Sunteți pe pagina 1din 6

1

UMA ANLISE HISTRICA SOBRE A VIDA DE CHE GUEVARA Giovani Alves Gonalves, ISE, gdamas1@hotmail.com Gustavo Borba Feijo, ISE, proffeijao@homail.com Resumo A proposta elaborada visa focar a vida de Ernesto Guevara de la Serna, mostrando uma anlise de seus atos, ainda em andamento e sujeita a alteraes, voltada a evoluo de seus ideais, estes polticos, humanitrios e sociais. A sua radicalidade e inquietude aos fatos injustos, marca-o e constri um revolucionrio, fundamentado em pensamentos e estudos lenista-marxista. No Entanto, analisamos tambm quais foram suas influncias em sua infncia e adolescncia, e em que momento histrico Guevara viveu, que fatores sociais ou familiares este passou, e em que de certa forma estes acontecimentos contriburam a sua histria como guerrilheiro e um revolucionrio. Palavras-chave: Che Guevara. Revolucionrio. Internacionalismo. Introduo Este trabalho ser elaborado dando nfase na vida de Ernesto Guevara de la Serna em pelo menos trs fases: infncia, adolescncia e sua iniciao poltica. Ser analisado como foi sua infncia, em que contexto histrico este se insere, a que classe social pertencia e se o influenciou politicamente, ideologicamente e culturalmente. A juventude marcada por um amadurecimento prematuro, principalmente poltico, marcada por suas viagens, que servem de pesquisas sobre os povoados em que visitava e que mostravam a desigualdade, o descaso aos pobres. A realidade o impressiona e o decorrer dos fatos propicia a uma iniciao poltica e humana, o aparecimento de Che, e o inicio de uma luta constante contra o ostracismo que do aos oprimidos. Desenvolvimento Ernesto Guevara de la Serna, nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosrio, terceira cidade do pas, com 12,5 milhes de habitantes, era o primeiro filho de Ernesto Guevara Lynch e Clia de la Serna y Llosa e provinha de uma aristocracia de origem e sangue quando no pecuniria oligarquia latifundiria. Seus pais casaram-se em 1927, quando Clia estava grvida de trs meses, sua me no havia completado 21 anos, e seu pai era um jovem ex-estudante de arquitetura. A famlia de Clia tinha muito dinheiro, tendo esta uma educao das melhores, estudou na escola do Sagrado Corao (catlica clssica), tendo por parte de sua irm a ideologia feminista, socialista, anticlerical. Clia tinha cncer e pouco antes de sua morte passara no crcere, pelo simples fato de ter o mesmo sobrenome que seu filho. Clia faleceu em Buenos Aires, sendo expulsa do hospital momentos antes de sua morte, por ser me de Guevara. Este que recebeu a noticia do falecimento de sua me no Congo, em misso revolucionria. Guevara Lynch era um grande bomio, que raramente acompanhava a vida escolar de seus filhos, sobrando este papel a me, esta que acompanhava seus filhos em reunies escolares. As crises conjugais culminam na separao de seus

pais e um novo rumo foi dado vida de Clia e seus filhos. No Entanto, a falta de estrutura familiar gerada por seus pais, proporcionaria o caos econmico. Depois do nascimento de Che Guevara seus pais foram para Puerto Caraguatay, territrio de Misiones, ali seu pai tentou cultivar erva-mate, o chamado ouro verde, onde plantou 200 hectares. Projeto esse, que veio a fracassar, com a crise de 1929, como outros projetos arquitetados com freqncia. Ernesto nasce de oito meses, fraco e sujeito a deslocamento. Sua me fora asmtica na infncia, mas levava uma dose de culpa na doena de seu filho por este ter adquirido pneumonia, em virtude da constncia em que ela o levava a nadar, algo que no era verdade. Logo, foi construda uma relao maternal de culpa e obsesso, uma educao particular, que poderia explicar seu gosto pela leitura, pelo fato de sua me ser uma amante dos livros. O local em que sua sade no seria afetada ou agravada, era motivo de preocupao aos seus pais, sendo Alta Garcia, a 40Km de Crdoba escolhida para a nova residncia. Com 600 metros de altitude, o ar seco e lmpido, clima adequado preveno da doena. Seu pai trabalhava nesta cidade em construes de casas, ainda teve mais trs filhos, Clia, Ana Maria, Roberto, e o caula Juan Martn, que nasceria mais tarde em Crdoba. A Argentina nesta poca pode ser considerada abenoada, comparando sua situao econmica-social a outros pases da Amrica Latina, podendo citar que em 1913, sua renda percapita foi uma das maiores do mundo (13).
A presso da direita, o desencanto das classes mdias e os estragos causados pela Grande Depresso puseram termo ao fugaz lapso democrtico: em 1930 o exrcito consumou o primeiro golpe de Estado do sculo que destituiu um governo latino americano eleito. (CASTAEDA, 2006, p. 21).

Logo, a desestabilizao poltica caracterizar a poltica na Argentina at 1983. Na Argentina a educao pblica era laica e obrigatria. Podemos citar como exemplo, que quando Che faltava s aulas, devido asma, sua me recebia requerimentos de autoridades responsveis, indagando sobre os motivos de sua ausncia. Portanto, Che recebe uma excepcional herana cultural, privilgio este determinante tambm de sua situao social.
A guerra da Espanha foi experincia poltica fundamental da infncia e adolescncia do Che. Nada o marcou to fundo nesses anos como a luta e a derrota dos republicanos nem a Frente Popular francesa, nem a expropriao do petrleo no Mxico, nem o New Deal de Roosevelt, para no falar do golpe argentino de 1943 ou mesmo da jornada de 17 de outubro de 1945 e do advento de Pern. (CASTAEDA, 2006, p.31).

Depois de terminado os estudos secundrios, Che matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, e foi no Lawn Tennis Club que Che conheceu Alberto Granado, participando de competies esportivas organizadas. No entanto, a faculdade e a situao poltica do pas traz uma nova fase na vida de Guevara, na ideologia, nas aventuras, trabalho.

A escolha da faculdade de medicina pode ser analisada em trs aspectos. Podemos citar como primeiro, a morte de sua av, na qual tinha uma relao carinhosa, em segundo, a morte de sua me, que tinha cncer mamrio, doena que abalou Che, e por ltimo estava na busca de um alivio para sua prpria enfermidade. Portanto, a escolha do curso de Medicina, deixa parecer ser voltada a unio de um conjunto de fatores, do que pela paixo a profisso de mdico.
Quando me iniciei como mdico, quando comecei a estudar medicina, a maioria dos conceitos que hoje tenho como revolucionrios estava ausente no repertrio de meus ideais. Eu queria vencer como todo mundo quer vencer; sonhava ser um pesquisador famoso [...] mas naquele momento era um triunfo pessoal. (GUEVARA, apud CASTAEDA, 2006, p. 44)

Logo os problemas familiares de Che no vem a tona, em sua biografia contada pelos cubanos, no so lembrados episdios penosos ou amargos de sua vida. Aos dezoito anos coube a Che alistar-se no Servio Militar Obrigatrio, mas de qualquer maneira Che consegue distanciar-se do quartel, tanto por motivos ideolgicos como acadmicos. Segundo Jorge G. Castaneda, o vinculo que Che tinha com os pais o faria um Anti-Pern, mas j com uma ideologia em formao, no poderia desconhecer a Revoluo social que foi o Peronismo. Juan Domingo Pern governou, sobretudo com o apoio dos setores mais desfavorecidos da classe trabalhadora rural e urbana, elaborou um plano qinqenal para a expanso da indstria, melhorou relaes com os EUA, tomou vrias medidas populistas, j com os opositores a seu governo a represso foi forte. Nas frias de sua faculdade, Ernesto comea a fazer longas viagens, certa vez percorreu todo o norte e oeste da Argentina de Bicicleta, percorrendo mais ou menos 4,7 mil quilmetros. A mais ousada e importante aventura de Ernesto foi em 1952 quando comea sua grande viagem, na qual visitaria cinco pases, ao longo de oito meses em companhia de seu amigo Alberto Granado de Crdoba. Viagem esta que seria feita em uma moto chamada La Poderosa II, (uma Norton 500, ano 1939), e que percorreriam um percurso que comearia em Buenos Aires, e os conduziria a zona Atlntica, ao Pampa, Cordilheira dos Andes, e uma vez no Chile, possibilidade de se dirigirem ao norte Peru e Colmbia, at chegarem a Caracas, que seria como um sonho sendo realizado, aventura e distncia os animavam, dois jovens que resolvem deixar tudo e todos que esto a sua volta sem saber seu destino, pensando o que seria o percurso:
Pases remotos, feitos hericos, mulheres bonitas passava em crculo por nossa imaginao turbulenta; e por olhos cansados que, no entanto, se negavam ao sono, um par de pontos verdes que sintetizavam um mundo morto riam da minha pretensa libertao, juntando a imagem a que pertenciam ao meu av fabuloso pelos mares e terras deste mundo (GUEVARA, s.d., p.10).

Logo, no decorrer da viagem, em cada pas que passavam era possvel analisar a situao poltica, econmica e social, na qual tornaria possvel um encontro com a realidade, a dor e o sofrimento dos pases subdesenvolvidos, tendo como exemplos populaes indgenas, estradas pssimas, e a prpria cultura da Amrica Latina, cultura esta de pouco conhecimento poltico, tudo lembrado em suas cartas e dirios. Em 1952, decidem tomar novos rumos, Alberto Granado decide ficar trabalhando no leprosrio de Cabo Blanco, em Caracas, na Venezuela, e Che retorna a Buenos Aires, para concluir o curso de medicina e sua tese sobre alergia. Depois de terminado seu estudo decide voltar a Caracas e juntar-se a Granados. So vrios os motivos que explicam sua nova partida, podendo dizer que de uma certa forma todos os fatores, pessoais ou polticos, formam um conjunto que propicia a sua viagem. Como fatores pessoais, podemos citar sua inquietude e sua situao familiar, e como fatores polticos, a ditadura Peronista. Logo, em 1953, parte para a Bolvia de trem, no por ser algo programado, mas por falta de dinheiro, a inteno era encontrar Granado na Venezuela, inteno esta que abandonada pelo seu encontro com o advogado portenho fugitivo do crcere de Pern, Ricardo Rojo, que o convence a viajar consigo para a Guatemala. Guevara chegou a Guatemala em 1953 s vsperas do ano novo. Pas que era composto em sua maioria de ndios e pobres, marginalizados, possuindo condies sociais ferozes. Sua vida na Guatemala no foi nada fcil, o fator desemprego e a falta de oportunidades o atrapalhavam. Um dos possveis fatores de seu desemprego era o fato de Che no ser filiado ao Partido Comunista (PGT Partido Guatemalteco do Trabalho). O mximo que consegue foi um emprego no laboratrio do Ministrio da Sade, depois de um perodo difcil, chegando at a vender enciclopdias. Conhece Hilda estendido em uma cama, doente e faminto, pedindo ajuda. Hilda Gadea foi a mulher que cuidou de Che na maior parte de seu tempo na Guatemala, como tambm o influencia a iniciao poltica marxista-lenista, emprestando-o livros, apresentando amigos polticos. Guevara e Hilda casam-se em 18 de agosto de 1955, no povoado colonial de Tepotzotln, dias depois de Hilda descobrir que estava grvida, questo esta discutida se foi realmente a possvel causa da cerimnia ou no. Em 1950 Jacobo Arbenz foi eleito Presidente da Repblica, introduzindo reformas econmicas e sociais ao seu pas. Logo, estas reformas, prejudicariam os poderosos desta nao, como a United Fruit Company, esta que contava com o apoio de Washington, e que lanaria uma campanha contrria e golpista ao governo. Campanha esta comandada pelo coronel Carlos Castillo Armas, financiada pela CIA, exigindo a renuncia de Arbenz. Guevara neste momento se junta ao atual governo de Arbenz, e defende o armamento do povo (luta armada), propondo at organizar uma defesa nacional, algo que lhe foi negado. Aps pedir exlio a Argentina, Che resolve viajar, em 1954, para o Mxico, e da Guatemala levou varias recordaes e amizades, e tambm o apelido de Che, por causa de sua nacionalidade e o modo de falar. No Mxico, de comeo no foi nada fcil, Che ganhava a vida tirando fotos de turistas, sendo at convocado em 1955 para cobrir os Jogos Pan-americanos (que pas sede). Logo depois, consegue um mau emprego em um hospital, como pesquisador de Alergia. O Mxico, segundo Che, estava totalmente entregue aos ianques, onde a imprensa e os lderes operrios nada faziam. Tambm foi no Mxico, que o mdico argentino foi apresentado aos irmos Ral Castro e Fidel Castro, que o deixaria em dvida

entre duas escolhas, essenciais a quem se tornaria revolucionrio, a vida e o esquecimento, ou a morte e a Glria. Concluso A figura de Che Guevara muito polmica, e gera em torno de suas biografias e obras diversas crticas, abrindo um enorme leque para variadas interpretaes. Pesquisando, analisei que no se pode esquecer a situao social que a Amrica Latina passava, o sofrimento de seu povo, e o capitalismo, este que usufrua com a explorao de pases pobres. Che com seus ideais e suas aes, vem mostrar ao mundo que possvel combater a desigualdade, podendo citar o exemplo de Cuba, que se libertou, liberdade esta que Guevara constri com os cubanos e por motivos internacionalistas ou no, faz com que novos rumos sejam traados. Referencias BENJAMIN, C. Marx e o socialismo. 2 ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. CASTAEDA, J. G. Che Guevara: a vida em vermelho. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. GUEVARA, E. Primeiras viagens. So Paulo:Pgina Aberta, sd. LOWY, M. O pensamento de Che Guevara. 5 ed. So Paulo: Expresso Popular, 2003. SADER, E. Che Guevara: poltica. So Paulo: Expresso Popular, 2004.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

S-ar putea să vă placă și