Sunteți pe pagina 1din 16

INSTRUMENTOS

TRADICIONAIS

PORTUGUESES

Acordeo e Concertina
O acordeo mais conhecido em Portugal como harmnio. maior do que a concertina e bastante utilizado em vrias regies do pas, sobretudo na parte norte. A concertina, alm de ser mais pequena tem a caixa hexagonal. Estes dois so instrumentos, que no tiveram origem em Portugal mas que foram introduzidos no pas e aqui tiveram grande difuso. Vindo a ocupar, muitas vezes, o tocar da viola. Hoje existem algumas regies do pas onde mesmo o acordeo j no tem a fora que teve. o caso de Venha Garcia, na Beira Baixa onde a 'Ti Chitas recorda o tempo em que os bailes chegavam a ser feitos s com o acordeo. Lembra tambm outras situaes em que ele era bastante utilizado, como nas romarias ou mesmo nas peregrinaes a Ftima.

Adufe e Pandeiro
O adufe um instrumento oriundo da regio da Beira Baixa. tradicionalmente feito e tocado pelas mulheres: as adufeiras. um instrumento quadrangular que feito a partir da pele dos animais da regio. O facto de serem zonas ricas em pastorcia justifica de algum modo a grande exploso de adufes sados das mos habilidosas das mulheres da Beira Interior. Antigamente era vulgar as pessoas juntarem-se em casa umas das outras ou no largo do pelourinho daquele lugar e tocarem adufe ao despique. Os homens jogavam o "truque (um jogo de cartas) e as mulheres cantavam, danavam e tocavam. O adufe tambm esteve desde sempre ligado aos acontecimentos religiosos e s romarias, mesmo na Quaresma quando os divertimentos eram proibidos". O adufe era o instrumento que acompanhava as melodias tristes, prprias da quadra. Em Trs-os-Montes e no Alentejo o adufe mais conhecido por pandeiro. Na provncia transmontana a sua decorao mais sbria. J no Alentejo, os pandeiros so enfeitados com cores mais garridas. Em Trs-os-Montes eram igualmente tocados pelas mulheres por ocasio dos jogos de roda" e das danas em paralelo. Eram antigas formas de convvio que ainda acontecem uma vez por outra e que antigamente eram bastante frequentes por ocasio do fim das fainas agricultas. Para terminar a apanha da azeitona, a apanha da amndoa e as colheitas do trigo, reuniam-se as pessoas e os instrumentos e faziam-se grandes pardias.

H cerca de cinquenta anos atrs, quando ainda se fazia a monda, as raparigas levavam consigo o pandeiro para irem tocando pelo caminho e os rapazes transportavam o realejo, a gaita-de-beios e a pandeireta, que tambm no falta, quando apela a animao. Cantavam, tocavam e at danavam enquanto iam e vinham da faina. Dizem os mais antigos da regio de Bragana que eram tempos muito mais animados, em que as pessoas eram alegres. Agora, dizem que as novas tecnologias so factores de disperso para os mais novos, que deixariam de ligar s riquezas da tradio.

Bandolim
Tem a forma um pouco semelhante a uma guitarra portuguesa, mas a sua caixa mais estreita. muito tocado no norte onde o podemos ver acompanhar as danas minhotas. um instrumento de origem italiana que entrou em Portugal e por c ficou. Dizem os artesos que os fabricam na regio de Braga, que os tradicionais so feitos de madeira boa e de forma artesanal, enquanto os que se vendem agora no mercado so mais pequenos e so feitos de madeira prensada.

Caixa e Bombo Quem o v passar pendurado ao pescoo do instrumentista, no pode deixar de sentir uma espcie de respeito, que vai aumentando medida que ele levanta o (pau) para dar a primeira pancada. Estamos a falar do lombo que com o seu ar imponente marca uma presena especial no gaiteiro". Gaiteiro precisamente o nome atribudo ao grupo instrumental composto pelo bombo, pela caixa e pela gaita-de-foles, sempre presente nas festas e romarias que vo desde o norte regio de Pombal. Quando chega a altura da festa do santo, o gaiteiro anda pelas ruas, quer se trate de desfiles, de peditrios, de cortejos ou de procisses. No Minho so conhecidos como 'Zs Pereiras' e sobretudo no Carnaval que eles entram em aco. Em Trs-os-Montes, o gaiteiro usual nas festas dos rapazes", que acontecem todos os anos no Natal.

acompanhado pelos ferrinhos. A caixa igualmente da famlia dos tambores mas tem um tamanho mais reduzido. Nas festas do Esprito Santo nos Aores tambm vamos encontrar o tambor, os trinchos e os testos. Castanholas
Ao contrrio da que muitos de ns podemos pensar, castanholas no so apenas um instrumento de terras de Espanha: elas tambm existem em Portugal, tocadas e feitas por mos habilidosas, normalmente de pastores. So talhadas nas mais variadas formas e feitios e como que esculpidas com a ponta da navalha. Eram comuns tanto na regio de Trs-os-Montes, como no Alentejo e ajudavam a dar ritmo. Ainda hoje so utilizadas nas festas dos rapazes" em Trs-os-Montes. O que acontecia muitas vezes, sobretudo nas regies onde as pessoas so menos preocupadas com a esttica, que bastava pegar em duas tabuinhas ou em duas pedras e junt-las, pois mesmo sem grandes requintes, j era possvel obter o som desejado.

Cavaquinho
nas rusgas minhotas que vamos encontrar o cavaquinho em toda a sua popularidade. um instrumento semelhante viola mas de pequenas dimenses, e com um timbre agudo. Tem um carcter exclusivamente ldico e profano e tanto pode aparecer sozinho para acompanhar o canto, como acompanhado pela viola, violo ferrinhos, tambor e reque-reque. Dizem os entendidos que um instrumento que se adapta bem s vozes agudas das mulheres do Minho, bem como ao ritmo das chulas', dos "viras', dos malhes e canas verdes. A sua importncia na regio minhota tal que ainda no h muitos anos no havia casa rural em Guimares que no tivesse um cavaquinho. No entanto e apesar de ser a que ele adquire maior expresso, no s no Minho que podemos encontrar este instrumento popular: Lisboa, Algarve e Madeira tambm tm uma palavra a dizer sobre o assunto. Trata-se de cavaquinhos muito semelhantes entre si e um pouco diferentes do minhoto, quer na forma

quer na funo em que so aplicados. O do norte tem a caixa em boca de raia e utilizado em festas populares. O do sul tem a boca redonda, um pouco mais curto de caixa e mais comprido de brao e essencialmente um instrumento de tuna, embora hoje, seja tambm muito utilizado na msica tradicional portuguesa e folclrica. Na Madeira o cavaquinho tem praticamente as mesmas caractersticas da do sul, mas mais conhecido por "braguinha. Este instrumento popular cuja origem levanta muitas duvidas foi levado tambm para o Brasil, Cabo-Verde e ... Havai, onde conhecido por 'ukulele' que significa salto da pulga.

CHINCALHO, RECLAMO E ZACLITRAC


So trs instrumentos com sons peculiares e utilizados em diferentes situaes. O chincalho feito de madeira com umas caricas pregadas na parte superior que tradicional da regio do Alto Alentejo e que antigamente os rapazes levavam s sortes. O reclamo, igualmente feito de madeira e a sua funo essencialmente a de atrair a caa Trata-se de dois paus de madeira: um tem furos e friccionado pelo outro o zaclitrac uma matraca de martelos, tudo feito em madeira e executada pelas gentes das aldeias ao norte de Viana do Castelo. sobretudo nessa regio que o zaclitrac utilizado nas cerimnias da semana Santa e festejas tradicionais como, o Carnaval e S. Martinho.

FLAUTAS
So vrios os tipos de flautas tocadas de norte a sul do pas. Geralmente so feitas pelos pastores nas horas de pastoreio, vo aplicando a ponta da navalha em pedaos de cana ou pau e talhando bonitas flautas. o caso das flautas feitas pelos boiadeiros na regio de Trs-os-Montes, talhadas em pau de freixo ou em cana,

secos. Hoje apesar dela no ser to frequente ainda possvel encontrar alguns pastores que se dedicar a fazer este tipo de esculturas funcionais. curioso notar que na regio de Miranda existe uma maior preocupao esttica com as flautas e com os restantes instrumentos. Uma das justificaes para tal pode ser atribuda ao facto de no existir cultivo de azeite nem amndoa, nesta regio, sendo a pastorcia a grande actividade a que se dedica a populao. Ora, isso deixa-lhes mais tempo livre para trabalharem os objectos. Mais para sul, na regio da Beira baixa, ainda possvel encontrarmos quem faa e toque as tradicionais flautas de cana. A flauta de barro tambm podia ser encontrada em Trs-os-Montes e normalmente era a flauta em que a se aprendia a tocar. A flauta transversal, ou fraita, como h quem lhe chame, outro tipo de flauta que os rapazes de Trs-os-Montes faziam sobretudo no Carnaval, pegando num pedao de cana e forrando-o com papel numa das extremidades. A flauta de tamborileiro, deve o seu nome ao fado de ser tocada em conjunto com um tamboril pela mesma pessoa, o tamborileiro. Ainda frequente encontrarmos este tipo de instrumento em Miranda do Douro, a acompanhar os Pauliteiros.

Gaita - de Foles
companheira de festa e de folia e nas suas digresses pelas ruas das aldeias portuguesas Que vo do norte ao centro do pas tem quase sempre como companheiros o rufar da caixa e o estrondo do bombo. O este conjunto de instrumentos d-se precisamente o nome de gaiteiro. Trs-os-Montes, Minho, Beira Litoral e Estremadura so as provncias onde podemos encontrar as um tradies da gaita-de-foles. instrumento

essencialmente popular e ldico prprio para festas de

aldeias, cortejos, marchas, casamentos mas tambm cerimnias religiosas, como procisses ou na poca natalcia, a missa no galo. Era assim h tempos atrs na regio de C oimbra, Estremadura e Ribatejo, regies onde o instrumento foi esmorecendo ao longo do tempo. Mesmo assim, nas aldeias ao redor de Coimbra ainda so vulgares as procisses e os peditrios acompanhados de gaiteiro. Mas em Trs-os-Montes, onde a gaita-de-foles goza de maior rusticidade, que o instrumento assume maior importncia. O 'beijar do Menino, as danas dos pauliteiros, os peditrios, os casamentos e outros acontecimentos festivos ainda so motivos para tocar a gaita-de-foles. um instrumento com uma longa histria para contar. A sua fama no se resume s fronteiras portuguesas, pois quem nunca ouviu falar das gaitas escocesas? A sua origem est tradicionalmente associada aos pastores, quer se trate de Portugal ou dos outros pases. E no so poucos, aqueles em que vingou: na Idade Media aparece espalhada por todos os pases da Europa bem como sia e norte de frica. A grande diferena entre a portuguesa e a dos outros pases est no facto da nossa ser mais rude e prpria para tocar na rua. Outras h, de timbre mais suave que so tocadas dentro de casa. Hoje, grande parte das gaitas-de-foles vm da Galiza, porque h pouco quem as faa em Portugal. A sua marca dominante continuam a ser as franjas garridas, mas, o saco que antigamente era feito de pele de cabrito, cabra ou carneiro passou a ser feito de borracha.

Genebres
colocado ao pescoo e tocado como um xilofone. Apareceu a ser tocado pelos homens da aldeia de Lous, perto de Castelo Branco, no sculo XVII, naquela que ficou para sempre conhecida como a dana dos homens.' Ningum sabe a sua origem. J se fizeram vrias tentativas para fazer replicas usando vrios tipos de madeira, mas o material que lhe deu forma permanece no segredo dos deuses. Em tempos, chegou-se mesmo a mandar vir madeira das colnias ultramarinas mas o facto que nunca se detectou nenhuma igual original. Algumas madeiras africanas emitem um som parecido, mas nunca exactamente o mesmo.

Existe apenas um exemplar de genebres ('genves ou naves') originais, que saiem s ruas de Lous no dia 3 de Maio, para celebrar a dana dos homens". Segundo a descrio das gentes da aldeia d um som mais ou menos uniforme e marca com as bandurras o ritmo da contradana em que entram cadenciadamente, os moos dos pandeiros. Ningum canta... ningum diz nada. Apenas o mover dos ps e os sons surdos dos instrumentos quebram aquele silncio religioso.

Guitarra portuguesa
Emite sons que do voz alma e fora aos sentimentos. dedilhada por grandes mestres e amada pelos orgulhosos da tradio. Chama-se guitarra. Guitarra portuguesa. E o mais precioso smbolo dos instrumentos tradicionais portugueses. Apesar de ser conhecida como guitarra portuguesa, podemos encontrar trs tipos um pouco diferentes, consoante o local onde surgiram. Estamos a falar da guitarra do Porto, da guitarra de Coimbra e da guitarra Lisboa. Hoje j praticamente no se distingue a guitarra do Porto da de Lisboa, mas entre de Coimbra e de Lisboa, ainda possvel encontrarmos algumas diferenas significativas quer em termos de forma, quer em termos de som. A diferena mais visvel a da forma voluta, (a extremidade superior da guitarra). A do Porto termina em rosa, a de Coimbra escudo e a de Lisboa em caracol. Esta ltima bastante mais ornamentada do que a Coimbra. Enquanto a guitarra de Lisboa, apresenta embutidos em madreprola, a de Coimbra bastante mais simples, pois a sua tradio est ligada aos estudantes, que no tm dinheiro para grandes ornamentos. A guitarra de Coimbra afinada um tom abaixo do normal e por isso tem as cordas mais grossas para aguentar a tenso. Dizem os mestres que as dedilham que existem tambm

pequenas diferenas na tcnica de execuo. O timbre por si s um motivo de diferena entre ambas e apesar de acompanhar o tradicional fado de Coimbra, a guitarra daquela cidade um instrumento de solo por excelncia. Quanto origem deste belo instrumento que se convencionou chamar guitarra portuguesa, nada est definido. Esta , alis, uma questo que levanta polmica e que parece esta longe de um consenso. H quem defenda que ela descende da citara e h quem diga que ela advm da guitarra inglesa que os ingleses trouxeram para a Porto quando comearam a comercializar o vinho do Porto. H tambm quem afirme que foi j neste sculo que lhe foi dada a forma fina e o perfil de guitarra portuguesa. Quem goza da fama de ter sido mestre nessa obra , Artur Paredes (pai de Carlos Paredes) e Joo Grcio, av de Gilberto Grcio e grande exmio na arte de fazer guitarras. Uma das alteraes significativas depois das mos destes homens foi o aumento da caixa e consequentemente da sua sonoridade. Hoje a guitarra portuguesa continua a ser um elemento fundamental no acompanhamento do fado. Quer se trate do fado de Coimbra, quer se trate do fado castio. Quanto ao seu fabrico, j no so muitos os mestres que pegam na madeira e do forma aos mais belos e fidedignos exemplares. O pau-santo, o bano, o mogno e o spruce, so as madeiras que quando trabalhadas por artesos exmios, permitem o som 'magico' da guitarra portuguesa.

RABECA
conhecida como rabeca chuleira e em terras animadas do Minho, que o seu som particularmente apreciado. muito parecida com o violino mas tem uma escala mais aguda e o brao bastante mais curto. afinada uma oitava acima daquele e dizem os que sabem tocar que no nada fcil. Os antigos, muitos deles aprenderam a tocar de ouvido. o caso

de Bernardo Ribeiro de um lugar perto de Amarante. Foi localidade de Baio comprar a sua rabeca e depois foi a casa de um vizinho para lha afinar. Levou-a para casa e aprendeu sozinho, de ouvido. J se passaram 40 anos e ele l continua com a sua rabeca em tudo o que chula da regio. que este instrumento pode ser considerado o grande maestro da chula em terras que se estendem do Douro at Amarante, Guimares e Santo Tirso, pois no Minho caso para dizer: em terra de chulas quem tem uma rabeca rei. ela que comanda e d o tom aos restantes instrumentos que compem o grupo: a viola braguesa, o violo, os ferrinhos e o bombo.

REQUE-REQUE
O som do reque-reque chega-nos das terras do Minho. um instrumento que antigamente os homens faziam facilmente: pegavam numa tbua faziam-lhe uns dentes e friccionavam-nos, com uma cana

rachada. Este instrumento era muito utilizado nas festas populares minhotas. Em Amarante era tambm tocado nas Janeiras e na altura dos Reis, quando as pessoas ainda tinham o hbito de andar com una viola, um cavaquinho, um bombo e um reque-reque de casa em casa a cantar, a tocar e a beber uns copos.

RONCA OU SARRONCA
Este um instrumento que pode ser integrado na categoria dos membranofones, isto , instrumentos feitos a partir da pele dos animais. o caso da 'zamburra que como ela mais conhecida em Trs-os-Montes e na Beira Baixa. No fundo, um tambor feito de uma base de barro ou madeira, que

coberta por uma pele que tem ao centro um elemento fixo que esfregado e do qual sai a vibrao. Era utilizada em toda a faixa ocidental do norte e tambm nas regies pastoris do interior. Em Trs-os-Montes, por exemplo, ela era utilizada como acompanhamento do violo, da rabeca e da guitarra nos encontros de taberna. Na Beira Baixa, a zamburra j deixou de ser tocada, mas antigamente era utilizada num cerimonial muito peculiar. Durante a Quaresma, as gentes da aldeia iam com ela a casa das pessoas idosas, cantar e tocar numa cerimnia a que se dava o nome de 'serrao da velha. Este instrumento era ainda utilizado noutras circunstncias como nas batidas aos lobos feitas pelos caadores e pastores.

SANFONA
Decerto j todos ouvimos algum comentrio menos favorvel a respeito da sanfona. Comeou por ser um instrumento s para alguns. Foi clebre pelas suas capacidades e pela doura da sua melodia. Hoje, porm, lembrada como algo insuportvel, desafinado e ensurdecedor, isto tem uma razo de ser. que aquele instrumento complicado, de cordas, com teclas e ainda por cima, com uma manivela. No teve uma vida fcil. E dizemos 'no teve, porque a sua poca j terminou. Hoje j praticamente ningum sabe o que uma sanfona, sabem apenas, que algo pouco melodioso. Mas o melhor perceber o seu percurso. A sua histria no se limita ao nosso pas. Surgiu por volta do sculo XIII sob a designao de 'chinfnia ou sinfnia" e por detrs da sua origem est um outro instrumento medieval, chamado organistrum, ainda mais complicado e que s era possvel de ser tocado por duas pessoas em simultneo. Uma vez que o organistrum" tinha um carcter essencialmente monstico, a sanfona veio permitir uma laicizao daquele instrumento e passou a ser tocada apenas por uma pessoa, o que no nada fcil. Comeou por ser tocada por prncipes, trovadores e jograis, mas com o tempo, foi passando de mos para mos e no sculo XIX, j era vulgar nas mos dos cegos e dos mendigos, que a utilizavam para andar a pedir de porta em porta. E assim, aquele que comeou por ser um instrumento cuidadosamente tocado, deixou de o ser. Passou a estar desacreditada e foi essa a

memria que ficou para a posteridade. Hoje, j nem nas mos dos mendigos a encontramos, porque pura e simplesmente passou extino. Ainda possvel ver um exemplar no Museu Verdades de Faria e outro na fundao Calouste Gulbenkian, mas que j praticamente quase ningum arrisca a tocar. que faz-lo implica dar manivela, com a mo direita, que acciona as cordas e com a mo esquerda dedilhar as teclas. No tarefa fcil.

VIOLA AMARANTINA OU DOS CORAES O seu bero situa-se na bonita cidade de Amarante. Pelo menos, assim nos faz crer o nome com que foi baptizada. Hoje j est praticamente extinta naquelas paragens, mas tempos houve em que a viola dos coraes era uma companhia indispensvel no caminho para as mondas ou nos seres animados nas eiras, onde se espadelava o linho ou desfolhava o milho. Faziam-se as alegres 'jogatadas s vezes duas e trs vezes por semana, em que se cantava, danava e tocava, sempre com a presena da viola amarantina. Acompanhava tambm a rabeca nas tradicionais chuladas, a par do bombo, dos ferrinhos e do violo. Hoje j praticamente, no h quem faa este instrumento tradicional que exige muita pacincia por parte de quem a trabalha e para o qual so necessrios vrios tipos de madeira: pinho, flandre para o tampo, nogueira para as costas e ilhargas, cerejeira para o brao e pau-preto ou pau-santo para a escala. As gentes de Amarante tambm guardam na sua tradio a viola chuleira. muito parecida com a viola amarantina, da qual diverge apenas na escala. tpica do lugar de S. Simo nas redondezas de Amarante e, tal como o prprio nome indica, tocada nas chuladas.

VIOLA BEIROA
Na regio da Beira Baixa, somos atrados pelo som da viola beiroa. No se sabe ao certo a sua data de origem, o que se sabe, que no sculo XVII ela surge a acompanhar outro instrumento, as

genebres nas danas tradicionais da aldeia de Lous. Trata-se da dana


dos rapazes que tiveram origem no ano de 1640 em que uma praga de gafanhotos assolou aquela aldeia. A populao acorreu virgem dos Altos Cus em busca de auxilio, e vendo que ela tinha atendido predisps-se a agradecer-lhe. Uns foram para a igreja e outros preferiram ficar no largo a cantar e a dana, como forma de louvor. Foi o que aconteceu com um casal e as suas oito filhas que formaram assim a dana das Virgens. Os homens, no querendo ficar atrs tambm se organizaram numa caracterstica dana. So estas danas que todos os anos em Maio so encenadas e revividas pelas raparigas e rapazes da aldeia. Na dana dos rapazes, existem cinco homens que tocam a viola Beiroa, ou bandurra, como tam bm conhecida naquelas paragens. Originais, existem cerca de seis que actualmente l esto dispersas por vrios locais. A sua origem permanece na obscuridade mas h quem lhe atribua afinidades aos rabes. Apesar do autor das originais permanecer no segredo dos deuses, h quem lhe tente decifrar os segredos de manufactura ao fazer cpias das antigas ou ao tentar recupera-las. Mas no s nesta aldeia que a viola beiroa tem uma longa tradio. Em toda a regio de Castelo Branco possvel encontrar referncias a esta viola. Ao contrario do que acontece em Lous onde ela aparece ligada a tradies cerimoniais. A viola beiroa surge, na maior parte das vezes, como um instrumento utilizado em festas ldicas do tipo serenatas ou parabns aos noivos, normalmente acompanhada pelo adufe ou pela concertina. De todas, esta viola portuguesa, que se encontra seriamente ameaada pela extino, a que apresenta mais ornamentos. Tem uma cintura estre ita, a boca sempre redonda e pequena e, muitas vezes, as cravelhas recortadas ao pormenor pelas mos dos pastores.

VIOLA BRAGUESA na regio norte de Portugal onde o povo esfuziante por natureza e no tem receio de sair rua para festejar, que vamos encontrar algumas belas verses das violas populares portuguesas. Ao contrrio das violas tradicionais do centro e sul do pas, as violas do norte ainda se mantm como instrumento bsico no acompanhamento dos acontecimentos festivos da regio. o caso da viola braguesa ou viola minhota, que as modernidades da era da imagem parecem mais longe de ameaar. Toca-se de rasgado e um instrumento fundamental nas chulas, nas rusgas e nos desafios. Tanto pode ser tocada a solo como acompanhar o canto e outros instrumentos como o cavaquinho, o violo, o tambor os ferrinhos, o bandolim, a rabeca. s vezes tambm o acordeo, a harmnica e o reque-reque. Existe mais do que um modelo de viola braguesa mas a mais caracterstica tem a abertura central em 'boca de raia'. As outras dizem respeito a modelos mais antigos e apresentam bocas redondas ou ovais deitadas. Comuns a todas elas so as cinco cordas duplas. As suas medidas no so rigorosas no entanto existem duas medidas que se vulgarizaram: a de tamanho normal, que acompanha normalmente com o cavaquinho e a de tamanho mais pequeno a que se d o nome de 'requinta e que indicada para tocar sozinha ou a acompanhar o canto. O nome de origem remete-nos para Braga mas no se sabe ao certo quando ter sido o seu nascimento. Sabe-se no entanto que a no sculo XVII existia um artesanato violeiro em Guimares e Braga. Segundo diz Ernesto Veiga de Oliveira no seu livro "Instrumentos Musicais Populares

Portugueses e referindo-se a Guimares, j em 1632 os violeiros eram obrigados a acompanhar as procisses que se organizavam na ento vila, e em especial a do Corpo de Deus, sob pena de multa. O Porto acabou por ser tambm um centro onde se foram radicando os violeiros. Bastava chegar ao bairro da S para os apreciar a trabalhar. Barcelos e Viana do Castelo so localidades onde este tipo de artesanato tambm chegou. Hoje, os artfices desta obra encontram-se sobretudo na regio do Porto e de Braga.

VIOLA

CAMPANIA

J foi a menina dos olhos bonitos do povo alentejano, agora o seu destino parece condenado extino, pois so apenas dois os mestres' que dedilham esta viola. Apesar disso, a sua origem ainda continua a dar que falar. No existe consenso por parte dos estudiosos das suas origens: uns acham que foram os rabes os seus pioneiros; outros encontram no trovadorismo as suas razes. O que se sabe que esta viola em forma de oito se radicou na regio de Castro Verde, sendo tambm tacada nas regies de Odemira, Ourique, Almodvar e parte da serra algarvia. A sua forma bastante semelhante viola beiroa, contudo a sua cintura ainda mais estreita. A viola campania que adquiriu o nome em funo da regio em que se radicou, que no de serra nem de monte mas campania, era nos seus tempos ureos tocada em vrias circunstncias desde os bailes e festas da aldeia s desgarradas nas tabernas. A primeira vertente est hoje em dia completamente posta de lado. A segunda tem sido gradualmente reavivada com os cantos de despique e de baldo, acompanhados pela popular viola campania. Estes cantos so reanimados uma vez por ms por iniciativa da Cooperativa de Informao e Cultura-Cortiol de Castro Verde, semelhana das velhas tertlias que foram muito frequentes em tempos e que comearam a ser proibidas h uns sculos a trs. Sem

deixar perder a veia potica alentejana, esses seres do luz verde aos poetas repentistas, que fazem as suas poesias no momento, sempre acompanhados pela viola Toeira. Hoje, a Cortiol mais no faz mais, que dar um novo impulso aqueles que se acreditam ser os primitivos cantares alentejanos, acompanhados por instrumentos.

VIOLA DA TERRA
Viola da terra ou 'viola de arame', so os nomes que se do ao mais popular instrumento dos Aores. A viola um instrumento de grande rusticidade que pertence mais antiga tradio musical do arquiplago e a sua importncia tal que at h pouco tempo, como relata Ernesto Veiga de Oliveira, no livro Instrumentos Populares Musicais dos Aores, ela faria parte do enxoval do noivo e do mobilirio domestico de 50% dos casais, vendo-se geralmente no lugar de honra da casa, em cima da cama dos donos, sobre a colcha para se proteger da humidade. E figurava muitas vezes na escassa bagagem do emigrante aoriano que partia para os Estados Unidos da Amrica. A viola actual aoriana mais comum apresenta bastantes semelhanas viola amarantinas, com a abertura central em forma de dois coraes. Consta que antigamente era vulgar a boca redonda. Porm, hoje, esse o formato mais associado a violada Terceira, ao contrrio de S. Miguel e Faial, onde predominam os dois coraes. No arquiplago, a tradio da viola est ligada aos cantares festivos as modas" e "balhos, desgarradas, desafios e despiques, seres animados, matanas do porco, desfolhadas e outros trabalhos colectivos. A decorao uma das marcas significativas desta viola. Os embutidos com motivos florais em torno da boca em madeira de vrias cores e osso de baleia e as incrustaes em madreprola no brao, demonstram u uma significativa preocupao pela esttica.

VIOLA TOEIRA
Chegamos regio de Coimbra e com pesar que lamentamos a extino da Viola Toeira que teve os seus momentos ureos antes da vulgarizao da guitarra de Coimbr. Tal como acontecia no norte, com as violas daquela regio, a Viola Toeira era ainda h cerca de cinquenta anos o instrumento fundamental que acompanhava os acontecimentos festivos daquela regio, nomeadamente as danas os cantares e as serenatas. O toque podia variar entre o dedilhar e o pontiar. Era utilizada tanto a solo como a acompanhar o cavaquinho o violo e a flauta e sempre que as gentes das aldeias vizinhas acorriam aos festejos de Coimbra, l estava presente a viola toeira. No entanto o triunfo da guitarra acabou por dar o golpe de misericrdia na viola toeira, que hoje j praticamente no existe e da qual, muitos nem sequer nunca ouviram falar. A sua forma geral em muito semelhante a viola braguesa. Tem cinco ordens com doze cordas das quais as trs primeiras so duplas e duas ltimas so triplas. Coimbra e Ovar eram os locais onde estas violas eram feitas, variando um pouco de modelo para modelo consoante violeiro que a fabricava.

S-ar putea să vă placă și