Sunteți pe pagina 1din 6

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO ADMINISTRATIVO FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 1.

Oscar titular da propriedade de um terreno adjacente a uma creche particular. Aproveitando a expanso econmica da localidade, decidiu construir em seu terreno um grande galpo. Oscar iniciou as obras, sem solicitar prefeitura do municpio X a necessria licena para construir, usando material de baixa qualidade. Ainda durante a construo, a diretora da creche notou que a estrutura no apresentava solidez e corria o risco de desabar sobre as crianas. Ao tomar conhecimento do fato, a prefeitura do municpio X inspecionou o imvel e constatou a gravidade da situao. Aps a devida notificao de Oscar, a estrutura foi demolida. Assinale a afirmativa que indica o instituto do direito administrativo que autoriza a atitude do municpio X. a) Tombamento. b) Poder de polcia. c) Ocupao temporria. d) Desapropriao.

FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 2. As alternativas a seguir apresentam condies que geram vacncia de cargo pblico, exceo de uma. Assinale-a. a) Falecimento. b) Promoo. c) Aposentadoria. d) Licena para trato de interesse particular.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 3. Acerca do conceito de descentralizao da Administrao Pblica, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorre a descentralizao quando a Administrao Pblica transfere a execuo de determinada atividade para outra pessoa jurdica, pertencente ou no administrao pblica. II. A descentralizao para pessoa jurdica de direito pblico pertencente prpria Administrao ter que ser realizada sempre por lei. III. possvel que a Administrao Pblica delegue, por meio de contrato de concesso, servios pblicos que lhe so afetados. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) e todas as afirmativas estiverem corretas.

GABARITOS: 1-B 2-D 3-E www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 4. Preocupado com a concorrncia de eletrodomsticos produzidos na China e com o saldo da balana comercial, o Presidente da Repblica, no dia 1 de abril, editou medida provisria determinando o aumento da alquota do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para os produtos provenientes daquele pas. Entretanto, passados 30 (trinta) dias, o Congresso Nacional rejeitou a medida provisria, no a convertendo em lei. Com base no caso acima, assinale a afirmativa correta. a) A medida provisria ter eficcia por mais 30 (trinta) dias, perfazendo o total de 60 (sessenta) dias. b) A medida provisria ter eficcia por mais 30 (trinta) dias, perodo no qual poder haver nova tentativa de converso em lei. c) A medida provisria perder sua eficcia, cabendo ao Presidente da Repblica, caso haja interesse, reedit-la imediatamente. d) A medida provisria perder sua eficcia, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas dela decorrentes.

FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 5. Na ausncia de lei federal estabelecendo normas gerais sobre proteo de ecossistemas ameaados, determinado estado da Federao editou, no passado, a sua prpria lei sobre o assunto, estabelecendo desde princpios e valores a serem observados at regras especficas sobre a explorao econmica de tais reas. Criou, ainda, fiscalizao efetiva em seu territrio e multou empresas e produtores que desrespeitaram a lei. Anos depois, a Unio edita lei contendo normas gerais sobre o tema e muitas de suas disposies conflitavam com a anterior lei estadual. Com relao a este caso, assinale a afirmativa correta. a) A Unio no poderia legislar, uma vez que o assunto matria de interesse local, no havendo justificativa para lei nacional sobre o tema. Houve invaso de competncia privativa dos estados. b) No campo das competncias legislativas concorrentes, a Unio deve legislar sobre normas gerais e o estado pode editar normas suplementares, mas enquanto inexistir lei federal, a competncia do estado plena. A supervenincia de lei geral nacional suspende a eficcia das disposies contrrias da lei dos estados. c) A lei aplicvel, no caso concreto, ser aquela que estabelecer padres mais restritivos, em ateno proteo do meio ambiente, no importando se tal norma a federal ou se a editada pelos estados-membros. d) O estado no poderia ter estabelecido normas prprias na ausncia de lei nacional com disposies gerais que definissem marcos a serem seguidos pelos estados. Em consequncia, so nulas todas as multas aplicadas anteriormente publicao da lei editada pela Unio.

FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 6. Ajuizada uma Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) requerendo expressamente que se declare inconstitucional o Art. 2 da Lei X, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao apreciar o pedido, apenas declarou inconstitucional uma interpretao possvel da norma impugnada, sem declarar sua invalidade, e determinou que sua deciso s acarretasse efeitos a partir do seu trnsito em julgado. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO Com base na situao acima, assinale a afirmativa correta. a) O STF como rgo do Poder Judicirio, por fora do princpio da correlao, no poderia julgar de forma distinta daquela requerida pela parte autora. b) O STF, no controle abstrato de constitucionalidade, no est adstrito ao pedido formulado na inicial, podendo, inclusive, fazer uma interpretao conforme a Constituio, a despeito de expresso requerimento pela declarao de invalidade da norma. c) A modulao dos efeitos das decises do STF em Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) possvel, desde que com a aprovao da maioria absoluta dos seus membros. d) O STF no pode fixar os efeitos da deciso a partir do seu trnsito em julgado, pois, em conformidade com o princpio da supremacia da Constituio, a pecha da inconstitucionalidade contamina a lei desde a sua gnese.

FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 7. Cristina, cidad brasileira comprometida com a boa administrao, descobre que determinada obra pblica em sua cidade foi realizada em desacordo com as normas que regem as licitaes pblicas, com vistas a beneficiar um particular amigo do prefeito. De posse de cpias do processo administrativo que comprovam a situao, pretende ingressar com medida judicial para a proteo do patrimnio pblico. Para combater tal situao, Cristina dever a) ingressar com ao civil pblica, que o meio apto a sanar a lesividade ao patrimnio pblico. b) propor ao penal privada subsidiria da pblica para condenar o prefeito e o particular beneficiado e reparar os prejuzos causados aos cofres pblicos. c) impetrar mandado de segurana coletivo para amparar direito liquido e certo seu e de todos os cidados aos princpios da legalidade e moralidade. d) ingressar com ao popular apta a proteger o patrimnio pblico indevidamente lesado.

GABARITOS: 4-D 5-B 6-B 7-D www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO PENAL FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 8. Jos, rapaz de 23 anos, acredita ter poderes espirituais excepcionais, sendo certo que todos conhecem esse seu dom, j que ele o anuncia amplamente. Ocorre que Jos est apaixonado por Maria, jovem de 14 anos, mas no correspondido. Objetivando manter relaes sexuais com Maria e conhecendo o misticismo de sua vtima, Jos a faz acreditar que ela sofre de um mal espiritual, o qual s pode ser sanado por meio de um ritual mgico de cura e purificao, que consiste em manter relaes sexuais com algum espiritualmente capacitado a retirar o malefcio. Jos diz para Maria que, se fosse para livr-la daquilo, aceitaria de bom grado colaborar no ritual de cura e purificao. Maria, muito assustada com a notcia, aceita e mantm, de forma consentida, relao sexual com Jos, o qual fica muito satisfeito por ter conseguido engan-la e, ainda, satisfazer seu intento, embora tenha ficado um pouco frustrado por ter descoberto que Maria no era mais virgem. Com base na situao descrita, assinale a alternativa que indica o crime que Jos praticou. a) Corrupo de menores (Art. 218, do CP). b) Violncia sexual mediante fraude (Art. 215, do CP). c) Estupro qualificado (Art. 213, 1, parte final, do CP). d) Estupro de vulnervel (Art. 217-A, do CP).

FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 9. Jane, dirigindo seu veculo dentro do limite de velocidade para a via, ao efetuar manobra em uma rotatria, acaba abalroando o carro de Lorena, que, desrespeitando as regras de trnsito, ingressou na rotatria enquanto Jane fazia a manobra. Em virtude do abalroamento, Lorena sofreu leses corporais. Nesse sentido, com base na teoria da imputao objetiva, assinale a afirmativa correta. a) Jane no praticou crime, pois agiu no exerccio regular de direito. b) Jane no responder pelas leses corporais sofridas por Lorena com base no princpio da interveno mnima. c) Jane no pode ser responsabilizada pelo resultado com base no princpio da confiana. d) Jane praticou delito previsto no Cdigo de Trnsito Brasileiro, mas poder fazer jus a benefcios penais.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 10. A respeito dos efeitos penais a serem aplicados na Administrao Pblica, assinale a afirmativa incorreta.

a) Considera- se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce caro, emprego ou funo pblica. b) No considerado funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. c) Equipara- se a funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. d) Ter sua pena aumentada, quando autor de crime contra a administrao pblica, o funcionrio pblico que exerce cargo em comisso. e) Pode tambm responder por crime contra a administrao pblica, em casos especiais, aquele que no funcionrio pblico. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO GABARITOS: 8-B 9-C 10 - B

www.concursovirtual.com.br

S-ar putea să vă placă și