Sunteți pe pagina 1din 15

Universidade Federal De Pelotas Instituto de Cincias Humanas Departamento de Geografia Licenciatura em Geografia

NOME: Rafael Severo Isaia TURMA: 01 DATA: 23/06/2013 PROFESSOR: Alcir Bach MATRIA: Geografia fsica da astronomia

Trabalho Sobre a Lua:


A origem da Lua e sua formao:
No se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inmeras teorias que relatam seu aparecimento em rbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou atravs de uma coliso entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, h aproximadamente 4,6 bilhes de anos. Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na ltima fase do processo de formao da Terra, quando parte do seu ncleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razo da coliso. A parte perdida do ncleo sofreu um processo de condensao e se aproximou do plano da eclptica, que fez com que este ncleo condensado entrasse em rbita. Sua temperatura aps a condensao explica a ausncia de compostos volteis nas rochas lunares. A Lua o nico astro que gira ao redor da Terra e tambm o mais prximo, com uma distncia mdia de cerca de 385 mil quilmetros. Foi o primeiro e nico astro, at o momento, a ser visitado pelo homem. O primeiro a pisar em solo lunar foi Neil Amstrong, tripulante da nave Apolo 11, em 1969. Seu dimetro aproximadamente 1/3 da Terra. Vale ressaltar que os perodos de rotao em torno de seu eixo e em torno da Terra so iguais, fazendo com que a mesma face da Lua esteja sempre visvel para ns. Mesmo nos dias de hoje, ainda no temos certeza absoluta de como foi a formao. Pela teoria mais aceita, conhecida como Big Splach em algum momento do perodo Hadeano (4,57 a 3,85 bilhes de anos atrs) um objeto do tamanho de Marte se chocou com a Terra. Esse modelo consegue explicar o momento angular orbital do sistema Terra-Lua e tambm a semelhana entre os dois corpos em termos de composio qumica. O gigante

impacto entre esse corpo (Theia o nome que foi dado esse planeta) e a Terra ocasionou a vaporizao total do primeiro, bem como a superfcie do segundo, lanando toda gua e rocha fundida na atmosfera, formando um anel similar ao de Saturno. Esse anel ento se condensou e formou a Lua, que ficou presa no campo gravitacional terrestre.

A Fase oculta da Lua:


Surpreendentemente esse rugoso lado oculto (ou tambm chamado de o lado mais distante da Lua) tem uma superfcie bombardeada e parece bem diferente do lado visvel que coberto pelos suaves e escuros mares lunares. A explicao para essas diferenas que a crosta do lado oculto mais resistente e espessa, o que dificultou que o material vulcnico do interior lunar se espalhasse e formasse as plancies dos mares lunares da face visvel. Qual a razo da Lua ter uma face oculta? As foras gravitacionais de atrao do sistema Terra-Luas sincronizaram o perodo de rotao da Lua em torno do seu eixo em cerca de 28 dias terrestres. Assim quando a Lua move-se ao longo de sua rbita ao redor da Terra a sua rotao prpria compensa a rotao em volta da Terra e a Lua mantm sempre a mesma face na direo da Terra.

A primeira imagem da face oculta da Lua foi fotografada pela misso robtica sovitica Luna 3 em outubro de 1959.

A primeira foto da face oculta da Lua foi feita pela misso sovitica Luna 3 que orbitou a Lua em outubro de 1959

Lado visvel da Lua.

Lado oculto da Lua.

As Fases da Lua:

Isso se deve to somente a posio relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ngulo diferente, medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e se chama ms lunar, lunao, revoluo sindica ou ainda perodo sindico da Lua. Em cada dia da lunao enxergamos a Lua um pouco diferente e assim podemos imaginar cerca de 30 diferentes fases da Lua mas isso ainda no o bastante (veja o quadro Ponto chave). Porm, em nossa cultura, geralmente apenas quatro fases lunares recebem denominaes especiais: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Entre duas fases iguais (duas luas novas, por exemplo) passam-se 29,5 dias. Portanto, em 1 ano temos 12,4 ciclos lunares completos. Isto significa que uma mesma fase pode acontecer no mnimo 12 e no mximo 13 vezes num nico ano.

Caracterizando as 4 principais fases:


Uma fase lunar ocorre para o mundo todo, no importa a localizao do observador (se Lua Nova no Brasil, tambm Lua Nova no Japo). Porm, elas no so vistas da mesma forma. No hemisfrio Norte o aspecto da Lua invertido em relao ao visto por um observador no hemisfrio Sul. Nova quando o hemisfrio lunar voltado para a Terra no reflete nenhuma luz do Sol. Dizemos tambm que a Lua est em conjuno com o Sol. A Lua Nova s visvel durante os eclipses do Sol que, alis, s acontecem quando Lua Nova. Nessa fase, o ngulo entre Sol, Terra e Lua praticamente zero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manh e se pe s seis da tarde. Ou seja, ela transita pelo cu durante o dia. Crescente Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocouse 90 em relao ao Sol e est na quadratura ou primeiro quarto. o Quarto Crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se pe meia-noite. Seu aspecto o de um semicrculo voltado para o Oeste. Vista do hemisfrio Sul, a aparncia do Quarto Crescente lembra a letra C, de crescente. Mas no hemisfrio Norte, ao contrrio, a Lua crescente se parece um D. Cheia Passados 15 dias da Lua Nova, dizemos que a Lua est em oposio ao Sol. Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso nico satlite natural, iluminando 100% do hemisfrio voltado para a Terra. O ngulo Sol-Terra-Lua agora de 180 graus. Lua e Sol esto em lados diametralmente opostos do cu. Curiosamente, essa a pior ocasio para observar a Lua ao telescpio, pois a luz do Sol que incide sobre o satlite quase no produz sombra, o que dificulta o reconhecimento de crateras e outros acidentes do terreno. A Lua Cheia visvel durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo s seis da

manh. Somente numa noite de Lua Cheia pode acontecer um eclipse lunar. Minguante Uma nova quadratura surge quando a diferena angular de 270. Neste dia, o aspecto da Lua de um semicrculo voltado para o Leste. A Lua nasce meia-noite e se pe ao meiodia, aproximadamente. O Quarto Minguante tambm pode ser entendido como um quarto decrescente e, de fato, visto do hemisfrio Sul, a Lua lembra uma letra D, de decrescente. Em qualquer fase intermediria podemos imaginar o lado iluminado da Lua como sendo um grande arco. A flecha dele disparada ir sempre atingir o Sol, indicando sua direo, mesmo que o astro-rei no esteja mais acima do horizonte.

Crateras Lunares:
Ao contrrio da Terra, ela no possui uma atmosfera para frear ou desintegrar os meteoros que se dirigem sua superfcie. Resultado: esses corpos celestes acabam atingindo o solo lunar com fora total, causando buracos que variam conforme a dimenso e a forma de cada um. A maioria das grandes crateras da Lua foi formada por uma tremenda chuva de meteoros ocorrida h cerca de quatro bilhes de anos, que atingiu todo o Sistema Solar. "Foi tamanho o fenmeno que deixou as luas de Jpiter e Saturno com os mesmos tipos de marcas", diz o astrnomo Augusto de Minelli, da USP. A maior parte das crateras da Lua fica em sua face oculta, pois a Terra atraiu os meteoros que iriam atingir a face visvel. Nosso planeta tambm foi golpeado, mas a atmosfera brecou ou destruiu por atrito muitos dos fragmentos - da o nosso nmero reduzido de crateras. Na Terra, temos ainda a chuva e o vento para jogar terra dentro dos buracos at tap-los.

Na Lua no h nenhum desses fenmenos e eles permanecem intactos. Por isso, at as micropartculas csmicas que atingem sua superfcie acabam formando orifcios com menos de 1 mm de dimetro, obviamente invisveis para o olho humano. A rotao da Lua sobre seu prprio eixo e sua translao ao redor da Terra tm a mesma durao. O efeito dessa sincronia, para um observador terrestre, como se a Lua estivesse parada - por isso, enxergamos sempre a mesma face lunar.

Crateras na Lua.

Mars:
Num campo gravitacional terrestre ideal, ou seja, sem interferncias, as guas superfcie da Terra sofreriam uma acelerao idntica na direo do centro de massa terrestre, encontrando-se assim numa situao isopotencial (situao A na imagem). Mas devido existncia de corpos com campos gravitacionais significativos a interferirem com o da Terra (Lua e Sol), estes provocam aceleraes que atuam na massa terrestre com intensidades diferentes. Como os campos gravitacionais atuam com uma intensidade inversamente proporcional ao quadrado da distncia, as aceleraes sentidas nos diversos pontos da Terra no so as mesmas. Assim (situao B e C na imagem) a acelerao provocada pela Lua tm intensidades significativamente diferentes entre os pontos mais prximos e mais afastados da Lua. Desta forma as massas ocenicas que esto mais prximas da Lua sofrem uma acelerao de intensidade significativamente superior s massas ocenicas mais afastadas da Lua. este diferencial que provoca as alteraes da altura das massas de gua superfcie da Terra. Quando a mar est em seu pice chama-se mar alta, mar cheia ou preamar; quando est no seu menor nvel chama-se mar baixa ou baixa-mar. Em mdia, as mars oscilam em um perodo de 12 horas e 24 minutos. Doze horas devido rotao da Terra e 24 minutos devido rbita lunar. A altura das mars alta e baixa (relativa ao nvel do mar mdio) tambm varia. Nas luas nova e cheia, as foras gravitacionais do Sol esto na mesma direo das da Lua, produzindo mars mais altas e mais baixas, chamadas mars de sizgia. Nas luas minguante e crescente as foras gravitacionais do Sol esto em direes diferentes das da Lua, anulando parte delas, produzindo pouca variao entre as mars alta e baixa.

Ao das mars, mostrada de maneira exagerada para melhor entendimento.

Eclipse:
Um eclipse um evento astronmico que acontece quando um objeto celeste se move para a sombra de outro. O termo eclipse usado com mais frequncia para descrever um eclipse solar, quando a sombra da Lua cruza a superfcie da Terra, ou um eclipse lunar, quando a Lua se move na sombra da Terra. Entretanto, ele pode se referir a eventos alm do sistema Terra-Lua: por exemplo, um planeta entrando na sombra de uma de suas luas, uma lua entrando na sombra do planeta que orbita, ou uma lua cruzando a sombra de outra lua. Um sistema solar binrio tambm pode produzir eclipses se o plano de suas rbitas intersecta a posio do observador. Eclipses so fenmenos astronmicos relativamente raros, de difcil observao, em que a viso da Lua ou do Sol no cu

radicalmente alterada, tornando-se total ou parcialmente escurecida.

.
Um eclipse um evento astronmico que acontece quando um objeto celeste se move para a sombra de outro.

Conhecidos desde pocas primeiras pela maioria dos povos, as explicaes para esse fenmeno suscitaram o exerccio da imaginao e deram origem a mitos e lendas em quase todas as culturas. Os eclipses puderam ser observados pelos primeiros seres humanos e mesmo por nossos ancestrais longnquos na rvore filogentica de nossa espcie. Entretanto apenas h cerca de 4 mil anos foram registrados pelos antigos chineses e tambm por povos que viviam, ento, na Mesopotmia. Ao longo da histria, os eclipses foram associados a eventos terrenos e serviram, por vezes, como instrumentos para averiguao de teorias, pressgios ou mesmo para a opresso de naes inteiras ou para a dominao cultural de outras. Uma antiga lenda chinesa diz que durante um eclipse solar, um drago devora o Sol, regurgitando-o algum tempo depois. Entre os egpcios antigos, a explicao no era muito diferente: a Serpente Apfis, a lder dos demnios e inimiga mortal do deus-sol, R , de tempos em tempos colocava-se desafiadora sua frente, impedindo sua luz de chegar terra.

Em quase todas as culturas conhecidas existem lendas e mitos relacionados aos eclipses, assim como muitos relatos de origem duvidosa.

Progresso de um eclipse lunar. A fase de eclipse total mostrada nas duas imagens do canto inferior direito. Foi necessria uma exposio mais longa para que os detalhes se tornassem visveis.

Curiosidades da Lua:

A Lua est distante 384.405 km da Terra. O dimetro de 3.476 km e o perodo de rotao de 27,32 dias terrestres. Outra informao importante: um dia lunar dura 29,53 dias terrestres. Os dias lunares so escaldantes e a noites extremamente frias. A temperatura superficial varia de -150 C a 120 C. A atmosfera lunar constituda dos seguintes gases, na ordem: nenio, hlio, hidrognio e argnio. A crosta formada por rochas ricas em clcio. As primeiras observaes da Lua com telescpios so de novembro de 1609 e foram feitas pelo gnio italiano Galileu. Apesar de no ser a maior (a maior Gani medes, uma das luas de Jpiter), a nossa lua , proporcionalmente, o maior satlite natural do Sistema Solar. Existe uma teoria cientfica que afirma que a lua resultado da coliso de um planeta chamado Theia e com o tamanho equivalente

ao de Marte com a Terra. Tal teoria conhecida dos astrnomos como Big Splash. Pesquisas da NASA confirmaram a existncia de gua em estado slido na Lua. Dados enviados pela sonda Lcross em 2009 indicaram a existncia de gua em uma regio em sombra perptua no fundo de uma cratera chamada Cabeus, perto do polo sul lunar. As crateras da Lua so formadas quase em sua totalidade pelo choque de meteoritos. A pergunta que no quer calar: se a Terra tambm bombardeada por objetos celestes, por que as suas crateras no podem ser vistas do espao? Resposta: algumas crateras so vistas por satlites, .A imensa maioria, porm, desaparece ou se torna impercebvel graas a efeitos como a eroso. Veja o que aconteceria se a Lua no existisse: o eixo da Terra giraria como um pio e o planeta mudaria de posio de tal forma que os plos poderiam, de vez em quando, ficar apontados para o sol. Quanto ao clima, ele entraria em parafuso e haveria perodos quentssimos com outros congelantes. A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a trs centmetros por ano e trs metros por sculo.

Referncias:
Foram feitas buscas em vrios sites, foram feitos resumos dos principais assuntos em relao Lua. LINKS:
http://www.google.com.br/search?q=face+oculta+da+lua.&newwindow=1&ei=fXXHUZGBI6TH 0QGu94CoDg&start=20&sa=N&biw=1366&bih=600 http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4508/os_misterios_da_lua/

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_PVzqAYBCoBE/TMnJle2 wuPI/AAAAAAAAAiU/ORMUdhAQSxc/s1600/lua_face_oculta_apollo16_nasa_apod.gif&imgref url=http://rocksonpessoa.blogspot.com/2010/10/face-oculta-dalua.html&h=720&w=702&sz=382&tbnid=tK87LmaRVsiQM:&tbnh=90&tbnw=88&prev=/search%3Fq%3Dface%2Boculta%2Bda%2Blua%26tbm %3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=face+oculta+da+lua&usg=__YMZk4mA0J3GWUB5ncUp209 5ENwE=&docid=s32BjKedOt6usM&sa=X&ei=1W3HUZHsD7LW0gHRrYHQAg&ved=0CC4Q9QEw AA&dur=129#imgdii=_ http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-da-lua.htm http://www.iplay.com.br/Imagens/PapelDeParede/0.mi/Crateras_Lunares http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-lua-tem-tantas-crateras http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua#Faces

S-ar putea să vă placă și