Sunteți pe pagina 1din 2

LIO 08 DISCIPULADO CONHECENDO A SUPREMACIA JESUS (Mt 16.

13-20) INTRODUO
Certa ocasio Jesus indagou dos seus discpulos sobre o que as pessoas estavam falando a seu respeito. Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Mt. 16.13. Eles responderam: uns dizem que o Senhor Joo Batista, outros acham que Elias, outros Jeremias, ou generalizam achando que o Senhor um dos profetas. interessante sabermos que o prprio Senhor espera ouvir de ns se temos conhecimento sobre quem Ele . Porque aps as respostas, Ele pergunta: e vs quem dizeis que Eu sou? A nica forma de permanecermos na presena de Deus, servindo a Ele em meio a tanta iniqidade em nossos dias nesse mundo, procurando conhecer ao Senhor Jesus, dia aps dia. O preo para conhecer Jesus buscar a comunho diariamente, atravs da orao, meditao na Palavra consagrao, assiduidade nos cultos e escola bblica, 1 Jo 2.6.

1. JESUS E SUA INFANCIA1


Pouco se sabe sobre a infncia de Jesus, contudo, algumas informaes dos Evangelhos cannicos Mateus, Marcos, Lucas e Joo - nos deixam reconstruir este tempo da vida de Jesus, que passa sem registro direto. A infncia de Jesus no era algo desconhecido pelas pessoas da poca, Mt 13.54-58. Conhecemos cinco eventos da infncia de Jesus, so eles: a) Circunciso - Ele foi circuncidado ao oitavo dia e recebeu o nome de Jesus, Lc 2.21. b) Apresentado no templo - Ele foi apresentado no templo e tambm foi "redimido" pelo pagamento dos cinco ciclos. Para efeito de sua purificao, Maria fez a oferta dos pobres, Lv 12.8; Lc 2.24. c) Visita dos Magos - Um grupo de "sbios" apareceu em Jerusalm, inquirindo acerca do nascimento de um "rei dos judeus", Mt 2.2. d) Fuga para o Egito - Deus disse a Jos que fugisse para o Egito com toda a famlia. Aps a morte de Herodes, Jos voltou, e fixou residncia em Nazar. e) Visita ao Templo - Quando tinha aproximadamente 12 anos, Jesus conversou com os dirigentes religiosos sobre a f judaica. Ele revelou extraordinria compreenso do verdadeiro Deus, e suas respostas deixaram-nos admirados, Lc 2.41-52.

2. JESUS E A SUA NATUREZA2


Jesus no disse que veio trazer uma verdade. Ele disse "Eu sou a verdade", Jo 14.6 Jesus no veio trazer simplesmente uma religio, nem uma filosofia, nem um conjunto de regras como cdigo de conduta. Jesus veio trazer Ele mesmo. Por isso devemos conhec-lo e saber o que ele fez por ns. a) Jesus Existia Antes de Todas as Coisas, Jo 1.1-3. Sabemos pelas Escrituras que Jesus nasceu em Belm da Judia. Mas isso no encerra o assunto. Ele existia muito antes de nascer em Belm. No como homem, mas como o Verbo de Deus. O Verbo nunca foi criado, Ele era Deus e sempre existiu. Foi ele quem criou todas as coisas, Cl 1.15-17.
1 2

BORCHET, Otto. O Jesus Histrico. So Paulo: Edies Vida Nova, 1985, p. 172. KISTEMAKER, Simon. Os Milagres de Jesus. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2009.

b) Tornou-se Homem, Jo 1.14; Fp 2.6-8 Quando o Verbo se fez carne foi o prprio criador assumindo a forma de uma de suas criaturas. A humilhao de Jesus no comeou na cruz, mas sim em Belm, quando tomou a forma de um simples homem. Quando o Verbo se fez carne Ele se esvaziou de sua glria de Deus (Jo 17.5), isto , Ele se esvaziou dos atributos (qualidades e capacidades) de Deus, mas nunca deixou de ser a Pessoa do Verbo. Ele continuou sendo o Verbo, mas agora em carne humana esvaziado de sua glria, mas no totalmente. Ele tinha em sua humanidade toda glria possvel da verdade e da graa de Deus, Jo1.14. c) Teve uma Vida Perfeita e Irrepreensvel, I Pe 2.22 Primeiro Jesus se esvaziou tornando-se homem. Depois, como homem, continuou se esvaziando. De que forma? No fazendo nunca a sua prpria vontade Fp 2.8. Jesus veio para fazer sempre a vontade do Pai, Jo 4.34; 8.29. Por isso as Escrituras dizem que Ele nunca cometeu pecado. Porque nunca fez a sua prpria vontade, Hb 4.15, I Jo 3.5. O diabo tentou Jesus desde o princpio para que Ele fizesse a sua prpria vontade, mas Jesus sempre permaneceu obediente ao Pai at a morte e morte de cruz. d) Fez uma Obra Tremenda e Grandiosa, At 10.38. Ele curou enfermos, deu a vista aos cegos, ressuscitou mortos, andou sobre as guas, multiplicou alimentos, pregou s multides, fez discpulos e ensinou-lhes a agradar o pai. Com que poder Ele fez isto? Ele no fez nada como Deus, pois havia se esvaziado da forma de Deus e vivia como homem. Portanto ele precisava do poder do Esprito Santo para fazer a obra de Deus, Mt 12.28; Lc 4.16-19 Tudo que Jesus fez foi pelo poder do Esprito Santo de Deus. Este mesmo Esprito est sobre aqueles que o conhecem Jesus como Senhor e Salvador, At 1.8; Jo 14.12

3. JESUS E O SEU PROPSITO REDENTIVO3


a) Jesus compartilhou dos nossos sofrimentos em sua vida Durante a Sua vida na terra, Jesus experimentou todos os problemas da vida que enfrentamos. Assim sendo, Ele compreende os nossos sentimentos, Hb 4.15; Mt 8.17 b) Jesus morreu na cruz por ns Homens malvados tomaram o Senhor Jesus e O executaram, crucificando-o numa cruz de madeira, como no caso de um criminoso comum. Ele poderia ter salvo a Si Prprio, mas no o fez, pois foi atravs da Sua morte na Cruz que Deus salvaria o mundo dos eleitos. Jesus morreu por ns! Mc 15:16-39; 1 Pe 2:24; Is 53:5,6. c) Jesus ressuscitou dos mortos por ns Depois de permanecer trs dias na sepultura, Deus ressuscitou o Seu Filho dos mortos, I Co 15.13-19 d) Jesus abriu a porta do cu para ns Quando a Sua obra na terra foi completada, Jesus voltou ao Cu para ficar com Deus, o Seu Pai. Mas isto tambm foi por ns... pois Ele abriu para ns o caminho para a presena de Deus, onde podemos habitar agora e para sempre, Hb 10.19-22; Jo 14.1-3 Para Concluir: Sendo Jesus divino, Ele deve ser posto num nvel infinitamente superior aos homens que j existiram, principalmente os fundadores de religio: Buda, Maom, Confcio, Alan Kardec e outros. A obra realizada por Jesus singular, definitiva e impar. Somente Ele morreu pelo homem pecador. Logo, o cristianismo no uma religio de ideias, mas dos atos de Deus na Histria. Outros lderes religiosos destacam-se por aquilo que ensinaram. Jesus, porm, por aquilo que Ele : Deus que se tornou homem. Jesus Cristo o nico meio de se chegar at Deus. Ele caminho para Deus.4 O autor aos Hebreus, no prembulo de sua carta (Hb 1.1-3) destaca de dez atributos de Jesus, mostrando-nos sua supremacia: Jesus a ltima palavra de Deus ao homem; Jesus o Filho de Deus; Jesus o Herdeiro de todas as coisas; Jesus o criador do universo; Jesus a expresso exata do ser de Deus; Jesus o resplendor mximo da glria de Deus; Jesus o sustentador do universo; Jesus o nico que nos purifica do pecado; Jesus depois de morrer e ressuscitar retornou ao cu; Jesus est destra de Deus, intercedendo pela igreja e governando o universo.5

BLOMBERG, Craig. Jesus e os evangelhos: Uma introduo ao estudo dos 4 evangelhos. So Paulo: Editora Vida Nova, 2009. SPROUL, R. C. A Glria de Cristo. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2004. 5 LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A suprema grandeza de Cristo, o cabea da Igreja. So Paulo: Hagnos, 2008.
4

S-ar putea să vă placă și