Sunteți pe pagina 1din 3

A HISTRIA DA GINSTICA - MODALIDADES DA GINSTICA A palavra Ginstica vem do grego Gymnastik e significa a Arte ou ato de exercitar o corpo para

fortific-lo e dar-lhe agilidade.A ginstica faz parte da histria humana desde os primrdios quando o homem comeou a organizar-se em civilizaes e comeou-se pela primeira vez a estruturar a atividade fsica ao invs de simplesmente pratic-la naturalmente para a sobrevivncia. fcil de constatar que estava estritamente ligada ao treino militar, mas tambm com carter religioso. E desde tempos remotos tambm iniciaram-se as competies em todo mundo civilizado, dentre elas as olimpadas gregas realizadadas durante quase 12 sculos (776 a.c.-393 d.c.). Mas a ginstica moderna surgiu no sculo XVIII com JohannCristoph Guts Muths (1759-1839), autor alemo de Gymnastik fur Jugend, publicado em 1793 e Francisco Amros Y Ondeano (1769-1849), espanhol naturalizado francs que fundou uma escola de ginstica em Grenelle. O nome que mais se destaca na histria da formao da ginstica moderna foi a do alemo Johann-Friedrich-LudwigChristoph-Jahn (1778-1852), grande nacionalista alemo considerado o pai da ginstica, responsvel pela propagao da ginstica em aparelhos pelo mundo inteiro que inventou o termo turnen, para designar a prtica da ginstica na alemanha. Durante o bloqueio ginstico de 1820 a 1842 na alemanha diversos ginastas alemes emigraram para o mundo inteiro difundindo a ginstica de Jahn. A partir da segunda metade do sculo XIX, apareceram na europa as primeiras federaes de ginstica como a da Sua, Alemanha, Blgica, Polnia, Holanda e Frana. Em 1881 iniciou-se a Federao Europia de Ginstica na Blgica que torna-se a FIG (Federao Internacional de Ginstica), a partir de 1921, tendo por presidente Nicolas Cuprus que permaneceu at 1924. Em 1896 iniciam-se as competies internacionais nas olimpadas de Atenas, com a presena da ginstica e em 1903 o Primeiro Torneio Internacional de Ginstica em Anturpia na Blgica. Em 1928 inicia-se a participao feminina nas Olimpadas.

A GINSTICA E SUAS MODALIDADES NA ATUALIDADE A ginstica de que estamos falando a ginstica de competio e exibio e compreende 6 modalidades distintas: A GINSTICA ARTSTICA A GINSTICA RTMICA (GR) A GINSTICA ACROBTICA O TRAMPOLIM ACROBTICO (cama elstica - entrou para as olimpadas em Sidney) GINSTICA PARA TODOS (exibidas nas famosas Gymnaestradas e aberturas dos jogos - no competitiva) OBS: A GINSTICA AERBICA foi admitida pela FIG como modalidade a partir de 1994.

GINSTICA ARTSTICA Dividida em Ginstica Artstica Masculina com os seguintes aparelhos: 1) SOLO 2) CAVALO COM ALAS 3) ARGOLAS 4) SALTO SOBRE CAVALO 5) BARRAS PARALELAS 6) BARRA FIXA Ginstica Artstica Feminina com os seguintes aparelhos: 1) SALTO SOBRE O CAVALO 2) BARRAS PARALELAS ASSIMTRICAS 3) TRAVE DE EQUILBRIO 4) SOLO Em cada prova se realizam dois conjuntos de exerccios, um chamado de obrigatrio e outro chamado de livre, criado pelo prprio atleta. Para contagem dos pontos so levados em considerao: dificuldade, combinao, originalidade e execuo.

GINSTICA ACROBTICA Embora Ginstica Acrobtica (Esportes Acrobticos) seja o nome oficial do esporte, ela freqentemente chamada de Acrobacia. E embora a Acrobacia fosse grandemente desenvolvida no sculo VII devido a criao do circo, ela como um esporte relativamente jovem. As primeiras competies mundiais datam de 1973. Muitos ginastas se aposentam da ginstica olmpica para passar ginstica acrobtica. Dividida nas modalidades: MASCULINO:Com dupla e quarteto FEMININO:Dupla e trio MISTA:Dupla Os acrobatas em grupo devem executar trs sries. Uma de equilbrio, uma dinmica e outra combinada. As sries dinmicas so mais ativas e com elementos de lanamentos com vos do parceiro. As sries de equilbrio valorizam os exerccios estticos. Em nveis mais altos, a terceira srie uma combinao das duas sries anteriores. Todas as sries so executadas com msica e com coreografia. Isto ajuda enriquecer o movimento do corpo.

GINSTICA RTMICA (G.R.) Destaque do Brasil em Sidney. A Ginstica Rtmica (G.R.) envolve movimentos de corpo e dana de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulao de equipamentos pequenos. As ginastastm que demonstrar a coordenao e controle de danarinas bem treinadas, e elas tm que combinar harmonia do movimento com a msica. As competies so individuais ou em grupos de 5 ginastas. Na arbitragem, existem duas bancas diferentes, uma que atribui a nota tcnica e outra que atribui a nota artstica. Os aparelhos se diferenciam muito nas suas composies. O atleta tem que coordenar movimentos de corpo muito difceis com os elementos do aparelho que estiver usando: Corda:caracteriza-se por balanos, crculos, rotaes, figuras com movimentos tipo "oito", lanamentos e capturas da corda. As ginastas tambm saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mos. Arco:os movimentos mais comuns incluem balanos, rolos, lanamentos e capturas, giros, incurses no arco, rotaes do arco no cho e rotaes do arco ao redor da mo e outras partes do corpo. O mais impressionante aqui est nos lanamentos altos e nas tcnicas complexas para pegar o arco de uma forma diferente a cada momento. Massas: balanos, crculos grandes, crculos pequenos, moinhos, lanamentos e capturas, e batidas rtmicas so os movimentos mais comuns. Fitas: so includas nas rotinas de fitas, espirais, balanos, crculos, lanamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente. Bola:Ondas, crculos, lanamentos e capturas, movimentos com a bola equilibrada na mo, saltos e giros com a bola no cho e ao longo de partes do corpo so os movimentos mais comuns desta especialidade.

TRAMPOLIM ACROBTICO Estas modalidades so relativamente novas no contexto esportivo, e s recentemente que o trampolim passou a ser um esporte olmpico, so elas: Trampolim Acrobtico, Tumbling e Duplo Mini. Estes trampolins modernos podem propulsar to alto os atletas treinados, que estes podem chegar a at 30 ps durante as performances! Durante duas sries competitivas de 10 habilidades cada, os atletas de nvel superior podem facilmente demonstrar uma bela ordem de saltos duplos, triplos qudruplos e piruetas. Trampolim Sincronizado: Exige a mesma habilidade tcnica que o trampolim individual, porm soma-se a isso uma maior preciso de tempo na execuo dos exerccios. So usados dois trampolins para dois atletas de performances parecidas que devem executar uma srie de 10 elementos ao mesmo tempo. Assim, artisticamente, cada um executa como se fosse uma imagem de espelho do outro, dobrando a beleza visual da competio de trampolim. Tumbling: O Tumbling executado em uma pista elevada que ajuda os acrobatas dando uma propulso que os elevam mais alto que uma tabela de basquetebol; sempre demonstrando velocidade, fora e habilidade enquanto executam uma srie de

manobras acrobticas. Saltos mortais explosivos com mltiplos saltos e piruetas sero executadas sempre em busca de uma performance prxima ao topo. Duplo Mini-Trampolim: um esporte relativamente novo que combina a corrida horizontal do tumbling com os saltos verticais do trampolim. Depois de uma pequena corrida, o atleta salta sobre um trampolim pequeno duplamente nivelado para executar um movimento (salto) em um dos nveis, ressaltando no segundo nvel, seguido imediatamente por um elemento que ir finalizar sobre o colcho de aterrissagem. O duplo mini trampolim semelhante em conceito a um trampolim de mergulho, porm usando um colcho em vez de gua.

GINSTICA PARA TODOS A Ginstica para Todos anteriormente conhecida como Ginstica Geral compreende um vasto leque de atividades fsicas orientadas para o lazer, fundamentadas nas atividades gmnicas, assim como em manifestaes corporais com particular interesse no contexto cultural nacional. A Gymnaestrada Mundial (realizada desde 1953) o festival internacional mais importante da Ginstica Geral, sendo este o evento oficial da Federao Internacional de Ginstica para a modalidade, onde vrios pases a cada 4 anos para realizar apresentaes, trocar informaes sobre os trabalhos desenvolvidos em seus pases e discutir a Ginstica Geral como importante elemento para o aprimoramento humano. O idealizador da Gymnaestrada foi o Holands Jo Sommer, cuja idia era realizar um evento sem a preocupao com o aspecto competitivo, isto , um evento em que os participantes comparecessem pelo prazer de sua performance e sem limitaes de qualquer tipo.

S-ar putea să vă placă și