Sunteți pe pagina 1din 5

CAPTULO 7 - CONTROLE E PRESERVAO DOS RECURSOS

7.1 - Preservaes dos recursos naturais renovveis 7.1.1 gua Para a produo de alimentos, necessita-se de gua em grandes quantidades. Do solo as plantas absorvem a gua constantemente e tornam a evapor-la de suas folhas. As necessidades de gua para fins industriais so ainda muito maiores. Toda esta gua suprida quase que integralmente pelo fluxo hidrolgico terrestre, que atualmente apresenta-se quase que totalmente contaminado. Assim, sem um planejamento racional, alm de importar em grandes somas os gastos necessrios para o seu tratamento, tambm haver falta de gua em muitas partes do planeta, principalmente no que diz respeito s exigncias apresentadas pela agricultura. 7.1.2 Energia Nossos suprimentos de combustveis fsseis de alta qualidade, como o carvo, o petrleo e o gs natural, so limitados e certamente sero consumidos dentro de umas poucas centenas de anos. As energias hidroeltricas, elicas, das mars, geotrmica, solar por serem inexaurveis e no poluidoras, requerem pesquisa no sentido do seu aproveitamento racional.

7.1.2.1 - Energia hidroeltrica A energia hidroeltrica representa o uso indireto da energia solar, porque a radiao do sol impulsiona o ciclo das chuvas, que fornece a gua de superfcie. Estima-se que o potencial de energia hidroeltrica mundial de trs bilhes de kW, dos quais apenas 8,5 estavam em atividade em 1973 (Hammond, 1973).

7.1.2.2 - Energia elica A energia elica ou dos ventos uma tima fonte, mas nunca foi usada em grande escala. Moinhos de vento foram usados para gerar pequenas quantidades de eletricidade na Dinamarca, desde 1890. A Hungria tem-se servido tambm desta fonte de energia, onde mquinas de 200 kW tm funcionado com sucesso.

60

7.1.2.3 - Energia das mars A energia das mars uma fonte renovvel, suprida pela fora gravitacional da Lua. Uma baia ou esturio que se encha e se esvazie pela fora da mar pode ser utilizado para impulsionar turbinas. No tem sido tanto sucesso econmico, uma vez que os custos de capital das usinas so extremamente altos.

7.1.2.4 - Energia geotrmica O calor da Terra uma fonte potencialmente valiosa de energia, sendo considerada das mais importantes para o abastecimento de energia no futuro. Neste caso, trs tipos de recursos geotrmicos devem ser considerados: vapor, gua quente e rocha quente. Onde a gua subterrnea entra em contato com a rocha quente, depsitos naturais de vapor ou gua aquecida podem-se formar. Manifestaes desses depsitos, na superfcie, tais como fontes quentes (giseres), so encontradas em muitas partes do mundo, mas principalmente nas regies de vulcanismo recente. Entretanto, a rocha quente pode ser encontrada em qualquer parte, a temperaturas de 300 oC em profundidades aproximadas de 6000 metros. Atualmente, energia eltrica de origem geotrmica est sendo produzido

comercialmente em alguns pases do mundo, entre os quais se destacam a Nova Zelndia, o Japo, a URSS, a Itlia e os EUA.

7.1.2.5 - Energia solar A radiao solar a forma mais abundante de energia. A energia solar, alm de aquecer a superfcie terrestre, impulsiona as chuvas, os ventos e as correntes ocenicas. Tambm fornece a energia para todos os ciclos de vida das plantas e animais, atravs da fotossntese. A energia solar total interceptada pela Terra, em unidades de um bilho de kW, de 173.000, enquanto que a energia utilizada por todas as sociedades industrializadas do mundo apenas um. Metade da radiao do sol transformada diretamente em calor na superfcie, cerca de gasta nos ciclos de evaporao e precipitao que, por sua vez, fornecem a energia das correntes de crregos e rios. Uma parte muito pequena da radiao solar impulsiona os movimentos atmosfricos, ocenicos e as conveces. Uma quantidade ainda menor (40 vezes o consumo mundial de energia) absorvida pela clorofila das plantas na manuteno da fotossntese (a energia da madeira queimada nada mais que energia solar armazenada pela fotossntese).

61

Apesar de abundante, a energia solar ainda no tem sido explorada, exceto de forma muito reduzida e limitada em aquecedores de gua e aplicaes de calefao. As tecnologias que permitiriam seu uso mais difundido no esto disponveis comercialmente. A converso direta da radiao solar em eletricidade por meio de clulas fotovoltaicas pode tornar-se economicamente vivel, mas, por ora, apesar de se constituir a fonte predominante dos satlites espaciais, no competitiva com outros meios de gerao de eletricidade para uso terrestre. 7.1.3 Alimentos A produo de alimentos o fator premente que limita a capacidade da terra para o sustento do homem. Para se entender os problemas nutricionais dos milhes de famintos existentes hoje, deveramos entrar em assuntos tais como desenvolvimento agrcola, padres de distribuio de alimento, preferncias culturais na alimentao e at conhecimentos sobre sade pblica. Entretanto, iremos nos ater apenas em alguns aspectos bsicos, tais como necessidades humanas de nutrio, ecologia da nutrio humana e produo de alimentos.

7.1.3.1 - Necessidades humanas de nutrio Apesar de variarem as necessidades individuais de calorias de acordo com o fsico, sexo, idade e atividades das pessoas, a FAO (Organizao de Alimentao e Agricultura das Naes Unidas) estabeleceu em 2.354 calorias per capita dirias, as necessidades mdias do mundo. As necessidades humanas de nutrio podem ser satisfeitas alimentando-se diariamente de quatro grupos, que so: Leite e laticnios na obteno de clcio, protenas, vitaminas e outros minerais; Carnes, peixe, galinceas ou ovos, para protenas, gorduras e vitaminas; Cereais e vegetais que contm amido com carboidratos, vitaminas e protenas; Frutas e vegetais que concedem carboidratos, vitaminas, minerais e alguma protena.

7.1.3.2 - Ecologia da nutrio Aproximadamente 2/3 da populao mundial subnutrida, mal nutrida ou de alguma forma alimentada deficientemente, no recebendo por dia, calorias suficientes ou com grave carncia de uma ou mais substncias nutritivas, principalmente de protenas.

62

No esquema seguinte podemos observar os diversos fatores que interferem no estado nutricional de uma pessoa:

Ecologia da nutrio.

7.1.3.3 - Produo de alimentos Thomas R. Malthus, em 1789, afirmou que a populao aumenta em razo geomtrica (1,2,4,8,16,32...), enquanto a produo de alimentos cresce em razo aritmtica (1,2,3,4,5,6...). Assim, o crescimento populacional dependia do aumento da produo de alimentos. Hoje se sabe que o problema alimentar decorrente da m distribuio da renda mundial e do fato de que grandes massas populacionais esto localizadas em reas pobres de recursos do solo, gua e tecnologia e no de insuficiente produo global de alimentos.

63

7.1.3.4 - Perspectivas alimentares para o futuro Em alguns centros de pesquisa de mundo voltados para a investigao dos alimentos, procuram-se cincias e tcnicas que possam mudar para melhor o curso da produo de alimentos. Assim, vitaminas sintticas, cereais enriquecidos por vitaminas, minerais e aminocidos, culturas submarinas de algas e peixes, protenas de petrleo, so opes apresentadas para combater o "espectro da fome" do futuro.

7.2 - Preservao dos recursos naturais no renovveis Alm dos custos ambientais, o atual consumo sem precedentes de recursos impossveis de renovao, mais cedo ou mais tarde tornar-se- um motivo de ateno mundial, que sobrecarregar a capacidade inventiva tcnico-cientfica do homem. A figura seguinte nos fornece estimativas de tempo necessrio para a exausto das reservas minerais, considerando-se que a populao mundial permanecesse constante em 3,3 bilhes de habitantes; de que o consumo no iria alm dos nveis alcanados em 1965; de que no seria extrado nenhum minrio cuja minerao no seja econmica; e de que no seria descoberta nenhuma jazida nova alm das j conhecidas.

Tempo de vida dos recursos minerais mundiais e dos EUA (fim da dcada de 1960).

64

S-ar putea să vă placă și