Sunteți pe pagina 1din 13

Aula

QUESTES AMBIENTAIS CONTEMPORNEAS

10

META
Discorrer sobre a conservao dos recursos naturais; apresentar o sistema nacional de unidades de conservao; e conhecer outras estratgias de conservao dos recursos naturais.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: entender os mecanismos de conservao dos recursos naturais, analisarem a legislao brasileira a traves do sistema nacional de unidades de conservao e reconhecer outros esquemas para a conservao dos recursos naturais.

O homem e as questes ambientais (Fonte: http://api.ning.com).

Biogeografia I

INTRODUO
Nas ltimas dcadas, em diversos pases, Unidades de Conservao Ambiental (UCs) - conhecidas formas de conservao in situ - tm sido criadas como medida paliativa ao decrscimo nos ndices de biodiversidade dos ecossistemas do planeta. Inicialmente, o que se pretende reverter o processo de extermnio de espcies animais e vegetais em constante acelerao como resultado da ao predatria do homem sobre a natureza. No Brasil, os ventos conservacionistas comearam a soprar em 1876, quando o engenheiro Andr Pinto Rebouas iniciou os estudos para a criao de um Parque Nacional da Ilha do Bananal, o que se concretizaria apenas em 1959. Efetivamente, o primeiro Parque Nacional criado no pas foi o de Itatiaia, localizado entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, em 1937. A partir da Lei n 9.985 de 18 de julho de 2000. Que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza teve inicio com bases legais o estabelecimento das Unidades de Conservao. Mais existem diferentes esquemas de conservao dos recursos naturais, por exemplo, o estabelecimento de stios Ramsar, este tratado intergovernamental tem como objetivo a ao nacional e cooperao internacional para a conservao e utilizao racional de zonas midas e seus recursos.

Unidade de Conservao Ambiental de Gois (Fonte: http://www.goiania.go.gov.br).

168

Questes ambientais contemporneas

Aula

HISTRICO DO CONSERVACIONISMO
Registros evidenciam que a concepo de reas protegidas existe desde 700 anos a.C. quando os Assrios reservavam reas para a atividade de caa. No sculo IV a.C. na ndia, foram estabelecidas as florestas sagradas onde havia a proibio ao uso dos recursos naturais. Na era moderna, as primeiras unidades de conservao foram estabelecidas em de 1871 1898, inmeras unidades de conservao, desde a primeira, com a criao do Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos (Figura 1); Austrlia Parque Nacional Real; Canad Parque Nacional de Bannf; Nova Zelndia Parque Nacional de Tangorino e frica do Sul, Parque Nacional de Kruger.

10

Figura 1. O primeiro Parque Nacional em criar foi o de Yellowstone nos Estados Unidos (Fonte: http://www.rightblueeye.com).

No Brasil, iniciativas ocorreram em 1876, com atuao de Andr Rebouas para a criao do PARNA da Ilha do Bananal e do PARNA de Sete Quedas. Apesar disso, a primeira Unidade de Conservao Federal s foi criada em 1937, com o Parque Nacional de Itatiaia localizado entre Minas Gerais e Rio de Janeiro (Figura 2). Estas unidades de conservao seguiram a concepo americana e vem evoluindo desde ento em inmeras categorias de unidades de conservao.

169

Biogeografia I

Figura 2. O parque Nacional de Itatiaia foi o primeiro em ser criado no Brasil (Fonte: http://altamontanha.com).

Sabe-se que o principal objetivo da criao destas reas o de conservar a diversidade biolgica das espcies. Para isso, atualmente existem duas maneiras para se conservar a biodiversidade. Ex situ: atravs de zoolgicos, jardins botnicos, orquidrios, criadouros e bancos de germoplasma; In situ: por meio das unidades de conservao da natureza (reas protegidas, reservas), que so de extrema importncia para o pas. Esta forma de conservao essencial no Brasil, pois faz parte dos pases chamados da megadiversidade biolgica, com o primeiro lugar em diversidade de peixes, mamferos e plantas e o segundo lugar em endemismo de anfbios. A meta do governo federal chagar a 10% do territrio total do pas com a criao de unidades de conservao de proteo integral e de uso sustentvel.

CONCEITO DE UNIDADES DE CONSERVAO


Nos incios o governo federal criava as primeiras unidades de conservao sem nenhum tipo de critrio tcnico e cientfico, ou seja, foram estabelecidas meramente em razo de suas belezas cnicas, como foi o caso do Parque Nacional de Itaguau, ou por algum fenmeno geolgico espetacular, como o Parque Nacional de Ubajara, ou ainda, por puro oportunismo poltico como o Parque Nacional da Amaznia.

170

Questes ambientais contemporneas

Aula

Um dos primeiro conceitos de unidades de conservao foi o proposto pela Unio Internacional para a Conservao da Natureza (UICN) define rea Protegida como uma superfcie de terra e/ ou mar especialmente consagrada proteo e manuteno da diversidade biolgica, assim como dos recursos naturais e dos recursos culturais associados, e manejada atravs de meios jurdicos ou outros meios especficos. No Brasil aceitamos o conceito do IBAMA, que define Unidades de Conservao como pores do territrio nacional, incluindo as guas territoriais, com caractersticas naturais de relevante valor, de domnio pblico ou propriedade privada, legalmente institudas pelo poder pblico, com objetivos e limites definidos, e sob regimes especiais de administrao, s quais se aplicam garantias adequadas de proteo.

10

O SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAO (SNUC)


No ano do 2000 com a criao da Lei do SNUC que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, ficarem estabelecidos critrios e normas para criao, implantao e gesto das unidades de conser vao. E veio a consolidar o arcabouo normativo relativo s unidades de conservao no Brasil, pois at ento existiam vrias leis. Os objetivos do SNUC so: - Manuteno da diversidade biolgica e dos recursos genticos; - Proteger espcies ameaadas de extino; - Preservar e restaurar a diversidade de ecossistemas naturais; - Promover o desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais; - Proteger paisagens naturais de beleza cnica; - Proteger caractersticas relevantes de natureza geologia, espeleolgica, arqueolgica, paleontolgica e cultural; - Proteger os recursos hdricos; - Recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; - Garantir a subsistncia das populaes tradicionais, utilizando-se a conservao da natureza no processo de desenvolvimento, - Promoo de pesquisa cientfica, estudos e monitoramento ambiental, alm da educao ambiental e ecoturismo. O SNUC tem como caractersticas principais ser Multifuncional permite diferentes nveis de interveno nos ecossistemas; Multiespacial protege a biodiversidade em diferentes regies do territ-

171

Biogeografia I

rio nacional; Participativo possibilita a gesto das UCs em conjunto com a sociedade. Podemos sintetizar a organizao do SNUC na figura 3, encabeado pela presidncia da republica, que ser o encarregado de assinar os decretos, o Ministrio do Meio Ambiente, o rgo central com a finalidade de coordenar, o CONAMA rgo consultivo e deliberativo acompanha a implementao do SNUC, e o IBAMA, junto com rgos estaduais e municipais sero executores com a funo de implementar o SNUC, subsidiar as propostas de criao e administrar as UC federais, estaduais e municipais, nas respectivas esferas de atuao.

Figura 3. Diagrama sintetizando a organizao do SNUC.

CATEGORIAS DE UNIDADES DE CONSERVAO


De acordo com as caractersticas especificas da rea proposta para decreto de UC, pode ser classificada nas diferentes categorias. As unidades de conservao integrados do SNUC dividem-se em dois grupos, com caractersticas especficas: As Unidades de Proteo Integral, com objetivo de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos
172

Questes ambientais contemporneas

Aula

naturais, com exceo dos casos previstos no SNUC. Compreende as seguintes categorias: I - Estao Ecolgica; II - Reserva Biolgica; III - Parque Nacional; IV - Monumento Natural; V - Refgio de Vida Silvestre. As Unidades de Uso Sustentvel com o objetivo bsico de compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela de seus recursos naturais. Compreende as seguintes categorias: I - rea de Proteo Ambiental; II - rea DE Relevante Interesse Ecolgico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI - Reserva de Desenvolvimento Sustentvel; VII - Reserva Particular do Patrimnio Natural. A criao de uma unidade de conservao compreende quatro etapas bsicas descritas sinteticamente na figura 4.

10

Figura 4. Etapas para a criao de uma Unidade de Conservao.

Alguns dos critrios para a criao duma UC podem ser: - Ecolgicos: integridade funcional taxa chaves ou grupos funcionais, riqueza especifica. - Sociais: baixa densidade populacional, presena de sistemas produtivos tradicionais. - Econmicos: corredores industriais, potencialidade de bens e servios ambientais.
173

Biogeografia I

- Outros: reas com valor religioso, stios arqueolgicos. - Integridade funcional: condio que descreve a permanncia de todos os componentes e as relaes funcionais entre eles.

UNIDADES DE CONSERVAO EM SERGIPE


Apesar de ser o menor estado do pas, com 21.994 km 2, Sergipe possui seis bacias hidrogrficas (Figura 5) de significativa importncia para o desenvolvimento interno da agricultura e turismo: So Francisco, Sergipe, Japaratuba, Vaza Barris, Piau e Real.

Figura 5. Bacias Hidrogrficas do Sergipe.

Devido ao intenso processo de substituio desordenada das reas com vegetao nativa por atividades agropecurias, cidades, estradas e indstrias, as reas de preservao permanente do estado encontram-se quase que em sua totalidade desprotegidas, o que compromete a manuteno das nascentes e conseqente disponibilidade de gua. Outro aspecto agravante a ausncia do tratamento de efluentes industriais e domsticos, que so despejados diretamente nos cursos dgua comprometendo a qualidade desse recurso. Um dos mecanismos para a conservao da biodiversidade a criao de unidades de conservao. Entretanto, a consolidao
174

Questes ambientais contemporneas

Aula

destas reas no simples, pois depende de inmeros fatores nem sempre favorveis sua implantao. Em comparao outras regies brasileiras, observa-se que Sergipe um dos estados da federao com menor percentual de reas de proteo integral. Por diversas vezes depara- se com setores da sociedade que no compreendem a importncia da criao destas reas e que desenvolvimento e conservao no so opostos e podem ser conciliados por meio de ferramentas de planejamento e gesto ambiental. Dentro do estado de Sergipe podemos encontras as seguintes UC, no mbito estadual temos: APA do Morro do Urubu, APA da Foz do Rio Vaza-Barris Ilha do Paraso, APA do Litoral Sul, APA do Litoral Norte, APA do Rio Sergipe. MoNa Grota de Angico (Figura 6) e Refgio de Vida Silvestre Mata do Junco. No mbito Federal encontramos: Reserva Biolgica Santa Isabel, Parque Nacional Serra de Itabaiana, Floresta Nacional do Ibura. No que se refere a criao de unidades de conservao em reas privadas, Sergipe s dispe de uma Reserva Particular de Patrimnio Natural (RPPN) efetivamente criada, a de Fonte da Bica, numa rea total de 13,72 hectares com vegetao nativa, situada no municpio de Areia Branca, prximo ao Parque Nacional Serra de Itabaiana.

10

Figura 6. Localizao da UC estadual Monumento Natural Grota de Angico.

STIOS RAMSAR
A criao das UC representam uma estratgia de conservao dos recursos naturais, porem no a nica, por exemplo, o estabelecimento de stios Ramsar, um tratado
175

Biogeografia I

Intergovernamental com funo para a ao nacional e a cooperao internacional em pro da conservao e uso racional das zonas midas e seus recursos. As zonas midas so as superfcies cobertas de gua, sejam de regime natural ou artificial, permanentes ou temporais, estancadas ou correntes, doces, salobras ou salgadas, includas as extenses de gua marinha cuja profundidade em mareia baixa no exceda de seis metros. O objetivo principal criar e manter uma rede internacional de zonas midas que revestem importncia para a diversidade biolgica mundial e para o sustento da vida humana devido s funes ecolgicas e hidrolgicas que desenvolvem, por exemplo: - Armazenamento da gua. - Proteo contra tormentas e mitigao de inundaes. - Estabilizassem de litoral e controla a eroso. - Recarga de aqferos (a descida das guas a os aqferos subterrneos). - Descarga de aqferos (a subida das guas se converte em guas superficiais numa zona mida). - Purificao das guas mediante a reteno de nutrientes, sedimentos e contaminantes. A seleo das zonas midas a incluir dentro da lista Ramsar deve ser baseada em sua importncia internacional em termos ecolgicos, botnicos, zoolgicos, limnolgicos ou hidrolgicos. Atualmente temos 158 pases participantes, com 1831 reas designadas representando uma superfcie total de 170,040,380 hectares. No Brasil encontramos oito stios Ramsar: a Baixada Maranhense, ilha do Bananal, Lagoa do Peixe Mamirau, Pantanal Mato-gossense, Parque Estadual Marinho do Parcel Manoel Lus, Reestrncias Maranhenses, Reserva Particuar do Patrimnio Natural SESC Pantanal, distribudas nos estados de Maranho, Tocantins, Rio Grande do Sul, Amazonas e Figura 7. Localizao geogrfica dos Stios Ramsar no Brasil (Fonte: http://www.ramsar.org). Mato Grosso (Figura 7).
176

Questes ambientais contemporneas

Aula

CONCLUSO
Com a promulgao da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, vrios critrios e normas foram criados, visando o correto estabelecimento e gesto das unidades de conservao. As diferentes categorias das unidades de conservao so classificadas em dois grupos, as de Proteo Integral, com objetivo de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, e as de Uso Sustentvel com o objetivo bsico de compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela de seus recursos naturais. Em Sergipe ainda temos poucas UCs, mais a finalidade e a criao de outras, com os objetivos de conservar a diversidade do estado, e ter representatividade dos biomas dominantes a Mata Atlntica e Caatinga. Alguns dos problemas do estado so convencer os tomadores de deciso e a sociedade a respeito da necessidade de conservar a biodiversidade dentro e fora das unidades de conservao. Torna-se necessrio fazer com que os governantes passem a dotar os rgos ambientais de uma estrutura fsica e humana que efetivamente possa atender aos objetivos de conservao da biodiversidade. Portanto, para que tais objetivos sejam alcanados de forma mais eficiente, necessrio que as unidades de conservao estejam inseridas nos planejamentos scio-econmicos regionais e integradas ao ordenamento geral do territrio.

10

RESUMO
O Brasil um dos pases mais ricos do mundo em megadiversidade, concorrendo com a Indonsia pelo ttulo de nao biologicamente mais rica do nosso planeta. privilegiado atraindo ateno pelo que possui; particularmente, criticado pelo que est perdendo atravs do desmatamento; da converso das paisagens naturais em reflorestamentos, plantaes de soja e pastagens; e da expanso industrial e urbana. Neste cenrio a sensibilizao tem um papel importante, a evidncia mais tangvel do rpido crescimento da conscincia de conservao e da cincia da conservao no Brasil desde o incio da dcada de 70, pode ser vista na proliferao dos parques e reservas. De 1976 at a dcada de 1990, o Brasil fez um grande investimento em parques e outras unidades de conservao federais, estaduais, municipais e privadas bem maior que qualquer outro pas tropical e comparvel ao de pases em desenvolvimento. A consolidao do

177

Biogeografia I

Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) representou um momento histrico par a a conser vao da biodiversidade no Brasil, definindo e regulamentando as categorias das unidades de conservao em nveis federal, estadual e municipal. A partir desta legislao especifica na rea de conservao, a criao das UCs vem aumentando e acontecendo at agora. Os esforos de conservao no devem centralizar s a criao das UCs, existem outras estratgias de conservao, como os stios Ramsar, enfocados principalmente na conservao das zonas midas, representam tambm uma alternativa para a conservao e manejo dos recursos naturais. Atualmente no Brasil s oito reas encontrassem baixo essa denominao, mais o cenrio futuro e propcio para a incluso de outros stios Ramsar.

ATIVIDADES
Defina os seguintes conceitos Manejo: Uso sustentvel: Recuperao: Restaurao: Zoneamento: Plano de manejo: Complete a seguinte tabela com os dados das UCs de Sergipe:

178

Questes ambientais contemporneas

Aula

Complete a seguinte tabela com os dados dos stios Ramsar do Brasil:

10

AUTO-AVALIAO
Defina o conceito de Unidades de Conservao? Qual a primeira Unidade de Conservao criada em Sergipe? Considera que em Sergipe temos as suficientes UCs, ou considera que poderia decretar algumas outras reas? Qual a importncia de proteger as zonas midas? Considera que em Sergipe existe uma rea que poderia ser inclusa dentro dos stios Ramsar? Mencione qual e por qu?

REFERNCIAS
GOMES, L. J.; SANTANA, V.; RIBEIRO, G. T. Unidades de Conservao no Estado de Sergipe. Revista da Fapese, v. 2, n. 1, jan./jun. 2006. SERGIPE, Atlas Digital sobre Recursos Hdricos (SEPLAN/ SRH), 2004. SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservao: lei n 9.985, de 18 de julho de 2000. Pesquise na net: http://www.ramsar.org/indexsp.htm http://www.semarh.se.gov.br/biodiversidade/modules/tinyd0/ index.php?id=11

179

S-ar putea să vă placă și