Sunteți pe pagina 1din 3

ENCHEI-VOS PELO ESPRITO Efsios 5.

18-21
E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas enchei-vos do Esprito; Falando entre vs em salmos, e hinos, e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao; Dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo

Propsito Geral: Consagratrio. Tema Especfico: Como ser cheio pelo Esprito Santo. Notas explicativas do texto: O verbo principal do verso 18, traduzido para o portugus como enchei-vos, apresenta importantssimas particularidades que devemos levar em conta para uma correta interpretao do texto: a) O verbo, no original, est na voz passiva, logo, sua melhor interpretao seria deixem-se encher. b) O verbo, no original, est no tempo presente, que traz a ideia de sentido progressivo: Trata-se de um processo contnuo e crescente de enchimento. c) O dativo, no original grego, no indica o Esprito Santo como o elemento pelo qual somos enchidos, mas o verbo exige a ideia de sermos cheios pelo Esprito Santo, ou seja, esta parte das Escrituras no est dizendo que vamos ser cheios DO Esprito Santo, mas, sim, PELO Esprito Santo. d) A seguinte proposta de uma livre traduo pode nos dar uma ideia muito aproximada do sentido original do texto: Deixem-se encher pelo Esprito Santo!. O que significa, na prtica, ser constante e progressivamente cheio pelo Esprito Santo? Essa uma questo muito ampla, mas, a grosso modo, podemos afirmar que uma pessoa cheia pelo Esprito Santo: - uma pessoa que manifesta em seu viver dirio o carter de Jesus Cristo. - uma pessoa cujo controle da vida est inteiramente nas mos de Deus. - uma pessoa que manifesta em seu viver o fruto do Esprito, descrito em Glatas 5.22 (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido e temperana). - uma pessoa que se esvaziou de si mesmo e est cheia de Cristo. - uma pessoa que est experimentando a plenitude de vida que Cristo veio para nos dar.

Idia Central do Sermo: Somente os legtimos filhos de Deus podem ser cheios pelo Esprito Santo. Frase de Efeito: DEIXEM-SE ENCHER PELO ESPRITO SANTO! Pergunta de Ligao: - Quais atitudes o texto bblico em questo prescreve aos crentes que desejam se deixar encher pelo Esprito Santo?

Nota: Para tornar o sermo mais fcil de ser lembrado e assimilado pelos ouvintes, vamos chamar cada atitude que o texto bblico prescreve de ANDO. O PRIMEIRO ANDO VEM DE "ADORANDO" (Adorando a Deus o tempo todo) - vs 19. Tema do Meio: Adorao como estilo de vida. Explicao: O texto se explica por si mesmo: Falando entre vs em salmos, e hinos e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao, isto , ter nos lbios e no corao SEMPRE uma atitude de louvor e adorao. Ao viver adorando, o crente vai sendo cheio pelo Esprito Santo. Ilustrao: O homem natural se enche de bebida para cantar; o crente, canta para se encher. Fundamentao: Sl 22.3: Porm tu s santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Ponto-Cruz: ___________________________________________________________ Aplicao: Falou da Palavra e dos assuntos que agradam a Deus, deixou-se encher um pouco mais pelo Esprito; falou besteira, esvaziou-se. Cantou louvores, deixou-se encher um pouco mais pelo Esprito; cantou msica imunda; esvaziou-se. E vai por a afora. Apelo do Meio: Falem entre vs em salmos, e hinos e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao! O SEGUNDO ANDO VEM DE "DANDO" (Dando sempre graas a Deus, por tudo) - vs 20. Tema do Meio: Gratido ampla, geral e irrestrita. Explicao: D graas Deus por tudo; mas, por tudo mesmo, tanto pelas coisas boas como pelas lutas, provas, dificuldades, sofrimentos e dor. Ilustrao: _____________________________________________ Fundamentao: Rm 8.28: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito. Ponto-Cruz: _____________________________________________ Aplicao: Agradeceu pela chuva que cai sem parar, deixou-se encher um pouco mais pelo Esprito; reclamou; esvaziou-se. Agradeceu a Deus pelas provas, lutas e sofrimentos, deixou-se encher um pouco mais pelo Esprito; murmurou, esvaziou-se. E vai por a afora. Apelo do Meio: Dem sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. O TERCEIRO ANDO VEM DE "SUJEITANDO" (Sujeitando-vos uns aos outros) - vs 21. Tema do Meio: Sujeio mtua e voluntria. Explicao: Tanto o que tem autoridade para mandar como aqueles que devem obedecer, devem se sujeitar uns aos outros.

Ilustrao: _____________________________________________ Fundamentao: Rm 13.1, Fp 2.3, I Pe 2.13-16. Ponto-Cruz: _____________________________________________ Aplicao: Colocou-se humilde e voluntariamente em sujeio aos seus irmos, deixou-se encher um pouco mais pelo Esprito; julgou-se maior ou superior; esvaziou-se. Pediu e levou em conta a opinio dos irmos, deixou-se encher um pouco mais pelo Esprito; guiou-se exclusivamente por sua cabea, sem dar ouvidos a ningum, esvaziou-se. E vai por a afora. A partir deste ponto, o texto faz algumas aplicaes interessantes: * As esposas devem se sujeitar aos seus maridos (Ef 5.22-24). * Os maridos devem amar a ESPOSA com amor sacrificial, do mesmo jeito que Cristo ama a Sua igreja (Ef 5.25-33). Em outras palavras, o marido tem autoridade sobre a esposa, mas deve trat-la como um rei apaixonado trata a sua rainha. Uma esposa amada com tal intensidade no ter nenhuma dificuldade em acatar a autoridade do marido. * Os filhos devem se sujeitar ao seus pais (Ef 6.1-3). * Os pais tem autoridade sobre os filhos, mas no devem provoc-los ira (Ef 6.4). Filhos que so respeitados pelos pais no tero nenhuma dificuldade em acatar a sua autoridade. * Os empregados devem se sujeitar aos seus patres (Ef 6.58). * E os patres (cristos) devem fazer o mesmo (Ef 6.9). H, ainda, outras orientaes bblicas neste sentido, das quais ressaltamos Hebreus 13.17: Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que ho de dar conta delas; para que o faam com alegria e no gemendo, porque isso no vos seria til. Apelo do Meio: Sujeitai-vos uns aos outros.

Concluso O crente que quer ser cheio pelo Esprito Santo deve viver, de forma contnua e crescente, da seguinte maneira: Louvando a Deus de corao, Dando sempre graas a Deus por tudo e, sujeitando-se aos seus irmos, humilde e espontaneamente. Apelo Final - Falem entre vs em salmos, e hinos e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao! - Dem sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. - Sujeitai-vos uns aos outros.

S-ar putea să vă placă și