Sunteți pe pagina 1din 28

Apresentao Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral Cenrio Metodologia Aes Resultados Desafios e oportunidades Desdobramentos Passos

e dicas Expediente

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral


Os esforos e avanos de um municpio do interior de Alagoas para superar o trabalho infantil e a explorao sexual de crianas e adolescentes.

Apresentao

ar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. Inspirado por esse mote, o BANCO REAL tem posto em prtica, em compasso crescente, sua maneira

e do Adolescente. Uma vez nos fundos, os recursos seguem para a aes como o projeto de Novo Lino, que recebeu apoio do Amigo Real em 2004, 2005 e 2006. Submetido a um processo de avaliao qualitativa pelo mtodo de estudo de caso, o projeto se distinguiu em critrios como maturidade de resultados e da gesto, foco de atuao, regio geogrca e potencial de disseminao. O principal objetivo desta publicao justamente contribuir para o desenvolvimento socioeconmico por meio da sistematizao e disseminao de prticas bem-sucedidas. Tambm inteno do BANCO REAL induzir reexo e aprendizado para o aprimoramento dos projetos e da gesto de investimento social do Banco.

de entender sustentabilidade: um modelo de negcio em que todos ganham a empresa, o indivduo, a sociedade e o meio ambiente. Princpio de uma sociedade que mantm as caractersticas necessrias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente prspero, a sustentabilidade orienta as aes do Banco em suas diversas reas. No campo do investimento social, o BANCO REAL busca contribuir para que o Brasil prospere em direo ao desenvolvimento sustentvel, favorecendo uma cultura de participao e co-responsabilidade, em favor das comunidades e de causas relevantes para o pas. A Diretoria de Desenvolvimento Sustentvel do Banco tambm responde pela gesto do investimento social, e sua atuao fundamentada na crena de que os indivduos so agentes de seu prprio desenvolvimento, na necessria sintonia com os interesses legtimos da sociedade e na certeza de que alianas e parcerias potencializam o alcance de resultados. A sistematizao do Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral, que desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino (AL), com o apoio do Programa Amigo Real, materializa bem esses valores. O Programa Amigo Real foi criado pelo BANCO REAL em 2002 para facilitar aos seus clientes, funcionrios e fornecedores o direcionamento de recursos dedutveis do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criana

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral


Um basta violao de direitos

|1|2|3|4|

realidade de algumas crianas e adolescentes do municpio de Novo Lino (AL), situado a 83 quilmetros de Macei, era perversa em 2001. A falta

de recursos para garantir o suprimento de necessidades bsicas levava-os vivncia deliberada nas ruas, prtica de pequenos furtos, realizao de trabalho ilegal insalubre e degradante, incluindo a mendicncia para a sobrevivncia e a explorao sexual comercial. O principal cenrio dessa histria de horror era o trecho da Rodovia BR-101 que corta Novo Lino, j quase na divisa com o Estado de Pernambuco. No posto de gasolina ou no restaurante local, era corriqueiro meninas de 9 anos oferecerem-se a caminhoneiros, por orientao de suas prprias mes, para a prtica de sexo a troco de R$ 1 ou R$ 0,50. Novo Lino uma das 932 localidades mapeadas pela Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Explorao Sexual Comercial de Crianas e Adolescentes no Brasil1. Faz parte, tambm, do grupo de 16 cidades crticas em que o governo federal implementou pioneiramente, em 2001, o Programa Sentinela2 de combate ao abuso e explorao sexual entre a populao menor de 18 anos. O fato que, por estar centrado no atendimento psicossocial de crianas e adolescentes vtimas de abuso e explorao sexual, o Programa Sentinela tinha seus limites e previa, desde o incio, a participao dos Estados e municpios para a resoluo do problema. De nada adiantaria o atendimento psicossocial se os atendidos no tivessem melhores alternativas de sobrevivncia. Foi a propsito do Programa Sentinela que o poder pblico em Novo Lino decidiu executar aes mais contundentes em relao situao da criana e do adolescente.

Novo Lino foi considerado um dos 16 municpios crticos por explorao sexual comercial de crianas e adolescentes no Brasil.

1 . Amplo estudo concludo em 2005 por uma parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), a Comisso Intersetorial de Enfrentamento do Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes e o Violes Grupo de Pesquisa sobre Violncia e Explorao Comercial de Mulheres, Crianas e Adolescentes, ligado ao Departamento de Servio Social da Universidade de Braslia (UnB). 2 . Em 2007, o Programa Sentinela passou a se chamar Servio de Enfrentamento Violncia, ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes, sendo desenvolvido no mbito do Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social (Creas). A iniciativa est ligada ao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

O primeiro passo para mudar o quadro foi a ativao do CMDCA.

INCIO

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral


A primeira tentativa de ativao do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCA) aconteceu em 2001, em resposta a um pedido da Promotoria local. O Conselho tinha sido criado em 1997, mas permanecia inoperante. Os conselheiros, ento, realizaram a eleio e posse do Conselho Tutelar, mas o grupo se desarticulou novamente. Num movimento paralelo, notcias que chegavam pela televiso sobre iniciativas apoiadas por empresas comeavam a incutir nas lideranas da cidade sobretudo aquelas ligadas administrao pblica e Igreja Catlica a noo de que se podia conseguir apoio externo para o desenvolvimento de projetos sociais. As informaes recebidas conrmavam a importncia da estruturao do CMDCA, principal via de destinao de recursos por empresas rea social. Assim, em 2003, foi a vez de a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social da cidade convocar o CMDCA. Foram mobilizados os conselheiros e, a partir de uma discusso inicial acerca da situao precria de vrias crianas e adolescentes de Novo Lino, submetidos a toda sorte de violao de direitos beira da BR-101, o CMDCA local foi nalmente ativado.

|1|2|3|4|

O que proteo integral da criana e do adolescente?


O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA, Lei 8069/90) declara-se, no Art. 1, uma lei que dispe sobre a proteo integral da criana e do adolescente. A doutrina da proteo integral a concepo sustentadora da Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana, normativa aprovada por unanimidade pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 1989. A doutrina da proteo integral preconiza que crianas e adolescentes so sujeitos especiais de direitos, gozando de todos os direitos fundamentais e sociais, principalmente de proteo, em decorrncia de se encontrarem em fase de desenvolvimento.

Crianas e adolescentes so sujeitos especiais de direitos e gozam de proteo, por se encontrarem em desenvolvimento.

Alm do ECA, a doutrina da proteo integral tambm objeto do Art. 227 da Constituio Brasileira: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, prossionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloclos a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral


Criou-se uma agenda de reunies sistemticas que tinham como foco a busca da garantia de direitos das crianas e dos adolescentes da cidade. Nesse clima de renovao de foras, o CMDCA elaborou uma proposta de trabalho, que foi encaminhada, em meados de 2003, ao processo de seleo de projetos do Programa Amigo Real. Ela visava, basicamente, impulsionar um servio de educao complementar escola que funcionava ancorado em aes voluntrias desde 2001, junto ao Programa Sentinela. Pretendiase qualicar e ampliar o atendimento, de modo a beneciar 100 crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade social de Novo Lino. A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social seria o agente executor. A proposta encaminhada chamava-se Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral. Ela teve apoio do Programa Amigo Real em 2004, 2005 e 2006, tornando-se conhecida na cidade como Proteo Integral ou, simplesmente, Amigo Real.

|1|2|3|4|

Antes no, a gente pensava que s tinha que executar. Tinha que fazer o projeto e executar, tinha que pegar as crianas que estavam na rua, tinha que fazer uma festa para arrecadar dinheiro e doar para fulano que estava necessitado, esse tipo de coisa. Hoje a gente sabe que o papel nosso formular a poltica, sentar com o prefeito, com os vereadores, para formular melhor a poltica da criana e adolescente.
Representante do CMDCA

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Projeto buscou instituir a doutrina da proteo integral de crianas e adolescentes em uma cidade em que predomina a escassez de recursos e de oportunidades.

INCIO

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral


Os recursos alavancados pelo Programa destinam-se a apoiar projetos sociais que priorizam o acesso a uma boa educao para a populao com menos de 18 anos.

|1|2|3|4|

Conhea o Programa Amigo Real


Criado em 2002, o Programa Amigo Real facilita aos funcionrios, fornecedores e clientes do BANCO REAL o direcionamento de recursos dedutveis do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente. Tais fundos foram institudos em 1990 pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Os montantes ali depositados so geridos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente (CMDCAs) e empregados em projetos de defesa dos direitos da populao com idade de 0 a 18 anos, que so operados por instituies pblicas ou ONGs. Os recursos alavancados pelo Programa Amigo Real destinam-se a apoiar e aprimorar projetos que priorizem o acesso a uma boa educao e combatam a violao de direitos. So beneciadas as cidades que apresentam situao crtica no ndice de Desenvolvimento Infantil (IDI), aferido pelo Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), e no ndice de Excluso Social (IES), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da cidadania, o acesso a uma boa educao compreendido pelo Programa Amigo Real como

O Programa Amigo Real facilita aos funcionrios fornecedores e clientes do BANCO REAL o direcionamento de recursos dedutveis do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente.
condio de proteo da populao infanto-juvenil contra os perigos da pobreza, da explorao sexual, do trabalho ilegal e degradante. As aes sociais apoiadas pelo Programa Amigo Real so selecionadas de um conjunto de projetos candidatos, que so encaminhados pelos CMDCAs mediante um edital de convocao do Programa Amigo Real. O edital enviado a cada dois anos a municpios com indicadores sociais crticos no Brasil. O processo de seleo de projetos tem a participao direta dos funcionrios do BANCO REAL. Capacitados para uma atuao estratgica na rea social, eles integram os grupos de trabalho do programa, efetuando, tambm, o acompanhamento dos projetos apoiados. O Programa Amigo Real atua, ainda, no fortalecimento dos CMDCAs e dos Fundos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente, e age no fomento participao cidad dos funcionrios, clientes e fornecedores do BANCO REAL, em uma relao em que todos ganham.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Cenrio
Um cidade mingua

|1|2|3|

municpio alagoano de Novo Lino possui cerca de 11,9 mil habitantes (IBGE/Contagem Populacional 2007) e ocupa as ltimas colocaes entre os

principais indicadores sociais brasileiros. O ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), elaborado por iniciativa do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) e Fundao Joo Pinheiro, situa Novo Lino na 5.401 posio entre os 5.507 municpios avaliados. O IDH-M foi calculado com base no Censo Demogrco 2000, considerando trs dimenses: PIB per capita, expectativa de vida ao nascer, ndice de analfabetismo e taxas de matrcula em todos os nveis de ensino. Outro indicador que demonstra a situao de vulnerabilidade dos habitantes de Novo Lino o ndice de Excluso Social (IES), divulgado nacionalmente em 2003. O indicador classicou Novo Lino em 5.095 lugar entre todos os municpios brasileiros. Alm das dimenses aferidas pelo IDH-M, o IES considera parmetros como taxa de homicdios a cada 100 mil habitantes, proporo de jovens na populao total, nvel de emprego formal e desigualdade nos nveis de renda.

A t Antigamente t eu f falava l e as pessoas no me ouviam. (...) ( ) Quando eu falava que a excluso escolar em Novo Lino era x, no tinha resultado. Hoje no, eu levo isso aqui (documento). Eu vou e digo: tem crianas nessa rea que precisam urgente de escola. A eu vou na Sade e digo: a mortalidade infantil aumentou. (Com isso) melhorou muito o municpio.
Prossional do projeto

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Novo Lino tem um dos piores IDH-Ms do Brasil. O mesmo vale para o IES e o IDI.

INCIO

Cenrio
Com as capacitaes (do Programa Amigo Real), a gente viu que tinha que pensar no que aquela me estava pedindo, o que houve de mudana naquela me, criar ferramentas para planejar o que perguntar a ela. (...) Criar mecanismos de chegar comunidade, me. Porque a gente no sabia como chegar a eles - queria resolver o problema, mas no sabia todo o procedimento.
Prossional do projeto

|1|2|3|
municpios avaliados. O IDI incorpora variveis relacionadas cobertura de vacinao para crianas at 6 anos, escolaridade de mes e pais, percentual de gestantes com atendimento pr-natal adequado e escolarizao bruta na educao infantil. Quanto mais perto de zero estiver o IDI de um municpio, pior a situao da infncia. O baixo desenvolvimento social de Novo Lino revela-se, ainda, na anlise das taxas de mortalidade infantil e de meninas que se tornam mes na faixa etria entre 10 e 19 anos. Dados do Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos (Sinasc) em 2003 indicam taxa de mortalidade infantil em Novo Lino de 62,7 crianas a cada 1.000 nascidos vivos, contra 24,1 em nvel de Brasil. A porcentagem de mes na faixa etria entre 10 e 19 anos, em relao ao nmero total de mes de nascidos vivos, de 28,7%, perante a mdia nacional de 22,2% (Datasus Cadernos de Informaes em Sade). A agropecuria a atividade econmica central do municpio, com destaque para a produo de cana-de-acar, banana, mandioca e gado bovino. Novo Lino o segundo maior produtor de banana de Alagoas. O perodo de entressafra da cana-de-acar se estende de setembro a maro e considerado crtico para as famlias da zona rural, que constituem cerca de 48,5% da populao. Nesses meses, o trabalhador do campo migra para atuar em outros Estados brasileiros e s retorna na colheita seguinte. Muitas mulheres de Novo Lino as chamadas vivas da safra cam absolutamente desamparadas com seus lhos, na dependncia de programas governamentais de apoio que no

Novo Lino , tambm tambm, um dos municpios brasileiros com pior pontuao no ndice de Desenvolvimento Infantil (IDI/Unicef): 0,356 em 2004, contra a mdia nacional de 0,667 naquele ano3, e classicao 5.334 entre cerca de 5.560

contemplam todos os necessitados.


3 . Em 2008, o Unicef lanou um novo levantamento sobre o IDI, utilizando dados de 2006. Todavia, o estudo no se ateve situao de cada municpio brasileiro, apenas dos Estados e regies. O IDI 2006 para o Brasil foi de 0,73. Para Alagoas foi de 0,574, contra 0,473 em 2004.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Cenrio
Novo Lino adquiriu status de municpio em 1962, aps a emancipao poltica da cidade vizinha de Colnia Leopoldina. At o m de 2006, o municpio no contava com organizaes no-governamentais (ONGs) ou associaes sem ns lucrativos de interesse pblico constitudas por iniciativa da sociedade civil local. Os habitantes da zona urbana representam 51,5% da populao. Em regra, a populao urbana empregada encontra-se ligada administrao municipal e ao comrcio. Os rgos pblicos, os principais equipamentos sociais e o comrcio esto situados nas imediaes da Rodovia BR-101.

|1|2|3|

Com as capacitaes (do Programa Amigo Real), a gente viu que tinha que pensar no que aquela me estava pedindo, o que houve de mudana naquela me, criar ferramentas para planejar o que perguntar a ela. (...) Criar mecanismos de chegar comunidade, me. Porque a gente no sabia como chegar a eles - queria resolver o problema, mas no sabia todo o procedimento.
Prossional do projeto

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Metodologia
Capacitao, educao, mobilizao e novas oportunidades
Programa Amigo Real

|1|2|3|

relao de parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino com o Programa Amigo Real esteve

focada no apoio tcnico e nanceiro, entre 2004 e 2006, ao projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral. A evoluo do projeto foi sustentada pela participao das lideranas da instituio e de membros do CMDCA de Novo Lino nas Ocinas de Capacitao do Programa Amigo Real. As ocinas renem simultaneamente representantes das diversas instituies e Conselhos beneciados pelo Programa Amigo Real em cada ano de implementao. Em mdia quatro pessoas dois tcnicos do projeto e dois membros do CMDCA de Novo Lino participaram das ocinas em 2004, 2005 e 2006. Foram oferecidas trs ocinas para cada ciclo de apoio, com carga horria varivel entre 16 e 24 horas cada. As ocinas do programa visam auxiliar ONGs e prefeituras a obter sucesso na implementao dos projetos apoiados pelo Programa Amigo Real, por meio do replanejamento das aes, da criao de indicadores de resultados e formas de avaliao, e da capacitao em gesto do oramento. Buscam, tambm, estimular os participantes a reetir quanto ao papel dos CMDCAs na elaborao de polticas pblicas para a criana e o adolescente e a adquirir uma viso mais integrada dos servios que compem a Rede de Ateno Criana e ao Adolescente (Recad) no municpio. Outra funo destacvel das ocinas ajudar na elaborao de estratgias de captao de recursos e de fortalecimento dos Fundos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente.

Parceria do Programa Amigo Real com o projeto de Novo Lino atuou na cesso de apoio tcnico e financeiro para a estruturao de um servio de educao complementar.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Metodologia
O Programa Amigo Real tambm comparece com acompanhamento remoto s equipes por meio de contato telefnico, troca de e-mails e fornecimento de contedos a distncia. A implementao e a concepo da metodologia do Programa Amigo Real contam com o apoio tcnico da PRATTEIN Consultoria em Educao e Desenvolvimento Social, com sede em So Paulo (SP). Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral A oferta de atividades complementares escola, aliada insero e ao acompanhamento da evoluo escolar de crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade social de Novo Lino e ao oferecimento de duas refeies dirias a cada um, foram estratgias adotadas desde o incio pelo projeto para tirar as crianas e os adolescentes da rua. A idia era bastante simples: ocupar seu dia com aes educativas e garantir-lhes alimentao bsica, a m de que no mais precisassem, ao menos por necessidade prpria, se submeter mendicncia e ao trabalho ilegal. Noutra vertente, o projeto elegeu investir no fortalecimento das famlias, pais e mes das crianas e adolescentes atendidos, uma vez que eram eles mesmos que, por impossibilidade de sustentar a si e aos lhos, acabavam incentivando-os a atuar como pedintes ou a se entregar a modalidades de trabalho degradante e insalubre. Com a inteno de apoiar os adultos a assumir a posio de responsveis pela proteo dos lhos, os tcnicos do projeto investem em dois nveis de abordagem familiar, a saber:

|1|2|3|

Os meninos aproveitam os feirantes que vm de fora para levar as coisas deles no carrinho de mo. Aluga (sic) por R$ 1 o carrinho. Aqui tudo ladeira. Tem menino que sai de casa s cinco da manh e volta s seis da noite. um trabalho degradante? Claro que degradante, mas a maioria das pessoas acha normal, no v que ele est sem se alimentar, o peso que pega.
Prossional do projeto

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Temas abordados incluem planejamento, avaliao, fortalecimento institucional, sustentabilidade e articulao intersetorial.

INCIO

Metodologia
1) O investimento na ampliao da viso de pais e mes acerca de seus direitos e responsabilidades e para que possam assumir uma postura mais ativa em relao a isso. Inclui a realizao de reunies explicativas no projeto sobre as atividades desenvolvidas com crianas e adolescentes, bem como palestras sobre temas como sade e direitos; a realizao do chamado grupo de vnculos, que rene quinzenalmente cerca de 10 famlias, agrupadas segundo a localizao da sua residncia, na casa de uma delas, de modo a criar um clima mais intimista para que os participantes se sintam vontade para tratar de seus problemas; a realizao do grupo de mulheres, para o qual so convidadas quinzenalmente algumas mes mais fragilizadas para o desempenho de seu papel como mulher e me; a realizao de visitas domiciliares e atendimentos individuais a famlias no projeto, de modo a solucionar questes especcas. 2) O esforo de incremento da renda das famlias, por meio da incluso em programas governamentais de transferncia de renda e da oferta de cursos de capacitao prossional. O projeto tambm investe, com determinao e em parceria com o CMDCA, na sensibilizao da comunidade de Novo Lino para a importncia da garantia dos direitos de crianas e adolescentes. Campanhas, passeatas e apresentaes culturais so as principais estratgias adotadas.

|1|2|3|

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Crianas e adolescentes do projeto tm atividades complementares escola, acompanhamento escolare alimentao.

INCIO

Aes
Movidos pelo compromisso e pelo empenho em qualificao

|1|2|3|4|5|6|7|

apoio do Programa Amigo Real ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino

O corpo tcnico do projeto tambm pde se dedicar mais ao objetivo de garantir a insero do pblico atendido na escola formal, de modo a viabilizar um regime de educao em tempo integral aos benecirios. Outras aes previstas estavam voltadas s famlias: orientaes nas reas de nutrio e sade, atendimento psicossocial, oferta de oportunidades de qualicao prossional e a implantao de uma horta comunitria. Os recursos alocados pelo Programa Amigo Real em 2004 totalizaram R$ 136.438,00 e destinaram-se contratao de pessoal, compra de materiais para a realizao das diferentes atividades, ao pagamento de despesas de alimentao das crianas e adolescentes e capacitao da equipe. Foi contratada uma equipe de 12 prossionais composta por assistente social, psiclogo, pedagogo, nutricionista, educadores para ocinas de artes, capoeira e dana, professores de reforo escolar, cozinheira e funcionrio para servios gerais. O empenho em obter qualicao uma marca do corpo tcnico do projeto, que se esmerou em participar e compartilhar internamente os conhecimentos adquiridos nas Ocinas de Capacitao do Programa Amigo Real. Os recursos repassados pelo programa permitiram, ainda, a contratao de uma assistente social ligada Universidade Federal de Alagoas, para prover assessoria tcnica e capacitao adicional aos prossionais do projeto. Sistema de informaes favorece trabalho Em um movimento paralelo, tambm os integrantes do CMDCA de Novo Lino se capacitavam nas ocinas do Programa Amigo Real. Isso favoreceu uma maior articulao entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia

com crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade social conferiu grande impulso ao. Aos poucos, os ganhos do projeto comearam a aparecer, devolvendo a alegria s crianas e aos adolescentes da cidade. At 2003, o atendimento era dirigido a cerca de 80 crianas e adolescentes, que se alternavam ao longo da semana entre ocinas ministradas por voluntrios de preparo insuciente e sem o material didtico necessrio. Em 2004, aps a primeira interveno do Programa Amigo Real, o projeto foi estruturado para a oferta diria de educao complementar escola a 100 crianas e adolescentes de Novo Lino.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Com apoio do Amigo Real, o atendimento a crianas e adolescentes passou a ser dirio, pblico atendido em 2004 subiu de 80 para 100 pessoas.

INCIO

Aes
Social, executora do projeto com assento no Conselho, o Conselho Tutelar e o Ministrio Pblico, que passaram a exercer, juntos, um real controle sobre a situao de mendicncia e exposio a riscos de crianas e adolescentes da cidade. Outro trabalho memorvel do CMDCA foi a elaborao, em 2005, do Diagnstico Social das Condies de Vida e Situao de Crianas e Adolescentes e suas Famlias em Vulnerabilidade no Municpio de Novo Lino. O documento buscou sistematizar informaes acerca dos problemas que se desejava enfrentar, bem como das estratgias desenvolvidas para tanto. Nesse mesmo ano, o Programa Amigo Real aportou R$ 134.202,00 ao projeto. O servio aumentou a faixa de atendimento para 162 crianas e adolescentes e os recursos alocados foram empregados no pagamento de pessoal, na compra de materiais para o desenvolvimento das atividades socioeducativas e em alimentao. Em 2006, o nmero de atendimentos do projeto voltou a 100 crianas e adolescentes. A reduo de pblico visou elevar a qualidade dos servios prestados com as crianas e aprofundar o atendimento s famlias. A medida foi possvel porque a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social conseguiu aumentar a quantidade de bolsas concedidas pelo governo federal ao municpio para o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (Peti). A argumentao da Secretaria junto ao governo federal fundamentou-se no diagnstico elaborado pelo CMDCA. As novas bolsas permitiram que parte das crianas e adolescentes do projeto fosse transferida ao centro de atendimento do Peti na cidade, que opera em local separado, tambm em regime de educao complementar escola. Em 2006, o aporte do Programa Amigo Real ao projeto foi de R$ 216.498,99. Desse total, cerca de R$ 100.000,00 foram alocados para a construo da sede Trabalho com famlias e mobilizao social

|1|2|3|4|5|6|7|
prpria do projeto, inaugurada em fevereiro de 2007 entre 2003 e 2006, o projeto funcionou em um imvel cedido em comodato Prefeitura local. Os recursos restantes apoiaram a continuidade das aes regulares de educao complementar e atendimento s famlias.

O apoio s famlias no projeto de Novo Lino se concretiza com a realizao de vrios tipos de reunio nas instalaes do projeto reunies sobre as atividades desenvolvidas com os lhos, palestras sobre temas diversos, reunies tipo grupo de mulheres, atendimentos individuais para abordar assuntos especcos e em reunies fora dele em pequenos grupos, nas casas dos familiares, com a

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Insero na escola formal foi garantida, viabilizando a educao em perodo integral.

INCIO

Aes
nalidade de discutir temas delicados referentes estruturao familiar. Esta ltima dinmica de encontros, em casas de familiares, foi implementada em 2005. O trabalho com as famlias inclui, ainda, visitas domiciliares. A m de que pais e mes possam incrementar sua renda e assumir a subsistncia de seus lhos, o projeto age em duas vertentes: a oferta de capacitao prossional e o cadastramento das famlias no programa Bolsa Famlia de transferncia de

|1|2|3|4|5|6|7|
renda. Ligado ao governo federal, o Bolsa Famlia previa, em 2006, o pagamento mensal de valores entre R$ 15 e R$ 95 por famlia, de acordo com a renda mensal por pessoa da famlia e a quantidade de lhos. Cinqenta e quatro famlias atendidas pelo projeto receberam o benefcio em 2004, 69 em 2005 e 51 em 2006. A oferta de capacitao prossional, por sua vez, ocorre desde 2005, por meio de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Servio Nacional de

Linha do tempo
1997
Constituio do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente de Novo Lino, que permaneceu praticamente inativo at 2001.

2001
Implementao do Programa Sentinela em Novo Lino; primeira tentativa de reativao do CMDCA, com eleio e posse do Conselho Tutelar; incio da oferta de atendimento socioeducativo a crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidade pela Secretaria do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino.

2003
Segunda tentativa de ativao do CMDCA, agora bemsucedida; elaborao de nova proposta de trabalho com crianas e adolescentes e encaminhamento de solicitao de apoio ao Programa Amigo Real.

2004
Primeiro ano de apoio do Programa Amigo Real; estruturao do projeto para o atendimento a 100 crianas, adolescentes e a suas famlias, contratao e

2005
Segundo ano de apoio do Programa Amigo Real; expanso do atendimento a 162 crianas, adolescentes e suas famlias; diagnstico sobre a situao de crianas, em vulnerabilidade social em Novo Lino; dos Trabalhadores Rurais para capacitao prossional das famlias.

2006
Conquista de 50 bolsas do Peti; transferncia de parte dos atendimentos ao Peti, visando qualicao e aprofundamento dos servios prestados s 100 crianas e adolescentes que permaneceram no a Cmara dos Vereadores para a conquista de construo de uma sede.

Incio 2007
Inaugurao da sede prpria do projeto.

qualicao de pessoal. adolescentes e famlias projeto; articulaes com

parceria com Sindicato recursos complementares

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Recursos do Amigo Real em 2006 permitiram a contrtuo de uma sede prpria.

INCIO

Aes
Aprendizagem Rural (Senar) oferece cursos ao sindicato e este disponibiliza parte de suas vagas a pais e mes do projeto. Os cursos abarcam as reas de culinria, fabricao de produtos de higiene e limpeza, confeitaria, produo de doces e bolos e de artesanato em croch. Todas as 96 vagas disponibilizadas pelo sindicato nas diversas reas entre 2005 e 2006 foram ocupadas. Em seis casos, a formao impulsionou o desenvolvimento de atividade produtiva autnoma, enquanto outras mes vislumbram a possibilidade de trabalhar em esquema de cooperativa. Tratase, todavia, de um esforo ainda incipiente.

|1|2|3|4|5|6|7|

J chegamos a ir a Jundi, Recife com o pastoril. Com a capoeira ns j fomos para Unio dos Palmares. Fica tudo alegre, porque ns j estamos acostumados. (...) Ns entramos na roda de capoeira como se fosse, assim, entrar em casa... L tinha umas mil pessoas e ns jogamos, no meio mesmo.
Adolescente atendido pelo projeto

Uma ltima frente de aes em que o projeto investe de maneira sistemtica na mobilizao da comunidade de Novo Lino para a importncia da garantia dos direitos de crianas e adolescentes. Isso se d em parceria com o CMDCA, mediante a promoo de aes de visibilidade para o projeto a exemplo de apresentaes culturais em torno das ocinas realizadas com crianas e adolescentes e atravs da organizao de campanhas englobando passeatas, mobilizao de escolas, distribuio de panetos e a xao de cartazes. Entre os momentos emblemticos desse trabalho guram as passeatas de 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. No evento realizado em 2006, estima-se que 4 mil pessoas tenham comparecido, entre professores de todas as escolas da cidade, alunos, educadores, prossionais do Peti, Programa Sentinela, Prefeitura, CMDCA, Conselho Tutelar e comunidade.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Comunidade de Novo Lino alvo de aes de mobilizao para a defesa de direitos.

INCIO

Aes
Articulaes e parcerias multiplicam-se em algumas frentes Algumas articulaes com outras reas do setor pblico agregaram valor ao projeto, a exemplo da parceria com a Secretaria de Sade, que garantiu o atendimento mdico geral para crianas e adolescentes e a realizao de palestras tambm para as famlias, bem como a oferta de tratamentos odontolgicos curativos e preventivos. No campo da educao, tcnicos do projeto procuram integrar as atividades de reforo escolar ao planejamento pedaggico das escolas, de modo a no criar duas escolas. Na prtica, a coordenadora pedaggica do projeto realiza reunies anuais com professores e coordenadores das escolas locais, enquanto outros educadores do projeto efetuam contatos bimestrais com professores das classes em que estudam os alunos do projeto, a m de trocar informaes e planejar aes conjuntamente. O projeto atua em parceria com o Conselho Tutelar, acolhendo todas as crianas e adolescentes encaminhados por esse rgo.

|1|2|3|4|5|6|7|
O Ministrio Pblico desponta como outro aliado, seja intervindo em casos em que nem os tcnicos do projeto nem os integrantes do Conselho Tutelar obtm sucesso, seja encaminhando a Macei crianas e adolescentes que requerem atendimento especializado ou abrigamento.

Projeto promoveu boas articulaes com a Secretaria da Sade, escolas pblicas, Conselho Tutelar, Ministrio Pblico, Cmara dos Vereadores, Pastoral da Criana, Igreja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Noutra vertente, a principal liderana do projeto, que secretria do Trabalho, Habitao e Assistncia Social do municpio, atua no estreitamento de laos com a Cmara dos Vereadores. O esforo busca convencer o poder pblico a investir na manuteno do projeto, que em grande medida operou, entre 2003 e 2006, com recursos advindos do Programa Amigo Real. Os primeiros resultados dessa ao foram a liberao de R$ 50 mil do Oramento municipal de 2006 para complementar a verba necessria construo da sede prpria do projeto, bem como a rpida aprovao de um projeto de lei que possibilitou a licitao para contrato da construtora responsvel pela obra. Outra organizao local que mantm parceria com o projeto a Pastoral da Criana, que realiza palestras sobre nutrio no projeto, d suporte s famlias de crianas pequenas no que se refere curva de crescimento e as encaminha para tratamento mdico, quando necessrio. Os cabeleireiros da cidade so tambm apoiadores, cortando gratuitamente o cabelo de crianas e adolescentes e ofertando, de tempos em tempos, sesses de

Eu estava na escola ontem, de repente um colega chegou, rasgou a bandeira do Brasil que estava l pregada e o outro foi e falou para a professora. Quando foi noite, ele chegou armado para querer matar o colega. Eu cheguei at ele, porque eu conheo ele, e disse: Rapaz. No faz isso no, vai cuidar da tua vida, toma conta da tua mulher, que tem tua mulher. Ele tomou meu conselho e foi embora.
Adolescente do projeto

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Aes
manicure e cabelo s mes dos benecirios. Em uma espcie de convnio, a Igreja Catlica local promove educao religiosa ao pblico do projeto e o insere em atividades da sua rotina. Vale lembrar, ainda, o j citado apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na oferta de vagas em cursos de capacitao direcionados a pais e mes. O sindicato tambm possui representao no CMDCA.

|1|2|3|4|5|6|7|
Entre 2004 e 2006, o projeto criou um fundo de reserva, que vem funcionando como colcho para manter suas atividades at que o movimento de captao de recursos apresente resultados. Sabe-se, porm, que a insero denitiva do projeto entre as polticas pblicas locais seria o melhor caminho para a obteno de sustentabilidade.

Trabalho com famlias inclui reunies particulares e em grupo, nas instalaes do projeto ou na casa das famlias, bem como visitas domiciliares.
H, por m, uma articulao importante em compasso de espera: a implementao da horta comunitria que o projeto previra criar desde o incio, como estratgia de gerao de renda. A horta no foi implantada em 2004 devido ausncia de infra-estrutura e terreno apropriado; foi criada em 2006, mas desativada em seguida, pois o local disponvel no oferecia segurana e era alvo constante de furtos. O deslanche da ao depende da identicao de um local adequado e cedido para uso sem nus pela instituio. Embora o projeto de Novo Lino no tenha prosperado na ampliao da sua base de mantenedores, suas lideranas participam de frentes diversas de captao de recursos. Os esforos extrapolam a regio de Novo Lino, chegando a potenciais nanciadores na iniciativa privada em Macei e outras capitais e passando pela qualicao do projeto junto a avalistas de renome, a exemplo do Unicef e da Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana e do Adolescente.

Esforos de captao de recursos so presentes. O desafio captar recursos nas capitais, dada a escassez de empresas de grande parte em Novo Lino.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Aes
Nmero de crianas e adolescentes atendidos pelo projeto 2004 2005 2006 100 162 100 Faixa etria do pblico atendido pelo projeto em 2006

|1|2|3|4|5|6|7|

28% 72%
Crianas (6 a 11 anos) Adolescentes (12 a 17 anos)

Oramento do projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral


2004 2005 2006 TOTAL Apoio do Programa Amigo Real R$ 136.438,00 R$ 134.202,00 R$ 216.498,99 R$ 487.138,99 Valores recebidos pelo CMDCA R$ 165.095,13 R$ 156.482,00 R$ 216.496,99 R$ 538.076,12

A gente tenta construir essa imagem de cidado de direitos tambm para a mulher. Aqui em Novo Lino, algumas mulheres se vem como objetos realmente.
Prossional do projeto

Quantidade de atendimentos direcionados s famlias


2004 Reunies no projeto Reunies em casas de familiares Atendimentos psicossociais individuais no projeto Visitas domiciliares 7 63 77 2005 19 8 88 165 2006 11 7 998 273

Antes ela (me) no ligava nada. Se chegasse meia-noite, ela no dizia nada. melhor ela cuidando. Dormir cedo, seno corre o risco de levar uma bala a.
Adolescente atendido pelo projeto
Fonte: Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino e programa amigo real.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Resultados
O ganha-ganha do projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral
Crianas e adolescentes As ocorrncias de violao de direitos registradas no Conselho Tutelar de Novo Lino vm diminuindo ano a ano (ver tabela). O dado sobre explorao e abuso sexual uma exceo, podendo denotar a ampliao do grau de conscincia da populao quanto inadmissibilidade desse tipo de violao. H conscincia, por parte das crianas e adolescentes participantes do projeto, da importncia do trabalho ali desenvolvido de busca de proteo integral e de defesa da garantia de seus direitos. As atividades do projeto contribuem para o desenvolvimento de competncias pessoais (auto-estima, respeito a si e ao prprio corpo, equilbrio emocional, valorizao da cultura local), sociais (relacionamento interpessoal, habilidade de administrar conitos, de participar e se expressar) e cognitivas (habilidades de leitura, escrita, clculo matemtico e expresso artstica, aproveitamento de contedos escolares em geral). Famlias

|1|2|3|

Nota-se a superao do momento inicial do projeto em que as famlias se ressentiam pelo fato de os lhos no estarem mais nas ruas, trazendo dinheiro para casa, dando lugar a outro em que as famlias se colocam como parceiras no trabalho realizado com as crianas e os adolescentes. O atendimento psicossocial provido reconhecido pelos familiares como um apoio bem-vindo que os tira da solido para lidar com seus problemas e se congura um canal de comunicao e escuta importante. O projeto propiciou a mudana de atitude em questes bsicas. Os pais passaram a ser mais cuidadosos com a proteo e o bem-estar dos lhos, a no mais estimular ou permitir que cassem na rua e a encaminh-los diariamente ao projeto e escola. Tambm passaram a acompanhar a evoluo educacional dos lhos, a ir s reunies no projeto e com os professores da escola, a ser mais cuidadosos com eles prprios e com suas casas.

Ocorrncias de violao de direitos registradas no Conselho Tutelar de Novo Lino


2001 Maus-tratos e abandono Violncia domstica Explorao e abuso sexual Situao de rua 64 29 20 27 2002 58 39 10 12 2003 29 15 9 10 2004 19 15 20 10 2005 7 5 2 3 2006 10 5 17 3

Fonte: Conselho Tutelar de Novo Lino.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

Violao de direitos de crianase adolescentes apresenta tendncia de queda, projeto desenvolve competncias pessoais, sociais e cognitivas.

INCIO

Resultados
O projeto favoreceu o incremento da renda de parte das famlias atendidas, por meio do seu cadastramento no programa Bolsa Famlia. Em casos isolados, a oferta de capacitao prossional impulsionou o desenvolvimento de atividade produtiva autnoma. Projeto Os momentos de exposio do projeto nas Ocinas de Capacitao do Programa Amigo Real a pessoas que desenvolvem aes sociais em outros municpios, especialistas da rea e representantes do BANCO REAL funcionaram, por si ss, como forte estmulo para que a equipe de Novo Lino qualicasse seu trabalho.

|1|2|3|
A elaborao pelos tcnicos do projeto do Diagnstico Social das Condies de Vida e Situao de Crianas e Adolescentes e suas Famlias em Vulnerabilidade no Municpio de Novo Lino favoreceu a conquista, junto ao governo federal, de 50 bolsas do Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (Peti) para crianas e adolescentes da cidade.

Famlias se tornaram parceiras do projeto, atendimento psicossocial valorizado, pais passaram a acompanhar melhor a evoluo dos filhos, cadastramento no Bolsa Famlia fez a renda aumentar.
Escolas O percentual de reprovaes escolares entre as crianas e adolescentes matriculados no projeto h pelo menos seis meses caiu de 26% em 2003 para 16% em 2006. Comparando-se a freqncia escolar mdia dos seis participantes que esto h mais tempo no projeto, de quatro faixas etrias entre 7 anos completos e 18 anos incompletos, percebe-se que houve uma evoluo de 80% no ltimo bimestre de 2004 para quase 100% no ltimo bimestre de 2005. CMDCA O suporte e o acompanhamento sistemtico das aes obtidos por meio do Programa Amigo Real foram apontados pelos conselheiros como fundamentais para o ganho de compreenso quanto situao local da criana e do adolescente e de clareza em relao ao seu papel.

Programa Amigo Real ajudou conselheiros a compreenderem melhor seu papel e a situao local da criana e do adolescente.
O corpo tcnico do projeto elaborou ferramentas de planejamento do trabalho, monitoramento, avaliao, registro e sistematizao de resultados. Alm do impacto em ecincia, tal medida fundamenta as iniciativas de divulgao do projeto e favorece, conseqentemente, sua sustentabilidade. Por se tratar de uma ao ligada a uma determinada gesto da Prefeitura, existe o receio, entre as lideranas do projeto, de ela deixar de existir no mandato de um novo prefeito. Por perceberem sua importncia e a m de perpetu-la, as lideranas do projeto trabalham com a idia de institucionalizar o projeto, transformando-o em uma associao civil sem ns lucrativos.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Resultados
As reexes desenvolvidas nas Ocinas de Capacitao do Programa Amigo Real propiciaram o amadurecimento dos conselheiros em relao necessidade de reunir e sistematizar informaes sobre os problemas enfrentados, bem como em relao s estratgias a serem adotadas. Sociedade O projeto comea a provocar mudanas de paradigma na cidade, reforando a necessidade de garantia de direitos e proteo integral para crianas e adolescentes. A experincia do projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral representa um avano no desenvolvimento da sociedade civil de Novo Lino, na medida em que caminha para se constituir na primeira ONG local.

|1|2|3|

Dinmica de exposio das Oficinas de Capacitao do Programa Amigo Real estimulou a qualificao dos profissionais do projeto, gesto foi aprimorada como um todo, lideranas preocupam-se com sustentabilidade da ao, realizao de diagnstico ajudou na obteno de mais bolsas via Peti.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Desafios e oportunidades
Rotas a serem desbravadas
A evoluo e a continuidade do projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral dependem, ainda, da ampliao da sua base de apoio no que se refere sustentabilidade nanceira. Embora a necessidade de aumento no leque de apoiadores faa parte do discurso das lideranas do projeto, pouco se evoluiu entre 2003 e 2007 nesse sentido.

|1|2|

A observao focalizada em grupos de crianas e adolescentes revelou que, em consenso, as crianas no consideram o trabalho infantil uma prtica prejudicial. J os adolescentes foram rmes ao se posicionarem contrariamente.

Crianas ainda admitem prtica do trabalho infantil.


A histria de colocao prossional entre egressos do projeto ainda se restringe a casos isolados. uma vulnerabilidade a ser equacionada. O projeto no oferece aos adolescentes um trabalho focado no protagonismo juvenil, que representaria o desenvolvimento da capacidade de tomar iniciativas e de competncias sociais que podem ser at mais relevantes na busca pela insero no mercado de trabalho do que a aprendizagem de um nico ofcio, em cursos especcos de capacitao prossional. O estmulo formao de grupos juvenis que se envolvem com questes sociais da comunidade, por meio de estratgias denidas segundo a identidade cultural dos prprios jovens (msica, cinema, esporte, dana), se coloca como uma alternativa.

Sustentabilidade financeira ainda um grande desafio.


O trabalho infantil e a explorao sexual comercial de crianas e adolescentes deixaram de ser prticas socialmente aceitveis em Novo Lino. Todavia, ainda no foram extintas e no se identica uma postura ativa para combater esses problemas por parte de outras instncias da sociedade que no aquelas vinculadas diretamente ao projeto. O estmulo ao envolvimento de novas lideranas representativas no CMDCA mostra-se essencial para intensicar e perpetuar o trabalho de proteo a crianas e adolescentes na cidade.

Causa da proteo a criana e adolescentes deve estar nas mos de vrios atores e no apenas da equipe que conduz o projeto.

Insero de jovens egressos no mercado do trabalho baixa e projeto poderia adotar metodologias mais favorveis, como o protagonismo juvenil.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Desafios e oportunidades
A diculdade de mobilizar as famlias para que continuem desenvolvendo atividades produtivas autnomas aps o encerramento dos cursos prossionalizantes sugere a necessidade de oferecer-lhes treinamento tambm no campo do empreendedorismo, envolvendo uma preparao do grupo para lidar com temas como trabalho em equipe, associativismo, demanda de mercado, precicao, dentre outros.

|1|2|

Aes de fomento atividade produtiva das famlias tambm precisam ser revistas.
As entrevistas com professores das escolas revelaram que existe, entre esses prossionais, conscincia da situao de vulnerabilidade social em que se encontram as crianas e adolescentes do projeto e, em alguma medida, compreenso quanto a eventuais diculdades de aprendizagem. O discurso dos professores no revelou, todavia, indcios de que estejam assumindo uma postura mais ativa em relao situao da infncia e da adolescncia local.

Engajamento de professores das escolas poderia ser maior.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Desdobramentos
Uma histria que continua
Atendimento s crianas e adolescentes Com 320 metros quadrados de rea construda, a nova sede do projeto criou condies mais favorveis ao desenvolvimento das atividades com as crianas e adolescentes atendidos. As instalaes anteriores tinham aproximadamente metade do tamanho das atuais. O local onde o projeto funcionava passou a abrigar em melhores condies a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino e outros programas voltados a crianas e adolescentes no municpio. A preocupao com o desenvolvimento do empreendedorismo e com a insero dos adolescentes do projeto no mercado de trabalho move suas lideranas a pensar numa ao que articule isso a uma das principais atividades econmicas a produo de banana e valorizao e preservao das matas remanescentes. A proposta formar agentes em meio ambiente para promover a conscincia ambiental, o reorestamento, a coleta seletiva e criar oportunidades de prossionalizao com a industrializao da banana e do artesanato a partir da sua bra. Atendimento s famlias A atendimento psicossocial s famlias passou a adotar, tambm, a abordagem de temas pontuais alcoolismo, gravidez na adolescncia, DSTs, o ECA, entre outros que possam dizer mais respeito vida e aos problemas das famlias. A inteno favorecer a mobilizao e a mudana de postura das famlias. Os primeiros resultados so promissores. Sustentabilidade nanceira Em 2007, com a concluso da sede, o projeto novamente ampliou a faixa de atendimento de 100 para 165 crianas e adolescentes, quantidade prxima ao total de atendidos em 2005. O fato sinaliza algum avano nas condies de sustentabilidade do projeto, uma vez que sempre foi altamente dependente do Programa Amigo Real para o custeio de suas atividades. A capacitao das famlias para atividades que possam gerar renda apresentou resultados mais positivos em 2006/2007. Os produtos artesanais elaborados foram expostos em feiras e eventos fora de Novo Lino e o associativismo est sendo considerado um meio para formalizar e fortalecer os grupos de produtores.

Eu no sabia ler, escrever. Agora sei ler, sei mandar carta, sei tudo. Eu aprendi muita coisa.
Criana atendida pelo projeto

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Passos e dicas
O caminho das pedras do projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral
O Que Fazer Passo 1: Identificar com clareza o perfil das crianas e as famlias a serem atendidas e o contexto em que vivem. Como Fazer
Para a definio de objetivos e de uma metodologia adequada de trabalho, de suma importncia realizar um diagnstico das condies de vida da populao que se deseja atingir, explicitando direitos que so garantidos e aqueles que so violados, situando-os no contexto regional. A multicausalidade que envolve os problemas sociais exige a soma de esforos de equipamentos de reas diversas, possibilitando uma abordagem global e efetiva por meio na construo de uma rede de interesses comuns.

|1|2|

O Intinerrio de Novo Lino


A pesquisa sobre as condies de vida de crianas e adolescentes, realizada por diversos atores-chave de Novo Lino (equipe do projeto, do Conselho Tutelar, da Guarda Civil, da Secretaria de Educao e Sade, dentre outras), propiciou-lhes conhecimento sobre a realidade local e o engajamento em aes para seu enfrentamento.

Passo 2: Formar uma rede de organizaes e servios que se responsabilize pelo sistema de garantia de direitos no municpio, definindo o papel de cada um deles. Passo 3: Capacitar equipes para o desempenho efetivo de seus papis.

A participao de lideranas dos vrios servios e equipamentos no CMDCA de Novo Lino possibilitou uma importante troca de informaes entre eles, viabilizando o planejamento das aes, diminuindo sua duplicidade e garantindo um real controle sobre situaes extremas de violao de direitos (prostituio, mendicncia, trabalho infantil).

No necessrio reinventar o caminho das pedras a cada nova incurso na realidade. Teorizaes e a experincia de outros potencializam em muito os esforos de uma equipe engajada em seus objetivos. Identificar potenciais colaboradores tcnicos ajuda a qualificar a interveno.

A equipe do projeto buscou tanto a capacitao oferecida pelo Programa Amigo Real quanto um estreitamento de vnculos com a Universidade Federal de Alagoas, servindo de campo de pesquisa para trabalhos de ps-graduao, recebendo a superviso de duas psgraduandas do Servio Social para a realizao do diagnstico social, passando a cursar a graduao da universidade.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Passos e dicas
Passo 4: Desenvolver com criatividade a metodologia de trabalho a ser utilizada em cada equipamento, sempre de forma contextualizada.
Partindo de uma capacitao terica consistente e do conhecimento da realidade local, a equipe pode projetar formas de abordagem adequadas populao com a qual deseja trabalhar. A proposta metodolgica deve ser desenvolvida com base nas necessidades especficas do pblico beneficirio e de seu contexto. A realidade atual complexa, problemas atuais so complexos. Formas tradicionais de interveno no trazem mais os resultados esperados. Se necessrio inovar, tambm necessrio desenvolver o conhecimento sobre processos em desenvolvimento e resultados atingidos, com vistas a aprimorlos continuamente. O monitoramento e a avaliao so a base da aprendizagem a partir da nossa prtica. Criar no apenas uma rede de equipamentos, mas uma rede de cidados que se responsabilizem por garantir os direitos das crianas e adolescentes no municpio o objetivo maior daqueles que se dedicam a essa empreitada. Assumir essa tarefa como uma das prioridades do projeto fundamental. A metodologia de trabalho com famlias desenvolvida por tcnicos do projeto um exemplo que merece destaque. Desembaraandose de concepes ligadas a abordagens tradicionais, eles puderam trabalhar com familiares fora do ambiente do projeto, favorecendo tanto a sua desinibio quanto uma maior articulao comunitria. Ressalta-se que foi possvel abordar inclusive questes delicadas como a sensibilizao para o impedimento do trabalho infantil, cuja renda geralmente contribui para a subsistncia da prpria famlia. As oficinas oferecidas pelo Programa Amigo Real tinham como um de seus objetivos principais o desenvolvimento de capacidades de avaliao entre seus participantes. A equipe de Novo Lino desenvolveu indicadores para a avaliao de processos e resultados, bem como estratgias de coleta de informaes especficas para sua realizao.

|1|2|

Passo 5: Monitorar processos de trabalho e avaliar resultados.

Passo 6: Criar estratgias para o envolvimento da comunidade em aes simples e complexas de garantia de proteo de direitos.

Campanhas, passeatas e apresentaes culturais, alm de uma constante sensibilizao corpo a corpo de comerciantes locais, donas-de-casa, caminhoneiros, foram algumas das estratgias encontradas pelo conjunto de parceiros de Novo Lino para aos poucos transformar a mentalidade de sua comunidade: trabalho infantil problema sim, e no apenas um meio de sobrevivncia; estimular a prostituio infantil crime e no um acontecimento normal na cidade.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

Expediente
Esta uma publicao da Diretoria de Desenvolvimento Sustentvel do BANCO REAL. Ela foi elaborada a partir da avaliao de resultados do projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral, apoiado pelo Programa Amigo Real no perodo 2004-2006. BANCO REAL Diretoria de Desenvolvimento Sustentvel Maria Luiza Pinto e Paiva Superintendncia de Ao Social Laura Oltramare Coordenao da rea de projetos sociais Andra Regina Coordenao do Programa Amigo Real Andra Moreira Apoio tcnico PRATTEIN - Consultoria em Educao e Desenvolvimento Social Fabio Barbosa Ribas Jr. Odair Prescivalle Coordenao do processo de avaliao e sistematizao Andra Regina Fbio Santiago Karine Bueno Mariana Brunini Suchodolski Apoio tcnico em avaliao Caos Consultoria Eduardo Marino Cristiane Locatelli Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral Coordenadoria-geral Marileide Maria Macena Santana (secretria do Trabalho, Habitao e Assistncia Social de Novo Lino) Coordenao pedaggica Oriana de Melo Luis Coordenadoria disciplinar Marta Lcia Macena dos Santos Atendimento psicossocial Lcia Ricarda de Oliveira Assistncia social Vnia Cristiane da Silva Professores de Reforo Escolar Antnia Jalsa da Silva Maria Rita de Freitas Teixeira Bruno Pereira Mnica Monteiro da Silva Instrutores de Esportes, Dana e Capoeira Erivaldo Geraldo Vital Klebson Gilberto da Silva Auxiliares administrativos Joana Anglica da Silva Juliana Cludia Silva Macena Caldas Maria Salatiane da Silva Edio de textos Sandra Mara Costa (Mc&Pop/Mtb 21.399) Reviso Alfredo Iamauti Projeto grco e editorao Studio 113 Fotos Paulo Leite Agradecimentos A todas as pessoas especialmente crianas, adolescentes, familiares, educadores, professores, comerciantes, conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente de Novo Lino e funcionrios da Prefeitura que participaram do processo de avaliao do Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral. Agosto de 2008

Todas as informaes que constam neste documento reetem a experincia de iniciativas sociais apoiadas ou desenvolvidas pelo Banco Real, em sintonia com suas prticas para promoo do desenvolvimento sustentvel. Ao replicar esta experincia alguns resultados podem ser diferentes em razo das muitas variveis presentes em projetos sociais, bem como das diversas solues aplicveis a cada projeto. sempre recomendvel o envolvimento de especialistas na rea de desenvolvimento sustentvel.

Projeto Criana e Adolescente: Garantia de Proteo Integral

INCIO

S-ar putea să vă placă și