Sunteți pe pagina 1din 27

OFIDISMO

1. O que ofidismo ofidismo? ? - So acidentes que ocorrem com picada por serpentes peonhentas. - Peonha: uma estrutura anatmica (dente) que tem a funo de injetar o veneno na presa. - Todos os dependentes. acidentes ofdicos so dose

OFIDISMO
2. Serpentes peonhentas

OFIDISMO

Crotalus

Bothrops

Solenglifa

OFIDISMO

Lachesis muta

OFIDISMO

Micrurus

Proterglifa

OFIDISMO

Opistglifa

Oxyrhopus petola

OFIDISMO
3. Crotalus e Micrurus - Atividade miotxica - Crotoxina: Crotapotina + Fosfolipase A2. - Leso as clulas musculares, j que a fosfolipase A2 degrada os lipdeos da membrana celular.

OFIDISMO
3. Crotalus e Micrurus - Atividade miotxica - J que lesam as clulas musculares promovendo o seu rompimento liberam, em grande quantidade, mioglobina, a qual quando chega nos rins leva a um quadro de anria grave (ao nefrotxica.

OFIDISMO
3. Crotalus e Micrurus - Ao neurotxica - Crotoxina, giroxina e convulxina. - Bloqueia a ao da acetilcolina, gerando convulso, perturbaes cardacas e respiratrias.

OFIDISMO
3. Crotalus e Micrurus - Ao neurotxica - Muito intensa nas cobras do gnero micrurus. - Possuem vrios peptdeos que inibem a ao da acetilcolina no sistema nervoso central e perifrico.

OFIDISMO
3. Crotalus e Micrurus - Sintomas - Pouca dor no local da picada, sem edema e bolhas. - Ptose palpebral, diploplia (viso dupla), anisocoria (dimetro anormal das pupilas), bradicardia e parada respiratria.

OFIDISMO
3. Crotalus - Quadro clnico
Local da picada

Anisocoria Ptose palpebral

OFIDISMO
3. Crotalus e Micrurus - Ao Hepatotxica - uma ao importante e comprometedora da sade do paciente. - Promove a liberao de TGP e TGO.

OFIDISMO
4. Bothrops e Lachesis - Ao proteoltica - O veneno botrpico, no local da picada, causa uma ao proteoltica intensa com subsequente processo inflamatrio generalizado, ocasionando edema e at necrose local. - A Jararacina, metaloproteinases e hialuronidases respondem por esta ao proteoltica.

OFIDISMO
4. Bothrops e Lachesis - Ao proteoltica - Em consequncia, pode haver insuficincia renal, com um quadro de anria.

OFIDISMO

Local da picada

Edema

OFIDISMO

Ao proteoltica

Demora para prestar socorro

Membro amputado

OFIDISMO
4. Bothrops e Lachesis - Ao hemorrgica - Ocorre devido a ao das hemorraginas sobre as paredes dos vasos sanguneos, causando sua destruio. - Essa ao dose dependente.

OFIDISMO
4. Bothrops e Lachesis - Ao coagulante - Distrbios da coagulao sangunea. - Devido a presena de enzimas do tipo trombina. - A trombina degrada o fibrinognio em fibrina. - Ocorre diminuio das plaquetas (plaquetopenia). - Aps, o consumo de Fatores de coagulao e fibrinognio o sangue no coagula mais, levando a um quadro de hemorragia.

OFIDISMO

OFIDISMO
4. Bothrops e Lachesis - Ao nefrotxica - Ocorre devido a ao das hemorraginas que promovem a ocorrncia de microcoagulos intravasculares. - E, devido a ao de enzimas proteolticas sobre os nfrons.

OFIDISMO
4. Bothrops H diferena nos sintomas de um acidente causado por filhote de Bothrops e um indivduo adulto?

OFIDISMO
4. Bothrops - Filhotes: devido maior expresso de genes produtores de hemorraginas e pouca expresso de genes de enzimas proteolticas. - Ocorre um quadro extremamente letal e imperceptvel com filhotes de Bothrops.

OFIDISMO
5. Tratamento - Nunca deve-se: - Fazer torniquete ou garrote. - Cortar o local da picada para chupar o veneno. - Colocar folhas, p de caf, urinar etc no local da picada. - No oferecer bebidas alcoolicas e no hidratar a pessoa.

OFIDISMO
5. Tratamento - Nunca deve-se: - O acidente botrpico e crotlico geram Insuficincia Renal Aguda (IRA). - A hidratao s deve ser feita pelo mdico, o qual dispem de medicamentos para auxiliar na eliminao de lquidos do organismo.

OFIDISMO
5. Tratamento - A terapia correta utiliza: - Medicamentos para minimizar a dor e a inflamao. - Soroterapia (soro antibotrpico, antielapdico e anticrotlico; polivalente).

OFIDISMO

FIM

S-ar putea să vă placă și