Sunteți pe pagina 1din 3

ACONITUM NAPELLUS

Aconitum um medicamento indicado especialmente para casos agudos de aparecimento recente. Patologias que surgem aps exposio ao ar frio e seco, aos ventos do Norte ou de Oeste ou suspenso da transpirao por violentos golpes de vento frio. O doente de Aconitum ansioso, inquieto, agitado e tem medo da morte. O medo est sempre presente neste paciente; irracional e envolto por uma angstia exacerbada. H nele uma excitabilidade nervosa fora do comum, ficando sobressaltado por qualquer acontecimento mesmo que de pouca importncia. A agitao ansiosa com medo da morte acompanha praticamente todos os sintomas. A agitao fsica e mental. O seu rosto a expresso do medo que no tem fundamento plausvel. A angstia terrvel, com intenso medo da morte; chega a predizer o dia e em certos casos a hora em que vai morrer. Medo da morte durante a gravidez. Crises de angstia por volta da meia noite. A vida transforma-se em algo insuportvel por via dos seus medos e cr que a sua doena lhe ser fatal. Qualquer padecimento por mais ligeiro que seja, acompanhado por angstia e medo. Tem medo de sair de casa, medo da multido, de atravessar a rua, de qualquer coisa que est por acontecer. Agitado e ansioso, faz tudo apressadamente, mudando constantemente de posio. No suporta a msica que o entristece. Padece de insnia com uma inquietude que o obriga a mover-se constantemente no leito. Os sonhos provocam-lhe sobressaltos. Quando se levanta, depois de estar deitado, o seu rosto que apresentava uma cor avermelhada, fica plido. Pode acontecer que seja acometido de vertigens e caia, ficando inconsciente; fica ento com medo de se levantar de novo. Quando tem dores no quer que ningum se aproxime. As dores so agudas e intolerveis, geralmente provocadas por golpe de ar frio. Mais intensas durante a noite, por vezes com um marcado entorpecimento. Deixam-no num estado desesperado e so acompanhadas de ansiedade, agitao fsica e mental, com medo da morte.

Nevralgias recentes por exposio ao frio seco, a uma corrente de ar. Nevralgia do trigmeo recente ou crnica, com crises induzidas pelo frio seco ou por bebidas geladas. Todas as outras nevralgias. Febre que aparece de modo brutal em tempo frio. Quando tem febre, o paciente de Aconitum tem a pele seca, quente, ardente. A agitao enorme, mexe-se sem cessar na cama, movimentos estes que agravam os calafrios, queixa-se, diz que est perdido, que vai morrer. A sua angstia agrava no fim da tarde e no momento de dormir. O rosto avermelhado fica branco quando se levanta. Sede insacivel por grandes quantidades de gua fria. Sente a cabea quente, pesada. Tem vertigens quando se levanta, depois de estar deitado. As suas dores de cabea frontais, supra-orbitrias, aumentam de intensidade noite. Por vezes, uma bochecha est avermelhada, enquanto que a outra est plida. Cefaleia frontal aguda, por vezes por insolao ou exposio a um calor intenso. Nevralgia facial por frio. Otite aguda, aps golpe de ar frio. O ouvido torna-se sensvel e no suporta rudos. A lngua est inchada, coberta de um saburro branco ou esbranquiado, com formigamentos na sua ponta, que tambm surgem nos lbios. Tudo o que come tem gosto amargo, excepo da gua que deseja insaciavelmente. Dores abdominais aps golpe de frio seco. Gastralgia aguda que surge aps absoro de gua gelada. Diarreia esverdeada. As fezes parecem espinafres cortados. Rinite aguda antes do corrimento nasal. Tosse crupal repentina, seca, sufocante, que surge antes da meia noite, aps exposio a um vento frio e seco. Por vezes, dores intercostais, que so agravadas pela respirao e quando o paciente se deita sobre o lado doloroso. Rouquido por fora da exposio ao frio seco. Hemoptise de sangue vivo. Todos os sinais cardiovasculares so acompanhados de ansiedade e agitao, agravando pelo frio, o vento frio, o gelo, e meia noite.
2

Palpitaes bruscas, com dores na regio do corao e ansiedade com medo da morte. Necessidade do doente ficar deitado com a cabea elevada. Hipertenso. Taquicardia induzida pela angstia ou pelo frio. O pulso cheio, tenso e rpido, apresentando em alguns casos alguma intermitncia. Fica ansioso antes de urinar. As regras so abundantes e prolongadas. Estas findam subitamente por efeito de um susto, medo ou depois da paciente ter apanhado frio seco. Amenorreia das jovens.

AGRAVAO: ao fim da tarde e noite as dores so insuportveis; noite; por volta da meia noite; levantando-se da cama; aps exposio ao vento frio e seco; estando deitado do lado doloroso; em um quarto quente; por medo sbito. MELHORA: ao ar livre; repousando; depois de ter transpirado nos casos agudos .

Para um aprofundamento do estudo do medicamento, ver neste site, www.homeoesp.org - Livros online Matria Mdica dos Principais Medicamentos Homeopticos, os estudos de trs homeopatas de renome, que qualificmos como o A, B, C da matria mdica homeoptica: - Allen, Henry Clay Keynotes - Boericke, William Matria Mdica - Clarke, John Henry Dictionary of Practical Materia Medica

S-ar putea să vă placă și