Sunteți pe pagina 1din 5

INTRODUO

Esse trabalho objetiva retratar a tica no ambiente de trabalho, mostrando o que certo e o que errado para as pocas medieval e contempornea, de acordo com a opinio de alguns pensadores desses perodos. DESENVOLVIMENTO Pode-se resumir a tica dos antigos, ou tica essencialista, em trs aspectos !" # agir em con$ormidade com a ra%o& '" # agir em con$ormidade com a (ature%a e com o car)ter natural de cada indivduo& *" + unio permanente entre tica ,a conduta do individuo" e poltica ,valores da sociedade". + tica era uma maneira de educar o sujeito moral ,seu car)ter" no intuito de propiciar a harmonia entre o mesmo e os valores coletivos, sendo ambos virtuosos. -oje o debate sobre a tica cada ve% mais intenso e distante da .nilateralidade do senso comum. /ar0istas, cristos, empres)rios e e0istencialistas debatem em conjunto quest1es relativas ao que bom e o que mau na conduta humana. 2estes pensadores que deriva a clare%a de que a tica est) relacionada 3 a4o pr)tica dos homens, no a discursos bem intencionados, mas sem qualquer cone0o s5lida com o mundo da vida. Portanto, deles tambm que herdamos a capacidade crtica de perceber o abismo e0istente entre o que dito e o que e$etivamente $eito em nome da tica no interior das organi%a41es $ormais. + tenso permanente entre valores universais e valores individuais a t6nica da investiga4o tica. 7e aceitarmos estas percep41es negativas da tica como verdadeiras, estaremos negando sua dimenso civili%at5ria. + tica crist, nascida sobre os escombros do 8mprio 9omano, e retomando a tradi4o judaica, encara o certo como o respeito pela lei divina, plasmada nos te0tos sagrados e o errado como a sua viola4o. (a $iloso$ia cl)ssica, a tica no se resumia 3 moral e buscava a $undamenta4o te5rica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto , a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em p:blico. 75crates $oi o primeiro a

chegar a uma concep4o adequada dos problemas da conduta. ;om base na conduta de 75crates surgiu o estudo da tica que includa a maioria dos campos de conhecimento. +ssim, a tica passou a abranger os campos que atualmente so denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, 3s ve%es poltica, e at mesmo educa4o $sica e diettica, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que in$lui na maneira de viver ou estilo de vida.

SANTO AGOSTINHO
;om o cristianismo, atravs de 7. <om)s de +quino e 7anto +gostinho, incorpora-se a idia de que a virtude se de$ine a partir da rela4o com 2eus e no com a cidade ou com os outros. 2eus nesse momento considerado o :nico mediador entre os indivduos. +s duas principais virtudes so a $ e a caridade. +travs do cristianismo, se a$irma na tica o livre-arbtrio, sendo que o primeiro impulso da liberdade dirige-se para o mal ,pecado". # homem passa a ser $raco, pecador, dividido entre o bem e o mal. # au0ilio para a melhor conduta a lei divina. + idia do dever surge nesse momento. ;om isso, a tica passa a estabelecer trs tipos de conduta& a moral ou tica ,baseada no dever", a imoral ou antitica e a indi$erente 3 moral. + tica moderna tra% 3 tona o conceito de que os seres humanos devem ser tratados sempre como $im da a4o e nunca como meio para alcan4ar seus interesses. Essa ideia $oi contundentemente de$endida por Immannuel Kant. Ele a$irmava que =no e0iste bondade natural. Por nature%a somos egostas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruis, )vidos de pra%eres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos>. + tica moderna tra% 3 tona o conceito de que os seres humanos devem ser tratados sempre como $im da a4o e nunca como meio para alcan4ar seus interesses. Essa ideia $oi contundentemente de$endida por Immannuel Kant. Ele a$irmava que =no e0iste bondade natural. Por nature%a somos egostas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruis, )vidos de pra%eres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos>.

Para 7anto +gostinho uma coisa conhecer a meta e outra alcan4)-la, dedu% assim que o homem no pode salvar-se a si mesmo, to pouco no mbito intelectual tem que come4ar pela $ na autoridade da Palavra de 2eus, para que a inteligncia. NIETZSCHE +tribui 3 origem dos valores ticos, no 3 ra%o, mas a emo4o. Para ele, o homem $orte aquele que no reprime seus impulsos e desejos, que no se submete a moral demag5gica e repressora. E para coroar essa mudan4a radical de conceitos, surge ?reud com a descoberta do inconsciente, instncia psquica que controla o homem, burlando sua conscincia para tra%er 3 tona a se0ualidade represada e que o neuroti%a. Porm, ?reud, em momento algum a$irma dever o homem viver de acordo com suas pai01es, apenas buscar equilibrar e conciliar o id com o superego, ou seja, o ser humano deve tentar equilibrar a pai0o e a ra%o. + tica de (iet%sche obedece ao impulso vital, porque o -omem, como ser da nature%a, luta pela sobrevivncia, combate para crescer, torna-se predominante, no a partir de qualquer moralidade ou imoralidade, mas porque um ser vivo e porque a vida simplesmente vontade de poder. (a obra + @ontade de Poder, o $il5so$o leva a sua concep4o ao e0agero, a$irmando que a :nica realidade a vontade de qualquer centro de poder se tornar ainda mais $orte, num desejo incessante de acumula4o de $or4as, elevando-se, cada ve% mais, 3 condi4o de senhor.

CONCLUSO Atica nos dias de hoje vista como um instrumento de equilbrio destas organi%a41es e do relacionamento entre os elementos que a constituem 2e acordo com /#9E89+ ,!BBB", sendo a organi%a4o uma unidade econ6mica, esta utili%a $atores tcnicos de produ4o para gerar bens, servi4os ou direitos e consequentemente obter lucros. + tica empresarial re$lete as atitudes comportamentais tomadas por seus $uncion)rios, diretores e gerentes e, portanto, estas atitudes devem seguir os princpios morais aceitos pela coletividade. (as sociedades primitivas baseadas em economias de trocas, no e0istiam empresas e as rela41es de poder e a necessidade de compra de bens limitava a e0istncia da tica. +s pessoas acostumadas com o sistema de trocas, ao se depararem com o conceito de lucro viram-no como incompatvel aos princpios morais. 7e $i%ermos um paralelo entre os $il5so$os da antiguidade e os atuais nos leva a observar que o ser humano esta sempre no $io da navalha dentro das organi%a41es ) desigualdade, os interesses pessoais, o convvio di)rio, a luta pelo poder& tais situa41es tra% uma re$le0o sobre o que tica como -obbes acreditava que o homem s5 pensa nele mesmo, ser) que todos respeitam a tica pro$issionalC #u o dinheiro e o poder vale mais do que o bem comum, a convivncia paci$ica, o melhor modo de viver e conviver que era 3 base da $iloso$ia antiga.

REFERNCIAS BIBLIOGR FICAS KRANTZ, D. +n0ietE and the neF order. 8n Geadership in the '! ;enturE. /adison, ;< 8nternational .niversities Press, !BBH. VASCONCELLOS! D. I. # coronelismo nas organi%a41es a gnese da gerncia. +utorit)ria brasileira. 8n 2+@EG, E& @+7;#(;EG#7, D. ,Ed.". =9ecursos> humanos E subjetividade. Petr5polis @o%es, !BBJ. p. ''K-'*!. VASCONCELOS! 8sabella. ?.I. de& @+7;#(;EG#7, ?l)vio. Iesto de recursos -umanos e identidade social um estudo crtico. 9evista de +dministra4o de Empresas, v. L' ,!", p. ML-NH, 'KK'.

S-ar putea să vă placă și