Sunteți pe pagina 1din 13

Universidade Federal da Paraba - UFPB Unidade de Educao a Distncia Centro de Educao - CE Coordenao do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Modalidade

Educao a Distncia

1 AULA A GESTO EDUCACIONAL E A

ORGANIZAO DA ESCOLA

Prof. Mrcia Paiva de Oliveira

PRESSUPOSTOS DA GESTO ESCOLAR DE QUALIDADE SOCIAL:


Compreenso da infncia, da

adolescncias e da juventudes; Concepo Socioeducativa na proteo social bsica dos alunos; O convvio e o fortalecimento de vnculos; Gesto democrtica.

AS ESTRUTURAS DAS AES SOCIOEDUCATIVAS

CONVIVNCIA SOCIAL

O CURRCULO

PARTICIPAO CIDAD

Convivncia social
Valorizao da pluralidade e da singularidade da condio da infncia, adolescncia e juvenil, de suas formas particulares de sociabilidade, da criao de vnculos e interao com seus pares, a famlia, a escola, o mundo do trabalho e a comunidade;

Participao cidad
Sensibilizao para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e poltica de seu meio social; reconhecimento de direitos; estmulo s prticas associativas e a todas as formas de expresso dos interesses, posicionamentos e vises de mundo d infncia, adolescncia e juvenil no espao pblico;

Currculo
Introduo aos conhecimentos acumulados pela humanidade a partir dos conhecimentos cotidianos ou saberes populares, desenvolvimento de habilidades gerais, incluso digital e nas tecnologias de comunicao, associando o trabalho pedaggico realizao pessoal e transformao da realidade social.

Orientao do trabalho Socioeducativo da Gesto Escolar


DIMENSO REFLEXIVA DIMENSO DIALGICA DIMENSO COGNITIVA

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
DIMENSO LDICA DIMENSO AFETIVA

DIMENSO ESTTICA

DIMENSO TICA

PRINCPIOS E AES DA GESTO EDUCACIONAL A criao de espaos socioeducativos pautados pela

liberdade de expresso;
A co-responsabilidade e a participao da comunidade escolar;

A valorizao do saber e da vivncia concreta dos


alunos; A construo e produo coletiva de conhecimentos; A articulao entre os projetos pessoais e coletivos; A reflexo crtica permanente sobre todas e quaisquer formas de discriminao e preconceito.

A Ao Socioeducativa uma interveno social, educativa, formadora, transformadora, deliberada e planejada, que cria situaes desafiadoras que estimulam e orientam os alunos a se reposicionarem em suas vivncias nos grupos em que participam, na famlia, na escola, na comunidade, no mundo do trabalho, objetivando: o desenvolvimento de capacidades e potencialidades; o favorecimento de oportunidades de identificao de interesses e talentos; a emancipao e a autonomia dos alunos.

O PERCURSO SOCIOEDUCATIVO DA GESTO ESCOLAR


PARTICIPAO DA COMUNIDADE ESCOLAR

GESTO DEMOCRTICA
OBSERVAR A REALIDADE SOCIAL LOCAL

AES SOCIOEDUCATIVAS

MODALIDADES:

Encontros: Espaos de pesquisa, estudo, reflexo, debates, ao, visitas, experimentao; Espaos de avaliao e sistematizao da participao da comunidade escolar e local. Oficinas: Espaos de vivncias culturais, ldicas e de prticas esportivas; Discusso que contribuem para o conhecimento de temas do momento; Programaes culturais e esportivas.

GESTORES ESCOLARES E FORMAO PARA A CIDADANIA Vivncia e reflexo com os alunos sobre prticas democrticas na convivncia social, respeito s diferenas, negociao de conflitos, construo de consensos e a construo da cidadania; Caracterizao do que so os direitos humanos, direitos civis, direitos sociais, direitos coletivos e de segmentos sociais que necessitam de ateno especial; Identificao de rgos de defesa de direitos e formas de acess-los; A participao cidad, mapeamento de espaos e

formas de atuao do aluno no seu meio social.

Gesto Escolar e Esporte e lazer


Reflexo sobre a importncia das prticas corporais na cultura, na
construo da identidade e a relao com a sade; Promoo de vivncias de prticas esportivas e jogos, extraindo aprendizagens sobre as formas de organizao, princpios, valores e regras para o trabalho grupal e a convivncia social; Desenvolvimento da percepo sobre como as atividades fsicas e de lazer so vivenciadas, qual a oferta e o acesso aos espaos e equipamentos, refletindo com os alunos sobre o esporte e o lazer como direitos sociais.

Gesto Escolar e Meio Ambiente


Caracterizao das diferentes vises sobre o meio ambiente, estimulando um olhar crtico e abrangente sobre o tema.

Reflexo sobre a relao do ser humano com a natureza, sobre as condies do meio ambiente no territrio;
Promoo de conscincia coletiva para a adoo de procedimentos e formas de produo sustentveis e sobre seu impacto local e global. Panorama da situao atual do meio ambiente, as mudanas climticas e o aquecimento global como consequncias das aes do homem, no mbito do local no global e do global no local. Caracterizao de experincias locais, da legislao e das polticas ambientais do municpio e dos rgos de defesa do meio ambiente e formas de acess-los.

Gesto Escolar e Sade


Partindo de vivncias concretas dos alunos, a viso positiva e propositiva da sade estimula o potencial criativo e transformador para o bem-estar fsico, mental e social, ou seja, a sade; Reflexo sobre os condicionantes e determinantes que impactam a vida e a sade e a sensibilizao para novos cuidados e novas responsabilidades. Valoriza seu crescimento e desenvolvimento integral e o autocuidado e o cuidado com a sade, que englobam os cuidados com a sade oral, os direitos sade sexual e sade reprodutiva, a responsabilidade na relao amorosa e sexual, o respeito pelas escolhas sexuais e um olhar cuidadoso para o bem-estar do outro. Abrange ainda o brutal crescimento de mortes no trnsito e em homicdios de jovens e o consumo de drogas lcitas e ilcitas como fator que os expe a situao de maior vulnerabilidade e risco.

PORTANTO

E GRANDE A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES

Quando partilha-se a gesto da escola, tudo fica mais fcil.

S-ar putea să vă placă și