Sunteți pe pagina 1din 2

Papai Noel e Gandalf tm a mesma origem

Papai Noel uma das imagens mais conhecidas do mundo. Gandalf, um bruxo, um personagem central nas obras de J. R. R. Tolkien O Hobbit e O Senhor dos Anis. Apesar de parecer que s tm em comum a barba branca, ambas as figuras da fico tm suas histrias derivadas de Odin, o superdeus nrdico. De acordo com a mitologia nrdica, Odin o lder dos deuses e pai do heri dos quadrinhos Thor. Odin todo poderoso e muitas vezes associado com a guerra, a bruxaria, a morte, a sabedoria e praticamente tudo o que voc pode atribuir a uma divindade. Quando Odin desejou viajar entre os mortais sem ser notado, ele assumiu o disfarce de um viajante e muitas vezes referido como Odin the Wanderer (ou s vezes Vegtam the Wanderer). Neste estado, ele frequentemente retratado como um homem velho com uma longa barba e um chapu de abas largas, carregando um basto.

Ian McKellen brincando com ele mesmo! Em uma carta de 1942 e uma biografia, de 1977, J. R. R. Tolkien revelou que sua inspirao para o Gandalf veio de duas fontes. A primeira foi uma pintura na forma de um carto postal chamada Der Berrgeist, que mostrava um homem velho com uma longa barba e chapu grande sentado na floresta. A segunda fonte Odin, j que Tolkien certa vez descreveu Gandalf como um andarilho Odnico. O nome Gandalf tambm tem razes na histria nrdica e pode ser uma traduo l ivre das palavras nrdicas para basto e elfo.

A maioria das pessoas est familiarizada com o nome e a imagem do Papai Noel. Tambm conhecido como Santa Claus, Kris Kringle e Pai Natal, ele geralmente associado a trazer presentes para as crianas no Natal. Bem como Gandalf, a inspirao para o bom velhinho veio de mais de uma fonte. A mais bvia So Nicolau, um bispo grego que viveu nos sculos III e IV. So Nicolau era conhecido como uma pessoa muito generosa e muitas vezes dava o que podia aos necessitados. mais provvel que seja a partir desta generosidade que temos ritual do Papai Noel de dar presentes s crianas boas (pedaos de carvo para crianas desobedientes, como difundido na Alemanha, veio muito mais tarde).

Crianas fingem para seus pais que acreditam em Papai Noel Atravs dos sculos, depois da morte de So Nicolau, seu legado evoluiu e acabou sendo misturado com outras tradies. At o sculo XVII, na Holanda, ele era conhecido como Sinterklaas, e era retratado como um homem velho com uma longa barba e basto isso no soa familiar? Atualmente, Sinterklaas associado com a antiga festa pag de Yule. Por volta do solstcio de inverno (que acontece no dia 21 de dezembro, a poucos dias de distncia do Natal moderno), Sinterklaas andaria atravs do cu em seu cavalo branco de oito patas e comemoraria a derrota do mal. Ao longo dos anos, o cavalo de oito patas de Sinterklaas se transformou em oito renas voadoras. Na mitologia nrdica, Odin aparece muitas vezes sentado em seu prprio cavalo branco voador de oito patas chamado Slepnir. Tambm no solstcio, Odin era conhecido por entrar nas casas atravs de buracos de fogo (chamins) e recompensar aqueles leais ao bem e contra o mal. Crianas iriam colocar seus sapatos perto do fogo e Odin iria ench-los com doces e guloseimas. Esta tradio continuou com Sinterklaas e, eventualmente, com o Papai Noel enchendo meias com brinquedos na manh de Natal.

Boas festas: 7 fatos fascinantes sobre o Natal A atual imagem comumente aceita do Papai Noel , em si, uma combinao de duas fontes. O primeiro o poema A Visit from St. Nicholas (parte do livro The Night Before Christmas), de Clement Clark Moore. Thomas Nast, o ilustrador do poema, foi o primeiro a retratar o Papai Noel vestindo um terno vermelho. A segunda fonte uma srie de anncios da Coca-Cola dos anos 1920 e 1930, que mostravam o Papai Noel mais rotundo e alegre com o qual estamos familiarizados hoje. [Knowledge Nuts]

Autor: Bruno Calzavara Bruno Calzavara recm-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paran e est de volta equipe do Hype aps dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol (confira o blog!). Gosta de chocolate e de sorvete, mas no de sorvete de chocolate.

S-ar putea să vă placă și