Sunteți pe pagina 1din 2

HAMARTIOLOGIA DOUTRINA DO PECADO EXERCCIO DE FIXAO De acordo com a Apostila, responda com suas palavras (o que voc entendeu):

: 1) Defina: a) Determinismo. Declara que o homem vtima da fatalidade e casualidade,e que o homem no deve ser louvado por ser bom,nem culpado por ser mal. E no merece ser castigado pelo pecado. b) Hedonismo. a busca do prazer,independente das circunstncia,inventando desculpas para mascarar o pecado existente. c) Cincia crist. nega o pecado,e diz que o pecado no algo positivo,mas simplesmente a ausncia do bem. d) Evolucionismo.os que prope essa teoria diz que o pecado uma herana do animalismo primitivo do homem.
O terceiro captulo de Gnesis oferece os pontos chaves que caracterizam a histria espiritual do homem, os quais so: A tentao, a culpa, o juzo e a redeno.

2) Cite, pelo menos um exemplo para cada ponto chave que caracterizam o espiritual da humanidade, atravs dos seus conhecimentos da Bblia. (referncia bblica) a) b) c) d) Para Para Para Para A tentao; Gneses (39.7,12) A culpa;Esdras (9.6,7) O juzo; e Daniel(5.1-31) A redeno Rute (2.1-4:22)

A possibilidade da tentao. ...Notemos a rvore proibida. Por que foi colocada ali? Para prover um teste pelo qual o homem pudesse, amorosa e livremente, escolher servir a Deus e dessa maneira desenvolver seu carter. Sem vontade livre o homem teria sido meramente uma mquina.

3) D a sua opinio sobre o texto acima. (Concorde ou no - com referencia bblica) Concordo,pois Deus pr-conhece,mas no evita,por ser o homem livre e responsvel.no caso de Ado pecar ,DEUS sabia disso,mas no evitou,por ter o homem livre arbtrio.(salmo 139,Rm8.29,1Pe 1.2).

A origem da tentao. "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimrias do campo que o Senhor Deus tinha feito." razovel deduzir que a serpente, que naquele tempo deveria ter sido uma criatura formosa, foi o agente empregado por Satans, o qual j tinha sido lanado fora do cu antes da criao do homem. (Ezeq. 23:13-17; Is. 14:1215.)

4) Geralmente Satans trabalha por meio de agentes. Cite na bblia quem ou o que foi usado por ele como seu agente.

R= Atos (5.3)

A redeno. Os trs primeiros captulos de Gnesis contm as trs revelaes de Deus, que por toda a Bblia figuram em todas as relaes de Deus com o homem. O Criador, que trouxe tudo existncia (cap. 1), o Deus do Pacto que entra em relaes pessoais com o homem (cap. 2); o Redentor, que faz proviso para a restaurao do homem (cap. 3). R=Atos (5.3)

5) De acordo com o texto acima, como voc ver o Deus criador, do pacto e o redentor numa relao com sua vida. (resposta pessoal) R=vejo o quanto tremendo, e muito especial o nosso Deus e quanto mais leio e medito em suas palavras poderosas aumenta a minha admirao e o temor por ele,pois insondvel,no existe palavras suficientes para descrev-lo.mas um Deus amoroso e que gosta de se relacionar com o homem,de ter comunho,um Deus to paciente e misericordioso,muitas vezes com sua voz suave a nos despertar, muito zeloso,nos avisa do perigo. quer v o seu povo vitorioso, nos livra de muitos males e quer ser reconhecido por seus feitos extraordinrios.ELE SURPREEDENTE.

S-ar putea să vă placă și