Sunteți pe pagina 1din 12

MINISTRIO DA EDUCAO Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714 Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000 . Fax: (35) 3299-1063

Instituto de Cincias Humanas e Letras Orientao: Lucas Cid Gigante Bolsista: Joo Gabriel Rodrigues

Georges Balandier e a Antropologia Poltica:


um breve estudo sobre algumas obras traduzidas em lngua portuguesa.

Alfenas/MG Novembro - 2011


1

Sumrio

1. Resumo ....................................................................................................... 3 2. Introduo ................................................................................................... 3 3. Reviso Bibliogrfica ................................................................................. 5 4. Justificativa ................................................................................................. 7 5. Objetivos ..................................................................................................... 8 6. Metodologia ................................................................................................ 8 7. Resultados esperados .................................................................................. 10 8. Cronograma/Plano de trabalho ................................................................... 10 9. Referncias Bibliogrficas .......................................................................... 11

1. Resumo

A proposta do presente projeto analisar algumas obras traduzidas em lngua portuguesa do antroplogo francs Georges Balandier. Sabe-se que essas obras so trabalhos mais tericos (etnolgicos) cujo objetivo principal construir e consolidar o objeto de uma nova disciplina: a antropologia poltica. O desafio ser menos dar conta de questes epistemolgicas do que interpretar seus escritos de maneira a ensaiar uma postura crtica diante da teoria proposta pelo autor. Nesse intento, ser feito um exerccio hermenutico no sentido de, primeiramente, localizar e discutir os principais conceitos que envolvem a teoria e, em seguida, perceber seus limites e possibilidades.

2. Introduo Georges Balandier iniciou seus trabalhos etnogrficos na frica Negra, longo aps a Segunda Guerra Mundial. Neste mesmo momento, inaugura-se tambm um novo ciclo de debates sobre Economia Poltica e, em especial, sobre o campo do poltico1. No interior dos processos de expanso do capitalismo industrial, surgem novos grupos, chamados de minoria, como os feministas e os raciais, em busca de visibilidade e legitimao. Dessa maneira, a hegemonia das teorias polticas propostas por Marx na segunda metade do sculo XIX comea a sofrer alguns abalos, principalmente no que se refere aos conceitos de classe: burguesia e proletariado. Contudo, muito alm dos limites terico-metodolgicos impostos teoria marxiana, a sofisticao do jogo capitalista nesses tempos exigiu novas reflexes acerca de problemas outrora encarados especialmente pela filosofia poltica. Os antroplogos, ao reinvidicarem para si os dilemas que antes eram exclusividade da Economia Poltica, passam a considerar um conjunto de indagaes que no somente colocam em xeque questes relativas ao materialismo dialtico nos estudos polticos, mas ao objeto de estudo do campo poltico, retomando, pois, discusses que envolveram o processo de formao e consolidao do mundo moderno, como as funes do Estado nos processos de dominao entre classes ou estratos sociais em disputa nas diferentes arenas polticas.
1

O debate se aquece, porm, aps a dcada de 1960. Nestes tempos, os movimentos estudantis na Frana

e a efervescncia poltica global estimulam novos olhares filosfico-cientficos diante de antigos problemas, como a questo do Estado e do capitalismo industrial. Estas mudanas se expressam nas releituras das obras de Marx pelos pensadores da Teoria Crtica da Sociedade.

Este debate se conduzia, antes de mais nada, pela crena de que, mesmo aps o fim das guerras propriamente ditas, as situaes de conflito persistiam no cenrio global2. O cenrio favoreceu e ao mesmo tempo inspirou o boom crtico: marca indelvel dos movimentos que surgiram na dcada de 19603. Neste contexto de desarranjo e contestao nasce tambm a antropologia poltica, que, como aponta o prprio Balandier, surge no seio da antropologia social (BALANDIER, 1969), ou seja, aparece como consequncia de problemas que, por alguma razo, no se resolviam atravs dos instrumentais terico-metodolgicos utilizados por aquela rea do conhecimento. Porm, o nascimento de uma cincia nova pressupe um fenmeno inteiramente novo.

O primeiro desafio consiste portanto em identificar o objeto de estudo da antropologia poltica. Em seguida, seus instrumentos terico-metodolgicos de investigao. Feito isso, tentar-se- refletir sobre seus limites e possibilidades. Para tanto, o foco deste trabalho sero quatro obras traduzidas em lngua portuguesa do antroplogo francs Georges Balandier, que, alm de ser considerado o pioneiro na sistematizao e elaborao dos estudos concernentes antropologia poltica, se destaca como um dos antroplogos mais proeminentes de nosso tempo. A tabela abaixo expe as referidas obras e seus respectivos anos de publicao.

Ttulo e ano da publicao original em francs.

Ttulo e ano da publicao em lngua portuguesa brasileira.

Anthropologie Politique, 1967. Sens et puissance: les dynamiques sociales, 1971. Anthropo-logiques, 1974. Le pouvoir sur scne, 1980.

Antropologia Poltica, 1969. As Dinmicas Sociais: sentido e poder, 1976. Antropo-lgicas, 1976. O Poder em Cena, 1982.

A seleo dessas quatro obras se deve a dois motivos fundamentais. Primeiramente, alm de terem sido publicadas originalmente no perodo que compreende as dcadas de 1960/80, momento central das crticas dirigidas aos estudos polticos orientados pelo
2

Sobre este ponto, se pode citar as ditaduras na Amrica Latina e as alternativas socialistas

experimentadas pela China e, sobretudo, pela Unio Sovitica.


3

exatamente neste fluxo crtico que a antropologia poltica aparece como tentativa de conferir

inteligibilidade aos problemas polticos globais. No seria inoportuno apontar que a publicao original da primeira obra que ser analisada aqui 1967: ano que antecede as grandes revoltas de 1968 na Frana.

materialismo dialtico, so as primeiras obras traduzidas em lngua portuguesa. Alm disso, representam estudos mais etnolgicos (produto de mais de quarenta anos de trabalho de campo na frica). Desse modo, so estudos que sugerem, por um lado, maturidade intelectual, mas fundamentalmente tambm, por outro, o esforo para se definir um novo campo de investigao sobre o fenmeno poltico.

3. Reviso bibliogrfica

A experincia moderna produz uma realidade cujas tendncias racionalizadas (ou racionalizantes!) depositam na figura do Estado, desde Hobbes, a fortuna de um poder intolerante e repressivo, que aparece sempre sobre a mcula de um senhor central e nico. Aglutinador de diferenas, o monstro todo-poderoso do Estado Moderno inspirou vrios pensadores e correntes intelectuais a ver Nele (o Estado) a pedra de toque dos processos polticos diretos (exercido atravs dos sufrgios), das relaes de dominao legal (exercido atravs do aparato jurdico-burocrtico) e das lutas entre classes (exercido atravs de poderes especiais que servem a uma confraria ordenadora dos processos polticos diretos).

Nesta reflexo onde todo ato poltico percebido como sinnimo de coero e agresso a algum outro, a cultura era entendida como uma esfera totalmente autnoma, ora embebida pelos seus aspectos pura e univocamente funcionais, ora marcada pelas formalismos essencialistas de suas estruturas, mas sempre desvinculada das relaes de poder.

A partir da primeira metade do sculo XX os antroplogos comeam a se inquietar com questes que, antes, eram exclusividade dos estudos de Economia Poltica e de filosofia poltica. Dentre estes, destaca-se o francs Pierre Clastres, cujos estudos entre algumas tribos sul-americanas revelam a ausncia de um poder centralizado (nos moldes que conceberamos o Estado Moderno), mas reconhecem a autoridade do chefe (que se restringia aos conselhos e orientaes) como pea-chave para o funcionamento da vida coletiva. Assim, Clastres indica que esses povos lutavam constantemente para impedir o surgimento de grupos dirigentes e outros de dirigidos. Segundo ele, a economia de toda sociedade antes determinada pelo universo poltico, pois, entre os primitivos, a prpria sociedade exerce o poder poltico, alertando que qualquer diviso entre dominantes e 5

dominados levaria necessariamente dissoluo da cultura. Sendo assim, existiria entre estes povos, uma espcie de tabu do poder poltico, que determina a lei primitiva: tu no s mais que os outros. (CLASTRES, 1973:145). Como conseqncia, o poder e se manifesta na prpria esfera da sociedade. Alm disso, Clastres aponta que qualquer tentativa dos chefes em ultrapassar os limites das exigncias coletivas, os levaria morte. O que interessa s individualidades o prestgio e no o poder. Nestas sociedades, portanto, existe uma impossibilidade interna de o poder poltico se separar da sociedade primitiva. Entretanto, o surgimento dos profetas, sobretudo entre os tupiguaranis, sugere o big bang das sociedades com Estado: uma revoluo na cosmologia primitiva. Alm de um alargamento demogrfico, surge no seio destas sociedades, a possibilidade de comando: contra os chefes, os profetas anunciariam a renncia da vida primitiva em nome da f religiosa.

Entretanto, ao encarar os conflitos de interesse que envolvem o mundo dito civilizado (e no mais exclusivamente as sociedades ditas tradicionais), a antropologia passa a pereceber a histria do presente, ou seja, a histria da modernidade, como a histria do poder: nestes moldes que o antroplogo Eric Wolf se prope discutir a questo da formao dos Estados-nacionais modernos e do campesinato. Assim tambm se inaugura, nos estudos antropolgicos, a relao de interdepedncia entre cultura e poder. Segundo Wolf, em seu estudo sobre os camponeses dos Alpes italianos, mesmo duas aldeis prximas (So Flix e Tret), as estratgias para a formao de uma conscincia nacional se apresentaram descompassadas e geralmente atravessadas por fortes resistncias locais. Nesse sentido, o esforo para a construo de uma representao nacional legtima se baseia essencialmente na concentrao de poder e riqueza nas mos de uma elite capaz de conter e absorver os poderes localizados que surgem historicamente numa espcie de aliana forada que pode ser vivenciada de maneira distinta entre os habitantes de uma mesma regio geogrfica.

Muito alm de afirmar que o fenmeno do poder est direta e indissociavelmente vinculado ao mundo moderno, outros antroplogos, dos quais Evans-Pritchard referncia imediata, sugeriram antes que o poltico e as hierarquizaes so parte constitutiva tambm das sociedades ditas tradicionais. Assim, pode-se entender por estrutura poltica os relacionamentos, dentro de um sistema territorial, entre grupos de pessoas que vivem em reas bem definidas espacialmente e que esto conscientes de sua 6

identidade e exclusividade. (EVANS-PRITCHARD, 2008:8). Ele destaca, assim como Clastres, que os profetas e os chefes podem ser considerados os primrdios do desenvolvimento efetivamente poltico, definindo essa situao de anarquia ordenada.

Porm, a pergunta ainda parece justa: onde mora o poder e o poltico? Nas baluartes de um Estado agressivo e manipulador? Nas entranhas de uma democracia que, mesmo promometendo liberdades, desemboca necessariamente em ditaduras mudas e assustadoramente permutveis? Nos suntuosos castelos de uma classe que domina tudo e todos num regime de escravido invisvel? Em quais termos deve ser apreendida a relao entre cultura e poder? Ora pelas transfiguraes impassveis de um poder que avassalador e irreversvel, ora pelas expresses de uma cultura que essencialmente marcada pela diviso entre dominantes e dominados? Onde mora o poltico, segundo Balandier? E o poder? O que caracteriza sua antropologia poltica?

4. Justificativa No Brasil, a ausncia4 de trabalhos sobre o antroplogo Georges Balandier bem como em relao antropologia poltica sugerem uma situao paradoxal. Primeiramente, impe uma certa dificuldade em relao ao presente projeto. Sem possveis referncias diretas, tanto no que se refere a estudos relativos ao autor, seja biogrfica ou teoricamente, como nova cincia que este mesmo autor confere extrema relevncia, principalmente aos pases que compreendem o que ele mesmo cunhou de terceiro mundo, eternaliza-se uma sensao de insuficincia sobre a presente temtica. Pode-se inferir desta situao que: 1) ou se tem parcos conhecimentos em relao aos problemas levantados por esta disciplina, 2) ou existe um extremo desinteresse sobre os assuntos concernentes a ela. Ora, das duas, uma: como poderia haver desinteresse sobre algo que , de uma forma ou de outra, inacessvel ou, em alguns casos, at desconhecido? Digase isso no somente em relao ao senso comum, mas tambm (e sobretudo!) pelos prprios cientistas sociais.

Ao consultar plataformas de publicaes cientficas, em especial o Scielo, no encontrei nenhum

trabalho em lngua portuguesa no que se refere aos ndices Georges Balandier, Balandier, Antropologia Poltica e Antropologia da Poltica.

Se a antropologia poltica aparece como alternativa para enfrentar novos problemas que surgem com a atomizao e complexificao do mundo moderno, talvez novos estudos sobre ela possam demonstrar tambm sua capacidade instrumental de conferir relativa inteligibilidade a fenmenos atuais que, seja por descaso ou desconhecimento, so mal interpretados devido a uma busca trpega pelas solues baseadas em outras vias terico-metodolgicas. Se, em dado contexto de relaes, toda teoria se esgota, pode-se pensar que, embora a situao-limite gere necessariamente situaes desconfortveis, tambrm inspira novas interpretaes sobre uma mesma teoria. Se este raciocnio estiver correto, alm de admitir que no existem teorias obsoletas, indiscutvel tambm ser a relevncia dos estudos aqui pretendidos.

5. Objetivos O principal objetivo deste projeto interpretar algumas obras traduzidas em lngua portuguesa de um dos precursores da antropologia poltica, Georges Balandier. Nesse intento, tentar-se-, primeiramente, localizar os principais conceitos que norteiam seu pensamento. Logo em seguida, suas formulaes terico-metodolgicas fundamentais. Espera-se alcanar, atravs desse percurso, um panorama sobre a antropologia poltica, localizando assim suas fronteiras disciplinares e seus limites conceituais essenciais.

6. Metodologia

Nenhuma teoria nasce pronta nem tampouco cai do cu, como uma chuva de ddivas. Ao contrrio, resultado de um incomensurvel esforo intelectual combinado com as foras indomveis do acaso. Algo como a vocao informada por Weber logo no incio do sculo XX. Obviamente, uma teoria para orientar a interpretao de uma teoria soa redudante. No entanto, seria menos injusto encarar essa situao como um processo de (re)atualizao cujas reconstrues infindas contribuem para o florescimento constante de novos debates do que uma infrutfera metateorizao. Se o conhecimento cientfico produto das indagaes e inquietaes de um tempo, deve-se acreditar tambm que seu significado pode ser modificado pelas exigncias de um presente que se mantm sempre inquieto. Assim como percebe o jovem Marx ao afirmar que tudo que slido desmancha no ar, aqui tambm insistir-se- em perceber a teoria na fluidez impositiva dos novos problemas. 8

Em cincias sociais, todo conceito funciona como uma garra que se caracteriza exatamente pela sua capacidade de conferir inteligibilidade aos fenmenos que envolvem a vida coletiva. O conceito, porm, no deve se asfixiar em si mesmo, pois o movimento histrico produz novos arranjos que exigem dos conceitos um eterno rejuvenescer. Se o sonho de toda teoria se manter esttica, as (re)configuraes dos elementos do real combinadas com o prprio programa cientfico, a saber, o ato de se perguntar organizadamente, se impem num constante movimento, que deve necessariamente ser acompanhado pela teoria, de modo que ela no perca sua funo original tal qual definida no incio deste pargrafo. Portanto, todo conceito deve se flexibilizar.

A hiptese estrutural deste trabalho aponta que podem existir elementos na antropologia poltica proposta por Georges Balandier que so, na verdade, novas leituras ou (re)construes baseada em formulaes intelectuais anteriores. Nada se cria, mas tudo se transforma, bem no sentido lavoisieriano. O principal mecanismo desta flexibilizao se desenrola pelas releituras ou reinterpretaos de autores esquecidos ou deixados de lado pelos paradigmas anteriores, como um Eterno eco que, ora se emudece, ora se vocifera, em acordo com as exigncias de seu tempo. Esse modo de proceder, principalmente nas cincias humanas, pode favorecer caminhos menos instveis para se conduzir e legitimar reas do conhecimento at ento desconhecidas. uma maneira eficaz de responder s inquietaes de um tempo particular cujas exigncias so unicamente a criao de um novo capaz de dizer novamente, mas atravs de interpretaes peculiares.

Logo, os conceitos criam uma espcie de miragem que responde racionalmente a dilemas que, de uma maneira ou de outra, estaro sempre postos como premissas indissolveis de qualquer formulao cientfica. Ainda assim, curiosamente, os conceitos parecem absolutamente indispensveis; sua eficcia emprica parece tambm incontestvel. Eles possuem sabores mgicos, que, alm de caracterizar, encantam o intelecto. O problema se coloca menos em relao sua natureza do que a maneira pela qual eles so manipulados pelas teorizaes. Por este motivo, o presente trabalho no se distancia tanto dos estudos relativos teoria da cincia, mas, ao mesmo tempo, assume um vis menos preocupado com possveis gneses e mecanismos de

(re)produo do conhecimento. Sendo assim, apoiar-se- em perspectivas estritamente hermenuticas na tentativa de levar adiante um exerccio cujo objetivo conferir uma interpretao particular sobre uma cincia especfica, que a antropologia poltica e, especialmente, as formulaes do antroplogo francs Georges Balandier.

Embora a cincia positiva, assim como a prpria filosofia, tenha surgido com programas de verdade, suas pretenses iniciais demonstram que, na realidade, ela funciona como uma grande mquina de criar problemas; e no solues. Isto no parece novidade, mas os estudos aqui propostos podem contribuir para dar validade a essas hipteses ou apontar para outros caminhos.

7. Resultados esperados O horizonte final (que, na realidade, deve ser lido como novo comeo) dessa jornada de estudos so publicaes em anais de congresso e (o mais importante!) novos esforos para se trabalhar com os temas da antropologia poltica, prestigiando, principalmente, anlises de caso e futuras pesquisas de campo.

8. Cronograma/Plano de trabalho
2012/meses Vida do autor Livro I* Livro II* Livro III* Livro IV* Anlise/ Concluso Relatrio Final x x x x Jan x x x x x x x x x x x x x x x x x Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

* Incluir-se- no estudo de cada livro os fichamentos e resenhas exigidos pela dinmica e fluidez de cada leitura.

10

10. Referncias bibliogrficas

BALANDIER, Georges. Antropo-lgicas. So Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de So Paulo, 1976.

___________________. Antropologia poltica. So Paulo: Difuso Europia do Livro, Editora da Universidade de So Paulo, 1969.

___________________. As dinmicas sociais: sentido e poder. So Paulo, Rio de Janeiro: Difel, Difuso Editorial S.A., 1976.

___________________. O poder em cena. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1982.

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1973.

EVANS-PRITCHARD, E. E. Os nuer: uma descrio do modo de subsistncia e das instituies polticas de um povo nilota. So Paulo: Perspectiva, 2008.

GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HOBBES, Thomas. Leviat. So Paulo: Martin Claret, 2008.

HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MARX, Karl. O capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008.

____________. Manifesto do partido comunista. So Paulo: Martin Claret, 2009.

WEBER, Max. Cincia e poltica: duas vocaes. So Paulo: Martin Claret, 2008. 11

WOLF, Eric; organizado por Bela Feldman-Bianco e Gustavo Lins Ribeiro; traduo de Pedro Maia Soares. Antropologia e poder. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 2003.

12

S-ar putea să vă placă și