Sunteți pe pagina 1din 7

Fuvest 77 Observe atentamente a cena da foto a seguir e, restringindo-se aos elementos que a compem, redija, em prosa, um texto de 20 linhas,

no mnimo, a 25, no mximo. D um ttulo sua redao.

Fuvest 78 Imagine a seguinte situao: Hoje voc est completando dezoito anos. Neste dia, voc recebe pelo correio uma folha de papel em branco, num envelope em seu nome, sem indicao do remetente. Alm disso, voc ganha de presente um retrato seu e um disco. REFLITA sobre essa situao. A partir da reflexo feita, redija um texto em prosa. Fuvest 79 Suponha que voc tenha recebido de um amigo mais velho uma carta em que aparece o seguinte trecho: ".......... Eu sou seu confidente; mas, sem dvida, voc apenas me conta uma pequena parte de tudo aquilo que lhe oprime o peito. Voc me conta, certo, muitas coisas a de sua nova casa; mas de seus relatos, dos pequenos fatos a que se refere, no se depreende, nem remotamente, como pode aquilo t-lo transformado tanto. Antes de tudo, no possvel compreender por que agora, sendo j uma pessoa adulta, tenha perdido a to completamente a coragem que voc teve quando mais jovem, essa coragem que, muitas vezes, chegou a desesperar-nos." Redija uma carta-resposta em que voc discute esse trecho.

Fuvest 80 Leia atentamente: "Uma indignao, uma raiva cheia de desprezo crescia dentro do peito de Vicente Lemes proporo que ia lendo os autos. Um homem rico como Clemente Chapadense e sua viva apresentando a inventrio to-somente a casinha do povoado! Veja se tinha cabimento! E as duzentas e tantas cabeas de gado, gente? E os dois stios no municpio onde ficaram, onde ficaram? Ora bolas! Todo mundo sabia da existncia desses trens que estavam sendo ocultados. Ainda se fossem bens de pequeno valor, v l, que inventrio nunca arrola tudo. Tem muita coisa que fica por fora. Mas naquele caso, no. Eram dois stios, duzentas e tantas reses, cuja existncia andava no conhecimento dos habitantes da regio. A vila inteira, embora ningum nada dissesse claramente, estava de olhos abertos assuntando se tais bens entrariam ou no entrariam no inventrio. Lugar pequeno, ah, lugar pequeno, em que cada um vive vigiando o outro! Pela segunda vez Vicente Lemes lavrou o seu despacho, exigindo que o inventariante completasse o rol de bens, sob pena de a Coletoria Estadual o fazer. A, como quem tira um peso da conscincia, levantou-se do tamborete e chegou janela que dava para o Largo, lanando uma olhadela para a casa onde funcionava o Cartrio. Calma, a vila constituda pelo conjunto de casas do Largo." (fragmento de O Tronco, romance de Bernardo lis, publicado em 1956) Redao Imagine os possveis desfechos da situao apresentada no texto de Bernardo lis. Componha ento duas breves redaes que consistam respectivamente em: a) um desfecho trgico (limite: dez linhas) b) um desfecho cmico (limite: dez linhas)

Fuvest 81 Redao Trace uma linha horizontal dividindo ao meio a pgina destinada redao. Na parte superior analise o significado da frase "O menino pai do homem". Na parte inferior narre um fato de sua infncia que voc considere significativo para sua formao.

Fuvest 82 Redao Suponha que voc foi surpreendentemente convidado para uma festa de pessoas que mal conhece. Conte, num texto em prosa, o que teria ocorrido, imaginando tambm os pormenores da situao. No deixe de transmitir suas possveis reflexes e impresses. Evite expresses desgastadas e idias prontas. Fuvest 83 Redao Escreva uma histria cujo final seja o seguinte anncio: "Vende-se uma motoca" Fuvest 84 Redao Redija um texto em prosa sobre o seguinte tema: Relgios

Fuvest 85 Redao Leia o texto a seguir: Vestibular: "um mal necessrio". (Antnio Hlio Guerra Vieira, reitor da Universidade de So Paulo) No Brasil, as escolas superiores adotam o mesmo princpio usado na Europa para a seleo dos candidatos: o nmero clausus, que fixa o total de alunos que cada curso pode receber. Mas l a situao diferente. As escolas superiores aplicam um exame de qualificao, que serve apenas para encaminhar o aluno a determinada escola: todos conseguem uma vaga no ensino superior, s que nem sempre nas escolas que pretendem. A Frana, por exemplo, substitui o vestibular pelo baccalaurat(bacharelado) e a Alemanha pelo abitur (habilitao). Esses exames servem de critrios para remanejar os alunos aprovados, que tm garantido um lugar no ensino superior. "Nesses pases lembra Guerra Vieira , o Estado mantm um nmero de escolas superiores suficientes para atender toda a demanda." Outros, no entanto, decidiram acabar com o nmero clausus. Resultado: o Instituto Nacional Politcnico, no Mxico, tem 150 mil alunos matriculados (na Escola Politcnica da USP existem apenas trs mil estudantes), fato que levou a uma total degenerao do ensino superior naquele pas. (O Estado de So Paulo 16/11/84) Redija, em prosa, uma dissertao expondo seu ponto de vista sobre a necessidade da existncia do nmero clausus para o ingresso nas universidades pblicas brasileiras. Voc deveapresentar sua posio, desenvolver sucintamente argumentos e chegar a uma concluso compatvel com a argumentao.

Fuvest 86 Redao As Mquinas As mquinas so adoradas porque so belas, e apreciadas porque conferem poder; so odiadas porque so feias, e detestadas por imporem a escravido. No suponhamos que qualquer dessas atitudes seria "certa" ou "errada", pois seria o mesmo que ser certo afirmar que os homens tm cabea, mas errado afirmar que tm ps, embora possamos imaginar facilmente os liliputianos a discutir este assunto em relao a Gulliver. A mquina como o gnio das Mil e uma Noites: bela e benfica para o amo, mas feia e terrvel para os seus inimigos. Mas em nossos dias a nada se permite exibir-se com essa simplicidade. verdade que o dono da mquina vive longe dela, onde no pode ouvir o seu barulho, ver os antiestticos montes de sucata ou cheirar os seus vapores venenosos; se chega a v-la, antes de instalada, ou de posta em uso, quando pode admirar a sua fora ou sua delicada preciso sem se aborrecer com a poeira ou o calor. Mas quando desafiado a considerar a mquina do ponto de vista daqueles que tm de viver e trabalhar com ela, sua resposta pronta. Pode frisar que, devido ao funcionamento da mquina, aqueles homens podem comprar mais mercadorias muito mais do que os bisavs poderiam. Conseqentemente, devem estar muito mais contentes que os bisavs a aceitarmos a suposio que todo mundo faz. Esta suposio que a posse de comodidades, de propriedades materiais, o que satisfaz os indivduos. Imagina-se que o homem que tem dois quartos e duas camas e dois pes deve ser duas vezes mais feliz do que o que s tem um quarto, uma cama e um po. Algumas pessoas, nem sempre com muita sinceridade, criticam essa idia em nome da religio ou da moral; mas ficam bem contentes de aumentar sua renda atravs da eloqncia da sua prdica. No do ponto de vista moral ou religioso que desejo combat-la; do ponto de vista da psicologia e da observao da vida. Se a felicidade proporcional renda, irrespondvel a causa das mquinas; se no, a questo toda precisa ser examinada. Russel, Bertrand. Ensaios Cticos Dissertao A partir da leitura do texto, redija uma dissertao expondo seus pontos de vista a respeito da questo-tema. Procure chegar a concluses decorrentes da argumentao que voc apresentou.

Fuvest 87 Questo de Redao: Dissertao "Fomos criados para sermos irmos de nossos irmos, e mesmo assim olhe l. Somos irmos de nossos irmos e de nossos amigos, os demais so scios, indiferentes ou inimigos, competidores. Se eu quiser ser irmo de um favelado eu acho que ele me cospe na cara."

Entrevista de Carlos Drummond de Andrade O Estado de So Paulo 19/10/86 Voc concorda com a posio de Drummond a respeito da fraternidade humana? Por qu? Fuvest 88 Redao Texto n 1 "Voltemos casinha. No serias capaz de l entrar hoje, curioso leitor; envelheceu, enegreceu, apodreceu, e o proprietrio deitou-a abaixo para substitu-la por outra, trs vezes maior, mas juro-te que muito que a primeira. O mundo era estreito para Alexandre; um desvo de telhado o infinito para as andorinhas." (Machado de Assis, Memrias Pstumas de Brs Cubas) Texto n 2 "O Tejo mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo no mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo no o rio que corre pela minha aldeia, ..." (Fernando Pessoa, Poemas de Alberto Caeiro)

O quadro anterior do pintor surrealista Ren Magritte (18981967). A frase nele inscrita (em francs) significa: "ISTO CONTINUA A NO SER UM CACHIMBO"

A partir da relao entre este quadro e os textos n 1 e n 2, possvel afirmar que tudo relativo? E que a realidade uma iluso? Redija uma dissertao, defendendo o seu ponto de vista a esse respeito.

Fuvest 89 Redao Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Discuta as idias contidas nos versos acima, confrontando-as com o momento que vivemos hoje no Brasil. Fuvest 90 Tema da Dissertao " No preciso zangar-se. Todos ns temos as nossas opinies. Sem dvida. Mas tolice querer uma pessoa ter opinio sobre assunto que desconhece. (...) Que diabo! Eu nunca andei discutindo gramtica. Mas as coisas da minha fazenda julgo que devo saber. E era bom que no me viessem dar lies. Vocs me fazem perder a pacincia." Voc tem opinio sobre as afirmaes acima? Se tem, defenda sua opinio. Se no, explique por qu.

S-ar putea să vă placă și