Sunteți pe pagina 1din 4

Exame de Direito Fiscal 4. Ano Noite 18 de Janeiro de 2013 Prof.

. Doutora Paula Rosado Pereira Mestre Nuno Oliveira Garcia

1.
Imagine que o Governo decide aprovar, durante o ms de Janeiro de 2013, uma Contribuio Extraordinria para a Salvao Nacional, a incidir sobre pessoas singulares ou coletivas titulares de contas-poupana ou quaisquer outros instrumentos de aplicao de poupanas em bancos com sede em Portugal, no valor de 0,5% sobre o saldo dessas poupanas. 1.1. Caracterize o tributo em causa, pronunciando-se quanto sua natureza e ao modo de criao luz do princpio constitucional da legalidade.

2.
Em face dos anunciados aumentos em sede de IRS para 2013, imagine que os trabalhadores da sociedade X apresentam uma proposta administrao da empresa no sentido fazer com que 50% do valor dos seus ordenados deixe de ser pago a ttulo de componente salarial e passe a ser pago com referncia a ajudas de custo por supostas deslocaes. De acordo com os trabalhadores, que se aconselharam com um consultor fiscal de fraca reputao, tal alterao proporcionar uma menor tributao em sede de IRS em 2013, podendo a empresa continuar a deduzir, em IRC, a remunerao dos trabalhadores mesmo a ttulo de custo sem ser penalizada. 2.1. Como ser tributado o rendimento decorrente de ajudas de custo por deslocaes de trabalhadores ao servio da entidade patronal? 2.2. Admitindo que os trabalhadores, na prtica, efectivamente no se deslocavam, beneficiando apenas do tratamento fiscal aplicvel s ajudas de custo, como deveria agir a Administrao fiscal? 2.3. Imagine que, para fazer face a situaes como a acima descrita, o Governo, introduz uma norma segundo a qual no so dedutveis os gastos com ajudas de custo pagas, quando estes sejam superiores ao

valor da remunerao mensal do trabalhador que as recebe. Como qualificaria esta norma? 2.4. Imagine agora que tal norma era aprovada em Agosto de 2013 quid iuris?

3.
A par do salrio que aufere enquanto funcionrio do Banco Y, Antnio tem vindo a receber rendimentos de ttulos de dvida portuguesa de que titular. Devido aos bons resultados que o banco conseguiu obter em 2012, apesar da actual difcil conjuntura, a comisso executiva do banco anunciou a Antnio e a outros seus colegas que todos os rendimentos colocados disposio deles seriam pagos em bruto, ou seja sem qualquer reteno. Perante a situao descrita na hiptese: 3.1. Identifique os rendimentos auferidos por Antnio do banco, e pronuncie-se relativamente aos tipos de substituio tributria associada tributao em IRS dos rendimentos auferidos por Antnio; e, 3.2. Indique a quem, e em que termos, deve a Administrao fiscal exigir os valores no retidos.

Durao: 2.00h + 30m de tolerncia. Cotao: Tema 1. 3 pontos Tema 2. 12 pontos (4 x 3 pontos) Tema 3. 4 pontos Pond. global 1 ponto

GRELHA DE CORRECO

1.1. Caracterize o tributo em causa, pronunciando-se quanto sua natureza e ao modo de criao luz do princpio constitucional da legalidade. Reflexo sobre a existncia, ou no, de bilateralidade em tributo criado em momento de excepo >> ausncia de equivalncia econmica >> identificao do elemento de capacidade contributiva >> enquadramento como tributo com caractersticas de tributo unilateral com finalidade puramente fiscal >> artigo 103. CRP e princpio da Legalidade Formal.

2.1. Como ser tributado o rendimento decorrente de ajudas de custo por deslocaes de trabalhadores ao servio da entidade patronal? Rendimentos da Categoria A >> artigo 2., n. 3, alnea d) do Cdigo do IRS >> vantagem para os trabalhadores, pois s existe tributao na parte em que excedam os limites legais aplicveis aos servidores do Estado >> deduo como custo nos termos do artigo 23., n. 1, alnea d) do Cdigo do IRC >> mas haveria tributao autnoma pelo artigo 88., n. 9, do Cdigo do IRC

2.2. Admitindo que os trabalhadores, na prtica, efectivamente no se deslocavam, beneficiando apenas do tratamento fiscal aplicvel s ajudas de custo, como deveria agir a Administrao fiscal? Adicionando IRS matria colectvel declarada pelos trabalhadores e liquidando juros compensatrios > > situao de simulao >> eventual caso de fraude lei fiscal >> no existe qualquer norma anti-abuso especfica.

2.3. Imagine que, para fazer face a situaes como a acima descrita, o Governo, introduz uma norma segundo a qual no so dedutveis os gastos com ajudas de custo pagas, quando estes sejam superiores ao valor da remunerao mensal do trabalhador que as recebe. Como qualificaria esta norma?

Norma anti-abuso especifica >> visa atacar um comportamento determinado sem recorrer a elementos subjectivos, tratando-se de uma norma de aplicao automtica.

2.4. Imagine agora que tal norma era aprovada em Agosto de 2013 quid iuris? Possvel questo de retroactividade >> determinao da natureza da norma entre norma de incidncia e norma procedimental >> reflexo entre o disposto nos n. os 3 e 4 do artigo 12. da LGT.

3.1. Identifique os rendimentos auferidos por Antnio do banco, e pronuncie-se relativamente aos tipos de substituio tributria associada tributao em IRS dos rendimentos auferidos por Antnio; e, Salrio: Rendimentos da Categoria A >> art. 2., n. 1, alnea a) CIRS. Existe reteno por conta do imposto final a pagar >> sujeio a englobamento (art. 22, CIRS). Rendimentos dos ttulos: Categoria E >> art. 5., n.1, alnea c) CIRS. Existe reteno a ttulo definitivo >> taxa liberatria [art. 71. , n. 1 alnea b) CIRS] >> no sujeio a englobamento.

3.2.

Indique a quem, e em que termos, deve a Administrao fiscal exigir os

valores no retidos. No primeiro caso: artigo 28. n. 2 LGT >> responsabilidade originria do substitudo >> responsabilidade subsidiria do substituto. No segundo caso: artigo 28. n. 3 LGT >> responsabilidade originria do substituto >> o substitudo fica apenas subsidiariamente responsvel.

S-ar putea să vă placă și