Sunteți pe pagina 1din 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

7 Concurso Responde e Ganhas


Teste n 11 Figueira da Foz, 30 de Dezembro de 2013

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 Dois jogadores da mesma equipa agridem-se em terreno de jogo, com a bola em jogo. Como deve atuar o rbitro?
a) O rbitro deve expulsar os dois jogadores e recomear o jogo com pontap livre direto ou pontap de grande penalidade. b) O rbitro deve expulsar os dois jogadores e recomear o jogo com lanamento de bola ao solo, no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo, salvo se, ela se encontrava dentro da rea de baliza, neste caso o lanamento deveria ser efetuado sobre a linha da rea de baliza, paralela linha de baliza, no ponto mais prximo do local em que a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido. c) O rbitro deve expulsar os dois jogadores e recomear o jogo com pontap livre indireto, no local da infrao, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres.

2 Ao comemorar a marcao de um golo, o jogador levanta a camisola at altura do peito e mostra outra que tem por baixo com uma mensagem. O que deve fazer o rbitro?
a) Avisar o jogador que tal comportamento no permitido, se tornar a faze-lo ser advertido. b) Relatar os factos no relatrio de jogo. c) Advertir o jogador por comportamento antidesportivo.

3 De acordo com as leis de jogo, em relao ao intervalo, qual das afirmaes est correta:
a) Pode ser eliminado se o rbitro for informado do acordo das duas equipas, antes do incio do jogo. b) Pode ser eliminado se os delegados chegarem a acordo. c) No pode ser eliminado.

4 O guarda-redes executa um pontap livre direto fora da rea de grande penalidade. Antes que a bola seja tocada por outro jogador, o guarda-redes volta a jog-la com as mos, dentro da sua rea de grande penalidade. O rbitro interrompe o jogo, como o deve recomear?
a) Pontap livre indireto. b) Pontap livre direto ou grande penalidade. c) Repetio do pontap livre.

5 No fim do jogo, quando se preparava para abandonar o terreno de jogo, o rbitro verifica que alguns jogadores de ambas as equipas se envolveram em confrontos. O que deve fazer depois de ter visto jogadores a agredirem-se?
a) O rbitro deve informar o delegado dos jogadores agredidos. b) O rbitro dever mencionar os factos pormenorizadamente no terreno de jogo. c) O rbitro deve exibir carto vermelho aos agressores.

6 O jogo deve estar interrompido para entrar um jogador que vem atrasado?
a) O rbitro deve interromper o jogo, permitindo a entrada desse jogador para evitar que as equipas estejam em posio de desigualdade. b) No. Desde que o jogador j estivesse devidamente identificado, apenas necessita da autorizao do rbitro. c) O rbitro deve interromper o jogo, identificar o jogador que chegou atrasado e autorizar a sua participao no jogo.

7 Num pontap de grande penalidade para achar um vencedor, a bola bate num poste e rebenta, ressalta para o outro poste, bate nas costas do guarda-redes e entra na baliza. O que deve fazer o rbitro?
a) M andar repetir o pontap de grande penalidade. b) O rbitro no considera o golo, o pontap como executado. c) O rbitro deve validar o golo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

8 Depois de o rbitro ter dado ordem para a execuo de um pontap de grande penalidade, um colega do executante antecipa-se e marca ele a grande penalidade. O que deve fazer o rbitro?
a) Interrompe o jogo e manda repetir o pontap, uma vez que no era aquele jogador que estava identificado para a marcao. b) Interrompe o jogo, adverte o jogador e recomea com pontap livre indireto, no local em que a infrao foi cometida. c) Deve recomear o jogo com pontap de baliza.

9 Uma equipa inscreveu 9 jogadores na ficha tcnica, por no saber se os restantes chegariam a tempo. Logo que o jogo se iniciou o delegado informou que tinham chegado dois jogadores. Qual deve ser o procedimento do rbitro?
a) O rbitro deve proceder sua inscrio na primeira paragem de jogo e permite que eles participem no jogo. b) Permitia que os retardatrios participassem no jogo e procedia regularizao no intervalo ou final do jogo. c) No autorizava esses jogadores a participar no jogo.

10 Um jogador ao efetuar um lanamento linha lateral, vai faze-lo seis ou sete metros frente do local por onde a bola saiu e atira-a a um adversrio com a ntida inteno de o agredir. Como deve proceder o rbitro?
a) Expulsava o executante por conduta violenta e recomear o jogo com lanamento linha lateral a favor da equipa adversria. b) Expulsava o executante por conduta violenta e recomear o jogo com pontap livre direto ou grande penalidade. c) Expulsava o executante por conduta violenta e recomear o jogo com lanamento linha lateral a favor da mesma equipa

11 A numerao nas camisolas obrigatria. A que normas deve obedecer?


a) obrigatria nas costas, facultando-se nos cales. Os nmeros devero ter pelo menos 25 cm na camisola e nos cales pelo menos 10cm. b) obrigatria nas costas, facultando-se nos cales. Os nmeros devero ter pelo menos 25 cm de altura na camisola e nos cales pelo menos 10cm. c) obrigatria nas costas e nos cales. Os nmeros devero ter pelo menos 25 cm na camisola e nos cales pelo menos 10cm.

12 A lei da vantagem de aplicao irrevogvel?


a) No, o rbitro pode voltar atrs na sua deciso desde que o faa num espao de alguns segundos e tenha havido entretanto uma falta. b) No, quando a presumvel vantagem no resulte, o rbitro pode voltar atrs na sua deciso desde que o faa no espao de poucos segundos e no tenha ocorrido uma falta mais grave. c) Sim o rbitro pode voltar atrs na sua deciso, desde que ocorra uma infrao mais grave.

13 Um adepto da equipa beneficiada com o pontap de grande penalidade, entra em campo e ao ver a bola encaminhar-se para a baliza, atira uma garrafa, acertando na bola e impedindo a bola de entrar. O que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro interrompe o jogo e repete o pontap de grande penalidade. b) O rbitro recomea o jogo com lanamento de bola ao solo no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo. c) O rbitro interrompe o jogo e recomea com pontap livre indireto, a favor da equipa adversria do executante.

14 Com o jogo a decorrer um suplente atira uma bota, desde o banco dos suplentes, que acerta na cabea de um adversrio. O rbitro interrompeu o jogo, o que deve fazer de seguida?
a) O rbitro deve expulsar o agressor e recomear com lanamento de bola ao solo, no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo. b) O rbitro deve expulsar o agressor e recomear o jogo com pontap livre indireto no local da agresso, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres. c) O rbitro deve expulsar o agressor e recomear o jogo com pontap livre indireto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres.

15 Com o jogo a decorrer um jogador solicita ao rbitro autorizao para trocar de botas junto da sua rea tcnica. Aps a troca, reentra no terreno de jogo sem autorizao do rbitro, precisamente no momento de um contra-ataque rpido da equipa adversria, que anula, agarrando a bola com as mos. Como deve proceder o rbitro?
a) Deve interromper o jogo, exibir um carto amarelo ao infrator por cortar um ataque prometedor da equipa adversria e punir a sua equipa com um pontap-livre direto no local onde ele agarrou a bola. b) Deve interromper o jogo, exibir um carto amarelo ao infrator (por entrar sem autorizao), seguido de novo carto amarelo (por cortar um ataque prometedor da equipa adversria) e consequente carto vermelho e dever punir a sua equipa com um pontap-livre direto no local onde ele agarrou a bola. c) Deve interromper o jogo, exibir um carto amarelo ao infrator por entrar sem autorizao e punir a sua equipa com um pontap-livre direto no local onde ele agarrou a bola.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

16 Um jogador sofre uma falta de um adversrio, a meio campo. A bola sobra para um colega de equipa, que fica em poder da mesma e com possibilidades de desenvolver um ataque prometedor. O rbitro bem, interrompeu o jogo, no aplicando a lei da vantagem. Em que se ter baseado para tomar essa deciso?
a) A falta era merecedora de carto amarelo. b) A falta era merecedora de carto vermelho. c) A falta era merecedora de carto amarelo, que seria o segundo carto amarelo, seguido de vermelho direto.

17 Quantas pessoas esto autorizadas a dar instrues tticas, na rea tcnica?


a) S uma pessoa de cada vez est autorizada a dar instrues tticas, desde a rea tcnica. b) Poder ser o massagista a dar instrues aos jogadores para recuperao do esforo fsico. c) Ser o delegado da equipa a dar instrues para dentro do campo quando se dirigir ao quarto rbitro para se proceder a uma substituio.

18 Um defensor abandona o terreno de jogo pela linha de baliza, de forma a colocar um adversrio em posio de fora de jogo. Neste caso o que deve fazer o rbitro assistente?
a) Sancionar o fora de jogo pelo facto do atacante deixar de ter dois adversrios sua frente. b) Permitir que o jogo decorra e advertir o defensor na primeira interrupo. c) Interromper o jogo, advertir o infrator e recomear com pontap livre indireto, no local da infrao, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres.

19 O delegado da equipa visitante informa o rbitro, antes do incio do jogo que vai jogar sobre protesto, porque o campo no est em condies regulamentares. O que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro deve indagar junto do delegado a anomalia, e verificar a veracidade. Caso verifique que no existe nada de anormal, deve realizar o jogo e no aceita o protesto, no faculta o modelo ao delegado para protestar. Caso exista a anomalia e consiga resolver, realiza o jogo e no faculta o boletim ao delegado. Se no conseguir resolver a anomalia, no realiza o jogo, aceita o protesto do delegado. b) O rbitro deve indagar junto do delegado a anomalia, verificar a veracidade. Caso verifique que no existe nada de anormal, deve realizar o jogo. Caso exista a anomalia e consiga resolver, realiza o jogo e no faculta o boletim ao delegado. c) O rbitro deve indagar junto do delegado a anomalia. Caso verifique que no existe nada de anormal, deve realizar o jogo. No faculta o modelo ao delegado para protestar. Caso exista a anomalia e consiga resolver, realiza o jogo e no faculta o boletim ao delegado. Se no conseguir resolver a anomalia, no realiza o jogo, aceita o protesto do delegado.

20 Antes do incio do jogo e j dentro do terreno, quando se procedia ao sorteio, um jogador agride um adversrio. Esse jogador ter que ser expulso. Poder um dos suplentes entrar para que essa equipa no v jogar s com 10 jogadores?
a) No pode, porque um jogador expulso no pode ser substitudo. b) Pode porque o jogo ainda no se tinha iniciado. c) No pode porque o jogador foi expulso j dentro do terreno de jogo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde & Ganhas Futebol

S-ar putea să vă placă și