e contedos das conexes do socialmente estabelecido nas sociedades. Assim, aquilo que d forma s prprias interaes e relaes sociais possui, em si mesmo, sob formas microscpicas, os traos mais gerais e viabilizadores de indeterminadas realidades sociais. Podemos at fazer uma analogia entre a importncia da descrio da clula para a biologia e a semelhana da considerao dada sociabilidade para os estudos sociolgicos. A forma , para o autor tratado, uma das possibilidades de se analisar as unidades que forma o todo social. Para uma dada sociedade esta, ter a sua plasticidade moldada pelos inmeros jogos sociais gestados nos prprios percursos sociais, os quais se multiplicam na razo e na proporo em que os laos vo sendo efetivados, permitindo as sociaes, como uma capacidade de edificao do socialmente construdo. Simmel alerta para o fato de que uma sociao no se constitui necessariamente numa forma social. A sociao uma qualidade que pode dar referncias sobre o impulso propiciado pelo entrelaamento das interaes que vo adquirindo uma forma social qualquer. Proporcionalmente, a sociedade desenvolve os seus movimentos de fluxos interacionais efetivados por meio das prprias formaes sociais, as quais tm na sociabilidade um cabedal de tatos, procedimentos, manhas e outras estratgias sociais de relacionamento ou at de preservao dessas. Sobre essa dimenso gostaria de apresentar mais uma vez a leitura de Simmel:
Aqui, sociedade propriamente dita o estar com um outro, para um outro, contra um outro que, atravs do veculo dos impulsos ou dos propsitos, forma e desenvolve os contedos e os interesses materiais ou individuais. As formas nas quais resulta esse processo ganham vida prpria. So liberados de todos os laos com os contedos; existem por si mesmo e pelo fascnio que difundem pela prpria liberao destes laos. isto precisamente o fenmeno a que chamamos sociabilidade. Interesses e necessidades especficas certamente fazem com que os homens se unam em associaes econmicas, em irmandades de sangue, em sociedades religiosas, em quadrilhas de bandidos. Alm de seus contedos especficos, todas estas sociaes tambm se caracterizam, precisamente, por um sentimento, entre seus membros, de estarem sociados, e pela satisfao derivada disso. Os sociados sentem que a formao de uma sociedade como tal um valor; so impelidos para essa forma de existncia. (... ) Pois a forma a mtua

34

O conceito de sociabilidade em Georg Simmel

determinao e interao dos elementos da associao. atravs da forma que constituem uma unidade. ( SIMMEL, 1983, pgs. 168/169).

Quando Simmel faz a descrio do modo como a sociedade vai sendo fecundada, gestada, criada e vivenciada, ele a descreve e a identifica no modo como a prpria sociao ir proporcionar a criao das formas sociais. A estruturao dos contedos dar os meios viabilizadores vida social ao unir e ao classificar os vnculos, que produzem os processos dinmicos e concretos de aglutinao. Nesse momento, Simmel no especifica e nem julga os motivos acionadores das sociaes, mas detalha-os como mecanismo de operao dos mesmos. A sociedade moldada pelos arranjos sociais constitudos ao longo de sua histria. As formas de sociao expressam-se nas sociabilidades prevalecentes num dado meio social concreto. A preocupao em observar a forma derivada dos contedos sociais um passo alm, na busca de uma contribuio para o entendimento da gnese do socialmente estabelecido. Os modos processados pela sociabilidade de um dado meio social so modelados pelos artifcios e pelos jogos sociais que se formam devido a uma padronizao social compreendida e imposta a todos, um fato social.

Os olhares e as conversas
Nessa parte vamos nos deter na discusso que pretendo estabelecer entre os contedos e as formas sociais atravs de referenciais empricos. Nessa oportunidade tentarei apresentar algumas correlaes abstradas: dos olhares e das conversas. Ainda no apresento os fatos sociais. Farei uma aplicao da discusso nessas formas de abordagem social, procedimentos habitualmente desenvolvidos na sociabilidade. Para tanto, tomarei como primeira referncia os contatos sociais expressos pelas diversas formar de olhar. Para tanto, aproveitei o conto nibus, de Julio Cortzar, e dele pincei o principal verbo para destrinchar a riqueza que pode assumir uma ao, na descrio dos contedos das aes sociais. A partir do conto de Cortzar, extraio as diversas formas e maneiras de representao do olhar:
[...] olhar minucioso. [...] os olhos de cima [...] olhando para [...] olhou [...] os dois olharam [...] olharam-se [...] olhou de esguelha [...] olhou para ela [...] olhou docemente [...] os olhos de um velho [...] olharam para [...] olhares com um esforo crescente [...] olhos postos [...] olhares atentos e contnuos [...] olhando [...] olhem [...] um rpido olhar ao interior [...] olhava-a [...] olhavam
Cincias Humanas em Revista - So Lus, V. 3, n.2, dezembro 2005

35

para [...] os olhos [...] olhando o [...] olhou-o de cima [...] olhou-o rpido [...] devolver o olhar [...] se olhando [....] olhavam por um longo tempo [...] olhavam diretamente [...] seu olhar [...] olhar do cobrador [...] voltada para trs e olhava [...] olhava-a inexpressivamente [...] olhar teimoso [...] olhava de um lado a outro [...] olhos passaram pelo rosto [...] vinham os olhares [...] olh-los desanimado [...] olhando-a e olhando o passageiro [...] olhando-os entre os [...] se olharam as mos [...] olhar com uma simples frmula [...] olhando-os [...] olhava profundamente [...] o olhar [...] os dois olhavam o tenso [...] olhou, olhou sua [...] olhava de cheio [...] Olhavam para mim, [...] cravar os olhos [...] olh-los [...] olhe [...] olhava a [...] olhar. ( CORTZAR, s/d, passim).

A ao de olhar vai assumir uma srie de nuances. Diversas formas so aludidas ao verbo. Assim, estamos tentando demonstrar a diversidade com que essa ao pode moldar uma ao social, j que o olhar pode ser uma maneira de demonstrar a diversidade existente nessas formas e, como o contedo pode ser efetivado no elo empregado no forjar das sociabilidades. A sociabilidade uma forma de se juntar as aes humanas e o resultado a formao das prprias relaes sociveis, so os arqutipos sociais, que produzem as estruturas, que so alimentados pelos contedos sociais. Por diversos fatores a humanidade criou suas matrizes sociais perptuas, aqui entendidas como aquelas composies sociais prevalecentes e aceitas socialmente. Urge o soerguimento e o desenvolvimento de outros projetos, referncias, que acenem com novas perspectivas para a vida social. Algumas das formas de sociabilidades conflituosas seriam a expresso desse esgotamento civilizacional, as quais poderiam ser apontadas como os escombros dessas velhas formas sociais de sociabilidade. Isso pode ser posto na medida em que vamos destacar que, em sociedades como a nossa, a brasileira, no temos mais como um trao regular os elementos, os contedos que Simmel aponta como importantes para essa sociedade. (...) Seu carter determinado por qualidades pessoais tais como amabilidade, refinamento, cordialidade e muitas outras fontes de atrao (SIMMEL, 1983, p. 170). Esses contedos no so a tnica das relaes sociais ordinrias hodiernas. Ao enfocar uma parte do edifcio dos cdigos sociais prevalescentes na rotina ordinria do social, lembraramos a etiqueta no que se refere aplicao de uma pequena tica que define as normas de discrio, polidez, modos de higiene como os elementos que permitem preservar e manter a rede de relaes do socialmente estabelecido. Esses elementos sociais so os componentes constitutivos dos vnculos sociais revelados nas maneiras como as pessoas se apropriam, no cotidiano, por exemplo, da utilizao dos equipamentos de consumo coletivos.

36

O conceito de sociabilidade em Georg Simmel

A sociabilidade uma construo social, realiza-se por meio da vida cultural que viabiliza a juno das formas associativas concretamente existentes. Por ser uma produo cultural, um artifcio socialmente secularizado, constantemente gestado e perpetuado pelas seqncias das geraes, reproduzem-se como fatos sociais (Durkheim), e incorporam novas formas, semelhana dos fatos sociais totais (Mauss). Reprimem-se os aspectos peculiares e singulares dos indivduos para formar um todo social regular. Os traos pessoais so desconsiderados como tais. A sociabilidade estipula uma mdia nas condutas a serem seguidas e, assim, torna-se um libi na perspectiva de ser uma garantia social para que o ad perpetuam das convivncias sociais possam existir como um guia. Sendo assim: (...) A sociabilidade o jogo no qual se faz de conta que so todos iguais e, ao mesmo tempo, se faz de conta que cada um reverenciado em particular; e fazer de conta no mentira mais do que o jogo ou a arte so mentiras devido ao seu desvio da realidade (SIMMEL, 1983, P. 173). Como j foi dito anteriormente, as aes humanas so os meios artificiais de construo do social. Desse modo, produzem-se formas reconhecveis. A sociedade no permite imprevistos sociais. O indivduo induzido a aplicar as formas sociais prevalecentes como uma direo nas suas aes sociais. As normas de sociabilidade predominantes vm como um aceno social e como garantia do fluir social, portanto, empregado s formas de sociao para integrao social. Para Simmel, a sociabilidade resultante das qualidades integrantes das interaes sociais e a gestora das formas de estruturao, em razo de viabilizar a fluidez da existncia desses elos sociais. Por exemplo, a conversao indicada como uma dessas referncias na explicao desse fenmeno. Examinemos o exemplo do ato de conversar no estudo de Simmel.
A sociabilidade abstrai essas formas que giram em torno de si mesmas e lhes fornece corpos de sombra. A extenso em que se consegue esse objetivo torna-se evidente, afinal, na conversao, o veculo mais genrico para tudo aquilo que os homens tm em comum. O ponto decisivo pode ser apresentado aqui pelo destaque de uma experincia muito trivial: na seriedade da vida, as pessoas conversam por causa de algum contedo que querem comunicar ou sobre o qual querem se entender, enquanto que numa reunio social, conversam por conversar. [...] arte da conversao. ( SIMMEL, 1983, P. 176).

Diz o ditado popular: Conversando que a gente se entende! O termo entender vislumbra a possibilidade de se fazer compreender a si mesmo sich unterhalten -, e ao outro tambm. As conversas se prestariam a ser as correntes de transmisso para os fluxos sociais que cristalizariam e se tornariam exeqveis criao dos meios instrumentais da criao das sociaes, formadas no desenvolvimento da vida de cada sociedade. Gilberto Freyre j apontava as conversas transcorridas no interior dos
Cincias Humanas em Revista - So Lus, V. 3, n.2, dezembro 2005

37

bondes da cidade do Rio de Janeiro como um objeto a ser investigado pela Sociologia. No artigo A sociologia do Bonde ele faz uma proposta para a investigao das conversas nas viagens de bonde no fim dos anos cinqenta.
Nele, uma vez sentado, o passageiro podia dormir a seu gosto; ou ler o seu jornal, admirar a paisagem. E, claro no o notou Joo Chagas, mas indicao a tradio brasileira havia as conversas, as discusses entre passageiros do bonde; os debates em torno de assuntos do dia; debates de ordinrio cordiais. ( FREYRE, apud STIEL, 1984, p. 62/63).

Na atualidade, pode-se localizar esse fenmeno social. Reportamo-nos existncia das conversas, observadas e verificadas em Fortaleza e em So Paulo (ALCNTARA JNIOR, 1991, passim), como hbito dos trabalhadores do setor de transportes urbanos, que desenvolvem uma intensa comunicao interpessoal atravs dos contatos diretos das conversas que costumam se efetivar quando esto em pequenos grupos. O hbito de conversar, e esse como uma regularidade da sociabilidade, pode ser, tambm, constatado nos momentos das viagens dos passageiros de nibus. Tais acontecimentos, os dilogos, constituem-se e podem ser definidos a partir dos contedos e das formas interacionais proporcionadas pelos instantes de acomodao nas viagens em nibus, conforme pesquisa j aludida acima. Nesse ponto, vale salientar e mencionar o quo so importantes as conversas e, por sua vez, essas manifestaes como detentoras de uma grande capacidade de ressonncia social. Essa capacidade pode ser explicada a partir da constatao de que os passageiros conversadores conseguem transmitir impresses e informaes a outros passageiros que repassaro esses contedos para outros. O passar de boca em boca permite a elasticidade do eco dessas conversas e uma das razes de sua ressonncia, j que sua sociografia potencializada pelos mensageiros das comunicaes que se espalham por um amplo territrio das cidades percorridas pelos nibus. Ademais, sob determinadas condies, a sociabilidade das conversas desenvolve ordens sociais especficas. Isso pode ser verificado quando refletimos acerca dos laos propiciados pelas conversas como formas de convivncias. A riqueza dessa forma de convvio ser um instante social, na medida em que, os laos que os unem, no se efetivam de uma forma comprometida com suas identidades. O que se fala fruto de impresses sem nenhuma obrigao social. O contedo transmitido levita. Essa forma de interao social constatada nesse tipo de equipamento de locomoo e evidencia uma realidade rotineira. Para demonstrar as inumerveis formas de conversa, irei apresentar o mesmo procedimento que adotei quando extrai o verbo olhar, assim, estaria parafraseando Julio Cortzar:

38

O conceito de sociabilidade em Georg Simmel

Conversa fiada [...] Conversa franca [...] Conversa sem sentido [...] Jogar conversa fora [...] Ele conversa demais [...] Uma conversa bonita [...] Conversava pelos cotovelos [...] Conversa doce [...] Uma rpida conversa [...] Conversa rpida [...] Conversou o essencial [...] Conversou para [...] Evitou a conversa [...] Conversa para boi dormir [...] Esforou-se para conversar [...] Nem conversou [...] Conversou abobrinha [...] Conversa feia [....] Conversa seria [...] Gostaria de conversar com voc [...] Conversa vai, conversa vem [...] Conversar.

A ilustrao dada pela situao em nibus uma maneira de se apresentar um quadro da modernidade. Segundo a anlise de Jos de Sousa Martins, nossas atuais formas de sociabilidade estariam moldadas sobre a questo da modernidade e, da a importncia de se indicar uma situao social fruto das condies advindas da circulao de pessoas nas cidades. Para uma ilustrao:
Essa interpretao de fundo positivista reinstaura o escalonamento do processo histrico, relegando ao passado e ao residual aquilo que supostamente no faria parte do tempo da modernidade, como o tradicionalismo dos pobres migrados do campo para a cidade, a cultura popular e prpria pobreza. Seriam manifestaes anmalas e vencidas de uma sociabilidade extinta pela crescente e inevitvel difuso da modernidade que decorreria do desenvolvimento econmico e da globalizao (MARTINS, 2000, P. 18).

Com a contribuio de Martins, estarei enfatizando a importncia dada s reflexes que podemos extrair dessa discusso conceitual, haja vista tratar-se de um elemento de grande relevncia aos estudos sociolgicos. Desse modo, gostaramos de enfatizar que nos estudos da sociedade, a descrio das formas de sociabilidade, pode comportar inumerveis possibilidade de interpretao, ao mesmo tempo, que se constituir em num caminho sociolgico para o entendimento do socialmente constitudo e numa indicao para a compreenso e estudos da sociedade de uma cidade como uma referncia moldada pela modernidade. Enfim, essa reflexo teve a pretenso de fortalecer e compartilhar com aqueles que atribuem importncia capital aos estudos e investigaes a partir das formas socialmente constitudas, e um elemento para compreender em que medida a sociabilidade deve ser destacada para o seu prprio entendimento.

Referncias:

ALCNTARA JNIOR, J. O. Conflitos sobre rodas. 1991. Dissertao (Mestrado em Sociologia). Programa de Ps-Graduao em Sociologia. Fortaleza, Universidade Federal do Cear, 1991.
Cincias Humanas em Revista - So Lus, V. 3, n.2, dezembro 2005

39

_______. Algumas formas de sociabilidade dos passageiros de nibus. 2001. Tese (Doutorado em Cincias Sociais). Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais. So Paulo, Pontifcia Universidade Catlica, 2001. CORTZAR, J. nibus. In: Bestirio, So Paulo: Circulo do livro, s/d FREYRE, G. A Sociologia do bonde. In: STIEL, V. C. Histria do transporte urbano no Brasil: Histria dos Bondes e Trlebus e das cidades onde eles trafegaram. Braslia/DF:Pini, 1984. FRISBY, D. Georg Simmel. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993. MARTINS, J. de S. A sociabilidade do homem simples. So Paulo: Hucitec, 2000. SIMMEL, G. Sociologia. Organizador [da coletnea] Evaristo de Moraes Filho; So Paulo: tica, 1983. STIEL, V. C. Histria do transporte urbano no Brasil: Histria dos Bondes e Trlebus e das cidades onde eles trafegaram, Braslia : PINI, 1984.

40

O conceito de sociabilidade em Georg Simmel

S-ar putea să vă placă și