Sunteți pe pagina 1din 15

1

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social*


Alternatives within and beyond capitalism: towards a social socialism

Erik Olin Wright**

Presidente da American Sociological Association (ASA), Departamento de Sociologia, Universidade de Wisconsin-Madison. e-mail: wright@ssc.wisc.edu **autor correspondente

RESUMO O artigo prope uma nova forma de se pensar alternativas

Recebido: 04/04/2012 Aceito: 01/06/2012

ao capitalismo, fundamentada em mltiplas conguraes de poder que promovam justia social e democracia. O pressuposto terico que todo sistema econmico se estrutura como um hbrido, em que interagem o poder econmico, o poder estatal e o poder social. O capitalismo, isto , um sistema econmico que se fundamenta na apropriao privada dos meios de produo e no controle da atividade econmica pelo poder econmico, coexiste com elementos socialistas. Apresenta-se uma srie de conguraes visuais que ilustra essa coexistncia. Pensar uma alternativa socialista ao capitalismo , portanto, empoderar os elementos socialistas e, para tal, discutem-se lgicas de transformao social que levam a esse empoderamento.
PALAVRAS-CHAVE Capitalismo; Socialismo; Poder; Transformao

social.

ABSTRACT The paper proposes a new way of thinking about alternatives to capitalism, which relies on multiple congurations of power that promote social justice and democracy. The theoretical assumption is that all economic systems are structured as hybrids, where the economic power, state power and social power interact. Capitalism, dened as an economic system that is based on private ownership of the means of production and economic-power control of the economic activity, can coexist with socialist elements. The piece presents a series of visual congurations that illustrate such coexistence. To envision a socialist alternative to capitalism is, therefore, to empower socialist elements; in that respect, logics of social transformation that lead to this empowerment are discussed. KEYWORDS Capitalism; Socialism; Power; Social transformation.

*Este artigo segue reexes desenvolvidas em Wright (2006, 2010). Traduo do ingls por Joo Alexandre Peschanski.

vol. 21, n. 1, p. 1-15, jan./jun. 2012 hhttp://xx.doi.org10.4322/tp.2012.001

REVISTA DE CINCIA POLTICA

teoria&pesquisa

Wright

Durante a maior parte do sculo 20, os crticos e defensores do capitalismo acreditaram que um outro mundo era possvel. A alternativa foi geralmente chamada socialismo. Enquanto a direita condenava o socialismo por violar direitos individuais propriedade privada e desencadear formas monstruosas de opresso estatal e a esquerda o via como a possibilidade de novas perspectivas de igualdade social, liberdade real e desenvolvimento dos potenciais humanos, os dois campos acreditavam que uma alternativa fundamental ao capitalismo era possvel. Isso era especialmente importante para a esquerda. Apesar dos intensos debates em torno dos vrios significados de socialismo e as duras crticas da esquerda democrtica ao socialismo realmente existente, a ideia de socialismo garantiu um quadroamplo para a poltica de esquerda, reunindo a crtica ao capitalismo e uma viso da vida e instituies que o superavam. As coisas mudaram. Agora, no incio do sculo 21, o projeto socialista no tem mais muita credibilidade poltica. Isto no se deve ao fato de as pessoas virem universalmente o capitalismo como uma ordem social benigna na qual a humanidade pode orescer. Na verdade vivemos em um perodo em que muitas das crticas socialistas tradicionais ao capitalismo parecem mais apropriadas do que nunca: a instabilidade e crises econmicas deterioram sistematicamente a vida de massas de pessoas; a desigualdade, a polarizao econmica e a insegurana no trabalho tm se aprofundado em muitos pases desenvolvidos economicamente; o capital tornou-se cada vez mais voltil, movendo-se em todo o mundo e prejudicando seriamente a capacidade democrtica dos Estados e das comunidades; corporaes gigantes dominam os meios de comunicao e a produo cultural; o mercado aparece como uma lei da natureza incontrolvel pela ao humana; a poltica est cada vez mais dominada pelo dinheiro e no responde s preocupaes e inquietaes das pessoas comuns. A necessidade de uma alternativa dinmica ao capitalismo maior do que nunca. No entanto, os arranjos institucionais especcos que so geralmente associados com o socialismo so vistos como incapazes de cumprir o que se dispem a fazer. Em vez de ser visto como uma ameaa ao capitalismo, falar de socialismo parece hoje um sonho utpico arcaico ou, talvez, ainda pior: um desvio na pauta dos assuntos solucionveis no mundo real. O desaparecimento do socialismo como uma viso emancipatria representa um problema para a esquerda. No que a esquerda poltica nos Estados Unidos e em outros lugares no tem boas idias para mudanas sociais e polticas pblicas que melhorariam a vida da maioria das pessoas, mas essas propostas no esto organizadas em um todo coerente, de tal modo a tornar-se um ideal atrativo. Sem uma
2 teoria&pesquisa

concepo de alternativa sistmica ao capitalismo difcil distinguir reformas polticas que vo na direo de transformaes mais fundamentais daquelas que, embora talvez sejam desejveis, no vo nessa direo; e tambm difcil ver as conexes e compreender as tenses entre os muitos tipos diferentes de propostas progressistas que podem estar sendo discutidas a qualquer momento. Repensar e revigorar a idia de socialismo podem ajudar a resolver esses problemas. No que segue, comearei com uma discusso breve dos fundamentos morais e empricos da crtica ao capitalismo. Anal, a menos que tal crtica seja bem fundamentada h pouco sentido em se preocupar com uma alternativa. Da, desenvolverei os elementos centrais de um quadrogeral para pensar o socialismo como uma alternativa ao capitalismo. O mago desse quadroenvolve levar a srio a palavra social em socialismo. O trabalho acabar com uma discusso do problema da transformao -- o que fazer para ir daqui para l.

Fundamentos da Crtica ao Capitalismo

Elaborar bases normativas para a crtica de instituies existentes , claro, algo controverso. Especicar tais fundamentos importante porque no s constituem critrios crticos que podemos utilizar para avaliar as instituies existentes, mas tambm porque permitem avaliar as propostas e experincias de alternativas emancipatrias. Os socialistas no foram sempre claros em relao a esses critrios. Na verdade, dentro da tradio marxista houve at uma certa averso a exp-los, considerando que as preocupaes morais em torno de justia social eram principalmente cobertas ideolgicas sobre a questo dos interesses1.

Os marxistas afirmaram frequentemente que o socialismo era desejvel porque era do interesse dos trabalhadores, no porque satisfazia qualquer critrio moral de justia. A preocupao com os interesses foi sustentada pela crena de que as leis de movimento do capitalismo eram to autodestrutivas que, eventualmente, o capitalismo seria to prejudicial e insustentvel, que os interesses ligados a sua perpetuao se tornariam irrelevantes na prtica -- virtualmente todos teriam interesse na alternativa. H duas razes principais pelas quais eu sinto que essa armao no satisfatria. Primeiro, sabemos que as pessoas so muitas vezes profundamente motivadas por preocupaes morais, assim esclarecer a crtica moral ao capitalismo e a defesa do socialismo parte do fortalecimento dos compromissos gerais com a transformao. Em segundo lugar, o argumento puramente baseado em interesses contra o capitalismo no realmente mais claro do que o argumento baseado na justia social. Atores dentro do capitalismo tm interesses complexos e contraditrios no que diz respeito ao problema da transformao, por vrios motivos: as estruturas de classe no so polarizadas, muitas pessoas ocupam o que chamei de posies contraditrias dentro das relaes de classe; os custos previstos na transformao fazem com que os interesses materiais nas transies se tornem ambguos; a incerteza em torno da estabilidade e das conseqncias involuntrias das alternativas acentuam ainda mais as ambiguidades em torno dos interesses materiais da maioria das pessoas.

REVISTA DE CINCIA POLTICA

vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

Implcitos em boa parte da crtica socialista do capitalismo esto dois princpios fundamentais -- um princpio igualitrio de justia social e um princpio de empoderamento democrtico radical. Formulo-os da seguinte forma: Justia social: Numa sociedade justa, todas as pessoas teriam no geral acesso igual ao meios sociais materiais necessrios para viver uma vida prspera. H trs ideias centrais nessa formulao. Em primeiro lugar, o bem supremo do princpio a prosperidade humana [human ourishing]. H uma variedade de termos interligados que usada nas discusses sobre os ideais do igualitarismo: bem-estar, satisfao, felicidade e prosperidade. Em termos prticos, provavelmente no importa qual usado, mas a prosperidade humana me parece menos vulnervel a uma interpretao puramente subjetiva. Em segundo lugar, a noo igualitria da justia se vincula ideia de igualdade de acesso, no igualdade de oportunidades. (A igualdade de oportunidades tem trs problemas: primeiro, consistente com uma loteria; segundo, no se atem desigualdade dos resultados-a igualdade de oportunidades para estar saciado ou morrer de fome ainda igualdade de oportunidades; e, terceiro, consistente com o que se chama a casa inicial da igualdade, uma viso muito punitiva em relao s pessoas que no conseguem tirar vantagem das oportunidades no incio de suas vidas. A igualdade de acesso s condies para viver uma vida prspera evita esses problemas.) Por m, o princpio da justia social refere-se s condies tanto materiais quanto sociais necessrias para prosperar, no apenas s condies materiais. Isso signica que, na medida em que afetam a prosperidade humana, as questes de reconhecimento, estigma e excluso social so questes da justia social, juntamente com as preocupaes mais convencionais do acesso aos recursos materiais. Democracia: Numa sociedade plenamente democrtica, todas as pessoas teriam no geral acesso igual aos meios necessrios para participar de forma signicativa das decises sobre as coisas que afetam suas vidas. Isso inclui tanto a liberdade dos indivduos de fazerem escolhas que afetam suas prprias vidas como pessoas especficas quanto sua capacidade de participar de decises coletivas que afetam suas vidas como membros de uma comunidade mais ampla. A liberdade individual e a democracia coletiva esto, portanto, fundamentadas no mesmo princpio de base: as pessoas deveram ter o mximo de controle possvel sobre as coisas que afetam suas vidas.
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

Juntos, esses dois princpios podem ser chamados de igualitarismo democrtico radical. A plena realizao desses ideais democrticos igualitrios necessariamente anticapitalista, pois o capitalismo intrinsecamente obstrui os dois princpios normativos2. As profundas desigualdades de riqueza e renda inerentes aos mercados capitalistas, juntamente com as muitas formas de externalidades negativas e fracassos de ao coletiva das economias capitalistas -- destruio ambiental, eroso da comunidade com a fuga de capitais, insegurana econmica gerada por crises, oferta insuficiente de todos os tipos de bens pblicos etc. --, obstruem a igualdade de acesso das pessoas s condies sociais e materiais necessrias para viver uma vida prspera. A realizao do princpio democrtico sistematicamente prejudicada pelas concentraes de riqueza que geram desigualdade no acesso ao poder poltico e pela remoo do controle coletivo de um vasto conjunto de decises econmicas capitais que afetam nossas vidas, dando a proprietrios privados o poder direto sobre essas decises. At a liberdade individual, apontada como a grande virtude do capitalismo, est seriamente prejudicada por caractersticas comuns das economias capitalistas: a organizao hierrquica das empresas capitalistas priva os trabalhadores de autonomia e autogoverno no local de trabalho e as privaes da pobreza bloqueiam a liberdade real das pessoas. Estes no so subprodutos circunstanciais do funcionamento do capitalismo; so inerentes a seus processos centrais. Levar a srio os princpios igualitrios democrticos exige que se v alm do capitalismo. A pergunta que surge ento qual a melhor forma de teorizar a alternativa que melhor nos permita realizar os princpios igualitrios democrticos.

Um Quadro Geral de Anlise


Tanto a socialdemocracia quanto o socialismo contm a palavra social, mas geralmente o termo invocado de uma forma solta e mal-denida. Supe-se que faz referncia a um programa poltico comprometido com o bem-estar geral da sociedade, no aos interesses estreitos de algumas elites. s vezes, especialmente nas verses mais radicais do discurso socialista, a propriedade social dos meios de produo invocada em contraste com a propriedade privada, mas na prtica isso geralmente quer dizer propriedade estatal e o termo social acaba tendo relativamente pouca valia analtica na elaborao de programas polticos. O que vou discutir que o
2

Para uma discusso mais aprofundada, cf. Wright (2010: cap. 3).

REVISTA DE CINCIA POLTICA

teoria&pesquisa

Wright

social na socialdemocracia e no socialismo pode ser usado para identicar um conjunto de princpios e vises de mudana que diferencia o socialismo e a socialdemocracia tanto do projeto capitalista de organizao econmica quanto do que poderia ser chamado de uma resposta puramente estatal para o capitalismo. Tais princpios giram em torno do que vou chamar de empoderamento social. Isso, por sua vez, sugere uma maneira de pensar sobre uma gama de possibilidades futuras para o socialismo qual geralmente no foi dado um lugar central na poltica socialista. No centro da anlise est um quadrocentrado no poder para a compreenso capitalismo e suas alternativas. Poder um conceito especialmente evasivo e controvertido na teoria social, muitas vezes incorporado em formulaes opacas, o que torna muito difcil seu uso em discusses concretas sobre instituies e sua transformao. Aqui, vou adotar um conceito deliberadamente mnimo de poder: o poder a capacidade de fazer coisas no mundo, produzir efeitos. Isto o que poderia ser chamado de uma noo de poder centrada no ator: as pessoas, tanto individual quanto coletivamente, usam o poder para realizar coisas. Com essa definio ampla de poder, pode-se distinguir trs tipos de poder que so empregados dentro de sistemas econmicos: o poder econmico, enraizado no controle sobre o uso de recursos econmicos; o poder estatal, enraizado no controle sobre a tomada de decises e o cumprimento de regras sobre o territrio; e o que vou chamar de poder social, enraizado na capacidade de mobilizar as pessoas para aes coletivas voluntrias e cooperativas. Expresso como um slogan mnemnico, pode-se levar pessoas a fazerem coisas ao suborn-las, coagindo-as ou persuadindo-as. Cada sistema econmico envolve as trs formas de poder, ligadas de maneiras diferentes. No que corresponde a essas trs formas de poder, pode-se distinguir trs tipos ideais de estruturas econmicas -- capitalismo, estatismo e socialismo --, que diferem no modo como se d a conexo entre as formas de propriedade sobre os meios de produo e de poder sobre a atividade econmica (ou seja, investimentos, produo e distribuio de bens e servios): O capitalismo uma estrutura econmica na qual os meios de produo so apropriados de modo privado e a atividade econmica controlada pelo exerccio do poder econmico. O estatismo uma estrutura econmica na qual os meios de produo so apropriados pelo Estado e a atividade econmica controlada pelo exerccio do poder estatal. Agentes do Estado controlam o
4 teoria&pesquisa

processo de investimento e produo por meio de algum tipo de mecanismo administrativo estatal. O socialismo uma estrutura econmica na qual os meios de produo so apropriados socialmente3 e a atividade econmica controlada pelo exerccio do poder social. Isso equivale a dizer que a economia democrtica. Essas trs formas de estrutura econmica nunca existem no mundo em formas puras, mas esto sempre combinadas de formas complexas. Elas so hbridos, que variam de acordo com o modo como as diferentes formas de poder interagem. Chamar uma economia de capitalista , portanto, um atalho para uma expresso mais complicada, um hbrido que combina relaes econmicas capitalistas, estatistas e socialistas dentro do qual as relaes capitalistas so dominantes. A ideia de um hbrido estrutural pode ser usado para analisar qualquer unidade de anlise -- empresas, setores, economias regionais, economias nacionais e at mesmo a economia global. A possibilidade do socialismo, portanto, depende de nossa capacidade de ampliar e aprofundar o componente socialista do hbrido e enfraquecer os componentes capitalista e estatista. Essa maneira de pensar sobre os sistemas econmicos significa abandonar uma simples noo binria do capitalismo contra o socialismo. Uma estrutura econmica pode ser mais ou menos capitalista, mais ou menos socialista, mais ou menos estatista. uma questo emprica importante, mas no resolvida, saber quo estveis podem ser diferentes tipos de hbridos. Do ponto de vista marxista tradicional, qualquer hbrido capitalista, com signicativos elementos socialistas, inerentemente instvel. O equilbrio s pode ser estvel -- para usar uma expresso de economistas -- quando o socialismo inequivocamente dominante ou quando
3

As ideias de propriedade privada e propriedade estatal dos meios de produo familiar, mas o que signica propriedade social? Isto menos familiar e menos claro. A propriedade social dos meios de produo signica que a propriedade que gera renda apropriada em comum por todos os envolvidos na atividade econmica interdependente que usa os meios de produo. Propriedade comum signica que todos os envolvidos nessa atividade econmica interdependente tm o direito coletivo receita lquida gerada pela utilizao dos meios de produo e o direito coletivo de se desfazer da propriedade que gera essa renda. Isso no implica necessariamente que a renda lquida simplesmente dividida igualmente entre todos, apesar de isso poder ser uma expresso do princpio de propriedade comum. A propriedade comum signica que as pessoas coletivamente tm o direito de decidir sobre os ns em relao aos quais os meios de produo so usados e sobre a distribuio do excedente social -- a renda lquida gerada pelo uso dos meios de produo -- e isso consistente com uma ampla gama de alocaes reais. A propriedade , assim, num sentido, um subconjunto de todas as relaes de poder sobre os meios de produo. Para uma discusso mais ampla do conceito de propriedade social, ver Wright (2010: 113-117).

REVISTA DE CINCIA POLTICA

vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

o capitalismo inequivocamente dominante e, no mximo, os elementos socialistas preenchem pequenos nichos no sistema econmico de tal forma a ser funcional para o capitalismo. Uma viso alternativa que pode haver mltiplos equilbrios estveis envolvendo todas as trs formas econmicas e que at mesmo possvel haver um equilbrio estvel em que no haja qualquer dominao entre elas. Para uma congurao qualquer ser estvel preciso que haja um conjunto complexo de fatores histricos e polticos circunstanciais e isso faz com que seja impossvel fazer quaisquer proposies gerais e abstratas sobre o que realmente possvel. Para os efeitos deste artigo, continuo agnstico em relao ao problema da estabilidade de diferentes formas hbridas de estrutura econmica. Vou me concentrar, ao invs, na questo terica das formas alternativas em que podemos conceituar o aprofundamento do componente socialista dos hbridos. Vou me referir a isso como o problema das conguraes estruturais do empoderamento social.

Um Vocabulrio Visual
Para explorar o problema do aprofundamento do componente socialista em sistemas econmicos hbridos, torna-se til representar visualmente diferentes padres de interconexo entre as trs formas de poder dentro dos sistemas econmicos. O vocabulrio visual que utilizo para este m est ilustrado na Figura1. As setas na Figura1 indicam a direo de inuncia de uma forma de poder sobre outra; a largura das setas indica a intensidade da relao. Assim, na primeira ilustrao na Figura1, o poder estatal est subordinado ao poder social. Isto o que convencionalmente se entende por democracia poltica como governo pelo povo: as pessoas voluntariamente formam associaes -- notadamente, partidos polticos -- com a nalidade de controlar o uso do poder estatal por meio do mecanismo institucional das eleies. Numa democracia, o poder estatal ainda importante -- por que ter uma democracia se o Estado no tem capacidade de fazer qualquer coisa? --, mas esse poder no exercido de forma autnoma pelos agentes pblicos; est subordinado ao poder social. Na segunda ilustrao, o poder econmico subordina o poder social. O uso desenfreado de doaes feitas por corporaes e pelos ricos para nanciar os partidos polticos nos Estados Unidos um exemplo disso. Os partidos polticos ainda importam -- eles so os veculos para a seleo de representantes do Estado, que exercem diretamente o poder estatal --, mas o poder social mobilizado pelos
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

partidos polticos , em si, subordinado ao exerccio do poder econmico. A lantropia de corporaes e ricos para nanciar associaes da sociedade civil um outro exemplo: as associaes podem mobilizar uma grande quantidade de participao voluntria, mas sua autonomia de ao muito limitada por sua ligao ao poder econmico. Essas configuraes podem ser conectadas em redes de relaes de poder, como na terceira ilustrao: nesse caso, a inuncia das corporaes sobre o poder do Estado ocorre pela subordinao dos partidos polticos. Finalmente, na quarta ilustrao, o poder social subordina o poder econmico pela mediao do poder estatal. Este o ideal da socialdemocracia: o Estado efetivamente regula o comportamento das empresas capitalistas, mas , ele mesmo, democraticamente subordinado ao poder social. A Figura2 ilustra as diferentes conguraes agregadas de formas de poder num hbrido econmico predominantemente capitalista e num hbrido econmico predominantemente socialista. Nesses diagramas, as setas esto todas direcionadas explicao do controle sobre a atividade econmica: investimentos, produo e distribuio de bens e servios. Na imagem do empoderamento capitalista, tanto o poder social quanto o poder estatal esto subordinados ao poder econmico em termos do controle sobre a atividade econmica; no caso do empoderamento socialista, o poder econmico e o poder estatal esto subordinados ao poder social.

Conguraes do Empoderamento Socialista: Elementos para Construir um Hbrido Socialista


O propsito bsico para o qual uso as representaes esquemticas para diferenciar as conguraes mais importantes do empoderamento social. Diferentes tipos de polticas progressistas, inovaes e propostas institucionais, estratgias e reformas podem ser localizados dentro dessas vrias configuraes. Sete dessas configuraes so particularmente importantes: 1. socialismo estatista; 2. regulao estatista socialdemocrata; 3. democracia associativa; 4. capitalismo social; 5. a economia social principal; 6. a economia de mercado cooperativa; e 7. socialismo participativo. Vou discutir cada uma delas brevemente.

Socialismo Estatista
A congurao na Figura3 corresponde denio clssica de socialismo na qual o poder social controla a atividade econmica por meio do Estado. A economia
teoria&pesquisa 5

REVISTA DE CINCIA POLTICA

Wright

Figura1. Representao visual das conguraes de poder.

controlada diretamente pelo exerccio do poder estatal -- atravs, por exemplo, da propriedade estatal e do controle sobre os altos comandos da economia -- e, ao mesmo tempo, o poder estatal subordinado ao poder social ao prestar contas democraticamente s pessoas. a congurao que estava no centro das ideias marxistas tradicionais de socialismo revolucionrio. No foi assim, naturalmente, que se deram as revolues que ocorreram em nome do socialismo no sculo 20. Uma vez que o poder dos partidos revolucionrios foi consolidado sob a forma do Estado de partido nico, o socialismo realmente existente tornou-se uma forma de estatismo autoritrio em que, como ilustrado na Figura4, tanto o poder social na sociedade civil quanto o poder econmico foram subordinados ao poder estatal.
6 teoria&pesquisa

Socialdemocracia I: Regulao Estatista Socialdemocrata


Na segunda congurao, ilustrada na Figura5, o poder social regula a economia atravs da mediao tanto do poder estatal quanto do poder econmico. Esta uma parte essencial da socialdemocracia. O poder econmico capitalista controla diretamente a atividade econmica -- os capitalistas continuam a fazer investimentos, contratar administradores, organizar o processo de trabalho etc. --, mas esse poder regulado pelo poder estatal, que por sua vez subordinado ao poder social. Atravs de uma transitividade de relaes de poder, isso signica que o poder social exerce um controle regulador sobre o exerccio do poder econmico. Essas formas de regulao do capital que melhoram as condies de trabalho e a segurana no trabalho, alm de proteger
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

REVISTA DE CINCIA POLTICA

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

Figura2. Conguraes agregadas do empoderamento capitalista e do empoderamento socialista.

o meio ambiente, muitas vezes reetem esse tipo de imposio democrtica de restries. A regulao estatal do poder econmico capitalista, no entanto, no precisa pressupor empoderamento social signicativo. Como no caso do socialismo estatista, a questo aqui a extenso e a profundidade de quanto o poder estatal uma expresso genuna do empoderamento democrtico da sociedade civil. Em sociedades capitalistas reais, muito do regulao econmica estatista est, na verdade, subordinado ao poder econmico, como ilustrado na Figura6: na regulao estatista capitalista, o poder estatal regula o capital, mas de maneiras que respondem sistematicamente ao poder do prprio capital. Nos Estados Unidos, o grande envolvimento das associaes de indstrias na definio das
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

regras da regulao federal das companhias areas, energia, agricultura e outros setores um exemplo disso. Talvez, de modo ainda mais marcante, a dependncia estrutural do Estado na economia capitalista caracteriza essa congurao de relaes de poder4.
4

Grande parte da teoria do carter capitalista do Estado capitalista desenvolvido no fim dos anos 1960 e nos anos 1970 pode ser interpretada como uma tentativa de explicar como, apesar da forma democrtica do Estado, muito -- talvez a maioria -- da interveno do Estado na economia capitalista est subordinado s necessidades do capital e no vontade coletiva do povo, fazendo com que, nos termos deste artigo, seja uma expresso do poder econmico em vez do poder social. Esse argumento particularmente bem formulada por Claus Offe (1974: 31-54) e Gran Therborn (1978).

REVISTA DE CINCIA POLTICA

teoria&pesquisa

Wright

Figura3. Socialismo estatista.

Figura4. Uma congurao de empoderamento estatista: o estatismo autoritrio.

Socialdemocracia II: Democracia Associativa


Democracia associativa um termo que abrange uma vasta gama de dispositivos institucionais pelos quais as associaes coletivas da sociedade civil participam diretamente em vrios tipos de atividades do governo, em geral juntamente com rgos estatais (Figura 7). Sua forma mais familiar , provavelmente, o arranjo tripartida neocorporativista em algumas sociedades socialdemocratas, como a Alemanha ou a Sucia, em que organizaes de trabalhadores, associaes de empregadores e Estado se renem para negociar vrios tipos de regulamentos econmicos, especialmente aqueles que dizem respeito ao mercado de trabalho e s relaes laborais. A democracia associativa pode ser estendida a muitos outros domnios, como conselhos de bacias hidrogrficas, que renem associaes cvicas. grupos ambientalistas, desenvolvedores e agncias estatais de regulao dos ecossistemas, e conselhos de sade, envolvendo associaes mdicas, organizaes comunitrias e funcionrios da sade pblica para planejar vrios aspectos do sistema de sade. Na medida em que as associaes envolvidas so democrticas internamente e representativas dos interesses da sociedade civil e que o processo de tomada de deciso em que esto envolvidos aberto e deliberativo, em vez de fortemente manipulado por elites e peloEstado, ento a democracia associativa pode contribuir para o empoderamento social.

diretamente envolvido5. A primeira congurao da economia social o capitalismo social. Esta no uma expresso usual. Emprego-a para descrever uma congurao de poder em que as associaes secundrias da sociedade civil, atravs de uma variedade de mecanismos, afetam diretamente a maneira como o poder econmico usado (Figura8). Por exemplo, os sindicatos muitas vezes controlam grandes fundos de penso. Estes geralmente so regidos por normas de responsabilidade duciria que limitam severamente o potencial de utilizao desses fundos para outros fins que no fornecer penses seguras para os benecirios. Mas essas regras poderiam ser alteradas, e os sindicatos poderiam exercer poder sobre as empresas atravs da gesto de tais fundos. Um exemplo o que se conhece como fundos de solidariedade de alguns sindicatos no Canad, especialmente Quebec. Nesses fundos, os sindicatos usam parte de seus fundos de penso como uma participao particular em empresas capitalistas geogracamente enraizadas para inuenciar diretamente as prticas e estratgias de desenvolvimento dessas empresas. Um sistema de fundos de solidariedade em que os sindicatos pudessem colocar representantes nos conselhos de administrao das empresas e impor formas signicativas de gesto participativa dentro delas
5

A Economia Social I: O Capitalismo Social


Vou usar o termo economia social para designar todas as conguraes de empoderamento social dentro de uma economia em que o Estado no est
8 teoria&pesquisa

Claro que, de certo modo, o Estado est sempre envolvido em todas as atividades econmicas, na medida em que impe regras do jogo, cobra impostos etc. A questo aqui que, na economia social, o Estado opera de modo relativamente passivo, no fundo em vez de na organizao direta da atividade econmica e da regulao do poder econmico.

REVISTA DE CINCIA POLTICA

vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

Figura5. Socialdemocracia I: regulao estatista social democrata.

Figura6. A congurao do empoderamento capitalista: a regulao estatista capitalista.

Figura7. Socialdemocracia II: democracia associativa.

Figura8. A economia social I: o capitalismo social.

aprofundaria o carter socialista dessa congurao de poder. O simples fato de que o poder social tem um impacto sobre o poder econmico, no entanto, no signica que ele constitui uma forma de empoderamento social. Na Figura9, o poder social afeta o exerccio do poder econmico, mas ele faz isso de uma forma que em si subordinado ao poder econmico. Um exemplo seriam as associaes comerciais formadas pela cooperao voluntria de empresas capitalistas com o objetivo de denir padres para seu ramo de atividade e de vrias formas regular as diversas prticas das empresas. Esse tipo de autorregulao corporativa organizada de ramos de atividade constitui uma congurao de empoderamento capitalista, no de empoderamento socialista.
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

A Economia Social II: A Economia Social Principal


A a economia social principal vai alm do capitalismo social, constituindo uma forma alternativa de organizar diretamente a atividade econmica, que distinta da produo de mercado capitalista, da produo organizada pelo Estado e da produo familiar (Figura10). Sua principal caracterstica que a produo organizada diretamente por coletividades para satisfazer as necessidades humanas, no estando sujeita disciplina da maximizao do lucro ou da racionalidade tecnocrtica estatal. O Estado pode estar envolvido no nanciamento dessas coletividades, mas no as organiza diretamente e no organiza os servios que oferecem. O sistema de creches no Quebec um bom exemplo. Em 2008, pais s pagavam sete dlares
teoria&pesquisa 9

REVISTA DE CINCIA POLTICA

Wright

Figura9. Uma congurao de empoderamento capitalista: a autorregulao corporativa organizada.

Figura10. A economia social II: a economia social principal.

canadenses por dia para creches em tempo integral para crianas com idade pr-escolar, oferecidas por organizaes comunitrias sem ns lucrativos, mas com subsdios do governo provincial para garantir que os prestadores do servio eram pagos um salrio digno. As creches eram geralmente organizadas como cooperativas solidrias, uma forma organizacional governada por representantes eleitos dos funcionrios, consumidores (os pais, nesse caso) e membros da comunidade. Outro exemplo marcante de economia social principal a Wikipedia. A Wikipedia produz conhecimento e dissemina informaes sem passar por mercados e sem o apoio do Estado; o nanciamento provm em grande parte de doaes de participantes e apoiadores. A produo dessa enciclopdia on-line, enorme e gratuita, com mais de 4 milhes de entradas em ingls, feita inteiramente por trabalho voluntrio, colaborando atravs de uma estrutura em rede complexa rede em condies extremamente abertas e igualitrias.

e outros tipos de suporte --, elas comeam a transcender o carter capitalista de seu ambiente econmico, constituindo uma economia de mercado cooperativa (Figura11). A abrangncia da cooperao nesse mercado estende o carter social da propriedade nas empresas cooperativas individuais e faz com que a governana assuma mais um modelo denido por quem tem algum interesse nas questes discutidas, em que as empresas cooperativas so regidas por rgos democrticos que representam todas as categorias de pessoas cujas vidas so afetadas pela atividade econmica das empresas. A grande Corporao Cooperativa Mondragn no Pas Basco, composta por cerca de 270 diferentes empresas autogestionadas, um exemplo disso. Essas empresas continuam sendo uma forma econmica hbrida, combinando elementos capitalistas e socialistas, mas um hbrido em que o componente socialista tem um peso considervel.

Socialismo Participativo
A configurao final do empoderamento social combina economia social e socialismo estatista: o Estado e a sociedade civil organizam em conjunto e controlam vrios tipos de produo de bens e servios (Figura12). No socialismo participativo, o papel do Estado mais importante do que na economia social pura. O Estado no se limita a fornecer nanciamento e denir os parmetros; est tambm diretamente envolvido, de vrias maneiras, na organizao e produo da atividade econmica. Mas o socialismo participativo tambm diferente do socialismo estatista, pois aqui o poder social no atua apenas pelos canais normais do controle democrtico das polticas estaduais, mas diretamente dentro das prprias atividades produtivas. Um bom exemplo o
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

A Economia Social III: A Economia de Mercado Cooperativa


Numa rma cooperativa totalmente autogestionada numa economia capitalista o princpio igualitrio de um voto para cada pessoa dentre todos os membros da empresa signica que as relaes de poder dentro da empresa so baseadas na cooperao voluntria e na persuaso, no no poder econmico relativo das diferentes pessoas. Em conjunto controlam, por meios democrticos, o poder econmico representado pelo capital na empresa. E, se vrias empresas cooperativas se unem em associaes de cooperativas maiores -- talvez at mesmo numa cooperativa de cooperativas, oferecendo coletivamente nanciamento, treinamento
10 teoria&pesquisa

REVISTA DE CINCIA POLTICA

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

Figura11. A economia social III: a economia de mercado cooperativa.

Figura12. Socialismo participativo.

oramento participativo no governo municipal, que comeou na cidade brasileira de Porto Alegre em 1989 e, posteriormente, foi introduzido em muitos outros lugares no Brasil e em outros pases. No oramento participativo, os oramentos municipais, especialmente a alocao de investimentos pblicos para vrios tipos de infra-estrutura, so criados por meio de um sistema de assembleias de bairro em que qualquer morador pode participar e decidir sobre prioridades oramentrias e projetos especficos, parecido com o que ocorre nas reunies populares da Nova Inglaterra. As assembleias de bairro, em seguida, escolhem delegados para participar de uma assembleia sobre o oramento de toda a cidade, com a responsabilidade de produzir um oramento coerente e integrado. Como esses oramentos constituem alocaes de recursos para a produo de infraestrutura para atender necessidades humanas, devem ser tratados como um aspecto da atividade econmica e, portanto, oramentos participativos so uma forma de empoderamento social sobre a economia, no simplesmente uma forma de participao democrtica no Estado .

poder econmico capitalista, em vez de ignor-lo. O que todas essas conguraes tm em comum a ideia de democratizao do poder sobre a vida econmica, subordinando o poder econmico e o poder estatal ao poder social, enraizado na cooperao voluntria para a ao coletiva. Claro que o ideal do socialismo envolve muito mais do que isso. Igualdade e justia social so tambm valores socialistas tradicionais fundamentais, aos quais hoje se deve adicionar a sustentabilidade ambiental. O que este modelo de socialismo salienta, no entanto, que a realizao de todos esses valores depende da transformao das relaes de poder sobre a atividade econmica, no que diz respeito a como o poder social est diretamente envolvido na elaborao da atividade econmica e indiretamente pela democratizao do Estado.

O Problema da Transformao
Transformar o capitalismo em uma direo socialista significa democratizar a economia por meio das sete configuraes resumidas na Figura13. Nesse processo, a estrutura econmica continua a ser um hbrido que combina prticas e relaes capitalistas, estatistas e socialistas, mas a dimenso socialista ganha peso e centralidade. Ampliar e aprofundar o poder social em qualquer uma dessas conguraes podem ser razoavelmente compatvel com a manuteno da dominao do capitalismo, mas, se for possvel aumentar o poder social dentro de todas as conguraes, o efeito cumulativo pode ser uma transformao qualitativa em que o socialismo se torna a forma dominante de relaes dentro de um
teoria&pesquisa 11

Unindo as Sete Conguraes


Conforme resumido na Figura13, as diferentes configuraes de empoderamento social que examinamos podem ser agrupadas em trs grandes conjuntos, cada um correspondendo a diferentes tradies polticas de transformao socioeconmica: um conjunto socialista, um conjunto de economia social e um conjunto socialdemocrata. Esses conjuntos variam em relao ao papel que atribuem ao Estado e na medida em que tentam subordinar o
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

REVISTA DE CINCIA POLTICA

Wright

Figura13. Conguraes de empoderamento social reunidas

hbrido econmico complexo, subordinando tanto o capitalismo quanto o estatismo6. claro que isso um grande se. O ceticismo em relao ao socialismo na era moderna coloca-se, pelo menos, tanto no que diz respeito s perspectivas de desaar o domnio das relaes capitalistas quanto no que tange viabilidade das instituies alternativas se elas pudessem ser criadas. O poder do capital parece to grande que, se em algum momento, o poder social parecesse ameaar sua dominao, seria implacavelmente atacado e enfraquecido. Um progresso real no avano do projeto de democratizar a economia por essas conguraes parece impossvel enquanto o capitalismo for dominante. Por essa razo os anticapitalistas radicais muitas vezes sentiram que destruir de modo denitivo o poder do capital era uma condio prvia para um movimento signicativo rumo ao socialismo, em vez de ser uma consequncia importante desse movimento. Marx tinha uma soluo elegante para esse problema. Ele acreditava que, no longo prazo, o capitalismo destruiria suas prprias condies de
6

existncia: as leis do movimento e contradies do capitalismo, por m, fariam dele um sistema cada vez mais frgil e vulnervel, em que a capacidade da classe dominante e seus aliados polticos de bloquear a transformao se tornaria progressivamente mais fraca ao longo do tempo. Eventualmente, o capitalismo se tornaria simplesmente insustentvel. Esta era uma previso forte, no simplesmente uma afirmao fraca sobre possibilidades futuras7. Isso no resolve o problema de como exatamente construir uma alternativa emancipatria ao capitalismo, mas pelo menos torna o problema de superar os obstculos das relaes de poder existentes menos assustador no longo prazo. Poucas pessoas hoje -- mesmo aquelas que continuam a trabalhar dentro da tradio marxista de anlise social e econmica -- esto convencidas de que o capitalismo se destruir. O capitalismo pode estar propenso a crises e causar grande sofrimento no mundo, mas tambm tem uma enorme capacidade de bloquear efetivamente alternativas. O problema de sua transformao, pelo menos no mundo desenvolvido, portanto, no pode ser tratado como, principalmente, o problema da avaliao do momento exato em que o capitalismo, por meio de suas prprias contradies, torna-se to fraco, catico e vulnervel que pode ser derrubado. Pelo contrrio, o problema da transformao exige a compreenso das formas pelas quais as estratgias de transformao tm alguma perspectiva a longo prazo para levar eroso das relaes de poder capitalistas e a construo de alternativas socialistas. Trs lgicas estratgicas de transformao tm caracterizado a histria da luta anticapitalista. Refiro-me a essas estratgias como ruptural, intersticial e simbitica: Transformaes rupturais vislumbram a criao de novas instituies emancipatrias atravs de uma ruptura com as instituies e estruturas sociais existentes. A imagem central a de uma guerra em que nalmente a vitria depende da derrota decisiva do inimigo num confronto direto. O resultado da vitria uma disjuno radical nas estruturas institucionais em que as instituies existentes so destrudas e novas so construdas de uma forma bastante rpida. Na maioria das verses, esse cenrio revolucionrio envolve a

No fcil especicar de modo rigoroso os critrios para que uma forma de relaes sociais ser denida como dominante dentro de um hbrido econmico estrutural complexo. Adoto o que pode ser chamado de uma soluo funcionalista a esse problema: o capitalismo dominante dentro de um hbrido na medida em que estabelece os limites funcionais de compatibilidade dentro dos quais os outros elementos se adaptam e podem variar. Para uma discusso disso, cf. Wright (2010: 125-8).

H muito debate sobre essa questo, mas, acredito, Marx era no geral determinista em relao destruio do capitalismo. O capitalismo no podia, pensava, sobreviver continuamente dada a intensicao das contradies geradas por suas leis de movimento. Para uma discusso aprofundada da teoria do futuro do capitalismo e sua trajetria de autodestruio relevante ao problema do socialismo em Marx, cf. Wright (2010: cap. 4).

12

teoria&pesquisa

REVISTA DE CINCIA POLTICA

vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

tomada do poder, transformando rapidamente as estruturas estatais e, em seguida, usando esses novos aparelhos de poder estatal para destruir o poder da classe dominante dentro da economia. Transformaes intersticiais buscam construir novas formas de empoderamento social nos nichos, espaos e margens da sociedade capitalista, muitas vezes onde no parecem representar qualquer ameaa imediata para as classes e elites dominantes. A viso de Proudhon de construir uma alternativa cooperativa ao capitalismo dentro do prprio capitalismo uma verso do sculo 19 dessa perspectiva. As vrias experincias da economia social de hoje tambm so exemplos disso. A ideia terica central que a construo de alternativas na prtica, em todos os espaos em que isso for possvel, serve tanto uma funo ideolgica fundamental, mostrando que formas alternativas de trabalho e vida so possveis quanto, potencialmente, para corroer os obstculos nos prprios espaos. Transformaes simbiticas envolvem estratgias em que a expanso e aprofundamento das formas institucionais de empoderamento social popular resolvem simultaneamente alguns problemas prticos enfrentados pelas classes e elites dominantes. Isto o que na dcada de 1970 foi chamado de reformas no reformistas -- reformas que simultaneamente tornam a vida melhor dentro do sistema econmico existente e expandem o potencial para futuros avanos do poder democrtico. Todas essas lgicas estratgicas tm, historicamente, um lugar dentro dos movimentos sociais e da poltica anticapitalista. As estratgias rupturais esto mais estreitamente associadas ao socialismo revolucionrio e ao comunismo, as estratgias intersticiais, a algumas correntes do anarquismo e as estratgias simbiticas, socialdemocracia. fcil apresentar objees a cada uma delas. As estratgias rupturais tm um apelo grandioso e romntico para os crticos do capitalismo, mas o registro histrico bastante desanimador. No h casos em que o socialismo, tal como foi definido aqui -- uma organizao profundamente democrtica e igualitria das relaes de poder dentro de uma economia -- tenha sido o resultado de uma estratgia ruptural de transformao do capitalismo. As estratgias rupturais parecem, na prtica, mais propensas a resultar no estatismo autoritrio do que no socialismo democrtico. As estratgias intersticiais podem produzir melhorias na vida das pessoas e bolses de prticas mais igualitrias e democrticas, mas tambm no conseguiram em nenhum lugar corroer significativamente as
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

relaes de poder capitalistas. No que diz respeito s estratgias simbiticas, nos casos mais bem sucedidos da democracia social certamente levaram a um capitalismo mais humano, com menos pobreza, menos desigualdade, menos insegurana, mas o zeram de forma a estabilizar o capitalismo e deixaram intactos os poderes centrais do capital. Todo avano das estratgias simbiticas que pareciam potencialmente ameaar os poderes centrais foi maciamente resistido pelo capital. A reao dos capitalistas suecos s propostas de participao sria dos sindicatos no controle dos investimentos no m dos anos 1970 um dos exemplos mais bem conhecidos8. Estas so todas objees razoveis. Tomadas em conjunto, sugerem para muitas pessoas que transcender o capitalismo por algum tipo de estratgia coerente a longo prazo simplesmente no possvel. O pessimismo intelectualmente fcil, talvez at intelectualmente preguioso. Muitas vezes reete uma simples extrapolao da experincia passada para o futuro. Nossas teorias do futuro, no entanto, so fracas demais para realmente fazer armaes confiantes de que ns sabemos o que no pode acontecer. A orientao adequada para as estratgias de transformao social, portanto, fazer as coisas agora que nos colocam numa posio melhor para fazer mais depois, trabalhar para criar as instituies e estruturas que aumentam, em vez de diminuir, as perspectivas de tirar vantagem de quaisquer oportunidades histricas que emerjam. Nesses termos, acho que a melhor perspectiva um pacote estratgico organizado principalmente em torno da interao entre as estratgias intersticiais e simbitica, com aspectos episdicos de estratgia ruptural. Pelas estratgias intersticiais, ativistas e comunidades podem construir e fortalecer as instituies econmicas alternativas que incorporem princpios democrticos igualitrios, onde isso for possvel. As estratgias simbiticas, atravs do Estado, podem ajudar a abrir mais espao para essas inovaes intersticiais. As estratgias simbiticas podem expandir diretamente o espao do poder social, por exemplo atravs de coisas tais como o oramento participativo, e melhorar as condies para que iniciativas da economia social cresam. A interao entre as estratgias intersticiais e simbitica poderia, ento, criar uma trajetria de aprofundamento dos elementos socialistas dentro do sistema hbrido capitalista. As cooperativas de trabalhadores so um bom exemplo. Nas condies existentes, cooperativas de
8

Cf. Wright (2010: 230-4).

REVISTA DE CINCIA POLTICA

teoria&pesquisa

13

Wright

trabalhadores enfrentam obstculos muito grandes para se tornarem um componente significativo das economias de mercado: os mercados de crdito so cticos em relao s empresas cujos donos so os trabalhadores; os trabalhadores so, compreensivelmente, avessos ao risco e relutantes em apostar suas poupanas em um empreendimento que tem baixa probabilidade de sucesso; as cooperativas enfrentam cadeias de suprimentos em que, por causa da escala, pagam custos mais elevados do que seus rivais capitalistas corporativos; e assim por diante. As estratgias simbiticas voltadas para polticas pblicas poderiam resolver todas essas questes. Dado o potencial das cooperativas cujos donos so os trabalhadores de ajudarem a resolver os problemas de desemprego, de economias locais precrias e a deteriorao das bases scais, novas regras para apoiar as cooperativas poderiam ganhar fora poltica. Mesmo dentro da lgica das economias de mercado, as externalidades positivas e a promoo de bens pblicos das cooperativas de trabalhadores apresentam uma justicao slida para as subvenes pblicas e planos de seguros para aumentar sua viabilidade. Essas polticas poderiam, ao longo do tempo, expandir o peso de uma economia de mercado cooperativa dentro do hbrido econmico capitalista mais geral. Essa combinao de estratgias simbiticas e intersticiais no implica que o processo de transformao seguir um caminho suave de cooperao iluminada entre as foras de classe conflitantes. O que est em jogo aqui uma transformao das relaes centrais de poder do capitalismo e isso ameaa no fim das contas os interesses dos capitalistas. As elites podem resignar-se a uma diminuio de seu poder, mas improvvel que elas graciosamente aceitem essa perspectiva. Enquanto as transformaes simbiticas ajudam a resolver problemas dentro do capitalismo -- esta uma das razes pelas quais eles podem se tornar institucionalizadas de modo estvel --, muitas vezes no so ideais para as elites e so, portanto, alvo de resistncia9. Isso signica que um elemento-chave
9

das estratgias rupturais -- confrontos entre foras sociais organizadas opostas, em que h vencedores e perdedores, vitrias e derrotas -- ser uma parte de qualquer trajetria sustentvel de empoderamento social. O propsito de tais confrontos, no entanto, no uma ruptura sistmica com a dominao capitalista, mas criar mais espao para a interao de estratgias intersticiais e simbiticas.

Concluso
O modelo proposto aqui, de um socialismo enraizado no empoderamento social, envolve um compromisso com o pluralismo institucional e a heterogeneidade. Em vez de um projeto unitrio institucional para transcender o capitalismo, as configuraes de empoderamento social, abrem espao para uma ampla diversidade de formas institucionais. Cooperativas de trabalhadores e projetos locais de economia social, bancos e empresas estatais, regulao social democrtica das empresas, crdito solidrio e oramento participativo minam todos, potencialmente, a dominao do capitalismo e aumentam o peso do poder social dentro do hbrido econmico. A necessidade de pluralismo institucional sugere a possibilidade de nveis maiores de respeito e cooperao entre diferentes tradies polticas de anticapitalismo. Historicamente, essas tradies viram-se como rivais e, claro, num sentido importante o foram de fato: competiram por coraes e mentes dos potenciais adeptos, assim como pelos recursos materiais com os quais pudessem avanar em seus objetivos. Mas se considerarmos essas alternativas como empurrando, cada uma a seu modo, uma dimenso diferente das conguraes institucionais de uma alternativa emancipatria ao capitalismo, ento h, pelo menos, algum espao para v-las como complementares, no antagnicas. O pluralismo institucional do destino tambm sugere pluralismo estratgico nas prticas de transformao. Dentro de algumas dessas configuraes, para fortalecer o poder social requer o poder estatal. Mas outras conguraes podem avanar mesmo sem o poder estatal. Isto especialmente verdadeiro para algumas das iniciativas de economia social -- cooperativas de trabalhadores, agricultura urbana comunitria, crdito solidrio, posse fundiria comunitria etc. Ativistas de esquerda, especialmente na esquerda radical, muitas vezes consideraram esses tipos de iniciativas com orientao local e comunitrias como no sendo muito polticas, uma vez que no envolvem sempre um confronto direto com o poder poltico. Esta uma viso estreita da poltica, na minha opinio. Estratgias intersticiais envolvem mostrar
vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

A ideia bsica aqui que existem equilbrios institucionais mltiplos dentro do capitalismo, e todos so funcionalmente compatveis com o capitalismo (ou seja, contribuem para a resoluo de problemas da reproduo capitalista), mas alguns so melhores para os capitalistas do que outros e alguns envolvem mais empoderamento social do que outros. Uma transformao simbitica busca amplia o empoderamento social, enquanto almeja alcanar um equilbrio institucional que contribui para que o capitalismo funcione bem. Isso muitas vezes requer o bloqueio da soluo preferida pelos capitalistas. Como Joel Rogers colocou, para fazer com que os capitalistas aceitem um caminho eciente preciso fechar o caminho do lucro selvagem. Para uma discusso detalhada desse complexo conjunto de compromissos e condies de equilbrio, ver Wright (2010: cap. 11).

14

teoria&pesquisa

REVISTA DE CINCIA POLTICA

Alternativas dentro e alm do capitalismo: rumo a um socialismo social

que outro mundo possvel construindo-o nos espaos disponveis e, em seguida, pressionando o Estado e as polticas pblicas para ampliar esses espaos. Para muitas pessoas esses tipos de iniciativas intersticiais tambm tm a vantagem de gerar resultados imediatos e tangveis em que a contribuio de cada pessoa claramente importa. A esquerda que est ancorada no problema multidimensional e multiescalar de aprofundar a democracia pode abranger essa vasta gama de estratgias e projetos de transformao. E na medida em que a democracia um valor central na maioria das sociedades capitalistas desenvolvidas -- simblica e substantivamente -- a esquerda ancorada em um amplo projeto democrtico pode tambm estar

melhor posicionada para sair de seu isolamento da poltica dominante.

Referncias
Offe, Claus.1974. Structural Problems of the Capitalist State: Class rule and the political system. On the selectiveness of political institutions. In V. Beyme (ed.), German Political Studies, v.I. Londres: Sage, p.31-54. Therborn, Gran.1978. What Does the Ruling Class Do When It Rules? Londres: New Left Books. Wright, Erik.2006. Compass Points: Towards a Socialist Alternative. New Left Review41. Wright, Erik.2010. Envisioning Real Utopias. Londres: Verso.

vol. 21, n. 1, jan./jun. 2012

REVISTA DE CINCIA POLTICA

teoria&pesquisa

15

S-ar putea să vă placă și