Sunteți pe pagina 1din 1

http://itweb.com.

br/107222/especialistas-em-nuvem-debatem-futuro-da-rede-definida-por-software/

Modelo pretende facilitar configuraes de rede em software. Objetivo oferecer aos data centers mais flexibilidade em associao nuvem.

Rede definida por software (SDN, da sigla em ingls) tem figurado na categoria vem a por vrios anos, mas durante um painel de discusso no Interop, evento que acontece nos Estados Unidos, o debate se deu em torno do que ir realmente acontecer quando, finalmente, essa tendncia se instalar nas empresas.
Frequentemente, SDN classificada como um acontecimento nico que apagar todas as tecnologias de rede j existentes, quando, de fato, as bases j esto a, afirma Eric Hanselman, analista chefe da 451 Research.

O objetivo da SDN tornar mais fcil a configurao e reconfigurao da rede em software, mais at do que em hardware, com muito mais funcionalidades de rede migradas de um mundo de capacidades embarcadas em um appliance para a realidade da definio por software. Os sistemas de redes esto migrando nesta direo na medida em que as redes seguem a mesma trilha da virtualizao como servidores e storage, explicou o analista. E, no final do dia, a ideia oferecer ao data center mais flexibilidade em associao com computao em nuvem. Grandes data centers operados por companhias como Google e Facebook j trazem esses atributos de SDN, acrescentou M artin Casado, chefe de arquitetura de rede na VMware. Eles fizeram isso primeiro porque so grandes, afirmou, e no apenas por se rem os nicos a valorizarem a flexibilidade prometida pela SDN.

A Microsoft tem aprendido muitas lies com isso por meio dos servios em nuvem como o Azure, informou Rajeev Nagar, gerente do programa de rede para Windows. A escala muda tudo, alertou. Quando voc aciona e ativa e desativa milhares de redes por di a, impossvel fazer manualmente, tornando a automao essencia l.

O terceiro integrante do painel, Rajiv Ramaswami, vice-presidente executivo e gerente-geral de infraesturtura e rede na Broadcom, v a necessidade de redes mais rpidas e estveis para suportar a demanda crescente por comunicaes mquina -mquina (M2M, da sigla em ingls). Os fabricantes de chip de rede esto na parte inferior da cadeia quando se pensa em um ecossistema que ser completamente estratificado, com mais capacidades de hardware disponveis para manipulao por meio de software.

A discusso em torno de quanto acesso uma aplicao deveria ter s funes bsicas de uma rede foi um dos principais pontos do debate. Casado argumentou que quanto menos a aplicao tiver que saber da rede, melhor para todos. Ainda assim, um sistema para rede pode tornar essa infraestrutura mais flexvel.

Nagar, da Microsoft, afirmou que poderia ser verdade, de forma geral, mas aplicaes como o Lync podem realmente extrair benefcios de desempenho a partir da habilidade de reconfigurar as redes. Aplicativos de anlise de dados tambm poderiam ter benefcios, j que eles precisam de uma grande movimentao de dados.

Dos trs, Casado era o mais ctico em relao ao como ir desenvolver-se a SDN e como ela afetar a organizao de TI.

S-ar putea să vă placă și