Sunteți pe pagina 1din 8

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

FSICA E PSICOLOGIA: UM DILOGO INTERDISCIPLINAR


Anderson Lupo Nunesa [professorlupo@gmail.com ] Cludia Helena Santiago Lisboa Nunesb [helenesant@oi.com.br]
a

CEFET Qumica Unidade Duque de Caxias - RJ b Universidade Celso Lisboa RJ

R ESUMO - feita uma introduo, que trata de maneira breve, sobre as origens da Fsica e da Psicologia, onde citado o fato de ambas terem vnculos fortes com a Filosofia. traado um paralelo entre o surgimento da Fsica Clssica a partir de Isaac Newton e Galileu Galilei e o desenvolvimento do chamado mtodo cientfico. A aplicao do mtodo cientfico ao estudo do comportamento humano o ponto de partida para o nascimento da Cincia chamada de Psicologia atravs do laboratrio criado em 1879 por Wundt para o estudo dos processos mentais. Novos paralelos entre a Fsica e a Psicologia so traados desta vez entre o desenvolvimento das Teoria da Relatividade Restrita e Teoria da Relatividade Geral ambas desenvolvidas por Albert Einstein com a tambm igualmente famosa Teo ria Psicanaltica de Sigmund Freud. apresentado o trabalho de Beatriz Breves Ramos que relaciona a Relatividade Geral com o conceito de Inconsciente postulado por Freud, postulando ela prpria a existncia de um Inconsciente Relativstico, ou seja, um inconsciente que seria suscetvel a efeitos relativsticos. Por fim temos a apresentao dos conceitos bsicos de Fsica Quntica, segundo a interpretao de Copenhague, que a mais amplamente aceita na literatura. apresentada uma possibilidade de aplicao da Fsica Quntica na plena explicao do funcionamento do crebro. feita uma breve relao entre aspectos da Fsica Quntica com a Psicologia Analtica de Jung e tambm com uma viso fenomenolgica da mente humana apresentada por Wilson. Conclui- se com a constatao de que Fsica e Psicologia sempre andaram juntas na rdua tarefa de compreender o Homem e o Universo que o cerca. 1. INTRODUO
As razes da Fsica, como toda a cincia ocidental, podem ser encontradas no perodo inicial da filosofia grega do sculo VI a.C. A palavra Fsica tem sua origem da palavra grega Physis que pode ser traduzida grosseiramente como Natureza. Pode-se definir a Fsica como o estudo das Leis da Natureza 1. Esta definio, porm, bastante frouxa, pois tambm serviria para outras Cincias, como, por exemplo , a Biologia e a Qumica. O que caracteriza a Fsica como ela se apresenta nos dias de hoje o fato dela buscar representar a Natureza atravs de equaes matemticas que permitam uma verificao experimental. As razes da Psicologia tambm podem ser estabelecidas na mesma filosofia grega 2. A palavra psicologia tem sua origem na combinao das palavras gregas psique (alma) e logos (estudo). Assim literalmente Psicologia o estudo da alma. Pode ser definida como a cincia que estuda os processos mentais e o comportamento do ser humano e tambm dos animais (para fins de pesquisa). Ambas as Cincias, Fsica e Psicologia, tiveram que romper com a Filosofia, a fim de que pudessem se desenvolver. A Fsica foi a primeira surgir a partir do desenvolvimento do Mtodo Cientfico. Ele se constitui de Observao, Razo e Experincia 3. Observa-se um fenmeno especfico da Natureza. Cria-se uma hiptese, o mais racional possvel para se explicar o fenmeno.

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

Realiza-se um experime nto para testar a hiptese. Se o resultado do experimento confirma a hiptese, cria -se outro experimento para se testar a hiptese de modo mais abrangente. Se o resultado no confirma a hiptese deve -se modific -la e em seguida testar novamente para ver se confirma4. As hipteses confirmadas vo formar um modelo simplificado do fenmeno da Natureza e um conjunto de modelos que se relacionam a um tipo de fenmeno formam uma teoria. Historicamente pode-se considerar a origem do mtodo cientfico a partir dos trabalhos do fsico italiano Galileu Galilei (1564-1642) e pela sua fundamentao na obra O Discurso sobre o Mtodo do filsofo e matemtico francs Ren Descartes (1596-1650). Foi o prprio Descartes que lanou as bases para o surgimento da psicologia n o sculo XIX quando buscou tentar resolver o problema da mente -corpo. Ao longo dos tempos, os filsofos haviam indagado como a mente, ou suas qualidades puramente mentais, poderia distinguir-se do corpo e de todas as outras qualidades fsicas. A mente e o corpo so duas essncias ou naturezas totalmente diferentes? A posio sustentada por Descartes confirma o dualismo e acrescenta que a mente influenciava o corpo, mas tambm era influenciada por ele 2. a chamada teoria do interacionismo mente-corpo. A histria do pensamento continuou a evoluir at o nascimento da Psicologia num dia de dezembro de 1879. O professor Wilhelm Wundt e seus alunos de ps -graduao da Universidade de Leipzig, na Alemanha, criaram o primeiro laboratrio de psicologia com o objetivo de estudar os processos mentais5. Era a aplicao do mtodo cientfico s questes filosficas envolvendo a mente. Note que a Fsica surgiu com a aplicao do mtodo cientfico s questes filosficas envolvendo a matria. Ser que o trao que as une est apenas em suas origens? Ao longo deste trabalho iremos demonstrar como a Fsica e a Psicologia esto interligadas e como o estudo de uma disciplina enriquece a outra. Ser demonstrado tambm como elas tem se influenciado ao longo da histria e nas mode rnas pesquisas sobre a mente humana.

2. A FSICA CLSSICA E A PSICOLO GIA CLSSICA


A chamada fsica clssica ou fsica newtoniana trouxe uma profunda transformao que se iniciou no campo da cincia e se espalhou por diversas ordens do pensamento humano. Na filosofia surgiu o iluminismo, na sociologia houve Marx, etc. A fsica de Newton interferiu e ainda interfere em muito do que a humanidade de hoje. O universo concebido de maneira Mecanicista, ou seja, se possuo informaes sobre a posio de uma partcula em um determinado instante de tempo e se conheo a resultante de todas as foras que atuam sobre esta partcula, poderei determinar sua posio em qualquer instante de tempo6. O reflexo desse pensamento na Filosofia foi a viso do Homem como Mquina. famosa a busca de Descartes pela sede da Alma, chegando at mesmo a realizar a localizao de um ponto do crebro que seria, no seu entendimento, a sede da alma racional que seria a glndula pineal. Se o universo consiste simplesmente em tomos em movimento, ento todo efeito fsico (o movimento de cada partcula) resultava de uma causa direta (o movimento do tomo que colidiu com ele) e, portanto estaria sujeito a leis de medio e clculo logo passvel de previso. Esse jogo de bilhar, portanto, o universo fsico, era ordenado, sistemtico, regido por leis e previsvel como um relgio ou qualquer outra boa mquina. O universo fsico era planejado por Deus com perfeio absoluta (no sculo XVII ainda era possvel atribuir causa e perfeio a Deus,

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

mesmo para os cientistas) e, desde que se conhecessem as leis que presidiam ao seu funcionamento, era possvel saber como ele se comportaria no futuro2. Os mtodos e as descobertas da cincia cresciam vertiginosamente com a tecnologia durante esse perodo e as duas combinavam-se com extrema eficcia. Observao e experimentao passaram a ser as marcas distintivas da cincia e eram seguidas de perto pela medio. E assim que, dos sculos XVII a XIX, vemos crescer a imagem do homem como uma mquina, assim como o mtodo pelo qual a sua natureza podia ser investigada: o mtodo cientfico. Os seres humanos tornaram-se mquinas, o mundo moderno passou a estar dominado pela perspectiva cientfica e todos os aspectos da humanidade eram considerados sujeitos a leis mecnicas. atravs do alemo Wilhelm Wundt (1832-1920) que surge a Cincia conhecida como Psicologia 2. Enquanto realizava pesquisas em Fisiologia em Heidelberg, comeou se desenhando a concepo de Wundt da Psicologia como cincia independente e experimental. Sua proposta inicial para uma nova cincia da Psicologia apareceu no livro intitulado Contribuies para a Teoria da Percepo sensorial, vrias sees do qual foram publicadas entre 1858 e 1862. Alm de descrever os prprios experimentos originais, ele expressou seus pontos de vista sobre os mtodos da nova Psicologia. Nesse livro, Wundt aludiu pela primeira vez a psicologia experimental. A par dos Elemente de Fechner (1860), essa obra assinala o nascimento literrio da nova cincia. Em 1875, quando se tornou professor em Leipzig, Wundt iniciou a mais importante fase de sua carreira instalando o seu laboratrio e em 1881 deu incio revista Philosophische Studien [Estudos Filosficos], o rgo oficial do novo laboratrio e da nova cincia. Uma vez que, segundo Wundt, a Psicologia a cincia da experincia, o mtodo da Psicologia deve envolver portanto, a observao da experincia. Como ningum pode observar uma experincia, exceto a pessoa que a tem, o mtodo deve envolver a auto-observa o ou introspeco. O uso da introspeco no era novo com Wundt, pois mesmo uma recapitulao superficial pode remontar a Scrates (Conhece -te a ti mesmo). O que constituiu uma importante inovao foi a aplicao por Wundt de um controle experimental preciso s condies de introspeco. O emprego da introspeco em Psicologia derivou da Fsica, onde ela tinha sido usada para estudar a luz e o som, e da Fisiologia, onde tinha sido usada para estudar os rgos sensoriais. Wundt estabeleceu regras muito explcitas para o uso correto da introspeco no seu laboratrio: (1) o observador deve estar apto a determinar quando o processo pode ser introduzido; (2) deve estar num estado de prontido ou ateno concentrada; (3) deve ser possvel repetir a observao numerosas vezes; e (4) as condies experimentais devem ser capazes de variaes em termos de manipulao controlada dos estmulos. Esta ltima condio invoca a essncia do mtodo experimental; variar as condies da situao de estmulo e observar as mudanas nas experincias do sujeito.

3. A FSICA RELATIVSTICA E A PS ICOLOGIA RELATIVSTICA


O Mundo de nossa experincia cotidiana sempre nos pareceu dotado de uma realidade prpria ou intrnseca que especificada pelas caractersticas dos objetos que a constituem. Uma estrela vista da Terra ou de um planeta distante ter as mesmas caractersticas fsicas. neste conceito de invarincia que se basearam Aristteles e Newton, e por assim dizer, a chamada Fsica Clssica. Um carro de corrida com tais e tais dimenses apresentar exatamente as mesmas dimenses em relao ao piloto que o conduz, como tambm em relao a qualquer espectador da arquibancada; assim como o tempo transcorrido em uma determinada volta ser rigorosamente o

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

mesmo, para qualquer cronmetro (do piloto ou do espectador). Isso a viso estritamente Clssica e Newtoniana, para ser mais exato. Mas e se o carro de corrida pudesse viajar na velocidade da luz? A luz emitida das redondezas do carro teria velocidade nula em relao ao prprio carro? Como seria isso possvel? Albert Einstein (1879-1955) em 1905 mostrou que a luz vista de qualquer referencial inercial (em repouso ou movendo-se com velocidade constante) tem a mesma velocidade em um determinado meio material. Para luz se propagando no vcuo o seu valor sempre 300.000 km/s, no importando se voc est parado ou se movendo com uma velocidade de 250.000 km/s, a velocidade da luz sempre a mesma 7. Atravs dessa nova Fsica, surge uma interessante constatao. As dimenses de um carro de corrida, movendo-se com uma velocidade prxima da velocidade da luz, vistas do espectador e do piloto no so mais as mesmas. Bem como os seus respectivos tempos registrados nos cronmetros tambm no so os mesmos. Ocorre a contrao do espao e a dilatao do tempo. O Mundo Objetivo, determinado de modo exato atravs de nossos sentidos objetivos, comea a desaparecer. Para que eu possa dizer que um objeto possui tais dimenses, devo deixar claro quais as condies (a velocidade) do observador que inferiu as medidas. Estas so as concluses da Teoria da Relatividade Restrita. Por que restrita? Porque no havia como associar a Teoria da Gravitao Universal de Newton com a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. Por isso foi necessrio o desenvolvimento da Teoria da Relatividade Geral onde a gravidade passa a ser uma conseqncia da curvatura do Espao-Tempo. Definitivamente o Mundo real no era mais o mundo percebido pelos nossos sentidos humanos. A Relatividade Geral foi exaustivamente confirmada atravs de diversas observaes e experimentos. No entanto permanece inacessvel nossa percepo sensorial. Isso porque no mundo cotidiano no temos a possibilidade de pilotar um carro de corrida com velocidade prxima da velocidade luz e assim experienci ar a percepo de um Mundo Relativstico. Por outro lado, surge o conceito de que o mundo de uma determinada forma para cada observador. interessante notar, que ao passo que Einstein revolucionava a Fsica com a sua Teoria da Relatividade indo alm dos limites da Fsica Clssica, Sigmund Freud (1856-1939) revolucionava a Psicologia com o surgimento da Psicanlise indo alm dos limites da Psicologia Clssica, conforme exposta no captulo anterior. O ponto de partida da Psicanlise considerado como sendo a publicao do livro Estudos Sobre Histeria , onde Freud contou com a parceria de Josef Breuer (1842-1925). Freud decide estudar os sonhos e publica A Interpretao dos Sonhos (1900), considerada a sua obra mais importante e uma srie de obras que cons olidam o estabelecimento da Psicanlise como importante vertente da Psicologia 2. Freud expressou a convico de que a vida psquica do homem consistia em duas partes: o consciente e o inconsciente. A parte consciente, pequena e insignificante, apresenta apenas um aspecto superficial da personalidade total, enquanto que o vasto e poderoso inconsciente continha as foras ocultas que constituem a fora impulsora subjacente em todo o comportamento humano. Freud tambm postulou a existncia do pr-consciente, intermedirio entre o inconsciente e o consciente5. Note que a Psicanlise surgiu alguns anos antes da publicao do artigo de Einstein sobre a Teoria da Relatividade Restrita, ficando difcil estabelecer uma relao causal entre ambos, como havamos delinea do entre a Psicologia Experimental sendo fortemente influenciada pela Fsica Clssica. Apesar disso, existem algumas semelhanas, principalmente no que tange ao fim da viso mecanicista do Homem e do Universo. Apesar de Freud e Einstein ainda terem uma viso

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

determinista, eles apontam para ampliao alm do Objetivo. Einstein demonstra a existncia de um Mundo Relativstico enquanto Freud, baseado em seus estudos, postula a existncia do Inconsciente. Segundo Breves Ramos 8, o ser humano habita um Mundo quadridimensional, onde o espao-tempo, no sendo visvel, interfere nos processos mentais subjacentes. Deste modo, ocupando um lugar nesta linha da evoluo csmica, o ser humano se torna uma criatura na fluidez do espao-tempo, condio que torna cada um de ns seres pontuais dos instantes csmicos da linha evolutiva do universo. A autora prope a existncia de um Inconsciente Relativstico, ou seja, o Inconsciente postulado por Freud teria um tempo dilatado se comparando ao tempo do nosso cotidiano. Uma justificativa para tal seria o fato das correntes eltricas do crebro flurem em velocidades prximas da velocidade da luz, justificando os efeitos relativsticos associados ao Inconsciente.

4. A FSICA QUNTICA E A PSICOLOGIA QUNTICA


A fsica quntica a transformao mais profunda pela qual a fsica passou desde a poca de Newton. Pode-se considerar que a Relatividade marca o apogeu da chamada fsica clssica, mas a fsica quntica representa uma alterao muito mais radical das idias fundamenta is da fsica 9. A fsica quntica tambm tem influenciado diversas reas desde que surgiu no incio do sculo XX. O seu surgimento foi gradual da mesma forma que a sua influncia, mas ser demonstrado que ela absolutamente relevante. Os fenmenos que ocorrem em escala atmica e as suas repercusses ao nvel macroscpico so plenamente explicados pela fsica quntica. Como no conseguimos perceber com nossos sentidos, o que ocorre em escala atmica, no possvel descrever esse novo mundo com os conceitos da fsica clssica. Foi necessrio desenvolver uma teoria completamente nova e diferente do que existia at ento. Segundo as palavras de Hawking 10. Na verdade, foi uma teoria extremamente bem-sucedida e sustenta quase toda a cincia e a tecnologia modernas. Tudo comeou quando Max Planck postulou em 1900 que a troca de energia entre a radiao emitida por um corpo aquecido e os tomos da parede ocorria de forma quantizada, ou seja, atravs de mltiplos inteiros de um quantum de energia. Era como se a energia, at ento considerada como algo contnuo, se apresente em escala atmica, como pequenos pacotes indivisveis. Esse postulado conseguiu explicar os resultados experimentais da distribuio espectral da radiao trmica. Cada quantum de energia foi definido como: E = h f, onde f a freqncia da radiao e h uma constante universal que ficou conhecida como constante de Planck. O postulado de quantizao de Planck inteiramente incompreensvel na fsica clssica, onde a energia de uma oscilao no tem qualquer relao com a sua freqncia. O prprio Planck trabalhou durante anos em busca de uma explicao que pudesse reconciliar o seu postulado com a fsica clssica. Foi um trabalho rduo, mas infrutfero, porque o seu postulado era na verdade o incio de uma verdadeira revoluo na fsica. Albert Einstein, em um trabalho publicado em 1905, props uma teoria que explicava satisfatoriamente o efeito fotoeltrico, baseada em uma extenso bastante audaciosa das idias de Planck sobre a quantizao. Sua idia era de que a radiao eletromagntica de uma determinada freqncia consiste em um quantum de energia e que cada quantum transfere toda a sua energia a um nico eltron. Esse quantum de energia da luz foi posteriormente chamado de fton.

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

Experimentos a seguir caracterizaram de forma bastante inequvoca as propriedades corpusculares da luz, como os realizados por Millikan em 1915 e Compton em 1919 e 1923. Em 1909 com um dos mais importantes experimentos da histria da cincia, Rutherford descobriu que o tomo era constitudo por um reduzidssimo ncleo positivo com diversos eltrons ao redor, de modo similar a um sistema planetrio. Ele pode chegar a esta concluso observando o espalhamento de partculas alfa por uma fina lmina de ouro. Segundo os relatos de Rutherford em 1910 sobre os resultados do experimento: Era quase to incrvel como se voc disparasse um obus de 15 polegadas contra um leno de papel e ele fosse defletido para trs atingindo voc 6. O fsico dinamarqus Niels Bohr elaborou um modelo para o tomo de hidrognio levando em conta regras de quantizao e aspectos da fsica clssica. Esse modelo, porm, no funcionou bem para os outros tomos, mas serviu para indicar que a fsica quntica era o caminho para explicar os tomos. Cons iderando os postulados de Bohr e de Einstein, o fsico francs Louis de Broglie formulou a hiptese de que se luz, que uma onda, tem um comportamento corpuscular ento o eltron teria um comportamento ondulatrio. Assim surgiu a idia da dualidade onda-partcula. Experimento realizado por Davisson detectou a difrao de eltrons e confirmou a hiptese de Louis de Broglie. Na busca por uma teoria capaz de explicar satisfatoriamente a existncia dos tomos e todos esses estranhos fenmenos que envolvem o comportamento dos eltrons e da luz, Bohr reuniu em torno de si em Copenhague dois talentosos jovens fsicos, Heisenberg e Pauli. De modo independente, Schroedinger buscava a equao de onda das ondas de matria propostas por de Broglie. Ambos chegaram ao que hoje conhecido como Mecnica Quntica, em formulaes independentes, mas totalmente compatveis. Em conversa com Einstein11 , Heisenberg disse: (...) no temos idia da linguagem que devemos usar para falar dos processos no interior do tomo. fato que temos uma linguagem matemtica, ou seja, um esquema matemtico para determinar os estados estacionrios do tomo ou as probabilidades de transio de um estado para outro, (...) Os eltrons e outras entidades subatmicas no so nem totalmente ondas e nem totalmente partculas, so uma espcie de mistura de ambas as coisas que em um momento apresentam o aspecto onda e em outro apresentam o aspecto de partcula. Heisenberg argumenta que a realidade fundamental em si indeterminada. Tudo da realidade e continua sendo uma questo de probabilidades. No seu princpio da Incerteza estabelecido que nunca possvel saber exatamente a posio e o momentum de uma dessas entidades subatmicas. A fsica determinista de Newton d lugar a uma fsica de probabilidades. Essas probabilidades so calculadas de modo exato e conseguem descrever com extrema preciso o comportamento da Natureza. Experimentos foram exaustivamente realizados e comprovaram a validade da teoria. Antes de se medir a posio de um eltron, existe uma nuvem de possibilidades de se encontrar o eltron, cada uma com a sua probabilidade calculada atravs da fsica quntica. Mas ao se efetuar a medida apenas uma possibilidade se confirma. Repetindo-se a medida diversas vezes os resultados experime ntais coincidem com as probabilidades calculadas. Note que o comportamento ondulatrio ou corpuscular depende do experimento que realizado (o observador). Amplitudes de probabilidade associadas a duas possibilidades diferentes interferem quando no possvel saber qual das duas foi seguida, e no interferem quando possvel distingui-las. Caminhos indistinguveis interferem. Assim, o processo de observao influencia de forma decisiva o resultado observado1.

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

Na mecnica quntica, podemos correlacionar objetos, de tal modo que eles permanecem conectados, mesmo se separados por grandes distncias. Quando observados, os objetos qunticos correlacionados tornam-se realidades, separam-se, mas a natureza interligada de seu colapso mostra, sem dvida, que eles estavam interligados. Um dos grandes mistrios que desafia o ser humano a compreenso de como funciona a mente humana. O pensamento que algumas vezes puramente lgico e racional, capaz de ser imitado pela lgica computacional, outras tantas vezes imprevisvel e incontrolvel. H momentos em que nosso pensamento divaga entre diversas possibilidades, mas se tentamos focar em algum ponto perde -se totalmente conexo. Como pode a mente humana ser ao mesmo tempo racional e dispersa, mecnica e criativa? Se gundo as palavras de David Bohm12: J o momento de nos perguntarmos se a estreita analogia entre os processos qunticos e nossas experincias interiores e processo de pensamento mera coincidncia (...) a impressionante analogia ponto por ponto entre processo de pensamento e processo quntico sugeriria que uma hiptese ligando esses dois pode muito bem resultar frutfera. Se tal hiptese puder algum dia ser comprovada, explicaria de forma natural muitos aspectos de nosso pensar. Para que seja possvel fa zer uma conexo da conscincia com a fsica quntica necessrio algum resultado experimental que indique para este caminho. De fato esses resultados existem e sero apresentados a seguir. A primeira evidncia substancial de que existe ao menos um canal de comunicao entre o mundo da fsica quntica e nossa percepo da realidade foi encontrada a cerca de cinqenta anos. Naquela poca, biofsicos que trabalhavam com a retina descobriram que as clulas nervosas do crebro humano so sensveis o suficiente para registrar a absoro de um nico fton e, portanto, suficientemente sensveis para serem influenciadas pelo seu comportamento mecnico -quntico13. Foi verificado que cerca de 10 milhes de neurnios dos 10 bilhes existentes no crebro so sensveis o suficiente para registrar fenmenos do nvel quntico a qualquer momento. No entanto o disparo de neurnios isolados no suficiente para explicar os complexos processos associados s atividades conscientes do crebro. Muitos sugeriram que a conscinc ia talvez dependa do fato de o crebro assumir, de algum modo, as caractersticas de um superfluido ou supercondutor. Se a fsica das fases condensadas for realmente relevante para a conscincia, ento deveria existir um mecanismo desse tipo que funcionasse temperatura normal do corpo. O sistema descrito pela primeira vez pelo prof. Herbert Frhlich h cerca de vinte anos, e sabidamente encontrado em tecidos biolgicos, parece satisfazer todos os critrios necessrios. O sistema de Frhlich simplesmente um sistema de molculas eletricamente carregadas e que vibram, ao qual se acrescenta energia. Os dipolos vibrteis (molculas nas paredes celulares de tecido vivo) emitem vibraes eletromagnticas, exatamente como radiotransmissores em miniatura. Frhlich demonstrou que, alm de certo limite, qualquer energia a mais introduzida no sistema faz com que as molculas daquele tipo vibrem em unssono. Elas o fazem cada vez mais at chegarem forma mais ordenada possvel de fase condensada: um condensado de Bose-Einstein14. Esse modelo quntico da conscincia, uma vez que esteja efetivamente comprovado, pode abrir um grande leque de possibilidades de aperfeioamento da psicologia. A perfeita compreenso do crebro deixa de ser um sonho inatingvel e passa a se tornar possvel com a contribuio da fsica quntica. As diversas nuances do comportamento humano passam a ter uma possibilidade de ser compreendidas como um reflexo dos processos qunticos que ocorrem nos neurnios. A Fsica Quntica tambm parece ter influenciado o trabalho de Carl Gustav Jung (18751961). Primeiro pelo fato dele ter sido amigo pessoal de Wolfgang Pauli, um dos fsicos que

XVI I I SI M P S I O N A C I O N A L D E EN S I N O D E F S I C A

construram a Fsica Quntica. Em segundo lugar, a idia de Jung da existncia do Inconsciente coletivo parece ter algum embasamento na correlao no-local, abordada acima. Se alguma informao pode ser transmitida de forma instantnea, como no exemplo de dois ftons correlacionados, onde possvel alterar o estado de um deles, alterando-se o estado do outro e de modo instantneo, ento seria possvel haver uma correlao no-local entre os Inconscientes de todos os seres humanos, o que resultaria no Inconsciente Coletivo de Jung2 e na sua Psicologia Analtica. Robert Anton Wilson15 relaciona os conceitos da Fsica Qu ntica com a idia de um software cerebral onde o Mundo em que voc vive o Mundo que voc programa. Em sntese ele afirma que , quando a moderna Neurocincia descreve como nossos crebros funcionam, forosamente ela invoca o mesmo tipo de paradoxos e lgica estatstica encontrada no domnio da Fsica Quntica.

5. CONCLUSO Nota-se que as diversas reas da Fsica, a saber, Fsica Clssica, Fsica Relativstica e Fsica Quntica tem relaes com diversas reas e pensadores da Psicologia. Estas reas do conhecimento humano que de modo aparente no possuem nenhum ponto de contato, em uma anlise mais aprofundada apresentam correlaes que, se no denotam um vnculo causal, pelo menos indicam uma possibilidade da existncia de pesquisas interdisciplinares envolvendo Fsica e Psicologia a fim de que uma e outra se apiem na exaustiva tarefa de compreender o ser humano e o Universo. Talvez ambas se influenciem e juntas possam permitir estudos de natureza filosfica para que os processos mentais possam ser melhor compreendidos e o ser humano possa dar um grande passo no processo de autoconhecimento . No poderamos encerrar nosso estudo sem citar a frase atribuda ao filsofo grego Scrates para que seja um resumo da idia de interdisciplinaridade entre Fsica e Psicologia: Conhece-te a ti mesmo e conhecers o universo dos deuses.

6. R EFERNCIAS
[1] CHASSOT, Attico. A Cincia Atravs dos Tempos. Editora Moderna, 2 edio, 2004. [2] SCHULTZ, Duane. A Histria da Psicologia Moderna. Editora Cultrix, 2 edio, 1975. [3] FEYNMAN, Richard. Fsica em 12 Lies. Ediouro, 2005. [4] WYNN, Charles M. e WIGGINS, Arthur. As Cinco Maiores Idias da Cincia. Ediouro, 2002. [5] MYERS, David. Introduo Psicologia Geral, LTC Editora, 5a edio, 1999. [6] NUSSENZVEIG, H. Moyss. Curso de Fsica Bsica. Ed. Edgar Blcher. 2003. [7] VIDEIRA, Antonio Luciano Leite. A(s) Relatividade(s) de Einstein. Cincia & Ambiente 30. pginas 63 at 82. Edio SBF, 2005. [8] RAMOS, Maria Beatriz Breves. Macromicro, A Cincia do Sentir , RJ: Maua d. 1998. [9] CHAVES, A. e Shellard, R. C. Fsica para o Brasil: pensando o futuro. SBF. 2005. [10] HAWKING, S. Uma Breve histria do tempo. Ed. Gradiva, 1988. [11] HEISENBERG, W. A Parte e o Todo. Ed. Contraponto. 1996. [12] BOHM, David. Quantum Theory. P. 169. [13] PENROSE, Roger. In Mindwaves. P. 274 [14] FRHLICH, H. Long-Range Coherence and Energy Storage in Biological Systems. Ed. Gutman. Modern Bioelectrochemistry. [15] WILSON, Robert Anton. Psicologia Quntica. Madras Editora. 2007.

S-ar putea să vă placă și