Sunteți pe pagina 1din 8

INFORMTICA DE CONCURSOS Polcia Civil/SP

Oficial Administ ativo !nv"l m#dio$

F" nando Nis%im& a d" A a'(o

05 questes de Noes de Informtica material com teoria + 86 questes comentadas 2013 Edital dispon !el em http"##$$$.!unesp.com.br#P%&P1'(1# )nscri*es at+ (, de -aneiro de .(1/, pro!as ob-eti!as em (0 de 1e!ereiro de .(1/. 600 va as! com remunera"o de #$ %35!00

N&'()* +) IN,&#-./I01 %onhecimentos sobre os princ pios bsicos de in1ormtica" sistema operacional2 diret3rios e arqui!os. %onhecimentos de aplicati!os" processadores de textos 45ord6, planilhas 4Excel6. 7a!egao )nternet" pesquisa 5E8, sites. 9so de correio eletr:nico" caixa postal, mensagens 4ler, apagar, escre!er, anexar, arqui!os e extrao de c3pias6.

https"##$$$.1aceboo;.com#in1ormaticaconcursos <aterial te3rico e prtico, adquirido pelo site http"##$$$.in1ormaticadeconcursos.com.br# por => 0,'?

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 1

2uia 3 ina Inicial 4tecla de atal5o 1lt 06 anti a uia In7cio


Permite acesso @s op*es 4organizadas em Arupos6 da Brea de Crans1erDncia, Eonte, Pargra1o, Estilo e Edio. Brea de Crans1erDncia F =ecortar, %opiar, %olar 4e %olar Especial6, Eormatar Pincel de Eormatao. Eonte F nome da 1onte, tamanho, aumentar ou diminuir corpo, limpar 1ormatao, negrito, itlico, sublinhado, taxado, subscrito, sobreescrito, maiGsculas e minGsculas, realce e cor da 1onte. A caixa de dilogo + acess !el pela combinao %trlHI em qualquer !erso do 5ord. Pargra1o F marcadores, numerao, lista de !rios n !eis, diminuir recuo, aumentar recuo, classi1icar, exibio de caracteres no imprim !eis, alinhamento @ esquerda, centralizado, @ direita e -usti1icado, espaamento entre linhas, cor de preenchimento e bordas. Estilo F 7ormal, sem espaamento, t tulo 1, t tulo ., t tulo, subt tulo, alterar estilos. Js estilos so usados para padronizao do documento, com a adoo de uma mesma 1onte, em um tamanho igual, com mesmo alinhamento, espaamento, etc. Edio F Kocalizar 4%C=KHK F abre o painel de Kocalizao6, &ubstituir 4%C=KH96 e &elecionar 4para &elecionar Cudo L %C=KHC6. 9m atalho de teclado permite seleo !ertical. %trlHAltHseleo 4inicia na margem do texto6 ou %trlHAltH&hi1tHseleo 4inicia no local do clique6. 7esta guia est o MPincel de EormataoN que copia o 1ormato de 1ontes e pargra1os 4os estilos6 e os aplica em outro local. 9m clique copia e aplica. Iois cliques, copia e aplica at+ pressionar E&%.

A 1erramenta %olar disponibiliza o %olar Especial, onde o usurio pode escolher o 1ormato do item que ser inserido. &e hou!er texto na rea de trans1erDncia, por exemplo, ser disponilizada a escolha entre texto 1ormatado, texto sem 1ormatao e OC<K 4caso se-a da )nternet6. &e hou!er uma imagem, em 1ormato 8<P, ou PPA, ou A)E, ou P7A, segundo a origem da imagem que est sendo colada. Js <arcadores e 7umerao presentes no grupo Pargra1o possibilitam o uso de s mbolos e nGmeros 4ou letras6 em nossas listas. Existe a Kista de Qrios 7 !eis, onde o recuo determina o local da marcao ou numerao. Este item, por exemplo, est em recuo de primeiro n !el. Este em recuo de segundo n !el. E este em recuo de terceiro n !el.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 11

,unes 8sicas
&J<A4!alores6 " realiza a operao de soma nas c+lulas selecionadas. L&J<A4A12A.2A'6 E1etua a soma dos !alores existentes nas c+lulas A1, A. e A'. L&J<A4A1"A?6 E1etua a soma dos ? !alores existentes nas c+lulas A1 at+ A? L&J<A4A12'/28'6 E1etua a soma dos !alores da c+lula A1, com '/ 4!alor literal6 e 8'. L&J<A4A1"8/6 E1etua a soma dos R !alores existentes, de A1 at+ 8/. J Excel no 1az MtriangulaoN, operando apenas reas quadrangulares. L&J<A4A12812%1"%'6 E1etua a soma dos !alores A1 com 81 e %1 at+ %'. L&J<A412.2'2A12A16 E1etua a soma de 1 com . com ' e o !alor A1 duas !ezes. &J<A&E4!alores2condio6 " realiza a operao de soma nas c+lulas selecionadas, se uma condio 1or atendida. L&J<A&E4A1"A?2ST1?S6 E1etuar a soma dos !alores de A1 at+ A? que se-am maiores que 1? L&J<A&E4A1"A1(2S1(S6 E1etuar a soma dos !alores de A1 at+ A1( que 1orem iguais a 1(. A sintaxe + L&J<A&E4onde2qual o crit+rio para que se-a somado6 <UI)A4!alores6 " realiza a operao de m+dia nas c+lulas selecionadas e exibe o !alor m+dio encontrado. L<EI)A4A1"A?6 E1etua a m+dia aritm+tica simples dos !alores existentes entre A1 e A?. &e 1orem ? !alores, sero somados e di!idido por ?. &e existir uma c+lula !azia, sero somados e di!idido por /. %+lulas !azias no entram no clculo da m+dia. <BV)<J4!alores6 " exibe o maior !alor das c+lulas selecionadas. L<AV)<J4A1"IW6 Exibe qual + o maior !alor na rea de A1 at+ IW. &e hou!erem dois !alores iguais, apenas um ser mostrado. <A)J=4!alores2posio6 " exibe o maior !alor de uma s+rie, segundo o argumento apresentado. L<A)J=4A1"IW2'6 Exibe o 'X maior !alor nas c+lulas A1 at+ IW. <Y7)<J4!alores6 " exibe o menor !alor das c+lulas selecionadas. L<)7)<J4A1"IW6 Exibe qual + o menor !alor na rea de A1 at+ IW. <E7J=4!alores2posio6 " exibe o menor !alor de uma s+rie, segundo o argumento apresentado. L<E7J=4A1"IW2'6 Exibe o 'X menor !alor nas c+lulas A1 at+ IW. &E4teste2!erdadeiro21also6 " a!alia um teste e retorna um !alor caso o teste se-a !erdadeiro ou outro caso se-a 1also. Esta 1uno + muito solicitada em todas as bancas. A sua estrutura no muda, sendo sempre o teste na primeira parte, o que 1azer caso se-a !erdadeiro na segunda parte, e o que 1azer caso se-a 1also na Gltima parte. Qerdadeiro ou 1also. 9ma ou outra. Pamais sero realizadas as duas opera*es, somente uma delas, segundo o resultado do teste.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. .1

Sit"s d" )&sca " *"s+&isa na Int" n"t Ii1erentes empresas o1erecem ser!ios de buscas na )nternet. Entre elas, sem dG!ida a Aoogle + a mais conhecida. <as existem outros ser!ios, como o 8ing, da <icroso1t, Zahoo 8uscas, da Zahoo[, As;, da As;.com, e assim por diante. J que todos possuem em comum + a capacidade de 1iltrar os resultados das buscas, selecionando os resultados. Podemos realizar a seleo dos resultados por barras de 1erramentas 4Pesquisar, )magens, <apas, 7ot cias, etc6 ou op*es espec 1icas 4guia )magens, tamanho da imagem, cores, tipo, !isual, datas6. 7os concursos, em linhas gerais, so solicitadas as opera*es de linha de comando.

0omando %onteGdo entre aspas" &inal de subtrao" J= 4ou6"

1"o ou resultado o comando \entre aspasS e1etua a busca pela ocorrDncia exata de tudo que est entre as aspas, agrupado da mesma 1orma. este comando procura todas as ocorrDncias que !ocD procurar, exceto as que este-am ap3s o sinal de subtrao. U chamado de 1iltro 4ex" baixa;i ]do$nload6 J= ser!e para 1azer uma pesquisa alternati!a. 7o caso de \%arro 4!ermelho J= !erde6S 4sem as aspas6, Aoogle ir procurar %arro !ermelho e %arro !erde. U necessrio usar os parDnteses e J= em letra maiGscula. utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. 4ex" ca1+ ^ leite" Aoogle buscar ocorrDncias de ca1+ H qualquer pala!ra H leite. comando para procurar de1ini*es de qualquer coisa na internet 4de1ine"abacate6. in1o ser!e para mostrar as in1orma*es que o Aoogle tem sobre algum site 4in1o"$$$.eu-a1ui.com.br6. procura certa pala!ra dentro de um site espec 1ico 4do$nload site"$$$.baixa;i.com.br6. procura lin;s externos para o site especi1icado 4ex" lin;"$$$.mediugorie.$ordpress.com6. restringe os termos da busca aos t tulos dos sites 4ex" intitle" )n1ormtica para %oncursos6. restringe os termos da busca @s 9=K dos sites 4ex" allinurl"nishimura6. ser!e para procurar ocorrDncias algum 1ormato de arqui!o espec 1ico 4ex" \ar!ore azul"pd1S6. pesquisa o horrio das principais cidades do mundo 4ex" time"ne$ _or;6.

Asterisco coringa" Ie1ine" )n1o" Pala!ra]cha!e H site" Kin;" )ntitle" Allinurl" Eilet_pe" Cime"

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. '1

1/. 4.(1'6 %onsiderando apenas o nome dos arqui!os e subpastas, assinale a alternati!a que cont+m a quantidade de itens que sero !isualizados ap3s se digitar o argumento de pesquisa 0amara &# 0oncurso na caixa

a6 ., sem contar subpastas. c6 /, incluindo subpastas. e6 1?, incluindo itens <PEA Ka_er '.

b6 ', incluindo subpastas. d6 1., incluindo itens do Jutloo;.

1?. 4.(1'6 `uanto ao modo de exibio e ao painel de !isualizao, podemos a1irmar, respecti!amente" Eoi aplicado o modo de exibio a6 Ycones <+dios, e o painel de !isualizao est inati!o. b6 Ycones <+dios, e o painel de !isualizao est ati!o. c6 Ycones Pequenos, e o painel de !isualizao est ati!o. d6 Ycones Arandes, e o painel de !isualizao est inati!o. e6 Ycones Arandes, e o painel de !isualizao est ati!o. 1W. 4.(1'6 Jbser!e a imagem a seguir, obtida por meio de um clique com o boto direito do mouse 4con1igurado para destros6 na rea de trabalho do <&5indo$s ,, em sua con1igurao padro.

Assinale a alternati!a que cont+m o item correto no menu de contexto exibido na imagem, que permite con1igurar o <&5indo$s , para uso de dois monitores simultaneamente. a6 Aadgets. b6 Exibir. c6 =esoluo da tela. d6 Atualizar. e6 7o!o. 1,. Jbser!e as imagens a seguir, contendo cones de atalhos do <&5indo$s ,, em sua con1igurao padro.

Assinale a alternati!a que identi1ica corretamente apenas os aplicati!os acess3rios exibidos nas imagens. a6 5indo$s <edia %enter e Paint. b6 5indo$s <edia Pla_er e 5indo$s <edia %enter. c6 8loco de 7otas e 5indo$s <edia Pla_er. d6 8loco de 7otas e 7otas Autoadesi!as. e6 7otas Autoadesi!as e 5ordpad.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. /1

2a9arito comentado -icrosoft :ord 2010


1R. Ketra E. A letra A tem" todas minGsculas, tachado duplo e sublinhado ondulado. A letra 8 tem todas maiGsculas. A letra % tem a primeira letra maiGscula e espaamento entre caracteres. A letra I tem todas maiGsculas e itlico. 10. Ketra 8. J item %, 5ordArt, no pertence ao grupo )lustra*es, mas ao grupo Cexto 4-unto com a %aixa de Cexto6.

, .(. Ketra %.

.1. Ketra A. Js itens esto numerados em dois n !eis. &e 1ossem marcadores, seriam s mbolos. &e 1osse apenas =ecuo, no ha!eria numerao em !rios n !eis. ... Ketra E. J cone apresentado + da 1uno &ubstituir 4%trlH96, que est na guia Pgina )nicial, grupo Edio.

.'. Ketra E. A primeira Kinha 4que tamb+m + um pargra1o6 cont+m somente o &ublinhado. A segunda linha cont+m 7egrito, )tlico e Cachado. A Gltima linha cont+m apenas 7egrito. ./. Ketra I. Para acesso a atalhos, + tecla AKC. A tecla %trl + para comandos, a tecla E? + para )r para..., a tecla E1 + padro A-uda em todos os aplicati!os e a tecla Ptr&cr + para copiar a imagem da tela do computador para a Brea de Crans1erDncia. .?. Ketra A. A guia apresentada parcialmente + Ka_out da Pgina, para con1igurao de <argens, Jrientao, Camanho do Papel e %olunas, al+m de `uebras, 7Gmeros de Kinhas e Oi1enizao. .W. Ketra E. J cone indicado pelo ) + para de1inir %olunas. .,. Ketra A. J item 7umerao permite criao de listas numeradas com nGmeros 1,.,',etc, ou ),)),))),)Q, etc, ou a,b,c,d, etc. .R. Ketra %. Para -untar c+lulas + preciso escolher <E&%KA=. E est em Ka_out, porque Iesign + para toda a tabela e Ka_out apenas para as c+lulas. .0. Ketra I. J que 1icou di1erente em relao a outras pro!as da Q97E&P + que desta !ez associaram um ndice com o nGmero das pginas. Por deduo, + poss !el encontrar a resposta. J Gnico conhecimento exigido 1oi saber que ponto e ! rgula so pginas indi!iduais e trao + um trecho de pginas.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. ?1

W(. 4.(1'6 Jbser!e o argumento de busca que o usurio 1ar utilizando o Aoogle, na ilustrao apresentada a seguir.

%om base na 1igura e no que 1oi digitado, assinale a alternati!a correta. a6 &er pesquisado o con-unto exato de pala!ras. b6 A pesquisa trar como resultados o que encontrar como ant:nimo do que 1oi digitado. c6 J con-unto de pala!ras ser exclu do dos resultados pesquisados. d6 A pesquisa trar somente as imagens e ! deos no relacionados ao argumento digitado. e6 Al+m das pala!ras digitadas, a pesquisa tamb+m trar os seus sin:nimos. W1. 4.(1'6 9m estudante desatento te!e seus dados bancrios, 1inanceiros e in1orma*es sobre seus hbitos na internet transmitidos de seu noteboo; para uma empresa localizada na Bsia F sem o seu conhecimento ou consentimento F por um programa que se alo-ou no seu computador. Esse programa + classi1icado como a6 9ploader. b6 %rac;er. c6 Oac;er. d6 &p_$are. e6 8ro$ser. W.. 4.(1'6 J <&])nternet Explorer 0, na sua con1igurao padro, permite que o usurio insira um 9=K padro, ou se-a, ao abrir o na!egador o endereo ser acessado automaticamente, con1orme mostra a 1igura a seguir.

Para usar o recurso, + necessrio acessar o menu a6 Eerramentas2 Jp*es da )nternet2 guia Aeral2 e digitar o endereo no espao Oome page. b6 Editar2 Jp*es da )nternet2 guia &egurana2 e digitar o endereo no espao Oome page. c6 Exibir2 guia %onex*es2 e digitar o endereo no espao Oome page. d6 Arqui!o2 guia Pri!acidade2 e digitar o endereo no espao Oome page. e6 Ea!oritos2 Jp*es da )nternet2 guia %onex*es2 e digitar o endereo no espao Oome page. W'. 4.(1'6 Jbser!e a 1igura, que mostra parte do )nternet Explorer 0.

J bloqueador de pop]ups encontra]se em a6 Exibir. b6 Arqui!o.

c6 Pgina.

d6 &egurana.

e6 Eerramentas.
mediugorie@hotmail.com Pg. W1

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

,R. Ketra I. J endereo em %%J recebe a mensagem, mas seu endereo no ser mostrado para os demais usurios. ,0. Ketra %. As mensagens recebidas so armazenadas na %aixa de Entrada. As mensagens que 1oram sal!as pelo usurio durante a criao do e]mail so armazenadas em =ascunhos. As mensagens que sero en!iadas esto na %aixa de &a da. As mensagens que 1oram e1eti!amente en!iadas para o ser!idor de e]mail 1icam em )tens En!iados. As mensagens exclu das 1icam em )tens Exclu dos 4lixeira do e]mail6. R(. Ketra %. <enu =e!iso + para correoa Arqui!o para con1igurao da mensagem atuala <ensagem para sinalizao 4e no monitoramento6a e )nserir para adicionar algo que no existe, como anexos. R1. Ketra A. Existem 1( mensagens na %aixa de Entrada. R.. Ketra I.

R'. Ketra A. As mensagens gra!adas e no en!iadas esto na pasta =ascunhos. As mensagens que sero en!iadas, esto na %aixa de &a da. As mensagens e1eti!amente en!iadas esto em )tens en!iados. As mensagens exclu das esto em )tens exclu dos e as mensagens recebidas esto na %aixa de Entrada. R/. Ketra E. As mensagens gra!adas e no en!iadas esto na pasta =ascunhos. As mensagens que sero en!iadas, esto na %aixa de &a da. As mensagens e1eti!amente en!iadas esto em )tens en!iados. As mensagens exclu das esto em )tens exclu dos e as mensagens recebidas esto na %aixa de Entrada. R?. Ketra %. A pasta =ascunhos + usada para armazenar as mensagens que ainda esto em construo, e no 1oram en!iadas. Js e]mails recebidos pelo usurio esto na pasta %aixa de Entrada, e os e] mail que 1oram en!iados, esto na pasta )tens En!iados. A caixa de entrada possui ./ mensagens no lidas. E existem ?.? mensagens no lidas na pasta de Kixo eletr:nico, sendo que o total de mensagens 4incluindo as lidas6 poder ser maior. RW. Ketra %. A redao de um e]mail em outra l ngua poder ser traduzido. 7o existe um diret3rio mundial de endereos pessoais. A construo mister>google.com.u; est errada por dois moti!os. J principal + a ausDncia do @, assim como em monsierbei11el.org.1r. E o endereo .u;, do =eino 9nido, + google.co.u; e no google.com.u;. Ieixar de acessar um e]mail no diminui a quantidade de lixo eletr:nico.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. ,1

S-ar putea să vă placă și